terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pavel Kieszek rescindiu hoje no Dragão e assina amanhã, dois anos, pelo V. Setúbal


O guarda-redes Pavel Kieszek rescindiu hoje contrato com o FC Porto e assina amanhã um novo acordo com o Vitória de Setúbal, válido para as duas próximas temporadas.

O polaco tinha ainda dois anos de contrato, mas, sem espaço no Dragão, preferiu aceitar a proposta dos sadinos, clube que volta a representar depois de ter jogado no Vitória em 2008/2009.


in "abola.pt"

PARA GANHAR TUDO

Tó Neves e Pedro Moreira foram os primeiros porta-vozes do FC Porto Império Bonança a apresentar-se perante a comunicação social na época de 2012/13. Fizeram-no esta terça-feira, no Dragão Caixa, onde treinador e defesa/médio convergiram no discurso e deixaram garantias para a nova temporada: o grupo vai “lutar ao máximo” para cumprir com todos os objectivos definidos.

“Partimos sem ter conquistado o campeonato nem os principais objectivos que tínhamos traçado e começamos esta época com vontade de reformular esses objectivos e ser campeões nacionais, estar na final four da Liga dos Campeões e conquistar a Taça de Portugal”, atira de imediato Tó Neves. “São as três provas em que estamos inseridos e que podemos e queremos ganhar, principalmente a nível interno. A responsabilidade é sempre a mesma. Quem está no FC Porto luta sempre para ganhar e tem no segundo lugar um mau resultado”, completa o técnico.

As dificuldades para 2012/13 são evidentes e espelham-se também na ausência de quatro internacionais que preparam o campeonato da Europa. “É um início de época complicado, principalmente para nós, que, dos oito jogadores de campo, temos quatro nas selecções. Ainda temos um caso de um jogador que possivelmente não poderá dar o seu contributo até ao final do ano [Caio] e, com o Campeonato do Mundo de Sub20, poderemos vir a ter uma outra baixa [Hélder Nunes]. Temos três semanas para preparar o campeonato e é realmente uma pré-época complicada, mas é o que temos e é com isso que temos de viver”, refere Tó Neves.

O técnico recusa, ainda assim, argumentar com quaisquer desculpas. “Tornearemos essas situações para entrarmos na máxima força e o mais bem preparados possível no campeonato. A realidade é que temos uma equipa renovada, com quatro aquisições em dez jogadores e só temos de tornear as dificuldades que vão pôr-se de início e jogar para ser campeões nacionais, mais nada.”

E, quanto à questão do título, o treinador não a resume a uma mera disputa a dois. “Tanto a Oliveirense como o Candelária terão uma palavra a dizer, embora não se deva esquecer FC Porto e Benfica são os clubes que estarão mais bem apetrechados para chegar ao fim em primeiro lugar”, observou Tó Neves, que assume algumas mudanças: “O FC Porto está diferente, naturalmente, mas com a mesma vontade de ganhar e o mesmo sentido competitivo. Vamos tentar dar uma imagem reforçada e, acima de tudo, mais feliz. Espero que os pormenores em que falhámos no ano passado este ano sejam ultrapassados e tenhamos uma maior facilidade. Quero um FC Porto melhor e mais forte do que o do ano passado”.

Boas expectativas de Pedro Moreira
Pedro Moreira concorda em absoluto com o líder do grupo de trabalho. “Temos a responsabilidade de tentar ganhar os títulos que nos fugiram o ano passado, a nível nacional e internacional, como a Liga dos Campeões, que é um sonho nosso”, disse o defesa médio.

“No ano passado festejamos só a Supertaça e é claro que ficamos com um sabor amargo no final da temporada, mas estamos aqui para mais um campeonato, que penso que vai ser bom. As expectativas são boas. Toda a gente está a ajudar à integração dos reforços e vamos tentar fazer uma óptima época e alcançar grandes vitórias, que é o que toda a gente quer”, salienta o número 7, alguém que rejeita a ideia de um campeonato a dois.

“O FC Porto está sempre forte e penso que este ano pode estar ainda melhor em certos aspectos. Vieram bons jogadores e temos um grupo mais homogéneo, defensiva e ofensivamente. Mas não podemos reduzir as contas a FC Porto e Benfica. Há sempre mais equipas e, se calhar, no ano passado até perdemos o título fora desses confrontos entre FC Porto e Benfica”, alerta.


in "fcp.pt"

"Mercado não preocupa James"


O início de temporada não está a ser fácil para James. As exibições do número 10 do FC Porto ainda não convenceram.
Depois de uma época em grande nível, James ainda não repetiu a qualidade exibicional nos dois jogos oficiais do FC Porto, em especial no jogo da Liga ZON Sagres. Em Barcelos até foi substituído. Um rendimento abaixo do esperado que não preocupa Silvio Sandri, o empresário do esquerdino.

Contactado por O JOGO, o agente de James garantiu que esta é apenas uma fase menos boa. "É uma questão de momento e nada mais do que isso", assegurou, afastando a hipótese de James estar a pensar no mercado de transferências. "Ele não está preocupado com nada. São apenas dois jogos oficiais em que não esteve ao nível a que habituou os adeptos do FC Porto, mas não é razão para soar o alarme", frisou Silvio Sandri.

in "ojogo.pt"

F.C. Porto: Álvaro Pereira continua a treinar à parte


Futuro do uruguaio ainda não foi revelado


O F.C. Porto voltou esta terça-feira a treinar no centro de estágios do Olival. Destaque para a ausência de Álvaro Pereira do relvado, mas sem que fossem adiantadas mais informações sobre o futuro do uruguaio.

No primeiro treino após o empate na 1.ª jornada do campeonato frente ao Gil Vicente, também o guarda-redes Kadú e Emídio Rafael, lesionados, não treinaram com o grupo.

No próximo sábado, o FC Porto defronta o V. Guimarães na segunda jornada da I Liga.

in "maisfutebol.iol.pt"

FC PORTO IMPÉRIO BONANÇA APRESENTA-SE ESTA TERÇA-FEIRA

O plantel 2012/13 do FC Porto Império Bonança apresenta-se à comunicação social esta terça-feira, às 17h30, no Dragão Caixa. Antes do treino, o treinador Tó Neves e um atleta estarão disponíveis para uma breve conversa com os jornalistas. Os primeiros 15 minutos da sessão de trabalho serão abertos à comunicação social para recolha de imagens.

in "fcp.pt"

Hernâni Gonçalves chumba discurso de Vitor Pereira

Antigo preparador físico do FC Porto rejeita as justificações do treinador portista para os pontos perdidos em Barcelos.


Nem o estado do relvado, nem as grandes penalidades por assinalar - factores invocados no Vitor Pereira no final do jogo de Barcelos - podem justificar o empate do FC Porto frente ao Gil Vicente, considera Hernâni Gonçalves, para quem o nulo no marcador se deveu à incapacidade dos portistas para materailizar em golos o ascendente durante o jogo. 

Em declarações a Bola Branca, o ex-preparador físico do FC Porto considera normal que o Gil Vicente, "mais fraco", tenha usado "todo o arsenal de truques para chegar ao final do jogo com um pontinho altamente precioso".

Hernâni Gonçalves admite que as incertezas no mercado possam estar a influenciar negativamente o início de época dos clubes, mas lembra que "em equipas como o FC Porto, com a sua fortíssima estrutura, os jogadores não podem estar a pensar se vão embora ou se ficam.
 
"O FC Porto tem uma dinâmica enraizada na sua estrutura há dezenas de anos", remata.

Análise aos "grandes"
Numa observação à jornada inaugural do campeonato, o professor, especialista em treino físico associado ao futebol, considera que as equipas grandes se apresentaram dentro dos parâmetros exigíveis nesta altura da época.

Hernâni Gonçalves sublinha, porém, que "aquela que demonstrou efectivamente melhor capacidade futebolística e de forma foi o Sporting de Braga, que fez um excelente jogo na Luz".


in "rr.pt"

Rolando sem espaço tem saída inevitável

À MARGEM DAS OPÇÕES DE VÍTOR PEREIRA


A dez dias do final do mercado de transferências, Rolando está de malas feitas para deixar o Dragão. A única questão que se coloca nesta altura é: para onde? Ontem, em Itália, circulou a notícia de que o defesa, de 26 anos, estaria novamente na órbita do AC Milan, como possível substituto do francês Philippe Mexès, que está descontente com a sua situação no clube.

O problema é que o emblema dirigido por Silvio Berlusconi não está disposto a abrir os cordões à bolsa para contratar um central. Já neste defeso, Rolando foi apontado ao AC Milan, mas a verdade é que a proposta andaria pela casa dos 8 milhões de euros, muito abaixo daquilo que a SAD portista pretende.

in "record.pt"

Afinação urgente

VÍTOR PEREIRA TROPEÇOU MAIS CEDO ESTA ÉPOCA


O campeonato ainda agora começou e Vítor Pereira já vai ter de preocupar-se em defender o capital de confiança que conquistou por via da conquista do bicampeonato. Após as exibições amorfas contra a Académica e Gil Vicente, frente ao V. Guimarães, perante o tribunal do Dragão, só um triunfo categórico pode sossegar os adeptos.

A conquista da Supertaça, por ser quase uma formalidade que os azuis e brancos vão cumprindo todos os anos, pesa muito pouco na equação de uma massa associativa exigente. Vítor Pereira chegou a ser bastante contestado, teve a continuidade ao leme em dúvida, mas a forte reta final conquistou o benefício da dúvida. Por isso, esta semana será crucial para que técnico possa trabalhar com todos os principais ativos, eliminando de vez os pecados que voltaram a fazer-se sentir em Barcelos.

in "record.pt"

CSKA de Moscovo pergunta por Kléber


Kléber entrou na agenda do CSKA de Moscovo e neste momento decorrem contactos entre o emblema russo e a SAD portista no sentido de transferir o avançado, que nunca conseguiu render nos azuis e brancos aquilo que havia prometido quando servia o Marítimo.

O atacante brasileiro continua a ser chamado pelo treinador Vítor Pereira, foi assim na Supertaça Cândido de Oliveira e na ronda inaugural do Campeonato, em Barcelos, frente ao Gil Vicente (jogou 33 minutos, substituindo Fernando), mas isso não invalida que tenha o seu nome na lista de jogadores que podem deixar o Dragão até final deste mês.

O interesse do CSKA de Moscovo por Kléber é visto pelos responsáveis do bicampeão nacional como excelente oportunidade de negócio, além de servir para arrumar a casa e abrir espaço para a entrada de outro matador. 

O emblema da capital russa procura reforçar o ataque e foi nesse sentido que recolheu informações sobre o avançado portista, de 22 anos, que na temporada anterior apontou nove golos em 21 partidas do Campeonato e assinou o tento que valeu o triunfo frente aos ucranianos do Shakhtar Donetsk, na Liga dos Campeões.


in "abola.pt"

Inter oferece 13 milhões por Palito


O Inter julga ter encontrado a forma de convencer o FC Porto a aceitar a transferência do uruguaio.
Durante a última semana abundaram as notícias apontando na ida de Álvaro Pereira para o Inter, tendo hoje o jornal "Gazzetta dello Sport" revelado as condições da última proposta do clube italiano.

Segundo a publicação, o Inter terá oferecido 13 milhões de euros pelo defesa-esquerdo, propondo ao FC Porto 11,5 milhões pelo passe do jogador e os restantes 1,5 milhões em função de objetivos. O jornal revela que o clube de Milão acredita que os portistas aceitarão este proposta.

Recorde-se que ainda este Verão jornais ingleses referiram que o Chelsea estaria na disposição de pagar 25 milhões por Palito, sendo que em Itália foi noticiado que o Nápoles pagaria 15,8 milhões pelo passe do lateral esquerdo.

in "ojogo.pt"

James Rodríguez: "Tenho muito a aprender"


Vertigem. Essa parece ser a palavra que melhor define a ascensão meteórica de James Rodríguez. Aos 21 anos, o colombiano vem fazendo uma carreira tão brilhante nos clubes por onde passou que o seu currículo já ostenta experiências bem-sucedidas em duas ligas extremamente competitivas, como as de Argentina e Portugal.
Atualmente no FC Porto, o canhoto veloz, famoso pelo potente chute de média distância, acaba de dar um grande salto também com a camisa nacional. Apenas um ano depois de disputar a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA, Rodríguez assumiu a responsabilidade de liderar o ataque da seleção principal, que, com o técnico José Pekerman à frente, sonha em retornar à Copa do Mundo da FIFA após uma ausência de 16 anos.
No momento, a Colômbia ocupa a sexta posição nas eliminatórias, a cinco pontos do líder Chile e a quatro do Uruguai, adversários que os colombianos enfrentarão no começo de setembro. Mas o balanço particular de James Rodríguez é mais do que positivo. Além de ter disputado as cinco partidas da sua seleção, o atacante foi o melhor jogador das primeiras rodadas do torneio segundo os usuários da versão em espanhol do FIFA.com, numa enquete realizada em outubro do ano passado, e, em junho, marcou o primeiro gol da era Pekerman em jogos oficiais, garantindo uma importante vitória sobre o Peru em Lima.
Em Madri, onde participou de um período de preparação para os próximos confrontos das eliminatórias, o ex-jogador do Banfield recebeu o FIFA.com para falar do seu crescimento pessoal, recordar os feitos históricos da seleção colombiana e sonhar, por que não, com uma trajetória semelhante à do seu ídolo de infância: Carlos Valderrama.
FIFA.com: Há apenas um ano você disputou a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA e agora, com Leonel Álvarez primeiro e José Pekerman depois, parece ter se tornado titular absoluto da seleção principal. A camisa 10 veio mais rápido do que você esperava?
James Rodríguez: 
Isso me enche de orgulho, é claro! O fato de ser tão jovem e já estar na seleção principal é muito importante para mim, ainda mais quando penso que um ano atrás eu estava na sub-20. Desde criança sempre sonhei em vestir a camisa 10 e felizmente estou realizando esse desejo agora. É fantástico, quero estar sempre bem aqui.
Quais outros camisas 10 você admirava quando era garoto? O (Carlos) Valderrama, principalmente. Foi um craque da sua época, tenho uma enorme admiração por ele. Conversamos uma vez e posso garantir que é uma pessoa ótima, que deu muitas alegrias ao país todo. Ele era um jogador muito inteligente, que não só sabia passar, mas também fazia gols. Por isso, ele era o camisa 10 com que todos nós queríamos jogar.
No ano passado, o torcedor colombiano teve um papel preponderante na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA. Nas eliminatórias, porém, vocês ainda não conseguiram ganhar em casa...É verdade, nas eliminatórias ainda estamos correndo atrás. Temos de ganhar os dois próximos jogos, que serão extremamente importantes para a nossa campanha. Precisaremos de muita concentração, por isso viemos aqui para Madri, para treinar ainda mais a equipe e consolidar uma filosofia de jogo a ser executada em campo.
A falta de vitórias em casa representa um peso extra para o próximo jogo contra o Uruguai?Jogaremos em Barranquilla e teremos de buscar a vitória de qualquer maneira, mas o Uruguai, há alguns anos e ainda hoje, possui excelentes jogadores. Os uruguaios estão muito bem: ocupam a segunda colocação nas eliminatórias e têm uma ótima seleção, fruto de um longo processo. Além disso, o ataque conta com jogadores que estão muito bem na Europa. Devemos ter cuidado, embora a nossa seleção também tenha qualidade para conquistar a vitória.
Qual é a explicação para a falta de resultados da seleção colombiana nos últimos anos? Vocês agora estão prontos para mudar essa realidade?O nosso sonho, e o de todo o país, é a classificação para a Copa do Mundo. Atualmente, temos uma safra de excelentes jogadores. Acho que havia uns oito anos que não tínhamos uma seleção com tanta qualidade. Até agora não tivemos a felicidade de marcar muitos gols nas eliminatórias, que é uma competição muito difícil. Mas por isso estamos aqui: para elaborar uma filosofia de jogo e conquistar os resultados.
Quais são os trunfos da Colômbia para alcançar esse objetivo?Acima de tudo, jogadores que estão fazendo sucesso na Europa. O exemplo mais evidente é o do (Radamel) Falcao na Espanha. No ano passado, ele fez um grande Campeonato Espanhol e foi campeão da UEFA Europa League. É um jogador muito importante para a seleção.
Até que ponto a chegada de José Pekerman pode mexer com o grupo?Desde que ele chegou, está tudo indo muito bem. É um técnico muito experiente em eliminatórias e que já disputou uma Copa do Mundo com a Argentina, na Alemanha. Acredito que ele vá nos ajudar muito.
Depois do Uruguai, vocês terão um jogo fora de casa contra o Chile, que é o atual líder das eliminatórias. Quantos pontos vocês esperam somar nesta rodada dupla? Os seis. Estamos pensando apenas nisso. Sabemos que são jogos muito difíceis, mas temos time para buscar as vitórias.
Na última vez em que a Colômbia disputou a Copa do Mundo da FIFA, você tinha apenas sete anos. Tem alguma lembrança daquele torneio? Eu era muito novo, mas tenho algumas recordações, como o gol do (David) Beckham no (Farid) Mondragón. A verdade é que, embora a Colômbia não tenha passado da primeira fase, foi um bom Mundial. Agora esperamos conquistar a classificação e fazer uma boa campanha no Brasil.
E nesse cenário, você se imagina como o sucessor de Valderrama?Tomara! Seria um sonho ir a uma Copa do Mundo. E não apenas ir para participar, mas também para ser campeão. O fato de a competição ser no Brasil facilita o deslocamento de mais torcedores colombianos. Tentaremos fazer bonito nas eliminatórias para estarmos presentes em 2014.
Apesar de estar muito satisfeito no Porto, você gostaria de jogar em outra liga algum dia? E, no caso de resposta afirmativa, qual seria e por quê?Sei que sou muito jovem e ainda tenho muito a aprender, mas gostaria de jogar na Espanha. É um campeonato que sempre gostei de acompanhar e que não é tão físico como o da Inglaterra. O futebol que se joga na Espanha é mais técnico, de toque de bola. Por isso gosto tanto.

in "fifa.com"