terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Empréstimo de Belluschi confirmado

O FC Porto anunciou, esta terça-feira, no site oficial, o empréstimo de Belluschi ao Génova, que poderá exercer opção de compra definitiva no final da época.


O argentino Fernando Belluschi jogará no Génova até 30 de junho, altura em que o emblema transalpino poderá acionar o seu direito de preferência por 3,5 milhões de euros, valor que subirá aos cinco milhões em caso de qualificação para a Liga Europa.

Quanto ao colombiano Freddy Guarín, será emprestado ao Inter de Milão até à mesma data, recebendo o FC Porto, no imediato, segundo a mesma nota, uma taxa de empréstimo no montante de 1,5 milhões.

Se os milaneses ativarem a opção de compra, o FC Porto receberá mais 13,5 milhões.

in "sapodesporto.pt"

Afinal, Guarín foi vendido ou emprestado?

Médio colombiano emprestado até ao final da época, com opção de compra dos "nerazurri". Site dos italianos titula: "Guarín no Inter até 2016". Confusão?


O Inter de Milão anunciou, esta terça-feira, a contratação de Fredy Guarín ao FC Porto, titulando, no seu site, que o internacional colombiano assina um contrato até 2016.

Ora, o médio colombiano chega aos "nerazurri" por empréstimo dos dragões, mas com opção de compra que pode ser exercida, até ao final da época por parte do conjunto transalpino.

Ou seja, Guarín poderá mesmo assinar um contrato válido até 30 Junho de 2016 com os "nerazurri", devendo realizar, nas próximas horas, os habituais exames médicos para poder oficializar o vínculo.

O emblema milanês não revelou os valores envolvidos no negócio com o FC Porto.



in "rr.pt"

Janko "honrado por fazer parte do FC Porto"

O reforço dos Dragões deixou mensagem no "Facebook" e aproveitou para agradecer ao Twente.


Marc Janko está feliz no FC Porto. O novo reforço dos Dragões escreveu, esta Terça-feira, na rede social "Facebook" um texto onde manifesta o prazer de estar nos Dragões: "É com grande prazer que anuncio que a partir de agora sou jogador do FC Porto. Para mim, esta mudança é um grande desafio, que eu vou enfrentar com confiança. O FC Porto é um dos melhores clubes da Europa, com grande tradição e grandes expectativas. Sinto-me honrado de fazer parte desta tradição e farei o melhor para ajudar a equipa a atingir os objectivos".

O jogador aproveitou também para agradecer ao Twente pelo período que passou nos holandeses: "Quero também agradecer ao FC Twente pelo ano e meio maravilhoso que lá passei. O tempo na Holanda foi uma parte importante na minha carreira, que eu não queria perder. Desejo, de todo o coração, tudo de melhor ao Twente para o campeonato e tudo o resto. Tenho orgulho de ser parte da história deste clube de prestígio e ter contribuído com a minha parte para o sucesso. Nunca vou esquecer os adeptos. Foram incríveis e estiveram sempre comigo. Nunca vou esquecer. Obrigado!"



in "rr.pt"

Souza apontado ao Cluj

O médio brasileiro dos Dragões é, segundo a imprensa romena, reforço do Cluj, por empréstimo.


Souza estará a caminho do Cluj, por empréstimo, segundo a imprensa romena. O jornal "Prosport" adianta que as partes chegaram a acordo no fim-de-semana e o brasileiro do FC Porto já deverá comparecer na Roménia esta quinta-feira. 

A equipa romena, orientada por Jorge Costa, conta com vários jogadores portugueses, como o guarda-redes Beto, e pode ser o destino para Souza que não compareceu, esta Terça-feira, no treino dos Dragões.



in "rr.pt"

Luís Castro: «Há muitos anos que não aparece um talento»

RESPONSÁVEL DA FORMAÇÃO DO FC PORTO ALERTA



Luís Castro, responsável pela formação do FC Porto, disse esta terça-feira, durante o Fórum do Treinador que está a ser organizado pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol, que há um "problema estrutural" para resolver no futebol português. "Há 7/8 anos que não há um grande talento a sair", alertou.
"O Barcelona é um modelo único e toda a gente quer jogar como o Barça mas o Barça tem o Messi, que rebenta com qualquer organização", criticou Luís Castro durante o painel que contou ainda com João Santos, responsável pela formação do Benfica, e Armando Evangelista, do V. Guimarães.
"Não há em Portugal formação de técnicos para trabalhar nos escalões de formação e os jogadores jovens têm uma carga escolar horrível, para além de um quadro competitivo que não faz qualquer sentido", criticou.
"Temos jogadores que chegam aos sub-19 com duas derrotas", desabafou quem considera que Atsu precisa de competir mais antes de ter a sua oportunidade no plantel do FC Porto.
in "record.pt"

F.C. Porto: Janko esteve no Olival

Lucho, por outro lado, ainda não foi visto no Olival. Treino ficou marcado por momento muito curioso, saiba tudo!


Um dos dois reforços mais recentes do F.C. Porto passou esta terça-feira pelo Olival. Marc Janko ainda não foi confirmado oficialmente pela SAD azul e branca, mas já esteve no Centro de Treinos: o austríaco foi visto pelos jornalistas, mas ainda não treinou com os novos companheiros.

Por outro lado, Lucho não passou pelos jornalistas no Olival. O argentino chegou ao início da noite desta segunda-feira ao Aeroporto Sá Carneiro, também ele ainda não foi confirmado oficialmente, o que deve estar para breve. Ao contrário de Janko, Lucho não foi visto a entrar no Centro de Treinos.

O treino ficou de resto marcado também por outra novidade: um atraso de cerca de hora e meia. A sessão estava agendada para as 10.30 horas, mas Vítor Pereira só entrou no relvado por volta do meio-dia. Dirigiu-se aos jornalistas que estavam presentes para seguir os quinze minutos abertos e pediu desculpa.

Logo a seguir, os jogadores do plantel seguiram o treinador e entraram também eles no relvado, dirigindo-se de imediato ao técnico. Um por um, cumprimentaram Vítor Pereira e prepararam-se para a sessão de trabalho. O atraso teve provavelmente a ver com alguma conversa em torno da última derrota.

Refira-se por fim que Belluschi e Guarín, que ontem viajaram para Itália (Génova e Inter Milão, respectivamente), já não estiveram no treino, naturalmente. Souza também já não treinou, tendo-se juntando a Hulk no lote dos jogadores indisponíveis por problemas físicos.

in "maisfutebol.iol.pt"

Ranieri: «Guarín tem enorme qualidade»

Técnico do Inter espera contar com o colombiano em breve


Claudio Ranieri está agradado com a contratação de Guarín. Embora o Inter ainda não tenha oficializado o negócio, nem tão pouco o F.C. Porto, o técnico não vê a hora de contar com o médio colombiano, lesionado há já algum tempo.

«Agora é preciso apenas tempo para que fique em condições. Esperamos contar com ele em breve, pois é um jogador de enorme qualidade, disponibilidade física, capacidade para mudar o jogo, e por isso adapta-se à nossa equipa», disse Ranieri ao canal de televisão do clube.

Guarín está em Milão desde o início da noite de segunda-feira, e ao chegar mostrou-se «felicíssimo» com a mudança para o Inter.

in "maisfutebol.iol.pt"




«Janko pode marcar tantos golos quanto Jardel»

Wetl mostra-se entusiasmado por ver um compatriota seguir os passos dele no F.C. Porto e garante que é um avançado que rende mais golos do que Cardozo.


Falar de austríacos no F.C. Porto é falar de Arnold Wetl: o esquerdino passou pelo antigo Estádio das Antas apenas uma época, mas apesar disso avisa que ainda fala «um pouco» de português. Atende o telefonema do Maisfutebol e atira rápido: «É por causa do Janko? Pode escrever que é um Jardel», diz.

A afirmação levanta interrogações do outro lado da linha, mas Wetl insiste na certeza. «É como Jardel», reitera. «Está sempre na área e é muito forte no jogo aéreo. Acho que pode marcar tantos golos como Jardel. Vai estar numa equipa forte e que joga muito pelas alas. Ele está sempre na área para marcar.»

Wetl só levanta uma dúvida: as lesões que mais do que uma vez na carreira o obrigaram a parar. «Quando o corpo dele está bem, ele é uma força da natureza. Precisa de continuidade. Quantos mais jogos fizer, mais golos vai marcar. Pelo que nos tem chegado, ele agora está sem problemas físicos.»

Sobram de resto elogios para o avançado. «Fico feliz quando um austríaco vai para o estrangeiro. Um compatriota ir para o F.C. Porto tantos anos depois, deixa-me ainda mais feliz. Ele é o grande fenómeno do futebol austríaco, é a principal figura da selecção e espero que seja tão feliz quanto eu.»

Ora Wetl esteve só um ano por Portugal, jogou apenas onze encontros e fez um golo: mas um golo especial. O austríaco marcou no Estádio da Luz, na goleada por 5-0 sobre o Benfica que valeu uma Supertaça. «Espero que o Janko faça um golo também ao Benfica», atirou Wetl, sem evitar a gargalhada.

«Espero que ele seja tão feliz quanto eu fui no F.C. Porto e isso passa por ser campeão e marcar um golo ao Benfica. Sei que este ano as coisas não estão a correr bem, não é normal o F.C. Porto não estar no primeiro lugar. Mas cinco pontos são recuperáveis e acredito que o F.C. Porto ainda seja campeão.»

Ora a conversa era sobre o F.C. Porto, mas é impossível não incluir o Benfica. Wetl voltou a fazê-lo quando se falava de golos. «Quantos golos é tem o Cardozo?». Respondeu-se que tinha treze. «O Janko pode fazer mais do que isso. Pode marcar quinze golos até ao final da época.»

«Os pontos fortes dele são o jogo de cabeça e o pé esquerdo, sem esquecer o facto de ser fisicamente muito poderoso. O ponto fraco é o pé direito. Não é tão perigoso quando a bola lhe cai no pé direito. Mas isso não será problema em Portugal. A jogar no F.C. Porto pode marcar a todas as equipas.»

Wetl lembra de resto que se está a falar de um avançado que já foi Bota de Ouro. «Na primeira época no Twente também fez muitos golos», atirou. «Agora tem tudo para voltar a ser poderoso. É uma transferência boa para o Porto, que resolve o problema do ponta-de-lança, e para próprio o Janko.»

F.C. Porto: Janko «entusiasmado» com a mudança

Mãe do avançado diz que mudança é «um grande passo».


Marc Janko está prestes a ser confirmado como reforço do F.C. Porto. O internacional austríaco é a escolha dos «dragões» para a frente de ataque, carenciada desde a saída de Radamel Falcao para o At. Madrid. A mudança para Portugal, que deve ser finalizada nesta segunda-feira, gera entusiasmo não só no jogador de 28 anos, que estava ao serviço do Twente, como também na família.

«Estou muito contente por ver o meu filho no Porto. É um clube grande e muito famoso na Europa. É um passo muito grande para ele», começou por a mãe do avançado, contactado peloMaisfutebol. «A última vez que falei com ele foi no sábado, e estava entusiasmado. Tinha uma oferta de um clube de Londres e outro da Alemanha, mas preferia Portugal», acrescentou Eva Janko.

Antiga campeã de lançamento do dardo (medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1968 e ainda detentora do recorde austríaco), Eva segue com atenção a carreira do filho, e por isso está a acompanhar o processo negocial. «Estou à espera que me ligue hoje à noite, para confirmar a transferência», revela. «Toda a família está contente, pois o Porto é um clube muito grande e Portugal é um país muito agradável para viver, está sempre sol», acrescentou.

Um «pinheiro» para Vítor Pereira

Nascido em Viena, Marc Janko foi formado no Admira Wacker, equipa dos arredores da capital austríaca. Aos 22 anos mudou-se para o Red Bull Salzburgo, equipa com a qual conquistou três títulos nacionais. 

No Verão de 2010 foi contratado pelo Twente, rubricando um contrato válido por quatro anos. Já esta época voltou a trabalhar com Co Adriaanse, que o tinha orientado na Áustria. O antigo treinador do F.C. Porto é um admirador do avançado, mas no início do mês foi afastado do comando técnico do Twente. O substituto Steve McLaren (de regresso ao clube) parece preferir Luuk de Jong, jogador que já conhecia da anterior passagem pelo clube, e que no passado fim-de-semana apontou um «hat trick» (Janko ficou no banco).

Ainda assim, em ano e meio na Holanda, Janko disputou 65 jogos e marcou 36 golos. É um jogador que se destaca sobretudo pela sua imponente presença na área (1,96 metros de altura). Um «pinheiro», como diria Paulo Sérgio, antigo treinador do Sporting, actualmente no Hearts. A área é, de facto, o seu «habitat natural».

Marc Janko é também o capitão da selecção austríaca, que representa desde 2006. Em 24 jogos pelo seu país marcou nove golos. 

A confirmar-se a mudança para o F.C. Porto, Janko não vai estar à disposição de Vítor Pereira na Liga Europa. A imprensa holandesa avança que o emblema português paga cerca de 5,5 milhões de euros pela contratação.

Marc Janko, um gigante que nasceu em berço desportivo

Filho de pais atletas, teve de enfrentar um problema de crescimento muito rápido: hoje mede 1m96 e já marcou 39 golos num só campeonato


Marc Janko não teve um início de carreira fácil: filho de dois atletas, o jovem enfrentou uma juventude complicada. O problema acabaria por se tornar uma solução. Janko tinha um problema de crescimento, por excesso: somava centímetros num desenvolvimento acima do normal que lhe provocava lesões.

Muito jovem acabaria por chegar aos 196 centímetros que agora o tornam um jogador temível: muito forte e com um excelente jogo de cabeça. Janko, de resto, não esconde em entrevistas o problema que teve com lesões, mas realça sempre que valeu a pena: considera-se um privilegiado por ser jogador.

«Janko pode marcar tantos golos quanto Jardel»

Dificilmente podia ser de outra forma, aliás. O desporto está-lhe no sangue. A mãe foi campeã de lançamento do dardo (medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1968 e ainda detentora do recorde austríaco da modalidade), o pai foi campeão austríaco de salto em altura entre 1966 e 1968.

Apesar das ligações sentimentais ao atletismo, o jovem Janko sempre mostrou preferir o futebol. Com apenas oito anos começou a jogar no modesto VfB Admira Wacker Mödling, o clube dos arredores de Viena. Foi lá que cumpriu toda a formação, durante catorze anos, até se estrear como profissional.

Presença esporádica nas selecções jovens, desde os sub-18, Janko já era seguido pelos grandes austríacos. Por isso bastaram treze jogos e dois golos nos seniores para convencer o Red Bull a contratá-lo. No clube de Salzburgo, cidade que aprendeu a gostar, Janko viveu os melhores momentos.

Com Co Adriaanse nos melhores momentos

Durante cinco épocas fez 108 jogos e marcou 75 golos. A melhor foi em 2008/09, com Co Adriaanse como técnico: uma temporada de sonho, que lhe valeu 41 golos em jogos oficiais, 39 dos quais na liga austríaca. A IFFHS considerou-o o melhor marcador do ano e mas Forlan ganhou a Bota de Ouro.

O treinador acabaria por o reencontrar dois anos depois, no Twente, onde já estava o avançado. Curiosamente Janko não voltou a ter uma época como aquela. Afectado por lesões, fez apenas 18 jogos e nove golos na liga austríaca, melhorando ligeiramente na estreia na Holanda: 29 golos, 14 jogos.

Esta temporada, no reencontro com Co Adriaanse, Janko voltou a reencontrar também a capacidade de fazer golos: em 25 jogos, marcou por 16 vezes, dez vezes das quais na liga holandesa. O avançado, que se considera um homem descontraído e brincalhão, voltava assim a ganhar a capacidade de sorrir.

A saída de Adriaanse, em Janeiro, abriu caminho também à saída de Janko: Steve McLaren, o novo treinador do Twente, não sente que Janko é imprescindível para a frente de ataque, até porque para essa posição conta com Luuk de Jong, o melhor marcador da liga holandesa com 16 golos.

Uma desilusão difícil de ultrapassar

Para além de um gigante, o F.C. Porto garante também um jogador experiente, que aos 28 anos é o capitão da selecção austríaca. Fez a estreia a 23 de Março de 2006 e desde então realizou 24 jogos pela equipa nacional, tendo marcado dez golos: Roland Linz, por exemplo, apontou oito golos em 38 jogos.

