segunda-feira, 7 de novembro de 2011

F.C. Porto: falta um jogo para os 50 sem perder

Se o Sp. Braga não vencer no Dragão,número redondo será atingido. O recorde de Robson está mais perto que nunca


Há uma luz que ilumina o ambiente escuro em torno do F.C. Porto. A equipa só venceu quatro dos últimos dez jogos, a contestação começa a subir de tom mas a liderança do campeonato ainda é uma realidade que serve de arremesso às críticas. E, ao primeiro lugar, junte-se a invencibilidade. 

O F.C. Porto, que não convence em campo, arrasa nos números. Se não perder na recepção ao Sp. Braga, na próxima jornada, Vítor Pereira conseguirá prosseguir uma marca iniciada por Jesualdo Ferreira e cimentada em grande estilo por André Villas-Boas. Já são 49 jogos consecutivos sem perder na Liga. Falta um para a meia centena. 

A grande fatia deste bolo pertence, obviamente, ao actual treinador do Chelsea. Um campeonato sem derrotas (27 vitórias e 3 empates). Histórico. A onda veio conectada à recta final de Jesualdo de dragão ao peito. 

A derrota em Alvalade (3-0), a 28 de Fevereiro de 2010, foi a última. Seguiu-se uma série invencível até ao final da época que coroou o Benfica como campeão. Curiosamente, esta marca até começou com um inesperado empate caseiro, frente ao Olhanense. A seguir, oito vitórias. 

Vítor Pereira prolongou o registo, para já, em mais 10 jogos (7 vitórias e 3 empates). Curiosamente, num terço da prova já perdeu os mesmos pontos que o seu antecessor. Para o igualar precisaria de um feito hercúleo: ganhar todos os jogos até ao fim da temporada. 

Quando subir ao Dragão para enfrentar o Braga terá passado um ano e nove meses desde o último desaire. É o mesmo que dizer que a última derrota terá sido há 631 dias, para os amantes dos números gordos. 

Para trás ficaram vitórias sobre todos os adversários que lhe passaram pela frente, pese alguns deslizes. E só a Olhanense conseguiu roubar pontos duas vezes ao longo desta série. Precisamente no primeiro e último jogo da mesma, até ao momento. 

Leão é o obstáculo final antes do recorde de Robson

Se chegar aos 50 jogos sem perder, o F.C. Porto estará muito perto de bater o melhor registo de sempre do género, que pertence a Bobby Robson. O técnico inglês conseguiu uma impensável série de 53 jogos seguidos sem perder, entre 14 de Outubro de 1994, com uma derrota com o Marítimo, por 2-1, e 23 de Março de 1996, quando o Benfica interrompeu a série, na Luz, pelo mesmo resultado. 

Para igualar o registo, Vítor Pereira, para além de não perder com o Braga, deve sair incólume da deslocação a Aveiro, da recepção ao Marítimo e...do Clássico de Alvalade, marcado para a penúltima jornada da primeira volta. Precisamente o último local onde o F.C. Porto perdeu...

Com sucesso nessas quatro missões, ao F.C. Porto «bastaria» vencer em casa o Rio Ave para dobrar o recorde de Robson. E fazer história quando começa a ser complicado baixar o tom das críticas. 

Os números da invencibilidade portista:

Jesualdo Ferreira: 8 vitórias; 1 empate
André Villas-Boas:27 vitórias; 3 empates
Vítor Pereira: 7 vitórias; 3 empates

Maior vitória nessa série: 5-0 (Benfica e Nacional)

Maior número de vitórias consecutivas: 14, todas em 2010/11, entre a 13º jornada (V. Setúbal, casa) e a 28ª (V. Setúbal, fora)

Equipa que roubou mais pontos na série: Olhanense (dois empates: em 2009/10 e 2011/12)

Outras equipas que conseguiram um empate: V. Guimarães, Sporting, Paços de Ferreira, Feirense e Benfica

in "maisfutebol.iol.pt"

Mangala: de «menino da mamã» a titular no F.C. Porto

Reportagem-Maisfutebol: o perfil do reforço francês, o processo da mudança para Portugal e o jogo que virou a sua vida do avesso


A onda convulsiva na defesa do F.C. Porto fazia adivinhar mudanças. Vitor Pereira afastou Nicolás Otamendi e apostou em Eliaquim Mangala. O reforço francês, resgatado ao Standard Liège, leva já quatro partidas consecutivas ao lado de Rolando. 360 minutos. É uma face desconhecida e a merecer apresentação. 

Maisfutebol investigou, falou com quem o conhece melhor e oferece-lhe uma análise cuidada. Quem é Eliaquim Mangala? O que vale realmente? É a aposta certa para o eixo defensivo do F.C. Porto? 

O português Rolão Preto treinou-o entre 2008 e 2010 em Liège. Traça um perfil dicótomo: «o Eliaquim destaca-se dos outros porque é muito mais rápido e decidido. Um pouco à imagem do Pepe. Diria que é um jogador intratável, no bom sentido. Fortíssimo nos duelos individuais.» Há, porém, um lado lunar. «Era um jogador faltoso. Creio que algo ingénuo até. Mas possui condições fantásticas.»

Siranama Dembelé é um dos melhores amigos e treinador-adjunto no Standard. Fala com autoridade sobre «o rapaz que só pensa em futebol». «Vive futebol, come futebol. Se ele ouvir alguém a falar de futebol, vai instintivamente ter com eles.»

«Ele rezava para se mudar para o F.C. Porto»

A ideia colhe receptividade em Dembelé e Erick Mombaerts, selecionador dos sub-21 de França. Eliaquim Mangala tem um preconceito grave: «detesta jogar feio, atirar a bola para fora». O francês já arriscou uma ou outra vez em zonas proibidas. Uma característica antiga.

«Quer fazer as coisas demasiado bem. Em vez de chutar a bola, prefere sair a jogar, a fintar e a meter o companheiro em boas condições», concorda Dembelé. Mombaerts reforça a impressão. 

«Pode comprometer-se ao querer jogar bonito. Mas a qualidade de sair bem com a bola é o que faz um defesa de top. Tem qualidades atléticas excepcionais e pode melhorar o aspecto técnico.»

O F.C. Porto é, no entender de ambos, o espaço perfeito para essa consolidação. «Antes de se transferir falou comigo. Disse-lhe que o Porto é um dos oito melhores da Europa. Falámos recentemente e o Eliaquim sente-se bastante bem em Portugal. O jogo do F.C. Porto corresponde ao que fazemos nos sub-21, é muito exigente», refere Erick Mombaerts.

«Falo com o Mangala todos os dias. Antes de se mudar, no Verão, desabafou comigo. «Vou rezar para que este interesse do Porto seja verdade.» O Mangala é fã de futebol e sabe que o F.C. Porto venceu três títulos europeus nos últimos dez anos.» 

«Aplicou-se na sua transferência, foi falar com os dirigentes do Standard e recusou ir para o Valência. Estava quase tudo acertado com os espanhóis.» 

A dependência da mãe e o jogo de uma vida 

Eliaquim Mangala tinha 17 anos quando conheceu Rolão Preto. «Era médio defensivo. Vimo-lo treinar e decidimos recuá-lo para central», recorda o actual adjunto de Laszlo Boloni no PAOK. «Era um menino calmo, pouco falador, extremamente humilde e muito ligado à mãe. Aliás, na altura vivia com a senhora perto de Liège.»

Na altura de renovar o contrato com o Standard, Rolão e Boloni encontraram um obstáculo de peso. «Por ele estava tudo bem, mas tivemos de ir a casa dele falar com a mãe e convencê-la de que ficar em Liège era o melhor para o Mangala. Essa é uma imagem forte que guardo dele: a dependência da mãe.» 

Um jogo tudo mudou. Mangala passou a ser homem aos olhos de colegas, treinadores e adeptos. «O golo ao Arsenal na Liga dos Campeões confirmou as nossas melhores expectativas. Fez uma grande exibição e não saiu mais da equipa. Falta-lhe um jogo assim no F.C. Porto. Vai convencer todos, mais cedo ou mais tarde.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Razia no treino dos dragões

Cinco lesionados e doze atletas ao serviço das selecções no arranque da semana de trabalho no Olival.


O plantel do FC Porto regressou ao trabalho esta segunda-feira, no Olival, tendo Vítor Pereira registado muitas ausências na ficha de treino.

O técnico dos azuis e brancos viu a lista de indisponíveis engrossar com o nome de Silvestre Varela, que está a contas com uma tendinite no joelho esquerdo. O extremo só realizou tratamento.

De resto, Fucile e Sapunaru, que permanecem em tratamento, estão condicionados. O mesmo acontece com Emídio Rafael, que se mantém em repouso de operação cirúrgica e ainda Iturbe, que está limitado a treino condicionado.

No que toca a ausências devido aos compromissos de selecções, são doze os escolhidos: Rolando e Moutinho (Portugal), Alvaro Pereira e Cristián Rodríguez (Uruguai), Guarín e James (Colômbia), Kléber, Hulk e Alex Sandro (Brasil), Djalma (Angola), Defour (Bélgica) e Mangala (França sub-21).

Desta forma, Vítor Pereira convocou vários atletas dos plantéis de formação para completar o grupo de trabalho.



in "rr.pt"

JOGO COM O LUSITÂNIA TAMBÉM FOI ADIADO

À imagem do que sucedera na véspera, por ocasião do jogo Terceira Basket-FC Porto Ferpinta, o encontro que opunha, neste domingo, os Dragões ao Lusitânia, também em Angra do Heroísmo, foi adiado devido às condições climatéricas que se fizeram sentir ao longo de todo o fim-de-semana na Ilha Terceira, nos Açores.

Ao abrigo dos regulamentos, os dois jogos, da terceira e quarta jornadas do campeonato da Liga, disputar-se-ão, em datas ainda a designar, no Dragão Caixa, no Porto.



in "fcp.pt"

JUNIORES B GOLEIAM SANJOANENSE

A equipa Sub17 do FC Porto venceu este domingo no terreno da Sanjoanense por 4-0. Os golos foram apontados por Vítor (33m), Raul (46m), Ivo (58m) e Tomás (76m). A formação orientada por Nuno Capucho mantém-se na frente da série B do campeonato nacional, a par do Boavista, com 28 pontos.

O FC Porto alinhou com João Costa, Marcelo, André Ribeiro, Tomás Podstawski «cap.», Luís Rafael, Vítor, Raul, Belinha (Nuno Santos, 67m), André Silva (Francisco Ramos, 48m), Graça (Francisco Costa, 48m) e Ivo.



in "fcp.pt"

JUNIORES C JÁ TÊM 14 PONTOS DE VANTAGEM SOBRE O SEGUNDO

A equipa Sub15 do FC Porto somou a 11.a vitória em 11 jornadas da primeira fase do "Nacional" de Juniores C, ao derrotar, este domingo, o Feirense, por 2-0, no relvado sintético da formação de Santa Maria da Feira.

José Pedro e Luís Mata apontaram, ainda na primeira parte (aos 11 e aos 13 minutos), os dois golos da partida, que permitiram à equipa orientada por António Folha ampliar para 14 pontos a vantagem sobre o segundo classificado, que é agora o Paços de Ferreira, com 19.



in "fcp.pt"

Internacionais baralham tudo

Vítor Pereira vai treinar durante nove dias com cerca de uma dúzia de jogadores do plantel principal, quatro dos quais (Helton, Maicon, Fernando, Belluschi) titulares no empate em Olhão. Durante esses dias, serão 13 os internacionais ao serviço das respectivas selecções - metade do plantel -, pelo que o treinador azul e branco será forçado a gerir o grupo tendo em conta três jogos fundamentais que lhe surgem pela frente. A 19 de Novembro, o FC Porto defronta a Académica, na Taça de Portugal. Guarín, James e Sapunaru chegam apenas dois dias antes e deverão ser cartas fora do baralho. Aliás, Vítor Pereira só poderá começar a contar com a maior parte dos internacionais (Moutinho, Rolando, Alex Sandro, Hulk, Kléber, Álvaro Pereira, Cebola, Defour e Mangala) apenas três dias antes do jogo com os estudantes. Gerir as viagens e o desgaste físico de cada um será fundamental, até porque a deslocação à Briosa, num jogo a eliminar, implica um peso a não menosprezar para o técnico, que não poderá deixar de ter em conta as consequências de outra viagem não menos importante a Donetsk, quatro dias depois, para nova cartada decisiva contra o Shakhtar, na Champions.
Fucile e Iturbe têm vindo a recuperar das respectivas lesões e são fortes candidatos para o jogo da Taça de Portugal. Walter, suplente em Olhão, também voltará a ter uma palavra a dizer, até porque não está inscrito na Champions. Do mesmo modo, Djalma, que defronta o Sporting uma semana antes, também será outra opção a considerar. O lado esquerdo da defesa surge como um dos sectores que mais dúvidas suscitará por essa altura e a opção dependerá muito do estado de Álvaro Pereira e Alex Sandro. O brasileiro, que joga um dia antes do uruguaio, poderá estar em vantagem...
Contra o Shakhtar, Vítor Pereira poderá "reforçar" o onze em quase todos os sectores com unidades poupadas em Coimbra, uma vez que só uma vitória interessa ao FC Porto para tentar ainda o apuramento para os oitavos-de-final da Champions. As opções para a recepção ao Braga só poderão ser medidas a partir daí.

Brasileiros juntam-se em Frankfurt

Hulk, Kléber e Alex Sandro viajam hoje do Porto para Frankfurt, na Alemanha, onde vão juntar-se à equipa técnica brasileira liderada por Mano Menezes e aos eleitos para estes dois particulares. A comitiva verde e amarela segue para o Gabão a meio da tarde. O primeiro treino está marcado para o dia seguinte, no Estádio Augustin Monedan. Quinta-feira, o Gabão mede forças com o Brasil, que segue para Doha, no Catar, na sexta-feira à noite, para novo jogo de preparação.

Álvaro integra hoje estágio do Uruguai

Álvaro Pereira é aguardado hoje em Montevideu para integrar o estágio da selecção do Uruguai, devendo começar a treinar com os campeões sul-americanos a partir de amanhã. Cristian Rodríguez, que não foi convocado para a deslocação do FC Porto a Olhão, aproveitou para viajar mais cedo. Os uruguaios jogam com o Chile na corrida para o Mundial'2014 e depois viajam para Itália, onde disputam um particular com os transalpinos. O dia de ontem foi de trânsito intenso a partir do Porto e James Rodríguez também já está na Colômbia.

in "ojogo.pt"

Novembro escaldante no dragão

Vítor Pereira continua a ser o treinador do FC Porto. O empate em Olhão deixa-o mais fragilizado, mas ainda no comando das operações e será ele a orientar o treino, esta manhã, quando a equipa regressar ao trabalho. A competição interna vai parar por causa das selecções, regressando com grandes decisões para o FC Porto, tudo no espaço de uma semana, entre os dias 19 e 27 deste mês. Muito do futuro da equipa, mas também de Vítor Pereira, joga-se nas três partidas que se seguem: Académica (Taça), Shakhtar (Champions) e Braga (Liga).
São três provas distintas, mas com a mesma margem de manobra mínima. A contestação externa ao treinador portista não pára de aumentar e pode chegar a um ponto sem retorno. Ainda que o FC Porto não tenha por hábito despedir treinadores a meio da época na era de Pinto da Costa: foram apenas três (Ivic, Octávio e Fernandez - Quinito saiu por vontade própria). Destes só Ivic não passou o Natal e o "réveillon" na cadeira de sonho, tendo saído em meados de Dezembro. Octávio Machado e Victor Fernandez saíram em Janeiro.
Porém, não é este dado estatístico que vai ditar o futuro de Vítor Pereira, mas sim os resultados nos tais três jogos que se seguem. Em Coimbra, é a eliminar e não há volta a dar: se o FC Porto quiser chegar pela quinta vez consecutiva ao Jamor e tentar o inédito "tetra" na Taça de Portugal tem de vencer. Uma eliminação prematura na competição deixará o treinador à beira do precipício e a equipa com menos um objectivo a atingir. Com outra particularidade: Pedro Emanuel é o treinador da Académica e tem uma palavra importante a dizer na continuidade do seu antigo companheiro de equipa técnica no Dragão. O número 3 da hierarquia com Villas-Boas pode colocar ainda mais em brasa o lugar do antigo número 2.
Segue-se a Liga dos Campeões, onde os resultados têm acompanhado a (falta) qualidade das exibições. Com apenas quatro pontos, o FC Porto não pode voltar a falhar sob o risco de dizer já adeus a três milhões de euros e à fase a eliminar da Champions. Além disso, uma nova derrota, agora com o Shakhtar, permitiria aos ucranianos passar os portistas, relegando-os para o último lugar, o único que significa o fim da competição na Europa em Dezembro. Um golpe que seria duríssimo para as finanças do clube, mas sobretudo para o ego de uma equipa habituada a acompanhar os "tubarões" até tarde na época.
A terminar, o Braga visita a Invicta, no dia 27. Além de toda a importância desportiva, acrescenta-se um dado perverso: as últimas chicotadas psicológicas no reino azul e branco têm o dedo dos minhotos. Octávio Machado (2002) foi eliminado da Taça pelo Braga e ditou a sua sentença, apesar de ainda ter feito mais um jogo, com o Boavista antes de sair; Victor Fernandez (2005) foi despedido após perder com o "Arsenal" português.

Só Adriaanse falhou os oitavos

Desde 2000, só por uma vez o FC Porto não ultrapassou a fase de grupos da Liga dos Campeões, descontando, obviamente, as três épocas em que disputou a Liga Europa/Taça UEFA. Foi em 2005/06, quando era orientado por Co Adriaanse, conseguindo apenas uma vitória e dois empates nas seis jornadas. Cinco pontos que significaram o último lugar do grupo, atrás do Inter de Milão, do Glasgow Rangers e do modesto Artmedia, da Eslováquia. A época europeia acabou em Dezembro, mas o holandês acabou por ganhar a Liga e a Taça em Portugal.

in "ojogo.pt"

Varela falha treino matinal

VÍTOR PEREIRA CHAMA "REFORÇOS"



Depois do empate com o Olhanense (1-1), o FC Porto regressou esta segunda-feira aos treinos com várias ausências.
Além dos lesionados Fucile, Sapunaru, Iturbe e Emídio Rafael, e dos jogadores que rumaram às respetivas seleções, destaque para a ausência de Varela que não subiu ao relvado do Olival com os restantes companheiros de equipa.
Para colmatar as "faltas", Vítor Pereira chamou oito jogadores dos escalões inferiores: Mikel, Ebo, Leandro, Tomás, Gonçalo, Frederic, Adriano e Caio.
Da equipa principal, o técnico só contou com Helton, Otamendi, Maicon, Belluschi, Souza e Walter.
ín "record.pt"

"Chip" não foi trocado e a resposta falhou

NÃO RECUPERARAM DO DESAIRE EUROPEU



Trocar o “chip” da Champions para a Liga Zon Sagres, de forma a que os efeitos do desaire em Nicósia não se fizessem sentir em Olhão, era um dos grandes desafios a que se tinha proposto Vítor Pereira para este jogo, só que esse objetivo falhou redondamente. Pela primeira vez esta época, os campeões nacionais não conseguiram dar uma resposta categórica a nível interno, depois de um resultado negativo na Liga dos Campeões.
Na sequência da derrota por 2-1, no Chipre, o FC Porto cedeu mais dois pontos no campeonato, mostrando-se incapaz de derrubar a muralha defensiva do Olhanense.
~in "record.pt"

Choque de sectores

ATAQUE E DEFESA EM CONTRACICLO CAUSAM AFLIÇÃO



O ataque e a defesa do dragão não se entendem. Quando um dos sectores está bem... é o outro que vacila. Assim, sem surpresas, nesta evolução às avessas do rendimento de cada um dos blocos é inevitavelmente a equipa, e os seus resultados, que mais se ressentem.
O encontro de Olhão deu sinais inequívocos neste sentido. A um ataque sem ideias nem capacidade para criar assiduamente ocasiões de golo, contrapôs-se uma defesa que, não obstante algumas imprecisões, chegou ao final dos 90 minutos com o seu primordial objetivo cumprido: zero golos sofridos. No entanto, estes são dados comprovados por uma tendência recente com episódios percetíveis na partida do Chipre, diante do Apoel...
in "record.pt"

Iturbe quase a regressar

Iturbe está na via do regresso ao trabalho em grupo, após paragem forçada por lesão - fractura no cotovelo esquerdo na deslocação a Sintra, para a Taça de Portugal, onde o dragão goleou (8-0), o Pêro Pinheiro. 

Operado, o argentino tem vindo a evoluir sem pressa e a recuperação avança de forma favorável, admitindo-se que até ao início da próxima semana surja em acção nas manobras colectivas, depois de ter iniciado há dias um período de treino condicionado.


in "abola.pt"