terça-feira, 5 de março de 2013

Gilberto Duarte MVP da primeira fase


Mas o Benfica é a equipa mais representada no sete ideal da primeira fase do nacional de andebol.
Terminada a primeira fase do campeonato nacional de andebol, verifica-se que Gilberto Duarte continua em alta, tendo sido o jogador mais valioso da prova, o que não é novidade, uma vez que na temporada passada o atleta do FC Porto já foi MVP, então pela primeira vez, após cinco anos dominados pelo benfiquista Carlos Carneiro.

No entanto, no sete ideal destas 22 jornadas, o Benfica é o clube mais representado, com três atletas: Vicente Álamo, José Costa e Carneiro

7 ideal da primeira fase

Guarda-redes: Vicente Álamo (Benfica)

Ponta-esquerda: Pedro Solha (Sporting)

Pivô: José Costa (Benfica)

Ponta-direita: Pedro Portela (Sporting)

Lateral-esquerdo: Gilberto Duarte (FC Porto)

Central: Carlos Carneiro (Benfica)

Lateral-direito: Pedro Spínola (FC Porto) 

in "ojogo.pt"

RODOLFO REIS "Sporting joga para não descer de divisão"

O antigo capitão dos azuis e brancos não gostou da exibição da sua equipa. Quanto ao Sporting, considera que tem uma equipa muito limitada.


Rodolfo Reis, antigo capitão do FC Porto, não gostou da exibição da equipa no jogo com o Sporting, considera que a equipa orientada por Vítor Pereira apresentou a "posse de bola" habitual, mas faltou "velocidade" para derrotar os leões. 

Sobre o Sporting, o antigo médio dá "mérito" pela forma como jogou a fazer lembrar "uma equipa que joga para não descer de divisão". Rodolfo Reis chega mesmo a afirmar que os leões "vão ter muitas dificuldades" para subir na "classificação". 

Em declarações a Bola Branca, refere ainda que o FC Porto "tem de mudar a sua forma de jogar", contra equipas que se fecham no seu meio-campo, senão "pode ter dissabores".

Rodolfo Reis chama a atenção para as dificuldades que o Estoril vai colocar no jogo do próxima sexta-feira no Dragão, para o campeonato, pelo facto dos canarinhos "estarem moralizados" com a recente vitória em Vila do Conde, sobre o Rio Ave.



FC Porto não é só Moutinho, lembra Jaime Magalhães


Médio que se notabilizou ao serviço do FC Porto desvaloriza o peso de João Moutinho no dragão e acredita que o Benfica também vai escorregar na recta final do campeonato.

Jaime Magalhães, antigo médio do FC Porto, considera que a ausência de João Moutinho não foi determinante para o empate dos azuis e brancos, no passado sábado, diante do Sporting.
"Todos os jogadores têm qualidade para jogar; neste caso foi o Moutinho que não jogou. A equipa não esteve mal, só que a bola não entrando traz sempre problemas e foi isso que aconteceu" diz, numa entrevista a Bola Branca.
A nove jornadas do fim do campeonato, com os dois pontos perdidos em Alvalade, o FC Porto permitiu ao Benfica isolar-se no comando. Jaime Magalhães confia que "certamente os adversários ainda perderão pontos".
"Tal como disse Vítor Pereira, temos o Benfica em casa, só dependemos de nós e isso é o mais importante", reforça.
Confrontado com o facto de Liedson ainda não constituir uma alternativa credível para Jackson Martinez, Jaime Magalhães lembra que "o futebol moderno practicamente não necessita de pontas de lança fixos".
"A equipa vale pelo seu todo, não dependendo unicamente do ponta de lança para fazer golos", conclui.
in "rr.pt"

Barcelona e FC Porto. É mais o que os une do que aquilo que os separa

A análise é feita por Octávio Machado, em Bola Branca. Saiba o que quer dizer o ex-treinador e jogador dos azuis e brancos.


Octávio Machado, antigo treinador e jogador do FC Porto, reconhece que a equipa azul e branca revela, nesta fase, maiores dificuldades para criar um número de oportunidades de golo compatível com a posse de bola que continua a evidenciar. 

Na opinião de Octávio, a ausência de Moutinho, lesionado, e a má forma do colombiano James Rodriguez - também ele vindo de lesão -, contribuem para a menor capacidade ofensiva dos dragões. No fundo, simplesmente, há um paralelo traçado pelo técnico entre FC Porto e Barcelona.

"A melhor influência do James é uma realidade. Quem tem uma lesão e uma recaída, dificilmente conseguirá atingir níveis exibicionais como aqueles que tinha. Mas o caso de João Moutinho é uma evidência, apesar do FC Porto tentar criar desequilíbrios naturais. O Barcelona também passa por isso. Falta-lhes a eficácia e a capacidade de materializar em golos essa posse de bola", explica Octávio Machado, em entrevista a Bola Branca.
Ora, pela primeira vez, são evidentes as debilidades geradas nos bicampeões nacionais pela saída do brasileiro Hulk, considera. "Durante muitos meses, foi possível ultrapassar as condicionantes que alguns defendiam existir face à saída do Hulk. Mas o tempo veio-nos dizer que as soluções não eram assim tantas e que não são tão sólidas como se desejaria", analisa.
Sobre as nove jornadas que faltam ainda cumprir no campeonato, Octávio Machado lembra que há um conjunto de factores que podem perturbar a luta pelo título. O Benfica está na frente mas o FC Porto não deixou de ser favorito.
"Naturalmente que o FC Porto não deixou de ser favorito por ter um atraso de dois pontos [face ao líder Benfica]. Já se percebeu as dificuldades que existem contra equipas com um quadro competitivo muito exigente, fisicamente disponíveis, que estão a lutar pela sobrevivência e que querem ganhar esses jogos. Não se pode adormecer", finaliza.
in "rr.pt"

F.C. Porto: Frédéric Maciel é o novo menino 20 milhões


Avançado dos juniores assinou contrato profissional até 2016


O F.C. Porto celebrou um contrato profissional com o jovem Frédéric Maciel, que integra a equipa júnior. Segundo confirmou o Maisfutebol, o vínculo será válido até 2016, ficando a cláusula de rescisão cifrada nos 20 milhões de euros. 


Frédéric Maciel é um avançado que tem jogado, essencialmente, na equipa júnior do F.C. Porto. Contudo, já representou a equipa B em sete ocasiões esta época, sobretudo no início. Foi titular frente ao Sp. Braga B, na 20ª jornada, e suplente utilizado nas outras seis. 



Na próxima época, de resto, a equipa B será o habitat natural de Frédéric Maciel, visto que fará 19 anos a 15 de março.



Nos júniores tem uma média impressionante: dez jogos e doze golos marcados. Fez um hat-trick ao Boavista numa goleada de 9-2 (20ª jornada) e marcou cinco (!) golos ao Leixões em nova vitória gorda: 7-0. 



Natural de Grenoble (França), iniciou a formação no Esposende, onde ainda reside, passou por Varzim, Sp. Braga e Sporting antes de se fixar no F.C. Porto. 



Recentemente sofreu uma lesão que o vai fazer parar cerca de dois meses. Fraturou o quinto metatarso do pé direito, a primeira lesão em 13 anos de futebol. Frédéric Maciel corre contra o tempo para ainda jogar na ronda de elite do Nacional de Juniores e ajudar a equipa de Nuno Capucho a chegar ao título. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Campeão. FC Porto ou Benfica, agora escolha

Estoril e Marítimo, os únicos adversários em comum dos dois grandes antes do clássico de 12 de Maio


