sábado, 6 de dezembro de 2014

Malapata vai-se arrastando

12 ENCONTROS SEM VENCER A SUL DO PORTO

Apesar de o contexto histórico dos duelos com a Académica ser claramente favorável ao FC Porto, há dois fatores que são suficientes para deixar a equipa de Julen Lopetegui em estado de alerta para o jogo desta noite. Por um lado, as duas derrotas em Coimbra nas últimas três épocas (uma para a Taça de Portugal e outra no campeonato), e, por outro, o facto de os dragões atravessarem uma série negra em encontros disputados a sul da área metropolitana do Porto. Já lá vão 12 jogos consecutivos sem sentir o sabor da vitória, o que, para um candidato ao título, não deixa de ser preocupante.

A última vez que o FC Porto venceu neste contexto foi a 18 de agosto de 2013. Os golos de Josué, Quintero e Jackson Martínez foram decisivos para o triunfo sobre o V. Setúbal, na 1.ª jornada do campeonato, e o que se seguiu foi um verdadeiro descalabro. Um acumulado de 5 empates e 7 derrotas, com uma diferença de golos de 9 marcados e 18 sofridos. Números que fazem pensar e que vão atestar a capacidade de resposta dos dragões nesta deslocação de risco que antecede o embate com o Benfica.

O período mais complicado aconteceu entre janeiro e maio deste ano, onde os portistas somaram seis desaires consecutivos. Nessa fase, a equipa ficou definitivamente para trás na luta pelo título e deixou escapar o apuramento para a final da Taça de Portugal. O problema regista-se essencialmente a sul da área metropolitana do Porto, mas estende-se também à Madeira. O desafio de Coimbra vai colocar à prova a reação dos dragões.

in "record.pt"

Sem comentários: