quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vitor Pereira e o túnel: «As nossas vitórias incomodam»


Treinador do F.C. Porto assegura que o grupo de trabalho não será afectado pela polémica reacendida esta semana sobre os incidentes na Luz


Era um tema incontornável a colocar a Vitor Pereira. O Ministério Público decidiu deduzir acusação a Hulk, Sapunaru, Fucile, Cristián Rodríguez e Helton, no caso que envolve os incidentes no túnel do Estádio da Luz. Para o treinador do F.C. Porto, tudo isto decorre do «incómodo» originado pelas consecutivas vitórias portistas ao longo dos últimos anos.

«Nós sabemos que as nossas vitórias nos últimos anos causam incómodo. É um facto. Também temos consciência, no entanto, de que esses jogadores são experientes e fazem parte de uma estrutura que os protege. O rendimento desportivo deles não será afectado», afiançou Vitor Pereira, que se escusou a fazer mais comentários sobre o assunto.

«O departamento jurídico do F.C. Porto saberá o que fazer», concluiu.

Na conversa com a comunicação social, o técnico dos dragões aproveitou para se colocar ao lado de Paulo Bento e aplicar uma injecção moral à estrutura da Selecção Nacional. Vitor Pereira tem «a certeza» que Portugal estará no Campeonato da Europa 2012.

«Acredito na selecção, nos jogadores e no trabalho do Paulo Bento e da sua equipa técnica. Com maior ou menor dificuldade, estaremos de certeza no Europeu.»

Rolando e João Moutinho foram os portistas utilizados em Copenhaga. O defesa mereceu uma palavra de apoio, após uma partida em muitas das críticas foram endossadas ao quarteto mais recuado.

«É um profissional sério, competente, um jogador de qualidade e experiente. Integrou-se naturalmente e está preparado para nos ajudar. Não chegou afectado.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira: «Não vamos facilitar absolutamente nada»


FC Porto «quer a quarta Taça de Portugal consecutiva», diz treinador


Vítor Pereira garante que o FC Porto não vai facilitar no jogo de sábado com o Pero Pinheiro. O treinador assume que a quarta Taça de Portugal consecutiva é objectivo e por isso não abre caminho a uma revolução na equipa.

«Queremos chegar ao quarto troféu consecutivo. Vamos dar uma resposta que dignifique o F.C. Port, afirmou o técnico em conferência de imprensa: «Faremos a gestão necessária em conformidade com o estado em que chegarem os internacionais.»

«O Pero Pinheiro é uma equipa que nos merece o maior respeito, sabemos das dificuldades, do sintético, da bola, de uma equipa motivada, agora claramente a Taça de Portugal é um objectivo que temos presente. Não vamos facilitar absolutamente nada, iremos entrar com uma equipa para dar uma resposta que dignifique o FC Porto», reforça.



in "maisfutebol.iol.pt"

Um novo "duelo" entre FC Porto e Benfica


A fase regular da Liga de basquetebol arranca no dia 15 de outubro.

Um novo "duelo" entre FC Porto e Benfica
O FC Porto, detentor do título, e o Benfica, campeão em 2009 e 2010, são, novamente, os únicos candidatos ao título nacional de basquetebol, desta vez com os “encarnados” a arrancarem, aparentemente, mais fortes.
Depois do “bis” das “águias”, os “dragões” responderam a época passada com o claro reforço da equipa e venceram, mas os lisboetas ripostaram, agora, em força e apresentam, no arranque, um conjunto com muitas e boas soluções.
Com Carlos Lisboa, o melhor jogador português de “todos os tempos”, no banco, em vez Henrique Vieira, a equipa da Luz recuperou Seth Doliboa (Olin Edirne), figura em 2008/2009, e contratou João “Betinho” Gomes (Breogan), Ted Scott (Kotwica) e o experiente Frederick Gentry (CAB).
Ainda com Tomás Barroso (estava emprestado ao Ginásio) e a manutenção de Ben Reed, Sérgio Ramos, Heshimu Evans, Miguel Minhava, Elvis Évora e Diogo Carreira, os “encarnados” têm, aparentemente, o melhor plantel dos últimos anos.
Não será um conjunto ao nível do que arrasou tudo (10 campeonatos em 11) entre 1984/85 e 94/95, com Lisboa, Jean Jacques, Guimarães, Mike Plowden, Pedro Miguel ou Henrique Vieira, mas o objetivo é, claramente, o 23.º título.
O Benfica, que domingo conquistou o Troféu António Pratas (65-63 ao FC Porto, sem Reed e Betinho), arranca na frente, mas os “dragões”, vencedores da Supertaça (76-62 ao CAB, a 05 de outubro), têm margem para se aproximar.
Ao contrário dos “encarnados”, o conjunto que continua a ser liderado pelo espanhol Moncho Lopez ainda não aproveitou a alteração do regulamento e só apresenta três norte-americanos (passaram a ser permitidos quatro).
Em relação à época transata, registam-se apenas as trocas de Sean Ogirri e Julian Terrell por Reggie Jackson e Anthony Hill, sendo que este último tem tido problemas de adaptação e, para já, ainda não mostrou argumentos para continuar.
De resto, a base é a mesma, com Gregory Stempin, Carlos Andrade, Miguel Miranda, João Santos, Nuno Marçal e José Costa, sem esquecer os “utilitários” David Gomes, Diogo Correia e Miguel Cardoso.
«Vamos tentar ir o mais acima possível, sabendo que há duas equipas que estão muito acima das restantes, o Benfica e o FC Porto», disse, há dias, o treinador da Ovarense, Mário Leite, numa declaração que poderia ter sido proferida por qualquer dos treinadores das outras equipas participantes.
A histórica Ovarense, campeã em 2005/2006, 2006/2007 e 2007/2008, é uma das vítimas da crise - à qual só conseguem sobreviver os “grandes”, por culpa do futebol -, que lhe amputou brutalmente o orçamento.
Em relação às restantes equipas, Vitória de Guimarães, com Fernando Sá ao “leme”, e Académica, com Luís Santarino em vez de Norberto Alves, podem incomodar, tal como as insulares do CAB Madeira e do Terceira Basket, uma das duas novidades na prova, a par do Barcelos – saíram CB Penafiel e Illiabum.
A fase regular da Liga de basquetebol realiza-se de 15 de outubro a 07 de abril de 2012, data da 22.ª e última jornada, sendo que os “play-offs” têm como novidade o encurtamento da final, que volta a ser disputada à melhor de cinco jogos.

in "sapodesporto.pt"

Brasil descobriu finalmente Hulk


Hulk não marcou, nem sequer encantou, pelo menos com a mesma intensidade com que costuma encantar por cá, mas nem por isso deixou de estar em bom nível na estreia a titular pela selecção brasileira. Perante circunstâncias difíceis, mas já lá vamos, o avançado somou 80 minutos de qualidade, capazes de o transformar numa das principais figuras da vitória (2-1) sofrida sobre o México.
O melhor lance do portista aconteceu cedo no jogo: aos 16 minutos, deixou Neymar isolado com um simples toque de calcanhar, num momento desperdiçado pelo menino do Santos com um remate disparatado. Mas não foi tudo: seguiram-se dois remates sobre a meia-esquerda - um com o pé direito, outro com o esquerdo - defendidos pelo guarda-redes mexicano e ainda alguns bons momentos de entendimento com Ronaldinho Gaúcho e Neymar.
Apesar de ter jogado preferencialmente sobre a zona central, Hulk nunca se deixou amarrar a um lugar que não lhe agrada particularmente, tendo, por isso, procurado muitas vezes espaços mais laterais para ganhar espaço aos adversários. E com sucesso. A mobilidade que apresentou foi mesmo uma das principais armas do portista, tendo trocado várias vezes de posição com os restantes avançados da equipa, apesar de ser ele a referência. A primeira circunstância adversa - jogar pelo meio - foi bem ultrapassada por Hulk; a segunda nem por isso. O Brasil sofreu o golo cedo (11') e ainda chegou ao intervalo reduzido a dez jogadores, por expulsão de Dani Alves (44'); na segunda parte, e com menos um jogador, o escrete teve mais dificuldades em ligar o seu jogo ofensivo e Hulk acabou por ter menos bola. Apesar disso, o Brasil chegaria ao empate, através de um livre de Ronaldinho, e depois à vitória - já sem Hulk em campo, saiu aos 80' - com um golaço de Marcelo nos minutos finais.
Depois de alguns jogos sem vencer adversários mais cotados (França, Alemanha e Holanda), o Brasil voltou a derrotar uma selecção forte, que jogou em casa, e iniciou a segunda parte em vantagem no marcador, e também no número de jogadores.
Por tudo isto, Mano Menezes destacou o feito dos seus jogadores - "é uma vitória que nos deixa mais próximos da verdadeira dimensão da selecção brasileira", referiu -, num jogo que coincidiu com a primeira oportunidade de Hulk se mostrar a titular. E o portista parece ter convencido os brasileiros, como nos relatou o jornalista Felippe Costa, da Globoesporte.com. "Ele mostrou personalidade com a camisola da selecção brasileira. Rematou de fora da área e deixou Neymar na cara do golo com um passe de calcanhar. Movimentou-se muito e bem. Como saiu cedo do país, ainda precisa de mostrar mais na selecção para se tornar num dos indiscutíveis. Isto apesar de ter jogado muito bem", explicou.
E se Hulk já convenceu os brasileiros, falta saber se conseguiu encantar o principal: Mano Menezes. A resposta será dada já nos dois próximos jogos, em Novembro, frente ao Gabão e Egipto.

Farías

"Não aguenta estar 10 minutos sem a bola..."

Hulk tem capacidade para jogar no meio, mas está mais acostumado a jogar pelas faixas. É um jogador que quando arranca tem muita força e velocidade. No meio tem de se segurar mais a bola. Mas pode jogar tranquilamente ao centro, precisa é de um tempo de adaptação e para isso tem de treinar no meio. Poderia ser um ponta-de-lança de eleição. O handicap é que não poderá fazer muitos golos de cabeça, mas pela força que tem, pode aguentar muito bem a bola e a carga dos adversários. No futebol de hoje procuram-se jogadores assim. Tem tudo para ser um dos melhores do mundo em qualquer posição, mas Hulk talvez seja mais indicado para jogar por fora. Com dois avançados seria mais fácil para ele jogar no meio. Isto porque teria liberdade para se mover por toda a frente de ataque, como gosta. O 9 puro tem menos contacto com a bola e Hulk não aguenta estar 10 minutos sem a bola. Para ele isso é difícil, pois quer logo ir buscá-la.

in "ojogo.pt"

"Difícil segurar um jogador que tem tanta qualidade"


James confirmou na Bolívia que é um jogador acima da média, empurrando a selecção do seu país para uma vitória histórica. O extremo do FC Porto foi mesmo considerado unanimemente pela Imprensa o melhor jogador em campo, num duelo que os "cafeteros" não venciam desde 1983 e que fica para a história como a primeira vitória da Colômbia na Bolívia, no decorrer de uma fase de apuramento. "O James já está num grande clube, mas tem qualidade que chega e sobra para ser aposta de outro maior ainda, porque será difícil de segurar um jogador que tem tanta qualidade", respondeu a O JOGO Maurício Saucedo, jogador boliviano do Guimarães, impressionado por aquilo que testemunhou do banco de suplentes. Estas declarações só confirmam a conclusão do relatório técnico da FIFA, resultante do Mundial de sub-20 que decorreu na Colômbia, no qual estava escrito tratar-se de uma individualidade capaz de fazer a diferença, um jogador criativo, dinâmico e dono de uma boa leitura de jogo.
A manter-se a este nível, as atenções dos grandes emblemas europeus prometem concentrar-se cada vez mais no extremo do FC Porto. "Fez a diferença, sem dúvida. Mexeu muito no meio-campo, e foi decisivo nas jogadas dos dois golos. Mostrou que sabe fazer tudo com a bola e apresenta uma maturidade muito grande para a idade que tem", sublinhou Saucedo. O seleccionador Leonel Álvarez acabou mesmo por destacá-lo: "James deu tranquilidade e só lhe faltou mesmo o golo". Ao lado de Guarín, no meio-campo, o entendimento entre os dois jogadores do FC Porto também ajudou. "Foi um aspecto muito importante para o jogo", sustentou Saucedo.

"Estive em bom nível"

Depois do jogo com a Bolívia, James Rodríguez voltou a ser o jogador mais solicitado pela Imprensa, tendo-se mostrado "satisfeito" com a sua exibição em dia de estreia. "Tinha este sonho, cumpri-o, e acredito que fiz uma boa partida. Estive num bom nível. Também tive a oportunidade de marcar, mas não correu bem. O mais importante foi mesmo a vitória". James revelou que o treinador lhe pediu para "jogar da mesma forma" que o faz no FC Porto, manifestando ainda que esta exibição lhe vai trazer "ainda mais confiança para o futuro". "Vai ser muito importante. Sinto-me um jogador mais maduro e as experiências que vivi na Argentina e agora no FC Porto ajudam-me muito."

in "ojogo.pt"

Iturbe: "Ansioso, mas não desesperado"


