sábado, 31 de janeiro de 2015

LOPETEGUI: “OS PONTOS ESTÃO CADA VEZ MAIS CAROS”

Treinador considerou que o Paços de Ferreira, que se desloca este domingo (20h15) ao Dragão, é uma “equipa diferente”
​Na conferência de imprensa de antecipação do confronto com o Paços de Ferreira (domingo, 20h15, no Estádio do Dragão), Julen Lopetegui considerou que, na segunda volta da Liga portuguesa, a competição torna-se ainda mais apertada e os pontos “cada vez mais caros”. Por isso, e porque “no futebol só existe o presente”, há que concentrar todas as atenções no encontro com os pacenses, cujo estilo de jogo foi elogiado pelo técnico.

“É um facto que o jogo da primeira volta foi difícil. Também é um facto que o adversário vem moralizado depois de conseguir uma vitória merecida contra o Benfica e enfrentamos uma equipa que joga bem. É diferente das outras equipas da Liga, tenta jogar e vai obrigar-nos a fazer um jogo muito bom para lhes ganharmos”, afirmou o treinador, que não deu especial relevo aos efeitos na sua equipa do desaire dos lisboetas, na segunda-feira. “Temos de alimentar-nos dos nossos pontos, é isso que nos vai fazer subir na classificação. Se ganhamos os nossos jogos tudo vai ser mais fácil. Amanhã temos um jogo difícil e atractivo, perante uma equipa que costuma jogar bem frente aos grandes”, completou.

Os Dragões já sentiram na pele o facto de as dificuldades aumentarem à medida que se aproxima o final da época, com a derrota na Madeira. Lopetegui frisou esse facto: “Os pontos são cada vez mais caros e queremos ter qualidade para os conquistar. A vida aperta para todos e temos de dar resposta a estas situações. Fizemos muito frente ao Marítimo para merecer outro resultado e no futebol não é habitual fazer um remate à baliza e um golo. Todas as semanas vamos trabalhar para ganhar todos os jogos e esse é o objectivo até ao fim da temporada”.

Numa conferência de imprensa em que rejeitou abordar o iminente fecho do mercado, desejou sorte à candidatura do ex-colega de equipa Luís Figo à presidência da FIFA e revelou agrado com a forma como Gonçalo Paciência tem evoluído no grupo principal, o técnico espanhol deixou ainda algumas pistas sobre um possível balanço do seu percurso desde que tomou conta do comando técnico, em Julho. “Ter uma equipa jovem também tem coisas muito boas, como a energia que transmite. Prefiro concentrar-me nelas e a experiência ganha-se com o tempo. A equipa teve momentos bons, outros piores, mas concentro-me nos bons, que foram muitos. Houve muito crescimento dos jogadores”, declarou.

Inquirido sobre os aspectos negativos, o treinador deixou uma mensagem aos jornalistas: “Vocês são peritos em tudo o que é negativo do FC Porto. O positivo vê-se pouco, mas ponderam muito sobre o que consideram ser negativo, com muito carinho. Sentimos isso diariamente”.


in "fcp.pt"

FESTIVAL DE CONTRA-ATAQUE NA VITÓRIA SOBRE O SANTO TIRSO


Capitão ​Ricardo Moreira foi o melhor marcador do encontro, com oito golos
O FC Porto bateu este sábado, em ritmo de cruzeiro, o Santo Tirso, por 37-22, em encontro da 19.ª jornada do Andebol 1. Ricardo Moreira apontou oito golos na vitória que permitiu aos azuis e brancos manter uma confortável vantagem na liderança da classificação. O encontro ficou marcado pela facilidade com que os Dragões conseguiram situações de contra-ataque (finalizaram por 21 vezes e marcaram em 16 delas), face a um adversário nitidamente inferior (é penúltimo da classificação) mas que fez todos os esforços para oferecer alguma réplica aos hexacampeões.

A crónica desta vitória anunciada tem de ser iniciada com o parcial de 11-4 conseguido pelos Dragões nos primeiros 15 minutos. O Santo Tirso era uma equipa em que os contra-ataques entravam como faca quente em manteiga: bastava a defesa portista manter-se atenta e agressiva para recuperar a bola e depois lançar os ataques rápidos, gerando muitas situações em que vários portistas surgiam isolados face ao guarda-redes tirsense. Com tantas facilidades e face à enorme enorme diferença técnica, de velocidade e agressividade entre as duas formações, os portistas deram-se mesmo ao luxo de cometer alguns falhanços na finalização. Ao intervalo, a vantagem era assim de apenas seis golos (18-12).

O guarda-redes Ricardo Castro também parou vários remates dos Dragões, especialmente no início do segundo tempo, em que o Santo Tirso até obteve um parcial favorável de 7-5, para chegar aos 23-19, aos 40 minutos. Tratou-se, nesse período, de um encontro ainda mais confuso, com o FC Porto a cometer também várias falhas técnicas que permitiram contra-ataques fáceis aos tirsenses.

Um time-out oportunamente pedido por Ljubomir Obradovic estabilizou a equipa da casa, que depois arrancou para um resultado fogado, com uma margem de 15 golos à maior. O técnico deu minutos a todos os jogadores, inclusive aos jovens Leandro Semedo (lateral-esquerdo), Miguel Alves (ponta-direita) e David Sousa (guarda-redes).

FICHA DE JOGO


FC PORTO-SANTO TIRSO, 37-22
Andebol 1, 19.ª jornada
31 de Janeiro de 2015
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Rui Almeida e António Oliveira

FC PORTO: Alfredo Quintana e David Sousa (g.r.); Babo, Gilberto Duarte (3), Leandro Semedo (2), Yoel Cuni Morales (3), João Ferraz (7), Miguel Martins, Daymaro Salina (3), Nuno Gonçalves (1), Ricardo Moreira (8), Alexis Borges (3), Hugo Santos (2), Nuno Roque (2), Miguel Alves (1) e Mick Schubert (2)
Treinador: Ljubomir Obradovic

SANTO TIRSO: Ricardo Castro e Carlos Amaral (g.r.), Sérgio Silva, João Nogueira (1), Mário Lourenço (4), Tiago Silva, Paulo Martins (2), Francisco Fontes (4), Paulo Sousa, Pedro Garcia (2), Bernardo Gomes, Jorge Avidos (1), Daniel Costa (2), José Rebelo (4) e Mário Rego (2)
Treinador: Luís Santos

Ao intervalo: 18-12

in "fcp.pt"

“HAT-TRICK” DE LEONARDO NA GOLEADA AO FREAMUNDE

Dragões fecharam primeira fase do Nacional com vitória por 6-0, no Olival
O avançado colombiano Leonardo apontou três dos seis golos com que o FC Porto “despachou” o “lanterna vermelha Freamunde, na 22.ª e última jornada da zona Norte da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores A. No encontro, disputado no Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto Gaia, no Olival, Rui Pedro, Sérgio Ribeiro e Tony Djim apontaram os outros golos, sendo que cinco deles foram apontados na segunda parte. Os Dragões terminam a zona Norte com 51 pontos (15 vitórias, seis empates e uma derrota), mais sete do que o segundo, o Vitória de Guimarães. 

A equipa de António Folha dominou totalmente a primeira parte, mas faltou maior objectividade e passes de ruptura para criar mais situações de golo. Ainda assim, Leonardo abriu o marcador aos 43 minutos, após bom trabalho de Rui Pedro. Na segunda parte, o FC Porto melhorou e o adversário mostrou-se menos agressivo, devido ao desgaste da primeira parte. Leonardo completou o seu hat-trick (com golos aos 66 minutos, de penálti, e 70) e Rui Pedro (47), Sérgio Ribeiro (89) e Tony Djim (90) fecharam a contagem.

Para além do FC Porto, estão apurados para a fase final da prova Vitória de Guimarães, Rio Ave, Gil Vicente, Benfica, Sporting, União de Leiria e Nacional.

Os Sub-19 alinharam com: Filipe Ferreira, Fernando, Jorge Fernandes, Verdasca, Lumor, Chidozie, Bruno Costa (Sérgio Ribeiro, 71m), João Cardoso, Leonardo, Rui Moreira (cap.) (Élvis, 64m) e Rui Pedro (Tony Djim, 64m).

in "fcp.pt"

DRAGÕES BATEM LEÕES NO PRIMEIRO CLÁSSICO DO ANO

Vitória clara sobre o Sporting (5-2), na 17.ª jornada do Campeonato, com golos de Barreiros, Jorge Silva e Hélder Nune
​Não há duas sem três. O FC Porto Fidelidade fez jus ao ditado e venceu o Sporting por 5-2, equipa que venceu sempre que recebeu em casa, desde o regresso dos lisboetas à primeira divisão. A vitória conquistada em 2012/13 e na época passada foi, assim, repetida na tarde deste sábado, na 17.ª jornada do Campeonato Nacional. Ricardo Barreiros e Jorge Silva bisaram e Hélder Nunes assinou o outro golo do jogo no primeiro clássico do ano no Dragão Caixa.

Não se esperava um triunfo tão gordo como aqueles que os azuis e brancos conseguiram quando no seu pavilhão defrontaram os lisboetas, nas duas últimas temporadas (12-0 há dois anos, 11-2 no ano passado), tendo em conta a quarta posição que os leões ocupavam à entrada para esta jornada. A verdade é que os Dragões entraram no jogo a todo o gás e deixaram pairar no ar a possibilidade de um novo resultado gordo. Logo ao primeiro minuto, Ricardo Barreiros inaugurou o marcador, que só foi dilatado 15 minutos depois, porque até então Ângelo Girão não o permitiu. O segundo golo surgiu depois de o avançado portista ficar isolado na cara do guarda-redes leonino, fixando a vantagem com que os portistas recolheram para o intervalo.

Na segunda parte, o Sporting respondeu e ainda viu duas bolas baterem nos postes da baliza de Edo Bosch, antes de reduzir o marcador para 2-1. A equipa de Alvalade não teve, porém, muito tempo para festejar o golo, porque logo a seguir Hélder Nunes fez o terceiro. O quarto e o quinto chegaram pouco depois, por intermédio de Jorge Silva, que precisou de apenas quatro minutos para bisar na partida e chegar ao 15.º golo no campeonato. No último minuto, Ricardo Figueira diminuiu a desvantagem sportinguista para três golos, fixando o resultado final em 5-2.

"Foi uma vitória incontestável da melhor equipa, da equipa que abordou o jogo da melhor forma e conseguiu controlar bem o adversário, que, em vantagem, é uma equipa muito competente e difícil de contrariar. Conseguimos marcar primeiro e, a partir daí, gerimos bem todos os momentos de jogo e fomos uma equipa superior", afirmou o treinador Tó Neves, no final do jogo, em declarações ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal.

FICHA DE JOGO

FC PORTO FIDELIDADE-SPORTING, 5-2
Campeonato Nacional, 17.ª jornada
31 de Janeiro de 2015
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Joaquim Pinto e José Pinto


FC PORTO FIDELIDADE: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Jorge Silva, Reinaldo Ventura e Ricardo Barreiros 
Jogaram ainda: Rafa, Vítor Hugo e Hélder Nunes
Treinador: Tó Neves

SPORTING: Ângelo Girão (g.r.), Ricardo Figueira, André Moreira, Tiago Santos e João Pinto 
Jogaram ainda: Daniel Oliveira e André Pimenta
Treinador: Nuno Lopes

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Ricardo Barreiros (1m, 15m), Jorge Silva (41m, 45m), Ricardo Figueira (37m, 49m), Hélder Nunes (39)

in "fcp.pt"

Sami rescindiu com direito a multa pesada

Guineense emprestado pelo FC Porto não trabalhava com o plantel há duas semanas

Sami já rescindiu o contrato que o ligava ao Sp. Braga. O jogador guineense foi alvo de um processo disciplinar e recebeu a respetiva nota de culpa esta semana. Acertou a rescisão esta sexta-feira, não se livrando de uma multa pesada por parte da SAD arsenalista, segundo apurou oMaisfutebol
  
Emprestado pelo FC Porto, Sami não se conseguiu impor no Minho e acabou por ser utilizado apenas doze vezes por Sérgio Conceição. Realizou apenas um jogo completo, diante do União da Madeira, na Taça da Liga. Estava afastado dos treinos há mais de duas semanas, depois de ter abandonado as instalações sem treinar. 

Já no que diz respeito a contratações, o Sp. Braga garantiu a contratação de Altair Júnior, jogador formado no Sporting mas que estava no Videoton, da Hungria. O avançado brasileiro tem 21 anos e assina por duas temporadas e meia.

in "maisfutebol.iol.pt"

BARRIGA "No FC Porto os níveis de confiança são sempre altos"

Barriga, antigo lateral esquerdo que representou FC Porto e Paços de Ferreira, antevê os três pontos para o Dragão, no jogo de domingo entre os dois emblemas.

Barriga, de 51 anos, foi um lateral esquerdo que nas décadas de 80 e 90 jogou durante sete épocas no Paços de Ferreira e duas no FC Porto. Na antevisão do encontro entre os dois emblemas, domingo no Dragão, Barriga atribui o favoritismo ao Dragão. "Vivo sempre de forma diferente um FC Porto-Paços de Ferreira porque representei os dois clubes", refere o ex-jogador em entrevista a Bola Branca. 

A meio da semana, o FC Porto respondeu à derrota na Madeira, com uma goleada à Académica, para a Taça da Liga. Barriga acredita que a equipa azul e branca vai apresentar-se mentalmente com níveis elevados. "O FC Porto é sempre forte seja num bom ou num mau momento. E o Paços de Ferreira gosta dos jogos com os grandes. Mas o FC Porto mesmo num momento menos favorável, deve ganhar o jogo. Naquele clubes, os níveis de confiança são sempre elevados, independentemente dos resultados", observa Barriga. 

O FC Porto entra para a 19ª jornada a seis pontos do líder Benfica. Apesar da desvantagem, Barriga continua a confiar na candidatura azul e branca. "Eu acredito. É difícil mas basta dois deslizes do Benfica para o FC Porto equilibrar. Lopetegui precisa de consolidar a equipa base", preconiza.
Quanto ao Paços de Ferreira, clube em que Barriga se formou como jogador, está a cinco pontos do quinto lugar mas na opinião do antigo jogador, não é candidato à Liga Europa. "O treinador teve de fazer uma equipa nova. É um grupo unido e consistente e tem os ordenados em dia. Isso é muito importante. Mas o Paços de Ferreira não entra em loucuras e apesar de ter capacidade para fazer um bom campeonato, não é candidato à UEFA”, considera.
in "rr.pt"

Coletes deixam pistas

JACKSON, QUARESMA E TELLO TESTARAM SECTOR RECUADO

Danilo, Diego Reyes, Martins Indi e Alex Sandro; Rúben Neves, Herrera e Óliver Torres; Ricardo Pereira, Quintero e Jackson Martínez. Este grupo de jogadores já tinha vestido um colete cor de laranja antes de as portas do treino de ontem se fecharem aos jornalistas, após os 15 minutos iniciais da sessão. Quer isto dizer que, do outro lado, ficaram Maicon, Marcano e Casemiro, um trio de características defensivas que terá sido testado pelo melhor marcador do campeonato, Jackson Martínez, em jeito de preparação para a receção ao P. Ferreira.

O objetivo de voltar a sair de um jogo sem golos sofridos passará em grande parte por esses dois centrais e pelo trinco, sendo que no treino de ontem, os laterais Danilo e Alex Sandro também terão testado as suas capacidades defensivas, ao tentarem travar Tello e Quaresma. Impossível foi apurar o sucesso que tiveram, pois as portas já estavam fechadas.

in "record.pt"

Rolando recusa Anderlecht

BELGAS TENTARAM CEDÊNCIA APÓS FALHAREM REYES

Depois da hipótese Diego Reyes ter caído por terra, o Anderlecht seguiu a pista de Rolando, defesa-central que tem trabalhado no seio do FC Porto B. De acordo com as informações recolhidas por Record... sem efeito, uma vez que o internacional português não está interessado em mudar-se para a Bélgica. Ao final da tarde de ontem, as três partes interessadas reuniram-se na Invicta para discutir a possibilidade de Rolando ser cedido ao atual emblema de Steven Defour até ao final da temporada, mas a hipótese não convenceu o defesa-central.

Com contrato válido até ao verão de 2016, o futuro próximo de Rolando deverá continuar a passar pelo Olival, a não ser que emblemas já interessados no central num passado recente, como o Zenit, da Rússia, ou a Juventus, de Itália, ressurjam em cena. Note-se que, no final da época, Rolando poderá rescindir unilateralmente sob a proteção de mecanismos oficiais com é o caso, por exemplo, da Lei Webster.

in "record.pt"

O golo "Zlatanástico" de Jackson

TOQUE DE CALCANHAR COM A ACADÉMICA

Tello cobra o pontapé de canto, Jackson adianta-se a dois adversários e, com o calcanhar direito, envia a bola para o fundo das redes da Académica. As imagens do golo apontado pelo colombiano, na última quarta-feira, têm corrido Mundo, ontem com especial incidência em França, onde o “Le Figaro” deu destaque ao vídeo no seu sítio oficial na Internet, assim como a versão gaulesa do portal FootMercato.

Os franceses mostraram um apetite redobrado pelo tento de Jackson... que aparentemente lhes fez recordar alguns dos melhores momentos de Zlatan Ibrahimovic, ponta-de-lança do PSG. A capacidade técnica do sueco é por demais conhecida e está na origem de alguns golos fantásticos com que Ibrahimovic tem brindado os adeptos de futebol, com especial incidência os franceses ao longo dos últimos anos. Vai daí, o golo que Jackson apontou à Briosa foi ontem batizado como “Zlatanástico”, alcunha inspirada no primeiro nome de Ibrahimovic.

Este calcanhar de Jackson conduziu à redescoberta, por parte do público francês, de outros excelentes golos do colombiano ao serviço dos dragões. As notícias na Internet que ontem faziam referência ao tento de quarta-feira rapidamente levavam os utilizadores ao golo, também de calcanhar, de Jackson frente ao Sporting e ao de pontapé de bicicleta aoBeira-Mar, ambos em 2012/13.

in "record.pt"

Dragões inscrevem quatro juniores

REVELAÇÃO FEITA PELA LIGA DE CLUBES

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional anunciou esta sexta-feira a inscrições realizadas por clubes portugueses entre 23 e 29 de janeiro onde aparecem quatro nomes estrangeiros que correspondem a futebolistas que atuam pela equipa de juniores do FC Porto.

Os dragões inscrevem na Liga o nigeriano Chidozie Awaziem, o belga Tony Djim, o ganês Lumor Agbenyenu e o colombiano Leonardo Acevedo. Todos têm 18 anos de idade.

in "record.pt"

Empresário volta a falar do futuro de Jackson

Henrique Pompeu diz que o avançado colombiano não sai do FC Porto em janeiro, mas já não garante o mesmo para o final da época.


O empresário de Jackson Martínez voltou a falar, desta vez para a rádio italiana CRC, sobre o futuro do internacional colombiano. E disse, numa curta declaração, que o capitão do FC Porto está "seguro" no Dragão, pelo menos até ao final da época.

"O Jackson está bem no Porto, por isso, em janeiro não vai mudar de equipa. Mas, no final da época existe a possibilidade de mudar de campeonato. Ele ambicionada uma transferência para Itália e se o fizer estará entre os melhores avançados do Mundo", referiu.

Esta é a segunda vez num espaço de uma semana que o representante do goleador fala para Itália para dizer que Jackson pretende jogar no Série A.


in "ojogo.pt"

JULEN LOPETEGUI "O Paços mereceu ganhar ao Benfica"

Treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, destacou o bom momento do Paços de Ferreira e salientou que a sua equipa terá que estar a um bom nível no Dragão para somar três pontos.


Paços de Ferreira: "O Paços de Ferreira mereceu ganhar ao Benfica, é uma equipa que joga bem e diferente, tem qualidade e vai obrigar-nos a fazer um jogo muito bom para ganharmos"

Inexperiência da equipa: "Claro que a equipa jovem falta experiência, mas tem outras coisas boas, como a energia e eu prefiro centrar-se nelas. A experiência adquire-se com o tempo"

Madeira: "O que sinto é que na segunda volta há sempre mais dificuldades. Os pontos são cada vez mais caros e temos de fazer por os ganhar. A realidade vai apertar para todos. Não conseguimos os três pontos frente ao Marítimo, apesar de termos feitos muito para vencer. Eles fizeram um remate à baliza, e marcaram um golo. Mas, neste momento, não fazemos contas, só queremos trabalhar bem para ganhar todos os jogos até ao final da temporada"

Derrota do Benfica: "Temos de nos alimentar dos nossos pontos e vitórias, que é isso que nos vai fazer subir na classificação. Se ganharmos os nos jogos tudo ficará mais fácil. E é nisso que temos de nos concentrar. Para além disso, também tivemos um jogo a meio da semana e pouco tempo para pensar no que aconteceu na última jornada. O que me interessa é que agora vamos ter um jogo difícil, atrativo, frente a um Paços de ferreira que joga de forma diferente de quase todas as equipas do campeonato"


"Gonçalo? Depende da mentalidade que apresentar"


Lopetegui falou de Gonçalo Paciência e ainda da candidatura do "amigo" Luís Figo à presidência da FIFA.

Balanço de meio ano no FC Porto: "Os balanços fazem-se no final da época. Neste momento, a equipa está em três competições: oitavos de final da Champions, meias-finais da Taça da Liga, e ainda estamos na luta pelo campeonato. Tivemos momentos bons, outros piores, mas houve muitos bons. Houve também um grande crescimento dos jogadores jovens. A parte negativa? Bem, sentimos que essa parte é mais valorizada diariamente por vocês [jornalistas] do que a parte positiva"

Gonçalo Paciência: "É um miúdo que está a trabalhar bem, teve vários problemas com lesões, mas que agora está a ter continuidade. Há que estar perto dele, para o ajudar, e temos de o deixar tranquilo. Estamos encanta
dos com ele, mas o passo final para se impor numa equipa grande é sempre o mais difícil. Tudo dependerá da mentalidade que apresentar e da resposta que nos der"

Luís Figo candidato à FIFA: "Sou amigo dele e jogámos juntos. Fico contente por ele ser candidato a um lugar tão importante como este. Desejo-lhe a a melhor das sortes. É uma pessoa preparada para o cargo, um homem do futebol, que já viveu várias experiências depois de ter deixado de jogar"

in "ojogo.pt"

VÍDEOS Como o FC Porto moldou Gonçalo Paciência

Na edição deste sábado de O JOGO pode ficar a conhecer todos os segredos sobre o projeto do FC Porto que ajudou a formar Gonçalo Paciência, Rúben Neves, entre outros. Veja aqui como trabalham os potenciais jogadores de elite.

in "ojogo.pt"

BRAHIMI "Vou jogar, está tudo bem"

Condição de Brahimi preocupa Argélia, mas o portista deixa garantias.


Depois de ter saído de maca do jogo contra o Senegal e de ter passado mesmo pelo hospital para exames complementares, o portista Brahimi deu garantias de estar em condições para continuar a disputar a CAN. "Estou bem. É verdade que me ressenti das dores nas costas, mas agora está tudo bem. Vou jogar os quartos-de-final, sinto-me melhor", disse à estação El Heddaf TV o craque da seleção argelina, antecipando o duelo de domingo contra a Costa do Marfim.

A notícia é tranquilizadora também para o FC Porto, que mediante os resultados ainda colocará a hipótese de utilizar Brahimi já na deslocação a Moreira de Cónegos, a contar para a jornada 20 do campeonato.


in "ojogo.pt"

Gudiño é para comprar

Guarda-redes mexicano está no Dragão por empréstimo, mas já tem o aval dos treinadores e a SAD vê-o como um potencial titular a médio prazo.

O FC Porto ainda tem alguns meses para exercer a opção sobre Raúl Gudiño ou procurar, junto do Chivas, a renegociação dos termos acordados em agosto do ano passado, mas uma coisa é certa: o guarda-.redes mexicano da equipa B é para segurar.

in "ojogo.pt"