quinta-feira, 26 de abril de 2012

Hulk à procura do terceiro jogo a marcar


Hulk vai procurar, na Madeira, marcar pela primeira vez em três jogos consecutivos durante esta temporada. O internacional brasileiro, que chega à fase final da época num grande momento de forma, foi decisivo nos dois últimos jogos do campeonato (Braga e Beira-Mar), tendo contribuído com três dos quatro golos marcados pela equipa, mas também com a assistência para Janko no golo que sobra.
A capacidade para decidir não é nova, mas, no sábado, frente ao Marítimo, Hulk até poderá conseguir um novo registo para esta época: fazer golos em três jogos consecutivos. Para o avançado, que já marcou por 17 vezes desde agosto, o terceiro jogo tem ficado sistematicamente encravado, depois de até já ter marcado em dois seguidos por cinco vezes ao longo desta época. Aliás, se marcar frente ao Marítimo, será apenas a terceira vez que conseguirá marcar em três jogos seguidos desde que chegou, em 2008, ao FC Porto, com a curiosidade de os dois exemplos estarem relacionados com a época passada, que os dragões aproveitaram para juntar mais quatro títulos ao currículo. Com André Villas-Boas no comando técnico da equipa, Hulk foi o melhor marcador do campeonato (23 golos) e conseguiu marcar por uma vez em quatro jogos consecutivos e, em outra ocasião, em cinco partidas, um recorde que é também o melhor que Hulk poderá desejar para esta época, tendo em conta que faltam disputar apenas três jogos para o final do campeonato.
No entanto, para chegar aos três jogos consecutivos a fazer golos, Hulk terá de conseguir algo inédito: marcar na visita ao estádio do Marítimo. O brasileiro nunca faturou nos Barreiros, onde nem sequer conseguiu vencer ou... empatar. Os números assustam, mas têm uma atenuante importante; ao longo destas quatro temporadas, Hulk só jogou por uma vez nos Barreiros, onde, pelos mais variados motivos, tem falhado a presença. A única vez que lá jogou foi na época de 2009/10, quando o FC Porto perdeu o título para o Benfica, tendo saído derrotado por 1-0, com o golo do Marítimo a ser marcado na própria baliza por Rolando.
5
Hulk já marcou golos em dois jogos consecutivos por cinco vezes durante esta temporada, mas tem parado sempre na terceira partida. No sábado, frente ao Marítimo, terá a última oportunidade de igualar um feito conseguido na época passada...

Entre os melhores da seleção


Hulk já marcou 17 golos nos 36 jogos realizados esta época, um registo capaz de o transformar num dos melhores marcadores convocados para os mais recentes jogos da seleção brasileira ou ainda dos jogadores que fazem parte da extensa lista apresentada por Mano Menezes para os Jogos Olímpicos de Londres. Na Europa, só Jonas se aproxima dos 17 golos de Hulk, com menos um, embora o avançado do Valência até já tenha disputado mais 13 jogos durante esta temporada. Os restantes "europeus" andam todos muito longe de Hulk. Se alargarmos a lista aos internacionais brasileiros que estão a jogar no Brasil, o caso muda de figura, até porque Hulk passa a ter a concorrência de Neymar e Leandro Damião. Neste caso, até é o jogador do Internacional de Porto Alegre que leva vantagem, ainda que curta, com 19 golos apontados em 36 partidas. Neymar segue logo atrás, com menos um golo e sete jogos, numa marca que contempla apenas as partidas realizadas no Brasileirão, Taça dos Libertadores e, no caso do avançado do Santos, no Mundial de Clubes. Hulk segue, por isso, entre os melhores marcadores da atualidade na seleção brasileira.


Carlos Abreu Amorim, deputado

"Prefiro festejar com o Sporting"


1
Hulk tem sido novamente decisivo. Acredita que é possível mantê-lo no FC Porto na próxima época?
O futebol atual é vivido com muito mais velocidade e quatro anos, para um jogador, é quase uma vida. Admito que o Hulk possa sair no final da época, mas apenas se for um bom negócio para as duas partes. O FC Porto também terá de retirar dividendos do grande investimento que fez no jogador.

2
Qual foi a importância de Janko para a segunda metade da temporada?
Apesar de não ser um grande avançado, é um ponta-de-lança honesto, que está sempre no sítio certo, mesmo quando falha, e ele até falha muitas vezes. Foi importante para a equipa e incrementou a qualidade do ataque, tendo como comparação Kléber, que, na próxima época, deve ir para um clube com a sua dimensão, um Beira-Mar ou uma Académica...

3
Como adepto, quer festejar o título já este domingo ou prefere adiar a festa para o jogo com o Sporting?
Eu quero é ganhar o campeonato, independentemente de onde ou quando for. Mas se pudesse escolher, preferia festejá-lo no jogo com o Sporting. Teria outro sabor, tal como teve o da época passada, quando vencemos o campeonato na Luz. No entanto, desta vez, como o jogo é no Dragão, não deverá haver surpresas...

in "ojogo.pt"


Sem comentários: