quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Juventus quer Rolando em janeiro

Central tem contrato com dragões até 2014
 
A Juventus irá tentar a contratação de Rolando na reabertura do mercado de transferências, em janeiro, avança esta quarta-feira o diário desportivo italiano "La Gazzetta dello Sport".

No relato, o jornal escreve que o clube de Turim terá entregue o assunto ao agente FIFA Peppino Tirri, sob supervisão do diretor-geral Giuseppe Marotta.

Rolando, 25 anos, está ligado contratualmente ao FC Porto até 2014.

in "record.pt"

Falcão e Fernando ausentes

Preparação do jogo com Portimonense
 
Falcão e Fernando foram os únicos ausentes no arranque da preparação para o jogo com o Portimonense.

O motivo que afastou El Tigre só será conhecido mais tarde, ao passo que o Polvo continua a recuperar da lesão muscular contraída no encontro frente à Académica e que o afastou do clássico com o Benfica.

Uma sessão que foi observada atentamente por Capucho e Folha, dois ex-jogadores do clube que desempenham actualmente funções na formação.

in "record.pt"

Dragões defrontam Leça nos 16 avos da Taça

O GDB Leça, da CNB2, é o adversário do FC Porto Ferpinta nos 16 avos-de-final da Taça de Portugal. O sorteio da competição, realizado na terça-feira, ditou a deslocação dos Dragões a Leça da Palmeira, a 1 de Dezembro.

Em caso de vitória, a equipa de Moncho López defrontará, uma semana depois, novamente na condição de visitante e em partida dos oitavos-de-final da competição, o vencedor da eliminatória que opõe o Galitos FC, do Barreiro, ao Illiabum.
 
in "fcp.pt"

Jorge Silva: «Queremos voltar a vencer rapidamente»


Habituado ao caminho das vitórias, o FC Porto Vitalis quer dar a volta ao resultado de domingo rapidamente e voltar a ganhar já esta quarta-feira. Os Bicampeões recebem o Colégio 7 Fontes no Pavilhão Dragão Caixa, às 19h30, em partida da 10.ª jornada, antecipada no site oficial pelo jovem lateral-direito Jorge Silva.

Adaptação fácil

«Estou a adaptar-me muito bem; o facto de o grupo ser espectacular facilitou, sem dúvida, a minha integração.»

Seriedade de sempre

«Estamos a preparar o jogo de quarta-feira com a seriedade de sempre. A vontade de vencer é naturalmente maior, pois queremos voltar rapidamente ao caminho que nos vem caracterizando: o dos triunfos.»

Ganhar vantagem a partir da defesa

«Creio que a chave para o sucesso residirá na nossa defesa. É um sector em que somos especialmente fortes e estou convencido de que é a partir daí que poderemos ganhar vantagem.»

Retomar o ritmo e a competitividade

«Tivemos 11 jogadores nas Selecções, o que limitou bastante o nosso trabalho. Neste momento, o grupo está todo reunido, permitindo-nos retomar o ritmo e a competitividade que vínhamos desenvolvendo.»

Máxima atenção

«O Colégio 7 Fontes subiu este ano à primeira divisão e conta com um grupo de jogadores jovens; é forte no contra-ataque e já protagonizou alguns resultados interessantes esta época. Merece, portanto, máxima atenção.
 
in "fcp.pt"

"Somos uma equipa parecida com o Barça" - Belluschi

Fernando Belluschi está mesmo em alta. Anteontem, enquanto gozava a folga, entrou em directo no programa "Play Fútbol", da rádio Cadena SER, dedicado ao futebol internacional, e falou um pouco de tudo, do momento fantástico do FC Porto à goleada ao Benfica, passando pelas ideias de André Villas-Boas e pela comparação com José Mourinho. "Quando o André Villas-Boas foi contratado, falou-se muito em Portugal da comparação com o Mourinho, mas a postura do nosso treinador foi de distanciamento em relação a isso. Embora se note um pouco que é semelhante ao Mourinho, a nossa equipa é mais parecida com a do Barcelona na forma de jogar, isto é, posse de bola, pressão e objectividade na maneira de atacar. É uma boa forma de trabalhar e está a dar resultados", explicou o médio argentino.

Atribuindo o bom momento do FC Porto "à qualidade do plantel" e também "à mudança de treinador", Belluschi disse que "há muitos jogadores no banco que seriam titulares em outras equipas". "Com muitos jogos, tem havido gestão do grupo, mas não se nota. Quando sai um jogador e entra outro, o nível mantém-se. Temos grandes jogadores e estamos a jogar bem."

Depois de uma época menos feliz, o médio diz estar no auge das capacidades. "A adaptação na primeira época custou um pouco. Este ano é diferente e estou no melhor momento da carreira. Sinto-me bem e estou a jogar como quando estava na Argentina [River Plate]", afirmou. Tempo ainda para expressar dois desejos: um é "chegar à selecção" da Argentina, o outro é que "o FC Porto vença a Liga Europa".

in "ojogo.pt"

Regresso aos treinos com casos para reavaliar

Depois da goleada ao Benfica, que valeu dois dias de folga ao plantel, o FC Porto regressa hoje de manhã aos treinos. A sessão está marcada para as 10h30, no Olival, e é parcialmente aberta aos jornalistas. André Villas-Boas começa assim a preparar a 11ª jornada do campeonato, na qual a equipa recebe o Portimonense (20h15 de domingo).

Hoje é também a altura para o departamento médico aferir eventuais mazelas decorrentes do clássico e, especialmente, reavaliar o estado clínico de Fernando. De acordo com o que o treinador disse na última conferência de Imprensa, o médio brasileiro deve mesmo falhar a visita do Portimonense, recuperando o lugar no onze no clássico com o Sporting, em Alvalade, agendado para o dia 28 deste mês (o campeonato vai parar devido à Selecção Nacional após a próxima jornada). Fernando recupera de uma contractura muscular na coxa direita sofrida no jogo com a Académica e que o impediu de defrontar o Benfica.

Com o Portimonense, Guarín deve continuar a merecer a confiança do treinador, apesar de este dispor de mais algumas soluções para o lugar. Devido ao castigo de João Moutinho, o meio-campo sofrerá ainda mais alterações.

in "ojogo.pt"

Na montra mesmo sem a Champions

Quantos adjectivos vale Hulk? Para a Marca, jornal espanhol que ontem o considerou destaque da semana, vale mais de meia dúzia: "endiabrado", "instintivo", "provocador", "sublime", "besta", "imparável", "incrível". Estão todos no mesmo texto, onde ainda houve espaço para mais alguns, com referências ao "intratável" FC Porto, ao "golaço" de Falcao e ao "magistral treinador de top" que é Villas-Boas.

A vénia aos portistas estendeu-se a outros jornais europeus, não só como eco da vitória gorda sobre o Benfica, mas também a título de espreitadela complementar a uma equipa que começa por surpreender nas estatísticas. Afinal de contas, sublinham espanhóis e italianos, este FC Porto continua sem derrotas. Ironia das ironias: à falta de Champions, e apesar da cavalgada imparável na Liga Europa, os portistas parecem ter encontrado, nas páginas de jornais por essa Europa fora, uma montra alternativa para garantir atenções. Só ontem, Hulk brilhava na Marca, como já se disse; Falcao também garantia umas linhas simpáticas à custa de uma acrobacia em forma de golo; João Moutinho estava no onze preferido da Gazzetta dello Sport, e André Villas-Boas estava em todo o lado: no banco, a comandar a equipa da semana da Marca, e num artigo de opinião capaz de lhe rebentar com o ego que aparecia generosamente espalhado nas páginas do italiano Corriere della Sera.

Aos 33 anos, dado que não é esquecido, o treinador surge como mentor inevitável da mudança, centrando atenções à imagem do molde que continua a servir para decalcar semelhanças: José Mourinho, obviamente. Por cá, essa comparação foi perdendo força, mas a Europa, que começa a descobrir Villas-Boas, ainda a usa. Mas já não abusa, porque, ainda que o Sport, de Barcelona, insista na ideia de "clone", ontem a Marca (que antes desta página 36 tinha umas dezenas dedicadas ao fenómeno Mourinho, incluindo um longuíssimo artigo de opinião que assinalava o impensável para o Real Madrid: o galáctico é o treinador, numa "mistermania" nunca antes vista por ali) lembrava que os números do FC Porto de Villas-Boas "são melhores" que os de Mourinho. O Corriere della Sera não resiste a chamar-lhe "Mourinho loiro", mas informa os leitores de que o portista detesta a comparação e sublinha haver indícios de que Villas-Boas tem tudo para "uma caminhada autónoma". Diz mais: "Portugal é um laboratório perfeito para um aprendiz." E mais ainda, na tal parte capaz de levar pelos ares, numa explosão épica, o ego de Villas-Boas. Considerem-se avisados para o que se segue: "Tacticamente, o trabalho do Mourinho loiro é mais sofisticado que o do original, não só pela preparação dos jogos (baseada num estudo obsessivo de cada um dos jogadores adversários), mas também pela disposição da equipa em campo, com um 4x3x3 sólido e muito virado para o jogo de ataque." A isso junta-lhe o "poder de comunicação". Chega, não?

"Tic-tac, o Incrível voltará"

Hulk, "o brasileiro Incrível que chegou do subsolo asiático", está estampado na página 36 da Marca. Os adjectivos que lhe são dispensados já foram assinalados no texto principal, aqui ao lado, mas há mais. O autor do artigo diz que Hulk passou por David Luiz, "o central do futuro", como se fosse "uma bala" e superou os defesas benfiquistas "como se fossem cones". Hulk fez do Benfica "um gigante com pés de barro" e, elogiando o futebol dos portistas, a Marca diz que "os adeptos contam as horas para o jogo seguinte. Tic-tac, o Incrível voltará." Deve ser já no domingo, com o Portimonense...

"Mourinho loiro"

A Marca sentou-o no banco da equipa da jornada, diz que é "magistral treinador de top", e o Corriere della Sera dedica-lhe um artigo (as citações estão no texto principal...) capaz de lhe rebentar com o ego. O "Mourinho loiro", como é apelidado, "prepara melhor os jogos" e aposta num futebol "mais atacante", dizem os italianos....

Moutinho na equipa da semana

Hulk está na equipa da Marca, que já o imagina a brilhar noutros campeonatos; João Moutinho faz parte do meio-campo escolhido pelos italianos da Gazzetta dello Sport; Falcao também garantiu uns elogios em Espanha por conta do "taconazo", ou golo de calcanhar, que marcou a Roberto

in "ojogo.pt"

Falcão - Renovação é já este mês

Falcao vai renovar ainda este mês o contrato que o liga ao FC Porto. Neste momento, as conversas entre as duas partes estão bem encaminhadas para que o acordo seja anunciado brevemente, estando previsto não só um substancial aumento salarial para o avançado, mas também o prolongamento no tempo do vínculo actual, uma vez que o colombiano se encontra preso ao clube por "apenas" mais dois anos e meio. Radamel García, pai e empresário de Falcao, já se encontra na cidade do Porto, tal como assumiu o próprio avançado na sua página do Twitter, devendo reunir-se ainda durante esta semana com a SAD portista. Nesta negociação, o FC Porto tentará introduzir uma cláusula de rescisão no contrato de Falcao - é um dos poucos jogadores do plantel que não têm uma... -, em princípio com uma quantia nunca inferior a 40 milhões de euros, uma vez que foi esse o valor atribuído recentemente a Silvestre Varela. Neste particular, Hulk é o jogador com a cláusula mais elevada no plantel (100 milhões de euros).

Apesar de um início de temporada menos fulgurante por parte de Falcao, pelo menos no que diz respeito a golos marcados, os responsáveis portistas nunca deixaram de acreditar no avançado - André Villas-Boas chegou mesmo a defendê-lo publicamente... -, razão pela qual se mostraram sempre disponíveis para continuar a conversar sobre a renovação. Agora, o internacional colombiano está de regresso à grande forma evidenciada na última temporada, estando a formar uma grande parceria no ataque com Hulk e Varela.

De referir ainda que o FC Porto detém, neste momento, 95 por cento do passe de Falcao, depois de ter adquirido, recentemente, mais 35 por cento no negócio que envolveu a venda de Mario Bolatti para a Fiorentina. No início da última temporada, os portistas tinham pago uma verba muito próxima dos quatro milhões de euros por 60 por cento do passe, num investimento que, percebe-se agora, está plenamente justificado pelas grandes exibições do avançado, mas também pela possibilidade de realizar uma eventual mais-valia com uma futura transferência.

Radamel García cumpre promessa

Radamel García, pai e empresário de Falcao, já tinha anunciado, através das páginas de O JOGO, a intenção de se deslocar à cidade do Porto por esta altura do ano. No início do mês de Outubro, Radamel Garcia revelou mesmo que continuavam as conversações relativamente à renovação de contrato, mas nunca admitiu abertamente que essa era uma das suas intenções. Agora, o pai de Falcao cumpriu a promessa de viajar para Portugal e, sabe O JOGO, chegou com a intenção de fechar definitivamente um processo que se arrasta há alguns meses. Por terra também parecem cair as notícias que davam conta de um eventual desentendimento entre Falcao e o seu pai.

A voar tanto como Cristiano Ronaldo


Os 13 golos apontados esta temporada ajudaram Radamel Falcao a manter-se entre os melhores goleadores do mundo durante o ano de 2010. Neste momento, o avançado do FC Porto contabiliza um total de 36 remates certeiros, tantos como Cristiano Ronaldo, apesar de contabilizar menos três jogos do que o internacional português. Falcao é, actualmente, o terceiro melhor marcador mundial deste ano, sendo apenas ultrapassado nesta contabilidade por Messi e Luís Suarez. E se chegar ao argentino nos jogos que faltam disputar parece ser uma missão praticamente impossível, tendo em conta os 48 golos (!) apontados este ano pelo avançado do Barcelona, já ultrapassar o uruguaio do Ajax estará perfeitamente ao alcance de Falcao, uma vez que são apenas dois os golos que separam os sul-americanos. Actualmente, o avançado do FC Porto encontra-se no terceiro lugar desta lista, que conta ainda com o nome de Diego Forlán, agora com apenas 31 golos nas 63 partidas já realizadas.


Desmontando os golos apontados esta época por Falcao, refira-se que o avançado já marcou seis no campeonato (apenas menos um do que nas mesmas 10 jornadas da época passada), mais seis na Liga Europa e um na selecção colombiana, no recente amigável disputado frente ao Equador. Agora, até ao final do ano de 2010, Falcao tem mais sete jogos para realizar, podendo chegar aos oito na eventualidade de o FC Porto eliminar o Moreirense na próxima eliminatória da Taça de Portugal. Depois, sobram ainda quatro jornadas do campeonato (Portimonense, Sporting, Setúbal e Paços de Ferreira) e mais duas da Liga Europa, que servem para encerrar a fase de grupos da competição.

O outro calcanhar que faz sucesso

Marcar golos de calcanhar não é propriamente uma novidade para Falcao. Antes do clássico com o Benfica, o colombiano já tinha experimentado o gesto na Liga dos Campeões, com o Atlético de Madrid. Hulk não conseguiu rematar com sucesso, por duas vezes, e decidiu assistir Falcao, que, num ápice, percebeu que só podia meter a bola na baliza de calcanhar. É precisamente esse golo que está nomeado para melhor da Champions da época passada, em conjunto com Mark Gonzalez (CSKA), Messi (Barcelona), Milito (Inter) e Alejandro Domínguez (Rubin Kazan). O portista lidera a votação, com 52 por cento, à frente de Messi. A iniciativa é da cadeia televisiva FOX.

in "ojogo.pt"

Varela regista patente

MELHOR MARCADOR PORTUGUÊS DA LIGA
Varela não tem um impacto mediático comparável ao de Hulk ou Falcão, mas a verdade é que o Drogba da Caparica também é um dos principais responsáveis pela excelente campanha que o FC Porto tem vindo a realizar.

É sobretudo com golos que o extremo tem dado o seu contributo à equipa. Já leva 7 no total dos jogos oficiais que realizou, sendo que 6 deles conseguiu-os no campeonato. Um registo assinalável, que o deixa no topo dos melhores marcadores portugueses da Liga. Curiosamente, num país onde os pontas-de-lança escasseiam, Varela apontou todos os seus golos dentro da grande área. Notável!

Na ausência de uma alternativa válida ao titularíssimo Radamel Falcão, tem sido um extremo de raiz a surgir na principal zona de finalização e com a eficácia referida. As diagonais de Varela tornam-se mortíferas para os adversários, seja para finalizar as investidas de Hulk pela direita, ou para dar o flanco esquerdo a Alvaro Pereira, aparecendo na área para tentar finalizar os cruzamentos do uruguaio. Com bola, também opta por interiorizar o seu jogo até encontrar o momento ideal para disparar às redes adversárias. Foi desta última forma que marcou ao Sp. Braga e à U. Leiria.

No registo de Varela, falta apenas um golo na Liga Europa. A verdade é que, nessa prova, Villas-Boas tem optado por dar a titularidade a Rodríguez em detrimento do ex-E. Amadora. Em contrapartida, na Liga, Varela marca tanto quanto Falcão (6 golos cada um) e mais do que qualquer outro português. Nesse particular, leva um golo de vantagem em relação a João Tomás (Rio Ave) e a Miguel Fidalgo (Académica)...

Lito Vidigal: «Surpresa é Varela não atuar não Seleção»

Lito Vidigal trabalhou diretamente com Varela no E. Amadora e, por isso, não se deixa surpreender pela veia goleadora que o jogador tem demonstrado. Contudo, o treinador, de 41 anos, continua espantado pelo facto de o extremo não ser presença assídua na equipa de todos nós.


“Surpresa é ele não jogar frequentemente na Seleção Nacional. Quanto ao resto, ao que tem feito no FC Porto, não fico surpreendido. Já no E. Amadora era um dos goleadores da equipa, mas agora tem mais qualidade à sua volta, pelo que acho normal que jogue melhor e marque mais golos”, explicou.

Quando contactado por Record, na tarde de ontem, Lito Vidigal nem pestanejou: “Sobre o Varela? Acho que já não tenho mais nada a dizer, já disse tudo...” Contudo, mostrou-se perspicaz a analisar o facto de Varela marcar todos os seus golos dentro da grande área. “Sim, que me lembre, no Estrela da Amadora, só marcou 1 ou 2 de fora da área. Ele tem um remate forte e colocado, mas a verdade é que gosta de arriscar, gosta de furar até encontrar o lugar ideal para rematar e, por norma, ele aparece dentro da área, onde as probabilidades de sucesso são maiores”, prosseguiu.

Outra forma encontrada pelo técnico para justificar a onda de golos de Varela prende-se com questões táticas: “O FC Porto joga em 4x3x3, mas com três avançados e não com um avançado e dois extremos.”

in "record.pt"

Rodríguez eufórico com o clássico

DOS MAIS EFUSIVOS NO TÚNEL APÓS O DUELO
 

Rodríguez falhou o clássico, mas quando Pedro Proença apitou para o final, o uruguaio desceu da bancada e festejou de forma eufórica com os colegas, entre o túnel e os balneários. Ao que Record apurou, o ex-Benfica não se inibiu nas manifestações de júbilo, ele que mostra particular gozo nas vitórias sobre o antigo clube.

O esquerdino viu o duelo in loco e junto dos não convocados, que também foram às cabinas felicitar o grupo pelo eloquente triunfo. Entre todos, destacava-se a efusividade do uruguaio, encantado com a goleada imposta.

O que se passou no jogo com o Besiktas parece ficar para trás e o Cebola está desejoso de voltar a ser opção para Villas-Boas, festejando em campo. Falhar o grande duelo foi penoso e, por muito que o técnico tenha tentado retirar carga ao gesto irrefletido para com o diretor-geral Antero Henrique, a verdade é que foi esse comportamento que esteve na origem da sua exclusão dos convocados.

Rodríguez já teve a oportunidade de se retratar. Nesta fase, e depois do “castigo” cumprido no clássico, não é do interesse de nenhuma das partes prolongar a ausência do CR10, pelo que é de admitir o seu regresso para o duelo com o Portimonense. O FC Porto não quer ter um ativo parado e o esquerdino espera por novas chamadas para limpar a má imagem deixada diante dos turcos.

Espaço perdido

Para quem vive para os grandes embates, não há punição maior do que perder um encontro com o Benfica. Rodríguez está apostado em voltar a ser opção, ele que tem vivido na sombra de Hulk e de Varela, não aproveitando o espaço competitivo da Liga Europa.

O uruguaio, por quem os dragões pagaram 7 milhões de euros, participou em apenas 11 dos 18 jogos oficiais desta época e só foi titular em 4. Números que espelham as dificuldades que tem sentido para se impor e que foram agudizadas pelo comportamento no jogo com o Besiktas.

A expulsão por agressão a Uzulmez, quando o FC Porto vencia por 1-0, trocou as voltas ao encontro, descontrolou a equipa e acelerou o empate, obrigando Villas-Boas a rever os planos quando já geria esforços para o clássico.

Foi um dos piores momentos de Rodríguez no Dragão, mas foi a reação perante Antero Henrique que fez o copo transbordar, exigindo uma tomada de posição da estrutura dirigente e do treinador. Publicamente, todavia, o FC Porto procurou contornar o caso, desvalorizando o sucedido e gerindo tudo ao nível interno, como é normal na casa.

in "record.pt"

Observador sai da sombra

DANIEL SOUSA É O HOMEM DOS RELATÓRIOS
 
Daniel Sousa é o homem que faz para Villas-Boas o que Villas-Boas fazia para Mourinho. O técnico resgatou-o do anonimato na conferência de imprensa pós-clássico, colocando-o a par de Vítor Pereira, José Mário Rocha, Pedro Emanuel e Wil Coort.

Formado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto, Daniel Sousa é um jovem de 26 anos que foi indicado a Villas-Boas por José Guilherme, o preparador físico da Seleção Nacional na era Carlos Queiroz e um profissional com um vasto passado na estrutura do FC Porto.

Sucedendo no cargo a Rui Pedro Silva, que seguiu com Jesualdo Ferreira para o Málaga, Daniel Sousa é o responsável pelos relatórios de análise aos adversários dos dragões, tendo já sido enviado a alguns confrontos dos rivais na Liga Europa. Villas-Boas faz a seleção da informação que passa aos jogadores e é, ele próprio, um analista muito atento dos adversários, mas que não dispensa os relatórios do jovem observador portista.

in "record.pt"

Luzes da ribalta

EUROPA RENDIDA A HULK E AO FENÓMENO VILLAS-BOAS
 
Villas-Boas é o “baby fenómeno” dos treinadores europeus. Assim o define o jornal transalpino “Corriere della Sera”, um dos mais conceituados de Itália, que lhe dedicou quase uma página na sua edição de ontem. Aqui ao lado, na “Marca”, o “novo Mourinho” é o treinador da semana, mas o destaque vai quase todo para Hulk, “o brasileiro incrível”.

É o FC Porto em plano de destaque nos países dos grandes campeonatos e a cotação das suas estrelas a subir em flecha. E se o mercado parece pronto para atacar Hulk, que ganha outro mediatismo em função da maior dimensão dos seus feitos, é notória a curiosidade europeia em torno do técnico de 33 anos e que parece destinado a voos mais altos.

Amarrado

Com o Incrível a acelerar para a descolagem no final da temporada, Pinto da Costa tem devidamente amarrado o jovem treinador. O contrato de dois anos até pode ser reforçado e o FC Porto não será apanhado desprevenido. Face à onda de bons resultados, Villas-Boas não tardará a ver o seu nome sondado por grandes clubes, sobretudo se tiver sucesso idêntico ao de Mourinho, por quem o Chelsea pagou mais de 5 milhões de euros.

Com os grandes jornais internacionais (do Japão aos Estados Unidos) a dedicarem grande atenção a este novo fenómeno, não deixam de ser interessantes as comparações (inevitáveis) com o Special One. “Taticamente, o trabalho do Mourinho loiro é mais sofisticado do que o do original”, escreve o “Corriere della Sera”, que ousa uma análise forte: “É mais voltado para o jogo de ataque.”

A “Marca” lembra que o arranque de Villas-Boas no FC Porto supera igual período de José Mourinho, mas os espanhóis centram atenções no fenómeno Hulk, o MVP do fim-de-semana à escala internacional. O jornal realça a forma como o brasileiro vulgarizou David Luiz, primeiro, e Fábio Coentrão, depois, e conclui que esta será uma exibição para recordar.

O dragão ganha dimensão e começa a justificar grandes loas na imprensa internacional. Os analistas preveem que “os títulos vão cair como fruta madura” e está publicamente assumido que o FC Porto quer a Liga Europa, o que reforçaria o destaque global que esta equipa tem justificado.

in "record.pt"

F.C. Porto quer Dragão cheio: bilhetes a 1 euro para o Portimonense

Associados que adquirirem ingressos terão direito à promoção

O F.C. Porto quer aproveitar o excelente momento de forma para encher o Estádio do Dragão. O clássico cativou os adeptos, que ocuparam todos os lugares disponíveis no recinto azul e branco. Segue-se a recepção ao Portimonense, no domingo (20h15).

Tal como o Maisfutebol revelou nesta terça-feira, a campanha da equipa de André Villas-Boas tem contribuído para o aumento da afluência ao Dragão.

A direcção portista pretende capitalizar esse entusiasmo e fará uma promoção para o embate com o Portimonense, disponibilizando bilhetes a 1 euro.

O associado do F.C. Porto que adquirir o seu ingresso (preços entre os 8 e os 25 euros), poderá comprar mais um bilhete de público pelo tal preço especial de 1 euro. Uma iniciativa naturalmente limitada aos lugares disponíveis.

As entradas para o público em geral obrigam a uma despesa entre os 15 e os 40 euros. A venda de ingressos já começou.

in "maisfutebol.iol.pt"

V. Pereira sublinha "melhorias"

O presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, Vítor Pereira, vincou hoje que "houve melhorias" nas actuações de árbitros nas cinco últimas jornadas, em comparação com o período da primeira a quinta rondas.


Na segunda análise às arbitragens nas competições profissionais realizada esta temporada, no Complexo Desportivo do Monte da Galega, na Amadora, Vítor Pereira sublinhou as melhorias na interpretação da lei "de fora de jogo", "maior eficácia nas situações de entradas violentas" e "mais clarividência" nos lances de contacto da bola com a mão.

O dirigente da arbitragem da Liga referiu que o curso realizado em 10 de Outubro, em "que foram clarificadas posições", e o facto de o árbitros estarem mais rodados após as jornadas iniciais poderão justificar a maior eficácia nas arbitragens nas competições profissionais.

"Estes dois factores conjugados permitiram a melhoria", considerou Vítor Pereira, que, na análise da arbitragem, utilizou imagens auxiliares de excertos de jogos, entre os quais União de Leiria-Académica, Rio Ave-Sporting de Braga, Sporting-Rio Ave, Académica-FC Porto, Sporting de Braga-Olhanense e Vitória de Guimarães-FC Porto.

Se no capítulo da lei do fora de jogo se verificaram "algumas situações que não tinham sido sancionadas" da primeira à quinta jornadas da Liga portuguesa de futebol, nos casos em que estão em causa oportunidades de golo "tem estado a haver uniformidade de critérios técnicos e disciplinares".

Vítor Pereira não garantiu que após a 15. jornada voltará a Comissão de Arbitragem voltará a analisar as arbitragens nas competições profissionais, mas deixou expresso a pretensão de "aumentar a comunicação com clubes e adeptos em geral", porque, frisou, se pretende passar a "opinião, com total transparência e sinceridade".

"Queremos que as pessoas entendam melhor o espectáculo e a arbitragem", ressalvou, acrescentando que compreende as posições de treinadores, como a de Villas Boas após o Vitória de Guimarães-FC Porto (1-1) e a de Manuel Machado depois da vitória em Alvalade (3-2), na segunda-feira.

Vítor Pereira admitiu que, em "alguns casos", os treinadores terão razão nos comentários que fazem" e declarou que "o cenário ideal era que não ocorresse qualquer situação".

in "rtp.pt"

Bolas de golfe lançadas a Roberto custam 2500 euros ao FC Porto

O clube portuense goleou o rival lisboeta por 5-0 e reforçou a liderança do campeonato, mas foi multado pelo órgão disciplinar da Liga de clubes num total de 4200 euros por várias infracções.

As bolas de golfe arremessadas em direcção ao guarda-redes benfiquista Roberto durante o “clássico” da 10.ª jornada da Liga de futebol, custaram ao FC Porto 2500 euros, na sequência da multa imposta hoje pela Comissão Disciplinar.

O comportamento incorrecto do público, situação em que o FC Porto foi considerado reincidente, custou 1400 euros aos “dragões” e ausência da bandeira do Benfica no Estádio do Dragão aumentou a penalização em mais 300.

O Benfica também foi multado em 850 euros por comportamento incorrecto dos seus adeptos e o presidente “encarnado”, Luís Filipe Viera, foi punido com multa no valor de 250 euros por ter frequentado zonas do recinto para as quais não estava autorizado.

in "sapodesporto.pt"

«Liverpool tem o potencial de sucesso do FC Porto» - Raúl Meireles

Médio chegou ao Dragão na época 2004/05, após a saída de José Mourinho e de vários jogadores do plantel azul e branco. Diz viver situação análoga no Liverpool, clube onde ingressou já depois de Roy Hodgson ter rendido Rafa Benítez no comando dos “reds”.

«Cheguei ao FC Porto numa altura em que tudo mudou. Tinham contratado um novo treinador e vários jogadores e não começámos bem a época. Passou-se o mesmo no Liverpool», comenta Raúl Meireles, em declarações à revista do clube, justificando: «Quando são feitas muitas alterações, é preciso tempo para pôr as coisas em ordem. Estamos a começar a seguir na direcção certa e temos de continuar assim».

«É preciso tempo para os jogadores se adaptarem a novos métodos. No FC Porto conseguimos fazê-lo e acredito que o mesmo está a acontecer aqui. Vejo o mesmo potencial de sucesso», refere, rematando: «Temos bons jogadores, com experiência, e também um bom treinador. Todos acreditamos que podemos fazer uma boa época».

Raúl Meireles chegou ao FC Porto em 2004/05, proveniente do Boavista. Na época de estreia de dragão ao peito, viu o Benfica sagrar-se campeão nacional. Seguiram-se quatro títulos consecutivos no campeonato português até rumar à Premier League, já com a presente época em curso.
 
in "abola.pt"

Rúben volta ao onze

Castigo de João Moutinho reabre no próximo domingo as portas da titularidade ao futebolista madeirense.


Não será apenas pela dúvida Fernando que o meio-campo do FC Porto concertará atenções particulares de André Villas Boas em relação ao jogo com o Portimonense: João Moutinho está castigado e podem ser, assim, dois os grande pilares circunstancialmente de fora. Na posição de Moutinho não há que saber: Rúben Micael é a solução inquestionável, e ao 19º jogo oficial da temporada, será titular pela sexta vez, revelando-se, em definitivo e em absoluto, o verdadeiro 12º jogador...

Condição de 12º jogador que, certamente, não agradará por aí além ao categorizado médio funchalense, mas Moutinho entrou pela porta grande e Belluschi ganhou a outra posição, daí Rúben ter caído um pouco na sombra do banco por força de um meio-campo que desde o jogo inaugural da época, a Supertaça Cândido de Oliveira, se fixou como a verdadeira central de energia da equipa, sem perda de fulgor após 18 jogos oficiais e, como se viu com o Benfica, cada vez mais operativo e personalizado, mesmo sem Fernando, bem disfarçado por Guarín.

Num plantel em que o nivelamento de opções por posição é claramente superior ao das últimas épocas e onde Rúben Micael é dos mais 'ameaçadores' à condição e estatuto de qualquer titular, o facto é que Moutinho é intocável e Belluschi anda lá perto, tornando muito mais turbulenta que o esperado a viagem de regresso à titularidade a quem, na época passada, chegou, viu e venceu...

in "abola.pt"