sexta-feira, 4 de maio de 2012

F.C. Porto-Sporting (antevisão): festa que dá milhões


Na consagração dos novos bicampeões, o Sporting tenta chegar à Liga dos Campeões


O momento:

F.C. Porto: A consagração do bicampeão. Depois da festa «no sofá», a festa no relvado. O título é uma realidade para a equipa de Vítor Pereira que, agora, perante o seu público, fará a festa com o histórico rival. Vencer pela honra, para aumentar a contabilidade final na época e para satisfazer a casa cheia que se espera no Dragão. O resultado já não trará implicações nos objetivos da época. Mas vai mexer de certeza no orgulho azul e branco. 

Sporting: O ¿convidado¿ que quer estragar a festa. Porque, ao contrário do rival, ainda não tem motivos para celebrar. Mas poderá ter. O Sp. Braga voltou a estar alcançável na tabela e um triunfo no Dragão deixa os leões a depender de si para chegar ao último lugar do pódio na última ronda, quando recebem a equipa de Leonardo Jardim. Um «deja-vu» da última época, quando a equipa de José Couceiro foi a Braga confirmar o terceiro posto sobre a meta. 

As ausências:

F.C. Porto: Não há lesões nem castigos. Alvaro Pereira, Iturbe e Mangala ficam de fora por opção.

Sporting: Rinaudo e Rodríguez são os «clientes» do departamento médico.

A palavra dos treinadores:

Vítor Pereira (F.C. Porto): «Para nós é um jogo importante, queremos ganhar, perante a nossa massa associativa. Vamos encarar jogo com essa mentalidade e com a mentalidade de quem quer todos os dias provar competencia e qualidade. Temos claramente como objetivo vencer este jogo e o próximo, os objetivos estão claros» 

Sá Pinto (Sporting): O clube está em blackout. 

Outros confontos:

Em 77 jogos na casa portista para a principal Liga portuguesa, o F.C. Porto ganhou 40. O Sporting conseguiu apenas 13 triunfos, o último dos quais na Liga 2006/07, com um golo de Rodrigo Tello. Houve ainda 24 empates, um resultado que não acontece desde 2008/09. Na última época o F.C. Porto também recebeu o Sporting já campeão e ganhou por 3-2. Falcao, por duas vezes, e Walter fizeram os tentos portistas. André Santos e Matías Fernandez marcaram para o Sporting. Na primeira volta, em Alvalade, registou-se um empate sem golos. 

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton, Sapunaru, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho; Hulk, Janko e James Rodríguez. 

Outros convocados: Bracali, Rolando, Danilo, Defour, Kléber, Varela e Djalma

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Anderson Polga, Xandão e Insúa; Schaars, Elias e André Martins; Izmailov, Van Wolfswinkel e Capel

Outros convocados: A lista ainda não é conhecida

in "maisfutebol.iol.pt"

AUGUSTO INÁCIO "'Palito' paga a factura de querer ser mais importante que o FC Porto"

Antigo jogador de FC Porto e Sporting analisa o caso de indisciplina do uruguaio e projecta o clássico entre dragões e leões, agendado para as 20h30 de sábado.



Augusto Inácio, antigo lateral-esquerdo do FC Porto, não estranha o afastamento de Álvaro Pereira da equipa, devido a um caso de indisciplina.
"Não se consegue ser campeão com indisciplina e se o jogador infringiu essa regra, no FC Porto actua-se na hora. Se o treinador do FC Porto entendeu que o Álvaro Pereira deveria ficar de fora, a regra número um do FC Porto é a disciplina. E o FC Porto tem ainda um outro extraordinário lateral-esquerdo (Alex Sandro)", começa por dizer, a Bola Branca, prosseguindo com uma conclusão sobre o caso de "Palito".

"O Álvaro Pereira paga a factura por se sentir tão ou mais importante que os interesses do clube", atira.
Clássico de sábado "extremamente importante" para um ladoAugusto Inácio jogou no FC Porto e no Sporting e, como treinador, foi campeão em Alvalade e também ao serviço dos azuis e brancos, como adjunto.

Nesta entrevista, Inácio projecta o clássico de amanhã, considerando que, já que a partida "nada decide quanto ao título", assume "capital importância" para os verde e brancos.
"É um clássico em que não se decide nada quanto ao título, mas é extremamente importante para o Sporting. Há um mês atrás, não se pensaria sequer na qualificação para a Liga dos Campeões. É um jogo de festa para o FC Porto. O Sporting tem uma grande oportunidade de ficar a três pontos do Sp. Braga", salienta.
in "rr.pt"

«Otamendi só admite sair por uma proposta substancial», diz agente do argentino

Marcelo Simonian, representante de Nicolas Otamendi, nega a existência de conversações com a Roma com vista à contratação do defesa-central mas reconhece que o campeonato italiano agrada ao argentino.

«O campeonato italiano fascina-o, mas ele apenas deixará o Porto se receber uma proposta substancial», afirmou o agente, em declarações ao site forzaroma.info, esclarecendo não ter sido contactado pelo diretor desportivo do clube romano.

«Sabatini nunca me contactou para pedir informações, por isso nada temos com a Roma», frisou, comentando ainda a possibilidade de o argentino rumar à capital italiana com André Villas Boas.

«Para ser sincero, não estou ao corrente dos planos do treinador português e, por isso, não me posso pronunciar», notou.


in "abola.pt"

FC Porto: Alvaro Pereira continua de fora

Vítor Pereira não fez qualquer alteração na convocatória do FC Porto para o clássico deste sábado com o Sporting, da 29ª jornada da Liga. Alvaro Pereira continua assim de fora das escolhas por opção do treinador.

O lateral uruguaio não joga desde Braga, quando reagiu intempestivamente à substituição. Vítor Pereira disse ontem que o assunto «foi resolvido internamente e está ultrapassado», mas na convocatória divulgada hoje volta a deixá-lo de fora.

Não há de resto qualquer problema clínico a registar no plantel dos já campeões nacionais, excluindo Emídio Rafael, há muito indisponível. Cristian Rodríguez continua afastado por motivos disciplinares.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Bracali;
Defesas: Danilo, Maicon, Rolando, Sapunaru, Otamendi e Alex Sandro;
Médios: Lucho González, João Moutinho, Fernando, Defour
Avançados: Kléber, Hulk, Varela, James, Djalma e Janko.


in "maisfutebol.iol.pt"

Helton ficará "enquanto o clube quiser"

GARANTIA DO EMPRESÁRIO



A situação de final de contrato em que Helton se encontra, devido à não conclusão do processo de renovação, levantou algumas dúvidas sobre o seu futuro no Dragão. O seu empresário, Nélson Almeida, disse ontem que os azuis e brancos não têm nada pelo que se preocupar e que o guardião não pensa em mudar de ares.

“O Helton tem a vida dele estabilizada aqui. Claro que sempre houve interesse de clubes ao longo destes anos. É um jogador muito procurado, mas enquanto oFC Porto o quiser, o Helton estará lá”, assegurou o agente à Antena 1, admitindo que o brasileiro já não pensa em representar a seleção canarinha: “Se o Helton tivesse de ir novamente à seleção, já tinha ido, porque durante estes anos todos jogou no FC Porto a um nível altíssimo.”

in "record.pr"

Chelsea é que seduz Hulk

MELHOR PROJETO DO QUE PSG



Chelsea e PSG são os dois emblemas mais empenhados na contratação de Hulk ao FC Porto, mas, segundo informação avançada ontem pelo sítio na internet BloGolo, a preferência do brasileiro é mesmo o emblema inglês.

De acordo com a notícia, nem mesmo a maior disponibilidade financeira dos franceses será suficiente para levar Hulk a competir na Ligue 1.

A mítica Premier League, com o ambicioso projeto do Chelsea à cabeça, é que seduz realmente o número 12 dos azuis e brancos.

in "record.pt"

"Janko vai ser ídolo"


Com 71 anos de idade, Herman Stessl, primeiro treinador da era de Pinto da Costa, vem a Portugal com frequência. Nesta semana esteve em Gaia, mas por imperativos de tempo não se encontrou com Marc Janko, um amigo de família e que, ao contrário de si próprio, já conseguiu ser campeão pelo FC Porto. "Se ainda não é um ídolo, vai ser. Cinco golos em 11 jogos é bom, mas na próxima época vai marcar mais. Não se esqueçam de que veio da Holanda, onde as equipas jogam de forma mais ofensiva. Depois de se adaptar a Portugal, tem condições para marcar muito mais. Além disso, é um jogador muito batalhador", explicou sucintamente a propósito do compatriota.
Já lá vão 30 anos desde que o atual líder foi eleito presidente. "Quando aconteceu, soube logo que me ia embora; ele nunca escondeu que queria trazer de volta Pedroto. Fiquei triste, pois tinha mais um ano de contrato. O FC Porto começou um novo projeto e Pedroto era o escolhido, como eu fui o escolhido de Américo de Sá. Compreendi", explicou. "Além disso, eu conhecia Pedroto e sabia que era muito bom treinador, além de simpático", completou Stessl.fc
Apesar de só ter privado com Pinto da Costa durante dois meses, traçou-lhe logo o destino. "Notei logo que tinha muita força e energia. Vi logo que o FC Porto iria crescer muito, mas tanto, foi uma surpresa", notou. "Para mim, o FC Porto é a terceira melhor equipa da Europa nos últimos 30 anos. À frente estão só Real Madrid e Barcelona. Depois aparecem FC Porto, Manchester United e Bayern de Munique", surpreendeu. A prova de que não guardou ressentimentos é que sempre que vai ao Dragão abraça o presidente. "É boa pessoa e tem o dom da palavra. Consegue ser duro e meigo. É uma espécie de filósofo. Comigo, foi e é simpático. Ele nunca teve nada contra mim. Apenas quis trazer de volta Pedroto", resume.
Ao longo destes 30 anos, Deco foi o jogador que mais encantou Stessl, mas Hulk é quem lhe enche as medidas atualmente. "É um dos melhores da Europa", vinca. Só Messi e Ronaldo o afastam da equipa que escolheria se fosse treinador de um clube que lhe pudesse dar todos os craques que quisesse. Mas havia um portista nesse onze: "Neuer, Lahm, Badstuber, David Luiz, Álvaro Pereira, Xavi, Iniesta, Diego, Messi, Ronaldo e Falcao", enumera. O uruguaio é, para o austríaco, o melhor lateral-esquerdo do mundo. Além de Hulk, contudo, ainda há outro portista que aprecia mais. "Lucho". Já gostava dele antes de sair. É bom taticamente e tem ideias de jogo", justificou.

