sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Dragon Force celebrou cinco anos de sucesso

Celebrou-se esta sexta-feira o 5.º aniversário do projecto Dragon Force, efeméride que foi assinalada no Vitalis Park, na Constituição, na presença dos treinadores Paulo Fonseca e Luís Castro, do futebol, Ljubomir Obradovic, do andebol, Tó Neves, do hóquei em patins e Moncho López, do basquetebol. Todos destacaram a importância do projecto na evolução do FC Porto e da “sua” modalidade.

Paulo Fonseca, treinador do FC Porto, começou por recordar um pouco da sua própria história: “Há 18 anos morei num prédio com vista para o Campo da Constituição que, na verdade, não era nada disto. Houve uma grande mudança nas instalações e, com a formação da Dragon Force, essa evolução acentuou-se”, referiu. “É importante registar a componente desportiva e social que envolve este projecto. São cinco anos de grande orgulho para o FC Porto, em que se formaram jovens, desportiva e socialmente. É um projecto que tem muito para crescer e que agora se estendeu às modalidades com sucesso”, comentou. “Evidentemente, há aqui um conjunto de resultados que ajudam também a atrair jovens ao FC Porto, visto que o clube vive um momento muito especial – tem as duas equipas de futebol sénior em primeiro lugar nas suas divisões e o andebol e o hóquei na Liga dos Campeões. É um contexto único que atrai muitos jovens à Dragon Force”, finalizou.

Luís Castro, por seu lado, fez uma retrospectiva do Dragon Force como um todo: “Tem crescido e tem-se expandido: já tem 14 escolas e conta também com o hóquei, o andebol e o basquetebol, o que é um sinal de vitalidade. No caso concreto do futebol, têm migrado jogadores e treinadores para a formação do FC Porto e isso deixa-nos felizes. Agora é dar o passo para a internacionalização”, comentou. “Aliado a todo este projecto está uma estrutura humana extremamente competente e em que os valores do FC Porto são praticados. Sabíamos que estes eram alicerces fortes para crescer de forma sustentada.”

Moncho López, responsável pelo basquetebol Dragon Force, focou-se nos pequenos passos e estabeleceu uma comparação curiosa com o desenvolvimento de uma criança: “Festejar o 5º aniversário diz-nos muito: diz que somos uma criança que deu muitos passos e que está bem consolidada. No que diz respeito às modalidades, estamos a falar de um bebé, porque têm só um ano, mas somos aquele caso de bebés sobredotados – o conhecimento e o ‘saber-fazer’ que o projecto traz desde há 5 anos e o apadrinhamento da estrutura do FC Porto faz com que sejamos miúdos que se portam bem e que sabem o que têm que fazer. Queremos continuar a ser um modelo de referência no desporto português e no desporto internacional”, referiu.

Ljubomir Obradovic, por sua vez, considerou que este é um projecto importantíssimo: “Vamos conquistar mais gente nova para a modalidade e vamos continuar a trabalhar o andebol. Teremos cada vez mais atletas e temos de saber encarar isto como uma pirâmide - começamos por baixo para, pouco a pouco, chegar ao topo”. O treinador do hóquei em patins, Tó Neves, considerou importante a modalidade estar integrada no projecto: “Pretende-se que o Dragon Force alimente sempre as aspirações dos jovens em representar as equipas seniores. O hóquei vai integrar no seu escalão principal três jovens do Dragon Force, em três anos, tendo esperança que pelo menos um dos miúdos possa integrar o plantel principal a médio prazo. Só me compete dar os parabéns a quem teve a ideia e a quem explora o projecto”.

in "fcp.pt"

"Estamos preparados para responder às exigências"


Depois da goleada ao Leixões (4-0) na ronda inaugural do Campeonato Nacional de Juniores B, a equipa Sub17 do FC Porto perdeu em Vila do Conde, diante do Rio Ave (1-2). Na antecâmara da curta deslocação ao Estádio do Bessa XXI, para defrontar o Boavista (domingo, 11h), José Guilherme aponta o rumo a seguir para o regresso às vitórias.

“Sentiremos as mesmas dificuldades que em Vila do Conde. O Boavista é uma equipa forte e organizada, pelo que não esperamos facilidades, mas tenho a certeza que estamos preparados para responder às exigências e voltar às vitórias. Para isso acontecer, temos de aliar a nossa qualidade a uma grande atitude competitiva”, afirma o técnico dos jovens Dragões, que considera que o desaire frente ao Rio Ave já foi devidamente dissecada.

“A derrota em Vila do Conde serviu para tirarmos ilações relativamente ao que temos feito de menos positivo. Os jogadores perceberam melhor aquilo que pretendemos e tenho a certeza que num futuro próximo seremos uma equipa mais forte e mais consistente”, vaticina José Guilherme.

O jogo entre Boavista e FC Porto está marcado para este domingo, às 11h, no Estádio do Bessa XXI.


in "fcp.pt"

"Estamos em crescimento e há muito para melhorar"


A equipa Sub15 do FC Porto teve uma estreia auspiciosa no Campeonato Nacional de Juniores C, recebendo e goleando o Vizela por expressivos 8-0. Em vésperas do duelo com o Dragon Force, Bino coloca um travão na euforia mas antevê um futuro risonho.

“Ainda é cedo para caracterizar de forma precisa, mas creio que somos uma equipa que gosta de ter a bola e que demonstra solidez nessa vertente do jogo. Gostei muito da nossa exibição no último jogo, mas estamos em crescimento e há muitas coisas para trabalhar e melhorar”, começa por afirmar o treinador dos Sub15 portistas, que tem bem presentes os objectivos desportivos.

“Nesta casa luta-se sempre por títulos, mas pensa-se jogo a jogo. Neste momento, só estamos focados no próximo jogo e em somar mais três pontos, algo que queremos fazer a praticar bom futebol e a demonstrar evolução”, sublinha Bino.


in Wfc+-+t"

"Temos de encarar o jogo com humildade"


Ainda digerir o histórico apuramento para a fase de grupos da EHF Champions League, o FC Porto Vitalis prepara-se para iniciar este sábado a defesa do pentacampeonato. Miguel Sarmento dá voz à ambição dos Dragões antes da recepção ao Avanca, da primeira jornada do Andebol 1 (sábado, 18h).

“Temos que encarar o jogo com humildade, tal como fizemos no Torneio de Qualificação para EHF Champions League. E temos de manter a união que demonstrámos ou então vamos sentir dificuldades frente ao Avanca, um encontro que queremos ganhar para começar o campeonato da melhor maneira”, começou por afirmar o ponta-direita, de 23 anos, que no último defeso trocou o ABC pelo FC Porto Vitalis.

Cumprido o sonho de estar na principal competição europeia de clubes, o pentacampeão nacional assume naturalmente o objectivo de chegar ao “hexa”. “As expectativas são elevadas e a ambição é a mesma de sempre: sermos campeões. É mais uma alegria que queremos dar aos nossos adeptos”, sublinhou Miguel Sarmento.

O jogo entre FC Porto Vitalis e Avanca, a contar para a 1.ª jornada do Andebol 1, realiza-se este sábado, às 18h, no Dragão Caixa.

in "fcp.pt"

Diego Reyes não vê despromoção

MEXICANO E A EQUIPA B

O facto de Diego Reyes ainda não se ter estreado pela equipa principal do FC Porto e estar neste momento direcionado para a versão B dos dragões, tem causado alguma estranheza aos mexicanos, habituados a ver o defesa internacional pelo seu país a atuar em palcos mais importantes. Os seus compatriotas estranham mas o reforço portista não, pelo menos esta temporada.

“Tenho jogado na equipa B e sinto-me bem, tranquilo. Estou a aprender muito, mas tenho a consciência de que me faltam muitas coisas para ser melhor pessoa e melhor jogador”, declarou o central à imprensa do seu país, durante a concentração da seleção mexicana com vista aos dois jogos de qualificação para o Mundial’2014 que se avizinham.

in "record.pt"

Daniele Sebastiani: «Difícil ter garantias bancárias em Itália»

PRESIDENTE DO PESCARA ABORDA NEGÓCIO DE QUINTERO

Os gigantes italianos andam a dormir? Como é possível que Inter, Milan ou Juventus não tenham tentado contratar Quintero? Este tipo de questões tem sido feita por aqueles que vêem em Quintero um investimento com retorno garantido, tanto no capítulo desportivo como económico. Ora, Daniele Sebastiani explicou-nos que é tudo uma questão de segurança.

“Não ficou em Itália porque aqui está a ser difícil obter garantias bancárias. Tivemos as garantias necessárias para vender o Marco Verratti ao PSG, em 2012, e agora aconteceu o mesmo com o FC Porto no caso do Quintero. Assim estamos mais seguros.”

Mais Quintero tem preço certo
AQUISIÇÃO DO PASSE DEPENDE DOS JOGOS

Metade do passe por 5 milhões de euros. Foi este o acordo a que FC Porto e Pescara chegaram em julho último, tendo em vista a transferência de Juan Quintero para a Invicta. O que não se sabia, e que Record agora desvenda, é a forma como está contratualizada a parte restante do passe do colombiano por parte dos dragões. Os valores e as parcelas já estão fixadas e dependem da utilização que Paulo Fonseca der a Quintero até ao final da temporada.

Dois encontros na calculadora de Quintero
CONTAM OS DESAFIOS COM V. SETÚBAL E P. FERREIRA

As contas fazem-se no fim. Este chavão tão típico do futebol português, habitualmente usado em referências à decisão do título de campeão, também se adequa à realidade de Quintero.

in "record.pt"

Vendas é com o FC Porto

Os campeões nacionais estiveram, uma vez mais, em destaque no mercado de transferências. Foi o sétimo clube que mais vendeu no planeta. Associação Nacional de Agentes de Futebol sublinha importância de Portugal ter uma marca desta dimensão.

O FC Porto foi o sétimo clube europeu que mais facturou este Verão. Djalma deve acertar contrato com um clube turco, no último dia de mercado naquele país. Até agora, o Porto ganhou mais de 75 milhões de euros com as vendas de James Rodriguez, João Moutinho, Atsu, para além da facturação resultante de empréstimos de outros jogadores.

O clube obtém o segundo melhor registo das últimas dez temporadas no que toca ao volume de vendas, conseguindo, desta forma, aliar sucesso desportivo a bons resultados financeiros. Emanuel Calçada, secretário-geral da Associação Nacional de Agentes de Futebol (ANAF), observa o modelo de gestão dos campeões nacionais e reforça a ideia de uma organização que valoriza cada um dos seus jogadores através do colectivo. 

"A imagem transportada [pelo Porto] para o exterior é que não é o produto do sucesso individual que faz o resultado, mas o sim o próprio colectivo. A organização do Porto consegue trabalhar sobre o atleta para que consigam atingir um resultado conjunto: o jogador vê melhorado o seu contrato de trabalho e o clube vê melhorada a receita através da sua actividade", observa Emanuel Calçada.

Neste sentido, com uma melhor promoção dos atletas, o FC Porto tem maior probabilide de obter sucesso. Esta afirmação do FC Porto como clube vendedor de qualidade é também positiva numa perspectiva mais global para quem actua no mercado português e do mercado português para outros mercados.

"É sempre importante ter uma marca de referência forte, porque potencia o negócio", diz Emanuel Calçada. O secretário-geral da ANAF foca as duas dimensões desta valorização: "Por um lado, na relação que o clube estabalece com os agentes e que lhes permite criar relações com outras marcas. Por outro lado, estabelecem-se novas relações comerciais com outros agentes".

in "rr.pt"

LUÍS BOA MORTE "Paulo Fonseca foi uma grande contratação do FC Porto"

Formado no Sporting, Boa Morte elogia os reforços do Dragão, mas ainda espera um campeonato "renhido".

"O Benfica não começou como pretendia, o Sporting começou bem, mas foi o FC Porto quem tirou vantagem do 'derby' ". 
Luís Boa Morte, ex-jogador, formado nas escolas do Sporting, sintetiza desta forma o arranque de campeonato dos três grandes da liga portuguesa de futebol.

Em entrevista a Bola Branca, Luís Boa Morte não deixa de elogiar a política de contratações dos dragões.
"O FC Porto fez uma grande contratação ao ir buscar o Paulo Fonseca", sublinha, dizendo esperar um campeonato bem disputado.
"Vamos ver agora como se comporta o FC Porto com o Sporting e com o Benfica, mas espero um campeonato renhido", completa.
in "rr.pt"

RICARDO CARVALHO "UEFA não se esqueceu que FC Porto foi campeão europeu"

O jogador do Mónaco realça o "arranque fantástico" da equipa do Principado. 

Ricardo Carvalho explicou, esta sexta-feira, que a UEFA "não se esqueceu que, há dez anos, começou a temporada que iria terminar com o FC Porto coroado campeão europeu depois de vencer o Mónaco na final". 

O defesa português justificou assim, em declarações ao site do clube do Principado, o facto de ter sido convidado para o sorteio para as competições europeias, realizado na passada semana: "Fui convidado e fiquei muito lisonjeado."

Em relação ao actual momento do Mónaco, que está na liderança do campeonato francês (soma três vitórias e um empate), o antigo internacional português entende que a equipa teve "um arranque fantástico": "Há muita qualidade, jogadores com experiência e jovens que prometem, mas isso não é o suficiente para fazer uma equipa. Estamos em construção e, neste contexto, é muito bom ganhar."

"Os nossos primeiros resultados são positivos. Sinto-me bem na equipa e, sobretudo, sinto-me bem fisicamente", concluiu.

in "rr.pt"

Ricardo (sub-21): «Importante ter entrado bem»

Ricardo (sub-21): «Importante ter entrado bem»Ricardo Pereira, jogador do FC Porto, iniciou o jogo no banco de suplentes, mas ainda foi a tempo de entrar e marcar o último golo da seleção de sub-21 na goleada à Noruega (>5-1):

«Foi bom, o mais importante foi termos entrado bem e quantos mais golos fizermos melhor. Unimo-nos e conseguimos dar a volta e isso foi o mais importante. Estou aqui para fazer o meu trabalho e é assim que espero continuar. Estou focado na seleção».

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas-Boas: «Quando teve vantagem o FC Porto não a desperdiçou»


André Villas-Boas vê semelhanças entre o início da Liga 2013/14 e o de 2010/11, quando se sagrou campeão nacional ao serviço do FC Porto. Embora defenda que ainda é cedo para tirar conclusões, o técnico lembra que os «dragões» não têm o hábito de deitar fora vantagens importantes.

Villas-Boas: «Quando teve vantagem o FC Porto não a desperdiçou»«Não é muito diferente do que aconteceu na minha passagem pelo FC Porto, em 2010/11. Se esta vantagem é significativa ou pode ser encurtada? Jesus vai refutar esta ideia, mas os factos são o que são, e a tendência é para que o FC Porto se tornar mais competitivo à medida que a prova avança», começou por defender.

«Claro que isto pode mudar. O Benfica pode inverter o ciclo, o FC Porto pode escorregar, até porque o Sporting está muito mais competitivo e o Sp. Braga também parece forte, mas no Porto, normalmente, estes ambientes de pressão são bem vindos, e quando teve vantagem não a desperdiçou», acrescentou.

André Villas-Boas esteve com Jorge Jesus e Paulo Fonseca no Fórum de Treinadores de Elite da UEFA. José Mourinho acabou por cancelar a presença, mas em todo o caso o treinador do Tottenham diz que a representação lusa «não vem por acaso, mas pela competência destes nomes e de outros». «Passa também pela cultura de emigração que existe em Portugal, pela capacidade para aprender novas línguas e perceber novas culturas. A nossa adaptabilidade, em conjunto com a competência, é algo que nos deve deixar orgulhosos», sustentou.


in "maisfutebol.iol.pt"

«Iturbe é mais rápido do que Messi», diz empresário


Gustavo Mascardi, empresário que tratou da transferência por empréstimo de Juan Manuel Iturbe do FC Porto para o Hellas Verona, elogiou o jovem argentino e disse que a mudança para o campeonato italiano vai ser benéfica para o jogador.

«Iturbe mudou-se para o Verona para ganhar experiência e crescer ainda mais, num campeonato muito difícil como o italiano. Ele ainda não está pronto para jogar num clube como o Inter de Milão. O Verona é ideal, porque o treinador Andrea Mandorlini precisava de um jogador explosivo como ele. O Verona é perfeito para ele», afirmou Mascardi, em entrevista ao Tuttomercatoweb.

Sobre as comparações entre Iturbe e o astro argentino do Barcelona, Lionel Messi, o empresário disse: «Iturbe corre de uma maneira diferente em relação a Messi, que tem outro tipo de velocidade. O Iturbe é mais rápido».


Iturbe quer conhecer o papa


Iturbe surpreendeu nas primeiras horas como jogador do Verona ao dizer que um dos seus objetivos na sua passagem por Itália é... conhecer o papa. 

«Sonhava jogar no calcio e cheguei a um grande clube. Outro dos sonhos que quero concretizar é encontrar-me e conhecer o papa Francisco em Roma», disse o atacante argentino, compatriota do sumo pontífice.

Em entrevista ao jornal Gazzetta dello Sport, Iturbe considera «divino» o seu ídolo Maradona e não se assume como o novo Messi. 

«Ele é incomparável. Deixem-me estar», baixa a fasquia o extremo cedido pelo FC Porto ao Verona.


in "abola.pt"

Varela pronto para destronar Licá ou Josué


Contas baralhadas nas alas do FC Porto. Como se já não bastasse serem ultimamente os corredores laterais de ataque o espaço privilegiado de Paulo Fonseca para lançar a jogo Juan Quintero, independentemente depois do território a ocupar verdadeiramente no campo pelo colombiano, Silvestre Varela encontra-se agora em perfeitas condições de jogar depois de uma lesão sofrida na Supertaça Cândido de Oliveira que o impediu de alinhar nas três primeiras jornadas da Liga.

O treinador portista dispõe ainda de algum tempo para amadurecer as ideias e encontrar os melhores compromissos, terá já é de preparar terapia de choque para minimizar os efeitos das escolhas que fizer para o encontro com o Gil Vicente, da quarta ronda do campeonato, a disputar-se dia 14, um sábado. 

Licá e Josué são legitimamente os donos daqueles espaços, conquistados a pulso, ainda que beneficiando da lesão de Varela, qualquer deles tem a partir de agora o seu lugar mais ameaçado... ou mesmo perdido. 


in "abola.pt"

Colombianos noticiam que dragões querem blindar Quintero


Juan Fernando Quintero vinculou-se ao FC Porto há cerca de mês e meio, mas as exibições do jovem médio já terão convencido sobremaneira os responsáveis do Dragão, que estarão já a pensar na eventual renovação de contrato.

Segundo noticia a rádio colombiana Antena 2, o representante do jogador, Riccardo Calleri, já terá sido contactado para iniciar as primeiras conversações, tendo em vista a revisão do contrato, nomeadamente no que diz respeito à cláusula de rescisão.

O criativo colombiano, recorde-se, assinou contrato válido com o FC Porto por quatro temporadas, ou seja, até 2017, tendo cláusula de rescisão fixada em 40 milhões de euros.


in "ojogo.pt"

Vendas: melhor só há um ano

Segundo melhor exercício das últimas dez temporadas confirma FC Porto como clube vendedor
O FC Porto não queria, mas o Zenit abriu os cordões à bolsa e contratou Hulk já com o mercado fechado para entradas em Portugal. Um movimento extraordinário que fez do mercado de 2012/13 um mercado extraordinário, o melhor dos dragões na última década com cerca de 88 milhões de euros de encaixe. Esse registo supera o atual, mas é o único que o consegue no espaço temporal em consideração. O FC Porto andou lá perto em 2009/10 (73 milhões) e em 2007/08 (71 milhões), mas superou agora essas marcas e confirmou-se como um dos principais clubes vendedores da Europa. Aliás, os dragões somam mais de 600 milhões de euros com vendas de jogadores e treinadores desde que foram campeões europeu em 2004. Uma marca intrinsecamente relacionada com a valorização dos jogadores, num ciclo que se deve prolongar a breve prazo com casos como os de Jackson Martínez, Mangala ou Quintero. 

in "ojogo.pt"

Treinador volta e tem Helton como baixa

Treinador voltou do Fórum da UEFA e não teve o guarda-redes brasileiro na sessão.
O treino que o FC Porto realizou na manhã desta sexta-feira fica marcado pelo regresso de Paulo Fonseca ao Olival. O treinador dos dragões, recorde-se, marcou presença no Fórum de Treinadores de Clubes de Elite da UEFA.

Mas se Paulo Fonseca foi o regresso do dia, já Helton foi a baixa inesperada. O guarda-redes não marcou presença na sessão, por motivos que o FC Porto ainda irá esclarecer.

Tal como tem acontecido ao longo da semana, a equipa B voltou a ser utilizada para compor a sessão. Foram 12 os jogadores do plantel principal, entre eles os guarda-redes Fabiano e Bolat, sendo que Caballero foi opção no ensaio com a equipa secundária.

in "ojogo.pt"