Entrámos em Março e os dois candidatos ao título continuam invictos, situação inédita na 1.ª divisão nacional. Sim senhor, o Benfica isola-se com o penálti de Cardozo em Aveiro (1-0) e já tem dois pontos à maior do FC Porto, mas faltam nove jornadas para o fim e ainda a visita ao Dragão, no fim-de-semana de 11/12 de Maio.
Até lá, 21 pontos em discussão e só Estoril e Marítimo jogam com os dois grandes, a começar já na sexta-feira (FCP-Estoril às 20h00), antes do tal clássico. Até lá (parte 2), os portistas jogam mais vezes fora que os benfiquista (5-4), e até em jornadas seguidas (Marítimo e Académica).
Para apimentar o calendário, quer Benfica, invicto desde Outubro (23 jogos), quer FCP, desde 4 de Dezembro (15), mantêm-se nas competições europeias e isto vai brado, está mais que visto. Ora então estude lá o calendário dos dois pretendentes ao título.
JORNADA 22 Benfica-Gil Vicente (o Gil é a única equipa a ganhar ao FCP nos seus últimos 90 jogos do campeonato, mas também é a única equipa a perder seis pontos com o Sporting esta época) e FCP-Estoril (2-2 no último frente a frente).
JORNADA 23 Vitória Guimarães-Benfica (atenção, o Benfica perde no D. Afonso Henriques há duas épocas seguidas) e Marítimo-FCP (duplo 0-2 em 2011 e 2012).
JORNADA 24 Benfica-Rio Ave (14 vitórias e quatro empates na Luz) e Académica-FCP (sete vitórias consecutivas em Coimbra).
JORNADA 25 Olhanense-Benfica (três empates na era Jesus) e FC Porto-Braga (zero pontos em seis possíveis de José Peseiro no Dragão).
JORNADA 26 Benfica-Sporting (último deslize é de 2007) e Moreirense-FCP (1-1 no único duelo em Moreira de Cónegos).
JORNADA 27 Marítimo-Benfica (nas últimas quatro épocas, só vitórias e 13-0 em golos) e FCP-Vitórria Setúbal (seis vitórias seguidas, sem sofrer um único golo)
JORNADA 28 Benfica-Estoril (vá, agora sem o penálti de Karadas e a expulsão de Manuel Fernandes) e Nacional-FCP (0-8 em golos nas últimas três visitas).
JORNADA 29 FCP-Benfica (a última alegria benfiquista é de 2005, a anterior, de 1991)
JORNADA 30 Benfica-Moreirense (uma vitória e dois empates em toda a história) e Paços-FCP (há um ano, 1-1; há dois, 0-3; há três, 1-1; há quatro, 0-2; há seis, 1-1).

in "ionline.pt"

RESULTADOS DA FORMAÇÃO

Conheça aqui os mais recentes resultados das equipas de formação de andebol, basquetebol e hóquei em patins na última semana.

ANDEBOL

Sábado
Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, 1.ª Fase, Zona 2 (Juvenis)
Penedono-FC Porto Dragon Force, 25-35

Domingo
Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, 1ª Fase Norte (Juniores)
FC Porto-Águas Santas, 33-25

BASQUETEBOL

Quarta-feira
Campeonato Nacional, II Fase Norte (Sub20)
Dragon Force-Illiabum, 94-65

Sábado
Campeonato Nacional, I Fase Norte (Sub18)
Guifões-Dragon Force, 66-74

Torneio Interassociações, 1.ª Fase, Série B (Sub16)
Vasco Gama-Dragon Force, 47-62

Torneio Distrital de Infantis, 2.ª Fase, Série C (Sub13)
Dragon Force-CD Póvoa, 64-46

Domingo
Torneio Nacional, 1.ª Fase Norte A (Sub14 A)
Basquete de Viana-Dragon Force, 41-61

Campeonato Distrital 2.ª Divisão, 1.ª Fase, Série A1 (Sub14 C)
Dragon Force-CB Felgueiras, 29-64

Torneio Distrital de Infantis, 2.ª Fase, Série C (Sub13)
Dragon Force-AC Alfenense, 71-57

HÓQUEI EM PATINS

Sábado
Torneio Encerramento Série A (Infantis)
Dragon Force-ADB Campo, 2-5

Domingo
Campeonato Nacional Norte A (Juniores)
FC Porto Dragon Force-Carvalhos, 5-0
Marcadores: Renato Castanheira (2), Paiva, João Ramalho e Miguel

Campeonato Nacional Norte A (Juvenis)
AD Penafiel-Dragon Force, 1-6

Campeonato Nacional Norte B (Iniciados)
Dragon Force-HC Braga, 0-5

in "fcp.pt"

Atsu volta à agenda do Everton


Em rota ascendente no FC Porto, Christian Atsu volta esta terça-feira a ser apontado como potencial reforço do Everton.

De acordo com notícias que circulam em Inglaterra, os toffees, que já no final da temporada transata foram associados ao extremo ganês, ponderam apresentar uma proposta formal à SAD azul e branca, tendo em vista a contratação do jogador para a próxima época.

Christian Atsu tem 21 anos e contrato com o FC Porto até 2014. A cláusula de rescisão é de dez milhões de euros.


in "abola.pt"

«Conquista da Taça UEFA pelo FC Porto em 2003 foi o ponto mais alto da carreira de muitos jogadores» - Postiga


Hélder Postiga deu uma entrevista à Sport TV na qual falou de várias temas da atualidade e do passado. Um deles foi a conquista da Taça UEFA pelo FC Porto em 2003.

«Foi uma época memorável para todos. Conquistámos o campeonato, Taça de Portugal e Taça UEFA. A conquista da Taça UEFA valorizou-nos imenso, abriu-nos as portas para melhorarmos os nossos contratos. Foi o ponto mais alto da carreira para muitos jogadores», afirmou o avançado.

No final dessa época, Postiga transferiu-se para Tottenham «Foi uma oportunidade para concretizar o sonho de jogar na Liga inglesa. As coisas não correram da melhor maneira mas não me arrependo.»

Atualmente, o avançado português joga no Saragoça e um regresso a Portugal não está nos seus horizontes: «Acho que regressar a Portugal será difícil mas nunca saberemos o que nos reserva o futuro.»


in "abola.pt"

Injeção de paciência


Nos últimos cinco jogos, o FC Porto só teve uma noite relativamente descansada na deslocação a Aveiro. Contra Olhanense, Málaga, Rio Ave e Sporting os nervos de Vítor Pereira foram colocados em franja por situações tensas.

No reduto leonino, o técnico fartou-se de pedir calma à equipa, transmitindo através dos seus gestos que era importante circular a bola de forma tranquila até encontrar maneira de alvejar Rui Patrício. A interpretação dos jogadores, porém, voltou a ficar aquém do esperado.

Após o empate frente ao Olhanense, Vítor Pereira já havia lamentado a precipitação coletiva que impediu o triunfo, apesar de a igualdade ter sido atingida aos 54’. Perante o Sporting ficou claro que a equipa está necessitada de uma injeção de paciência. “Era preciso circular a bola com qualidade”, disse o treinador, pelo que na falência do futebol de pressão e posse começou a acumulação de “decisões erradas” que custaram mais dois pontos.

in "record.pt"

Kelvin sim, Mangala e Moutinho não


Se o extremo está recuperado, Mangala e Moutinho continuaram afastados do grupo e não defrontam o Estoril na sexta-feira.
O plantel do FC Porto continuou, esta manhã, a preparar a receção, na próxima sexta-feira, ao Estoril, sendo de referir o regresso de Kelvin (ausente ontem, por lesão) ao trabalho de grupo, do qual continuam afastados Mangala e João Moutinho. Como O JOGO já adiantou, ambos nestão descartados para aquele jogo da I Liga, mas Moutinho deverá recuperar a tempo de defrontar o Málaga, na Liga dos Campeões, no dia 13.

A equipa técnica liderada por Vítor Pereira chamou para o treino de conjunto três elementos da equipa B, Diogo Mateus (lateral-direito), Tiago Ferreira (central) e Pedro Moreira (médio), além de João Costa, guarda-redes dos juvenis.

in "ojogo.pt"

Só o Bayern fecha melhor a porta

Dragões sofrem menos de 0,5 golos por jogo. Mas são o único do Top 3 que não lidera a sua Liga.


O golo de Targino (Olhanense), há duas semanas, garantiu desde logo que este FC Porto não teria a melhor defesa da sua história: oito golos sofridos. O de Braga (Rio Ave) também afastou a segunda melhor marca: nove. Mas o regresso aos jogos sem sofrer golos permite encarar as nove jornadas que faltam com boas perspetivas nesse capítulo: se terminar com 11 ou mantiver os 10, este seria o campeão menos permeável de sempre. É improvável, mas possível, num contexto em que o dragão se afirma também com uma das maiores fortalezas europeias. No caso a segunda, se contarmos os 15 campeonatos mais valorizados da UEFA. Mais bem trancada só mesmo a defesa do Bayern de Munique. A do Shakhtar, que segue em terceiro, também está próxima.

Curiosamente, deste trio de equipas, só os portistas não lideram o respetivo campeonato. Alemães e ucranianos já quase são campeões. Mas isso deve-se também ao mérito ofensivo: 2,9 golos marcados em média pelo Bayern, 2,7 pelo Shakhtar e "apenas" 2,3 pelos portistas.


in "ojogo.pt"