Os loucos anos 80


Chalana e o verão quente só prejudicaram

"Verão quente" é uma expressão que Stessl sabe usar para descrever o ambiente que o recebeu em 1980, quando aterrou no Porto. "Quando me disseram que o FC Porto me queria, disseram também que Américo de Sá despedia toda a gente. Eu não tive medo, mas quando cheguei, reparei que havia outros problemas. Os melhores estavam de saída por problemas com o presidente. Não pude fazer nada. Fiquei com uma boa equipa, e Rodolfo era um grande capitão. Mas Oliveira e Gomes, que partiram, eram os craques que poderiam fazer a diferença. Ainda contratámos Mike Walsh; era bom, mas não era Gomes. Lancei muitos miúdos, como Jaime Magalhães e João Pinto. Mas só ganhámos uma Supertaça", lamentou. Os craques bastariam para conquistar o título? "Estou convencido de que sim. Até podíamos ter sido campeões sem craques se, no Benfica, não houvesse Chalana. Era o melhor jogador do campeonato e desequilibrava", recorda.

O intrometido e o que não sabia nadar

Stessl recorda com saudade "dois plantéis muito trabalhadores e divertidos" que orientou no FC Porto. Nunca teve de usar o chicote e, por isso, alguns jogadores brincavam com ele. Foi o que aconteceu quando a equipa descia um rio num estágio em Tomar. "Alguns jogadores estavam a mergulhar, e eu empurrei outros. Nisto, um gritou-me que um dos colegas não sabia nadar. Era para me assustar, e eu percebi. Então respondi que tínhamos muitos e menos um não fazia falta", ri-se. De Américo de Sá, presidente que o contratou, lembra-se de quando ele o pôs em causa. "Contra o Roma, achei que Romeu não estava em forma e que Jaime Pacheco era ideal para aquele jogo. O presidente veio ter comigo e questionou a minha opção. Nunca tinha visto um presidente a meter-se assim no trabalho do treinador", conta.

Valentim loureiro "só gritava"

Depois do FC Porto, Stessl foi treinar o Boavista. "Foi uma estupidez. E as pessoas do FC Porto avisaram-me para não ir. Mas a minha mulher e o meu filho queriam ficar em Portugal, e então aceitei", introduz. Ao chegar ao Bessa, deparou-se com uma estrutura muito menos profissional do que a do FC Porto, onde um jogador até desconfiava das capacidades do departamento médico. Mas o pior era Valentim Loureiro. "Gritava muito e fazia coisas nas minhas costas. Falar com o treinador é normal, mas ele só gritava", queixa-se. Depois de Pinto da Costa e Valentim Loureiro, conheceu outro decano: Pimenta Machado. "Mais uma vez aceitei, porque a minha família queria estar em Portugal. Não foi tão mau como o Boavista."


Vem a Portugal comer e levar vinho para vender


Herman Stessl vem a Portugal quatro a cinco vezes por ano. O austríaco tem um negócio de importação de bebidas. A Portugal, vem buscar guaraná e vinho. "O do Porto tem muita saída na Áustria. Mas outros também. É um país de boa comida e bebida. Em determinada altura vinha cá só para comer", sorri. "Cozido à portuguesa, dourada grelhada e tripas" são os pratos que elege. Por vir cá tantas vezes, fala bem a língua. "Agora estou um pouco esquecido, mas se estivesse aqui um mês inteiro lembrava-me outra vez", gaba-se, ele que tem um filho chamado Roberto Carlos. "Queria chamar-lhe Robert e depois um nome típico de Portugal. Então escolhi Carlos, porque eu também sou Karl. O Roberto foi porque no registo não deixaram ficar Robert", explica. Roberto Carlos é sócio do pai no negócio de bebidas.

in "ojogo.pt"