segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

VITOR PEREIRA: "ESPERO UM JOGO BONITO"

Vítor Pereira promete um FC Porto fiel ao modelo de posse, pressão e de ataque na partida da Liga dos Campeões, frente ao Málaga. Ao adversário reconhece qualidade e um modelo idêntico ao do bicampeão português, antecipando um bom espectáculo.

O que se pode esperar deste Málaga e do FC Porto?
Pode-se esperar, fundamentalmente, um grande jogo, com duas equipas técnicas, com muitos jogadores com nível técnico elevado. Duas equipas muito organizados do ponto de vista colectivo, aguardo um grande jogo de futebol.

Quão importante é não sofrer golos?
Em eliminatórias com estas características é importante ganhar e, se possível, sem sofrer golos. É de facto um objectivo. O objectivo principal é ganhar o jogo e depois, sem sofrer golos, melhor ainda.

Assume algum tipo de favoritismo?
Se o passado jogasse a vitória estaria garantida, mas como o passado não joga o presente é que conta. Neste momento, o Málaga está em quarto lugar na liga espanhola, fez uma fase de grupos em que ficou à frente do Milan e do Zenit. Provou competência, provou qualidade. Temos argumentos individuais e colectivos para discutir esta eliminatória. Para além do entusiasmo da nossa massa associativa com o espectáculo que vai ser proporcionado pelas duas equipas, espero também um jogo muito difícil. Já observei o Málaga ao vivo por duas vezes, para além da TV, e o Málaga é de facto uma equipa de nível a considerar, no seu processo ofensivo, no seu processo defensivo. Uma equipa que sofre pouquíssimos golos, com as qualidades que eu acho que a nossa equipa tem. Uma equipa que gosta de ter bola, que gosta de ter a iniciativa, que gosta de pressionar, acredito num grande espectáculo de futebol.

Espera Málaga cauteloso no Dragão?
Não acredito nisso. O Málaga é uma equipa que tanto pode jogar com bola, tendo a iniciativa, como pode ser perigosa em transições rápidas, é uma equipa que tem uma ideia de jogo muito bem definida. Isso depende do seu treinador, é um treinador que tem provado a sua competência ao longo dos anos. Espero fundamentalmente um jogo bonito, bem jogado, com duas equipas que gostam de ter bola e disfrutar do jogo. Apesar de ser uma eliminatória Champions, com toda a responsabilidade que isso acarreta, espero um jogo bonito de se ver.

Antes do jogo com o Beira-Mar disse que esperava que fosse pré-preparação…
Ganhámos com autoridade que se exigia. Chegamos lá, fomos autoritários, ganhámos de forma tranquila, controlamos o jogo, não permitimos qualquer oportunidade ao Beira-Mar, como eu gosto.

Defour já está em condições?
Defour fez hoje o primeiro treino integrado com a equipa…

Este é o jogo mais importante para a sua carreira, fica mais nervoso nestes jogos?
Como eu acho que este não é o jogo mais importante da minha carreira, o jogo mais importante está para vir ainda, ainda não chegou. Este é um jogo importante, mas se eu antes de aqui estar sonhava em estar na Liga dos Campeões, como é que não hei-de estar à-vontade se sonhei estar aqui. Considero esta competição a melhor do Mundo, com as melhores equipas do Mundo, vamos ter oportunidade como equipa, e eu como treinador, para desfrutarmos deste jogo, para ouvirmos mais uma vez aquele som maravilhoso que me encanta desde que vejo futebol. Tudo reunido, perante os nossos adeptos, num estádio maravilhoso, tudo composto para um grande espectáculo. Tenho muito mais preocupações com jogos de nível diferentes, em que aí podemos ter a tendência inconsciente para relaxar-nos. Este tipo de jogo deixa-nos entusiasmados e com vontade de participar nele. Tenho a honra de estar junto ao relvado a disputar um jogo destes. Quero ter muitos mais jogos destes.

Tem alguma prioridade entre campeonato e Champions?
Queremos ganhar o campeonato, foi sempre esse o objectivo número um. Na Liga dos Campeões, na maior prova da UEFA, passar esta eliminatória e continuar em prova juntamente com as grandes equipas que estão presentes.

Seguramente viu muitos jogos do Málaga. Tem plano para parar Isco?
O Málaga apesar de ter jogadores que do ponto de vista individual se destacam, o que eu admiro no Málaga é o seu colectivo, Não temos por hábitos ter preocupação especial com o jogador A ou B, não o iremos fazer, mas sabemos quais são os seus pontos fortes e o que tentaremos fazer é diminuir ao máximo esses pontos fortes e sermos fieis à nossa identidade, ao nosso modelo de jogo. Gostamos de ter bola, de dominar o adversário, de ter iniciativa sempre que possível, de procurar golos. Somos uma equipa que gosta de pressionar e tirar a iniciativa ao adversário. Que jogue como sempre jogou, porque não vamos criar identidade nova para o jogo com o Málaga, porque esta identidade tem sido trabalhada ao longo de meses. Se assim o fizermos estaremos mais próximo de ganhar.


in "fcp.pt"

FERNANDO; "ESTAMOS PREPARADÍSSIMOS"


Fernando antevê muitas dificuldades perante o Málaga, como acontece em todos os jogos da Liga dos Campeões, mas diz que o adversário está bem estudado e mostra confiança num bom resultado e na vitória na eliminatória.

Perspectiva-se grande luta com no meio-campo, está preparado?
Nós sabemos da qualidade do Málaga, uma grande equipa, estamos cientes disso, mas estudamos muito e estamos preparados para fazer um grande jogo.

O Fernando leva uma longa série sem derrotas no campeonato, isso dá confiança para estes jogos?
É sempre importante manter esse registo no campeonato, mas estamos na Liga dos Campeões a pensar em fazer um grande jogo, para ganhar.

Esta equipa do Málaga é a melhor defesa da liga espanhola, ainda não perdeu na Liga dos Campeões…
Sim, é muito complicada, tem jogadores de muita qualidade, mas nós também sabemos da nossa qualidade, estamos preparadíssimos para este jogo e para o de lá também. Esperamos que os nossos adeptos possam comparecer e nos ajudar a fazer um grande jogo.

Málaga espera não sofrer golos, o FC Porto pretende vencer e não sofrer golos…
Vamos fazer de tudo para não sofrer golos e tentar fazer um ou dois. No segundo jogo é que se vai decidir tudo.

Disse que estudou muito o Málaga, desse estudo qual foi a principal ideia com que ficou de Isco, tido como o melhor jogador da equipa?
A equipa do Málaga é muito competitiva, com jogadores no ataque de muita qualidade. O Isco também, mas não vamos pensar só no Isco, mas em toda a equipa, com o objectivo de anular todos os jogadores e fazer um excelente jogo.

O FC Porto pressiona cada vez mais alto, como lida com isso?
Jogos da Champions exigem sempre muito de mim. Em casa temos de controlar o jogo, vamos ter posse de bola e não vai ser diferente. Vamos tentar ter posse de bola, jogar o mais alto possível e tentar fazer golos.


in "fcp.pt"

JUNIORES A ENTRAM NA FASE FINAL COM O PÉ ESQUERDO


A equipa Sub19 do FC Porto perdeu este domingo no terreno do SC Braga, por 1-0, em encontro da primeira jornada da fase final (apuramento do campeão) do Nacional de Juniores A. Os azuis e brancos sofreram o único da partida aos 90 minutos, por intermédio de Nené, numa recarga após uma primeira defesa de Kadú.

A formação orientada por Nuno Capucho dominou a primeira parte, em que criou várias situações para golo, mas não conseguiu manter o registo no segundo tempo, em que o encontro passou a ser disputado num registo de transições e jogo directo. Houve ainda um lance duvidoso, em que um jogador do SC Braga parece jogar, com intencionalidade, a bola com a mão dentro da sua grande área.

O FC Porto alinhou com Kadú, Marcelo, Bruno Silva, Tomás Podstawski (cap.), Rafa, Vítor Andrade, Frederic (Gonçalo, 60m), Belinha, André Silva, Francisco Ramos e Leandro (Ivo, 75m).


in "fcp.pt"

Varela regressa aos convocados

PARA JOGO DOS "OITAVOS" DA CHAMPIONS


O regresso de Silvestre Varela é a única novidade nos convocados do FC Porto, que recebe terça-feira os espanhóis do Málaga, em encontro da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões (19H45).

Em relação aos eleitos para o confronto de sexta-feira com o Beira-Mar (triunfo por 2-0 em Aveiro, para a 19.ª jornada do campeonato), Varela, que se encontrava a recuperar de uma lesão, entra para o lugar de Kelvin.

O treinador do FC Porto, Vítor Pereira, tem todo o plantel disponível para o regresso à Champions.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano.

Defesas: Danilo, Maicon, Otamendi, Mangala e Alex Sandro.

Médios: Fernando, Lucho Gonzalez, Castro e João Moutinho.

Avançados: Varela, Atsu, Jackson, Izmailov, James Rodriguez, Liedson e Sebá.

in "record.pt"

DANNY "Ao nível normal, o FC Porto ganha"

Internacional português não tem dúvidas do que os dragões são favoritos à passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões
Danny, internacional português que atua no Zenit, defrontou o Málaga na fase de grupos da liga milionária e não tem dúvidas que o FC Porto tem condições para atingir a próxima fase da competição.

"O Málaga tem jogadores com muita qualidade, controla bem a bola, mas o FC Porto é favorito", começou por dizer, em declarações à Antena 1. "Tem mostrado na Europa que joga sempre para vencer e, se estiver ao nível normal, com toda a certeza que será capaz de vencer o Málaga", concluiu.

in "ojogo.pt"

JACKSON "Temos equipa para ganhar"

O avançado do FC Porto está em destaque no site da UEFA, fala da Liga dos Campeões e refere-se ainda às comparações com Falcao.


"Vamos tentar, acreditamos que temos uma equipa que pode ter sucesso. Mas, por agora, antes de pensar em vencer a Champions, temos de pensar na eliminatória com o Málaga", disse Jackson, o jogador do FC Porto em destaque no site da UEFA, sobre as possibilidades dos portistas conquistarem o troféu, repetindo os feitos de 1987 e 2004. "Nada é impossível", deixou escapar.

Não há forma de escapar. O facto de ser colombiano certamente que ajuda às comparações, mas o avançado portista recusa alimentar muita conversa sobre Falcao. "Escreveu a sua história neste clube enquanto eu estou apenas a começar a minha. Se quiserem pensar no Falcao como um rival, e há pessoas que podem achar isso, tal não corresponde à verdade. Somos bons amigos, vejo-o como uma boa pessoa e que, tal como eu, está a fazer o seu melhor", afiançou já depois de desabafar. "Em primeiro lugar, não gosto de comparações porque toda a gente tem o seu próprio estilo de jogo".


in "ojogo.pt"

Link para UEFA

PEPE "Real e FC Porto na final? Era um sonho"


Internacional português revela o desejo de encontrar os dragões na final da Liga dos Campeões
Uma final da Liga dos Campeões entre o Real Madrid e o FC Porto era, para Pepe, o realizar de um sonho. Em entrevista à Antena 1, o central merengue revela o desejo de reencontrar a formação portista e sublinha que os dragões podem "sonhar" com a final.

"Todas as equipas podem sonhar e o FC Porto, tanto como o Real Madrid, também sonha com a final", começou por dizer. "Defrontar o FC Porto na final? Era um sonho. É uma equipa pela qual tenho um enorme carinho", sublinhou. 

Em relação ao jogo dos dragões com o Málaga, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o central português adverte para a qualidade do adversário espanhol mas, sublinha, "o FC Porto é favorito".

"O FC Porto tem uma grande equipa e muitas possibilidades de passar à próxima fase", concluiu.

in "ojogo.pt"

Defour, afinal, treina a 100%

A grande novidade do derradeiro treino do FC Porto antes do encontro de terça-feira com o Málaga é a inclusão do médio belga no trabalho sem limitações.


Defour a treinar, aparentemente sem qualquer limitação, constitui a principal novidade do treino do FC Porto, que esta manhã ensaia pela última vez antes do encontrar o Málaga na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, jogo marcado para terça-feira, às 19h45, no Estádio do Dragão.

O belga deverá, portanto, constituir mais uma opção para Vítor Pereira, que deixou de conta com Defour após o último treino anterior à visita a Guimarães, ou seja, a 31 de janeiro.


in "ojogo.pt"

Ingleses repetem: James por Nani


É uma certeza incontornável: James é hoje em dia um dos nomes na moda no futebol inglês, sucedendo-se notícias sobre uma possível troca com o português do Manchester United.
James no Manchester United, Nani no FC Porto. A ideia não é nova e é com base nela que o Daily Express começa a semana. Os red devils querem o colombiano dos dragões - que regressou à competição em Aveiro, na sexta-feira -, Nani está descontente em Inglaterra, quer sair e prefere Portugal ou Espanha como destino. As peças encaixam como um puzzle, diz o Daily Express.

Dados importantes a juntar a esta novela em que o Manchester United usaria Nani para fazer baixar as pretensões financeiras do FC Porto: a cláusula de rescisão do colombiano é de 45 milhões de euros; o contrato do português do United termina em junho de 2014...

in "ojogo.pt"