Curiosamente, foi pela selecção que Janko viveu uma das maiores frustrações: inicialmente chamado numa lista alargada, foi um dos jogadores cortados em 2008 pelo seleccionador Hickersberger e por isso falhou o Europeu 2008 que a Áustria jogou em casa. O seleccionador preferiu... Linz.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sapunaru perto da Lazio

O lateral-direito do FC Porto Cristian Sapunaru pode assinar esta terça-feira pelos italianos da Lazio.

De acordo com a imprensa italiana, Sapunaru pode chegar a Roma por empréstimo dos dragões até final da temporada. O internacional romeno deixou de ser opção no FC Porto, depois da chegada de Danilo e com a aposta de Maicon para o lado direito da defesa.

A Lazio procura uma alternativa a Konko e vê em Sapunaru uma boa solução.


in "abola.pt"

Dose dupla espera por Mangala

CASTIGOS ABREM AS PORTAS DA TITULARIDADE AO FRANCÊS



Eliaquim Mangala prepara-se para ter uma nova oportunidade enquanto titular do FCPorto e logo em dose dupla.
No próximo fim-de-semana há Taça da Liga e este internacional Sub-21 francês foi titular nos 2 outros jogos já disputados pelo FC Porto nessa competição – P. Ferreira e Estoril –, pelo que deverá ser igualmente aposta inicial neste derradeiro desafio da fase de grupos, no Estádio do Dragão, frente ao V. Setúbal.
Depois, regressa o campeonato ao calendário portista e Vítor Pereira, já se sabe, não vai poder contar com a dupla de centrais habitualmente titular. Rolando e Otamendi viram o 5.º cartão amarelo em Barcelos e cumprem castigo na próxima jornada da Liga, igualmente no Dragão, mas frente à U. Leiria.
in "record.pt"

Belluschi e Guarín vão render em Itália

Menos inesperado do que a saída de Belluschi para o Génova, o empréstimo de Guarín ao Inter, a confirmar-se oficialmente hoje, significa que o FC Porto começará a receber desde já pelo negócio do médio colombiano, visto que o clube italiano terá de pagar à volta de 1,5 milhões de euros pelo que resta da temporada de 2011/12. Se no final da época o Inter estiver satisfeito com o desempenho de Guarín, terá então de desembolsar 11 milhões de euros pelo passe. Ontem, à chegada a Itália, o médio que a época passada esteve directamente ligado às conquistas do FC Porto, não escondeu a alegria com o passo dado. "Estou contente por ser jogador do Inter. Amanhã espero exteriorizar toda a minha felicidade", disse. O campeonato italiano será o terceiro de Guarín na Europa, depois de ter jogado em França (Saint-Étienne) e em Portugal.
O acordo que levou ao empréstimo de Belluschi ao Génova é parecido ao de Guarín, ainda que, ao que se saiba, não envolva nenhuma comparticipação financeira. Essa só chegará na forma de compra do passe no final da época, estando o preço do argentino estipulado em cinco milhões de euros. "Estou muito contente por estar aqui. Falta assinar o contrato", disse o médio que ainda anteontem foi suplente utilizado no jogo com o Gil Vicente, mas ainda assim considerado por O JOGO como o melhor jogador do FC Porto em campo.

Ganso é processo adiado para nova oportunidade

O Santos não vai abrir mão de Ganso neste mercado de Inverno, mas tudo indica que o FC Porto também não vai desistir, adiando apenas a tentativa de contratar o médio brasileiro. Ontem ainda, Luís Álvaro Ribeiro, presidente do Peixe, frisou a O JOGO a posição em relação ao processo: "Não sei se já responderam à proposta feita pelo FC Porto, mas não adianta sequer negociar, porque ele é um jogador intransferível. Não adianta fazer proposta superior, porque ele vai continuar no Santos até 2015". Com o emblema brasileiro decidido a manter Ganso, o mais certo será o FC Porto esperar por uma nova oportunidade que até poderá surgir no Verão, pelo que a vinda do médio para Portugal pode ter ficado apenas adiada por mais uns meses.
Entretanto, ainda ontem Pelé aconselhou o jogador a permanecer no Santos. "Se forem mesmo os oito milhões de euros que o FC Porto tenha oferecido, acho pouco para o futebol de Ganso. O conselho que eu lhe daria seria que continue no Santos, assim como fez o Neymar", declarou Pelé numa visita às obras do memorial que está a ser construído no Santos em sua homenagem.


in "ojogo.pt

Janko para esquecer Falcao

Janko, de 28 anos, é o ponta-de-lança eleito pelo FC Porto para tentar fazer esquecer Falcao. O ainda jogador do Twente chegou ao Porto ontem de manhã para efectuar os exames médicos, mas ainda não assinou contrato. Segundo a Imprensa holandesa, a contratação de Marc Janko estaria em suspenso porque o campeão nacional ainda apresentou ao Twente as garantias bancárias necessárias para concluir a transferência. O que, de facto, aconteceu, mas só por causa dos horários dos bancos englobados na operação é que a garantia não chegou a tempo. Hoje tudo será finalizado e o Janko terá pela frente um contrato de dois ou três anos e meio. O goleador custará cerca de sete milhões de euros. Para os cofres da SAD, foi bem mais acessível do que Jackson Martínez ou Teo Gutiérrez, duas das opções mais ventiladas neste Inverno.
Marc Janko é, então, o nome do tão desejado ponta-de-lança que o FC Porto encontrou a um dia apenas do fecho do mercado. Não é colombiano nem de qualquer outro país sul-americano e surge em Portugal com alguma surpresa, especialmente por contrariar o estereótipo portista em matéria de aquisições. Com 28 anos, dificilmente Janko poderá gerar mais-valias no futuro. Mas essa não era, de todo, a preocupação da SAD. A ideia era encontrar finalmente alguém capaz de fazer esquecer Falcao e de se afirmar no imediato. Kléber esteve longe de o conseguir. Será uma aposta de futuro, mas o presente pede golos e mais maturidade. E Janko tem, no plano teórico, tudo para o conseguir. Na carreira já fez mais de 100 golos só em jogos de campeonato.
Por ter jogado durante dois anos na Holanda, o austríaco dispensa um grande período de adaptação. Até porque, nesta fase, esperar dois ou três meses pela integração seria comprometer definitivamente as aspirações ao título.

Marc Janko

IDADE 28 anos (25/06/1983)
ALTURA 1,96 m
PESO 93 kg
POSIÇÃO Avançado
CLUBES Admira Wacker Modling, Red Bull Salzburgo e Twente

Seguido há mais de um ano pode estrear-se domingo

Apesar de o seu nome ter caído ontem com total surpresa, Janko não é uma paixão recente do FC Porto. O departamento de scouting dos dragões já o seguia há mais de um ano. Isso mesmo confirmou Rui Barros ao site blogolo. "Já o acompanhamos há mais de um ano. Tem sido muito procurado e não foi por acaso que o encontrámos", disse. "É diferente dos jogadores que temos e é mais um para ajudar. Era também um dos que estavam disponíveis", completou. Hoje, Janko será inscrito na Liga e estará disponível para ser opção já no Domingo, para a Taça da Liga. Não será de estranhar que registe a primeira convocatória.

Linz define-o como um avançado "poderoso"

Marc Janko falhou o Euro'2008 por ter sido preterido por ... Roland Linz. Esse mesmo, o avançado que jogou no Boavista e no Braga e, mais tarde, Jesualdo Ferreira chegou a querer no FC Porto. Na altura, o máximo que Janko conseguira foram 11 golos pelo Salzburgo. Mas, a partir dessa rejeição, tudo mudou, ao ponto de na época seguinte ter facturado 39 golos para o campeonato e regressado à equipa nacional, para fazer dupla com o próprio Linz. "Conheço-o bem. Jogámos juntos e sei que o FC Porto contratou um goleador. Janko é o típico número 9, ou seja, um jogador que só se sente bem na área, se possível muito perto da baliza", começa por dizer. "É nesse espaço que joga. Não lhe peçam outra coisa", vinca.
Janko "pode marcar muitos golos", garante Linz. E porquê? "Bem, ele tem qualidade para jogar e marcar em qualquer equipa, mas especialmente no FC Porto. É a melhor equipa de Portugal e tem jogadores muito criativos, que lhe podem oferecer muitos golos por época. Especialmente os extremos, pois o ponto forte de Janko é o jogo de cabeça", descreve.
Janko tem 1,96 metros. "E não é magro", atalha o colega. "É um avançado poderoso", vinca. "Não só pelo aspecto físico, mas porque realmente pode marcar muitos golos. É frio em frente à baliza e só lhe falta um pé direito melhor para ser completo. Mas atenção que não é tosco", avisa.
Servindo-se do seu próprio exemplo, Linz não tem dúvidas que a adaptação será bem sucedida. "Ele é sociável e responsável. Aliás, é o capitão da selecção austríaca", justifica. As partes vão dar-se bem. E ambas acertaram na escolha. "Especialmente Janko. O FC Porto é muito grande e lá tem todas as possibilidades de marcar muito", finaliza.

Um gigante da área que Co Adriaanse rentabilizou ao máximo

Com uma mãe que foi medalha de bronze no lançamento de dardo nas Olimpíadas de 1968 e um pai campeão austríaco de salto em altura, o filho, Janko, só podia seguir a mesma via desportiva. Foi no futebol que o avançado contratado pelo FC Porto conseguiu expressar os seus géneses e marcar golos, dando nas vistas até ser recrutado pelo Red Bull de Salzburgo. Em cinco épocas no clube austríaco, Janko apontou 75 golos em 108 jogos, a maioria com o pé esquerdo, mas também muito de cabeça. Afinal, mede 1,96 metros. A sua melhor temporada foi sob as ordens de Co Adriaanse, quando marcou 41 golos em 2008/09. Mudou-se, então para o Twente, da Holanda, que pagou 5 milhões de euros. Janko volta a reencontrar Co Adriaanse e fez 16 golos em 25 jogos. Esta época já marcou 10 golos.

in "ojogo.pt"

Reforços alimentam sonho

A derrota e péssima exibição do FC Porto em Barcelos desanimaram os adeptos, mas poucos atiram a toalha ao chão. O entusiasmo em torno do regresso de Lucho González é um sinal evidente do reforço moral injectado ontem, também com a contratação de Marc Janko. A resolução dos problemas no ataque é, para a maioria dos adeptos e para dois dos inquiridos, a chave para a voltar ao primeiro lugar. Cinco pontos não são irrecuperáveis, até porque ainda há um Benfica-FC Porto e a crença generalizada é de que os encarnados perderão mais alguns pontos. Ao FC Porto é, porém, pedido um resto de época imaculado e sem rasto dos erros de anteontem.
A falta de atitude e de motivação são os factores mais votados como responsáveis pelo desnorte da equipa contra o Gil Vicente. Mas, segundo a opinião dominante nos blogues e fóruns do universo portista, bem como das personalidades inquiridas por O JOGO, Vítor Pereira também tem largas responsabilidades na intermitência da época actual, com Champions e Taça de Portugal já perdidas e o campeonato como objectivo que já depende da prestação do Benfica. Álvaro Magalhães repetiu que o treinador não tem qualidade para o FC Porto e Miguel Guedes questiona algumas das suas opções, especialmente Maicon como defesa-direito, quando há um lateral recém-contratado por quase 18 milhões de euros. "O que começou por ser uma solução de recurso é agora uma aposta pessoal. Pare por favor. Está a fazer mal à equipa e ao próprio jogador", diz.
Além de Danilo, também Lucho González e Janko chegam para aumentar o rendimento da equipa. A forma física do argentino ainda suscita algumas dúvidas, mas ninguém recusa aplaudir a contratação. "Pode ser que ponha ordem no meio-campo", atirou Álvaro Magalhães.
Quanto a Janko, há duas ideias comuns: falta de conhecimento generalizado sobre o austríaco e esperança de que se imponha imediatamente no onze titular. Kléber tem, neste momento, uma imagem muito desgastada.

Números garantem empenho

Quem lê com atenção as estatísticas dos dois últimos jogos nem acredita que o FC Porto perdeu 3-1 em Barcelos e ganhou anteriormente ao V.Guimarães, numa das melhores exibições da temporada.
Os números nem sempre permitem fazer uma leitura correcta daquilo que os jogos foram e este é um caso evidente. Mas dizem que o FC Porto empenhou-se a fundo para ganhar. Se houve algo que faltou foi qualidade e imaginação. Não suor nem vontade de fazer as coisas melhores.
Esta semana, por exemplo, o FC Porto teve mais bola do que contra o V.Guimarães. Tocou-a 671 vezes, contra 547 com o V.Guimarães. Foi igualmente acertado (78%) no passe e só perdeu mais 11 bolas directamente para o adversário: 116 contra 105. Pelo contrário, recuperou mais quatro: 75 contra 71. Nos itens relativos ao ataque, também há supremacia neste último jogo: 31 contra 27 cruzamentos e 18 para 15 remates. Isto apesar de os portistas terem somando menos dois cantos.

Opinião

Manuel Serrão, Empresário

"Campeonato em aberto"

"Ainda não está decidido, o campeonato continua em aberto, está mais difícil, mas é possível. Ainda há a deslocação à Luz e além disso tenho a certeza que o Benfica não vai ganhar os jogos todos até ao fim. Mas é preciso rever algumas coisas, porque o FC Porto não pode jogar tão bem como contra o V. Guimarães e depois ter aquela atitude contra o Gil Vicente. Não esquecer a arbitragem, porque bastava não ter havido erros contra o Benfica e não terem prejudicado do FC Porto e poderíamos estar aqui a conversar de outra forma."

Álvaro Magalhães, Escritor

"Época para deitar fora"

"O campeonato já não me parece possível, não pelos cinco pontos de diferença, mas porque o Benfica é uma equipa consolidada e mais forte. Por isso é que digo que o campeonato foi à vida, como a Champions. É uma época para deitar fora. É inacreditável como planearam tão mal a época, com um ponta-de-lança que já se sabia que não servia e outro que chegou e que se desconhecia se ia vingar. Quanto aos reforços, não desaprovo o Lucho, pode ser venha pôr ordem no meio-campo. O ponta-de-lança não conheço, mas continuo a dizer que o técnico não tem pernas para o FC Porto."

Miguel Guedes, Cantor

Défice indisfarçável de motivação

O FC Porto ressuscitou alguns dos impiedosos sinais de Coimbra. A primeira parte foi miserável. Parece que a equipa precisa constantemente de ser lembrada que pode ganhar um campeonato. Há um défice indisfarçável de motivação. O FC Porto ainda não está afastado do título, mas não pode cometer mais erros. É insustentável que os adeptos não percebam se a equipa não está com o treinador ou o treinador não está com a equipa. Lucho entusiasma qualquer portista. Quanto ao Janko, só acho que não adianta um ponta-de-lança se não for para pegar já de estaca.

in "ojogo.pt"

«Há um problema: não dá para marcar de cabeça»

Há mais de três décadas, o Gijón gastou 60 mil contos num jovem de 23 anos que, algumas épocas volvidas, viria a sagrar-se melhor marcador da Europa por duas vezes. Gomes já não faz do golo um ofício, mas nem por isso retira emotividade ao reencontro.


A promoção que o clube tem feito do campeonato apresenta esta equipa como "FC Porto Vintage". É verdadeira a máxima "quanto mais velho melhor"?

Eu sinto-me bem, em espírito e em termos físicos. Treino com regularidade e tenho uma vida regrada, mas esse é um rótulo para outros colarem. Só posso dizer que me sinto bem.

O primeiro jogo é contra o Gijón, único clube pelo qual jogou fora de Portugal. Que guarda dessa experiência?

É um jogo de recordações para mim. Sou do FC Porto desde pequenino, Gijón foi uma cidade por onde passei muito jovem e onde tive a pior lesão da minha carreira. Foi lá que aprendi a sofrer e a ultrapassar dificuldades que me tornaram mais forte quando regressei ao FC Porto.

Na altura em que saiu [1980] não era frequente ver portugueses no estrangeiro. Como lidou com isso, com os 60 mil contos que custou e com a necessidade de substituir um histórico como Quini [comprado pelo Barcelona]?

Era um jogador emblemático, de facto. Eu era jovem, levei a coisa com outro à-vontade. Não pensava nas responsabilidades que tinha, apesar de ter custado 60 mil contos, o que na altura era bom dinheiro. De qualquer forma, o Gijón era, é e será sempre um clube inferior ao FC Porto na sua dimensão. Senti isso, mas marquei 5 golos num dos primeiros jogos e depois lesionei-me e tive de parar um ano, mas quando voltei fui o melhor marcador da equipa e cheguei à final da Taça do Rei. Enfim, foi bom e foi importante.

