quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Otamendi pensa apenas no FC Porto

O jogador argentino Otamendi de 25 anos que chegou ao FC Porto em 2010 e que já soma 9 títulos oficiais pelos azuis e brancos (mais dois títulos na Argentina, pelo Vélez Sarsfield), sente-se bem na equipa portuguesa.

“É sempre importante começar uma época a vencer. Fizemos um bom jogo”, começou por dizer o central argentino sobra a vitória do último sábado.  

No entanto apesar de se sentir feliz no FC Porto, o nome do internacional argentno nas últimas semanas tem sido ligado a alguns clubes do futebol internacional, como o Nápoles, de Itália ou o Zenit, da Rússia, onde jogam Luís Neto e Danny e de onde saiu o central português Bruno Alves. Contudo apesar destes rumores Otamendi, mostrou-se muito tranquilo afirmando que por enquanto só pensa no FC Porto e nos resultados de futebol da temporada que se avizinha.

“Se alguma proposta chegar ao FC Porto, estou certo de que as pessoas do clube a analisarão e, depois, decidirão o que fazer. Eu estou com a cabeça apenas no FC Porto”.
O jogador argentino assegurou que o único pensamento que tem, neste momento, é dar tudo em prol do seu emblema: “Pelo que sei, não há nada em cima da mesa. Defendo as cores do FC Porto e, portanto, o que faço é trabalhar dia a dia para me apresentar o melhor possível nos jogos. É isso que faço”, concluiu.

Referir que os campeões nacionais em titulo que já conquistaram esta época um troféu ao vencerem o Vitoria de Guimarães na Supertaça Cândido de Oliveira realizam o primeiro jogo da Liga Zon Sagres 2013/14 no próximo dia 18 de Agosto, no terreno do Vitória de Setúbal num encontro que se inicia às 20:00 e terá transmissão em directo na Sport TV 1.


FC Porto. Começa o sonho do tetra, versão 3.0

Stop aos particulares, o campeonato começa na 6.ª feira (Paços-Braga). O FC Porto é realmente mais forte que Benfica e Sporting? E porquê?

Aviso à navegação: ser tetracampeão é dos títulos mais complicados que há. Na Alemanha e em Inglaterra, por exemplo, nenhum clube o é. Em Itália, só Juve (31-34) e
Torino (46-49) conseguem. Em Espanha, só Real Madrid (61-64, 86-89) e Barcelona (91-94). Em Portugal... Bom, em Portugal, o caso tem história. Três, para ser mais exacto.

No Verão de 1953, o Sporting convive com a saída do treinador inglês Randolph Galloway e contrata o húngaro Joseph Szabo, uma espécie de regresso do filho pródigo. O início de época é complicado e dois jogadores (Hrotko e Travaços) são multados pela própria direcção por agressões a adversários na Covilhã e em Braga, respectivamente. Depois das confusões e das multas, as lições dentro do campo. No final, sete pontos de avanço sobre o FC Porto, 11 sobre o Benfica e 12 sobre o Belenenses. E ainda João Martins como melhor marcador (31 golos).

Em 1997/98, o FC Porto é o segundo tetra português. Embora as situações de fricção interna fossem uma constante, produto da faceta emocional do treinador António Oliveira, muito dado a divergências com as principais estrelas da companhia, como Jardel e Sérgio Conceição, a verdade é que se passeia sem rivais dignos desse nome: o Sporting tem quatro treinadores (Octávio Machado, Francicco Vital, Vicente Cantatore e Carlos Manuel), o Benfica três (Manuel José, Mário Wilson e Graeme Souness). Líder desde a segunda jornada, a equipa azul só perde pela primeira vez à 19.a jornada (1-0 no Restelo) e festeja o título a três rondas do fim (3-2 ao Boavista).

Seria o FC Porto a reeditar a proeza do tetra, em 2008/09. A saída de algumas pedras-chave, como Bosingwa, Paulo Anunciação e Quaresma, faz tremer as estruturas. Perde a Supertaça para o Sporting, com Rui Patrício a defender um penálti de Lucho. Quando começa a Liga, o FCP de Jesualdo Ferreira continua desgovernado e perde duas vezes seguidas (Leixões e Naval). Adquirida a rotina, inicia-se uma série de 23 jogos sem derrotas, incluindo 11 vitórias seguidas fora de casa, que permitem os festejos do título a duas rondas do fim (1-0 ao Nacional). Bruno Alves, eleito pelos treinadores o melhor jogador da competição, é o autor do golo.

O cenário do tetra volta a apresentar- -se para o FC Porto agora, em 2013/14. Pelo relatório da Supertaça portuguesa, no inapelável 3-0 ao Vitória de Guimarães, resultado construído na primeira parte com golos de Licá, Jackson e Lucho, o Porto é o mais sério candidato ao título nacional. Saem Vítor Pereira (treinador) e dois titulares (Moutinho e James), e agora? Nada, o FCP é uma máquina com mais títulos nacionais neste século (24) que todos os outros clubes (22)

Paulo Fonseca muda o vértice do meio--campo para Defour (no lugar de Moutinho) e Fernando mais Lucho na frente. Para o lugar de James há outro colombiano (muito) bom de bola. Chama-se Quintero, um fenómeno em passes telecomandados (83% de eficácia nos 17 jogos pelo Palermo em 2012/13). Além disso, o toque de bola, sempre o toque de bola como plano A, B e C.

O Porto não a larga de jeito nenhum. Prova disso o 3-0 ao Vitória. O lance inicia-se na direita aos 43'57'' e termina no remate do capitão, Lucho, na grande área, aos 44'42''. Ou seja, 45 segundos com 16 passes e oito jogadores envolvidos - só o guarda-redes Helton e os centrais Mangala e Otamendi falham à chamada.

Em contraponto deste ascendente azul e branco, há o Benfica. Os resultados da pré-época não ajudam, sobretudo os últimos jogos, com derrotas na Luz (2-0 para o São Paulo) e em Nápoles (2-1 no San Paolo). O fantasma reaparece: é possível o tri-vice-campeão da 1.a divisão, Taça de Portugal e Liga Europa aguentar-se com o mesmo treinador? Em equipa que perde não se mexe? Jesus baralha e dá de novo. Realce-se a fiabilidade de Cortez, o primeiro lateral-esquerdo competente desde a saída de Coentrão em 2011, e a técnica + aceleração de Markovic, um portentoso avançado de 19 anos. Há uma luz ao fundo do túnel, claro, mas o FCP tem mais argumentos.

Resta o Sporting. Com Leonardo Jardim, há esforço, dedicação e devoção. Só lhe falta a glória, mas um passo de cada vez. O leão arranha (3-0 à Fiorentina) mas também é arranhado (3-2 vs. West Ham, 1-0 vs. Braga). É inconstante, fruto da média de 22 anos de idade do onze ideal, com cinco novidades em relação à época passada, incluindo os dois prometedores "W" (William Carvalho e Wilson Eduardo). Há esperança, claro, mas este campeonato é entre FC Porto e Benfica.

in "ionline.pt"

«Paulo Fonseca vai deixar o FC Porto com um saco cheio de títulos» - Manuel Machado

Manuel Machado atribui o favoritismo ao FC Porto na corrida ao título Nacional. Para o treinador do Nacional, Paulo Fonseca tem à disposição «os melhores praticantes» do Campeonato português.

«Enquanto o FC Porto tiver os melhores praticantes do nosso Campeonato, vai ser o vencedor mais regular», profetizou, em declarações prestadas no programa Grande Área da RTP Informação.

Recordando os desempenhos de André Villas Boas e de Vítor Pereira antes de chegarem ao Dragão, constatou Manuel Machado que Paulo Fonseca – que assumiu o comando dos azuis e brancos depois de «uma época interessante no Paços de Ferreira» – precisou apenas de um mês para conquistar o primeiro título da carreira.

«E quando sair do FC Porto vai levar um saco cheio deles», perspetivou.

in "abola.pt"

Diego Reyes feliz no dragão

Diego Reyes foi escolhido pela seleção mexicana para promover o jogo de hoje, frente à Costa do Marfim, nos Estados Unidos.

Foi em pleno Empire State Building, em Nova Iorque, que o central falou aos jornalistas do seu país sobre os seus primeiros dias no FC Porto.

«Estou muito contente por ter grandes companheiros. Há um nível competitivo interno muito elevado e isso vai fazer com que melhore muitíssimo», sublinhou Reyes, esclarecendo os motivos por que tem jogado pouco.

«Custou-me um pouco a adaptação mas estou melhor. O clube é incrível, um jogador só tem de se preocupar em jogar futebol e isso é excelente», elogia o jovem mexicano.

in "abola.pt"

«O mercado é longo, tudo pode acontecer» - Alexandre Pinto da Costa

Alexandre Pinto da Costa, filho do presidente do FC Porto, diz que o empréstimo de Rolando ao Inter de Milão por parte dos azuis e brancos poderá não ter sido a última movimentação de jogadores entre o futebol português e o italiano.

«Veremos. O mercado é longo e tudo pode acontecer. Há muitos jogadores
portugueses que podem jogar em Itália. Basta recordar os casos de Fernando Couto, Rui Costa ou Sérgio Conceição, jogadores que fizeram coisas muito importantes e demonstraram ser profissionais exemplares», disse Alexandre Pinto da Costa, em entrevista ao site TMW no âmbito da cedência de Rolando ao clube ´nerazzurro`.

«Ele é um profissional exemplar, vive para o futebol», destacou.

Juan Quintero, avançado colombiano que os dragões recrutaram ao Pescara, merece rasgados elogios.

«É um grande jogador. Para o FC Porto foi uma ótima operação. É um jogador de grande personalidade», salientou Alexandre Pinto da Costa.

in "abola.pt"

SAD oferece salário mais alto do plantel a Jackson

O FC Porto tem um plano para segurar Jackson Martínez e nesse sentido prepara-se para apresentar ao colombiano uma oferta que bate no teto salarial máximo praticado pelo clube: dois milhões de euros por ano.

Se Jackson aceitar a proposta ficará a ser o jogador mais bem pago do plantel portista superando Lucho, cujo rendimento anual é um pouco inferior a esse valor.

Os dragões pretendem desta forma satisfazer os desejos imediatos do goleador, que no estágio da seleção da Colômbia em Barcelona deu conta da existência de um impasse.

«Ou renovo ou sou transferido», sublinhou. 

in "abola.pt"

Monaco insiste em Fernando

João Moutinho e James Rodríguez podem não ser os únicos portistas contratados pelo Monaco ao FC Porto neste defeso, já que o interesse dos franceses em Fernando ter-se-á reacendido. De acordo com o jornal “L’Équipe”, os monegascos vão seguir novamente a pista do médio brasileiro, uma vez que o treinador Claudio Ranieri pretende contar com mais um médio de características defensivas no seu plantel, perfil no qual Fernando se encaixa.

O interesse não é novo e já deu lugar uma abordagem anterior pela contratação do brasileiro, de 25 anos, há algumas semanas, num valor a rondar os 10 milhões de euros. À altura o montante foi rejeitado pela SAD azul e branca, mas, perante o fecho cada vez mais iminente da janela de transferências e o risco de perder Fernando a custo zero no próximo ano, a decisão azul e branca pode agora ser diferente perante uma proposta semelhante. Segundo a notícia avançada pelo “L’Équipe”, os responsáveis do Monaco esperam mesmo “definir este dossiê durante os próximos dias”. Recorde-se que logo no início da semana a imprensa italiana também deu conta do interesse do Inter Milão na contratação de Fernando, um amor antigo do emblema transalpino.

