terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Janko para esquecer Falcao

Janko, de 28 anos, é o ponta-de-lança eleito pelo FC Porto para tentar fazer esquecer Falcao. O ainda jogador do Twente chegou ao Porto ontem de manhã para efectuar os exames médicos, mas ainda não assinou contrato. Segundo a Imprensa holandesa, a contratação de Marc Janko estaria em suspenso porque o campeão nacional ainda apresentou ao Twente as garantias bancárias necessárias para concluir a transferência. O que, de facto, aconteceu, mas só por causa dos horários dos bancos englobados na operação é que a garantia não chegou a tempo. Hoje tudo será finalizado e o Janko terá pela frente um contrato de dois ou três anos e meio. O goleador custará cerca de sete milhões de euros. Para os cofres da SAD, foi bem mais acessível do que Jackson Martínez ou Teo Gutiérrez, duas das opções mais ventiladas neste Inverno.
Marc Janko é, então, o nome do tão desejado ponta-de-lança que o FC Porto encontrou a um dia apenas do fecho do mercado. Não é colombiano nem de qualquer outro país sul-americano e surge em Portugal com alguma surpresa, especialmente por contrariar o estereótipo portista em matéria de aquisições. Com 28 anos, dificilmente Janko poderá gerar mais-valias no futuro. Mas essa não era, de todo, a preocupação da SAD. A ideia era encontrar finalmente alguém capaz de fazer esquecer Falcao e de se afirmar no imediato. Kléber esteve longe de o conseguir. Será uma aposta de futuro, mas o presente pede golos e mais maturidade. E Janko tem, no plano teórico, tudo para o conseguir. Na carreira já fez mais de 100 golos só em jogos de campeonato.
Por ter jogado durante dois anos na Holanda, o austríaco dispensa um grande período de adaptação. Até porque, nesta fase, esperar dois ou três meses pela integração seria comprometer definitivamente as aspirações ao título.

Marc Janko

IDADE 28 anos (25/06/1983)
ALTURA 1,96 m
PESO 93 kg
POSIÇÃO Avançado
CLUBES Admira Wacker Modling, Red Bull Salzburgo e Twente

Seguido há mais de um ano pode estrear-se domingo

Apesar de o seu nome ter caído ontem com total surpresa, Janko não é uma paixão recente do FC Porto. O departamento de scouting dos dragões já o seguia há mais de um ano. Isso mesmo confirmou Rui Barros ao site blogolo. "Já o acompanhamos há mais de um ano. Tem sido muito procurado e não foi por acaso que o encontrámos", disse. "É diferente dos jogadores que temos e é mais um para ajudar. Era também um dos que estavam disponíveis", completou. Hoje, Janko será inscrito na Liga e estará disponível para ser opção já no Domingo, para a Taça da Liga. Não será de estranhar que registe a primeira convocatória.

Linz define-o como um avançado "poderoso"

Marc Janko falhou o Euro'2008 por ter sido preterido por ... Roland Linz. Esse mesmo, o avançado que jogou no Boavista e no Braga e, mais tarde, Jesualdo Ferreira chegou a querer no FC Porto. Na altura, o máximo que Janko conseguira foram 11 golos pelo Salzburgo. Mas, a partir dessa rejeição, tudo mudou, ao ponto de na época seguinte ter facturado 39 golos para o campeonato e regressado à equipa nacional, para fazer dupla com o próprio Linz. "Conheço-o bem. Jogámos juntos e sei que o FC Porto contratou um goleador. Janko é o típico número 9, ou seja, um jogador que só se sente bem na área, se possível muito perto da baliza", começa por dizer. "É nesse espaço que joga. Não lhe peçam outra coisa", vinca.
Janko "pode marcar muitos golos", garante Linz. E porquê? "Bem, ele tem qualidade para jogar e marcar em qualquer equipa, mas especialmente no FC Porto. É a melhor equipa de Portugal e tem jogadores muito criativos, que lhe podem oferecer muitos golos por época. Especialmente os extremos, pois o ponto forte de Janko é o jogo de cabeça", descreve.
Janko tem 1,96 metros. "E não é magro", atalha o colega. "É um avançado poderoso", vinca. "Não só pelo aspecto físico, mas porque realmente pode marcar muitos golos. É frio em frente à baliza e só lhe falta um pé direito melhor para ser completo. Mas atenção que não é tosco", avisa.
Servindo-se do seu próprio exemplo, Linz não tem dúvidas que a adaptação será bem sucedida. "Ele é sociável e responsável. Aliás, é o capitão da selecção austríaca", justifica. As partes vão dar-se bem. E ambas acertaram na escolha. "Especialmente Janko. O FC Porto é muito grande e lá tem todas as possibilidades de marcar muito", finaliza.

Um gigante da área que Co Adriaanse rentabilizou ao máximo

Com uma mãe que foi medalha de bronze no lançamento de dardo nas Olimpíadas de 1968 e um pai campeão austríaco de salto em altura, o filho, Janko, só podia seguir a mesma via desportiva. Foi no futebol que o avançado contratado pelo FC Porto conseguiu expressar os seus géneses e marcar golos, dando nas vistas até ser recrutado pelo Red Bull de Salzburgo. Em cinco épocas no clube austríaco, Janko apontou 75 golos em 108 jogos, a maioria com o pé esquerdo, mas também muito de cabeça. Afinal, mede 1,96 metros. A sua melhor temporada foi sob as ordens de Co Adriaanse, quando marcou 41 golos em 2008/09. Mudou-se, então para o Twente, da Holanda, que pagou 5 milhões de euros. Janko volta a reencontrar Co Adriaanse e fez 16 golos em 25 jogos. Esta época já marcou 10 golos.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: