quinta-feira, 12 de março de 2015

PSG e Bayern no caminho do FC Porto


Quatro passaportes garantidos para os quartos-de-final. Confira os resultados e programa dos jogos que ainda restam disputar na segunda mão dos "oitavos" da Champions.

PSG e Bayern Munique carimbaram, esta quarta-feira, o apuramento para os quartos-de-final da Liga dos Campeões, juntando-se a FC Porto e Real Madrid.
Desta forma, parisienses, bávaros e "merengues" são potenciais adversários do representante português na próxima etapa da prova uefeira.

A segunda mão dos "oitavos" da Champions prossegue na próxima semana, com os duelos Barcelona-Manchester City, Borussia Dortmund-Juventus, Mónaco-Arsenal e Atlético de Madrid-Leverkusen.

O sorteio da próxima fase está agendado para 20 de Março [uma sexta-feira].


Liga dos Campeões
Oitavos-de-final
Resultados da segunda mão

Terça-feira, 10 de Março de 2015
FC Porto 4-0 Basileia
Real Madrid 3-4 Schalke 04
Quarta-feira, 11 de Março de 2015
Bayern Munique 7-0 Shakhtar Donetsk
Chelsea 2-2 PSG
Terça-feira, 17 de Março de 2015
19h45
Atlético de Madrid-Bayer Leverkusen
Mónaco-Arsenal
Quarta-feira, 18 de Março de 2015
19h45
Barcelona-Manchester City
Borussia Dortmund-Juventus


Liga dos Campeões
Oitavos-de-final
Resultados da primeira mão
PSG 1-1 Chelsea
Shakhtar Donetsk 0-0 Bayern Munique
Basileia 1-1 FC Porto
Schalke 04 0-2 Real Madrid
Juventus 2-1 Borussia Dortmund
Manchester City 1-2 Barcelona
Arsenal 1-3 Mónaco
Bayer Leverkusen 1-0 Atlético de Madrid

in "rr.pt"

Beto acredita no FC Porto e envia mensagem de apoio a Rui Patrício

Guarda-redes do Sevilha esteve numa acção publicitária em Lisboa, esta quarta-feira.

Beto acredita que a corrida bicéfala pelo título de campeão português será decidida ao "sprint", mesmo no final da Primeira Liga. E isto porque, crê o ex-guardião do FC Porto, os dragões estarão concentrados e sempre à espera de um "deslize" do Benfica.

"O FC Porto não depende de si mesmo para ser campeão, pois o Benfica leva vantagem [de quatro pontos]. Mas acredito que o FC Porto irá lutar até ao fim, em busca do deslize do Benfica", salientou o internacional português, esta quarta-feira, à margem de um evento publicitário, num centro comercial de Lisboa.

Confrontado com a quebra de rendimento de Rui Patrício, por outro lado, o guarda-redes formado nas escolas do Sporting tece rasgados elogios ao seu concorrente na baliza da Selecção Nacional.

"Não o vejo a passar uma fase menos boa. Vejo-o tranquilo. Existiram lances, jogadas perfeitamente normais em qualquer guarda-redes, jogadas menos felizes. Já demonstrou ser um grande guarda-redes e um grande profissional", comentou.

Lesão, renovação e Ronaldo
No plano pessoal, Beto revelou que tem tudo "praticamente acertado" para renovar o contrato que o liga ao Sevilha, numa altura em que ultima a recuperação de uma lesão grave, contraída após um choque violento com Benzema, do Real Madrid.

"A minha lesão está num processo de regeneração rápida. Estou a recuperar muito bem, estou a um ritmo muito bom encurtando o prazo que estava previsto. Seriam há 10 semanas, neste momento atinge cinco semanas e julgo que daqui a duas semanas estarei de volta à competição", adiantou.

Finalmente, sobre as críticas recentes a Cristiano Ronaldo: "Ainda ontem (terça-feira) marcou dois golos. Continua a ser decisivo. Sinceramente, não o vejo numa má fase. Continua a ser competitivo, eficaz, decisivo e uma excelente profissional".

in "rr.pt"

MANUEL VILARINHO "Pinto da Costa diz bem de Artur Soares Dias e as pessoas desconfiam"

O antigo presidente do Benfica alude a falta de bom senso do Conselho de Arbitragem ao nomear Artur Soares Dias para um jogo do Benfica, após o recente elogio de Pinto da Costa. Vilarinho acredita que os encarnados voltarão a ser campeões e que o jogo de sábado, frente ao Braga, é crucial.


A nomeação de  Artur Soares Dias para o jogo dos encarnados, com o Braga, no próximo sábado, não caiu bem aos dirigentes do Benfica, por acontecer após declarações recentes de Pinto da Costa elogiosas para com o árbitro do Porto.


A notícia causou alguma estranheza aos actuais dirigentes, mas também a Manuel Vilarinho, antigo presidente do Benfica. Em declarações exclusivas a Bola Branca, o ex-líder benfiquista assegura que não está "preocupado" com o árbitro em causa, mas lembra que estes são os "grãos de areia que estão sempre a emperrar a engrenagem".

Para Vilarinho, "estas coisas não podem suceder, porque dão mau ar". Ou seja, "as pessoas desconfiam", quando assistem a um dirigente que "de repente, começou a gabar todos os dias o árbitro que foi nomeado para o Benfica".

"É das tais coisas que as pessoas ficam perplexas, a credibilidade tem de começar pelo bom senso", reforça o antigo dirigente.

Os elogios de Pinto da Costa a um árbitro "de quem dizia mal", são, para Manuel Vilarinho, talvez, "um exame de consciência", ironizando que o presidente do FC Porto acha que  Artur Soares Dias, afinal, "é competente".

O dirigente que lançou Luís Filipe Vieira na liderança do Benfica elogia a actuação do actual presidente encarnado. Vieira ajudou o clube a crescer e os rivais, agora, têm "receio e medo", porque "sabem da força do Benfica".

As criticas lançadas às arbitragens dos jogos do clube da Luz, por parte dos rivais mais directos, servem para que estes "tentem ganhar alguma vantagem", considera.

Benfica não treme e será campeão

Manuel Vilarinho confia na equipa comandada por Jorge Jesus, mas lembra que este campeonato "está bastante renhido"

"Não vejo o Benfica a tremer", afirma apontando, contudo, o jogo da próxima jornada, em casa, com o Braga, como "crucial".

"O Benfica vai ser campeão e há uns anos para cá readquiriu a mística", finaliza Manuel Vilarinho, na entrevista exclusiva a Bola Branca.

in "rr.pt"

Palavra de adversário: «FC Porto tem muito boa equipa»

Walter Samuel, defesa do Basileia, não poupa elogios aos Dragões

Após a goleada do FC Porto ao Basileia, o experiente argentino Walter Samuel, defesa da formação suíça, não poupou elogios à equipa dos Dragões. 
  
«O FC Porto tem muito boa equipa. Muitos jogadores jovens, rápidos, e que jogam muito bem. Vamos ver como lhe corre, espero que bem», disse o jogador aos jornalistas portugueses após o encontro de terça-feira
  
«Estiveram muito fortes. Marcaram-nos dois golos de livre, dois golaços, e não pudemos fazer nada», frisou. 
  
E pode o FC Porto chegar à final da Liga dos Campeões? «Isso não sei. Há muito boas equipas mais à frente, mas o FC Porto está muito habituado, já há muitos anos, às competições europeias».

in "maisfutebol.iol.pt"

«Tive a oportunidade de regressar mas quis ficar no Rayo Vallecano» - Abdoulaye


O defesa-central Abdoulaye Ba está a desfrutar da experiência no Rayo Vallecano, razão pela qual rejeitou a possibilidade de regressar ao FC Porto.

«Em janeiro, houve oportunidade de regressar ao FC Porto mas quis ficar. Primeiro, porque a massa associativa aqui é muito boa. Falei destes aspetos com os dirigentes do clube e disse que queria ficar até ao final da época. Estou a aproveitar esta experiência no Rayo Vallecano», disse o senegalês em conferência de imprensa.

Ainda assim, Abdoulaye não perdeu o show no Dragão para a Liga dos Campeões. «Foi um prazer muito grande ver o clube onde me formei fazer bem o seu papel.»


in "abola.pt"

Pai de Danilo prudente quanto ao futuro do lateral


osé Luiz da Silva confirma o interesse do Real Madrid na contratação de Danilo, mas diz não ter conhecimento de qualquer acordo para a transferência do lateral do FC Porto para o Santiago Bernabéu, no final da época.

