quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

«Ainda é cedo para falar de recandidatura» - Pinto da Costa

Um grupo de sócios do FC Porto apresentou esta quarta-feira um movimento que visa sensibilizar Pinto da Costa a recandidatar-se à presidência do clube. O líder dos dragões, porém, diz que ainda é cedo para falar do assunto.

«Falei com o Sr. Fernando Cerqueira, que é o líder desse movimento, e expliquei-lhe que ainda é cedo para falar de recandidatura», começou por dizer Pinto da Costa, em declarações à Renascença.

Até ao final do mandato há ainda 15 meses pela frente e Pinto da Costa preferiu apenas deixar uma garantia: «O que posso dizer é que vou ficar no cargo até ao final, ou seja até abril de 2013. Depois disso, o futuro a Deus pertence.»


in "abola.pt"

Rapid Bucareste quer resgatar Sapunaru

Face às notícias que apontam para a colocação no mercado de Sapunaru, a imprensa romena noticia que o Rapid Bucareste vai tentar garantir o empréstimo do jogador junto do FC Porto.

O jogador ainda esta quarta-feira negou qualquer ligação ao empresário Florin Marea - que disse recentemente estar a tratar de encontrar clube para Sapunaru -, garantindo que qualquer proposta que surja será sempre encaminhada para o FC Porto.

Ora a imprensa romena revela que o patrão do Rapid, George Copos, terá já iniciado contactos com o clube azul-e-branco, tentando o empréstimo do jogador. 

Sapunaru, 27 anos, foi contratado pelo FC Porto precisamente ao Rapid, clube ao qual também foi emprestado no primeiro semestre de 2010, depois de ter sido suspenso no famoso caso do túnel da Luz.


in "abola.pt"

Djalma: «Já esperava ser utilizado»

ANGOLANO DIZ ESTAR A SUBIR DE FORMA



Djalma manifestou a sua satisfação por ter conquistado um lugar no onze do FC Porto. Atualmente ao serviço da seleção angolana, que vai disputar a CAN (21 de janeiro a 12 de fevereiro), o extremo roubou o lugar a nomes como Varela ou Cristiano Rodríguez, logo na época de estreia no Dragão.
"Já esperava ser utilizado no FC Porto. Felizmente, estou a ter oportunidades de jogar e venho com um nível competitivo melhor e pronto para começar a jogar", admitiu Djalma ao "Jornal dos Desportos", que se encontra em Cabinda.
in "record.pt"

"Papelada" leva James e Guarín a Madrid

DUO APROVEITOU PARA ALMOÇAR COM FALCÃO



 foto colocada por James Rodríguez no seu Twitter lançou a dúvida: por que razão Freddy Guarín e o extremo colombiano foram a Madrid? A questão surge num dia em que ambos falharam um treino dos dragões para "tratar de assuntos relacionados com o clube"...
A justificação da viagem à capital espanhola surgiu pela voz do agente de James, em declarações ao "Maisfutebol".
"O James e o Freddy tiveram de ir à embaixada da Colômbia em Madrid. Eles tinham de tratar de alguma papelada para regularizar a situação em Portugal. Trataram do visto de residência, por exemplo", explicou Silvio Sandri.
in "record.pt"

Sapunaru: «Ninguém pode falar por mim»

LATERAL QUER FICAR NO DRAGÃO



Sapunaru saiu a público para desmentir a sua intenção de abandonar o FC Porto e reagindo implicitamente às palavras do agente romeno Florin Manea, que se tem apresentado como agente do defesa-direito.
"Estranho as notícias dos últimos dias, porque não tenho qualquer representante e ninguém pode falar por mim. Acho estranho que surjam pessoas a falar em possíveis propostas. Querem promover-se utilizando o meu nome e o do FC Porto", disse, em declarações reproduzidas no site oficial dos azuis e brancos, notano por fim que, "qualquer convite ou proposta que eventualmente surja", deverá ser encaminhado pelo próprio defesa para a SAD azul e branca.
in "record.pt"

Olympiakos quer resgatar Belluschi

Sabendo que Belluschi não é titular no FC Porto, o Olympiakos vai tentar o empréstimo do argentino com opção de compra no final da temporada.

Bellsuchi foi contratado pelo FC Porto em 2009, desembolsando cinco milhões de euros pelo médio que chegou à Europa proveniente do River Plate para ingressar no Olympiakos. Agora, segundo noticia a Renascença, o clube helénico quer resgatar o jogador para reforçar o plantel orientado pelo espanhol Ernesto Valverde.


in "abola.pt"

Penafiel: acordo por Sérgio Oliveira à espera do FC Porto

Clube quer internacional sub-20


O Penafiel , da Liga de Honra, quer contar com Sérgio Oliveira como reforço de Inverno. O médio dos quadros do FC Porto, vice-campeão do mundo de sub-20 e com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, está descontente na Bélgica e o regresso a Portugal é alternativa. 

Ao Maisfutebol, o presidente do Penafiel confirmou contactos para contar com o jogador de 19 anos por empréstimo. «Está tudo acertado com o empresário, mas ele é jogador do Porto e falta essa parte», referiu António Gomes, dando conta que o negócio espera o aval do FC Porto. 

António Teixeira, empresário do jogador em 2009 se tornou o mais jovem de sempre a estrear-se com a camisola principal do FC Porto (entretanto ultrapassado por Kadu), está a tratar da cedência junto dos dragões.

António Gomes está a par da intenção de Sérgio Oliveira regressar a Portugal: «Tem a namorada em Portugal e está longe da família. Está inadaptado». 

Actualmente cedido aos belgas do Malines, a aventura não está a correr da melhor forma: foi titular apenas uma vez e ainda não completou qualquer jogo. Soma 163 minutos de jogo.

Sérgio Oliveira encontra-se em Portugal ao serviço da selecção e foi decisivo no empate de ontem com a congénere da Eslováquia. Capitaneou a selecção portuguesa sub-20 e apontou o golo da equipa das quinas.

António Gomes ainda não teve qualquer contacto com o jogador e espera fazê-lo depois do próximo compromisso da selecção: «Ainda não falei com ele porque está na selecção. Devo falar amanhã (quinta-feira) depois do jogo». 

Portugal volta a defrontar a Eslováquia esta quinta-feira.

in "maisfutebol.iol.pt"

Steven Defour: «Vamos voltar à liderança»

Médio belga não tem dúvidas: o segundo lugar é um acaso


O F.C. Porto vive uma semana diferente. Incomum. A equipa empatou em Alvalade e deixou de ser primeira. Uma situação rara, de facto. Steven Defour é o primeiro a reconhecer alguma estranheza por esta condição nova. A recepção ao Rio Ave ganha, assim, uma relevância suplementar.

«É muito importante também por isso. Não estamos na frente e queremos lá voltar rapidamente», referiu o internacional belga, durante a superflash desta quinta-feira. Mais do que a vontade, Defour tem mesmo a certeza de que isso vai acontecer. Nem que seja, na pior das hipóteses, na última ronda do campeonato. 

«Sim, vamos voltar a ser primeiros no campeonato. Quando? Espero que não demore muito. No fim temos de estar na frente», sublinhou o centrocampista de 23 anos, contratado ao Standard Liège no último Verão. 

Para o jogo contra o Rio Ave, a titularidade de Steven Defour é um dado praticamente adquirido. João Moutinho vai cumprir um jogo de suspensão, Freddy Guarín continua com problemas físicos e, por isso, Defour fará dupla com Belluschi à frente de Fernando. 

«Vamos ver o que define o treinador. Estou a treinar sem limitações há duas semanas, completamente apto e sinto-me bem. É uma opção do mister.»

Steven Defour soma nove presenças na Liga, quatro delas a titular. O belga marcou um golo nos 5-0 aplicados ao Nacional no Estádio do Dragão. 

Steven Defour: «O Danilo pode fazer vários lugares»

Internacional belga encantado com a qualidade do novo colega


A qualidade de Danilo já convenceu o plantel azul e branco. Steven Defour fez questão de elogiar o internacional brasileiro, agora que já o conhece há quase uma semana. «É mesmo muito bom», assegurou, perante os jornalistas presentes no Centro de Treinos do Olival. 

Aparentemente, Vitor Pereira está a pensar em Danilo para o lado direito da defesa. Pelo menos no imediato. No futuro, a polivalência do jogador pode levá-lo para o meio-campo. 

Em entrevista ao Maisfutebol, concedida em Julho de 2011, Danilo reconheceu que é no sector intermediário que se sente melhor. «Tem grande qualidade e pode fazer várias posições», constatou Steven Defour. 

Na curta conversa com a comunicação social, ainda houve tempo para recordar uma jogada que quase silenciava Alvalade. Tempo de descontos, Steven Defour surgiu pela esquerda, centrou muito bem para James, remate e¿ bola no corpo de Otamendi. Será que o grupo ficou chateado com o argentino? 

«Não, claro que não. Teve azar. É um rapaz excelente», prontificou-se a esclarecer Defour. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Pinto da Costa apresenta Júlio Magalhães no Porto Canal

O jornalista Júlio Magalhães assume a direcção do Porto Canal a partir de 1 de Fevereiro com "liberdade total" garantida por Pinto da Costa.



 
Pinto da Costa apresenta Júlio Magalhães no Porto CanalEsta terça-feira, Júlio Magalhães foi apresentando como director-geral do Porto Canal por Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto, que descreveu o momento com um "acto simples e singelo, mas com grande importância".
Juca Magalhães, como é tratado pelos amigos, assume a nova função no dia 1 de Fevereiro "para gerir uma equipa que quer ir mais longe" e que Pinto da Costa descreveu como "uma equipa à Porto".
O futebol também inspirou o discurso do reforço que não teve dúvidas em considerar que este "é o concretizar de um sonho". "Sinto-me tentado a dizer que estou sentado na cadeira do sonho. Não é, mas é quase", acrescentou o jornalista.
A partir deste mês, Júlio Magalhães passa a ficar ligado "ao clube do coração e que é uma das poucas marcas de êxito em Portugal".
O convite da SAD portista para assumir o cargo de director-geral do canal de televisão detido pelo clube azul e branco "não teve a ver com cifrões, mas com o coração e com o amor pela cidade do Porto", frisou Júlio Magalhães.

Para ele, "não foi uma decisão fácil". Afinal, "tinha uma boa posição e notoriedade num canal generalista", mas deixou-se levar pelos "desafios novos e difíceis" mais perto de casa.
Da parte de Pinto da Costa, Juca teve a garantia "de independência e liberdade total para fazer um digno à cidade do Porto".
Júlio Magalhães não falou de números, mas garantiu que não tem qualquer cláusula de rescisão, preferindo "confiar na sorte. "Portanto não vou ganhar nem mais, nem menos do que na TVI", concluiu.

in "jn.pt"

Decacampeões só sabem vencer

O FC Porto Império Bonança ultrapassou mais um obstáculo e continua 100 por cento vitorioso nesta época. No rinque da bem organizada Física, actual quarta classificada, os Dragões impuseram-se por 6-3, com Reinaldo Ventura a apontar quatro golos. Estão decorridas 11 jornadas e o FC Porto soma 11 vitórias.

Caio marcou logo aos dez segundos e, na marca dos dois minutos, Pedro Moreira fez o 2-0. Os azuis e brancos foram para o intervalo a vencer por 3-1 e chegaram ao 6-1 aos 37 minutos. Depois, apenas foi preciso gerir a vantagem.

O FC Porto Império Bonança, comandado por Tó Neves, alinhou e marcou: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira (1), Reinaldo Ventura (4), Caio (1) e Pedro Gil. Jogaram ainda: Nélson Filipe (g.r.), Filipe Santos, Gonçalo Suíssas, Nélson Pereira e Tiago Santos.

in "fcp.pt"

Dragões admitem chegar até à FIFA

Danilo está inscrito na Liga, como O JOGO ontem adiantou, mas a tomada de posição dos advogados do Santos, adiando a emissão do certificado internacional, deixou os dragões em alerta e prontos para tomar medidas. Insistindo que o reforço está pago e que as condições do contrato entre os clubes são claras, a SAD admite ir até à FIFA para desbloquear o detalhe que prende, neste momento, a estreia do lateral.
Na segunda-feira, o FC Porto acedeu ao Transfer Market Service (TMS) para validar a transferência de Danilo. O processo é rápido e depende de um clique, correspondendo à vontade da FIFA em contornar as sempre morosas trocas de certificados internacionais entre federações.
Ora, o Santos parece interessado em protelar a estreia do jogador pelos dragões, num processo que é entendido pela SAD como uma retaliação para com os empresários que gerem os interesses do internacional brasileiro. A direcção de Luiz Álvaro Ribeiro está em choque com o Grupo DIS, que ainda tem interesses no clube, entre os quais o médio Paulo Henrique Ganso.
FC Porto e Danilo estão no meio da guerrilha, mas não ficarão para avaliar os estragos. O clube diz-se cumpridor (já pagou os 13 milhões da transferência na totalidade) e o jogador vê a ameaça do arrastamento do processo como uma afronta pessoal. É bom lembrar que a vontade dos dragões era que Danilo se apresentasse logo em Julho, em consonância com aquele que também era o desejo do próprio lateral, que chegou mesmo a manifestá-lo a O JOGO.
A contratação foi adiada por comum acordo, mas sem cláusulas que permitem arrastar o caso para além de Janeiro. Acreditando na boa-fé do Santos, o FC Porto continua convencido de que o certificado será emitido entre hoje e amanhã, permitindo a Danilo ser opção contra o Rio Ave, por muito que a titularidade deva continuar reservada para Maicon.
Contudo, a SAD conhece os prazos e não ficará de braços cruzados se o Santos não emitir o certificado até ao final da semana. Aí, a FIFA será chamada a pronunciar-se.


Passos até ao certificado provisório

O Santos tem até segunda-feira, dia 16, para confirmar a emissão do certificado internacional de Danilo. Ao 8º dia após a abertura do processo já os dragões podem solicitar que as federações e a FIFA averiguem o que adia a emissão do mesmo. Em caso extremo, e ao cabo de 30 dias, será a própria FIFA a emitir um certificado provisório que permita a Danilo jogar. Ao cuidado do Santos: as multas são pesadas...

João Vicente Gazolla

"Presidente decide"

O FC Porto aguarda que o Santos valide a transferência de Danilo através do TMS (Transfert Market Service), situação que só deverá verificar-se na próxima semana, conforme explicou a O JOGO João Vicente Gazolla, advogado do clube brasileiro. "O presidente é que decide e ele pediu para aguardar pelo seu regresso de férias, que deverá acontecer no início da próxima semana", comentou. Gazolla não quis relacionar esta demora na validação da transferência com o milhão de euros que Luiz Álvaro Oliveira, presidente do Santos, veio a público reclamar recentemente, no âmbito da transferência de Alex Sandro para o FC Porto. "Não sei precisar o que pode estar na origem desta situação", garantiu, recusando a ideia de braço de ferro entre os dois clubes: "Não é retaliação por nada, nem nada que se pareça, ainda para mais com um clube irmão como o FC Porto. Mas enquanto não tivermos ordens do presidente não podemos fazer nada".
Por esclarecer está ainda a versão que o advogado diz ter entre mãos, relativamente ao contrato de Danilo. "O documento legal que tenho diz que Danilo tem contrato com o Santos até Junho de 2012. Mas só com o regresso do presidente é que poderemos esclarecer tudo", concluiu.

in "ojogo.pt"

MERCADO

Goleadores de Inverno são perseguição antiga


De goleadores instantâneos a autênticos flops, passando por reforços anunciados mas que nunca o chegaram a ser. A história do mercado de Inverno é relativamente recente (tem 18 anos), mas ainda nos remete para o futebol pré-Bosman e com vitórias a dois pontos. Não é de agora que o FC Porto procura golos, numa investida que se repete desde 1993, ano em que contratou Drulovic ao Gil Vicente, tornando-se assim no primeiro grande do futebol português a aproveitar o mercado intermédio.
O então jugoslavo, também pretendido pelo Benfica, marcou 13 golos em meia-época, insuficientes porém para que o FC Porto de Bobby Robson impedisse o título das águias. Também McCarthy (13 golos) foi um trunfo tardio em 2001/02, mas que, tal como Drulovic, se revelou valioso em épocas futuras. Na perspectiva da utilidade imediata, Adriano (7 golos em 2005/06) não tem paralelo, sendo decisivo para a dobradinha conquistada por Co Adriaanse.
Mas estas são as histórias felizes, porque pelo meio há completos erros de casting, prova de que o mercado de Inverno é um último recurso para retocar as imperfeições de um plantel. Este ano, como no passado, a lacuna está detectada, mas Janeiro é um mês de inflação, de portas fechadas e de alvos descartados porque não podem ser inscritos por outra equipa na UEFA.
Com o foco bem direccionado para o ataque, o FC Porto já garantiu, porém, a chegada de Danilo (contratado desde o Verão), pelo que não será esta a terceira temporada sem reforços de Janeiro. As excepções à regra que diz que o FC Porto está sempre no mercado aconteceram em 1994/95 (Robson) e 2010/11 (Villas-Boas).


O barato que se vende caro

Antes de Danilo, o último reforço de Inverno do FC Porto tinha sido David Addy, ganês que partilha com Iván Kaviedes o facto de nunca ter vestido a camisola azul e branca na Liga. Há, porém, casos de sucesso absoluto. Cissokho será o mais flagrante, mas convém não esquecer que Deco foi contratado ao Salgueiros no mercado intermédio de 1998/99, iniciando um percurso memorável. Doriva, McCarthy e Anderson foram outros dos reforços lucrativos...


TOP

McCarthy

13 GOLOS/12JOGOS
Marcou para a Taça com Octávio, foi para a CAN e voltou já com Mourinho. Média de luxo, mas que não deu títulos...

Drulovic

13 GOLOS/31 JOGOS
Em 1993/94, havia mercado em Dezembro e em Março. Drulovic chegou a tempo de fazer 31 jogos e marcar 13 golos.

Adriano

8 GOLOS/18 JOGOS
Adriaanse não convencia em 2005/06 e o melhor marcador era um médio (Lucho). Eis que Adriano resolve a Liga e a Taça...


FLOP

Kaviedes

0 GOLOS/1 JOGO
Chegou com McCarthy do Celta, mas não conseguiu mais do que alguns minutos num jogo da Taça, contra o Braga.

Renteria

0 GOLOS/6 JOGOS
Craque no Inter de Porto Alegre, o seu momento mais célebre no FC Porto foi um golo que deixou fugir na Luz. Está no Santos...

Pitbull

0 GOLOS/7 JOGOS
Goleador no Grémio, seria a resposta para a seca de golos de Fabiano, Derlei, McCarthy e Postiga. Mais do mesmo...

Fucile: agora é a vez do Milan

Depois da Juventus, da Lázio, do Roma, do Chelsea, do Liverpool... agora o Milan. Segundo a Imprensa italiana de ontem, os rossoneri estão a estudar a hipótese de avançar com uma proposta. A julgar pelas notícias não faltam interessados - e que interessados - em Fucile. O lateral portista está de saída do Dragão e o seu empresário, Pablo Tomaduz, chega no final da semana para reunir com a SAD e definir o futuro do uruguaio.

Bolton pisca o olho a Iturbe

Segundo a edição de ontem do jornal britânico "The Mirror", o Bolton está interessado em Iturbe, o jovem craque que chegou esta temporada ao FC Porto, proveniente do Cerro Porteño. Atento à pouca utilização no Dragão - tem apenas dois jogos - o Bolton estaria disponível a receber Iturbe por empréstimo até final da época. Um cenário que não passa de um rumor de mercado e que o FC Porto dificilmente aceitaria.


Peñarol interessado em Cebola

Cristian Rodríguez pode estar a um passo de representar o clube do coração. Ontem, Osvaldo Giménez, director-desportivo do Peñarol, revelou estar a tentar recrutá-lo. "Estamos a falar com o FC Porto, mas eles não o querem emprestar. É um jogador muito caro", declarou Giménez. Depois do West Bromwich ter demonstrado interesse no uruguaio, a Lázio também está a seguir os desenvolvimentos do processo Cristian Rodríguez, que termina contrato com os azuis e brancos, em Junho.

in "ojogo.pt"

Rio Ave para chegar aos 50 jogos sem perde

Braga, o jogador, não o clube, foi o responsável pela última derrota do FC Porto no campeonato na condição de visitado. Se não perderem com o Rio Ave, no sábado, os portistas atingem o número redondo de 50 jornadas seguidas no Estádio do Dragão sem entregar os três pontos. Foi a 25 de Outubro de 2008 que o Leixões surpreendeu os azuis e brancos, então orientados por Jesualdo Ferreira, por 3-2. Um resultado que não impediria a conquista do título.
Feitas as contas, são mais de três anos sem perder diante dos seus adeptos na Liga. Quase 39 meses ou, se preferirem, 1176 dias. Isto no sábado, dia do jogo com a equipa de Vila do Conde.
Depois de ter igualado, em Alvalade, o recorde interno de invencibilidade em jogo seguidos na Liga (53), o FC Porto propõe-se a conseguir mais um feito. Nos 49 jogos desta série, a equipa cedeu apenas 10 empates, tendo marcado 121 golos (média de 2,46) e sofrido apenas 33.
Mais: passando incólume nesta jornada, o FC Porto fica a apenas dois jogos de "apanhar" o Benfica de John Mortimore, a equipa que mais tempo esteve sem perder em Portugal.


Recorde absoluto é Real

O feito que o FC Porto pode alcançar no sábado é assinalável, mas perde algum valor se comparado com o que já foi atingido por essa Europa fora. O Real Madrid detém o recorde absoluto de invencibilidade caseira em jogos do campeonato com umas impressionantes 121 jornadas, entre 1957 e 1965. Em Inglaterra, com a ajuda de José Mourinho, o melhor registo é do Chelsea, com 86 jogos sem perder. Em Itália, o Torino esteve 88 partidas a somar pontos.

in "ojogo.pt"

Prediger desvinculou-se e assinou pelo Colón

Prediger conseguiu a desvinculação do FC Porto e vai assinar contrato com o Colón. O argentino que chegou ao Dragão em 2009, por 3,3 milhões de euros e com um contrato de quatro anos, nunca se adaptou ao clube e acabou emprestado sucessivamente ao Boca Juniors e ao Cruzeiro, antes de se fixar no Colón. Os argentinos chegaram agora a acordo com o FC Porto, que aceitou a desvinculação. Os azuis e brancos abrem mão do jogador e de todos os encargos que tinham, em troca de metade dos direitos sobre Prediger.


in "ojogo.pt"

Guarín às ordens, Fucile de baixa

Guarín foi considerado apto pelo departamento médico do FC Porto e é opção confirmada para a recepção ao Rio Ave, no sábado (20h30). Uma excelente notícia para Vítor Pereira que, assim, garante uma alternativa aos dois médios que serão titulares: Belluschi e Defour. O colombiano está sem competir há mais de dois meses - fez 18 minutos em Olhão no início de Novembro - e, como tal, terá de se contentar com o banco de suplentes. Recorde-se que Vítor Pereira não poderá contar com João Moutinho para o encontro com os vila-condenses devido a acumulação de amarelos.
Saiu Guarín, entrou Fucile na enfermaria do Olival. O lateral, que estará de saída do FC Porto, acusou uma tendinite no joelho direito, limitando-se a realizar tratamento. Igualmente ausente da sessão de ontem, para além do angolano Djalma, esteve Cristian Rodríguez que, devidamente autorizado, se deslocou a Montevideu, capital do Uruguai, para o funeral da avó.
Para compensar estas baixas, Vítor Pereira chamou o médio Ebo, dos sub-19, e o guarda-redes dos sub-17, João Costa. O plantel portista volta ao trabalho esta manhã (10h30). Antes, um jogador faz a antevisão do jogo.

66 Dias sem competir

Guarín foi um dos elementos mais utilizados por Villas-Boas na época passada, mas tem sido fustigado por lesões na actual campanha, tendo, por isso, passado para segunda opção. Soma apenas 610 minutos e já não compete desde o dia 5 de Novembro.

12 Jogos de Fucile

Começou a época a titular indiscutível, mas uma série de exibições menos conseguidas afastaram-no do onze e, mais tarde, até dos convocados. O último jogo foi em Chipre, a 1 de Novembro. Por isso, a solução deve passar pela saída do FC Porto.

A PRIMEIRA VEZ DE...João Costa

Um "Andorinha" que já voa bem alto

João Costa ainda não completou 16 anos, mas já está no FC Porto há oito. Natural de Barcelos, foi descoberto bem cedo no Núcleo Desportivo "Os Andorinhas" e tem tudo para se tornar numa referência das balizas nacionais a breve prazo. Já é internacional sub-17 e, mais do que isso, o facto de ter sido inscrito pelo FC Porto na Liga dos Campeões, na Lista B, revela na perfeição a esperança que o clube deposita nele. O "Andorinhas", como é conhecido numa alusão ao clube onde iniciou a carreira, vive na casa do Dragão, está em idade de crescimento e já mede 1,84 m, pelo que será um gigante entre os postes. Ontem, treinou pela primeira vez ao lado de Helton, Bracali e Kadú.

NOME COMPLETO: João Paulo Santos da Costa
IDADE 15 anos (2/2/1996)
ALTURA 1,84 m PESO 67 kg
POSIÇÃO Guarda-redes CLUBES Os Andorinhas e FC Porto

Podia ter feito história

Se tivesse sido utilizado na Champions tornar-se-ia no mais jovem de sempre, batendo Lukaku que se estreou com 16 anos e 200 dias

in "ojogo.pt"

Cristian Rodríguez só sai a título definitivo

EMPRÉSTIMO ESTÁ COLOCADO DE PARTE



Não vai continuar no plantel do FC Porto na próxima época, mas nem por isso a SAD abre mão de Cristian Rodríguez, a cinco meses do final do contrato. Está, portanto, colocada de parte a possibilidade de empréstimo, cenário desejado pelo Peñarol e West Bromwich Albion, dois dos clubes interessados nos seus serviços.
Os dragões admitem libertar o internacional uruguaio neste período de transferências, mas apenas a título definitivo, decisão pouco apelativa para o mercado, face à proximidade do final da ligação contratual. Nenhum emblema estará disponível para pagar um valor que compense, ainda que de forma quase simbólica, o FC Porto pela perda de um jogador que ainda poderá dar alguma retorno desportivo na presente campanha.
in "record.pt"

Maratonista em potência

DANILO CONTABILIZOU 5.722 MINUTOS O ANO PASSADO



Danilo não pára. O brasileiro já conheceu os cantos à sua nova casa e prepara-se agora para a competição. Quando se encontrar nas condições físicas ideais – recuperado do pequeno período de férias que gozou em dezembro último –, o novo número 2 portista poderá começar a correr atrás da bola. E que ninguém conte com o cansaço do antigo jogador do Santos, que ao longo do ano passado participou nuns impressionantes 67 encontros oficiais, somando 5.722 minutos!
A contabilidade desta autêntica maratona de Danilo divide-se entre os compromissos do Peixe e da seleção Sub-20 do Brasil. A nível interno, só no campeonato estadual de São Paulo e no Brasileirão jogou 36 partidas, às quais se somam, já na esfera internacional, 14 encontros na Taça dos Libertadores e mais dois no Mundial de Clubes, disputado no último mês e que o Santos perdeu na final com o Barcelona.
in "record.pt"

«Estou tranquilo, à espera» - Jackson Martínez

Apontado como alvo do FC Porto para reforçar a frente de ataque na presente abertura do mercado de transferências, Jackson Martínez voltou a ser notícia devido ao alegado interesse do Liverpool. 

O avançado colombiano, em declarações prestadas à imprensa mexicana, mostrou-se orgulhoso por suscitar o interesse de vários clubes, mas preferiu jogar à defesa: 

«Para mim é uma alegria sempre que vejo notícias sobre equipas interessadas em mim, mas por agora tenho contrato com o Jaguares. As coisas têm o seu tempo e sempre disse, desde que aqui cheguei, que só sairei quando houve uma oportunidade clara para tal. Por isso, só Deus sabe quando vou sair.»

«A minha saída acontecerá no dia que tiver de acontecer. No final de cada torneio surgem sempre especulações, mas a verdade é que continuo aqui, tranquilo, à espera», acrescentou Martínez, que fez questão de dizer que não recebeu qualquer proposta concreta. «O meu representante informa-me de tudo e podem também falar com ele. Mas não existe nada de claro», vincou.


in "abola.pt"