sábado, 6 de dezembro de 2014

Académica-FC Porto, 0-3 (crónica)

Foi mesmo um passeio à beira do Mondego


Uma entrada séria e concentrada, aliada ao génio de Jackson Martinez, permitiu ao FC Porto, tal como se lhe pediu, resolver cedo a partida deste sábado em Coimbra. Os portistas marcaram ainda antes do quarto de hora de jogo, ampliaram a vantagem 10 minutos depois, e garantiram a tranquilidade de que necessitavam para começar a olhar, cada vez com mais intensidade, para o clássico da próxima jornada. 
  
Antes, uma partida em Donetsk, servirá apenas para cumprir calendário para a Liga dos Campeões, e Lopetegui até pode levar as «reservas» para a Ucrânia, para preparar melhor a receção ao eterno rival da Luz, com a distância reposta novamente nos três pontos. 
  
Com duas mudanças no  onze, uma esperada (Rúben Neves no lugar de Casemiro), e outra nem tanto (esperava-se que Martins Indi fosse poupado para não correr o risco de falhar a partida com os encarnado), o técnico espanhol confirmou a tendência de mexer menos da equipa. 
  
Os primeiros minutos foram de domínio, natural, dos  visitantes, mas a finalização tardava em acertar. Obiora deu uma ajuda,  ao entregar uma bola a Rúben Neves quando a Académica saia para o ataque, e o jovem médio só teve de servir Jackson Martinez. O colombiano fez o resto, com um remate cruzado que bateu Lee. 
  
Antes disso, o goleador portista já tinha visto um golo anulado devido a um fora-de-jogo milimétrico. Vincou-se pouco depois, não só com esse primeiro tento, mas com o segundo, num chapéu monumental. Tudo demasiado fácil perante uma Académica que voltava a mostrar-se atónita, incapazes de reagir, tal como acontecera há uma semana, diante do Benfica. 
  
O mais complicado estava feito, só faltava ir mantendo a segurança e controlar uma Briosa descrente, quiçá já a pensar mais no jogo decisivo que vai ter na próxima ronda, em Barcelos. Tudo mais facilitado ainda com o terceiro da noite, por Herrera. 
  
Num lance em que o guarda-redes dos estudantes, Lee, voltou a ser infeliz, desta vez por força de uma lesão, os dragões «matavam» em definitivo o jogo. O resto (faltava mais de meia hora para o final da partida) passou por baixar o ritmo, trocar a bola sem forçar a nota, e deixar o tempo correr. 
  
A Académica, nem assim, conseguiu em algum momento colocar em causa o resultado, totalmente chamuscada pela chama do dragão. Viram-se lenços brancos na bancada, ouviram-se assobios, definitivamente os adeptos já não estão com a equipa. Adivinham-se dias difíceis para Paulo Sérgio…

in "maisfutebol.iol.pt"

Académica-F.C. Porto, 0-3 (destaques)


A figura: Jackson Martinez 
  
Para quem nunca tinha marcado em Coimbra, aplicar dose dupla não está mau, não senhor. O goleador colombiano elevou para 10 os golos na Liga (já lidera a tabela de melhores marcadores), 77 no total com a camisola azul e branca, apenas a um de Hulk. Se, no primeiro, fez o que lhe competia, na desmarcação e finalização com remate cruzado, já no segundo construiu uma pequena obra de arte: picou a bola, levando-a a descrever um arco por cima de Lee, mesmo ao ângulo mais distante. Grande golo. 
  
Momento: o golo de Herrera
  
Os sinais dos da casa haviam sido poucos durante a primeira parte, mas 2-0 nunca é um resultado totalmente seguro. Sem nada a perder, competia à Briosa fazer jus ao nome e atacar a segunda parte com a convicção necessária para tentar encurtar a distância e, quem sabe, relançar o jogo. Mas uma defesa tão ingénua, guarda-redes incluído, é um pitéu para craques como os do FC Porto. Mérito para Tello, que isolou Herrera, o resto o mexicano fez sem dificuldade. 
  
Outros destaques: 
  
Herrera 

Assistiu Jackson para o melhor golo da noite e foi dando sinais de que estava ali para ser um dos destaques da partida. Muita presença no ataque, velocidade e desenvoltura tornaram o mexicano num dos inimigos públicos da Briosa. Mais ainda depois de fazer o terceiro golo da partida, por sinal o primeiro que marcou na Liga. Numa prova de polivalência, ainda jogou a lateral direito mais de meia hora depois da saída de Danilo.   

Rúben Neves 

Uma formiguinha no meio-campo, sempre em jogo, prático na forma de jogar e eficaz. Surpreende pela rapidez de execução, sinónimo de raciocínio e critério nas decisões que toma. Foi ele quem intercetou aquele passe com que Obiora preparava a saída para o ataque dos estudantes, transformando-o automaticamente numa assistência para Jackson abrir o marcador. 
  
Oliver Torres 
  
É um pequeno portento de técnica, capaz de tricotar belas jogadas com pequenos toques, passes curtos, fintas de corpo, e demais tropelias e acrobacias com bola. Teve uma jogada deliciosa, ainda na primeira parte, com uma rotação sobe um adversário que lhe permitiu entrar na área pronto para fazer estragos, mas um adversário foi mais lesto a «destruir» a jogada. 
  
Rui Pedro 
  
Apenas o menos mau dos estudantes. Trata muito bem a bola e isso acaba por destacar-se numa equipa com muito poucas ideias e cheia de equívocos, desde trás até à frente. Teve um ou outro remate pleno de inconformismo. 


in "maisfutebol.iol.pt"

HEXACAMPEÕES ESTABELECEM NOVO RECORDE DE VITÓRIAS

Triunfo sobre o Passos Manuel (37-27) foi o 12.º em outras tantas jornadas

​O FC Porto recebeu e venceu este sábado o Passos Manuel (37-27), no Dragão Caixa, em jogo da 12.ª jornada do Andebol 1, e estabeleceu um novo recorde de vitórias num arranque de campeonato. Ao fim de 12 jornadas, os hexacampeões nacionais somam igual número de triunfos e, naturalmente, são líderes isolados da prova.

Desde logo privado de Hugo Laurentino e Alexis Hernández, cujos nomes não constaram na ficha de jogo, o FC Porto entrou algo permissivo no encontro e permitiu ao Passos Manuel manter-se por perto no marcador, sobretudo devido a Vladimiro Bonaparte e Pedro Sequeira, indiscutivelmente os melhores jogadores da formação lisboeta. Nos Dragões, Alfredo Quintana voltou a ser um “monstro” entre os postes e iniciou vários ataques rápidos que permitiram aos azuis e brancos acumular uma vantagem tranquila. A eficácia tremenda de Daymaro Salina e o habitual virtuosismo de Mick Schubert ajudaram a fazer a diferença no ataque portista e ao intervalo os Dragões já levavam seis golos à maior (20-14).

Por entre as chamadas a jogo de jovens como Leandro Semedo, capitão da selecção de Sub-20 de Cabo Verde, e Babo, o FC Porto manteve a mesma toada nos segundos 30 minutos, nunca permitindo ao Passos Manuel reduzir a diferença para menos de cinco golos. Este conforto no marcador deu a Ljubomir Obradovic a possibilidade de lançar mais um jovem na principal equipa portista. Depois dos já referidos Leandro Semedo e Babo, o guarda-redes David Sousa, que defende a baliza da equipa júnior, dificilmente esquecerá este FC Porto-Passos Manuel que, tal como em todas as anteriores 11 jornadas, terminou com vitória dos Dragões.

FICHA DE JOGO 

FC PORTO-PASSOS MANUEL, 37-27
Andebol 1, 12.ª jornada
6 de Dezembro de 2014
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Diogo Teixeira e Fernando Costa

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.); Daymaro Salina (7), João Ferraz (2), Gilberto Duarte (2), Miguel Martins (2), Ricardo Moreira (3) e Mick Schubert (6)
Jogaram ainda: David Sousa (g.r.), Wesley Freitas (3), Hugo Santos, Yoel Morales (2), Nuno Roque (2), Nuno Gonçalves (2), Leandro Semedo (2), Babo (1), Edgar Landim (3)
Treinador: Ljubomir Obradovic

PASSOS MANUEL: Miguel Ferreira (g.r.); David Pinto (2), Ricardo Barrão (5), Pedro Sequeira (6), David Piedade (1) e João Ferreira (2)
Jogaram ainda: Alexandre Moura (g.r.), Hugo Fernandes (6), Vladimiro Bonaparte (5), Diogo Lopes
Treinador: João Comédias

Ao intervalo: 20-14


in "fcp.pt"

Académica-FC Porto (antevisão): águas calmas no Mondego?



O Momento 

Académica: A Briosa só tem uma vitória, em Arouca, há mais de dois meses, e cinco empates, todos em casa. Estará a salvo de cair na zona de descida seja qual for o resultado deste sábado, mas, uma surpresa em Arouca, onde se desloca o Penafiel, ou em Vila do Conde, onde joga o Gil Vicente, pode estreitar a margem para a linha fatal. Ainda por cima, para a semana, os estudantes visitam Barcelos, num jogo decisivo para as contas da manutenção. Pela amostra da semana passada, frente ao Benfica, há razões para preocupação em Coimbra… 

FC Porto: A demonstração de força da última jornada mostrou um Dragão saudável e, aparentemente, curado de feridas recentes. Os registos assim o dizem: apenas um empate concedido nos últimos sete jogos, primeiro lugar no grupo da Champions assegurado, e bons augúrios, por enquanto, para o clássico dentro de uma semana. Até porque, o jogo da próxima quarta-feira, servirá apenas para cumprir calendário, em Donetsk. 

Ausências: 

Académica: João Real, lesionado; Marinho, castigado. 

FC Porto: 

Discurso direto: 

Paulo Sérgio: «[A Académica] Tem de ser competente, concentrada, jogar nos limites, e ter uma ponta de sorte porque a diferença de nível entre as duas equipas é enorme, mas acreditamos que pode ser o nosso dia».» 

Julen Lopetegui: «Espero uma Académica difícil, complicada. Mesmo não estando bem na tabela, mostrou-se equipa complicada perante equipas fortes. Empatou com o Sporting, empatou com o Braga, mesmo com o Benfica, a partida não foi clara, foi equilibrado... Esperamos muitas dificuldades.» 

Histórico de confrontos: 

A Académica não vencia o FC Porto em casa para o campeonato havia 43 anos até que, no ano passado, sensivelmente por esta altura, matou o borrego com um golo de Fernando Aguiar. Tirando esse «oásis», os portistas são, simplesmente, o pior adversário dos estudantes. Em 133 confrontos, um autêntico clássico, os dragões ganharam em 94 ocasiões e perderam apenas por 17 vezes, havendo ainda a registar 22 empates. 

Outros convocados: Andrés Fernández, Martins Indi, Quintero, Campaña, Quaresma, Adrián López e Aboubakar.


in "maisfutebol.iol.pt"

SUB-17 PROCURAM ESTENDER INVENCIBILIDADE FRENTE AO LEIXÕES

Partida com os matosinhenses é domingo, às 11h00, no CTFD PortoGaia

Invictos (11 vitórias e dois empates) e líderes, com 35 pontos, os Sub-17 recebem, este domingo, às 11h00, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, o Leixões, 5.º classificado, com 22 pontos. Diogo Costa e Madiu Bari estão preparados para defrontar um adversário mais recuado e confiantes de que a equipa azul e branca vai dar uma boa resposta no encontro da 14.ª jornada da série B do Campeonato Nacional de Juniores B.

Em declarações ao Porto Canal e www.fcporto.pt, o médio Madiu Bari afirmou que os comandados de Bino ainda têm “de melhorar muito”: “Há jogos em que estamos a jogar bem, outros em que não e ainda há muito para jogar. Normalmente, quando estas equipas jogam contra o FC Porto ficam lá atrás, à espera, para ver no que vai dar e aproveitar a transição. Nós vamos fazendo o que o jogo pede: se estiverem lá atrás, temos de ter mais paciência e circular a bola”.

O guarda-redes Diogo Costa, por seu lado, quer a equipa “a jogar sempre bem, a ganhar e a fazer bons jogos”: “Somos o FC Porto e temos de estar sempre preparados para tudo. Sabemos que o Leixões é uma equipa agressiva e muito competitiva, mas nós também somos agressivos e vamos saber lidar com isso”.

in "fcp.pt"

Parelha com muito a provar

Maicon e Marcano podem voltar a formar a dupla de centrais doFC Porto esta noite, depois de o terem feito pela última vez na derrota por 3-1, no Dragão, frente ao Sporting, que resultou na eliminação dos portistas da Taça de Portugal.

Como é seu hábito, Julen Lopetegui escondeu o jogo relativamente às opções para a partida de hoje.Martins Indi está convocado e é uma opção a ter em conta, mas a dupla de centrais deve mesmo ser formada pelo brasileiro e pelo espanhol... cuja parceria, à luz dos interesses portistas, não tem sido tão feliz como o desejado.

Os dois centrais fizeram parte de quatro onzes do FC Porto, mas apenas em metade jogaram nas suas posições de origem – Marcano alinhou como médio-defensivo nas duas restantes, ficando o eixo entregue a Maicon e a Martins Indi. Nos quatro encontros, o FC Porto conseguiu apenas uma vitória, empatando dois e perdendo um, o tal do clássico com os leões. De resto, na outra ocasião em que os dois jogaram no eixo, os dragões empataram a zero frente ao Boavista. O único triunfo conseguido com os dois em campo teve lugar com Marcano a jogar no miolo, no caso no 2-1 sobre o Sp. Braga, à 7.ª jornada da Liga.

Acerto

Em relação aos restantes sectores, a principal novidade passará pela chamada de Rúben Neves ao onze no lugar de Casemiro, num meio-campo que poderá voltar a contar com Óliver Torres e Herrera. No ataque, Tello deve manter-se como opção preferencial em relação a Quaresma no apoio a Jackson Martínez.

in "record.pt"

Malapata vai-se arrastando

12 ENCONTROS SEM VENCER A SUL DO PORTO

Apesar de o contexto histórico dos duelos com a Académica ser claramente favorável ao FC Porto, há dois fatores que são suficientes para deixar a equipa de Julen Lopetegui em estado de alerta para o jogo desta noite. Por um lado, as duas derrotas em Coimbra nas últimas três épocas (uma para a Taça de Portugal e outra no campeonato), e, por outro, o facto de os dragões atravessarem uma série negra em encontros disputados a sul da área metropolitana do Porto. Já lá vão 12 jogos consecutivos sem sentir o sabor da vitória, o que, para um candidato ao título, não deixa de ser preocupante.

A última vez que o FC Porto venceu neste contexto foi a 18 de agosto de 2013. Os golos de Josué, Quintero e Jackson Martínez foram decisivos para o triunfo sobre o V. Setúbal, na 1.ª jornada do campeonato, e o que se seguiu foi um verdadeiro descalabro. Um acumulado de 5 empates e 7 derrotas, com uma diferença de golos de 9 marcados e 18 sofridos. Números que fazem pensar e que vão atestar a capacidade de resposta dos dragões nesta deslocação de risco que antecede o embate com o Benfica.

O período mais complicado aconteceu entre janeiro e maio deste ano, onde os portistas somaram seis desaires consecutivos. Nessa fase, a equipa ficou definitivamente para trás na luta pelo título e deixou escapar o apuramento para a final da Taça de Portugal. O problema regista-se essencialmente a sul da área metropolitana do Porto, mas estende-se também à Madeira. O desafio de Coimbra vai colocar à prova a reação dos dragões.

in "record.pt"

Marcas do incrível à mercê do cafetero

ATÉ FOI HULK QUE APADRINHOU O SEU INÍCIO NA INVICTA

Hulk deixou uma marca profunda na história do FC Porto. Quer pela sua qualidade, quer pelas dezenas de golos que apontou. Se a capacidade de Jackson também já é reconhecida, o colombiano promete ultrapassar os registos do Incrível no que ao número de tentos diz respeito, e a breve trecho.

Hulk é ainda o máximo goleador doEstádio do Dragão, com 44 tentos, uma contagem encerrada contra o V.Guimarães numa partida em que o Cha Cha Cha... se estreou a marcar naquele recinto. Uma espécie de apadrinhamento pessoal, até porque foi o Incrível, marcador de penáltis do FC Porto à altura, que, já com viagem marcada para São Petersburgo, disse ao ponta-de-lança para cobrar o castigo máximo. Neste momento, o colombiano conta 41 tentos na casa azul e branca e pode aproximar-se ainda mais doIncrível frente ao Shakhtar Donetsk e ao Benfica.

Da mesma forma, Jackson está a três golos de Hulk no que ao número total de golos marcados com a camisola do FC Porto diz respeito. Hulk conseguiu 78 em 170 partidas e o colombiano conta já 75 em 113 encontros. Carlos Nunes e Miglietti, com 76 golos, separam o brasileiro do colombiano.

in "record,pt"

Diego Reyes e Evandro poderão sair em janeiro


O mexicano Diego Reyes e o brasileiro Evandro são alguns dos jogadores que irão merecer uma reavaliação por parte da estrutura diretiva do FC Porto, dado que raramente são utilizados por Lopetegui, estando aberta a possibilidade de ambos saírem no mercado de janeiro, de modo a poderem jogar com regularidade.

De acordo com a edição deste sábado de A BOLA, o jovem defesa, de 22 anos, representa um investimento elevado da SAD dos dragões que não está a ser potenciado, tendo apenas realizado dois jogos ao serviço da equipa principal do FC porto esta época. 

No caso do médio brasileiro, o Estoril tem uma palavra a dizer em caso de cedência, podendo o regresso à Amoreira ser uma hipótese em aberto. 

Outras situações relacionadas com jogadores menos utilizados estão a ser analisadas por treinador e dirigentes, sendo que nomes como Kelvin, Otávio, Ricardo Neves ou Opare poderão mudar de rumo.


in "abola.pt"

JACKSON "Não penso ficar eternamente"

Jackson admite a saída dos dragões num futuro próximo, mas realça estar concentrado nos objetivos do FC Porto.


Jackson Martínez confirmou que pensa em sair do FC Porto. "O meu pensamento não é estar eternamente aqui", disse ao site Bein Sports. "Tenho aspirações pessoais, mas neste momento penso no FC Porto", continuou, indo de encontro ao que o seu empresário, Henrique Pompeu, garantiu à imprensa inglesa a propósito do interesse do Totttenham: "Não sai em janeiro. Ele tem um acordo com o FC Porto e vai respeitá-lo."

O goleador assume "estar a passar um bom momento", aliado ao crescimento da equipa. "O arranque não foi como queríamos, mas estamos a trabalhar bem e a melhorar. A equipa técnica está a fazer um bom trabalho para mecanizar o esquema de jogo. Estamos bem na Champions, mas o principal é o campeonato", resumiu o melhor marcador dos dragões.


in "ojogto.pt"

Presidente do Krasnodar elogia Izmailov

Presidente do Krasnodar mostra-se muito satisfeito com o desempenho de Izmailov, jogador emprestado pelo FC Porto


"Orgulho-me de ter feito regressar Marat Izmailov ao campeonato russo. É um jogador de enorme talento e de uma excecional capacidade de trabalho", escreveu Serguey Galitsky, presidente do Krasnodar, na sua conta no Twitter.

O médio está emprestado pelo FC Porto ao Krasnodar, clube do principal campeonato da Rússia, tendo participado em 12 jogos do campeonato e ainda em sete partidas da Liga Europa.

O acordo de empréstimo estabelece que Ismailov jogue no Krasnodar até ao final da temporada.


in "ojogo.pt"

Casemiro sai dos convocados

O médio brasileiro é baixa de última hora na lista de convocados do FC Porto para o jogo em Coimbra, este sábado.


Casemiro deixou de fazer parte da lista de convocados do FC Porto para o encontro, deste sábado, em Coimbra.

Segundo o FC Porto, o médio brasileiro realizou esta tarde uma série de exames depois de ter apresentado, durante a semana, queixas físicas. O resultado dos exames aconselhou a que fosse excluído da lista anunciada esta sexta-feira.


in "ojogo.pt"

Shakhtar vence antes de FC Porto

A formação ucraniana, adversária do FC Porto na última jornada da fase de grupos da Champions, venceu o Hoverla Uzhhorod
O Shakhtar Donetsk, adversário do FC Porto na Liga dos Campeões - quarta-feira, no Estádio do Dragão - recebeu e venceu o Hoverla Uzhhorod, por 3-1, em jogo da 14ª jornada do campeonato ucraniano.

Hladkyj inaugurou o marcador aos 20 minutos, aos 32' um jogador adversário, no caso Khomyn, marcou na própria baliza e Hladkyj bisou aos 89'. O golo do Hoverla foi apontado por Myakushko, aos 49 minutos.

O Shakhtar alinhou da seguinte forma:

Pyatov; Srna (64' Dentinho), Kryvciv, Rakyckyj e Shevchuk; Fred, Fernando, Marlos (70' Diego Costa), Alex Teixeira e Bernard (80' Welligton); Hladkyj 

in "ojogo.pt"

Campaña: o capitão de Lopetegui

Campaña foi o médio eleito para fechar o plantel do FC Porto a 31 de agosto, sendo um jogador da confiança do treinador.


Campaña não é Clasie. Também não é Illarramendi, nem Darder ou até Saúl Ñíguez, nomes de médios defensivos que durante o verão foram sendo apontados ao FC Porto. Lopetegui queria mesmo um médio e, sem cuidar do que diz o histórico do andaluz nos clubes por onde foi passando, confiou no que lhe disse o tempo que com ele passou nas seleções espanholas. 

Campaña pode ser apresentado como uma espécie de capitão de Lopetegui,

tendo em conta que o foi, efetivamente, nas fases finais de um Europeu de sub-19 (2012) e de um Mundial de sub-20 (2013), aqui num plantel que

tinha Óliver, Bernat (Bayern), Manquillo (Liverpool), Jesé (Real Madrid) ou Paco Alcácer (Valência). 

Bicampeão da Europa nos sub-19, Campaña sempre teve nas seleções de Lopetegui o destaque que lhe fugia nos clubes. No Sevilha, onde se formou, jogou nas piores épocas da última década e saiu em litígio. Não vingou nos estilos mais físicos do Crystal Palace (6 jogos) e do Nuremberga (10 jogos) e na Sampdória.


in "ojogo.pt