sábado, 28 de julho de 2012

Valência-F.C. Porto, 1-1 (2-0 nas g.p.)

Primeiro golo sofrido num teste muito a sério... durante 60 minutos

Um empate 1-1 ao fim dos 90 minutos, e uma tremenda imperícia no desempate por grandes penalidades, fez com que o F.C. Porto deixasse fugir o troféu Naranja, em Valência, num jogo em que Lucho abriu o marcador e em que os portistas sofreram o primeiro golo da pré-temporada.

Ainda não foi desta que uma equipa portuguesa saiu por cima no ritual de apresentação do Valência que, desta vez, teve uma componente de beneficência, dado que a receita do jogo reverteu para as população afetadas pela onde de incêndios que assolou a região de Valência há semanas.

No teste mais exigente da pré-temporada, até ao momento, Vítor Pereira viu a sua equipa corresponder com 60 minutos de apreciável competitividade, antes de o rodízio de substituições ter comprometido, de forma irremediável, a ligação de jogo e o critério na circulação de bola.

Até aí, o F.C. Porto tinha dado boa conta do recado, apesar de o Valência ter desperdiçado duas boas ocasiões na primeira parte, com Feghouli, primeiro, e Soldado, depois, a errarem a pontaria só com Helton pela frente.

Com Miguel Lopes a titular na direita e Sereno novamente adaptado a lateral esquerdo, a estrutura defensiva do F.C. Porto dava alguns sinais de instabilidade, com um mau passe de Maicon para Otamendí a deixar Soldado na cara de Helton.

Mas a equipa estabilizou a partir dos 15 minutos, e começou a equilibrar os níveis de posse de bola. Lucho puxava os cordelinhos, Atsu continuava a fazer pela vida, como tem sido regra nesta pré-temporada, e algumas combinações já chegavam para inquietar Diego Alves, que aos 37 minutos foi protegido pela sorte, quando uma bomba de Otamendí, de fora da área, embateu com estrondo na sua trave.

Com o Valência a ter mais iniciativa, o F.C. Porto respondia em ataques rápidos, o que dificultava a ligação com Jackson Martínez. O colombiano, muito generoso nas movimentações, foi quase sempre mal servido e não teve oportunidade de pôr em xeque uma defesa do Valência onde Ricardo Costa surgia melhor do que João Pereira.

Mostrando que os técnicos levavam o teste a sério, ninguém fez substituições ao intervalo. E foi no recomeço que jogo animou, primeiro com Ricardo Costa a acertar no poste de Helton, depois com Lucho a marcar um golaço, de ressaca, após um canto (57 m). Respondeu rapidamente o Valência: aproveitando a constante passividade portista nos cruzamentos ao segundo poste, Jonas concluiu um bom cruzamento do mexicano Guardado, apenas seis minutos depois.

Esse lance marcou uma viragem no jogo, já que a sucessão de substituições quebrou a dinâmica às duas equipas, especialmente ao F.C. Porto, que consentiu o domínio à equipa de Pellegrino. No final dos 90 minutos, e como havia um troféu para entregar, o Valência saiu por cima num desempate por penaltis em que os portistas cometeram a proeza de... não acertar uma única tentativa. E Kelvin, que quis fazer um bonito à Panenka, permitindo a defesa a Diego Alves, deverá ficar com as orelhas a arder no regresso à Invicta.

VALENCIA: Diego Alves, João Pereira, Mathieu, Víctor Ruiz, Ricardo Costa, Tino Costa, Parejo, Guardado, Feghouli, Jonas e Soldado.

Jogaram ainda: Bernat, Pablo Hernandez, Viera, Alcácer, Gago e Barragán.

F.C. PORTO: Helton, Miguel Lopes, Otamendi, Maicon, Sereno, Fernando, Lucho, Defour, James, Jackson Martínez e Atsu.

Jogaram ainda: Mangala, Rolando, Castro, João Moutinho, Iturbe, Kelvin, Djalma e Kléber.

Marcadores: Lucho, 57; Jonas, 63:
Vitória para o Valência nas g.p., 2-0: pelo F.C. Porto falharam Kléber, Iturbe, Kelvin e Moutinho. Pelo Valência marcaram Parejo e Gago, falhando Bernat.

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto bate recorde da estafeta 4x100 livres

O FC Porto bateu esta sexta-feira o recorde sénior da estafeta dos 4x100 metros livres, durante a segunda jornada dos Campeonatos Absolutos de Portugal/Open de Portugal, na piscina olímpica do Jamor. 
 
A equipa dos "dragões", formada por Paulo Santos (51,51 segundos), João Carvalho (51,91), Fábio Figueira (51,74) e Israel Murat (51,05), estabeleceram uma melhor marca, com um tempo de 3m26,21s, retirando 15 centésimos à marca conseguido pela Amadora em 2009.

A mesma distância permitiu mais dois recordes, alcançados pelo Naval Amorense nos juvenis A, com 3m41,83s, e em juvenis B pelo FC Porto (3m45,99s).

in "ojogo.pt"

Pedro Franco fora dos planos

Empresário do central colombiano, de 21 anos, admite a O JOGO que o FC Porto conhece bem o defesa mas O JOGO sabe que o jogador não entra nos planos. 

Pedro Franco e FC Porto foram hoje associados por alguns meios de comunicação italianos mas o central colombiano não entra nos planos do dragões, sabe O JOGO. Franco, de 21 anos, alinha no Millionarios, do seu país, e foi capitão da seleção no Mundial sub-20, no qual Portugal foi finalista.

Em declarações a O JOGO, Arieh Guberek, empresário do defesa, admite que "o FC Porto conhece Pedro Franco há mais de um ano", mas também explica que não recebeu qualquer proposta. "Vou domingo para a Europa e pode ser que algo evolua, porque há outros interessados", acrescentou.

Lille, de França, e os italianos do Nápoles são alguns dos outros clubes atentos a Pedro Franco.  

in "ojogo.pt"

Maicon e Kléber elogiam Brasil

Exibições de Oscar e Hulk frente ao Egito, para os Jogos Olímpicos, merecem destaque dos compatriotas. 

A vitória do Brasil frente ao Egito, por 3-2, nos Jogos Olímpicos, encheu de satisfação os compatriotas de Hulk, Alex Sandro e Danilo no FC Porto. Maicon, por exemplo, utilizou o Twitter para destacar o "jogão" a que assistiu. "Hulk e Oscar jogaram muito! Parabéns seleção. Espero um dia estar vestindo esse manto!", escreveu o central.

Kléber, que já foi chamado à seleção principal canarinha, também deixou elogios. "Boa Brasil. Jogo difícil mas saíram como uma bela vitória para o nosso país. Oscar está jogando demais", opinou o avançado.
 
in "ojogo.pt"

Bilhetes para apresentação disponíveis na segunda-feira


Os ingressos para o FC Porto-Lyon (04/08, 20h45), que serve para apresentar a equipa 2012/13 aos sócios e adeptos portistas, estarão disponíveis a partir desta segunda-feira, nos locais habituais: bilheteira nascente do Dragão, www.fcporto.pt, Linha Dragão (707 28 1893), Lojas Azuis NorteShopping, ArrábidaShopping e Bom Sucess e Lojas Fnac GaiaShopping, MarShopping, NorteShopping e Santa Catarina.

O Dragon Seat inclui a entrada no jogo de apresentação, pelo que estes sócios não necessitam de comprar bilhete.

A tabela de preços é a seguinte:

Sócios

Bancada MEO / TMN A e B: 12 euros
Bancada MEO / TMN C e D: 9 euros
Bancada MEO / TMN E e G: 6 euros
Bancada Coca-Cola / Super Bock G/H: 6 euros

Público

Bancada MEO / TMN A e B: 23 euros
Bancada MEO / TMN C e D: 19 euros
Bancada MEO / TMN E e G: 12 euros
Bancada Coca-Cola / Super Bock G/H: 12 euros

in "fcp.pt"

Arranque no Andebol 1 é em Lisboa


O sorteio do Andebol 1 2012/13, que se realizou esta sexta-feira nas instalações do Comité Olímpico de Portugal, ditou que o FC Porto Vitalis comece a prova em Lisboa, no pavilhão do recém-promovido Camões. O encontro disputa-se a 15 de Setembro, seguindo-se a recepção ao Xico, dia 22.

