quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vítor Pereira fica? «Não estou preocupado»


Treinador coloca os objetivos do clube à frente do projeto individual


Vítor Pereira garante que não está preocupado com o seu futuro. O treinador do F.C. Porto está perto de levar o clube ao título mas não é um nome consensual entre os adeptos do clube pelo que tem carregado uma certa névoa que não permite, para já, discernir muito além. 

«Tenho mais um ano de contrato, estou e estarei sempre com um gosto enorme neste clube», assegurou Vítor Pereira em conferência de imprensa. 

O técnico frisou que não deve ser ele a comentar essa alegada falta de consenso em torno do seu nome: «Eu faço o meu trabalho. Quero sempre um jogo de qualidade porque sou um treinador que gosta de futebol de qualidade e procuro que a equipa represente esse futebol. Às vezes conseguimos, outras vezes nem tanto.»

Ainda assim, para já, as preocupações do treinador centram-se no título. E mais nada. 

«Neste momento não estou preocupado com o meu projeto individual, mas com o meu clube», assegurou.

Vítor Pereira: «Título será discutido até ao fim»

Técnico portista não concorda que uma vitória na Madeira seja o passo final


Vítor Pereira não acredita que um triunfo sobre o Marítimo deixe o título praticamente garantido para o F.C. Porto. O treinador dos «dragões» reconhece que é um jogo fundamental, mas continua a acreditar que a luta se arrastará até ao fim.

«Vencer na Madeira significam três pontos fundamentais. Só isso. Não estou à espera de decisões. Disse, desde o início, que o título seria discutido até ao fim, e continuo a acreditar nisso», disse, na conferência de imprensa de antevisão da 28ª jornada.

O Marítimo saiu derrotado das duas últimas rondas, mas Vítor Pereira defende que a equipa de Pedro Martins «tem provado, ao longo do campeonato, que é consistente e forte». «Os jogos que fizemos para trás também não têm peso. O Marítimo vale por aquilo que tem feito ao longo da época. Tem provado ser uma equipa regular, com princípios bem definidos», acrescentou o técnico portista, que ainda assim está convicto de que o seu grupo «tem competência mais do que suficiente para trazer os três pontos da Madeira».

Sobre a possibilidade de ser campeão já no domingo, Vítor Pereira não teceu grandes considerações: «Espero ganhar os três pontos, espero que a minha equipa seja competente. É isso o que espero, sinceramente. Ganhando no Marítimo, as outras equipas podem ganhar também, não há problema nenhum. E no jogo a seguir a mesma coisa.»

«Jogadores estão habituados a ambientes adversos»

Vítor Pereira foi confrontado, ainda, com a possibilidade de encontrar um ambiente tenso na Madeira, devido às relações conturbadas entre os dois clubes, após a transferência de Kléber. Um dado que não preocupa o técnico. 

«Estes jogadores estão habituados a ambientes adversos, a jogar em estádios com muita gente e com grande barulho. Muitas vezes isso até motiva este tipo de jogadores. Eles vivem bem com a pressão», garantiu. 

O técnico não quis comentar o eventual regresso de Álvaro Pereira, depois da demonstração pública de desagrado em Braga, quando foi substituído, dizendo que «foge sempre» a essas questões para não desviar «o foco do coletivo». 

Sobre a ideia de que o F.C. Porto tem rendido mais contra equipas teoricamente mais fortes, Vítor Pereira considerou uma «pergunta gasta». 

«Com Olhanense e Beira-Mar fizemos um jogo consistente durante os 90 minutos. É natural que as equipas se fechem ainda mais no Dragão e as segundas partes, com o desgaste físico e mental, ficam mais abertas.. Tivemos um ou outro jogo em que reconheço que a entrada não foi tão boa, mas gostamos de jogar em casa, no estádio que para mim é o mais bonito do país. É um campo grande e os jogadores sentem a nossa massa associativa», descreveu. 

in "maisfutebol.iol.pt"

O Benfica e a batata frita que continuam a dar que falar

O caso do "viva o Benfica" que gerou a indignação de um encarregado de educação foi arquivado. Adepto portista promete não desistir.


A história já é conhecida: Um pai de uma aluna de um Jardim de Infância da Ericeira apresentou queixa contra a educadora por incluir "viva o Benfica" na conhecida cantilena "atirei o pau ao gato". 

Agora, a Inspecção Geral de Educação (IGE) decidiu arquivar a queixa "porque a actuação da escola não mereceu censura jurídico-disciplinar", lê-se na resposta enviada ao pai e divulgada pela agência Lusa. O caso será encaminhado para o Provedor de Justiça, avançou o encarregado de educação. 

A adaptação "vai-te embora pulga maldita/batata frita/viva o Benfica" era repetida várias vezes por dia no Jardim de Infância de Santo Isidoro. O pai, adepto do FC Porto, considera que esta é uma "situação de lavagem e de indução ao comportamento" das crianças. 

"Compromete os valores fundamentais da escola, ou seja, o respeito pela diferença e pela individualidade, o fomento da pluralidade de gostos e o civismo. A escola deve ser um espaço onde nem política, nem religião, nem clubismos desportivos devem ser alimentados", explicou na queixa apresentada. 

O encarregado ficou ainda a saber, através da resposta do agrupamento de escolas, que a maioria das crianças que frequentam aquele estabelecimento é do Benfica: De treze, apenas duas não são do clube.



N´Sakala apontado ao Dragão

Fabrice N´Sakala, lateral esquerdo do Troyes, da 2.ª Liga francesa, está a ser apontado como alvo do FC Porto para a próxima temporada.

Segundo a Imprensa gaulesa, o jovem de origem congolesa mas naturalizado francês, está igualmente na mira do Lyon. N´Sakala, 21 anos, prolongou recentemente o vínculo com o Troyes até junho de 2014.

«Claro que ainda tem muito a aprender mas é um jovem com um grande potencial. Imprime um ritmo nos treinos porque atributos físicos notáveis. Dada a sua mentalidade, aprende rapidamente», descreve o seu treinador Jean-Marc Furlan, em declarações ao site do clube.


in "abola.pt"

Hulk tem a palavra

AGENTE CRÊ QUE OS DRAGÕES VÃO SER SENSÍVEIS



A vontade de Hulk será tida em conta pelo FC Porto, quando, tal como se perspetiva, começarem a chegar à Invicta ofertas milionárias pelo seu passe no defeso que se aproxima. A convicção é de Teodoro Fonseca, empresário do brasileiro, que defende ainda que “nem podia ser de outra forma”, tendo em consideração “tudo o que Hulk já deu ao FC Porto”.
Record contactou o agente para saber se, tendo em conta a agitação do mercado em torno de Hulk e as quatro épocas que este já leva no Dragão, a sua saída no próximo verão será inevitável. Teodoro Fonseca disse ter “dificuldades em responder concretamente à questão”, mas admitiu entrelinhas que o ciclo do Incrível no dragão estará a chegar ao fim.
in "record.pt"

Sapunaru em alta

ACABA A TEMPORADA VISÍVEL NA MONTRA



O interesse coletivo aponta à revalidação do título nacional, e daí advêm lucros para todo o grupo, mas individualmente também há objetivos definidos. Para quem há um ano se viu impedido de rumar a um campeonato mais mediático, sob os louros da conquista da Liga Europa, em breve surgirá uma nova oportunidade. Basta que os campeonatos acabem e logo os mercados se abrem, com novas perspetivas de carreira no horizonte.
Um dos jogadores do FC Porto que está na linha da frente para dar um novo passo é Cristian Sapunaru. O facto de ter recuperado a titularidade e estar a atravessar o melhor período da época ajuda a colocá-lo numa parte bem visível da montra portista.
in "record.pt"

Hulk à procura do terceiro jogo a marcar


Hulk vai procurar, na Madeira, marcar pela primeira vez em três jogos consecutivos durante esta temporada. O internacional brasileiro, que chega à fase final da época num grande momento de forma, foi decisivo nos dois últimos jogos do campeonato (Braga e Beira-Mar), tendo contribuído com três dos quatro golos marcados pela equipa, mas também com a assistência para Janko no golo que sobra.
A capacidade para decidir não é nova, mas, no sábado, frente ao Marítimo, Hulk até poderá conseguir um novo registo para esta época: fazer golos em três jogos consecutivos. Para o avançado, que já marcou por 17 vezes desde agosto, o terceiro jogo tem ficado sistematicamente encravado, depois de até já ter marcado em dois seguidos por cinco vezes ao longo desta época. Aliás, se marcar frente ao Marítimo, será apenas a terceira vez que conseguirá marcar em três jogos seguidos desde que chegou, em 2008, ao FC Porto, com a curiosidade de os dois exemplos estarem relacionados com a época passada, que os dragões aproveitaram para juntar mais quatro títulos ao currículo. Com André Villas-Boas no comando técnico da equipa, Hulk foi o melhor marcador do campeonato (23 golos) e conseguiu marcar por uma vez em quatro jogos consecutivos e, em outra ocasião, em cinco partidas, um recorde que é também o melhor que Hulk poderá desejar para esta época, tendo em conta que faltam disputar apenas três jogos para o final do campeonato.
No entanto, para chegar aos três jogos consecutivos a fazer golos, Hulk terá de conseguir algo inédito: marcar na visita ao estádio do Marítimo. O brasileiro nunca faturou nos Barreiros, onde nem sequer conseguiu vencer ou... empatar. Os números assustam, mas têm uma atenuante importante; ao longo destas quatro temporadas, Hulk só jogou por uma vez nos Barreiros, onde, pelos mais variados motivos, tem falhado a presença. A única vez que lá jogou foi na época de 2009/10, quando o FC Porto perdeu o título para o Benfica, tendo saído derrotado por 1-0, com o golo do Marítimo a ser marcado na própria baliza por Rolando.
5
Hulk já marcou golos em dois jogos consecutivos por cinco vezes durante esta temporada, mas tem parado sempre na terceira partida. No sábado, frente ao Marítimo, terá a última oportunidade de igualar um feito conseguido na época passada...

Entre os melhores da seleção


Hulk já marcou 17 golos nos 36 jogos realizados esta época, um registo capaz de o transformar num dos melhores marcadores convocados para os mais recentes jogos da seleção brasileira ou ainda dos jogadores que fazem parte da extensa lista apresentada por Mano Menezes para os Jogos Olímpicos de Londres. Na Europa, só Jonas se aproxima dos 17 golos de Hulk, com menos um, embora o avançado do Valência até já tenha disputado mais 13 jogos durante esta temporada. Os restantes "europeus" andam todos muito longe de Hulk. Se alargarmos a lista aos internacionais brasileiros que estão a jogar no Brasil, o caso muda de figura, até porque Hulk passa a ter a concorrência de Neymar e Leandro Damião. Neste caso, até é o jogador do Internacional de Porto Alegre que leva vantagem, ainda que curta, com 19 golos apontados em 36 partidas. Neymar segue logo atrás, com menos um golo e sete jogos, numa marca que contempla apenas as partidas realizadas no Brasileirão, Taça dos Libertadores e, no caso do avançado do Santos, no Mundial de Clubes. Hulk segue, por isso, entre os melhores marcadores da atualidade na seleção brasileira.


Carlos Abreu Amorim, deputado

"Prefiro festejar com o Sporting"


1
Hulk tem sido novamente decisivo. Acredita que é possível mantê-lo no FC Porto na próxima época?
O futebol atual é vivido com muito mais velocidade e quatro anos, para um jogador, é quase uma vida. Admito que o Hulk possa sair no final da época, mas apenas se for um bom negócio para as duas partes. O FC Porto também terá de retirar dividendos do grande investimento que fez no jogador.

2
Qual foi a importância de Janko para a segunda metade da temporada?
Apesar de não ser um grande avançado, é um ponta-de-lança honesto, que está sempre no sítio certo, mesmo quando falha, e ele até falha muitas vezes. Foi importante para a equipa e incrementou a qualidade do ataque, tendo como comparação Kléber, que, na próxima época, deve ir para um clube com a sua dimensão, um Beira-Mar ou uma Académica...

3
Como adepto, quer festejar o título já este domingo ou prefere adiar a festa para o jogo com o Sporting?
Eu quero é ganhar o campeonato, independentemente de onde ou quando for. Mas se pudesse escolher, preferia festejá-lo no jogo com o Sporting. Teria outro sabor, tal como teve o da época passada, quando vencemos o campeonato na Luz. No entanto, desta vez, como o jogo é no Dragão, não deverá haver surpresas...

in "ojogo.pt"


Sérgio Ribeiro apontado a Udinese e Tottenham

O extremo Sérgio Ribeiro, dos sub-16 (Padroense) do FC Porto, está a ser apontado à Udinese e ao Tottenham, mas tem contrato com os dragões por mais temporadas. A notícia tem corrido, nos últimos dias, alguns sites informativos de Itália e Inglaterra, mas segundo os responsáveis portistas não tem correspondência com sondagens reais pelo jovem ala da formação. Sérgio Ribeiro tem 16 anos e é um dos jogadores em destaque no Padroense, preparando-se para transitar, na próxima temporada, para a equipa de sub-17 dos azuis e brancos.


in "ojogo.pt"

Um salto que está por dar


Kléber não conseguiu cumprir a promessa que deixou no início da temporada, quando chegou ao FC Porto. "Quero provar que valeu a pena esperar. Provar que vim para buscar o meu espaço e que tenho potencial para estar aqui", declarou o avançado a O JOGO depois de terminar a pré-época com cinco golos marcados e de se preparar para um percurso repleto de desafios. Mas a verdade é que chegado à 28ª jornada e ao regresso aos Barreiros para defrontar o Marítimo, Kléber defraudou as expectativas, ou melhor, rendeu a um nível muito semelhante ao que tinha alcançado em duas épocas na Madeira (ver quadro ao lado).
No balanço feito até à 28ª jornada, chega-se à conclusão de que o melhor período do brasileiro no FC Porto acabou por se verificar no mês de setembro. Em cinco jogos realizados nesse período, Kléber marcou quatro golos - três no campeonato, um dos quais no clássico contra o Benfica, e um na Champions -, que por essa altura fizeram dele um dos melhores marcadores da equipa, a par de Hulk. Nessa fase, Kléber ainda conseguia rivalizar com Falcao, que na estreia tinha marcado apenas mais um golo. Seguiu-se o mês de outubro e mais dois golos a juntar à sua conta pessoal, antes do jejum que transformou um golo ao Braga num episódio que não travou a necessidade dos responsáveis do FC Porto de recorrer ao mercado de transferências para tentar corrigir o caudal ofensivo insuficiente. Com Janko, Kléber acabou remetido para segundo plano e, consequentemente, ainda mais afastado da baliza, ele que ainda não marcou em 2012. Restam-lhe três jogos para tentar acabar melhor, mas pouco crédito...

Um abraço que não será correspondido


O diferendo entre FC Porto e Marítimo por causa da saída de Kléber para o Dragão ainda está vivo. Mas o avançado não guarda rancor a Carlos Pereira. "Dava-lhe um abraço de agradecimento, porque foi ele que me projetou e me deu oportunidades no clube", declarou a O JOGO em agosto, no rescaldo da conquista da Supertaça. Uma disposição que, a manter-se, contrasta com a de Carlos Pereira, que prometeu continuar a lutar pelos interesses do seu clube.

in "ojogo.pt"

Janko "Estou aqui para ter êxito, não para ser turista"


Janko sabe que os adeptos do FC Porto esperam dele apenas uma coisa: golos. Como o que marcou no sábado, ao Beira-Mar, o quinto com a camisola azul e branca. Em entrevista ao principal portal desportivo da Áustria, o "laola1.at" garantiu estar pronto para a cobrança, prometendo tudo fazer para deixar a sua marca no clube. "Estou aqui para ter êxito e não para fazer de turista", frisou enquanto passeava nas praias de Gaia. O tempo para apreciar as belezas do Norte de Portugal ainda é escasso, mas o avançado sente-se um privilegiado. Afinal, é a primeira vez que vive perto do mar. "Poder usufruir desta alta qualidade de vida, com o mar à vista e as praias maravilhosas é um bom efeito secundário de ter vindo para este clube", admitiu.
Outro efeito é o de proporcionar a Janko uma "resposta" aos seus críticos. "Quando um clube como o FC Porto nos contacta é sinal de que fiz tudo certo. Isto fortaleceu a forma como me vejo, porque acreditei sempre em mim e que um dia poderia chegar a um clube como este. Muitos críticos não achavam isto possível, mas contradisse as suas opiniões. Posso sorrir de uma forma relativamente relaxada na cara deles", atirou.
Há três meses em Portugal, Janko só tem sentido algumas dificuldades de comunicação. "Os adeptos do FC Porto são compreensivelmente muito emocionais, o clube é muito grande e receberam-me de braços abertos. O meu português ainda é fraco e, por isso, não compreendo muito bem o que os nossos adeptos cantam nos jogos", referiu.
Nos jogos e nos treinos também não tem sido muito fácil. "Os diretores tentaram tudo para que eu tivesse uma integração rápida e tentaram comunicar comigo, mas por motivos linguísticos, por enquanto, ainda é um bocado complicado ter uma conversação mais fluída com os meus colegas. Tanto eu como eles tentamos o nosso melhor para um bom entendimento", referiu.

Um elogio olímpico


Ontem, Janko recebeu um importante elogio do compatriota Ludwig Paischer, apenas e só medalha de prata de judo, em Pequim e já com passaporte carimbado para os jogos de Londres. "Entre Janko e Maierhofer (Red Bull Salzburg) opto pelo Janko pelo que já conseguiu produzir em diferentes ligas, é sensacional. Nas suas transferências pode ver-se um constante desenvolvimento. São poucos os austríacos que podem atingir um clube superior ao FC Porto", referiu em entrevista ao portal "laola1.at".


"Atirar isqueiros é normal por aqui"


Janko já enumerou inúmeras vezes as diferenças entre o futebol português e o holandês - onde jogou até janeiro - ou o austríaco. Agora, preferiu destacar o lado emocional e a forma como os adeptos vibram com o futebol nos estádios nacionais. Três meses e 11 jogos depois, o avançado não esconde que ainda está surpreendido com algumas reações vindas das bancadas, sobretudo nos jogos mais intensos do campeonato. "Durante os jogos costumam voar muitos objetos para dentro do campo, mesmo quando não esperamos que tal aconteça. No entanto, atirar isqueiros acaba por ser relativamente normal nestes países, mas também vi pessoas que lançaram os seus telemóveis contra nós. Isto não é muito normal... de certeza que têm um bom contrato com o operador móvel", brincou, enquanto observava a zona ribeirinha do Porto e de Gaia num passeio de barco pelo rio Douro.
Habituado a lidar com as críticas desde que subiu a profissional, um tema recorrente nas suas entrevistas e a que não escapou nesta, refira-se, Janko encontrou em Portugal uma realidade um pouco diferente da que estava habituado. "Cada país tem a sua mentalidade. Aqui falam de futebol de uma maneira muito emocional e acompanham intensamente quem joga futebol, como provam os três grandes diários desportivos em que 80 por cento das notícias que publicam são sobre futebol. Isto demonstra como as pessoas aqui em Portugal se identificam imenso com este desporto", frisou.


O que dizem dele


"Precisávamos de um jogador com mais maturidade. É muito profissional, um perfecionista. Veio dar altura ao nosso jogo e poder dentro da área, que era o que nos faltava".
Vítor Pereira

"Dentro do campo não há idiomas e é fácil entendermo-nos. É um grande jogador e veio ajudar-nos bastante. É muito alto, mas mesmo assim consegue ter técnica, segura bem a bola. Entrou bem na equipa e tem tudo para brilhar com a camisola do FC Porto no futuro".
Hulk

in "ojogo.pt"