Mantém a ligação com o clube?

Volto lá várias vezes. Estive lá há dois anos, o presidente de agora [Manuel Vega-Arango] é o mesmo que me veio buscar ao FC Porto e tenho uma óptima relação com ele, muito próxima. Foi alguém que me apoiou e acarinhou, foram dois anos lá e tenho história no clube.

Todos falam de si como o "bibota". Acha que os adeptos vão estranhar se não for o melhor marcador deste campeonato?

Se calhar estranham, as pessoas olham para mim hoje e pensam no ontem. É difícil, mas vou ver se consigo um golito ou outro. Sem demagogia, o importante é que a equipa ganhe, sempre pensei colectivo e até nestes jogos isso é o mais importante. Se der para alguém fazer uma jogada bonita, tento melhor.

Está em forma para fazer trabalho defensivo ou a sua missão será exclusivamente a de marcar golos?

A minha condição já não me permite grandes veleidades, mas em campo a vontade pode superar as limitações. Não me quero comparar a quem tem menos 10 anos do que eu, vou apenas procurar não os deixar ficar mal. Se a bola aparecer por lá, é normal que tenha sucesso, mas até os melhores falham.

Estão várias glórias nesta equipa, mas se pudesse acrescentar alguém, quem seria?

É difícil, este é um jogo diferente, não tem nada que ver com futebol e há um problema que é não poder marcar golos de cabeça. Não prometo. Dos que jogaram comigo, gostava de ver Cubillas, Oliveira, Futre, Madjer... Não me faltariam nomes. O FC Porto teve duas gerações extraordinárias. Uma foi a que ganhou o campeonato depois de 19 anos e que foi bicampeã; e mais tarde a que fez as finais europeias de 1984 e 87. São gerações que marcam a história deste clube de forma extraordinária e que assentam em duas figuras maiores: o presidente Pinto da Costa e o senhor José Maria Pedroto. Por justiça, devo dizer, porém, que o FC Porto não existe só depois de 1970, porque conheço a história que o meu pai me contou de treinadores e jogadores fantásticos. Do que ouço, adorava ter jogado com Hernâni, um organizador de jogo, Carlos Duarte, um ala, ou Nóbrega, um ala esquerda que cruzava muito bem.

"Kléber é questão de tempo"

Imaginando que este campeonato lhe corre muito bem, há alguma hipótese de ainda fazer uma perninha na equipa de futebol?

Não. Mau era, porque eu seria muito pior do que qualquer um deles.

Mas como especialista, não acha que falta um goleador ao FC Porto?

Há vários factores que levam a esta especulação. Depois do Falcao, a responsabilidade seria enorme para quem quer que chegasse a seguir. O Kléber é um jovem com potencial, já o demonstrou no Marítimo e já o confirmou aqui. Sentiu, de facto, a responsabilidade num ou noutro jogo, é possível que tenha bloqueado um pouco a sua acção. A equipa, sobretudo no início, nem sempre teve as rotinas necessárias para um ponta-de-lança ter maior rendimento na área, mas para mim é tudo uma questão de tempo. Kléber está a iniciar o seu percurso a este nível, não se lhe pode exigir mais.

Vida dupla mas com marca do Dragão

A história de Fernando Gomes é a história do eterno retorno. Sempre o FC Porto. Há já alguns anos na estrutura da SAD, o antigo avançado tem hoje duas funções. Ligado ao departamento de scouting, avalia jogadores que possam interessar para o reforço da equipa de futebol. É uma actividade que lhe ocupa o dia-a-dia, mas que não o inibe de desempenhar uma função complementar no departamento de Relações Externas. Gomes representa o clube em sorteios e na visita a casas, dando a cara pelo FC Porto. Com 55 anos, diz estar bem consigo próprio e "entre amigos" na sua casa de sempre. A Liga Fertibéria é apenas um passatempo.

Fernando Gomes

IDADE 55 anos
CARREIRA NO FC PORTO 
De 1974 a 1980; De 1982 a 1989
NÚMEROS NO CAMPEONATO
342 jogos; 318 golos
TÍTULOS
1 Taça Intercontinental, 1 Taça dos Campeões, 1 Supertaça Europeia, 5 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal,
2 Supertaças Nacionais; 2 Botas de Ouro, 6 vezes melhor marcador

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa volta a ganhar no Apito Final

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa (TACL) considerou "inexistente" a continuação da reunião do Conselho de Justiça (CJ) da Federação em que foi decidido não dar procedência aos recursos do presidente do FC Porto, do Boavista e do árbitro Jacinto Paixão no caso "Apito Final". A sentença, divulgada pela agência Lusa, dá razão a Pinto da Costa e a Jacinto Paixão na sua contestação à continuidade e às posteriores decisões da reunião do CJ, que prosseguiu à revelia do seu presidente, a 4 de Julho de 2008.
Foi com base nessas decisões, agora consideradas inexistentes, que a Federação Portuguesa de Futebol decidiu, a 28 de Julho de 2008 e com base num parecer do jurista Freitas do Amaral, penalizar o FC Porto em seis pontos e despromover de divisão o Boavista, assim como suspender por dois anos Pinto da Costa, ratificando as decisões da Comissão Disciplinar (CD) da Liga de Clubes.
A acta da reunião do CJ considerou improcedentes os recursos contra a decisão da CD interpostos por Pinto da Costa, pelo Boavista e pelos árbitros dos jogos do Estrela da Amadora e Vitória de Setúbal com os portistas na época 2007/08, Jacinto Paixão e Augusto Duarte, respectivamente. O tribunal declara "a eficácia das decisões" do então presidente do Conselho de Justiça, Gonçalves Pereira, "e a legalidade da decisão de encerramento da reunião".
Num segundo ponto, considera "inexistente a pretensa decisão de 'continuação' da mesma reunião", proferida pelos vogais do CJ, os conselheiros Francisco Mendes da Silva, Álvaro Baptista, Eduardo Santos Pereira, João Abreu e José Salema dos Reis. Considera, assim, "inexistentes as deliberações por estes tomadas depois do encerramento da reunião", que se referem à não procedência dos recursos, considerando ainda "sem efeito a pretensa acta da continuação daquela reunião".
Em termos práticos, esta decisão - a segunda favorável ao presidente do FC Porto no âmbito dos recursos motivados pelo processo "Apito Final" - considera que Gonçalves Pereira, então presidente do CJ, tinha competência para terminar a referida reunião - como fez - sem analisar os recursos referidos. Na prática, segundo a Lusa, se esta sentença transitasse já em julgado, o actual CJ da FPF teria de apreciar de novo os recursos de Pinto da Costa, do Boavista e dos árbitros visados.

in "ojogo.pt"

Lucho voltou a casa

Lucho, que ontem à noite foi recebido em apoteose por meia centena de adeptos presentes no aeroporto, deve assinar um contrato com o FC Porto válido por duas épocas e meia (que poderá ser prolongado caso El Comandante, 31 anos, seja convidado para assumir outras funções no clube quando terminar a carreira). Realizados os exames médicos marcados para hoje, o médio poderá até estrear-se já domingo com o Setúbal.
Para este regresso, El Comandante terá aceite receber menos de metade dos publicitados 400 mil euros mensais que auferia em Marselha, condição para concretizar o desejo de voltar a vestir a camisola azul e branca, dois anos e meio depois de ter saído para França, então a troco de 18 milhões de euros. O FC Porto, segundo a comunicação social francesa, pagará ao Marselha cerca de 3,5 milhões de euros.
Foi um regresso emocional. Lucho foi recebido com cânticos e aplausos, e com muitas fotos tiradas com os telemóveis das dezenas de adeptos que nem o frio demoveu de verem com os próprios olhos o regresso do antigo capitão. Mal foi perceptível no aeroporto que chegara o carro do FC Porto, com Rui Carvalho, team-manager do clube, a agitação começou a fazer-se sentir. Pouco depois, Lucho surgia pela porta VIP do aeroporto, acompanhado pela esposa (Andreia) e com o filho (Matteo) ao colo, não escondendo a satisfação quando ouviu os cânticos que o saudaram, erguendo o polegar e acenando. Mal o carro arrancou, foi cercado pelos adeptos entusiasmados.
Antes de toda esta emoção, o dia de Lucho até começara igual a muitos outros em Marselha, com o argentino a dirigir-se ao complexo de treinos de "La Comanderie" para trabalho de recuperação no ginásio, depois de no dia anterior ter jogado, no que foi a última vez, com a camisola do OM contra o Rennes. Por essa altura, ainda faltava acertar alguns pormenores antes de Vincent Labrune, presidente do Marselha, confirmar aos microfones da rádio RMC que o acordo tinha finalmente sido alcançado, ao início da tarde. "Com a saída de Lucho poupamos cerca de 2 milhões de euros em ordenados até ao final do contrato", esclareceu o dirigente.
Ainda nas instalações do Marselha, o argentino despediu-se dos companheiros, perdendo mais tempo com os que lhe eram mais chegados no clube, não contendo uma certa emoção à mistura. Deschamps, técnico do Marselha, nunca admitiu perder um jogador com a influência de El Comandante, mas viu-se obrigado a ceder perante as dificuldades financeiras que o clube atravessa. Apesar da insistência de O JOGO, José Anigo, director-desportivo do clube, não aceitou fazer qualquer comentário sobre o regresso do médio ao FC Porto.

Rui Barros não duvida de que ele fará a diferença

Rui Barros fez a ponte entre França e Portugal no dia do regresso de Lucho ao FC Porto. "Trata-se de um jogador importantíssimo para o clube, por tudo aquilo que ele representa. As portas estavam abertas para o regresso e é um prazer que isso se tenha confirmado", declarou Rui Barros à Imprensa francesa, ele que fez um percurso semelhante na sua carreira, deixando o Marselha para voltar para o FC Porto. "É como se nunca tivéssemos saído", frisou. Agora com Lucho na equipa, Rui Barros acredita que o argentino pode voltar a ser uma referência: "Ele vem com vontade de provar que ainda está no topo. O FC Porto é um clube de vencedores e ninguém vem para aqui para relaxar. Ele traz o orgulho, a paixão e uma enorme vontade", concluiu.

El Comandante é opção para a Liga Europa

Só um dos dois reforços poderá ser opção para os jogos com o Manchester City, da Liga Europa. O regulamento diz que os clubes podem inscrever jogadores que já jogaram, no mesmo ano, nas provas europeias, desde que não tenham jogado na mesma competição ou que o clube antigo não esteja na mesma prova. Por isso, Lucho pode ser inscrito porque actuou numa prova diferente, a Liga dos Campeões, com a camisola do Marselha. Já o avançado Janko, foi usado em quatro jogos da Liga Europa pelo Twente e, como tal, não será alternativa a Kléber. O FC Porto tem até à meia-noite de amanhã para enviar a lista definitiva de jogadores para as próximas eliminatórias da Liga Europa, podendo trocar três jogadores. Danilo e Lucho entrarão nas vagas de Fucile e Belluschi ou Guarín.

in "ojogo.pt"