quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Villas-Boas: «Duas mentiras»

SAÍDA DE FALCÃO E INTERESSE EM FUNES MORI


André Villas-Boas assegurou, esta quinta-feira, na conferência de imprensa de antevisão do jogo de sábado com o Marítimo, que o plantel portista não sofrerá mexidas este mês.
O treinador do FC Porto negou o interesse em Funes Mori e uma eventual disponibilidade para negociar Falcão.
"Não me parece que seja de facto uma possibilidade [interesse do Arsenal em Falcão e transferência]. Primeiro porque o FC Porto não vende com facilidade e depois porque é completamente despropositada e fora de tempo e parece-me que falsa, como é falsa o resto da capa do jornal 'A Bola', que fala do interesse do FC Porto num jogador [Funes Mori] que esteve nas cogitações do Benfica. É um jogador interessante mas está fora de questão qualquer interesse do FC Porto nesse jogador. Juntam-se duas mentiras no mesmo dia que não fazem sentido algum", referiu.
Villas-Boas falou também de Diego Maurício, jovem avançado do Flamengo: "É um jogador que não conheço. Não passo os serões a ver futebol brasileiro".
ADMITE TER SIDO INJUSTO COM ÁRBITRO
O treinador do FC Porto comentou esta 5.ª feira a nomeação de Carlos Xistra para o embate de sábado no Dragão frente ao Marítimo, considerando-a "perfeitamente normal",  e acrescentou que no jogo de Guimarães teceu comentários injustos em relação à arbitragem do albicastrense.
"O jogo ficou marcado por uma declaração minha que foi infeliz. Claro que, se tiver oportunidade de me cruzar com ele, devo-lhe uma palavra", assegurou o técnico dos azuis e brancos.
Recorde-se que o jogo frente ao Vitória de Guimarães terminou com a primeira perda de pontos dos atuais líderes do campeonato e que Villas-Boas acabou por ser expulso por palavras dirigidas ao juiz da partida.
TÉCNICO "PICA" BENFICA
André Villas-Boas fez esta quinta-feira a antevisão ao encontro dos dragões frente ao Marítmo, no sábado.
O técnico portista aproveitou para "picar" o rival Benfica, respondendo a Jorge Jesus e aos jogadores encarnados.
"Se fosse o Benfica a ter um percurso como o nosso, onde é que estaria e onde estaria o treinador do Benfica? Que considerações seriam feitas? Mas as mensagens do exterior e o entretenimento semanal dizem-nos pouco", assegurou o treinador dos azuis e brancos.
O timoneiro do  líder do campeonato considera que importante é que a equipa cresça "em termos de regularidade exibicional" e que prossiga o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.
in "record.pt"

Meio-campo volta à fórmula inicial

Fernando prepara-se para regressar à titularidade depois de mais de dois meses marcados por lesões; Belluschi também estará de volta à equipa no próximo sábado, mas, neste caso, depois de ter cedido o seu lugar a Rúben Micael durante os primeiros 73 minutos da partida com o Nacional. Sendo assim, André Villas-Boas prepara-se para voltar a apresentar, frente ao Marítimo, o meio-campo que mais garantias lhe tem oferecido durante esta temporada, com João Moutinho a surgir, inevitavelmente, como o grande resistente das mais variadas mudanças que também têm trazido ao onze, com relativa frequência, jogadores como Guarín ou Rúben Micael.

Fernando, no entanto, participou em apenas dois dos últimos 11 jogos da equipa. Depois da lesão que sofreu em Coimbra, no final do mês de Outubro, o brasileiro só regressou à equipa em Alvalade - cumpriu a totalidade do clássico -, antes de se lesionar novamente nos minutos iniciais da partida seguinte em Viena, frente ao Rapid. Desde então, Guarín tem feito o lugar de Fernando, devendo agora regressar à condição de suplente, se a aposta no trinco brasileiro se efectivar para o próximo jogo do campeonato.

Importa ainda recordar que a tripla de meio-campo composta por Fernando, João Moutinho e Belluschi participou, em simultâneo na equipa titular, apenas em 12 dos 27 jogos já realizados esta temporada, de onde saíram 10 vitórias e dois empates, frente ao Besiktas, no Estádio do Dragão, e com o Sporting. Agora, André Villas-Boas prepara-se para dar uma nova vida ao meio-campo dos portistas já no próximo sábado.


2

Nos últimos 11 jogos realizados pelo FC Porto, Fernando participou apenas em dois: no empate (1-1) em Alvalade, mas também nos minutos iniciais da vitória conquistada em Viena. O regresso do médio ao onze está previsto para este sábado.


12 

Dado curioso: nos 27 jogos oficiais já realizados pelo FC Porto durante esta temporada, André Villas-Boas só conseguiu juntar por 12 vezes na equipa titular os médios Fernando, João Moutinho e Belluschi. Nesses jogos, houve 10 vitórias e apenas dois empates para os portistas, frente ao Besiktas e em Alvalade.

in "ojogo.pt"

Ingleses também querem Castro

Castro ainda treina com o plantel principal do FC Porto, mas o seu futuro imediato não deverá passar pelo Dragão, onde, de resto, não tem sido muito utilizado por André Villas-Boas. Contudo, e apesar das recentes declarações do presidente do Gijón, que dava como praticamente assegurado o acordo com os portistas para a cedência do jogador, a verdade é que ainda não foi tomada uma decisão definitiva por parte dos responsáveis portistas e Espanha não é o único destino possível para o médio. De facto, Castro tem vários clubes interessados no seu concurso, tanto em Portugal como em Inglaterra, e quer o jogador quer o clube estão interessados em encontrar a melhor solução para ambas as partes sem ceder a pressões. Castro pretende jogar com mais regularidade, e o FC Porto quer fazê-lo rodar, mas faz questão de tê-lo de volta na próxima época. O Gijón continua a ser o clube mais bem colocado para garantir o empréstimo, mas o desencontro quanto à inclusão de uma opção de compra no contrato de cedência tem adiado o acordo definitivo, abrindo a porta a outros interessados. Em Portugal, vários clubes manifestaram junto do FC Porto a vontade de contar com o médio para o que resta de temporada. Contudo, depois de uma passagem pelo Olhanense, Castro não quer dar passos atrás e Inglaterra também surge no horizonte como destino possível, solução que seria do agrado do jogador e FC Porto. Uma decisão sobre o futuro do médio poderá ser tomada hoje, embora nem o jogador nem o clube façam questão de apressar uma decisão, até porque o encerramento das inscrições ainda vem longe.

Entretanto, tal como O JOGO adiantou em primeira mão, Mariano González já foi inscrito pelos portistas, pelo que o plantel actual conta com 26 jogadores, podendo ainda ser inscrito mais um atleta. Aliás, a mais do que provável saída de Castro deverá abrir outra vaga, que, contudo, os responsáveis portistas continuam a garantir não pretender preencher...

in "ojogo.pt"

Fucile e Álvaro Pereira continuam indisponíveis

Depois de Álvaro Pereira, André Villas-Boas também ficou sem o outro lateral uruguaio para o primeiro jogo do ano no campeonato, com o Marítimo, depois de amanhã. Fucile continua afastado dos trabalhos normais da equipa e sem perspectivas de recuperação a tempo para o jogo que fecha a primeira volta do campeonato. Ontem, Fucile fez apenas treino condicionado, mas já depois de terminado o período aberto aos jornalistas. O internacional uruguaio sentiu uma dor na coxa durante o jogo com o Nacional e saiu mais cedo.

A consequência imediata da indisponibilidade de Fucile é a utilização de Emídio Rafael com o Marítimo, naquela que será a terceira titularidade da temporada. Em relação às escolhas de André Villas-Boas para o sector recuado, e tendo em conta o último jogo, o ex-jogador da Académica e Rolando são mesmo os únicos sobreviventes.

Quanto a Álvaro Pereira, já iniciou a fase de recuperação após a intervenção cirúrgica ao ombro esquerdo. O tempo previsto de paragem oscila entre as seis e oito semanas, ou seja, o lateral vai falhar todos os jogos de Janeiro e ainda alguns de Fevereiro.

in "ojogo.pt"

Villas-Boas não cede James à selecção colombiana

O JOGO já tinha escrito que James não iria ao campeonato sul-americano de sub-20, que se realiza a partir do dia 16 de Janeiro, e ontem chegou a confirmação através do presidente da federação colombiana de futebol, Luís Bedoya. "Falámos com os clubes onde actuam os jogadores colombianos que queríamos convocar, mas houve um problema. O campeonato sul-americano de sub-20 não faz parte do calendário oficial da FIFA, logo os clubes não têm a obrigação de ceder jogadores", explicou Bedoya à Rádio Caracol, da Colômbia.

Apesar da insistência dos dirigentes colombianos, e do seleccionador Eduardo Lara, o FC Porto não se mostrou disponível para ceder James. As razões prendem-se com o bom momento de forma do extremo, com a agenda cheia nesta altura do ano e também com a prevenção de eventuais lesões. Álvaro Pereira, por exemplo, chegou da selecção uruguaia com uma lesão grave no ombro.

in "ojogo.pt"

«Calma com o Souza»

AGENTES DESVALORIZAM FALTA DE OPORTUNIDADES


“Se o Fernando saísse...” O suspiro, em tom de desejo, foi esta semana verbalizado pelo pai de Tomás Costa, um dos muitos médios que já se perderam na sombra do Polvo. Será Souza mais uma vítima? A resposta dos seus agentes é, para já, firme: a aposta é para reforçar. “Tem 21 anos, chegou agora à Europa, está a adaptar-se e, mesmo assim, já esteve em 14 jogos. Está a correr conforme o esperado e não há qualquer razão para pensar de outra forma. É preciso ter calma com o Souza, no futuro vão ver muito mais dele”, disse-nos Renato Costa, empresário da equipa de Carlos Leite.
É preciso recuar no tempo para validar a tese que apresenta Souza como um reforço de valia. Há dois anos, Bolatti somava, por esta altura, metade (7) dos jogos que o ex-Vasco já conta. Pior só mesmo Prediger, que na época passada só tinha feito 2 encontros até à data. As comparações favorecem claramente o jovem brasileiro, que beneficia também de características que lhe permitem jogar mais adiantado. Villas-Boas tem explorado essa dimensão, por muito que tenha eleito Guarín na hora de render o lesionado Fernando.
Há uma quebra na utilização de Souza, que fez 9 jogos até finais de setembro e só somou mais 5 desde então. O brasileiro já admitiu que o jogo com o Limianos e a lesão que se seguiu o marcaram, mas recusa-se a dar o comboio como perdido e alega que tem em Fernando um exemplo. É que também o Polvo passou por um ano de rodagem (no E. Amadora) antes de pegar de estaca no onze azul e branco.
O primeiro
Com uma dimensão física ímpar no lote de médios do FC Porto, Souza ficará para sempre marcado como o primeiro reforço da era Villas-Boas, enquadrado precisamente como uma opção que garantia um perfil de trinco distinto daquele que tem feito escola com Paulo Assunção, primeiro, e Fernando, nas últimas épocas.
A mensagem é, portanto, de otimismo. “Não temos recebido propostas nem sequer estamos à procura de algo, porque o Souza tem cinco anos de contrato com o FC Porto e está concentrado nos objetivos que aí tem”, concluiu Renato Costa.
Com uma segunda metade de temporada altamente preenchida, é legítimo que Souza alimente esperanças numa utilização ainda mais regular. Mas até ele era capaz de partilhar a opinião do pai de Tomás Costa. Com Fernando de pedra e cal, a concorrência tem vida muito difícil...
in "record.pt"

Recuperação de Falcão é incerta

COLOMBIANO CONTINUA A TRABALHAR LIMITADO


Falcão é a grande dúvida portista, tendo em vista o jogo com o Marítimo. A recuperar de problemas físicos desde o regresso aos trabalhos, após as férias de Natal, o colombiano mantém-se a trabalhar limitado. No treino de ontem, quando a receção aos insulares se encontrava a 3 dias de distância, El Tigre voltou a evoluir condicionado e, nos 15 minutos da sessão abertos aos jornalistas, nem sequer subiu aos relvados do Olival.
Assim sendo, a sua utilização na próxima partida ainda é incerta e, quanto a isso, o treino desta manhã revela-se decisivo, pois vai definir se pode ou não ser opção. O mesmo se aplica a Fucile. O lateral lesionou-se frente ao Nacional, na Taça da Liga, mas ontem já evoluiu condicionado, depois de na véspera ter feito apenas tratamento. Hoje, Villas-Boas já ficará com uma ideia mais clara quanto à possibilidade de chamar o colombiano e o uruguaio.
James na FIFA
De resto, a grande novidade do treino de ontem foi mesmo a integração sem limitações de James. O extremo também se lesionou com o Nacional e falhou o regresso aos aprontos, mas ontem já trabalhou normalmente. A contusão no pé direito foi debelada e, assim, o número de lesionados do plantel baixou para 5. São eles: Beto, Fucile, Alvaro Pereira, Cristian Rodríguez e Falcão.
Ainda no que diz respeito a James, refira-se que o presidente da Federação Colombiana continua apostado em recrutá-lo para o Sul-Americano de Sub-20 e prometeu levar o caso à FIFA, depois de falar com a direção portista, que não liberta o atleta. Todavia, Luis Bedoy sabe que os clubes não são obrigados a soltar os seus atletas para uma prova como esta, que está fora do calendário FIFA.
in "record.pt"

Carlos Xistra no F.C. Porto-Marítimo

O árbitro albicastrense Carlos Xistra foi nomeado para dirigir, no próximo sábado, o encontro entre o líder F.C. Porto e o Marítimo, da 15.ª jornada da Liga, anunciou a Liga de Clubes.


