quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Lucro de 6 milhões no primeiro trimestre

PERÍODO ENTRE JULHO E SETEMBRO DE 2011



A SAD do FC Porto registou lucros na ordem dos 6,1 milhões de euros no primeiro trimeste da temporada em curso, segundo o relatório e contas publicado esta quarta-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Entre julho e setembro, o resultado líquido consolidado dos portistas reflete, sobretudo, a venda dos direitos desportivos do colombiano Falcão (40 milhões de euros), no mês de agosto. "No período em análise estão registadas as mais valias resultantes da transferência do jogador Radamel Falcão para o Atlético de Madrid", lê-se no comunicado.
Segundo o relatório, "estas mais valias permitiram a obtenção de resultados positivos na ordem dos 6,1 milhões, menores do que os alcançados no mesmo período do exercício anterior, que atingiram os 17,7 milhões", resultantes das transferências de Bruno Alves e Raul Meireles para o Zenit e o Liverpool, respetivamente.
No relatório, são também destacados os resultados operacionais, que ascenderam a 7,9 milhões, e que "assentam essencialmente nos resultados obtidos com as transações de passes de jogadores", tal como o reforço dos capitais próprios, que atingiram, a 30 de setembro, o valor global de 29,4 milhões, pela incorporação dos resultados consolidados obtidos no período.
O ativo total cresceu 36,3 milhões face a 30 de junho, atingindo um montante global de 261,6 milhões, fundamentalmente pelos investimentos efetuados em novos jogadores (Iturbe, Bracali, Djalma, Defour, Mangala, Kléber e Alex Sandro).
Segundo o relatório, e "apesar do aumento do passivo total em 30,2 milhões, o passivo remunerado (empréstimos bancários e obrigacionistas) desceu 11,7 milhões face a 30 de junho."
in "record.pt"

FC Porto: Modalidades amadoras com salários em atraso


Atletas profissionais de andebol, basquetebol e hóquei em patins, modalidades em que os dragões são campeões nacionais em título, passam por dificuldades financeiras.
O alerta surge de dentro do FC Porto: "Há salários em atraso em todas as modalidades desde o início da temporada..." A revelação foi feita ao DN por atletas profissionais dos azuis e brancos - que não se quiseram identificar - ao serviço das ditas modalidades amadoras, que explicaram detalhadamente o facto de no andebol, basquetebol e hóquei em patins, todas modalidades em que os dragões são campeões nacionais, haver "quem não tenha recebido um tostão desde que a época começou".

in "dn.pt"

Assistências: Hulk destaca-se, Moutinho segue-o de perto

Brasileiro do F.C. Porto somou sexto passe decisivo na 11ª jornada.


Ninguém na Liga cria tantos golos quanto Hulk. O brasileiro do F.C. Porto é rei das assistências com seis passes decisivos, o último dos quais na vitória portista sobre o Sp. Braga. 

Hulk continua assim a defender o título conquistado na época passada, mas a revelação vem da Madeira, com o extremo do Marítimo, Danilo Dias a somar cinco passes para golo. João Moutinho, que ofereceu a Hulk o segundo golo do F.C. Porto, diante do Sp. Braga, colou-se também à segunda posição, com a quinta assistência da época.

Nesta 11ª jornada, destaque ainda para as assistências de Aimar, no «derby» e de Bruno Teles, no triunfo do V. Guimarães sobre o V. Setúbal: os dois jogadores conseguiram o terceiro passe para golo nesta edição da Liga.

in "maisfutebol.iol.pt"

Campeão tranquilo (Basquetebol)

