segunda-feira, 16 de agosto de 2010

«Temos de ter cuidado com Hulk», avisa o espião do Genk

Pierre Denier, treinador-adjunto do Genk, foi o espião de serviço no último compromisso do F.C. Porto antes do duelo no «play-off» de acesso à fase de grupos da Liga Europa. O técnico belga tirou diversos apontamentos sobre o estilo de jogo dos dragões, na magra vitória frente à Naval 1º de Maio, na Figueira da Foz.


«O F.C. Porto é uma grande equipa. Eles conquistaram apenas uma vitória magra, mas mereciam ter vencido por mais golos. Jogam ao nível de uma Liga dos Campeões», considera Pierre Denier, em declarações à imprensa da Bélgica, a que o Maisfutebol teve acesso.

O treinador-adjunto do Genk já identificou as armas mais letais do F.C. Porto e elogia o marcador do golo azul e branco na Figueira da Foz, depois de uma segunda parte de brilho intenso. «Temos de ter cuidado com Hulk. O ataque é o sector mais forte do F.C. Porto», concluiu o espião belga.

in "maisfutebol.iol.pt"

Falcão quer FC Porto a marcar na Liga Europa


O FC Porto joga 5.ª feira com o Genk, a sua primeira partida para o play off da Liga Europa. Falcão revela que a equipa quer marcar golos para ganhar já nesta primeira mão.


O FC Porto estreia-se nas competições europeias desta época com o jogo frente ao Genk, a realizar esta quinta-feira, em terreno do adversário. Falcão refere que a equipa está consciente de que o Genk “vai jogar para ganhar em casa”.

Para serem mais fortes, os azuis e brancos terão de “estar tranquilos” e “conseguir golos”, segundo refere Falcão. O jogador revela que é vontade do FC Porto sair em vantagem já na primeira mão do play off, na Bélgica.

Para este jogo, Guarin está em dúvida e voltou a não treinar esta manhã, por ter sofrido uma entorse traumática no tornozelo esquerdo, na partida com a Naval. Também estiveram ausentes o uruguaio Rodriguez e o argentino Mariano Gonzalez que cumprem diferentes programas de recuperação

Em espera estão ainda Walter e James Rodriguez que continuam dependentes dos respectivos passes internacionais para se poderem estrear pelos azuis e brancos em jogos oficiais.

Quanto a Falcão, diz-se adaptado ao 4-3-3 de André Villas-Boas, não sendo para ele um problema, jogar sozinho na área adversária. "não tenho nenhum problema com isso", esclareceu o jogador.

in "rr.pt"

Villas-Boas conduz treino sem Rodríguez e Guarín



A equipa principal do FC Porto voltou, esta segunda-feira, aos treinos, onde as principais ausências foram as de Cristian Rodríguez, Guarín e Mariano. André Villas-Boas prepara, agora, a deslocação à Bélgica, para o jogo com o Genk, a contar para a primeira-mão dos “play-off” da Liga Europa. Mariano continua em tratamento e ginásio, Rodríguez fez trabalho de recuperação no ginásio, enquanto Guarín, depois de se lesionar no Sábado no jogo frente à Naval, não treinou por estar em tratamento. Destaque, ainda, para a presença do guarda-redes Kadú, dos sub-17, e o médio Sérgio Oliveira, dos sub-19, que treinaram com o plantel principal.


in "desporto.pt.msn.com"

Guarín teve de parar


O FC Porto iniciou ontem a preparação do encontro com o Genk, da primeira mão do play-off da Liga Europa, sem Guarín e Rodríguez. O caso mais preocupante é o do colombiano, que sofreu uma entorse traumática no tornozelo esquerdo e se limitou a fazer tratamento. Tudo aconteceu nos momentos finais do jogo da Figueira da Foz, na sequência de uma entrada dura de um adversário. Para já, o médio encontra-se em dúvida para a deslocação à Bélgica, na quinta-feira. Quanto a Rodríguez, ficou no ginásio, mas apenas para fazer trabalho de recuperação. O uruguaio só jogou 17 minutos, mas a meio da semana actuou pela sua Selecção, o que, a juntar a uma época anterior com bastantes lesões musculares, obriga a uma cuidada gestão física. Mariano fez tratamento.


Quanto ao treino, percebeu-se que foi ligeiro e sem qualquer preocupação táctica, tendo em conta o jogo com o Genk. Os 15 minutos iniciais foram preenchidos com corrida com Helton incluído no pelotão, enquanto os outros guarda-redes trabalhavam à parte numa das balizas. Samir e Sérgio Oliveira foram recrutados aos sub-19 para treinar sob as ordens de Villas-Boas. Pelo colocação de duas redes, sabe-se que o treino teve ainda sessões de futevólei.

De registar ainda que Raul Meireles e Fucile treinaram normalmente e indiferentes a quaisquer movimentações de mercado. O caso do lateral ganha maior relevo porque terá ficado de fora da Liga Europa por estar lesionado. Contudo, o boletim clínico do FC Porto não aponta qualquer problema ao uruguaio.

in "ojogo.pt"

Meireles na lista de compras de Ferguson

O tablóide "Sunday Mirror" escreveu na edição de ontem que Raul Meireles está na lista de compras do Manchester United, surgindo como alternativa a Mesut Ozil, do Werder Bremen. O internacional português é apontado como o "plano B" de Alex Ferguson com a curiosidade de, segundo a notícia, ser mais caro do que o médio pretendido pelo técnico. Sir Alex deu indicações para oferecer, no máximo, 10 milhões de euros pelo alemão, o mesmo que Chelsea e Real Madrid teriam proposto, mas o clube pede mais quatro milhões. Dado o impasse, o Manchester estuda alternativas e é aqui que Raul Meireles volta a ser relacionado com o clube inglês. Só que, avança o jornal, o médio de 27 anos do FC Porto custaria cerca de 18 milhões de euros.

Com Hulk é tiro e queda


Hulk devia rimar com vitória, mas, à falta da fonética, temos os números que atentam a importância do avançado brasileiro neste FC Porto e também naquele que concluiu a época passada com uma sequência de oito vitórias, incluindo a que permitiu a conquista da Taça de Portugal.

Mais do que ter voltado a ser decisivo com o golo na Figueira da Foz, quase um ano depois de o ter feito num jogo da Liga dos Campeões - dois golos da vitória caseira, por 2-1, diante do APOEL -, o brasileiro está ligado à sequência de vitórias que começou a 28 de Março, dia em que regressou do castigo da Liga e que prossegue ainda com um total de dez triunfos consecutivos, juntando-se as oito ainda com Jesualdo Ferreira no comando técnico às duas alcançadas sob as ordens de André Villas-Boas. E se o dado parece pouco, junte-se-lhe a parcela de dois troféus conquistados, a já referida Taça de Portugal e a recente Supertaça.

Anteontem, o brasileiro esteve intimamente ligado à entrada vitoriosa dos portistas na Liga 2010/11. Uma importância que se reflecte no facto de ter sido o marcador do único golo diante da Naval, mas que se prolonga noutros itens estatísticos. Foi o mais rematador dos portistas - oito remates, contra seis de Belluschi - e o que mais cruzamentos fez, destacando-se aqui o período na segunda parte em que o FC Porto passou a ser claramente mais forte e dominador. Pela direita, mas também pela esquerda a partir do minuto 61, altura em que Varela saiu para entrar Guarín e o brasileiro se tornou no segundo avançado do 4x4x2.

É certo que Hulk não deixou de ser o Hulk de sempre. Continua a protestar com os árbitros - viu o cartão amarelo -, insiste nas jogadas individuais (foi quem mais vezes perdeu a bola para os adversários), mas é verdade que, nesta sequência de dez jogos e dez vitórias, marcou quatro golos e fez sete assistências. Será mesmo individuialista?

Hulk com Naval
 
Recuperações 5

Hulk não se demitiu do papel defensivo e por isso acabou o jogo com cinco recuperações de bola, tendo mesmo sido o avançado que por mais vezes roubou a bola a jogadores da Naval no jogo de anteontem.

Passes certos 27
Guloso? Talvez haja momentos do jogo em que o brasileiro parece agarrar-se demasiado à bola, mas a verdade é que, na Figueira da Foz, foi o avançado que mais passes fez, tendo acertado por 20 vezes no destino.

Faltas 5
O avançado é um constante foco de preocupação para os adversários. Contra a Naval, foi o portista mais castigado, tendo sofrido cinco faltas e numa delas provocado um cartão amarelo ao defesa Carlitos.

FC Porto na Naval

Recuperações 87
A equipa do FC Porto somou 87 recuperações de bola durante os 95 minutos que durou o jogo, tendo perdido a bola em 142 ocasiões do jogo com a Naval, mais duas perdas do que a equipa da Figueira da Foz.

Passes 74%
O número é importante - 253 passes certos. Mas mais importante será concluir que o FC Porto acertou 74% dos 340 passes que fez. Igual percentagem obtém Hulk neste item, graças a 20 certos em 27 passes.

Faltas 15
O total de faltas que o FC Porto sofreu em 95 minutos de jogos foi de 15 - cometeu 19 -, sendo de salientar que a Hulk couberam cinco dessas entradas faltosas dos navalistas. Ou seja, 33 por cento.

in "ojogo.pt"

Afinal havia outro - villas-boas socorreu-se do sistema trabalhado em segredo


Depois de quase 800 minutos de futebol em 4x3x3, Villas-Boas esvaziou o debate em torno do sistema tático alternativo do seu FC Porto. Afinal havia outro! O encontro com a Naval estava num impasse e o técnico resolveu prescindir de Varela. Apesar de ter Rodríguez e Ukra para substituições diretas, preferiu abanar com o jogo e mostrar a versão losango do dragão. A forma como os jogadores se adaptaram à alteração foi esclarecedora: todos sabiam o que fazer. Trabalhado em segredo, o 4x4x2 arrasou com a resistência da Naval.


Villas-Boas ganhou o jogo e mostrou uma competência distinta da que tinha manietado o Benfica. Se contra as águias brilhou na forma como preparou o embate, delineando uma estratégia que anulou por completo o seu rival, na Figueira da Foz conseguiu dar a volta ao enredo com um jogada de banco que revelou a sua capacidade de ler o jogo.

Riscos

Nada disto resultaria sem um apurado trabalho prévio. Com o duplo pivô Godemèche-Hauw, a Naval criou uma barreira que impediu o FC Porto de ser acutilante nos últimos metros. Guarín, na cabeça do losango, posicionou-se entre linhas e criou desequilíbrios, como ficou evidente na bela jogada de entendimento com Hulk, que isolou o brasileiro na cara de Salin, aos 68’. E nem a entrada de Rodríguez abalou esta aposta no sistema alternativo, sendo esclarecedora a reação de Moutinho à saída de Varela: de imediato se posicionou a interior-direito, ciente de que o Cebola jogaria na posição que estava a ocupar até esse momento.

O golo surgiu numa fase em que Villas-Boas se preparava para ser ainda mais audaz, retirando um central e lançando Ukra para um 3x3x4 que lembra os tempos de Adriaanse, mas que o portuense testou amiúde na Académica, sempre como desenho alternativo. O tento de Hulk alterou o guião. Em vantagem, avançou Souza e houve um pequeno reajustamento tático, já que o meio-campo em losango deu lugar a uma estrutura em 1x3, com Souza a jogar na linha de Guarín e Rodríguez numa fase terminal em que importava segurar o resultado.

Na estreia para o campeonato, o FC Porto mostrou uma prometedora flexibilidade tática

in "record.pt"

Hulk já sabe dar a outra face - O incrível estreia-se a decidir na Liga


Hulk não falha penáltis e, por isso, é ele quem os bate no FC Porto. Mas Hulk também não decidia jogos de campeonato, mas fê-lo na Figueira. Nunca, nas duas épocas anteriores, o brasileiro tinha apontado golos triunfais na Liga, conseguindo-o apenas na Champions quando bisou e derrotou, no Dragão, o Apoel (2-1).


O Incrível aprendeu a dar a outra face, disso sendo exemplo o comparativo com o jogo inaugural da edição anterior do campeonato. Há um ano, na Mata Real, Hulk também viu um amarelo por protestos. No Bento Pessoa, porém, essa admoestação repercutiu-se no seu crescimento, impedindo a reprise do disparatado vermelho que limitou o rendimento coletivo frente ao Paços.

Hulk apontou o seu golo 20 ao serviço do FC Porto, mas este foi claramente o mais saboroso para a equipa, que amealhou um triunfo às custas do remate certeiro do internacional canarinho. Aos 24 anos, esta é uma época fundamental para a sua carreira e Hulk sabe-o.

Psicologicamente estável e a mostrar total adaptação às ideias de Villas-Boas, o camisola 12 assume-se como o perigo n.º 1 para as defesas da nossa Liga.

in "record.pt"

Walter em lista de espera para Genk


Expectativa no Dragão. Walter e James Rodriguez continuam dependentes dos respectivos passes internacionais para se poderem estrear pelos azuis e brancos em jogos oficiais. Para já, por falta dos respectivos documentos, falharam os desafios da Supertaça Cândido de Oliveira e da primeira jornada da Liga, com a Naval.


A lista de eleitos do treinador, aliás, só foi divulgada ao final da tarde da véspera do encontro, algo que muito raramente acontece, a não ser em situações extremas, como esta, porque os dragões esperaram até ao limite, mas em vão, pelos processos que permitiriam a regularização dos seus dois reforços.

James encontra-se numa situação mais gritante e, no mínimo, esquisita, na medida em que assinou contrato com o FC Porto nos primeiros dias do mês de Julho, já o caso de Bigorna, ainda que recente, por se ter vinculado oficialmente aos azuis e brancos a 28 de Julho, é, sem dúvida, mais desesperante, pois trata-se de um candidato a titular da equipa ou, no mínimo, um suplente para resolver jogos.

Mesmo defraudados com os compromissos estabelecidos de que tudo ficaria resolvido já no arranque do campeonato, nem por isso se deixa ainda de acreditar no dragão que, até hoje, tudo deverá ficar resolvido.

E se assim acontecer, viabilizará desde já a integração de Walter nos convocados portistas para o jogo com os belga do Genk, a disputar-se na quinta-feira, no primeiro duelo de dois do play off da Liga Europa. Disponibilidade por que Villa Boas muito torce, mormente depois das dificuldades de finalização reveladas pela sua equipa frente à Naval.
 
in "abola.pt"

Falcao a solo: «No ano passado, também fiz quase todos os jogos»


Radamel Falcao continua a ser exemplar único no enquadramento competitivo do F.C. Porto. Walter falhou os embates com Benfica e Naval, uma vez que o certificado internacional do jogador ainda não chegou a Portugal. Segue-se o Genk, na Liga Europa.


Kléber é o terceiro nome desejado para a ponta da lança portista, mas o jovem brasileiro continua no meio de uma disputa legal entre Atlético Mineiro e Marítimo. Enquanto Walter espera ser opção para André Villas-Boas na deslocação à Bélgica, até porque está inscrito na competição, Falcao vai acumulando quilómetros desde o arranque da pré-época.

«No ano passado, fiz quase todos os jogos do F.C. Porto em todas as competições, durante quase sempre os 90 minutos. Não tive qualquer problema com isso», garante o avançado colombiano, autor do segundo golo dos dragões na Supertaça Cândido de Oliveira. Farías e Orlando Sá abandonaram o Dragão neste defeso.

Na Figueira da Foz, Radamel Falcao ficou em branco, vertendo gotas de suor para contribuir para o triunfo dos dragões na recta final do encontro. Hulk converteu o castigo máximo conquistado por Guarín, após mão na bola de Jonathas.

«Só depois pensaremos em jogar bem ou mal»

«Foi um jogo muito difícil, porque eles estavam a jogar no seu campo. Aproveitaram o jogo ofensivo do F.C. Porto para atacar. No segundo tempo, as coisas correram melhor. Ficou mais fácil chegar à baliza, criámos mais oportunidades de golo mas acabámos por marcar de grande penalidade», sintetiza o avançado.

O vento foi uma forte condicionante para o F.C. Porto na etapa inicial da partida: «Foi difícil jogar com o vento, mas são situações que se verificam em muitos lugares. Temos de nos acostumar. Foi pena que isso nem tenha afectado um pouco»

«Conseguimos três pontos, era esse o objectivo. Queríamos entrar bem no campeonato, conseguimos a primeira vitória e só depois pensaremos em jogar bem ou mal. Foi o primeiro jogo, há sempre muita vontade e às vezes falta alguma tranquilidade», reconhece Falcao.

«Que sejam muitos golos para ganhar»

Segue-se uma deslocação à Bélgica, para enfrentar um Genk que merece o máximo de respeito. «Vamos disputar uma competição onde estão as melhores equipas da Europa. Certamente, o Genk já analisou como jogamos, nós também o vamos fazer. Sabemos que, no seu terreno, querem tomar do jogo. Temos de jogar com tranquilidade para garantir um resultado que nos convenha», espera o colombiano.

Golos. Tema incontornável na conversa com Falcao. Na estreia na Liga Europa, os olhares dos adeptos seguirão todos os movimentos do ponta-de-lança, esperando um golpe letal no reduto do Genk. «Esperemos que possamos marcar golos e que sejam muitos para ganhar», remata, de forma seca e directa, o jogador. Bem ao seu jeito.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto mandou espião ver o Rio Ave: André Villas Boas


Poucas horas depois de ter orientado uma sessão de treinos no Olival, no regresso do F.C. Porto ao trabalho, André Villas Boas já estava em Vila do Conde a observar o próximo adversário portista. O treinador, que é um especialista na observação de adversários, voltou a um papel que desempenhou durante anos.

Recorde-se que Villas Boas foi durante muito tempo o observador dos adversários da equipa técnica de José Mourinho. Esta tarde já se sabia que o F.C. Porto tinha enviado um olheiro ao jogo, mais tarde descobriu-se que era o próprio treinador. Não foi o único, porém: na mesma bancada, uma fila à frente estava Pinto da Costa.

A vitória do Nacional em Vila do Conde mereceu a presença de várias figuras de topo da hierarquia do futebol nacional. Fernando Gomes, novo presidente da Liga de Clubes, por exemplo, foi outra presença notada. Para além disso, também Benfica (adversário do Nacional na próxima jornada) e Sp. Braga estiveram presentes.

in "maisfutebol.iol.pt"

Genk goleia e lidera Liga Belga


À atenção do FC Porto: os adversários dos "dragões" nos playoff de acesso à fase de grupos da Liga Europa estão imparáveis na Jupiler League e golearam o Charleroi (5-0).


O Genk soma e segue na Jupiler League e assumiu, este domingo, a liderança do campeonato belga após uma goleada expressiva (5-0), imposta ao Charleroi.

Os adversários do FC Porto marcaram quatro golos na 1ª Metade, com Vossen a abrir a contagem (13'), Brunye a ampliar (20'), Baguette, na própria baliza (31') a fazer o terceiro e Barda (45'), a levar o Genk a vencer já de goleada para o intervalo.

Aos 49', o mesmo Barda haveria de fixar o resultado final.

Como jogou o Genk

Thibaut Courtois, João Carlos, Eric Matoukou, Ngongca, Thomas Buffel, Kevin De Bruyne (Fabien Camus, 57m), David Hubert, Daniel Pudil (Joneleit, 72m), Daniel Tozser, Elianiv Barda e Jelle Vossen (Ogunjimi, 68m

in "rr.pt"

Álvaro Pereira nega conversa com adversário


O jogador uruguaio afirmou que nunca falou com João Pedro, jogador com quem protagonizou uma jogada em que ficou a dúvida se teria sido grande penalidade.

Após o final do encontro entre Naval e FC Porto, o avançado da Naval, João Pedro, afirmou ter sofrido uma grande penalidade e que o jogador que a cometeu, Álvaro Pereira, havia admitido a irregularidade do lance.


No entanto, em declarações difundidas pela assessoria de imprensa do FC Porto e citadas pelo jornal Record, o jogador uruguaio refutou por completo essas declarações: “Em relação ao lance entre mim e o João Pedro, devo esclarecer que não falei com ele sobre a situação, portanto, se ele diz que confessei a existência de um pequeno toque, está a faltar à verdade e não está a ser correcto”.

Álvaro Pereira esclarece ainda que não houve “qualquer falta” e que falar-se de um penálti “seria desajustado”.

in "desporto.sapo.pt"

Preparação para o Genk arranca sem Guarín


Preparação para o Genk arranca sem FC Porto

O FC Porto regressou hoje aos treinos depois da vitória de ontem na Figueira da Foz e já com os olhos postos no encontro da próxima quinta-feira, frente ao Genk. O destaque do apronto matinal vai para ausência de Guarín. O médio colombiano sofreu uma entrada dura no jogo de ontem, frente à Naval, terminado o jogo em grandes dificuldades e esse será o motivo da ausência do jogador. O boletim clínico dará conta da gravidade da lesão. O jogo da Liga Europa poderá estar em risco. Os juniores Samir Badr e Sérgio Oliveira foram chamados para treinar com o plantel principal. Mariano permanece em tratamento e ginásio.

in "desporto.pt"