Domingo, o campeão Benfica visita a União de Leiria, numa partida que será dirigida pelo lisboeta Duarte Gomes.
O Sporting recebe, sábado, o vicecampeão Sporting de Braga, num encontro que terá arbitragem do setubalense Bruno Paixão.
Sexta-feira (7 Janeiro):
Portimonense - Vitória de Setúbal, Jorge Sousa (Porto)

Sábado (8 Janeiro): 
FC Porto - Marítimo, Carlos Xistra (Castelo Branco)
Sporting - Sporting de Braga, Bruno Paixão (Setúbal)

Domingo (9 Janeiro):
Rio Ave - Olhanense, Cosme Machado (Braga)
Nacional - Beira-Mar, Diogo Santos (Aveiro)
Académica - Paços de Ferreira, João Ferreira (Setúbal)
Vitória de Guimarães - Naval 1.º Maio, Bruno Esteves (Setúbal)
União de Leiria - Benfica, Duarte Gomes (Lisboa)


in "jn.pt"

F.C. Porto: o Marítimo é que tem de pagar a factura?

Como em 2004, insulares seguem-se à primeira derrota. Que dragão agora?


A dica pertence a Gaspar: «Se fosse apostador, metia dinheiro na vitória do F.C. Porto por 1-0», diz o defesa do Rio Ave. É que, como ele próprio refere, «há coincidências engraçadas». Veja-se: o F.C. Porto somou uma sequência admirável de jogos sem perder, bateu recordes e travou quando menos se esperava.

Desta vez travou em casa com o Nacional após 36 jogos, em 2004 quando também impôs um recorde perdeu em Guimarães, casa emprestada do Gil Vicente. Mais importante: as duas derrotas foram provocadas por erros do guarda-redes. Depois do resultado negativo, no regresso à Liga, veio o... Marítimo.

Curiosamente na altura, como agora com Villas-Boas, Mourinho não foi explosivo. Disse apenas que tinha avisado os jogadores que aquele dia chegaria e que o mais relevante era perceber que a equipa fez tudo para não perder. Também não crucificou Vítor Baía pelo frango, disse apenas que os erros eram colectivos.

Frango aqui, frango ali

Do outro lado, houve sorrisos. Jokanovic pediu calmantes ao médico, Luís Campos brincou na altura que tinha pedido à mulher para ir rápido jogar no Euromilhões. Muitas coincidências, certo? Mais importante do que isso, porém, é perceber como o F.C. Porto reagiu à primeira derrota depois de tantos jogos sem perder.

«Ficou de tal forma abalada que depois limpou tudo. Só não ganhou a Taça de Portugal, mas esteve na final. Em compensação ganhou a Champions», sorri Gaspar, ele que fez um dos golos do Gil Vicente (2-0) em 2004. «Não queria ser o próximo adversário do F.C. Porto. Na altura fomos o adversário anterior e foi o ideal.» 

Depois... o Marítimo

Ora o adversário seguinte na Liga foi... o Marítimo. Tal como vai ser agora. Pelo meio teve um empate com o Lyon, em jogo da Champions, naquele que foi um resultado com sabor a vitória. «Tínhamos vencido em casa 2-0, por isso foi bom», conta Mário Silva. «Depois no regresso ao campeonato, ganhámos.»

O lateral fez parte da equipa que perdeu com o Gil Vicente e recorda que foi uma noite amarga. «Era um jogo que já não contava muito, sobravam cinco jornadas e tínhamos uma boa vantagem. Mas custa muito perder numa casa que está habituada a ganhar como estava aquele F.C. Porto.»

A revolta nos olhos

Gaspar lembra o que lia nos olhos dos adversários. «Quando acabou o jogo notava-se que queriam jogar logo a seguir. Se fosse possível, nem iam ao balneário, faziam logo outro jogo para corrigir aquela derrota». Mário Silva confirma. «A nossa vontade era jogar logo. É um sentimento de revolta que nos invade.»

O F.C. Porto jogou então com o Lyon passado cinco dias e três dias depois veio o Marítimo. Como vem agora, em jogo marcado para sábado. Na altura venceu por 1-0, com um golo de Ricardo Carvalho. «Foi um jogo complicado para o F.C. Porto, porque o Marítimo nessa época estava muito forte», conta Van der Gaag.

E a força da estrutura

O holandês era central da formação insular e lembra que na altura era muito difícil o F.C. Porto perder duas vezes seguidas. «Acho que agora vai ser pior. O F.C. Porto actual deve ter mais tensão do que o da altura, que já era praticamente campeão, e vai ter mais empenho para corrigir o resultado com o Nacional.»

Van der Gaag estranha, de resto, que se fale tanto da derrota. «Teria de acontecer. É normal que o Benfica fale disso, é estratégia, mas não vai abalar a confiança da equipa.» Mário Silva encera: «Nestas alturas nota-se a força da estrutura. Os jogadores sentem-se defendidos e prontos para ganhar.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Empresário garante: «Porto ofereceu 13 milhões por Diego Maurício»

Jovem avançado do Flamengo está na selecção sub-20 do Brasil


Um dia depois de ter garantido ao Maisfutebol que o F.C. Porto não fizera qualquer abordagem formal por Diego Maurício, o empresário do jogador avançou à imprensa brasileira que os dragões terão apresentado uma proposta de 13 milhões de euros pelo avançado.

«Houve sondagens do Porto, do Shakhtar e do Portsmouth. Não há nenhuma negociação concreta, estamos à espera de terminar o torneio Sul-Americano. O Flamengo não vai libertar o jogador agora, com ele em evidência, fazendo dupla de ataque com o Neymar. O Porto ofereceu 13 milhões de euros. Já existem conversas adiantadas comigo», explicou Orlando Júnior.

O jovem avançado do Flamengo, que está actualmente com a selecção sub-20 do Brasil, faz parte de um leque de observações do F.C. Porto, sem que haja qualquer outra informação a apontar para o avanço concreto dos azuis e brancos.

Orlando Júnior, por outro lado, acredita numa transferência a breve prazo: «O Flamengo precisa deste dinheiro. Existem grandes possibilidades de ele ser negociado. Pode ser a maior negociação dos últimos tempos. Isso mudaria a história da família dele e ele está muito satisfeito com a proposta».


in "maisfutebol.iol.pt"

Arsenal quer Falcao e FC Porto pensa em Funes Mori

Avançado que o Benfica perseguia está na lista do dragão. Ingleses admitem pagar 30 milhões pelo colombiano. 

Os ingleses do Arsenal estão seriamente interessados na contratação de Radamel Falcao, avançado colombiano do FC Porto que se tornou num dos principais alvos do mercado de transferências e que, apesar do interesse já manifestado pelos dragões, ainda não renovou contrato e mantém uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. Valor que o Arsenal, que já no Verão de 2009 concorreu com Benfica e FC Porto pela sua contratação, considera colocar em cima da mesa. 

O clube treinado por Arséne Wengér conta no plantel com jogadores de grande qualidade como o holandês Van Persie, o marroquino Chamakh ou o dinamarquês Bendtner, mas a fraca capacidade goleadora que os atacantes têm vindo a mostrar [ver peça à parte] terá levado o Arsenal a discutir a necessidade de contratar mais poder de fogo. E como de golos percebe Falcao, o avançado que no início da época passada foi desviado da Luz para o Dragão, a troco de 4 milhões de euros (o Benfica desistiu porque os argentinos não queriam receber menos de 6 milhões...), está no topo da lista dos ingleses.

Numa altura em que além da Liga portuguesa ainda compete na Liga Europa, não passa pela cabeça do FC Porto perder um jogador tão fundamental. Mas se o Arsenal pagar a cláusula, a margem de manobra deixa de existir e o clube português ficará refém da vontade de Falcao.

Intransigência 

Consciente de que existe o risco, e grande, de perder Falcao, o FC Porto, tendo igualmente a noção de que o brasileiro Walter não mostra ainda total capacidade para desempenhar com a mesma competência o papel de goleador, já há muito que está em campo para precaver a eventual saída do colombiano. E é neste ponto que se voltam a cruzar os caminhos do FC Porto e do Benfica. Sabe também A BOLA que Funes Mori, ponta-de-lança argentino do River Plate (19 anos) que o Benfica tentou contratar, é um dos principais alvos do FC Porto.


in "abola.pt"