terça-feira, 5 de março de 2013

Barcelona e FC Porto. É mais o que os une do que aquilo que os separa

A análise é feita por Octávio Machado, em Bola Branca. Saiba o que quer dizer o ex-treinador e jogador dos azuis e brancos.


Octávio Machado, antigo treinador e jogador do FC Porto, reconhece que a equipa azul e branca revela, nesta fase, maiores dificuldades para criar um número de oportunidades de golo compatível com a posse de bola que continua a evidenciar. 

Na opinião de Octávio, a ausência de Moutinho, lesionado, e a má forma do colombiano James Rodriguez - também ele vindo de lesão -, contribuem para a menor capacidade ofensiva dos dragões. No fundo, simplesmente, há um paralelo traçado pelo técnico entre FC Porto e Barcelona.

"A melhor influência do James é uma realidade. Quem tem uma lesão e uma recaída, dificilmente conseguirá atingir níveis exibicionais como aqueles que tinha. Mas o caso de João Moutinho é uma evidência, apesar do FC Porto tentar criar desequilíbrios naturais. O Barcelona também passa por isso. Falta-lhes a eficácia e a capacidade de materializar em golos essa posse de bola", explica Octávio Machado, em entrevista a Bola Branca.
Ora, pela primeira vez, são evidentes as debilidades geradas nos bicampeões nacionais pela saída do brasileiro Hulk, considera. "Durante muitos meses, foi possível ultrapassar as condicionantes que alguns defendiam existir face à saída do Hulk. Mas o tempo veio-nos dizer que as soluções não eram assim tantas e que não são tão sólidas como se desejaria", analisa.
Sobre as nove jornadas que faltam ainda cumprir no campeonato, Octávio Machado lembra que há um conjunto de factores que podem perturbar a luta pelo título. O Benfica está na frente mas o FC Porto não deixou de ser favorito.
"Naturalmente que o FC Porto não deixou de ser favorito por ter um atraso de dois pontos [face ao líder Benfica]. Já se percebeu as dificuldades que existem contra equipas com um quadro competitivo muito exigente, fisicamente disponíveis, que estão a lutar pela sobrevivência e que querem ganhar esses jogos. Não se pode adormecer", finaliza.
in "rr.pt"

Sem comentários: