domingo, 11 de agosto de 2013

«Rolando é um jogador experiente e será um elemento importante na defesa» - Mazzarri

Depois de terem trabalhado juntos no Nápoles, durante cerca de seis meses, Rolando e Walter Mazzarri voltam a encontrar-se, agora no Inter. O treinador elogia as qualidades do defesa-central, que chegou ao clube por empréstimo do FC Porto.

«Rolando é um jogador experiente e será um elemento importante na defesa. No ano passado esteve confortável (no Nápoles) e ajudou a equipa a alcançar um lugar na Liga dos Campeões», elogiou o treinador, em declarações ao site oficial do Inter.

in "abola.pt"

FC Porto terá pedido dez milhões de euros para vender Fernando

Durante as negociações que levaram o FC Porto a emprestar Rolando ao Inter, o diretor desportivo do emblema transalpino, Marco Branco, voltou a demonstrar ao presidente dos tricampeões nacionais, Pinto da Costa, interesse na compra do passe do polvo Fernando, médio que tem apenas mais um ano de contrato com os dragões.

Escreve este domingo o Corriere dello Sport que Pinto da Costa terá feito algumas exigências, pedindo 10 milhões de euros pelo passe do trinco.

Valor considerado alto pelo Inter, assegura a mesma fonte.

Fernando é um pedido expresso do novo timoneiro dos italianos, Walter Mazzarri.

Além de Rolando, o Inter conta nas suas fileiras com mais dois jogadores que passaram pelos dragões: Álvaro Pereira e Fredy Guarín. 

in "abola.pt"

Helton tem mais duas Supertaças que o Benfica

O domínio quase total do FC Porto tem vários rostos, desde logo Jorge Nuno Pinto da Costa que não se cansa de somar títulos e vai reforçando o estatuto de dirigente com mais conquistas no mundo do futebol. Mas nos últimos anos é incontornável a importância de Helton nos grandes momentos do Dragão e bem pode dizer-se que a esmagadora maioria dos clubes gostaria de ter currículo semelhante ao do guarda-redes brasileiro.

Aqui fica um exemplo com um gostinho especial para os adeptos do FC Porto: olhando para os vencedores da prova, vemos que o Benfica tem 4 vitórias. Helton tem... 6! Mais, o Sporting ganhou apenas sete vezes. Será que o número um azul e branco lá chega?

«Muito boa a sensação, a taça é muito pesada», disse com extrema simplicidade o guarda-redes do FC Porto. Com as bancadas ainda em festa não largava a taça, saboreava o momento, fazendo lembrar o capitão João Pinto na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1987. 

in "abola.pt"

Estrear é como ganhar

Fonseca e Licá começaram da melhor maneira

Começar um texto com aquela (já) velha máxima de “no FC Porto todos se arriscam a vencer” é redundante.Mas, de facto, é verdade. Abordemos o caso do ponto de vista dos estreantes que ontem tiveram mais razões para sorrir: o treinador PauloFonseca e o jogador Licá. Dois arranques de sonho, um porque viu a equipa que orienta a passear classe pelo relvado de Aveiro e a deixar excelentes indicações para a época que se avizinha, e outro porque realizou uma exibição de alto quilate e ainda a premiou com um golo.

in "record.pt"

Licá: a estreia de sonho

Surpresa no onze, marcou na estreia, como Jackson. Exibição caiu no goto e a saída, para o aplauso, mostrou o encanto geral com o primeiro jogo do ex-Estoril 
 
A estreia de Licá pelo FC Porto dificilmente podia ter corrido melhor. O português foi o escolhido para preencher o lugar que mais tempo esteve em aberto para o primeiro onze de Paulo Fonseca, tendo marcado um golo logo a abrir a partida, na segunda vez em que tocou na bola em jogos oficiais com a camisola dos campeões nacionais.

Depois de ter feito um corte em zona defensiva, Licá surgiu uns minutos mais tarde (aos cinco) na área do V. Guimarães para abrir caminho à 20ª vitória do FC Porto na Supertaça.

O único reforço desta temporada com entrada direta no onze (Fucile foi um regresso) foi também o primeiro a receber instruções de Paulo Fonseca, quando se chegou ao banco na primeira paragem prolongada da partida, já a equipa vencia por 2-0. Mas Licá teve mais um momento de glória guardado para o momento em que foi substituído: recebeu os parabéns de Paulo Fonseca e ouviu os adeptos a cantaram o seu nome pela primeira vez desde que chegou ao Dragão. No final, o português foi também um dos mais felicitados pelos companheiros de equipa, com a curiosidade de Iturbe, um dos concorrentes diretos para o lugar, ter sido um dos mais efusivos na hora dos cumprimentos. Melhor, para estreia, era impossível.

in "ojogo.pt"

Fucile "Nunca estive morto"

Lateral está de volta aos grandes momentos mas não entende que seja uma segunda vida no FC Porto.

Fucile está de regresso aos grandes momentos no FC Porto. O lateral esteve em foco na conquista da Supertaça, mas não quer encarar esta "reaparição" como uma segunda vida.

"Nunca estive morto, estive sempre vivo e estou mais forte do que nunca. Estou motivado para mais uma época na qual o FC Porto quer ser campeão. É um objetivo também para mim", declarou o uruguaio.

"Consegui ganhar mais um troféu, o que não deixa de ser importante para o clube e para mim", resumiu Fucile, em declarações à RTP.

"Estou feliz, mas não fecho a porta"

Colombiano diz ter contrato e estar satisfeito no FC Porto. Mas também refere que é um profissional.  

Jackson falou aos jornalistas após a vitória na Supertaça e as movimentações do mercado foi tema de conversa. O colombiano, que tem sido associado, por exemplo, a Nápoles e Manchester United, falou que tem contrato com o FC Porto, mas também não fecha as portas a uma transferência.

"Estou tranquilo e a fazer o meu trabalho, respeitando o contrato que tenho com o FC Porto. São coisas que não são concretas, por isso prefiro não pensar nelas. Sinto-me muito bem no FC Porto, mas, como profissional, não encerro a possibilidade de sair", referiu o avançado.

 in "ojogo.pt"

Pinto da Costa: «Não reservamos o Marquês como os outros»

Pinto da Costa apareceu na zona mista do estádio Aveiro com o Benfica no pensamento. Sem nunca dizer o nome do rival, o dirigente portista deixou algumas mensagens para a Luz.

Questionado pelos jornalistas sobre o facto do FC Porto reforçar o estatuto de clube português com mais títulos, Pinto da Costa, ao seu estilo, respondeu assim: «Este troféu deu muito trabalho e, claro, acabou a Taça Latina. Não há taças Latinas para juntar aos outros. Só damos por vencidas as provas quando as ganhamos. Não reservamos o Marquês de Pombal como outros».

Sobre a conquista do FC Porto, Pinto da Costa aproveitou para enaltecer a postura do Vitória de Guimarães, ao contrário do Benfica na final da Taça de Portugal, no Jamor.

«Vi o jogo com tranquilidade mas com muito agradado não só pelo FC Porto mas também pelo Vitória de Guimarães, o seu presidente e os seus adeptos. Eles mostraram aqui como se pode perder com dignidade. O Vitória respondeu como é que se deve ser uma equipa quando se perde, ao contrário do que lhes fizeram na final da Taça de Portugal; ficaram aqui a ver o FC Porto levantar a taça».

Pinto da Costa deixou ainda elogios ao trabalho de Paulo Fonseca.

«Está no bom caminho. Acreditamos totalmente no seu trabalho. Hoje, todos viram que a equipa, para além de vencer, convence», destacou.

Lucho: «Prémio é de todos»

O capitão do FC Porto foi o vencedor do prémio de Homem do jogo e recebeu das mãos de Elísio Carneiro, vice-presidente da FPF, o troféu individual.
O jogador portista realçou o coletivo em detrimento da sua ação individual, referindo que «primeiro está sempre a equipa».

«Fizemos mais um grande jogo e partilho este prémio com toda a equipa», foram as curtas palavras do médio portista, que apenas prestou uma declaração na sala de imprensa do Estádio Municipal de Aveiro.

Lucho deu o primeiro golo a Licá e fechou a contagem à beira do intervalo.

O FC Porto ergueu a sua 20.ª Supertaça Cândido de Oliveira. De seguida pode ler todas as reações dos jogadores portistas, em declarações no estádio de Aveiro.

Paulo Fonseca, treinador do FC Porto chegou à zona de entrevistas rápidas da RTP e antes de responder à pergunta do jornalista fez questão de vincar uma realidade: «Antes de mais quero dizer que o FC Porto reforçou aqui hoje o seu estatuto de clube com mais títulos em Portugal».

O treinador portista destacou depois: «Reforçámos aqui a nossa motivação, a nossa confiança para o que aí vem.»

Paulo Fonseca deslocou-se depois à sala de imprensa onde enalteceu os adeptos do FC Porto.

«Queria dar os parabéns a este clube magnífico, aos nossos adeptos. O futebol em Portugal devia ser todo como este dia foi», apontou, não esquecendo Vítor Pereira.

«Esta vitória tem também o mérito do Vítor Pereira. Sem o trabalho que foi feito, talvez não estivesse aqui a festejar», referiu.

Paulo Fonseca sobre Fucile e Iturbe

Na sala de imprensa de Aveiro, o zerozero.pt questionou o técnico portista sobre o futuro de Fucile e Iturbe na equipa.