O primeiro clássico está agendado para 26 de Setembro, no Pavilhão da Luz, frente ao Benfica. As outras partidas “grandes” terão as seguintes datas: FC Porto-Sporting a 10 de Novembro, FC Porto-Benfica a 8 de Dezembro e Sporting-FC Porto a 26 de Janeiro. Tal como na última época, existirá uma fase regular com 22 jornadas e uma segunda fase com as equipas divididas em grupos para apurar o campeão (A) e evitar a descida de divisão (B).

Paralelamente, foi definido o alinhamento das meias-finais da Supertaça, que se disputa em Fafe. A 31 de Agosto, os Dragões, tetracampeões nacionais, defrontam o Benfica. Se chegarem à final, a 2 de Setembro, encontrarão o vencedor do duelo entre Madeira SAD, vice-campeão nacional, e o Sporting.

Foram ainda entregues os prémios relativos à temporada 2011/12, atribuídos com base nas estatísticas oficiais. Os portistas Gilberto Duarte (180 golos, 131 assistências e 80 acções defensivas) e Hugo Laurentino foram considerados o melhor jogador (MVP) e o melhor guarda-redes, respectivamente.

“Este prémio é o reconhecimento do trabalho de uma época de suor e sacrifício. É muito gratificante. Daqui em diante só posso trabalhar da melhor forma para, juntamente com a minha equipa, conquistar os objectivos e partilhá-los com os adeptos”, afirmou o lateral-esquerdo Gilberto Duarte. Hugo Laurentino frisou da mesma forma o reconhecimento das suas prestações: “Isto significa que fiz as coisas bem durante a época. Sei que não era possível ganhar sem a ajuda da minha equipa, colegas e técnicos. E claro que sem os nossos adeptos tudo seria mais difícil”.

in "fcp.pt"

Alvaro segue viagem

uruguaio integra a comitiva que parte esta manhã rumo a valência 

À hora que o leitor lê estas linhas, Alvaro Pereira estará prestes a rasgar os céus ibéricos, rumo a Valência, onde o FC Porto joga mais logo (20 e 30), frente à equipa dos portugueses Ricardo Costa e João Pereira, em mais um particular de preparação para a próxima temporada.

Depois de ter falhado a viagem aos Açores, segundo Vítor Pereira “por não estar na melhor forma física”, o internacional uruguaio, de 26 anos, volta agora a integrar os eleitos para mais um jogo de pré-época, faltando apenas saber quanto tempo em campo lhe vai reservar o treinador. Se Vítor Pereira entender seguir a mesma linha que traçou para os internacionais portugueses, então o Palito jogará os minutos finais da partida com o Valencia.

in "record.pt"

Fabiano será a sombra de que Helton precisa

brasileiro COM LUGAR RESERVADO no plantel

Na nova temporada, não vai ser só Bracali a fazer sombra a Helton. A administração da SAD já decidiu que Fabiano vai ficar no plantel porque tem qualidades para ameaçar o habitual titular.Claro que o brasileiro, de apenas 24 anos, ainda tem muito para aprender e o Olival será o melhor local para essa evolução, sempre com a baliza da equipa B à disposição para somar minutos. Diariamente nas mãos de Wil Coort – um mestre a ensinar a arte de bem defender – o gigante, de 1,97 metros, terá ainda grande oportunidade da carreira para corrigir algumas lacunas já identificadas pelos portistas, entre as quais as saídas dos postes.

Curiosamente, ontem, a gripe bateu à porta de Helton e o acesso ao treino... fechou-se. O brasileiro foi a principal ausência da manhã e Vítor Pereira não perdeu tempo em chamar João Costa, de apenas 16 anos. O felizardo guardião dos Sub-17 juntou-se a Fabiano, Bracali e Kadú, com os “bês” Stefanovic e Eloi a trabalharem no relvado ao lado do dos principais. A fábrica de números 1 do Dragão não facilita! 

in "record.pt"