«Não tem nada concretizado, não há negócios fechados. Além do Real Madrid há outros clubes a falar bem dele, ainda não temos nada certo», afirmou à Renascença o pai do internacional brasileiro, salientando o contributo dos azuis e brancos para a afirmação do defesa no futebol europeu: 

«Não podemos deixar de frisar que tudo começou pelo FC Porto, o clube tem uma grande participação». 

José Luiz da Silva esclareceu ainda que Danilo está a recuperar favoravelmente do violento embate com Fabiano durante o jogo com o Basileia.

«Realizou os exames ontem [terça-feira], estava tudo normal. Teve de passar a noite em observação no Hospital de São João, repetiu os exames hoje de manhã e graças a Deus foi só um susto. Já foi para casa e vai estar em repouso nos próximos dias», adiantou, dando conta do estado de espírito do jogador:

«Está tranquilo e doido para voltar. Imagino que na segunda-feira possa voltar».


«Lembro-me apenas do golo do Brahimi» - Danilo

Danilo suspirou de alívio quando conheceu o resultado dos exames médicos a que foi submetido no Hospital de São João, no Porto, na sequência do choque com Fabiano durante o jogo com o Basileia. 

«Não via a hora de sair do hospital. Estava ansioso para saber os resultados dos exames. Afinal, foi um choque muito forte, mas graças a Deus os resultados foram os melhores. Já estou muito bem e espero estar o mais rápido possível a treinar normalmente com os restantes companheiros para ajudar o FC Porto dentro de campo», desejou o internacional brasileiro, vítima de contusão cerebral com perda de conhecimento, em declarações aos órgãos oficiais do clube.

As memórias do jogo são escassas.

«Lembro-me apenas do golo do Brahimi e de alguns minutos depois. Depois do lance, realmente não me lembro de nada do que aconteceu. Foi um grande susto não só para mim, mas para todos os que estavam no estádio a assistir ao jogo», afirmou Danilo, enaltecendo a reação dos companheiros de equipa ao incidente:

«A equipa não se deixou afetar e venceu muito bem o jogo».

«Agora é só descansar e recuperar para voltar mais forte ainda e poder dar o meu máximo pelo FC Porto, como sempre», prometeu o lateral.

«Portistas contem comigo porque em breve estou de volta» - Danilo

Danilo concedeu uma curta declaração ao Porto Canal onde mostra estar já restabelecido do choque sofrido contra Fabiano, na partida de ontem dos frente ao Basileia.

«Obrigado pelas vibrações positivas de todos os portistas. Podem contar comigo porque em breve estou de volta em campo para poder dar o meu máximo pelo FC Porto, como faço sempre», disse o internacional brasileiro.

in "abola.pt"

Tello ausente no regresso dos dragões ao trabalho

JOGO COM O AROUCA NO DOMINGO

O FC Porto iniciou, esta quinta-feira, a preparação para o jogo de domingo  com o Arouca (19h15 no Estádio do Dragão) sem Tello, que viajou para Espanha por motivos pessoais.

Lopetegui também não contou no treino com Jackson e Adrián (continuam o processo de recuperação) e Danilo, que precisa de repouso causa da concussão cerebral  que o obrigou a deixar o Estádio do Dragão de ambulância no decorrer do jogo com o Basileia.

O lateral-direito esteve pouco mais de 12 horas internado no Hospital de São João, tendo recebido alta quarta-feira.  Apesar dos bons resultados dos exames falhará, pelo menos, o encontro de domingo.


in "record.pt"

Martins Indi: «A situação é estranha mas vou à luta»

ESTATUTO DE SUPLENTE NÃO AGRADA

Martins Indi não se rende à preferência de Julen Lopetegui por Maicon eMarcano. O central holandês, de 23 anos, admite que a condição de suplente o surpreende mas garante que não irá baixar a cabeça.

"Ficar à espera de minutos é uma situação um pouco estranha para mim, mas vou à luta. Estou satisfeito no clube apesar da pouca utilização que estou a ter nesta altura", referiu o defesa, em declarações prestadas a um canal televisivo holandês: "Tenho contrato com o FC Porto por mais quatro anos e sou uma pessoa positiva. Tenho de encarar esta situação e treinar-me com força. As minhas oportunidades vão aparecer novamente. Só lamento que esta tenha surgido por uma infelicidade do Danilo."

Martins Indi foi ontem pré-convocado pelo selecionador Guus Hiddink para os compromissos da seleção holandesa contra a Turquia e a Espanha, agendados para 28 e 31 de março.

in "record.pt"

Ricardo Pereira lidera reserva alargada

AVANÇA PARA O 8.º JOGO A TITULAR DA ÉPOCA

Ricardo Pereira é a primeira alternativa a Danilo no plantel azul e branco e, assim, deverá somar o seu 8.º encontro a titular esta época na receção ao Arouca.

Na Invicta, o jovem extremo português, de 21 anos, tem feito carreira como defesa-direito, um papel no qual Julen Lopetegui até já lhe augurou publicamente um excelente futuro. A verdade é que Ricardo Pereira tem dado boa conta de si quando chamado a substituir Danilo, pelo que o mais provável é que seja ele a saltar diretamente para o onze no próximo domingo.

Ainda assim, e como deixou claro o encontro de terça-feira, as alternativas ao internacional brasileiro não se esgotam no ex-V.Guimarães. Alex Sandro, que foi desviado para o corredor direito, mostrou-se extremamente à vontade no flanco contrário ao que lhe é natural e alarga assim o leque de opções que o treinador espanhol tem em carteira para aquele posto.

Uma outra solução passaria pelo desvio do central Maicon para o flanco, um papel no qual já provou sentir-se confortável com Vítor Pereira ao leme da equipa, mas no qual ainda não foi testado sob a orientação de Julen Lopetegui. A julgar pela amostra, a eficácia defensiva do FC Porto não deverá ser colocada em causa pela lesão de Danilo.


in "record.pt"

Casemiro: «Posição com Lopetegui igual à com Mourinho e Ancelotti»

CASEMIRO COMPARA COM O PAPEL NOS PORTISTAS

Casemiro tem sido um dos imprescindíveis de Julen Lopetegui no FC Porto 2014/15. O médio brasileiro é escolhido na esmagadora maioria das vezes para a posição 6 do meio-campo portista e na terça-feira até rubricou um golos ao Basileia, numa execução sublime de um livre direto. À sua assessoria de imprensa, 

"Fiquei muito feliz pelo golo, pois há muito tempo que tenho vindo a treinar marcações de livres. Mas fiquei ainda mais feliz pelo ótimo rendimento de toda a equipa. Fizemos uma grande partida e conseguimos impôr o nosso futebol desde o início. Esse jogo mostrou a nossa qualidade e que temos condições de chegar ainda mais longe, mas precisamos de continuar a trabalhar forte, com humildade, pensando jogo a jogo", começou por dizer, em análise ao embate da 2.ª mão dos "oitavos" da Champions. 

"Desde que cheguei ao Real Madrid, passei a ser utilizado como um médio mais de marcação, dando liberdade aos outros médios da equipa. Foi assim com Mourinho e Ancellotti. Agora, no FC Porto, com o Lopetegui, está a ser igual. Estou à procura de evoluir a cada treino, a cada jogo, e é muito bom ter o trabalho reconhecido dessa forma, sendo um dos jogadores que mais roubos de bola tem na Champions. Vou continuar a trabalhar para melhorar ainda mais". Quanto aos títulos ainda em disputa, o futebolista emprestado pelo Real Madrid ao FC Porto refere que há "trabalho pela frente".

"A caminhada é longa e estamos com os pés no chão, sabendo que há muito trabalho pela frente, tanto na Liga dos Campeões como no campeonato português".

in "record.pt"

Del Bosque atento a Tello

O extremo espanhol do FC Porto está a ser seguido com atenção pelo selecionador Vicente del Bosque e antes ainda dos quatro golos a Sporting e Braga.


Tello pode entrar brevemente na seleção espanhola e que deixou essa hipótese sabe do que fala. "Vitolo (Sevilha) está a jogar muito bem. Tello está a destacar-se. Há gente a pressionar com muita força", observou o selecionador Vicente del Bosque, apostado em renovar La Roja


Em declarações à Rádio Marca, o selecionador elogiou também outro espanhol do FC Porto. "O valor do treinador espanhol está em alta. Temos Lopetegui, Guardiola, Benítez e Roberto Martínez nas quatro grandes ligas", afirmou.


in "ojogo.pt"

Lateral brasileiro associado ao FC Porto

As notícias da saída de Danilo no final da temporada colocaram o FC Porto na ordem do dia das notícias do mercado de transferências no Brasil.


Marcos Rocha, lateral-direito do Atlético Mineiro, é o mais recente nome associado à lista de eventuais reforços do FC Porto na próxima temporada. A provável saída de Danilo no final da temporada tem ajudado a que o clube azul e branco volte a ser protagonista de uma série de notícias no Brasil.

O lateral, de 26 anos, representa o Atlético Mineiro desde 2010.


in "fcp.pt"

Herrera pressiona Hugo Sánchez

O mexicano do FC Porto já marcou por três vezes na presente edição da Liga dos Campeões, mais do que conseguiu em 24 jornadas da I Liga.


Com três golos na fase de grupos da Liga dos Campeões, Herrera está a apenas dois de apanhar Hugo Sánchez, o melhor mexicano da história que conseguiu cinco numa época pelo Real Madrid.

El Zorro não é avançado e o mérito é, por isso, enfatizado naquele país. Ainda em matéria de golos, o FC Porto bateu o máximo em casa que eram 11 nos sete jogos de 1999/2000. Agora, tem 13 em quatro partidas.


in "ojogo.pt"

FC PORTO É O ÚNICO INVICTO EM PROVA NA ”CHAMPIONS”

Real Madrid, Bayern de Munique e PSG são os outras equipas já apuradas para os ”quartos”
​Com a eliminação, esta quarta-feira, do Chelsea aos pés do Paris Saint-Germain (o 2-2 alcançado em Londres permitiu aos franceses avançar no desempate por golos marcados fora), o FC Porto é agora a única formação invicta em prova na Champions League. A outra equipa que terminou a fase de grupos sem derrotas, o Real Madrid, perdeu esta terça-feira por 4-3, na capital espanhola, frente aos alemães do Schalke 04, mantendo-se ainda assim em prova (tinha triunfado por 2-0 na Alemanha).

Em pleno Stamford Bridge, fortaleza do Chelsea, um Paris Saint-Germain reduzido a dez homens, por expulsão de Ibrahimovic, aos 31 minutos, foi capaz de reagir por duas vezes à desvantagem (os golos de David Luiz e Thiago Silva, aos 86 e 114 minutos, responderam aos de Cahill, aos 81, e Hazard, aos 96) e assegurar um empate, após prolongamento (2-2), que permitiu a qualificação para os quartos-de-final, depois do 1-1 em França.

O Bayern de Munique também tinha empatado na primeira mão (0-0), no terreno do Shakhtar Donetsk, mas o segundo jogo proporcionou um bilhete tranquilo para os quartos-de-final, cujo sorteio se raliza a 20 de Março, às 11h00 de Portugal Continental, em Nyon. Os alemães goleraram esta quarta-feira os ucranianos, por 7-0, com golos de Müller (dois), Boateng, Ribéry, Badstuber, Lewandowski e Götze.

Oitavos-de-final da UEFA Champions League, segunda mão

Chelsea-Paris Saint-Germain, 2-2 (após prolongamento) (3-3 no total da eliminatória, o PSG qualificou-se por golos marcados fora)
Bayern Munique-Shakhtar Donetsk, 7-0 (7-0 no total da eliminatória)
FC Porto-Basileia, 4-0 (5-1 no total da eliminatória)
Real Madrid-Schalke 04, 3-4 (5-4 no total da eliminatória)
Mónaco-Arsenal, 17 de Março (Mónaco venceu por 3-1 na primeira mão)
Atlético de Madrid-Bayer Leverkusen, 17 de Março (Bayer Leverkusen venceu por 1-0 na primeira mão)
FC Barcelona-Manchester City, 18 de Março (FC Barcelona venceu por 2-1 na primeira mão)
Borussia Dortmund-Juventus, 18 de Março (Juventus venceu por 2-1 na primeira mão)


in "fcp.pt"

VOLEIBOL PORTISTA DE LUTO

Zé Lado, ex-atleta e campeão nacional, faleceu aos 56 anos
José Carlos Mesquita Lado Teixeira, um dos grandes atletas de voleibol portista e nacional, faleceu na tarde desta quarta-feira, no Hospital de Santo António, no Porto, onde estava internado há mais de um mês. O corpo será transladado na manhã desta quinta-feira para o Tanatório de Matosinhos, decorrendo as cerimónias fúnebres na sexta-feira, às 15h00.

Nascido na Invicta, a 19 de Fevereiro de 1959, Zé Lado, como era conhecido pelos colegas e amigos, começou a jogar no FC Porto em 1973/74, tendo conquistado seis títulos nacionais em mais de uma dezena de temporadas em que actuou de azul e branco.

O FC Porto endereça à família do antigo atleta os mais sentidos pêsames, associando-se desta forma ao momento de luto do voleibol e do desporto português.


in "fcp.pt"

“HAT-TRICK” DE VÍTOR HUGO NA GOLEADA AO TURQUEL

Triunfo tranquilo (8-0) na 21.ª jornada do campeonato
​O FC Porto recebeu e venceu esta quarta-feira o Turquel (8-0), no Dragão Caixa, em jogo referente à 21.ª jornada do Campeonato nacional de hóquei em patins. Com este triunfo, o 19.º na prova, os azuis e brancos passam a somar 58 pontos e seguem na segunda posição, a três da liderança, ocupada pelo Benfica.

Falar da primeira parte é puxar o filme à frente, mais concretamente até aos últimos cinco minutos. Até aí, o FC Porto Fidelidade esteve longe da dinâmica e intensidade que lhe são reconhecidas, mas é justo dizer que do outro lado esteve um adversário organizado, compacto e com o guarda-redes Marco Barros em excelente plano. A resistência do Turquel durou literalmente até ao primeiro golo portista, atribuído a Caio mas com uma ajuda preciosa de Pedro Vaz (20m). Foi o início de uma goleada que pareceu pouco provável.

Os Dragões tomaram-lhe o gosto e não demoraram a reforçar a liderança no marcador, com golos de Reinaldo Ventura (23m) e Vítor Hugo (25m), este último a apenas um segundo do intervalo. O mesmo Vítor Hugo abriu a etapa complementar a bisar (28m) e Hélder Nunes aumentou para 5-0 no minuto seguinte (29m), contribuindo também ele para a construção da goleada. Em noite de franca inspiração, Vítor Hugo completou o “hat-trick” (37m) e assumiu-se como a figura maior de um triunfo claro e expressivo, selado por Ricardo Barreiros (47m) e Jorge Silva (50m). Na baliza portista, Edo Bosch e Nélson Filipe estiveram intransponíveis.

Tó Neves, treinador dos Dragões, viu assim a vitória concludente sobre o Turquel: “Foi uma exibição muito bem conseguida da nossa equipa, ainda que tenhamos sentido muitas dificuldades até aos últimos cinco minutos da primeira parte. Fomos felizes na forma como terminámos os primeiros 25 minutos a vencer por 3-0, mas a segunda parte foi de uma grande eficácia dos meus jogadores. Isso permitiu-nos controlar melhor o jogo frente a uma boa equipa, muito organizada. Os jogadores portaram-se bem, estão de parabéns e registo o facto de não termos sofrido golos”, afirmou na flash interview do Porto Canal.

FICHA DE JOGO

FC PORTO FIDELIDADE-TURQUEL, 8-0
Campeonato Nacional, 21.ª jornada
11 de Março de 2015
Dragão Caixa

Árbitros: Paulo Almeida (Aveiro) e António Santos (Aveiro)

FC PORTO FIDELIDADE: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Hélder Nunes, Rafa e Jorge Silva
Jogaram ainda: Nélson Filipe (g.r.), Caio, Ricardo Barreiros, Vítor Hugo e Reinaldo Ventura (cap.)
Treinador: Tó Neves

TURQUEL: Marco Barros (g.r.), Daniel Matias, Pedro Vaz, Vasco Luís e Xavier Lourenço
Jogaram ainda: Paulo Passos, German Dates, Pedro Batista e André Luís (cap.)
Treinador: João Simões

Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Caio (20m), Reinaldo Ventura (23m), Vítor Hugo (25m, 28m e 37m), Hélder Nunes (29m), Ricardo Barreiros (47m) e Jorge Silva (50m)


in "fcp.pt"

HEXACAMPEÕES GANHAM VANTAGEM NOS “QUARTOS” DO ANDEBOL 1

Passos Manuel causou dificuldades na primeira parte, mas caiu (26-36) no jogo um do play-off
O FC Porto ganhou esta quarta-feira vantagem na disputa dos quartos-de-final do play-off do Andebol 1, ao vencer no terreno do Passos Manuel, oitavo classificado da fase regular, por 36-26. Os portistas, que terminaram a fase regular na primeira posição, fecham a eliminatória e avançam para a meia-final (disputada á melhor de cinco encontros) no caso de vencerem os lisboetas no Dragão Caixa, no jogo dois, agendado para a próxima quarta-feira, às 20h00.

O Passos Manuel comandou o marcador durante quase toda a primeira parte, conseguindo um parcial inicial de 5-3, que forçou Ljubomir Obradovic a pedir um time-out logo aos seis minutos. A defesa agressiva do Passos Manuel - que se desdobrava de um 5-1 para um pouco usual 4-1-1 - causou dificuldades aos Dragões, que cometeram várias falhas técnicas e viram ainda o guarda-redes Alexandre Moura brilhar em diversas situações. 

Nuno Roque, que entrou em campo depois do time-out, foi um dos primeiros a perceber que os Dragões deveriam procurar receber mais vezes a bola no espaço. Gilberto Duarte também saltou do banco e a melhoria progressiva dos portistas, que chegaram a ter uma desvantagem de cinco golos (8-3), levou-os ao comando do marcador nos momentos finais da primeira parte (15-16). Porém, o intervalo chegou com um empate (16-16).

Na segunda parte, os azuis e brancos apresentaram-se mais agressivos defensivamente e, face ao cansaço do adversário, os golos em contra-ataque começaram a surgir. Um parcial de 6-0 levou o resultado para os 16-22 e praticamente decidiu o destino do encontro. O Passos Manuel fez o FC Porto suar até ao último segundo, tentando mesmo defender em todo o campo, mas o vencedor já estava encontrado.

João Ferraz, em clara subida de forma, foi o melhor marcador dos azuis e brancos, com oito golos, seguido de perto por Ricardo Moreira, com sete, incluindo os quatro livres de sete metros de que dispôs.

No final, o treinador-adjunto Rui Silva fez um resumo da partida à TV Sports, que transmitiu o encontro: “Foi uma vitória bastante sofrida e os dez golos não reflectem o jogo bem disputado. O Passos Manuel criou algumas dificuldades ao FC Porto e entrámos mal, cometemos muitos erros na defesa e fomos muito precipitados no ataque, daí o empate ao intervalo. No balneário conversámos, corrigimos o que estava mal e os dez golos de vantagem são um reflexo da diferença de qualidade entre as equipas, apesar do empenho demonstrado pelo Passos Manuel”.

FICHA DE JOGO


PASSOS MANUEL-FC PORTO, 26-36
Andebol 1, quartos-de-final, jogo um
11 de Março de 2015
Pavilhão da Escola Quinta de Marrocos, em Lisboa

Árbitros: Nuno Dionísio e Nuno Santos

PASSOS MANUEL: Alexandre Moura (g.r.); Carlos Lopes, Miguel Moura, Júlio Santos, Rodrigo Trindade, Pedro Sequeira (10), Fernando Ramos, Hugo Fernandes (1), Bruno Cunha, David Piedade, David Pinto (4), Ricardo Barrão (1), João Ferreira (7), Diogo Lopes e João Gomes (3)
Treinador: João Comédias

FC PORTO: Alfredo Quintana e Hugo Laurentino (g.r.); Babo, Gilberto Duarte (4), Yoel Cuni Morales, João Ferraz (8), Miguel Martins (1), Daymaro Salina (4), Nuno Gonçalves, Ricardo Moreira (7), Alexis Borges, Hugo Santos, Nuno Roque (4), Michal Kasal (6) e Mick Schubert (2)
Treinador: Ljubomir Obradovic

Ao intervalo: 16-16

in "fcp.pt"