Apesar de saber que pode deixar de contar com Fernando a qualquer momento, Paulo Fonseca incluiu o brasileiro no seu núcleo duro para o arranque da temporada, confiando-lhe um dos três lugares disponíveis no meio-campo. Assim, enquanto o treinador conta com o contributo de uma inequívoca mais-valia do seu plantel, a SAD impede que o jogador se desvalorize ainda mais, na medida em que o seu valor de mercado caiu a pique com a entrada no último ano de contrato.

in "record.pt"

Pekerman: «Jackson provou valor»

NÃO HESITA EM COMPARÁ-LO A... FALCÃO
 
Cerca de 24 horas depois de Jackson Martínez ter aberto a porta a uma eventual saída do FC Porto, o avançado colombiano recebeu os mais rasgados elogios do seu selecionador, José Pekerman. Aliás, o técnico, de 63 anos, chegou mesmo a equiparar o camisola 9 dos dragões a Falcão, um atacante que deixou muitas saudades aos adeptos portistas.

O mote para esta comparação foi uma pergunta de um jornalista catalão que questionou José Pekerman sobre a compatibilidade de Messi e Neymar. O argentino exibiu um largo sorriso e respondeu à letra: “Tenho um problema muito parecido com o do meu amigo Tata Martino, pois eu posso contar com o Jackson Martínez e o Falcão. Estou convencido que é melhor contar com bons jogadores do que não poder contar com eles”, referiu sorrindo, antes de avaliar o avançado do FC Porto: “O Jackson já provou o valor que tem a toda a gente, não só no seu clube mas também na seleção. Temos avançados de bom nível e ele é um futebolista confiável”. De seguida lamentou a ausência de Falcão – dispensado devido ao nascimento da filha – mas lembrou o seu alto rendimento alcançado ao serviço de “FC Porto e Atlético Madrid”.

Cautelas

Numa fase da temporada em que os jogadores ainda estão à procura dos melhores índices físicos, José Pekerman mostrou-se preocupado com o aparecimento de lesões, e as devidas consequências destas para o futuro dos seus futebolistas nos respetivos clubes.

À partida, o Cha Cha Cha, de 26 anos, seria titular indiscutível no encontro com a Sérvia, mas o esforço despendido pelo atacante na Supertaça pode levar o treinador argentino a tomar outra decisão.

“Em relação ao Jackson só devo dizer que não posso confirmar a sua titularidade. Ele tem-se treinado condicionado e só vai jogar amanhã [hoje] se estiver nas melhores condições. Pela minha parte, espero que isso aconteça”, referiu Pekerman, lembrando que o jogo com a Sérvia “é um particular” cujo único objetivo é encontrar soluções que possam ser utilizadas contra o Equador, no dia 6 de setembro, em jogo a contar para a qualificação para o Mundial de 2014. Uma corrida onde a Colômbia ocupa uma posição de privilégio, a três pontos da liderança da Argentina mas com menos uma partida disputada.

Desta forma, José Pekerman deu a entender que não correrá quaisquer riscos com o jogador do FC Porto. Se o ponta-de-lança tiver qualquer dor será poupado para poder defrontar o V. Setúbal, domingo, no arranque da 1.ª Liga.

Pekerman: «Quintero deu um passo gigantesco»
lembra que é preciso tempo para jovem evoluir


Os poucos minutos de utilização de Quintero frente ao V. Guimarães, na Supertaça, foram suficientes para deixar os adeptos do FC Porto a sonhar. José Pekerman não tem dúvidas sobre o potencial do jovem de 20 anos, mas pede calma e promete que fará tudo para ajudar o jogador a evoluir.

“Sem dúvida que o Quintero deu um passo gigantesco, ao deixar o Pescara e ingressar no FC Porto. É um jovem de muito talento que vamos tentar incorporar de uma forma gradual”, afirma o técnico, que deixa alguns avisos em relação ao futuro próximo do médio: “Este passo que ele deu vai obrigá-lo a enfrentar algumas mudanças, mas não tenho dúvidas que o FC Porto contratou um jogador notável.”

O selecionador da Colômbia reconheceu que o novo camisola 10 dos dragões vai ter “outra visibilidade” no mundo do futebol, e voltou a lembrar que por vezes é preciso ter alguma calma.

“Temos de esperar pelos momentos adequados. O Quintero agora representa um clube que luta sempre para ganhar e essa filosofia enquadra-se na sua personalidade. Sei que o jogador está a ser acompanhado e, acima de tudo, está feliz. Isso é o mais importante”, concluiu.

in "record.pt"

Fernando Gomes de mão estendida

O episódio aconteceu em Aveiro, nos momentos que antecederam a Supertaça entre FC Porto e V. Guimarães. Pinto da Costa passou a centímetros de Fernando Gomes, em plena tribuna VIP, e deixou o responsável federativo de mão estendida, não o cumprimentando, apesar de manter um sorriso imperturbável.

O presidente dos dragões, de 75 anos, reforça assim o distanciamento entre o FC Porto e a FPF que já havia ficado patente nas críticas ao novo troféu da Supertaça, que considerou “bonito para o golfe”.

No caso pessoal de Fernando Gomes, fica ainda colocada em causa uma amizade de longa data. O líder da Federação foi vice-presidente do clube e administrador da SAD do FC Porto, estrutura que deixou para assumir a liderança da Liga.

Esta segunda-feira, Pinto da Costa assistiu ao Beira-Mar-FC Porto B, ao lado do atual presidente da Liga, Mário Figueiredo. Uma figura com a qual não mantinha relacionamento pelo facto de, enquanto advogado, ter assumido a defesa do Marítimo no caso Kléber.

in "record.pt"

Herrera, Tiago Rodrigues e Carlos Eduardo de volta

Paulo Fonseca contou com 19 jogadores no treino desta quarta-feira, num plantel reforçado com os "bês" Rafa e Caballero.

Já sem Castro, a caminho da Turquia onde vai representar, por empréstimo, o Kasimpasa, o plantel do FC Porto regressou na manhã desta quarta-feira ao trabalho no Olival, com Paulo Fonseca a dispor de 19 jogadores, incluindo dois "reforços" da equipa B, Rafa e Caballero.

Recorde-se que são nove os elementos do plantel principal dos Dragões que se encontram ao serviços das respetivas seleções e neste treino a equipa técnica já incorporou Herrera, Tiago Rodrigues e Carlos Eduardo, o trio que havia sido dispensado no dia anterior, depois de na segunda-feira ter jogado pela equipa B frente ao Beira-Mar, em Aveiro.

De fora continua Varela, a fazer tratamento à mialgia de esforço que esteve na origem da sua dispensa da seleção nacional que esta noite, no Algarve, defronta a Holanda em jogo de preparação.

in "ojogo.pt"

Empresário projeta época "Fernando é o mesmo de sempre"

Aos rumores que o apontam a Inter e Mónaco, o trinco respondeu com mais uma excelente exibição na Supertaça. Está focado apenas e só no FC Porto, garante o seu empresário 
 
Não há rumor de mercado que perturbe o futebol de Fernando. Pelo menos é isso que o trinco tem mostrado. Como aconteceu na final da Supertaça Cândido de Oliveira, o primeiro jogo oficial daquela que pode ser a última temporada de dragão ao peito, já que só tem contrato até junho de 2014. Com o Inter de Milão e o Mónaco a surgirem de novo no seu radar, o Polvo rubricou uma boa exibição, ao nível do que vem habituando os adeptos portistas, dando sinais de imunidade às constantes movimentações em torno do seu nome.

No final da última campanha, Fernando voltou a abrir as portas da saída, só que o FC Porto não se mostra muito disponível para negociar e até já recusou um proposta do Mónaco de 10 milhões de euros. O brasileiro pode ter visto escapar aí uma oportunidade de multiplicar o seu ordenado, mas nunca desanimou. "O Fernando está focado somente no FC Porto. Não pensa em mais nada neste momento. O que ele quer é continuar a mostrar o seu futebol e profissionalismo como fez - e muito bem - no jogo da Supertaça com o V. Guimarães. Como viram, é o mesmo de sempre", garantiu-nos António Araújo, empresário do brasileiro.  

in "ojogo.pt"

Itália era objetivo de Rolando

Cedido pelo FC Porto aos nerazzurri, o central quer agora ajudar o Inter a fazer melhor do que em 2012/13 

Depois da experiência na última época no Nápoles, onde atuou por empréstimo do FC Porto, Rolando volta a terras transalpinas, novamente por cedência, desta feita ao Inter. Feliz por assinar pelos nerazzurri, o central pretende agora ajudar o clube a fazer melhor do que o nono lugar de 2012/13. "Quero sempre o melhor. Queria Itália e estar num grande clube como o Inter é uma grande satisfação. Espero ajudar o clube como fiz na última época no Nápoles. Estou aqui para ajudar a equipa a alcançar o melhor possível", declarou no canal do clube.

"Estou bem. Já fiz o primeiro treino, já conheci os meus novos companheiros e agora vou continuar a preparar-me para o próximo jogo do Inter", disse o defesa, que na segunda-feira criticou o antigo técnico do FC Porto, Vítor Pereira, e o diretor-geral do clube, Antero Henrique.

in "ojogo.pt"

Jackson em dúvida para a Sérvia

José Pekerman, selecionador da Colômbia, revela que o avançado apresentou-se com problemas musculares após o jogo com o V. Guimarães, da Supertaça 

Jackson está em dúvida para o desafio desta quarta-feira frente à Sérvia. A Colômbia defronta a equipa onde se destacam os benfiquistas Djuricic, Markovic e Sulejmani e na antevisão do desafio José Pekerman, selecionador da Colômbia, revelou que o avançado do FC Porto apresentou-se em Barcelona com queixas musculares, fruto de um toque sofrido no jogo com o V. Guimarães, na Supertaça. "Está em dúvida para o jogo devido a problemas musculares", revelou, mostrando-se, porém, animado na utilização do camisola 9 dos dragões. "Estou confiante que possa jogar, apesar de ter sofrido um golpe no último jogo", disse.

O selecionador da Colômbia confirmou, de resto, um cenário testemunhado ontem pelo enviado de O JOGO - o "Cha cha cha" treiou condicionado na companhia de um fisioterapeuta -, conforme se pode ler nas edições em papel e e-paper de hoje.

Colocando em questão a possível utilização de Jackson, José Pekerman congratulou-se por ter avançados de elevada qualidade à sua disposição. "Temos um grupo de avançados de grande nível", referiu.

in "ojogo.pt"

Castro renovou e vai jogar na Turquia

O médio prolongou o vínculo com o FC Porto até junho de 2015 e vai ser emprestado ao Kasimpasa, clube da primeira divisão turca onde esteve Djalma na última temporada.

Tal como O JOGO havia antecipado, Castro renovou contrato com o FC Porto por mais uma temporada, ficando agora ligado aos tricampeões nacionais até junho de 2015. Porém, dada concorrência interna, que este ano aumentou significativamente com as chegadas de Herrera, Josué, Carlos Eduardo, Tiago Rodrigues e Quintero, o médio, de 25 anos, vai ser emprestado pelos dragões ao Kasimpasa.

O clube de Istambul, que milita no principal escalão da Turquia, já tinha recebido um jogador do FC Porto na época passada, no caso Djalma.

Esta será a terceira época que Castro passará fora de Portugal, depois das experiências no Sporting Gijon, de Espanha, em 2010/11 e 2011/12.

in "ojogo.pt"