«Não podemos trazer todos. Em função daquilo que esperava do jogo trouxemos estes. O Iturbe esteve bem durante a pré-época e está com vontade de mostrar que é opção para a equipa. Tinha que fazer as minhas escolhas», referiu ao jornalista do zerozero.pt e comentou o momento de Fucile.

«Fucile tem dado uma excelente resposta. Hoje, uma vez mais esteve em bom plano, já o tínha feito com o Napoli. O Fucile está esforçado», destacou.

Licá: «É o meu primeiro golo oficial e o primeiro título. É uma alegria enorme», disse o jogador, que promete lutar pela titularidade: «É muito cedo para falar disso, mas vou trabalhar durante a semana para poder ser opção para o treinador, como aconteceu neste jogo.»

Lucho: «Foi uma vitória justa. Estamos contentes por mais este título. Agora vamos festejar e depois trabalhar para a época que vai ser dura, como a época passada», destacou El Comandante.

«Fomos um grande FC Porto. O importante é que a equipa possa continuar a vencer. Em comparação à equipa passada, só posso dizer que esta também será difícil», sublinhou.

in "zerozero.pt"

 


 

Nota 20 para um Dragão de Lucho!

Pela vigésima vez em 35 edições da Supertaça Cândido de Oliveira, o FC Porto ergueu o troféu frente a um Vitória de Guimarães que entrou bem, que se bateu dignamente e de forma aguerrida, mas que abriu espaços letais no lado esquerdo da sua defesa. Licá mostrou a Paulo Fonseca que é bem mais do que uma mera alternativa.


Foi em ambiente festivo (bela organização da Federação Portuguesa de Futebol!) que FC Porto e Vitória SC abriram o trilho de mais uma época futebolística.


 Ambiente fantástico proporcionado por duas das mais calorosas massas adeptas de Portugal, dentro de um cenário que tudo teve para proporcionar um belo espetáculo desportivo, dentro e fora do relvado. No fundo, uma verdadeira nortada que soprou desde o cimo de Portugal para Aveiro.


Licá foi a semi-surpresa reservada por Paulo Fonseca, que não chamou Iturbe para o encontro e que deixou Quintero e Kelvin no banco de suplentes.



Do lado vitoriano, Rui Vitória deixou o capitão Leonel Olímpio e o defesa Leandro Freire no banco de suplentes, apostanto em Josué, Crivellaro e Jean Barrientos para soprar contra o azul de Paulo Fonseca.

Desde a direita, com amor...


A equipa de Guimarães entrou de forma inesperada, sem esperar pela iniciativa portista e tentando, ela mesma, pressionar alto os dragões, que tiveram algumas dificuldades em encontrar espaço, só que, a primeira vez que Lucho teve espaço, encontrou Licá na área e voilá... aberto o ativo.


Tomando-lhe o gosto, o FC Porto não demorou muito a repetir a dose. 17 minutos, cruzamento tenso desde a direita, cabeça de Jackson, beijo subtil no ferro, encaixe na rede e golo!


Duro castigo para o Vitória SC pela atitude aguerrida e eficácia do Dragão, matreiro e experiente. Os erros pagam-se caro em alta competição e o lado esquerdo defensivo do Vitória teimava em brindar os dragões com espaço.


Marcou um, marcou dois, falhou um (Licá aos 24'), falhou dois (Otamendi aos 28'). Só que não há duas sem três. Em cima do intervalo, novo cruzamento desde a direita, Douglas, desta vez com culpas no cartório, falhou a sapatada e o número três dos dragões Lucho González resolveu a questão.


Tudo sob as ordens de El Comandante



Qual é mesmo a idade de Lucho González? 21? Se não é, parece. Que frescura do capitão, que classe! Joga e faz jogar, dá linhas de passe, vai buscar à frente, dá golos aos colegas, surge a finalizar... Lucho González é um senhor do futebol!

 A segunda parte contou com duas alterações para o lado vitoriano. Maazou veio dar mais fibra e trabalho aos centrais portistas, só que o problema era chegar perto de Helton. Do outro lado, os lances eram bem mais frequentes, tendo Jackson Martínez a cereja no topo do bolo aos 74 minutos - quis fazer o golo da noite quando poderia ter simplificado.


O jogo estava decidido desde a primeira parte e, portanto, só uma grande moldura humana, em número (29.007 espectadores) e em dedicação poderia continuar a acalentar o apetite para o segundo tempo. Aliás, ninguém diria que o Vitória SC perdeu o jogo. Pelo menos nas bancadas, a qualidade e o apoio foram absolutamente fantásticos.


Nota ainda para as alterações de Paulo Fonseca: Josué demonstra que é a cara do treinador e a primeira alternativa no meio-campo (à frente de Herrera, para já); Quintero é craque e ponto final; Licá, que saiu, já tem música e ganhou muitos pontos para a titularidade; Kelvin trata-se de um fenómeno de popularidade... a fazer lembrar Mantorras.

in "zerozero.pt"