domingo, 20 de outubro de 2013

«Treino todos os dias para ter uma oportunidade» - Reyes

Uma tormentosa espera para quem tem créditos tão vincados e futuro próspero na alta roda. Foi o jogo com o Trofense que abriu o sorriso a Diego Reyes, o jovem internacional mexicano, que mereceu investimento avultado do FC Porto na sua aquisição.

«Treino todos os dias para ter uma oportunidade. Aconteceu finalmente e estou muito feliz», relatou, confidenciado o respeito por todos os concorrentes diretos a um lugar no centro da retaguarda.

«O Maicon, o Otamendi e o Mangala são jogadores de grande experiência e qualidade. Tenho aprendido com eles», frisou o central de 21 anos, já rendido à dimensão do FC Porto.

«É uma equipa ganhadora e aqui joga-se sempre para ganhar tudo. O importante era vencer e seguir em frente. Tivemos muito caráter e determinação», resumiu o triunfo apertado frente ao Trofense. 

in ""abola.pt"

Alma de campeão


O FC Porto Vitalis bateu este domingo os franceses do Dunkerque (22-21) e somou o primeiro triunfo na fase de grupos da EHF Champions League. Num jogo emotivo e decidido nos segundos finais, a raça do Dragão fez a diferença nos momentos decisivos.

Com um Dragão Caixa bem composto (1.102 espectadores) e vestido a preceito para mais uma partida da maior competição europeia de clubes, o pentacampeão nacional mostrou desde muito cedo para o que vinha, assumindo rapidamente a liderança do marcador. Com uma defesa aguerrida e maior eficácia na hora de visar a baliza contrária, o FC Porto Vitalis foi para o intervalo com dois golos de vantagem (13-11). E com justiça, diga-se.

O reinício não correu de feição ao conjunto orientado por Ljubomir Obradovic. À quebra de intensidade defensiva juntaram-se alguns erros acumulados no ataque, permitindo uma reacção à formação francesa, mais concentrada no começo da etapa complementar. A reviravolta no marcador não causou mossa nas hostes portistas e a alma de campeão sobressaiu quando mais foi precisa.

A pouco mais de dois minutos do fim, com o marcador a registar um empate a 21 golos, Miguel Sarmento atirou com estrondo à barra da baliza guardada por Vincent Gerard, naquilo que foi uma espécie de prenúncio para o que estava para vir. A 1:14 minutos, o jovem proveniente do ABC desfez a igualdade e estabeleceu o 22-21 que se viria a registar no final. O êxtase dos adeptos portistas assim que soou a buzina é mais do que genuíno: estava garantida a primeira vitória de sempre na fase de grupos da EHF Champions League. Fez-se história, portanto.

O próximo jogo do FC Porto Vitalis neste grupo B da EHF Champions League disputa-se a 16 de Novembro, no Dragão Caixa, frente aos polacos do Wisla Plock.

FICHA DE JOGO

FC Porto Vitalis-Dunkerque, 22-21
EHF Champions League, grupo B, 4.ª jornada
20 de Outubro de 2013
Dragão Caixa, no Porto (1.102 espectadores)

Árbitros: Vaclav Horacek e Jiri Novotny (Rep. Checa)

FC PORTO VITALIS: Aldredo Quintana (g.r); João Ferraz (3), Gilberto Duarte (4), Tiago Rocha (6), Wilson Davyes (4), Ricardo Moreira (1) e Mick Schubert (3)
Jogaram ainda: Hugo Laurentino (g.r), Daymaro Salina, Miguel Sarmento (1)
Treinador: Ljubomir Obradovic

DUNKERQUE: Vincent Gerard (g.r), Baptiste Butto (1), Espen Lie Hansen (3), Kornel Nagy (4), Benjamin Afgour (4), Pierre Soudry (3) e Theophile Causse (1)
Jogaram ainda: Nicolas Nieto, Guillaume Joli (3), Julian Emonet (2), Christoffer Rambo
Treinador: Patrik Cazal

Ao intervalo: 13-11


"A defesa foi a chave da nossa vitória"

Ljubomir Obradovic não tem dúvidas quanto ao detalhe que fez a diferença a favor do FC Porto Vitalis no triunfo sobre os franceses do Dunkerque (22-21). Por seu turno, João Ferraz considera que a experiência europeia que vem sendo acumulada ajudou o pentacampeão nacional a lidar melhor com os momentos decisivos.

Ljubomir Obradovic (treinador)
“Vencemos um jogo tremendamente difícil frente a uma excelente equipa, que nos criou muitas dificuldades. Parabéns aos meus jogadores, nos quais tenho um orgulho indescritível, e aos nossos adeptos, que mais uma vez foram incansáveis no apoio que nos deram e essenciais para a nossa vitória. Não é fácil jogar a este ritmo e a este nível, sobretudo com um plantel tão fustigado por lesões, mas voltámos a mostrar o nosso valor e tivemos grandes momentos de andebol. A forma como defendemos foi a chave da nossa vitória. Foi isso que fez a diferença nos momentos fulcrais”.

João Ferraz (jogador)
“Fizemos uma excelente primeira parte, mas não entrámos bem na segunda e permitimos que o Dunkerque passasse para a frente do marcador. Soubemos reagir a essa adversidade e voltámos a mostrar o nosso valor e a nossa competência. A equipa está a crescer a experiência que temos acumulado permite-nos tomar melhores decisões e estar melhor preparados para os momentos importantes dos jogos. Não estamos na EHF Champions League só por estar e vamos lutar sempre para vencer o maior número de jogos possível nesta competição”.


in "fcp.pt" 

FC Porto conquista Supertaça


O FC Porto Fidelidade venceu este sábado a Supertaça de hóquei em patins, ao bater na final a Oliveirense por 5-4.

No jogo que abriu oficialmente a temporada, disputado em Coimbra, o FC Porto ganhou uma partida muito disputada, em que a Oliveirense dificultou muito a vitória dos Dragões.

Jorge Silva por duas vezes, Reinaldo Ventura e Caio, também por duas vezes, marcaram os golos do FC Porto, que garantiu a conquista da 19.ª Supertaça.

in "fcp.pt"

Sub 15 goleiam Leixões

A equipa de Sub 15 do FC Porto goleou na manhã deste domingo o Leixões por uns claros 5-1, em jogo da 8.ª jornada da primeira fase do campeonato nacional de juniores C.

O FC Porto conquistou a 8.ª vitoria consecutiva, perante uma equipa agressiva e bem organizada, demonstrou durante todo o jogo a sua superioridade, manteve sempre o domínio e o controlo do jogo, alcançando uma vitoria expressiva e aumentando a distancia para 9 pontos em relação ao segundo classificado.

Os golos foram surgindo com naturalidade, com Jorge Teixeira a abrir o marcador logo aos cinco minutos. Paulo Estrela bisou (7m e 41m), com Queirós e Daniel Teixeira a marcarem os restantes golos.

Na próxima jornada (27/10), o FC Porto desloca-se ao terreno do Trofense.

Sub 17 batem Varzim

A equipa de Sub 17 do FC Porto venceu este domingo o Varzim por 2-1, em jogo da 7.ª jornada da primeira fase do campeonato nacional de juniores B.

Numa partida complicada, frente a um aguerrido Varzim, o jogo ficou resolvido no primeiro quarto de hora.

Logo aos cinco minutos o Varzim adiantou-se no marcador, aos 8 José Nuno empatou e ao 11 Rúben Neves completou a reviravolta.

Até ao final, o FC Porto dispôs de mais oportunidades para marcar, mas faltou à equipa alguma calma nos últimos metros do campo para poder concretizar a superioridade.

O FC Porto é segundo classificado, com 15 pontos, menos um do que o líder Feirense, e na próxima jornada desloca-se ao terreno do Feirense.

in "fcp.pt" 

Treino no Olival com todos disponíveis

Plantel dos Dragões voltou ao trabalho na manhã deste domingo para preparar jogo com o Zenit e Paulo Fonseca pôde contar com todos os jogadores que têm estado às suas ordens. 
 
O FC Porto treinou na manhã deste domingo no Olival e o treinador Paulo Fonseca trabalhou com a totalidade dos jogadores (a única ausência continua a ser a de Izmailov) na preparação do jogo da próxima terça-feira, com o Zenit, no Estádio do Dragão, para a Liga dos Campeões. Os futebolistas utilizados no jogo deste sábado frente ao Trofense, para a Taça de Portugal, foram submetidos a treino de recuperação, enquanto os restantes trabalharam normalmente, sendo que estiveram no relvado 23 elementos.

Esta segunda-feira o plantel cumpre o último treino, desta feita no Estádio do Dragão, pelas 10 horas, antes do jogo com o Zenit.

in "ojogo.pt"

F.C. Porto-Trofense, 1-0 (destaques)

O MOMENTO
O golo de Varela


Quem pensou que iria assustir a um massacre portista ao Trofense rapidamente
percebeu que não iria ser assim. O golo de Varela, oportuno e vistoso, surgiu no momento certo para evitar outro tipo de surpresas.

POSITIVO

Varela com o pé quente
Saiu dos seus pés, com força e de forma colocada, a confirmação da superioridade portista. Está em fase positiva, animado pelo boa exibição no jogo da Seleção, com o Luxemburgo, onde foi titula e onde também foi autor do primeiro. Sempre à procura do desequilíbrio, não pediu licença para rematar e colocou Luiz Alberto em alerta permanente. Saiu a meio da segunda parte, com sentimento de missão cumprida.

Quintero, um toque de magia
É cada vez mais o menino querido das bancadas do Dragão. Tem uns pés de veludo e vai mostrando afirmação progressiva da dinâmica da equipa. Pode ainda não ser titular indiscutível, mas Paulo Fonseca sabe que tem no seu número 10 uma opção de luxo para um jogo de requinte. Esteve perto do golo em duas ocasiões: na primeira parte, num livre em jeito que passou perto da baliza do Trofense; no segundo tempo, em lance de progressão, que redundou em remate que só não deu no 2-0 porque tee corte providencial a meio do percurso. Tal como Varela, saiu com sentimento de missão cumprida.

Fernando para limpar

O jogo não exigiu muito esforço nas zonas de maior batalha, mas mesmo assim o Trofense tentou incursões atrevidas que obrigaram a uma maior atenção por parte do médio-centro portista. E o brasileiro não facilitou: somou cortes oportunos, assistiu os alas, consolidou a zona central.

Luiz Alberto a salvar
No jogo operário e concentrado do Trofense, Luiz Alberto foi talvez o que mais mérito teve no evitar de um resultado bem mais avolumado. Assinou três cortes providenciais, num estilo destemido na forma como se fez aos lances. Não abusou da falta e soube responder no tempo certo às investidas de Ghilas, Varela e companhia.

NEGATIVO

Segunda parte do F.C. Porto

É certo que o jogo estava controlado, mas uma vantagem de 1-0 nunca pode ser tranquilizadora. Mesmo com bola, mesmo a controlar, o F.C. Porto fez uma segunda parte frustrante, sem golos e com pouco ritmo. A receção ao Zenit é já na terça-feira, não é? 

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Trofense, 1-0 (crónica)

A diferença mínima pode ser enganadora, atendendo ao domínio quase total do F.C. Porto em posse de bola e iniciativa de jogo, mas revela a falta de intensidade do jogo portista.

Paulo Fonseca optou por testar soluções alternativas no onze (Fabiano, Diego Reyes, Vic
tor Garcia, Carlos Eduardo, Ghilas e Ricardo foram titulares), mas talvez não esperasse um triunfo assim tão minimalista.

Mérito do Trofense, que fez um jogo operário e esforçado, e algum demérito portista também, pelo modo pouco agressivo como encarou a zona de finalização.

O início de jogo nem parecia indicar esta tendência. O F.C. Porto entrou decidido a marcar cedo, com Ghilas a querer mostrar serviço. Mas ainda não foi desta que Jackson Martinez se terá sentido em perigo ou, pelo menos, com uma alternativa real à sua veia goleadora: Ghilas apareceu na área com perigo algumas vezes, mas nunca foi capaz de faturar.

Valeu o belo momento de Varela, autor de um golo vistoso, num remate potente e colocado, sem hipóteses para Conrado. Era o arranque para um triunfo gordo e tranquilo? Nem por isso.

O Trofense, aqui e ali, até se atreveu a perturbar a paz de Fabiano, mas manda a verdade que se diga que a qualificação do F.C. Porto nunca esteve em causa.

Simplesmente, o 1-0, que antes do encontro parecia um resultado implausível, assim magro e tangencial, acabou por tornar-se o desfecho normal para uma partida dominada pelo signo da poupança.

Testar alternativas numa partida como esta faz todo o sentido, mas acabar o encontro a levar com assobios dos fiéis adeptos portistas é que era de evitar.

Venha a receção ao Zenit, já na terça-feira. Aí vai ser com a equipa principal e vai ter que ser com muito mais intensidade. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Paulo Fonseca: «Queremos sempre mais»

Treinador do F.C. Porto recusou ideia de exibição falhada

 Paulo Fonseca, treinador do F.C. Porto, na sala de Imprensa, após o triunfo sobre o Trofense para a Taça:

«Os jogadores tiveram resposta séria, estou satisfeito com a resposta. É preciso não esquecer que muitos deles nunca tinham sido titulares. Deram tudo e gostei do que vi»

«A vantagem mínima? É claro que queríamos mais. Queremos sempre mais. Mas foi uma vitória indiscutível»

«Os jogadores que foram titulares vão ser o futuro deste clube. Foi bom vê-los atuar.»

«Ghilas? Gostei do que ele fez. Procurou o golo, julgo que até que merecia ter marcado. Agora, foi um jogo um pouco ingrato, porque as bolas muitas vezes não chegavam à zona dele»

«Sem ser magnífico, foi um bom jogo. Tivemos posse, dominámos por completo. O Trofense jogou com as linhas muito recuadas».

«Queríamos ter ganho por mais, não foi possível. Mas estou satisfeito com o que vi»

Paulo Fonseca: «Foi uma partida interessante»

 Paulo Fonseca, treinador do FC Porto, depois da vitória sobre o Trofense (1-0) para a Taça, na flash-interview da SportTV

(Podia ter vencido por números mais largos?) «Podia ter acontecido. Mas foi uma partida interessante. Lançámos muitos jogadores que ainda não tinham tido oportunidade de jogar. Foi difícil, naturalmente o Trofense muito bem, foi preciso sermos pacientes. O resultado não belisca em nada a nossa vitória. Foi uma vitória que nos veio moralizar também.»

(Ficou com mais dúvidas positivas sobre os jogadores à sua disposição?) «Sim, era uma optunidade para muitos demonstrarem que posso realmente contar com eles. Deram na maioria uma resposta bastante positiva, como eu esperava, e fizemos um jogo muito interessante.»

Porfírio Amorim, treinador do Trofense

(Trofense é último na II Liga, sai daqui mais moralizado?) «Não tenho dúvidas nenhumas de que vamos dar a volta por cima. Aqui estávamos num plano diferente. Sempre confiámos que no um por cento de que eu falava nós iamos ganhar o jogo. É verdade tivemos uma estratégia de bloco muito baixo, mas temos de jogar com as armas que temos. Estou muito satisfeito com o rendimento da equipa e isto dá-nos algum ânimo e confiança para encararamos o campeonato.»

 Victor Garcia: «Quero aproveitar as oportunidades que se apresentam»

 Victor Garcia, jogador que se estreou pelo FC Porto na vitória sobre o Trofense (1-0) para a Taça, na flash interview da SportTV

«É uma grande sensação, graças a Deus, tenho de agradecer ao corpo técnico pela confiança. É importante jogar com jogadoes como Varela, jogador da seleção portuguesa.»

«Quero aproveitar as oportunidades que se apresentam. Quero aproveitá-las na equipa B e na equipa A.»

in "maisfutebol.iol.pt"