quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Campeão tranquilo (Basquetebol)

No jogo em atraso da terceira jornada, que se devia ter realizado no início do mês, nos Açores, mas que, por caprichos da meteorologia, acabou agendado para ontem no Dragão Caixa, o FC Porto defrontou um Lusitânia demasiado permissivo e que desde o primeiro minuto se deixou cair no jogo do campeão nacional. A vitória dos anfitriões por 105-60 revela o domínio dos azuis e brancos, que na simplicidade encontraram o caminho para a invencibilidade e, desta vez, com 105 pontos, o máximo da época em curso. Obrigar o adversário a arriscar no jogo interior, imprimindo dinamismo na defesa, e uma elevada rotação de bola nos movimentos ofensivos foram chaves para criar desequilíbrios e manter à distância o Lusitânia, ontem quase irreconhecível para uma equipa que é sexta, mas que provavelmente acusou o desgaste dos jogos do dia 26 (Ovarense) e domingo (Barreirense).
O FC Porto joga já amanhã em casa do Esgueira, para os 16 avos-de-final da Taça de Portugal, deslocando-se sábado ao pavilhão do Vitória de Guimarães, nono classificado, para cumprir a oitava jornada. Numa calendarização, no mínimo, invulgar, o campeão nacional jogará as próximas seis jornadas fora de casa, voltando ao conforto do Dragão Caixa apenas no dia 28 de Janeiro, curiosamente frente ao Lusitânia, na 14ª jornada. As últimas quatro rondas da fase regular compensam, pois o campeão recebe de seguida Guimarães, Benfica, CAB e Barreirense.

Figura | Nuno Marçal

Uma noite de inspiração

O extremo Nuno Marçal foi o jogador mais valioso da noite de ontem. O capitão portista brilhou da linha de três pontos, como já é seu hábito, para no final contabilizar 16 pontos, três ressaltos e duas assistências. Isto tendo jogado... 17 minutos.

Declarações

Nuno Barroso, treinador do Lusitânia: 

"Sei que somos capazes de jogar melhor"

"O jogo resume-se em poucas palavras: o FC Porto foi esmagador, nunca conseguimos pôr em prática aquilo que pretendíamos", afirmou Nuno Barroso. Segundo o técnico, o Lusitânia encontrou "um FC Porto diferente, bastante mais intenso e agressivo." Apesar disso, garante: "Sei que somos capazes de fazer melhor."


Moncho López, treinador do FC Porto: 

"A minha equipa fez um jogo magnífico"

O treinador Moncho López mostrou-se muito satisfeito: "A minha equipa fez um jogo magnífico, mostrou a ambição que tem e numa altura em que estava a precisar de se reencontrar." "Respeitamos o Lusitânia, é uma equipa que está bem construída, mas que acusou algum cansaço", realçou ainda. 

in "ojogo.pt"

Sem comentários: