sábado, 15 de outubro de 2011

FC Porto conquista Supertaça

VENCEU A OLIVEIRENSE



O campeão nacional FC Porto conquistou esta sábado pela 18.ª vez no seu historial a Supertaça António Livramento de hóquei em patins, ao bater a Oliveirense, por 4-1, no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima.
Os dragões, decacampeões nacionais, chegaram ao intervalo a vencer por 3-0, com golos de Caio, aos 15 e 24 minutos, e Pedro Gil, aos 18, enquanto a Oliveirense reduziu, já na segunda parte, por Tó Silva, aos 31, mas Reinaldo Ventura (na foto) fixou o resultado, aos 45.
Com este triunfo, o FC Porto soma 18 conquistas na Supertaça António Livramento, mais 12 que o Benfica, que venceu a edição de 2009/10 da prova.
in "record.pt"

Walter: qual era mesmo o problema?


O brasileiro está a aparecer quando a equipa mais precisa


A má notícia, caro leitor, é que o futebol tem muito mais do que nós, jornalistas, conseguimos contar-lhe.

Há histórias que só o tempo revela. Lamentavelmente, quando já não são notícia e muito depois de poderem contribuir para que entendamos a realidade nos seus diferentes ângulos.

Vem isto a propósito de Walter.

É evidente que algo não bate certo com este brasileiro do F.C. Porto. De resto, ele chegou ao Dragão com fama de bom jogador, enorme promessa, mas também de pessoa que precisava de acompanhamento especial.

Alguns dos problemas foram mais ou menos públicos (ler o artigo relacionado com este) e na época passada o grande inibidor devia ser Falcao. Seja como for, Walter tem contado pouco no F.C. Porto. Tão pouco que nem foi inscrito na fase de grupos da Liga dos Campeões.

No entanto, o antigo goleador do Internacional de Porto Alegre, internacional sub-20, parece ser um daqueles avançados que mantém uma relação simples com o golo. Quando joga, claro.

Os quatro golos de Walter na Taça de Portugal foram quase todos simples. Sim. Mas nunca ninguém, no futebol, marcará quatro golos sem mérito.

Depois dos últimos jogos de Walter, o brasileiro conseguiu pela primeira vez desde que chegou a Portugal levar os adeptos a questionar se não deverá ser ele o número 9. Fá-lo numa fase em que de facto a equipa precisa de uma nova energia. Será que Walter consegue estabilizar?



in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Iturbe faz radiografia ao cotovelo


Promessa argentina estreou-se no reduto do Pêro Pinheiro, mas saiu ao intervalo, devido a lesão.


Não foi feliz a estreia de Iturbe no F.C. Porto, frente ao Pêro Pinheiro. O jovem avançado argentino caiu mal, a meio da primeira parte, e ficou com queixas no cotovelo do braço esquerdo. Acabou por ser substituído por Varela, ao intervalo, e vai agora fazer uma radiografia à referida zona.

Só após a realização desse exame é que o departamento médico dos «dragões» vai traçar o diagnóstico exacto, e determinar uma previsão de paragem.

O plantel do F.C. Porto tem um treino marcado para a manhã deste domingo (11h), para começar a preparar o jogo com o Apoel, para a Liga dos Campeões.



in "maisfutebol.iol.pt"

Póquer de Walter: «Um avançado vive de golos»


Avançado do F.C. Porto, fez um póquer (quatro golos) na goleada frente ao Pêro Pinheiro.


Walter, avançado do F.C. Porto, fez um póquer (quatro golos) na goleada frente ao Pêro Pinheiro. O jovem brasileiro mostrou-se satisfeito com a sua exibição, em declarações na flash interview da SportTV:

«Graças a Deus que fiz um bom jogo, quero continuar a trabalhar para ter oportunidades e marcar mais. Um avançado vive de golos. O F.C. Porto é que tornou o jogo fácil, fizemos vários golos no primeiro tempo. Sinto a confiança que as pessoas me têm dado, tenho treinado bem para marcar golos quando for preciso. É triste ficar de fora na Champions, o F.C. Porto precisa de uma grande vitória. Quero dar os parabéns aos adeptos do F.C. Porto que cá vieram.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Taça: Pêro Pinheiro-F.C. Porto, 0-8 (crónica)


Com o peso de «Bigorna» a muralha cedeu rapidamente.


O detentor da Taça de Portugal começa a defender o troféu com «chapa oito». De forma inteligente e nada precipitada, o F.C. Porto arrumou cedo com as esperanças do Pêro Pinheiro. A equipa da 3ª divisão cedeu precocemente, sobretudo em termos físicos, e os «dragões» caminharam tranquilamente para a goleada.

Vítor Pereira estreou três jovens, mas a grande figura do encontro acabou por ser Walter, autor de quatro golos e uma assistência.

Circular, circular e circular, até aparecer o espaço

Tal como se previa, Vítor Pereira apresentou um «onze» renovado, com destaque para as estreias de Alex Sandro e Iturbe. Mesmo com o relvado sintético a queimar os pés, e perante um adversário naturalmente fechado no seu meio-campo, o F.C. Porto procurou sempre circular a bola pelo chão.

Os primeiros minutos revelaram alguma dificuldade para encontrar espaço no ataque, mas Walter começou cedo a testar o guarda-redes do Pêro Pinheiro. Marco Pinto teve de se aplicar um pouco mais ao minuto 14, para negar o golo ao estreante Alex Sandro, que aproveitou a ausência do lateral direito (Serginho estava a receber assistência), para aparecer isolado.

Mas a resistência da equipa da 3ª divisão durou menos de trinta minutos. Nessa altura já era notório o desgaste físico de alguns jogadores, acentuado pela elevada temperatura. Assim se explica que o primeiro golo do F.C. Porto, apontado por Defour (29m), tenha surgido em transição rápida, aproveitando um erro da equipa da casa, na saída para o ataque.

Nestes jogos é só o primeiro golo que custa, já se sabe, e até ao descanso os «dragões» festejaram mais quatro tentos. Walter marcou dois de rajada (33 e 35m), sendo que o primeiro golo do avançado brasileiro nasce de um lance fantástico de Belluschi. Djalma aproveitou mais um erro defensivo do Pêro Pinheiro para fazer o quarto (41m), com Walter a chegar ao «hat trick» ainda antes da pausa (45m).

Velocidade moderada, mas sempre sentido único

Com o Pêro Pinheiro de braços caídos, a segunda parte continuou com sentido único (agora para a baliza contrária), ainda que o F.C. Porto tenha reduzido gradualmente o ritmo. O «dragão» revelou-se, acima de tudo, eficaz: quase sempre que chegou à baliza, marcou. A excepção terá sido uma bola à trave de Defour (76m), já com o guarda-redes sentado, e um remate ao lado de Walter (84m).

Djalma e Varela foram mais certeiros, e elevaram a goleada para os 7-0, com Vítor Pereira a aproveitar a ocasião para estrear também o jovem guarda-redes Kadu. Já ao cair do pano apareceu o último tento da tarde. Walter completou o «poker» e fechou as contas. O Pêro Pinheiro despediu-se da Taça de Portugal com uma derrota pesada, mas com memórias eternas de um dia especial.



in "maisfutebol.iol.pt"

Dupla habitual para o título


Com FC Porto e Benfica como principais candidatos ao título, a Liga Portuguesa de Basquetebol começa a disputar-se hoje, depois de na temporada passada terem sido precisos os sete jogos da final para se conhecer o campeão nacional. Este ano, já com um troféu cada, dragões (ergueram a Supertaça) e águias (venceram o Troféu António Pratas) voltam a protagonizar nova luta a dois no campeonato, cuja fase regular se prolonga até dia 7 de Abril de 2012 e com a final a jogar-se à melhor de cinco encontros.
O Benfica, agora com Carlos Lisboa ao leme em vez de Henrique Vieira, apostou forte no mercado, contratando Seth Doliboa (grande figura do título de 2008/09), João "Betinho" Gomes, Ted Scott e Fred Gentry e fazendo regressar António Monteiro e Tomás Barroso, naquele que é o seu melhor plantel dos últimos anos. O FC Porto fez menos trocas, mantendo a mesma base que lhe garantiu o título nacional: saíram apenas Sean Ogirri e Julian Terrell, chegando Reggie Jackson e, esta semana, Rob Johnson. Do núcleo duro fazem ainda parte José Costa, Carlos Andrade, João Santos e Miguel Miranda, que estiveram no EuroBasket'11 e são peças fundamentais para o conjunto orientado por Moncho López.
Os dois favoritos só entram em acção amanhã: os encarnados iniciam-se diante do Barreirense - que se manteve na Liga após a desistência do Penafiel -, enquanto os azuis e brancos têm pela frente a Académica, treinada agora por Luís Santarino e que se pode intrometer na luta dos dois grandes, tal como o Guimarães e a Ovarense. Terceira Basket e Basquete de Barcelos são as equipas estreantes.
Há um ano, o basquetebol português adoptava novas regras de jogo. Agora, as alterações foram sobretudo económicas, com mudanças na taxa de inscrição dos clubes e dos jogadores, nas deslocações às ilhas e na comparticipação de arbitragens. Ao mesmo tempo, os clubes acordaram entre si poder inscrever até quatro jogadores estrangeiros, mas a crise leva a que, para já, a maioria dos clubes não preencha todas as vagas.

Sem Europa e com Angola

Depois de nenhuma equipa nacional se ter inscrito nas competições europeias, a única prova que se vai realizar além-fronteiras é a Supertaça Compal, em Angola, de 8 a 12 de Fevereiro. O FC Porto, o CAB Madeira, o Petro de Luanda e o Libolo têm a presença assegurada. O 1º de Agosto aceitou o convite após as recusas do Benfica e do Costa do Sol. Havendo ainda uma vaga para ocupar ontem, o Barreirense mostrou-se disponível.

in "oogo.pt"

Obradovic falha três jogos

Na sequência do cartão vermelho visto em Loures, no encontro frente ao Sporting, o técnico do FC Porto, Ljubomir Obradovic, foi castigado com 30 dias de suspensão. O treinador sérvio não poderá estar no banco dos portistas na visita ao Madeira SAD, na recepção ao Águas Santas e na visita ao Sporting da Horta.


in "ojogo.pt"

Christian Atsu"Menti à minha mãe para jogar futebol"


Christian Atsu, ou apenas Atsu, "porque Christian há muitos e eu não quero ser apenas mais um", só sorri quando lhe falam do Dragão de Ouro que receberá dia 24 deste mês ao lado de Hulk, James, Moutinho e Villas-Boas. "Quando me ligaram foi um choque. Fiquei muito excitado. Nem acreditava. Receber um prémio destes ao lado de tantos craques é especial", comentou ontem de manhã à reportagem de O JOGO.
A mãe foi a primeira a saber. Afinal, tem de lhe provar que as mentiras que lhe contou há vários anos atrás valeram a pena. "Ela dizia que a educação era a chave para a minha vida. Mas eu sabia que tinha talento. Tive de lhe mentir para jogar futebol. Dizia que ia ter com os meus amigos. Algumas vezes ela descobria, mas nunca me bateu. Gosta de mais de mim para fazer isso", brinca.
Atsu deu os primeiros pontapés com sete anos nas ruas de Acra, capital do Gana. "Jogava descalço. Todos os meninos jogavam descalços. Eu não ia ser diferente", explica. A partir dos 10 anos começou a participar em vários torneios de desporto escolar, mas sempre à sucapa da mãe, que só lhe pedia para estudar, à imagem do que fazia a irmã gémea, hoje em vias de se tornar enfermeira.
Com 15 anos, um olheiro do Feyenoord (não o clube holandês, mas um ganês) propôs-lhe um primeiro contrato para se fixar na academia do clube. Teria direito a escola e a 200 euros por mês. "Por haver escola, a minha mãe lá acedeu. Estive lá três anos", lembra. Depois, as saudades foram mais fortes e mudou-se para o Cheetah, mesmo ao lado de casa. E nem Atsu sabia que seriam essas saudades a mudar-lhe a vida.
Ao fim de um mês, num jogo-treino, um empresário sugeriu-lhe vir três dias à experiência para o FC Porto, clube que conhecia porque em 2004 viu a final da Liga dos Campeões. Patrick Greveraars, ex-técnico dos juniores, apreciou-lhe as qualidades e Atsu ficou mais seis meses. Depois renovou e na época passada brilhou ao ponto de ter sido chamado por Villas-Boas para o último jogo da Liga. Ainda assim, o Dragão de Ouro "é uma surpresa". Mas também uma motivação. "Dá-me mais força para trabalhar de forma a regressar depressa", conclui o agora extremo do Rio Ave.

Liga à família cada dois dias

A afectividade que liga Christian à mãe e aos cinco irmãos (liga-lhes a cada dois dias) sempre foi grande, mas cresceu após a morte do pai. Os irmãos de Christian não lhe contaram que o senhor Atsu estava gravemente doente para que ele continuasse a render no Feyenoord. Descobriu nas férias e pouco depois aconteceu o inevitável. Hoje tem "muitas saudades" da mãe e está a tratar de a trazer a Portugal.

Jet Li e Chan entre orações

Rezar pode ser um passatempo como qualquer outro, quando se faz por paixão e na sequência de uma educação cristã muito vincada. Toda a sua família é assim e Atsu reza pelo menos ao acordar e ao deitar. "É um hóbi", afirma. Pelo meio vê muito cinema. Especialmente quando os filmes são de Jet Li ou Jackie Chan. "Sou um homem de acção", brinca.

Olímpicos estão na agenda

Jogar na Liga é um bom cartão-de-visita para que no futuro possa ser chamado à selecção olímpica do Gana. Este é um dos sonhos do portista, até porque em 2012 há Jogos Olímpicos e o ganês quer muito estar lá. "Estou a trabalhar para isso", confessou. Se chegar à selecção, será o terceiro jogador formado no Feyenoord a fazê-lo nos últimos tempos. Um deles, seu ex-colega, foi o melhor jogador do Mundial de sub-20 de 2009 e mudou-se para o Milan. Trata-se de Dominic Adiyiah.

in "ojogo.pt"

Hulk orgulho de repetente


Hulk bate recordes até no FC Porto. Não restam dúvidas de que é ele a bandeira desta equipa, conseguindo em três épocas aquilo que ninguém conquistou em quase três décadas. Os Dragões de Ouro existem desde 1985 e nunca antes algum jogador tinha repetido uma distinção, o que acontece agora com o Incrível, que volta a receber o troféu de Futebolista do Ano.
Depois de um destaque que, há um ano, repercutiu uma dimensão mais simbólica do que desportiva (foi o eleito na época em que esteve mais de três meses sem competir), eis que Hulk justificou com um rendimento ímpar o prémio que agora vence pela segunda vez. Em declarações exclusivas para O JOGO, o avançado vincou a sua satisfação e o desejo de poder renovar o seu próprio recorde. "É um orgulho repetir um prémio tão importante como este", registou, enquadrando-o com um 2010/11 de sonho: "À memória vem uma época linda, em que mostrámos do que somos capazes, com tantos jogos inesquecíveis."
Garantida a conquista, fica a promessa. "Vou lutar para no próximo ano voltar a merecer esta distinção, o que será sinal de que voltamos a conquistar títulos importantes", apontou, deixando um último recado: "Estes prémios são também dos nossos adeptos, das pessoas que vibram connosco e nos ajudam a vencer."
As suas declarações cingiram-se à renovada distinção no clube, não contemplando qualquer reacção aos temas que marcaram a semana e que também o envolveram: acusação no caso do túnel; revelação de uma nega à selecção portuguesa; e primeira titularidade ao serviço do Brasil.
Foram dias com muito Hulk na agenda, mas essa é uma marca de quem parece talhado para dar nas vistas. O Incrível, importa lembrar, participou em mais de metade dos golos do FC Porto esta temporada, justificando a forte aposta da SAD para o segurar - pagou 13,5 milhões de euros pelo resto do seu passe, renovando-lhe ainda o contrato até 2016 e transformando-o no jogador mais bem pago do plantel.
O investimento mais caro da história dos dragões transforma-se também num dos jogadores mais emblemáticos. Da parte de Hulk, fica a garantia de que o passado não é suficiente e que os títulos mais importantes são os que ainda estão por conquistar.

Jesualdo Ferreira

"Debaixo da capa de estrela é um menino simples"

Hulk chegou a Portugal no Verão de 2008 e Jesualdo Ferreira recebeu-o de braços abertos: arregaçou as mangas e puxou dos galões de professor para o ajudar nesta aventura. "Era um menino quando chegou e dá-me uma enorme satisfação vê-lo agora na selecção", contou a O JOGO o actual técnico do Panathinaikos, que não ficou surpreendido pelo seu ex-jogador repetir o Dragão de Ouro. "Se a instituição FC Porto entendeu que ele é merecedor deste prémio eu assino por baixo. Juntamente com a marca Porto, é importante na promoção do clube. O que lhe está a acontecer é mérito dele porque gosta de ser o melhor, de treinar bem e de evoluir. Debaixo da capa de estrela, é um menino muito simples", assegurou.

Voz aos vencedores

James Rodríguez

"Que felicidade tão grande. Quando vim para cá sabia que estava a optar bem mas a realidade ainda está a ser melhor que os sonhos mais optimistas. O FC Porto está-me a proporcionar muitas alegrias, muitos troféus. Estamos habituados a ganhar, é assim que encaramos todas as competições. Sou muito jovem e vou tentar repetir este prémio tão prestigiante.

Revelação do ano

João Moutinho

"Fiquei muito feliz por esta distinção. É mais um troféu a juntar a uma época extraordinária. Vim para o FC Porto para conquistar títulos e acho que hoje toda a gente entende isso muito bem. Gostava de partilhar este prémio com os meus companheiros de equipa, porque as vitórias são a consequência do esforço de muita gente.

Atleta do ano


O FC Porto fez bem em distinguir Villas-Boas com o Dragão de Ouro?

O JOGO promoveu um inquérito entre adeptos do FC Porto. É unânime o elogio ao gesto do clube, mas nem todos estão dispostos a esquecer a forma como Villas-Boas deixou o Dragão...

É merecido e é uma prova da grandeza do FC Porto. Depois de forma como saiu, o clube reconhece o mérito de Villas-Boas e faz-lhe justiça. Os actos ficam com quem os pratica e ele teve uma atitude menos digna, mas o FC Porto é maior do que tudo isso.

Carlos Abreu Amorim

Deputado

Teve o mérito e leva a medalha e estas só se tiram por doping. No caso dele parece que gosta é de um bom tinto. Que celebre, eu também vou abrir uma garrafa. Cumpriu e na sua saída, apesar do timing, não houve qualquer ilegalidade nem chantagem.

Rui Reininho

Músico

Justíssimo. O FC Porto mostra uma enorme fé nos seus princípios e reconhece que a época passada foi excepcional e que teve um protagonista. Já houve saídas piores de alguns "specials". Um treinador que é portista merece ser reconhecido.

Miguel Guedes

músico

Ganhou tudo, menos a Taça da Liga, pelo que a distinção é justíssima. É uma atitude que premeia o mérito e que confirma que no FC Porto não há ressentimentos. Só podia ser ele o vencedor, porque foi claramente quem mais se distinguiu.

Manuel Serrão

empresário

É uma bofetada de luva branca. O FC Porto consegue pôr o que aconteceu para trás das costas, é superior a alguém que não foi honesto com o presidente, mas que ganhou o que ganhou. É justíssimo, apesar de a sua saída não ter sido digna.

Rodolfo Reis

ex-capitão

in "ojogo.pt"

Da remontada à goleada


As quatro rondas iniciais foram sempre com adversários de escalões inferiores, até que nas meias-finais chegou o Benfica, que venceu no Dragão por 2-0 na primeira mão. O Jamor parecia ter ficado muito longe, mas Beto explica o segredo do sucesso. "Foi memorável. Senti que a vontade de os jogadores vencerem começou logo no Porto quando entrámos para o autocarro. Estávamos todos imbuídos do mesmo espírito e com muita fé na reviravolta. A atitude foi esplêndida e ainda mais na segunda parte. As coisas aconteceram devido ao nosso trabalho e por termos acreditado até ao fim. Tipicamente à Porto", atirou. Depois, na final, um jogo louco com o Guimarães. "Foi muito aberta e cedo se percebeu que ia ser recheada de golos."

2009/10

Beto herói em 30 penáltis

Tudo começou com o Sertanense, em que Jesualdo Ferreira "ressuscitou" o 3x4x3 de Co Adriaanse e lançou Sérgio Oliveira, o mais jovem de sempre a ser titular no FC Porto, com 17 anos, quatro meses e 15 dias. "As selecções estavam a tirar-lhe espaço competitivo e ele tem valor. Mas para o professor o jogo marcante nessa época foi a recepção ao Sporting "em que conseguimos uma grande vitória [5-2], apostando nos menos utilizados", sublinhou. Rolando, Falcao (2), Varela e Mariano marcaram os golos. A caminhada registou ainda o jogo louco em Belém com a decisão em 30 penáltis. "Ficou marcado na minha carreira. Defendi cinco grandes penalidades, o que permitiu ao FC Porto continuar em frente", refere Beto.

2008/09

Foi uma correria até ao Jamor

Percurso marcado por dois momentos antagónicos e o mesmo protagonista: Hulk. Em Alvalade desatou a correr com a bola controlada e antes de fuzilar Rui Patrício ainda envergonhou Rochemback com a sua velocidade. "Jogada fantástica. Foi o lançamento dele no futebol português e internacional", considera Jesualdo Ferreira. Depois, na meia-final com o Estrela da Amadora sofreu uma entrada violenta de Ney Santos e foi obrigado a parar um mês. "A lesão afastou-o algumas semanas, mas não nos tirou o título. Ainda apareceu a tempo de jogar a final", recorda o treinador. Os dragões derrotaram o Paços de Ferreira na final, confirmando a primeira e única dobradinha da era Jesualdo.
2007/08

Como perder sem sofrer golos

O FC Porto teve um percurso imaculado até ao Jamor: cinco vitórias, 12 golos marcados e nenhum sofrido. Além disso, cruzou-se pela primeira vez com o Sertanense, confronto que seria um clássico nos anos seguintes. Na final, o Sporting levou a melhor, após prolongamento. "E também não sofremos golos nos 90 minutos", recordou Jesualdo Ferreira, que enumerou uma série de condicionantes que contribuíram para a derrota na primeira final. "Houve a expulsão do João Paulo [71'], dois golos de um jogador [Rodrigo Tiuí] que fez o jogo da sua vida e recordo-me ainda de um penálti não assinalado sobre o Lisandro que nos teria dado a vitória. Além disso, tive de fazer vários ajustamentos na equipa", explicou.

2006/07

Balde de água fria no Dragão

A nação portista ficou em estado de choque porque a equipa foi incapaz de dar a volta ao golo apontado por David, o herói da Tapadinha, que derrubou o "Golias" na sua própria casa. "Foi um momento negativo, que marcou a época porque não era previsível que perdêssemos", admitiu Jesualdo Ferreira. Porém, não mais se repetiu. O professor apresentou um onze muito diferente do habitual e a aposta custou-lhe a eliminação prematura na prova. "Tomei sempre as mesmas opções, apresentando equipas diferentes correndo os mesmos riscos. Entendo que deve ser assim porque no plantel de um grande todos devem estar em condições de jogar. Só não quero que pensem que havia jogadores para diferentes provas", frisou.

in "ojogo.pt"

James para prevenir surpresas


A presença de James Rodríguez foi a grande novidade reservada por Vítor Pereira na apresentação da lista de convocados para o jogo desta tarde em Pêro Pinheiro. O prodígio colombiano, num momento de forma fantástico, não foi dispensado da viagem ao Sul, ainda que seja provável que nem venha a ser chamado a jogo. Com as poupanças obrigatórias há muito previstas, coube a James figurar na lista como arma contra qualquer surpresa negativa. No banco, será ele o jogador mais cotado e aquele que saltará imediatamente para dentro de campo no caso de as coisas estarem a correr mal. Hulk era outra possibilidade, mas acabou por ser preterido por opção.
Além do Incrível, fora da lista ficaram Helton, Álvaro Pereira, Otamendi, João Moutinho e Guarín, além do lesionado Kléber, num sinal claro da aposta que se pretende nos jogadores de segundo plano para este jogo; do grupo de habituais titulares, só Rolando e Fernando foram convocados. Mas ao contrário do colombiano, não havia como ficarem de fora: Vítor Pereira tinha obrigatoriamente de convocar um terceiro defesa-central e um quarto médio para sentar no banco. Otamendi era uma possibilidade, mas esteve fora mais tempo do que Rolando e com direito a viagens mais cansativas. Quanto ao Polvo, era o único não internacional à disposição. Treinou durante duas semanas e não fazia sentido preteri-lo em função de quem só ontem (Guarín) ou anteontem (Moutinho) chegou.
De resto, são três as estreias nos convocados: Alex Sandro, totalmente recuperado, e Iturbe não são surpresas; Kadú sim. O jovem de 16 anos tem estreia absoluta marcada num jogo oficial dos dragões, depois de alguns minutos na pré-época. À partida não sairá do banco - Bracali será o número um -, mas o momento não deixa de ser assinalável para o angolano, que, ao serviço do seu país, já participou, também como suplente, num jogo de apuramento para a Taça das Nações africanas.
Na lista figuram também Mangala, Defour, Cristian Rodríguez, Djalma e Varela, todos à procura de uma oportunidade para reservar lugar em batalhas de maior importância e grau de dificuldade mais elevado.

Do Atlético à maratona

CARLOS GOUVEIA
O golo do brasileiro David, que agora anda pela segunda divisão do Chipre, no Estádio do Dragão, ditou o afastamento prematuro do FC Porto da edição de 2006/07 da Taça de Portugal e funcionou como um murro no estômago da equipa. O exemplo serviu como lição e a partir desse jogo disputado a 7 de Janeiro de 2007 - logo após as férias de Natal - os dragões nunca mais foram eliminados na prova rainha do calendário futebolístico. Registam apenas uma derrota, na final de 2007/08, contra o Sporting.
A maratona já vai em 27 jogos consecutivos e a ideia é prolongá-la, pelo menos, até aos 34. É o que é preciso para chegar de novo à decisão no Jamor e continuar a fazer história. Começando esta tarde, com o modesto Pêro Pinheiro. Aliás, iniciar a participação com um adversário da III Divisão tem sido a norma nos percursos do FC Porto na Taça: Chaves, Sertanense - este por duas vezes - e Limianos. Já sem falar no Atlético.
Vencer a Taça de Portugal é um objectivo já assumido por Vítor Pereira - não podia ser de outra forma - que poderá entrar para a história do clube e da própria competição. E porquê? Desde logo, porque o FC Porto nunca ganhou quatro vezes seguidas a Taça, aliás até Maio último nunca tinha ganho por três vezes. Depois, porque o "tetra" na Taça de Portugal é um feito assinado apenas pelo Benfica em toda a história, ainda que com um ano de interregno porque a prova não se disputou em 1949/50.
Jesualdo Ferreira começou mal na Taça de Portugal enquanto treinador do FC Porto, mas endireitou a equipa e chegou a três finais seguidas, perdendo a primeira para o Sporting, depois de ter atingido o Jamor sem sofrer qualquer golo. Depois, ganhou ao Paços de Ferreira e ao Chaves, acrescentando mais dois troféus ao currículo. Villas-Boas deu continuidade ao percurso imaculado, goleando o Guimarães em Maio, depois da remontada na Luz. Agora, é Vítor Pereira quem tem a responsabilidade de conduzir a equipa até Oeiras.

Iturbe encantado com Portugal

Em véspera da estreia pelo FC Porto, Iturbe partilhou com um jornal paraguaio a sua felicidade... pessoal. A companhia da noiva garante-lhe dias melhores em Portugal. "Estamos superbem. Partilhamos todo o tempo e saímos sempre para comer, pois não cozinhamos", desvendou ao "Diário Popular", ao qual desmentiu o fim do namoro, trazido à estampa por outro jornal. No fundo, o interesse em Iturbe prova o seu mediatismo, mesmo num país que não representa ao nível de selecções.

in "ojogo.pt"

Álvaro Pereira diz que foi "transcendente" ficar no Porto


O jogador disse que se sente confortável e feliz no clube. Falou ainda sobre a sua renovação com os dragões e o interesse do Chelsea.
Álvaro Pereira afirmou que está feliz por ter renovado com o Porto, mas confessa que as propostas do Chelsea foram um estímulo para a sua carreira: "Significa que estamos a trabalhar bem. Vejo o que se passou como um estímulo para continuar a trabalhar da mesma maneira. Quando um profissional é mencionado e valorizado, acho que tem de ficar contente com isso", disse o jogador, em entrevista ao jornal O Jogo.
Tranquilizando os adeptos do Porto, Álvaro Pereira recusa qualquer arrependimento: "Não levei o que aconteceu como uma frustração, mas como algo lisonjeiro e que me diz que é este o caminho a seguir", justificou.
Recorde-se que o lateral portista renovou até 2016 com os azuis e brancos, com a cláusula de rescisão a manter-se nos 30 milhões de euros. Durante o processo chegou a ser dado como certo no Chelsea pela imprensa britânica. O FC Porto rejeitou as propostas e acabou por premiar o rendimento de Álvaro Pereira com uma melhoria salarial.
"Esta renovação é um incentivo e uma retribuição por tudo o que dou ao FC Porto no dia-a-dia. Não foi fácil superar algumas situações, disseram-se muitas coisas. A verdade é que não só fiquei como ainda acabámos por renovar o vínculo, o que, para mim, é algo transcendente", resumiu o jogador.
Depois de ter sido campeão em Portugal e ter ganho a Liga Europa com o Porto, Álvaro Pereira venceu a Copa América com a selecção uruguaia, e considerou que superou as suas expectativas. Concluiu dizendo que ambiciona estar no Mundial em 2014 no Brasil e que no Porto ainda tem muito a conquistar.

in "dn.pt"

Distinção aplaudida

ENTREGA DO DRAGÃO DE OURO A VILLAS-BOAS ENCANTA OS ADEPTOS


A escolha de André Villas-Boas para receber o Dragão de Ouro de treinador do ano foi quase tão surpreendente quanto o anúncio da sua saída para o Chelsea a poucos dias do arranque da última pré-temporada. Esquecida a “traição”, foi com sentidos aplausos que os notáveis portistas receberam a notícia da distinção ao antigo treinador.
“Não tenho qualquer dúvida: o André Villas-Boas merece e de que maneira este prémio. Contudo, os dirigentes do clube é que estão de parabéns, pois mostraram, desta forma, que conseguiram ultrapassar o ressentimento natural que a traição do treinador provocou”, analisou Rodolfo Reis.
Pedro Marques Lopes também foi ouvido pelo nosso jornal e alinhou pelo mesmo diapasão do antigo jogador, discordando apenas num pormenor: “As reações a quente raramente são boas e, a esta distância desse acontecimento, creio que o André Villas-Boas não traiu o FC Porto. Ele tomou a opção que tinha de tomar e, agora, há apenas que enaltecer a grandeza de espírito que o FCPorto demonstrou ao atribuir-lhe o Dragão de Ouro de treinador do ano.”
in "record.pt"

Beto: «Bracali tem qualidade e é muito experiente»

AVALIZA ESTREIA DO GUARDA-REDES BRASILEIRO


Bracali e Kadú foram os guarda-redes convocados para o compromisso desta tarde, frente ao Pêro Pinheiro. Conforme foi regra com os seus antecessores, Vítor Pereira mostra, desta forma, que também vê na Taça de Portugal o espaço competitivo ideal para os guarda-redes habitualmente suplentes somarem minutos de competição. Dentro desta lógica, o treinador deve conceder a titularidade ao reforço vindo do Nacional, numa opção que agrada a Beto: “Bracali tem qualidade e é muito experiente.”
Em conversa com Record, o guarda-redes que foi emprestado ao Cluj sossega os adeptos portistas no que à rotação na baliza diz respeito e elogia o colega com o qual se treinou durante toda a pré-época. “O FC Porto está muito bem servido de guarda-redes. O Bracali, por exemplo, só chegou agora à equipa, mas já tinha somado muitos minutos de jogo no Nacional da Madeira. Tem muita experiência e vai saber usá-la em prol do coletivo”, analisou o guardião internacional português, concluindo de seguida: “Se não fosse um bom guarda-redes, certamente o FC Porto não o teria contratado.” Visto isto, Helton pode descansar: a baliza ficará bem entregue.
in "record.pt"

A sombra do Atlético em itinerário brilhante

FC Porto não perde uma eliminatória da Taça desde Janeiro de 2007. Foi então travado pelo Atlético Daí para cá tem sido excelente.

O dragão papa-Taças -cinco triunfos nos últimos 10 anos, 8 desde 1977 - inicia hoje a defesa do título com visita ao Pêro Pinheiro e com esta abordagem Vítor Pereira assinala mais uma estreia enquanto treinador principal do FC Porto - debutou na Supertaça portuguesa frente ao V. Guimarães, estreou-se a seguir no Campeonato também apadrinhado pelos vimaranenses, depois disputou a Supertaça Europeia frente ao Barcelona e por fim entrou na Liga dos Campeões com o Shakhtar. Para chegar ao pleno, o técnico dos dragões tem apenas com referência definitiva a Taça da Liga, que vai disputar já no ano de 2012.

Vítor Pereira aposta neste troféu e tem fortes razões para isso, os dragões venceram as últimas três edições da prova e se atingirem o quarto título consecutivo igualam proeza do Benfica assegurada vai para muito tempo, entre finais da década de 40 e início dos anos 50.

A avidez de igualar a histórica proeza encarnada ganha expressão e fica possível graças ao percurso recente e notável do dragão na Taça de Portugal, ao ponto de a última eliminação pura da prova ter acontecido em Janeiro de 2007, quando foi eliminado pelo Atlético. Derrota caseira por 0-1, com Ricardo Quaresma a desperdiçar uma grande penalidade no último minuto de um jogo relativo à quarta eliminatória. 



in "abola.pt"

Dragões doam réplica da Taça de Portugal à Fundação Bobby Robson

O FC Porto vai doar uma réplica em prata da Taça de Portugal, conquistada em 1994, para um leilão da Fundação Bobby Robson, que pretende recolher fundos para a instituição e para a luta contra o cancro da mama.

O leilão decorre até 23 de Outubro através do site sirbobbysbreakthroughball.com e, para além da réplica do troféu conquistado sob o comando de Bobby Robson, vai ser também oferecida uma camisola autografada por todos os elementos do actual plantel do FC Porto.

A taça e a camisola serão entregues ao vencedor do leilão pelo presidente do FC Porto, Pinto da Costa, a 6 de Dezembro, no jogo frente ao Zenit, da Liga dos Campeões.

Bobby Robson, que morreu a 31 de Julho de 2009 após longa batalha contra o cancro, orientou os portistas entre Janeiro de 1994 e Julho de 1996.



in "abola.pt"