No jogo em atraso da terceira jornada, que se devia ter realizado no início do mês, nos Açores, mas que, por caprichos da meteorologia, acabou agendado para ontem no Dragão Caixa, o FC Porto defrontou um Lusitânia demasiado permissivo e que desde o primeiro minuto se deixou cair no jogo do campeão nacional. A vitória dos anfitriões por 105-60 revela o domínio dos azuis e brancos, que na simplicidade encontraram o caminho para a invencibilidade e, desta vez, com 105 pontos, o máximo da época em curso. Obrigar o adversário a arriscar no jogo interior, imprimindo dinamismo na defesa, e uma elevada rotação de bola nos movimentos ofensivos foram chaves para criar desequilíbrios e manter à distância o Lusitânia, ontem quase irreconhecível para uma equipa que é sexta, mas que provavelmente acusou o desgaste dos jogos do dia 26 (Ovarense) e domingo (Barreirense).
O FC Porto joga já amanhã em casa do Esgueira, para os 16 avos-de-final da Taça de Portugal, deslocando-se sábado ao pavilhão do Vitória de Guimarães, nono classificado, para cumprir a oitava jornada. Numa calendarização, no mínimo, invulgar, o campeão nacional jogará as próximas seis jornadas fora de casa, voltando ao conforto do Dragão Caixa apenas no dia 28 de Janeiro, curiosamente frente ao Lusitânia, na 14ª jornada. As últimas quatro rondas da fase regular compensam, pois o campeão recebe de seguida Guimarães, Benfica, CAB e Barreirense.

Figura | Nuno Marçal

Uma noite de inspiração

O extremo Nuno Marçal foi o jogador mais valioso da noite de ontem. O capitão portista brilhou da linha de três pontos, como já é seu hábito, para no final contabilizar 16 pontos, três ressaltos e duas assistências. Isto tendo jogado... 17 minutos.

Declarações

Nuno Barroso, treinador do Lusitânia: 

"Sei que somos capazes de jogar melhor"

"O jogo resume-se em poucas palavras: o FC Porto foi esmagador, nunca conseguimos pôr em prática aquilo que pretendíamos", afirmou Nuno Barroso. Segundo o técnico, o Lusitânia encontrou "um FC Porto diferente, bastante mais intenso e agressivo." Apesar disso, garante: "Sei que somos capazes de fazer melhor."


Moncho López, treinador do FC Porto: 

"A minha equipa fez um jogo magnífico"

O treinador Moncho López mostrou-se muito satisfeito: "A minha equipa fez um jogo magnífico, mostrou a ambição que tem e numa altura em que estava a precisar de se reencontrar." "Respeitamos o Lusitânia, é uma equipa que está bem construída, mas que acusou algum cansaço", realçou ainda. 

in "ojogo.pt"

Danilo: "Vejo todos os jogos para não chegar perdido"

Danilo nem aparenta ser o segundo reforço mais caro da história do FC Porto. Pouco antes de se apresentar no novo clube, ainda vai disputar, pelo Santos, aquele que poderá ser o seu sexto título em 2011. Um currículo que não o preenche, nem lhe tapa as vistas para o futuro. O novo clube entra-lhe pela televisão e isso ajuda-o a queimar etapas para que em Janeiro não perca tempo com adaptações. Afinal de contas, Danilo só está completo quando joga...


Já conquistou cinco títulos este ano (Sul-Americano sub-20, Paulistão, Libertadores, Mundial sub-20 e o Superclássico das Américas). A transferência para o FC Porto e o Mundial de clubes completam um ano perfeito?

Sem dúvida, digo que é até uma pena não estarmos a lutar pelo título brasileiro. Foi um ano brilhante, inesquecível para a minha carreira pelos títulos e pelas conquistas pessoais. Se terminar com o título Mundial, se não foi perfeito chegou bem perto.

Afirmou recentemente que escolheu o FC Porto porque foi mais "tranquilo para negociar". O que quis dizer com isso? Financeiramente foi muito mais rentável?

Financeiramente foi melhor, claro. Mas a questão é que a direcção do Santos se deu melhor com a do FC Porto. Eles negociaram de forma mais tranquila, não criaram impasse algum. Todos aceitaram as condições impostas por cada um, por isso foi mais tranquilo. A partir do momento em que houvesse atrito na negociação isso prejudicava-me dentro de campo. Eu precisava de tranquilidade, estava na selecção brasileira e bem na Libertadores. Foi uma proposta mais interessante.

Depois do Hulk, que já custou 19 milhões de euros, chega como o segundo jogador mais caro da história do FC Porto. Já sente alguma pressão por isso?

Não sinto pressão, mas responsabilidade. Independentemente dos valores, a exigência já era muito grande no Santos e continuará lá. É um clube de topo, acostumado a ganhar títulos. Numa transferência por estes valores precisarei de mostrar o meu trabalho, mas fico feliz porque foi uma valorização, um reconhecimento do que já fiz. Não sinto pressão, a responsabilidade é igual e vou chegar lá e provar porque pagaram tão alto por mim.

Acredita que no Benfica seria mais fácil ser titular? Eles procuravam há muito alguém que fizesse o lugar de Ramires...

Quando começámos a conversar era exactamente isso que eles diziam, que gostariam de um jogador para essa posição. Nessa altura, eu estava jogando no meio na Libertadores. Quando passei a falar com o FC Porto deixei isso de lado. Não me imagino mais no Benfica, só me vejo no FC Porto, vejo todos os jogos para não chegar perdido, analiso onde me posso encaixar melhor e o sistema de jogo.

Alex Sandro também foi um forte investimento do FC Porto e, até agora, jogou pouco. Conversou com ele? Mantém contacto?

Falo com ele sempre porque somos amigos. O que o prejudicou foi a lesão, claro. Também não é fácil chegar e jogar logo num grande clube. Na posição dele ainda há o Álvaro Pereira, um jogador com história, de selecção uruguaia, e fica mais complicado de jogar. Mas ele tem falado bem do clube e da cidade, está calmo. Tenho a certeza de que quando começar a jogar não sairá mais.

Vocês planeiam morar juntos inicialmente para facilitar a adaptação? Levará a família ou vai sozinho?

Ele já mora com a mulher, vou levar a minha família: mãe, pai, irmãos e a namorada. Pelo que converso com os jogadores que actuaram lá, é algo que faz falta. Morei em Santos sozinho e às vezes sente-se falta da família, de conversar com os pais e os irmãos. Sem dúvida que faz falta. Quero que tudo extracampo esteja muito bem para que eu possa render.

Imagino que já tenha falado com o Ibson sobre o FC Porto...

Procurei informações com o Ibson, ele teve os seus momentos lá e se tivesse tido muitas dificuldades diria. Ele só cita coisas positivas, fala bem da cidade, das pessoas, do clube e da organização, que acho que faz muita diferença para ganhar títulos. Isso também é visível aqui no Santos.

E quanto ao Léo e ao Alan Kardec, chegou a consultá-los por causa do Benfica ou quando teve a hipótese de optar por um dos dois? O que falaram?

Por incrível que pareça ambos falam muito bem do FC Porto. Quando estava a negociar com o Benfica às vezes puxava uma informação ou outra com o Léo. Ele sempre falou bem de Portugal, de Lisboa, mas também conhece a cidade do Porto. Pelas informações, creio que não terei dificuldades na adaptação.

Já conversou com Vítor Pereira? O que ele lhe transmitiu? Deu-lhe alguma garantia?

Não falei com ele, falo com o Antero [Henrique]. Estamos tranquilos porque a partir do momento em que aceitei permanecer no Santos não poderia ficar a meio termo, até pela recente chamada para a selecção principal. Senti muito cansaço, por jogar muitas vezes, mas em momento nenhum me colocaria à disposição para jogar mais ou menos. Acho que se me pedissem isso não aceitaria porque seria prejudicial para mim. Conversamos sobre a ansiedade de chegar logo no clube, de conhecer os companheiros.

Mas reconhece uma queda no seu rendimento?

Sem dúvida, sempre concordei. Houve um período em que fiquei a dever muito. Não joguei em sacrifício, mas estava muito cansado. O Santos também não tinha como me substituir. Fiquei abaixo do meu rendimento. Começaram a ser lançadas questões, sabia que isso ia acontecer até por já estar vendido, mas consegui recuperar, voltar à minha forma e a ter boas actuações. Não dá para pensar que seria tudo perfeito. Sabia que com um jogo mais ou menos já seria questionado.

O que acha que vai precisar de adaptar quando for para a Europa?

Fisicamente acho que é algo natural. A maioria dos jogadores que saem do Brasil ganham massa muscular, mas não me vejo muito abaixo dos jogadores de lá. O que vou ter de aprimorar é a marcação porque no Brasil damos mais espaços, chegamos depois. Pelo que tenho conversado com o Alex Sandro e observado do futebol europeu é uma marcação mais dura, então acho que aí vou ter dificuldades e precisarei de trabalhar bastante.

"Vou torcer contra o Zenit"

Jogar a Liga dos Campeões é algo que motiva qualquer sul-americano. Danilo não é excepção e espera que o jogo contra o Zenit apure os dragões para os oitavos-de-final. "Estarei a torcer pelo FC Porto contra o Zenit. Se me inscreverem, será uma experiência nova e muito boa, diferente do que é jogar uma Taça dos Libertadores. Espero adaptar-me depressa para ser opção e, claro, para ganhar títulos", conta este adepto que espera começar, o mais rapidamente possível, a justificar em campo o seu estatuto e o dinheiro que a SAD investiu no seu passe.

"Só prefiro jogar no meio porque marco mais golos"

No FC Porto, acha que encaixaria melhor a defesa-direito ou como médio?

É difícil dizer porque os jogadores têm muita qualidade e história no clube. Vou precisar de conquistar o meu espaço. A minha preferência passa por jogar no meio, sempre deixei isso bem claro, mas neste momento jogo como lateral no Santos e na selecção. Também acho que posso fazer um bom trabalho a jogar como lateral.

Chegou ao Santos como defesa. Por que mudou a sua preferência? Sente-se mais à vontade no meio-campo?

Antes tinha muitas dificuldades de actuar uns tempos no meio e depois voltar para a lateral. Sentia muito. Mas hoje alcancei uma maturidade de jogar uma partida no meio e outra na lateral sem sentir. Já me adapto rapidamente. Só prefiro jogar no meio porque marco mais golos, algo para o que tenho potencial e que me faz ficar mais à vontade. Tenho trabalhado muito na lateral, também, para ficar mais igual nas duas posições.

Está consciente de que pode não ser logo titular no FC Porto, até pelo facto de chegar a meio da época?

Tentei explicar isso algumas vezes, mas as pessoas interpretaram que eu queria sair logo do Santos. Na altura, limitei-me a dizer que é muito diferente chegar a um clube no começo da temporada ou a meio. Eles já terão um padrão de jogo, um esquema formado, e os jogadores já entendem a filosofia do treinador. Quem está no grupo desde o início tem uma grande vantagem.

Ficar até o fim do ano foi uma condição sua ou do Santos?

Foi a primeira coisa que o Santos impôs para poder negociar. Por isso, não tinha como contornar esta situação. Mas todos acataram e ficaram felizes.

"Barça? Não vamos mudar"

A final mais desejada no Mundial é Santos x Barcelona e você será muito exigido, pois terá o Messi ou o Villa pelo sector. O que imagina desse confronto? Como seria possível vencê-los?

Conversámos sobre isso e chegámos a conclusão de que não devemos mudar o nosso jeito de jogar. Sempre que mudamos, vamos mal. Precisamos marcar muito forte, um pouco mais atrás da linha da bola e sair rápido para surpreender. No jogo Milan e Barcelona, o Pato fez um golo exactamente assim. Quem tem a obrigação de marcar, tem que marcar forte, e os da frente fazerem os golos.


Ganso serviu de lição

Danilo garante que jamais forçou a saída do Santos. Admite que conversou com o presidente e que lhe agradaria jogar no FC Porto, mas que também estaria preparado para continuar no Brasil. Processos como o de Ganso, que arrastou a renovação e entrou em choque com o clube, servem de lição. "Temos de falar o mínimo possível", diz Danilo.

Carreira do anonimato ao estrelato

Danilo passou por vários clubes menores antes de chegar ao América de Minas Gerais, de onde saltou para o Santos. Numa equipa cheia de estrelas, pontifica Neymar, com quem Danilo tem uma relação muito próxima. Com 20 anos, apresenta já um currículo notável e está habituado a ganhar, uma virtude muito apreciada para os lados do Dragão.


in "ojogo.pt"

Djalma com os dias contados

A participação de Djalma na Taça das Nações Africanas (CAN) pela selecção de Angola ameaça afastar o extremo no seu melhor momento no FC Porto. Numa altura em que conquistou a titularidade por força da "revolução" de Outono operada por Vítor Pereira, na sequência do descalabro de Coimbra, que culminou com a eliminação dos azuis e brancos da Taça de Portugal, Djalma corre o risco de perder oito encontros se a selecção angolana atingir a final. A titularidade alcançada desde a vitória do FC Porto em Donetsk está agora ameaçada por um cenário que se perfila a curto prazo, com o aproximar da CAN, que deverá afastar o jogador do Dragão pelo menos durante o mês de Janeiro e, na pior das hipóteses, até meados de Fevereiro, se Angola for à final no dia 12.
Certa para já será a baixa de Djalma no clássico de Alvalade, ele que se arrisca portanto a só voltar a estar disponível para Vítor Pereira a partir da 19ª jornada para a deslocação do FC Porto a Setúbal. A selecção e os compromissos que decorrem da CAN prometem afastar o jogador num momento que pode ser decisivo para ele no FC Porto, depois de ter conseguido ultrapassar a concorrência de Varela e Cristian Rodríguez e de ter aproveitado as funções diferentes entretanto confiadas a James Rodríguez, no ataque dos campeões nacionais, para se mostrar à esquerda. Depois de Donetsk, Vítor Pereira voltou a confiar no angolano para o jogo com o Braga e Djalma procurou não defraudar expectativas, esforçando-se por consolidar o seu lugar entre os titulares.
Até à paragem de Inverno do futebol português, que começa a 17 de Dezembro, Djalma só terá mais três jogos - Zenit, na Champions; Beira-Mar e Marítimo, na Liga portuguesa - para reforçar créditos, antes de partir para o estágio da selecção angolana, onde Lito Vidigal conta com ele a partir de 2 de Janeiro, para integrar a segunda fase da preparação dos Palancas Negras, que deverão estagiar no Brasil.

Lito Vidigal

"Acompanho os jogos dele e é importante que seja titular"

A convocatória oficial de Angola para a CAN será divulgada até ao final do ano e ainda que não o confesse abertamente, Lito Vidigal conta com Djalma e congratulou-se com a titularidade no FC Porto. "Não é por ter chegado ao FC Porto que as coisas mudaram. Acompanho os jogos dele e é importante que seja titular", declarou Vidigal a O JOGO. "Mas tão importante será perceber em que condições é que ele chega", acrescentou.

Jogos que pode falhar

Taça da Liga Grupo D 02/01/2012 Paços de Ferreira-FC Porto
Liga 14ª Jorn. 08/01/2012 Sporting-FC Porto
Liga 15ª Jorn. 15/01/2012 FC Porto-Rio Ave
Taça da Liga Grupo D 18/01/2012 FC Porto-Estoril
Liga 16ª Jorn. 22/01/2012 FC Porto-V.Guimarães
Liga 17ª Jorn. 29/01/2012 Gil Vicente-FC Porto
Taça da Liga Grupo D 04/02/2012 FC Porto-V.Setúbal
Liga 18ª Jorn. 12/02/2012 FC Porto-Leiria

in "ojogo.pt"

Baliza exposta

FRAGILIDADES DEFENSIVAS ESTÃO À VISTA



Helton não corre o risco de ficar desempregado, já que trabalho não falta ao antigo internacional brasileiro, de 33 anos. Em Portugal não há quem marque mais do que os dragões, mas o bom rendimento ofensivo não é acompanhado no outro extremo do campo.
Realizadas as primeiras 20 partidas oficiais da temporada, o campeão nacional consentiu outros tantos golos, o que lhe confere uma média de um golo sofrido por encontro.
in "record.pt"

Mercado agita-se e volta a mexer com Álvaro Pereira

Álvaro Pereira demorou bastante a engrenar a velocidade de ponta esta temporada, o que só conseguiu nestes dois últimos jogos. A presença na Copa América, as posteriores deslocações para representar a selecção uruguaia têm deixado marcas evidentes de cansaço, mas os milhões que lhe foram acenados no defeso também provocaram alguma mossa no jogador.

O defesa é um exemplo de profissionalismo para os portistas, nem por isso indiferente às movimentações do mercado. E o mercado agitou-se e muito à sua volta nos últimos tempos, com o Chelsea de André Villas Boas a assumir declaradamente interesse no defesa e a tentar até ao último dia de Agosto a sua contratação. 

O negócio gorou-se, o que terá afectado Álvaro Pereira, naturalmente confrontado com proposta milionária, mas terá, afinal, sido apenas adiado para a reabertura do mercado, já em Janeiro. Por coincidência ou não com a melhoria acentuada do jogo dos dragões nas partidas com o Shakhtar e o SC Braga, Palito ganhou também asas. 


in "abola.pt"

Iturbe vai a jogo em Dezembro

Os adeptos portistas ainda vão ver este ano Iturbe em acção. O que já não acontece desde 15 de Outubro, quando o argentino foi a jogo pela primeira e única vez desde que está no Dragão. E só na primeira parte da partida com o Pêro Pinheiro, para a Taça de Portugal, porque entretanto fracturou o cotovelo esquerdo.

Operado no dia seguinte ao desafio realizado fora de portas, num relvado sintético, estimava-se que Iturbe recuperasse da lesão sofrida num máximo de três semanas. Passaram entretanto seis, um mês e meio, e o novo Messi, como é a sua alcunha, por muito que isso o contrarie, ainda se treina de forma condicionada.

A partir de hoje, dia que coincide com o regresso dos dragões ao trabalho, após duas folgas, o internacional sub-20, pérola muito bem protegida pelos portistas, ou não teria baixa tão prolongada, entra numa nova e decisiva fase que passa pelo seu regresso imediato ao activo antes do final do ano. O que será uma maneira de fazer esquecer a acidentada estreia e poder já brindar a uma nova era no Dragão.


in "abola.pt"

«Não saí do FC Porto pelo dinheiro» - Fernando Gomes

Fernando Gomes esclarece que a sua saída da SAD do FC Porto, para assumir a presidência da Liga, não se ficou a dever a questões de natureza financeira.

«Saí do FC Porto, onde tinha um vencimento superior relativamente ao que actualmente aufiro na Liga, e não é por essa razão que o deixaria de fazer», disse à Renascença o candidato à presidência da Federação Portuguesa de Futebol, realçando a preocupação de exercer o cargo «o melhor possível» e com «competência para poder concretizar todas as ideias inseridas no projecto» que preconiza.

Fernando Gomes revelou, ainda, que «o cargo de presidente da Federação tem um salário ilíquido superior, em cerca de 1400 euros, relativamente ao cargo de presidente da Liga».


in "abola.pt"