Quase dois meses depois de ter aterrado no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Iturbe sente-se mais do que preparado para a estreia, que deve acontecer depois de amanhã no terreno do Pêro Pinheiro. "É normal que tenha alguma ansiedade, porque desde que estou no FC Porto que tenho essa expectativa. Estou a treinar bem e se me calhar jogar, vou dar o máximo", garantiu ontem, ao fim da tarde, numa visita à Dragon Force de Valadares. Rotulado de craque, o paraguaio que optou por jogar pela Argentina confessou que lhe custou ficar de fora da lista da Liga dos Campeões, mas sublinhou que sempre lhe disseram que teria de ter paciência por ser o mais novo. "Quando cheguei, todos os meus companheiros me disseram que os mais jovens precisam de um período de adaptação e que o treinador precisa de nos conhecer. Mantive-me sempre tranquilo. Estou ansioso, não desesperei, e a oportunidade pode estar a chegar. Sabia que tinha de aguentar tudo, e claro que não me agradou muito não ser inscrito na Champions, mas foi uma decisão do professor e ele é que tem a última palavra", atirou, sem mostrar sinais de frustração. Aliás, assegurou que o FC Porto é tudo o que sonhava. "Sem dúvida; é o quarto melhor clube do mundo e sempre quis estar num clube tão grande da Europa. Dou graças a Deus por ter o privilégio de vestir esta camisola", atirou.
Por isso, Iturbe está a contar as horas para o encontro da Taça de Portugal. "Sempre estive preparado para jogar, porque por alguma razão um clube tão poderoso como o FC Porto se interessou por mim. Desde que cheguei houve essa hipótese de concretizar o sonho de jogar por um grande clube na Europa. O FC Porto tem estrelas como Hulk, o James e o Cebola, jogadores de selecção, e oxalá me toque agora jogar e possa demonstrar o meu valor", referiu. O mini-Messi aproveitou para se apresentar aos adeptos portistas. "Nunca me viram jogar, mas sou um jogador habilidoso, que gosta de fazer o último passe para o avançado", frisou.
De Vítor Pereira, Iturbe só tem a dizer bem, mesmo que ainda não tenha sido convocado para nenhuma partida oficial. "Tem falado muito comigo, explicando-me como funcionam as coisas no clube e o que pretende. Entende muito de futebol", garantiu.
A terminar, Iturbe mostrou ser um jovem que pretende dar um passo de cada vez na carreira. "Se tens sorte, podes ir para o Manchester United, o Barcelona ou o Real Madrid, mas primeiro é preciso fazer bem as coisas no FC Porto para que um desses clubes se interesse. Ainda nem comecei a jogar aqui. Com o tempo veremos o que acontece", acrescentou.

Gostava de um dia ser como Messi

A comparação não é nova, aliás, apesar de ainda só ter 18 anos, há alguns que Iturbe carrega nas costas o peso de o apontarem como sucessor de Messi. O estilo de jogo é semelhante, a altura também - aqui, o portista (1,70 m) ganha por um centímetro -, mas, para já, garante o reforço, as comparações ficam por aí. "Estou tranquilo com tudo, há muito que isso acontece. Messi é um jogador de outro nível, do outro mundo. E eu estou a começar agora a minha carreira, mas gostava de ser como ele um dia", atirou.

in "ojogo.pt"

Dragões vão pagar ao Standard

O assunto ainda deu alguma celeuma, há duas semanas, mas parece agora a caminho da resolução. O FC Porto vai pagar ao Standard Liége as transferências do belga Defour (seis milhões de euros) e do francês Mangala (sete milhões).

O anúncio foi feito ontem pelo director geral do Standard, Pierre François. «Recebemos um telefonema de um responsável do FC Porto, a garantir que a transferência do montante em dívida será feita na próxima sexta-feira» (amanhã).

No final do último mês, o Standard colocou no seu site um comunicado, onde denunciava que os dragões ainda não tinham pago as transferências dos dois jogadores e que isso estava a transtornar o normal funcionamento da clube e a falha em alguns compromissos importantes.

O FC Porto acabaria por confirmar a situação em falta, alegando que ainda não tinha cumprido com o prometido por estar também à espera que o Atlético Madrid pagasse a transferência de Radamel Falcao (40 milhões de euros). Esta disponibilidade dos dragões para resolverem a situação com o Standard pode significar que os colchoneros já se chegaram à frente, mas não há qualquer afirmação nesse sentido.



in "abola.pt"