terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Sérgio Oliveira: «Tem um sentimento especial marcar ao Benfica.»

Médio garantiu a vitória do P. Ferreira

Sérgio Oliveira, médio do P. Ferreira, em declarações no final da vitória por 1-0 sobre o Benfica, com um golo que ele marcou de penálti: 
  
«Para o que temos jogado e produzido, os resutlados não têms dio justos. Hoje mostrámso que temos uma equipa com muita qualidade e vencemos o campeão em título. Já merecíamos um resultado destes. 
  
É normal depois de uma séreie de resultados negativos estarmos um pouco ansiosos, mas ao longo do jogo fomos ficando mais confortáveis no jogo e conseguimos um resultado justo. Estávamos a defender bem e sabíamos ao intervalo que tínhamos de vencer. 
  
A minha ligação ao FC Porto? Não, não sei de nada. Era uma coisa que gostava imenso, mas não sei de nada. Mas claro que tem um sentimento especial marcar ao Benfica.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Três novidades para receção à Académica


O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, fez três alterações na convocatória do jogo do último domingo, com o Marítimo, tendo em vista a receção à Académica, em partida referente à quarta jornada da Taça da Liga.

O guarda-redes Ricardo Nunes, o defesa Reyes e o médio Evandro são as novidades na lista do treinador basco, que deixou de fora o guardião Fabiano, os defesas Maicon e Alex Sandro, e o médio Casemiro.

Na sessão de treino desta terça-feira, que se realizou no Olival, o destaque vai para a integração completa do médio brasileiro Ótavio.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Ricardo Nunes;

Defesas: Danilo, Ricardo, José Ángel, Martins Indi, Reyes e Marcano;

Médios: Herrera, Evandro, Óliver, Rúben Neves, Campaña, Quintero, Ricardo Quaresma e Tello;

Avançados: Jackson Martínez e Gonçalo Paciência.


in "abola.pt"

Andrés Fernández pode deixar plantel


A experiência de Andrés Fernández no futebol português está na iminência de ser interrompida, segundo noticia esta terça-feira A BOLA. 

O guarda-redes que o FC Porto contratou ao Osasuna, no último verão, tem pretendentes e deverá avançar para um novo desafio na carreira ainda este mês, aproveitando os últimos dias do período de reabertura do mercado de transferências. 

Pouco utilizado e, aparentemente, com reduzida margem de manobra para se impor na equipa, face à titularidade de Fabiano e o regresso de Helton, o portero está determinado a jogar com maior regularidade e já percebeu que esse desejo será de difícil concretização no emblema português. Neste contexto, o regresso a Espanha surge como uma possibilidade muito forte, com o Córdova atento à situação.


in "abola.pt"

JORGE AMARAL "O FC Porto fica mais forte com Helton"

Jorge Amaral, antigo guarda-redes dos dragões, considera que o brasileiro dá mais segurança à equipa e aprova um possível empréstimo de Andrés Fernandéz.


Jorge Amaral considera que "Helton torna a equipa do FC Porto mais segura e mais forte". Apesar de reconhecer que "não tem sido por Fabiano que o Porto tem perdido pontos", o antigo guarda-redes dos dragões entende que com "Helton há um Porto mais personalizado".
 
Amaral acrescenta que Julen Lopetegui "tem de contar com ele", apesar de "no início da época não ter contado com ele por considerar que tem um fraco de jogo de pés", mas recorda Amaral, que o "mais importante é o jogo de mãos".


Com o regresso de Helton, Andrés Fernandéz vê-se na condição de terceiro guarda-redes do plantel de azul e branco. O guarda-redes espanhol está na lista do Córdoba e Amaral aprova a cedência do jogador, argumentando que "será bom para todos". "Reduz salários e o jogador tem oportunidade de jogar", conclui.

"FC Porto terá de fazer mais do que fez"


Jorge Amaral considera que a derrota do Benfica relançou a corrida ao título, mas avisa que os dragões têm de fazer melhor do que fizeram até aqui para conquistar o campeonato.

Jorge Amaral defende que o "FC Porto tem de fazer mais e melhor do que fez até agora" para continuar a lutar pela conquista do campeonato. O antigo guarda-redes dos dragões considera que "os próximos jogos serão decisivos" para as contas finais da classificação. 

Tendo em conta que "o Benfica perdeu, evitando que o título estivesse quase atribuído", Amaral entende que os encarnados "falham nos momentos decisivos" e os dragões podem aproveitar para pressionar, mas reforçando a ideia de que "o Porto tem de fazer o seu trabalho", o que não aconteceu na Madeira, mostrando "ser uma equipa permissiva".

O FC Porto perdeu com o Marítimo, por 1-0, mas continua a seis pontos do Benfica, que também foi derrotado, pelo Paços de Ferreira.

in "rr.pt"

Evandro na expectativa

VOLTA AO ONZE SE O CASTIGO NÃO FOR "PESADO"

Evandro é um dos jogadores que deverão entrar nas contas de Julen Lopetegui para o encontro com a Académica, caso a Comissão Disciplinar da Liga, na reunião marcada para hoje, não se decida por mais do que um jogo de suspensão pela expulsão em Braga.

O brasileiro, de 28 anos, falhou a deslocação ao Marítimo, mas foi titular em todas as partidas da Taça da Liga, tendo, inclusive, marcado por duas vezes, ambas de grande penalidade. Primeiro diante do União da Madeira, no Dragão, e na semana passada em Braga. Só que depois de ter marcado o golo que abriu o marcador, o médio recebeu ordem de expulsão numa jogada polémica com um jogador dos arsenalistas.

Se estiver em condições de alinhar, Evandro será certamente um dos homens que o técnico espanhol fará entrar para o onze, muito provavelmente ao lado de Rúben Neves e José Campaña, repetindo o trio do meio-campo que defrontou a formação minhota.

in "record.pt"

Manuel Serrão: «Não deito a toalha ao chão»

EMPRESÁRIO AINDA ACREDITA NO TÍTULO

O empresário e conhecido adepto do FC Porto, Manuel Serrão, comentou os último acontecimentos no campeonato, após o desaire portista na Madeira.

“As coisas estão difíceis, mas não deito a toalha ao chão. É evidente que a confiança é menor, já que não conseguimos reduzir a diferença para o Benfica. O que se passou com o Marítimo deixou-me desiludido, principalmente depois de ter assistido a alguns jogos interessantes que a equipa fez. Não se viu pujança nos jogadores. Deitaram tudo por água abaixo. Se continuarem assim no campeonato só estou a ver o FC Porto vencer a Champions...»

Rui Quinta, treinador do Penafiel

“Nunca se deita a toalha ao chão, porque há sempre fatores imprevisíveis no futebol. Quando fomos campeões, em 2012 e 2013, acreditámos sempre até ao fim. Especialmente na segunda época, lembro-me de que, a sete jornadas do fim, o Vítor Pereira disse aos jogadores que se ganhássemos todos os jogos até ao fim do campeonato seríamos campeões e fomos. Tem de haver crença, determinação e aproveitar as tais situações imprevisíveis.”

in "record.pt"

Escape inesperado

TAÇA DA LIGA PODE OBRIGAR A APOSTA FORTE... NA MADEIRA

Assim o FC Porto carimbe o 1.º lugar no Grupo D da Taça da Liga amanhã, diante da Académica, os dragões voltarão ao estádio onde sofreram o seu último desaire. O Marítimo já está à espera de adversário nas meias-finais da prova e o exemplo do último domingo pode baralhar o padrão pelo qual tanto Lopetegui como os próprios dragões ao longo da história da competição se têm regido.

Caso siga em diante, o FC Porto terá de medir a importância que continuará a dar à Taça da Liga, uma prova na qual o espanhol tem dado minutos aos menos utilizados do plantel, mas que, face ao contexto no campeonato nacional, poderá tornar-se mais apetecível e obrigar a uma aposta mais vincada ao nível do onze inicial azul e branco.

A 1.ª mão de uma eventual meia-final entre Marítimo e FC Porto jogar-se-á a 11 de fevereiro, entre a deslocação dos dragões a Moreira de Cónegos e a receção ao V. Guimarães, ambas relativas à Liga.

in "record.pt"

Gonçalo Paciência contribuiu para momento único

TRÊS PORTUGUESES EM CAMPO EM JOGOS DA LIGA

O minuto 59 do jogo com o Marítimo ficou marcado por um momento raro na época do FC Porto. Assim que Gonçalo Paciência entrou para o lugar de Bruno Martins Indi, os dragões passaram a ter três portugueses em campo, o que nunca tinha acontecido em encontros a contar para o campeonato. O ponta-de-lança, de 20 anos, juntou-se a Ricardo Quaresma, que foi o único titular, e Rúben Neves, que entrou no decorrer da segunda parte.

Mais um produto da formação portista que vai procurando espreitar entre a elite, aproveitando o facto de o ataque se encontrar numa situação deficitária, face à presença de Vincent Aboubakar na CAN e à lesão de Adrián López. O filho de Domingos Paciência ainda não venceu pela equipa principal do FC Porto, mas num período de cinco dias estreou-se na Taça da Liga, em Braga, e fez o mesmo no campeonato, frente ao Marítimo. Momentos para recordar...

A Taça da Liga não é uma competição prioritária para os portistas e Julen Lopetegui tem cumprido a tradição do clube de utilizar jogadores com menos rodagem no campeonato, pelo que Gonçalo Paciência tem as portas do onze novamente abertas. O titularíssimo Jackson Martínez será poupado para outras batalhas e assim o jovem avançado corre para o duelo com a Académica com os olhos no golo.

Travessia

A última vez que o FC Porto tinha utilizado três portugueses em simultâneo em jogos da Liga foi em maio de 2014. Na última jornada, frente ao Benfica, Quaresma, Ricardo Pereira e Josué estiveram juntos oito minutos em campo. Foi preciso esperar oito meses para ver algo igual.

Um trio em ação na Champions

Na Champions não foi preciso esperar tanto tempo para ver três portugueses em campo ao mesmo tempo. Na 5.ª jornada, diante do Shakhtar Donetsk, Lopetegui deu a titularidade a Ricardo Pereira, Rúben Neves e Quaresma. Mas isso também só aconteceu durante 41 minutos, já que esse foi o momento em que Rúben teve de abandonar o relvado devido a lesão. O guarda-redes Ricardo Nunes sentou-se no banco de suplentes, ele que só foi convocado para a Champions.

in "record.pt"

Marcelo Boeck "pediu" fim do jogo do Benfica


PARTILHOU IMAGEM COM OS MINUTOS DE DESCONTO

Através do Instagram, o guardião Marcelo Boeck partilhou uma foto do jogo entre P. Ferreira-Benfica, onde mostra o relógio já bem para lá dos seis minutos de compensação inicialmente dados por Bruno Paixão. "Pode acabar!!!!", escreveu o brasileiro dos leões, que agora estão a 7 pontos das águias.

in "record.pt"

Sérgio Oliveira regressa ao Dragão

Sérgio Oliveira regressa ao FC Porto no final da temporada depois de ter renovado, antes ainda de marcar ao Benfica, por mais cinco temporadas.


Sérgio Oliveira é o primeiro reforço do FC Porto 2015/16, conforme O JOGO adiantou na edição de 21 de janeiro. O médio, que esta segunda-feira concretizou o penálti que permitiu ao Paços de Ferreira derrotar o Benfica, assinou por cinco temporadas com os dragões.

Recorde-se que o FC Porto detinha 50 por cento do passe de Sérgio Oliveira, jogador que esta temporada tem-se destacado no Paços de Ferreira de Paulo Fonseca. Produto da formação azul e branca, onde chegou com apenas 12 anos, Sérgio Oliveira já conta com passagens pelo Beira-Mar, Mechelen, Penafiel e Paços de Ferreira.


in "ojogo.pt"

HERRERA "Às vezes é difícil acreditar no que estou a viver"

Mexicano agradece a confiança de Lopetegui e garante um FC Porto empenhado nas três provas que disputa: Campeonato, Champions e Taça da Liga


Herrera voltou a agradecer a Lopetegui a confiança que lhe tem dado e sublinhou os objetivos do FC Porto para esta temporada. "A médio prazo queremos a Liga portuguesa. É um objetivo que temos em mente e pelo qual lutamos. Também pensamos na Liga dos Campeões e temos ilusões na Taça da Liga. Trabalhamos a 100 por cento para ganhar essas competições", referiu em declarações ao jornal mexicano "Esto", feitas antes dos jogos da última jornada.

O médio admite que tem crescido bastante na Europa. "O futebol aqui é mais rápido, intenso e jogado com mais força. Taticamente trabalha-se mais, dá-se mais atenção aos detalhes. E isso melhora-se pelo simples ato de treinar", admitiu, antes de agradecer a Lopetegui. "A confiança que ele me dá tem sido fundamental porque dá-me segurança e ajuda a melhorar o meu futebol."

Herrera admitiu ainda que a sua carreira tem sido um conto de fadas de que ele próprio chega a duvidar. "Às vezes, comento com a minha esposa e amigos sobre o que sonhava quando era miúdo: queria jogar na Primeira Divisão do México e com a Seleção Nacional num Mundial. Tudo isso já aconteceu. E agora tenho a oportunidade de estar aqui, no FC Porto. Às vezes é difícil acreditar no que estou a viver. O trabalho e o sacrifício deram frutos", concluiu.


"Temos de ser inteligentes com o Basileia"


Mexicano tem um golo seu candidato a melhor da fase de grupos da Liga dos Campeões e projeta o embate com os suíços dos oitavos de final

Herrera concedeu uma entrevista ao jornal mexicano "Esto" a propósito da participação na Liga dos Campeões, em que um golo seu é candidato ao melhor da fase de grupos. "Estou contente por estar nomeado pelo golo que fiz ao BATE Borisov. Há vários golos bonitos, mas estou confiante e pode ser que consiga vencer a votação", referiu, recordando com um sorriso o remate vitorioso frente à equipa bielorrussa. "O principal desse golo foi sentir-me especial porque quando concretizei, festejei o meu segundo filho. É um momento que recordo com muito carinho. Foi especial para mim e para a minha esposa. Queria muito marcar para dedicar à minha filha que está a caminho", explicou.

A Liga dos Campeões, curiosamente, nem começou da melhor forma para Herrera. Na época passada, estreou-se com uma expulsão na receção ao Zenit. "Aprende-se muito com os erros. Os primeiros jogos na Champions serviram de lição. Tenho a expulsão mais rápida da história da prova, mas encarei isso de forma positiva. Agora, neste segundo ano, a experiência tem sido fantástica. Jogo mais, marco golos e até recebi esta nomeação. Estou satisfeito, mas obriga-me a trabalhar o dobro, a continuar a esforçar-me. É um compromisso que me leva a trabalhar para continuar a chamar à atenção".

O FC Porto terminou em primeiro lugar a fase de grupos e vai, agora, medir forças com o Basileia. "Em nenhum torneio há rivais fáceis, muito menos nos oitavos de final da Champions. É uma competição enorme e eles vão enfrentar-nos com a mesma ambição e vontade. Temos de ser inteligentes, entrar no relvado para praticar o futebol que nos é característico", sublinhou.

in "ojogo.pt"

JACKSON MARTÍNEZ ELEITO JOGADOR DO MÊS DE DEZEMBRO

Colombiano deixou para trás Vítor Bruno (Penafiel) e Gaitan (Benfica)
​O avançado Jackson Martínez, com 15,07% dos votos, foi eleito o jogador do mês de Dezembro pela Liga Portugal, período em que marcou três golos em três jogos (dois na deslocação a Coimbra, para defrontar a Académica, e um na goleada contra o Vitória de Setúbal, no Dragão). 

O colombiano superou Vítor Bruno, do Penafiel (14,07%) e Gaitan, do Benfica (8,66%).O vencedor desta distinção é apurado após votos de todos os treinadores da Liga, de utilizadores registados no site oficial da Liga e do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol.


in "fcp.pt"

JOÃO FERRAZ: “PODEMOS MELHORAR EM MUITOS ASPECTOS”

​Lateral-direito fez a antevisão da partida com o Madeira SAD (terça-feira, 21h00)
​Os hexacampeões nacionais de andebol vêm de uma semana agridoce, em que à primeira derrota da época em competições nacionais - frente ao ABC - se seguiu a vitória frente à ADA Maia. Os Dragões têm novamente dois compromissos agendados para esta semana e, na antevisão da partida frente ao Madeira SAD (terça-feira, 21h00, no Dragão Caixa), referente à 18.ª jornada do Andebol 1, João Ferraz assumiu que o seu passado na equipa madeirense torna este jogo “especial e que os portistas podem encontrar “dificuldades”.

O lateral-direito relembrou, em declarações ao Porto Canal e www.fcporto.pt, que o FC Porto tem um histórico bastante favorável em relação a todas as equipas nacionais, mas que isso não pode ser um factor de descontração: “Passado é passado e temos de olhar para a frente e olhar para cada adversário para não cometer erros. Qualquer equipa que jogue contra o FC Porto vai dar mais do que contra os outros adversários”.

A derrota frente ao ABC pode, de resto, ter consequências menos nefastas do que se poderia pensar à primeira vista: “Conseguimos assentar. Vínhamos com 16 jogos consecutivos a vencer e o facto é que continuamos em primeiro. Ainda temos muito para trabalhar e melhorar. A derrota vai ajudar-nos a trabalhar novamente como equipa e sabemos que podemos melhorar em muitos aspectos”.


in "fcp.pt"