quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Prediger quer jogar no Colón: «Falta a autorização do Porto»

Médio defensivo não tem sido feliz no empréstimo ao Cruzeiro


Sebastián Prediger espera selar o seu regresso ao Colón de Santa Fé nas próximas horas. O médio argentino já aceitou a proposta do seu antigo clube, aguardando pelo sinal verde do F.C. Porto para novo período de empréstimo.

F.C. Porto, Boca Juniors e Cruzeiro de Belo Horizonte. Três clubes, três países, poucas oportunidades. Prediger não quer perder mais tempo e espera voltar a ser feliz no mesmo clube que o vendeu aos dragões. 

«Obviamos, posso demorar um pouco porque não tenho jogado de forma contínua nos últimos meses. Mas nunca deixei de treinar. Se não joguei nos clubes por onde passei, foi porque os treinadores consideraram que havia outros 11 que estavam melhor para jogar», começou por dizer.

Prediger foi emprestado ao Cruzeiro de Belo Horizonte, mas voltou a encontrar pouco espaço para jogar, desta vez no Brasil. O clube admite libertar o jogador para o regresso à Argentina. Falta o F.C. Porto.: «Nesta altura, as partes estão a aproximar-se e a minha chegada ao Colón pode ser uma realidade. Só não gosto de o dizer abertamente porque ainda não está confirmado. Mas a sensação é muito boa, sou adepto do Colón e isso é especial.»

«Conversei com o Colón e acertei com eles, da minha parte. Agora preciso da autorização do F.C. Porto e faltam outros detalhes que são importantes para finalizar a operação. Não está feito, mas espero que tudo se resolva nas próximas horas», concluiu o médio defensivo.


in "maisfutebol.iol.pt"

Mariano e a renovação: «Dependerá do que acontecer nestes meses»

Extremo argentino do F.C. Porto espera ser inscrito em Janeiro


Mariano González está parado há nove meses. Na recta final da época passada, contraiu uma grave lesão, seguindo depois numa longa travessia no deserto. O F.C. Porto venceu sem ele, o argentino apladiu, esperando agora ser parte activa do sucesso dos dragões dentro das quatro linhas.

«Encarei a época com expectativa, devido à mudança de treinador, que traz motivações diferentes. O grupo trabalhou muito bem, da forma como o treinador queria e atingiu os seus objectivos. A nível pessoal, tive de estar de fora, mas gostei de ver a equipa a jogar e a vencer», começou por dizer, nesta quarta-feira, à margem de um treino com crianças no Vitalis Park, na Constituição.


Sem rodeios, Mariano González falou sobre o longo afastamento dos relvados: «Não sei se a equipa está à minha espera, mas espero jogar. Sei que os meus companheiros desejam o melhor para mim, quero estar preparado para o resto da época e espero ter oportunidade de entrar em campo.»



«Fiquei muito contente com as palavras do treinador. O treinador está a ajudar-me muito, o departamento médico está sempre em cima de mim, os meus colegas também estão sempre a puxar por mim, isso é importante», acrescentou.



«Meses mais difíceis da carreira»



André Villas-Boas já deu o aval à inscrição do argentino em Janeiro. Mariano aceitou a decisão no início da época, face à incapacidade física para competir. Agora, espera pela sua vez. «Estou muito ansioso. Tenho desfrutado da minha família, até porque tenho estado muito mais tempo em casa. Mas quero jogar, quero voltar à minha vida. Foram os meses mais difíceis da minha carreira, é muito complicado para um jogador», desafaba.



«No dia 22, fizeram nove meses de ausência. É muito tempo para um jogador. Mas tive de aceitar, sabia que ia demorar. A recuperação demorou seis ou sete meses, mas entretanto surgiu outro inconveniente e estamos a tratar de resolvê-lo. Aceitei e agora espero voltar», frisa um dos elementos mais antigos no plantel.



Mariano termina contrato no final da época. Naturalmente, a sua evolução nos próximos meses será importante para a decisão sobre a continuidade do jogador de dragão ao peito. O argentino tem consciência disso mesmo: «Estou muito bem aqui, adaptado e a minha família também. Gosto da cidade, gosto de tudo. Temos falado muitas vezes com o clube e dependerá do que acontecer agora nestes meses. As conversas estão em aberto, já estamos comprometidos há muito tempo, por mim estou disponível para continuar, mas dependerá dos interesses das duas partes.»



«Ainda falta muito para me retirar»



O extremo tem procurado incentivar os seus companheiros de equipa, torcendo por fora. «Cada domingo era muito difícil para mim. Mas custou-me especialmente falhar um jogo em particular, que foi a Supertaça. Mas felizmente, vencemos e conseguimos mais um título», lembrou.



Mariano vai enfrentar forte concorrência no regresso à competição. Os flancos do F.C. Porto podem ser preenchidos por Hulk, Varela, Cristian Rodriguez, Ukra ou James. Um enorme desafio: «É um desafio, a concorrência é forte. O Cristian Rodriguez e o Silvestre Varela estão lesionados mas é importante ter várias soluções. Depois, depende do treinador. Vai ser muito difícil, até porque não tenho ritmo de competição, mas vamos todos lutar pelos objectivos.»



Na recta final de uma conversa franca com os jornalistas, o jogador de 29 anos foi ainda confrontado com o futuro a médio prazo. Será que Mariano gostaria de integrar uma equipa técnica do F.C. Porto, quando pendurar as chuteiras?



«Ainda não me quero retirar. Quero fazer parte desta equipa, ainda não decidi se vou ser treinador no futuro ou não. Mas às vezes vejo o Pedro Emanuel, a dedicação e o trabalho que ele faz, e dá-me inveja. De qualquer forma, ainda falta muito para isso, espero é ajudar dentro do campo», concluiu Mariano González.



Mariano: «Não imaginava tantas vitórias em tão pouco tempo»

Extremo argentino ter torcido pelo sucesso do F.C. Porto sem jogar


Mariano González tem sido um adepto especial do F.C. Porto. Afastado dos relvados há nove meses, o extremo argentino trabalha diariamente com o grupo e torce pelo sucesso da formação orientada por André Villas-Boas. Contudo, não esperava um arranque tão fulgurante dos dragões.

«Sabia que estávamos a trabalhar muito bem, mas não imaginava que conseguiríamos tantas vitórias, tantos objectivos em tão pouco tempo. O objectivo é manter, obviamente, essa invencibilidade. Esperamos continuar assim, conseguir mais vitórias e mais títulos», começou por dizer, à margem de um treino com crianças no Vitalis Park, na Constituição.

O F.C. Porto encerrou o ano de 2010 com um registo impressionante. Líder na Liga, firme na Europa, ainda com a Taça de Portugal e a Taça da Liga em aberto. Mariano González garante que os dragões não descuram qualquer objectivo: «Tentar ganhar todas as competições, a Liga, a Taça, a Liga Europa.»

Ouro sobre azul. André Villas-Boas chegou, viu e venceu. Tanto que foi premiado com a renovação de contrato, por mais uma época. O grupo de trabalho aplaude a decisão de Pinto da Costa.

«Pareceu-me muito bem. O treinador, se calhar, não precisava de tanta confiança, mas é sempre bom receber mais confiança. Está tudo a correr muito bem e parece-me uma bela decisão do clube», diz Mariano González.

O extremo argentino foi ainda questionado sobre as principais armas do F.C. Porto nesta primeira metade da época. Mariano fez uma análise alargada aos seus companheiros de equipa.

«O João Moutinho está a um nível impressionante, esperava de Hulk e Belluschi o que estão a dar, Falcao está a repetir a grande época do ano passada. Mas para além dessas figuras, existe um grupo de jogadores com trabalha muito bem. O Castro, por exemplo, é um profissional exemplar, o Ukra tem uma qualidade acima da média, o James tem um talento que não se vê todos os dias. Não posso nomear todos, senão ficaria aqui a falar muito tempo», rematou, entre sorrisos.



in "maisfutebol.iol.pt"

OLEGÁRIO BENQUERENÇA DIRIGE FC PORTO-NACIONAL

Olegário Benquerença, de Leiria, é o árbitro nomeado para dirigir o FC Porto-Nacional, jogo da primeira jornada do Grupo A da terceira fase da Taça da Liga, agendado para as 18h00 de domingo, no Estádio do Dragão.

O árbitro leiriense será auxiliado pelos assistentes João Santos e Luís Marcelino.


in "fcp.pt"

Varela e Fernando à vista

NÃO DEVERÃO DEFRONTAR NACIONAL

Varela e Fernando estiveram à vista nos minutos iniciais do treino realizado esta manhã pelo plantel do FC Porto, embora os dois jogadores não tenham integrado a sessão de trabalho juntamente com os restantes companheiros.
Extremo e médio ainda estão condicionados e não deverão defrontar o Nacional, para a Taça da Liga, no próximo domingo.
Quanto a Beto, Cristian Rodríguez e Falcão ficaram ao cuidado do gabinete clínico. James Rodríguez também não esteve no relvado devido a síndrome gripal.
Para colmatar a ausência de tanta gente, André Villas-Boas chamou três jogadores da equipa de Sub-19: o guarda-redes Maia, o defesa Christian e o avançado Pipo.
Refira-se que os dragões agendaram para sábado, dia de Ano Novo, um treino à porta aberta no Estádio do Dragão, às 15 horas.
in "record.pt"

Mariano González poderá ser útil até ao final da temporada, diz ex-médio Jaime Magalhães


Mariano González terá grandes dificuldades em entrar de imediato no onze do FC Porto, mas poderá ser muito útil até ao final da temporada. O ex-médio Jaime Magalhães afirma que a sua qualidade técnica faz dele um excelente reforço de Inverno.


Para Jaime Magalhães Mariano González é um jogador com uma qualidade técnica assinalável. Mas os elogios do ex-médio não ficam por aqui.
Com muito campeonato para jogar Mariano González será mais um para que o FC Porto continue a ganhar, considera ainda Jaime Magalhães.


Ouça aqui a entrevista

in "tsf.pt"

Pinto da Costa: «A outra vitória foi-se...»

Pinto da Costa esteve ao lado de André Villas-Boas para assegurar a renovação de contrato com o jovem treinador português, mas não perdeu a oportunidade de fazer aquilo que melhor sabe – provocar os rivais. No Salão Pedroto do Estádio do Dragão, o líder dos azuis e brancos foi direto ao assunto, declarando que na sua “casa” os votos de confiança são a valer.
"Ultimamente temos visto nos outros clubes coisas que não temos encontrado no nosso. Uma delas, e é bem importante, são derrotas que felizmente ainda não sofremos. E votos de confiança a treinadores que têm contrato. Nunca consegui compreender como a uma pessoa que tem contrato e em quem se confia se vem dar um voto de confiança, seja a que pretexto for", explicou.
E continuou: “Um voto de confiança só tem realmente significado quando não se tem confiança. Então tem de se enganar o povo e, para mostrar que essa desconfiança não existe, dá-se um voto de confiança".
"Para mim só existe uma maneira de dar um voto de confiança: a quem tem contrato renovar-lhe o contrato, ampliando-lhe o tempo de trabalho numa prova cabal da confiança", rematou.
E no final, mais do mesmo, desta feita com olhos postos na águia Vitória, uma das estrelas dos últimos dias no futebol português: "O nosso compromisso com a vitória é cada vez maior, porque a outra vitória foi-se."
in "record.pt"


Muralha de aço

VILLAS-BOAS EXIGIU A CONTINUIDADE DE TODA A SUA EQUIPA TÉCNICA


André Villas-Boas é que subiu ao palanque, mas Pinto da Costa englobou toda a estrutura de apoio ao técnico no processo de renovação que ontem ficou concluído com o alargamento do vínculo até 2013. Para além dos pormenores contratuais que o líder da equipa aceitou rever, ficou desde cedo estipulado que Villas-Boas queria reforçar também a ligação dos seus adjuntos à casa, o que até compreendia um caso particular, como é o de Wil Coort.
É que o holandês que treina os guarda-redes transita das anteriores equipas técnicas (transversal a Co Adriaanse e Jesualdo Ferreira), tendo sido enquadrado pela SAD na estrutura do projeto Visão 611, que lhe assegurou um contrato até final da época em curso. Agora, e ao contrário do que sucedeu com os colegas, Wil Coort acrescentou duas temporadas ao seu vínculo e, se o completar, vai somar um total de oito épocas no Dragão.
Quanto a Vítor Pereira, José Mário Rocha e Pedro Emanuel, a SAD limitou-se a acompanhar o acerto feito relativamente ao chefe de equipa, garantindo a permanência destes elementos na estrutura azul e branca até junho de 2013. E se o antigo capitão é um ativo da casa, onde abraçou a carreira de treinador mal arrumou as chuteiras (em 2009), é bom referir que José Mário Branco acompanha Villas-Boas desde a Académica, tendo sido o único elemento contratado por sua indicação.
Vítor Pereira, como se sabe, é um adjunto devidamente avalizado pelo treinador, mas que tem uma ligação forte à casa e que surgiu como opção por iniciativa de Pinto da Costa e Antero Henrique, os rostos do futebol portista.
Resta referir que o elemento menos mediático da “task force” de Villas-Boas, o observador Daniel Sousa, mereceu também uma revisão do seu vínculo. Este jovem licenciado em Desporto tem ganho destaque em função dos elogios do líder técnico.
in "fcp.pt"

Promessa cumprida no salto que se adia

PERFIS QUE SE ENCONTRAM


É ingénuo pensar-se que o que conquista em Villas-Boas é o seu registo nas conferências, a sua postura no banco ou a forma agressiva como defende o FC Porto. A marca de um treinador são as vitórias que consegue e é isso que tem dado amplo destaque internacional ao antigo observador de José Mourinho.
A assinatura de um novo contrato vai de encontro às promessas de amor feitas. De um lado, um presidente que renovou a fórmula do sucesso. Do outro, um jovem treinador que quer deixar marca no seu clube do coração antes de partir à conquista de outros palcos.
Para além do rendimento da equipa, Villas-Boas tem marcado este seu arranque de carreira com uma postura vincada e intransigente na defesa do FC Porto. É ele quem dá o peito às balas, insurgindo-se publicamente contra os “adversários” (Benfica, Jesus, Costinha, árbitros, Vítor Pereira...) e ditando a atualidade mediática.
Um perfil que se projeta internacionalmente, motivando amplo interesse em torno deste percurso ímpar. Vários media internacionais têm dado à estampa peças sobre este promissor técnico português, tendo até já surgido rumores que o associavam ao Inter Milão. Villas-Boas faz o seu nome na praça, mas está na Invicta para ficar e para ganhar.
in "fcp.pt"

Renovação de Fucile adiada, mas segura

Ainda não foi ontem que Fucile formalizou o novo contrato com o FC Porto, que será válido até 2014, mas, segundo fontes contactadas por O JOGO, está tudo alinhavado e o processo é mesmo para concluir brevemente. A data de ontem tinha sido avançada pelo empresário Pablo Tomaduz quando, há dias, foi confrontado por O JOGO com um alegado interesse do Liverpool no uruguaio. Contactado ontem para actualizar a situação, o empresário desculpou-se primeiro com "uma reunião", não voltando, depois, a atender o telefone. Em todo o caso, terá sido a renovação com a equipa técnica a adiar mais algum tempo a formalização de um acordo que está fechado. Fucile vai mesmo prolongar o contrato até 2014. Apesar de não jogar sempre, porque Sapunaru conquistou a confiança de Villas-Boas, o lateral uruguaio tem alternado com o romeno no onze e continua a ser um jogador cobiçado no mercado europeu, à conta das exibições efectuadas no último Mundial, que, de resto, espicaçaram as notícias recentes sobre a possível saída em Janeiro.


Sapunaru e Belluschi, outros dossiês que já estavam em andamento e continuam na mesa

A par do interesse do FC Porto em renovar com Falcao, de que O JOGO já deu conta, houve outros dossiês enumerados nos últimos meses que continuam em andamento: são os casos das renovações com Belluschi ou Sapunaru. O empresário do romeno, ontem citado, dava conta do interesse dos dragões em comprar a totalidade do passe do lateral e garantia que tem viagem marcada para Portugal para formalizar o novo contrato.

in "ojogo.pt"

Roberto Canella: "FC Porto? Não ouvi nada..."

No último defeso, quando Castro foi associado ao Gijón, surgiu o nome de Roberto Canella como hipótese para fazer o trajecto inverso: das Astúrias para o Dragão. Internacional espanhol pelas camadas jovens (dos sub-19 aos sub-21), o lateral-esquerdo foi apontado como alvo dos portistas, algo que ontem, por conta do ressurgimento do nome de Castro como aposta do clube espanhol, voltou a ser recordado. Contactado por O JOGO, Canella sabia apenas metade da história. "Aqui comenta-se que André Castro pode chegar", disse. "Sobre o interesse do FC Porto em mim não ouvi nada".

Confrontado com a hipótese de rumar a Portugal, que no último Verão chegou a ser muito comentada, a par de um suposto interesse do Real Madrid, Canella driblou como pôde o assunto. "Não quero estar a dizer se me agradaria ou não porque essa hipótese nunca me foi colocada".
Produto das camadas jovens do Gijón, Roberto Canella é tido como um dos mais promissores defesas espanhóis, embora este ano tenha sido apenas utilizado em quatro jogos. Aparentemente, o lado esquerdo do FC Porto estará bem apetrechado, já que Álvaro Pereira é titular indiscutível e ainda há Emídio Rafael, nos últimos dias associado a um alegado interesse do Braga.


B.I.

Roberto Canella
Nacionalidade: Espanhol
Data de nascimento: 07/02/1988 (22 anos)
Posição: Lateral-esquerdo
Altura: 1,80 metros
Peso: 70 Kg
internacionalizações: Selecções de sub-19; sub-20 e sub-21
Clubes anteriores: Sporting Gijón B, e Sporting Gijón.
Estreou-se em 2005 na segunda equipa do Gijón, tendo transitado no ano seguinte para o plantel principal. Embora não seja a missão principal em campo, marcou o primeiro golo a 5 de Outubro de 2008, num jogo contra o Maiorca.

Falcao regressou ainda lesionado

Não faltou ninguém no regresso ao trabalho. Depois de uma semana de férias, os 26 jogadores do plantel apresentaram-se no Olival, pela tarde, apesar de parte significativa dos sul-americanos ter chegado à cidade do Porto ainda durante a manhã de ontem. Não houve atrasos, mas houve boa disposição e histórias para contar. Os primeiros minutos da sessão foram reservados para pôr a conversa em dia, com Walter em especial destaque, até porque o avançado aproveitou a pausa natalícia para celebrar o casamento no Brasil.

Apesar de todos os jogadores do plantel se terem apresentado a tempo e horas no Olival, nem todos estiveram no relvado às ordens de André Villas-Boas. Neste particular, a novidade é que não houve... grandes novidades. Por outras palavras, mantêm-se os mesmo cinco casos clínicos do plantel, com a ausência de Falcao a servir apenas para confirmar o problema físico que o afastou dos últimos 30 minutos da partida com o Paços de Ferreira. Mas há mais. Ficou-se ontem a saber que o colombiano sofreu uma distensão muscular na última partida do ano, razão pela qual se limitou a realizar tratamento e trabalho de ginásio, curiosamente na companhia de Beto, também ele a recuperar de um problema muscular. Fernando, Cristian Rodríguez e Varela são os restantes jogadores que continuam entregues ao departamento clínico do FC Porto, embora os três jogadores estejam perto de regressar à competição, até porque, ontem, já desenvolveram treino condicionado.

Quanto a Falcao, e depois de ter sido reavaliada a sua lesão, ficou a dúvida quanto à sua disponibilidade para o primeiro jogo de 2011, no caso a recepção ao Nacional para a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, que se realiza pelas 18h00 do dia 2 de Janeiro. Uma dúvida que será desfeita apenas nos próximos dias.

in "ojogo.pt"

Ukra continua à espera de definir futuro

Ukra também está próximo de sair na reabertura de mercado em Janeiro. No entanto, o extremo deverá permanecer em Portugal, de onde têm surgido muitos clubes interessados em contar com o jovem internacional português a título de empréstimo (Portimonense, Académica, Braga). Ukra foi titular apenas três vezes nesta primeira metade da temporada, embora tenha tido azar numa delas - recepção ao Beira-Mar -, porque se lesionou logo aos três minutos, tendo somado apenas 242 minutos de competição. Tapado pelas inúmeras soluções para as alas (Varela, Hulk, James, Cristian Rodríguez e, agora, até Mariano, que voltará a ser inscrito), o extremo tem sido um alvo frequente do mercado, pelo que até já recebeu publicamente autorização de André Villas-Boas para procurar clube tendo em vista os próximos seis meses, de forma a garantir uma utilização mais frequente da que tem tido esta época no Dragão.

in "ojogo.pt"

Castro volta a entrar na rota do Gijón

Castro está nos planos do Gijón. Outra vez, sublinhe-se. Os contactos entre os dois clubes, confirmados pelos asturianos, têm sido intermediados pelo empresário Eugénio Botas, o mesmo que já tinha tentado convencer o FC Porto a libertar o médio no último Verão. Aliás, esta é a terceira investida do Gijón para levar Castro, alvo prioritário dos dirigentes asturianos desde Janeiro do ano passado. Por estar na altura vinculado ao Olhanense, onde fez uma época convincente, os contactos pelo médio não resultaram, porque o FC Porto preferiu mantê-lo no Algarve. Os espanhóis voltaram à carga no último defeso, mas, aí, a justificação portista para mais uma nega resultou da decisão de o incluir no plantel de Villas-Boas, onde as oportunidades têm sido escassas.

Segundo a Imprensa espanhola, o Gijón, penúltimo classificado da Liga, não quer arriscar muito nas contratações e, por isso, só admite mesmo avançar para um ataque cirúrgico no mercado de Janeiro, apostando em valores devidamente documentados. O acompanhamento exaustivo à evolução de Castro, o preferido do treinador Manuel Preciado, combinado com o facto de este não ser opção regular de André Villas-Boas estimulou nova tentativa para garantir o médio.
Em declarações recentes, o treinador portista admitiu considerar a cedência de Castro, porque, embora lhe tenha reconhecido o empenho nos treinos, a rodagem tem sido escassa. De resto, o médio é o único jogador que ainda não foi titular esta época, acumulando apenas 106 minutos divididos por seis jogos em que foi suplente utilizado.
Para garantir a cedência, o Gijón acena com a montra da Liga espanhola, embora não esteja sozinho na corrida. Assim que se soube da disponibilidade do FC Porto para emprestar o médio, vários clubes portugueses candidataram-se a recebê-lo: nos bastidores, Olhanense, Académica, Portimonense e até o Braga já surgiram associados a Castro, que, para dar continuidade aos créditos acumulados na última época, precisa de jogar com assiduidade, algo que não tem acontecido desde que regressou ao Dragão. Os próximos dias serão decisivos para dar uma resposta aos inúmeros pretendentes.

in "ojogo.pt"

André Villas-Boas: A renovação anunciada

Depois de ter levantado o véu sobre a renovação de contrato de André Villas-Boas na extensa entrevista que concedeu a O JOGO no Natal - "Vai ficar mais de dois anos", foi a manchete -, Pinto da Costa passou das palavras aos actos. Ontem, às 19h00, com o Auditório José Maria Pedroto cheio, o presidente do FC Porto e o mais jovem treinador da Liga precisaram apenas de uma mão-cheia de minutos para colocar seis assinaturas (três de cada) num contrato que prevê uma ligação entre as partes até ao dia 30 de Junho de 2013.
Válido por duas temporadas, o primeiro contrato com o FC Porto foi assinado por André Villas-Boas no dia 2 de Junho. Sete meses depois, com a liderança na Liga e um currículo impressionante de resultados, com 26 vitórias e três empates, Pinto da Costa entendeu ser este o momento para estender a ligação por mais uma época. Os adjuntos Vítor Pereira, Pedro Emanuel e José Mário Rocha, que também tinham assinado por duas épocas em Junho, prolongaram igualmente o contrato por mais 12 meses. O caso do holandês Wil Coort é ligeiramente diferente. Terminava contrato no final desta época, mas agora assinou até 2013. Toda a equipa técnica, bem como a estrutura do departamento de futebol, esteve presente no acto, que terminou em gargalhada. Pinto da Costa pegou na última frase do treinador e deu mais uma bicada: "O nosso compromisso com a vitória tem de ser cada vez maior, agora que a outra Vitória [águia do Benfica] se foi."


"Ganhamos quando estamos unidos" André Villas-Boas, treinador do FC Porto

"É um privilégio meu e da minha equipa técnica renovar o contrato num dia tão especial para o presidente do FC Porto. Estamos a meio de um percurso que é longo e queremos triunfar a todos os níveis. Liderar um grupo de jogadores com esta qualidade, bem como todas as pessoas que compõem a estrutura, é um grande privilégio e uma honra. Espero aproveitá-la para conseguirmos títulos para o clube. Ganhamos quando estamos unidos e acredito no nosso compromisso com a vitória seguindo passo a passo.


"Voto de confiança é renovar o contrato" Pinto da Costa, presidente do FC Porto

"Quando no começo da época apresentámos André Villas-Boas, não foi um acto de coragem, de arrojo ou de atrevimento. Conheço-o desde os 15 anos e já não é uma esperança; é uma certeza. Sabia que ele ia ter sucesso. Muitos previram que não ia acabar a época e, se calhar isso, pode acontecer na casa deles. Vejo acontecer noutros clubes o que não acontece no nosso, ou seja, derrotas. Vejo votos de confiança a quem tem contrato e não percebo; esses votos só têm significado quando não existe confiança ou precisam de enganar o povo. Só existe uma maneira de dar um voto de confiança, que é renovar o contrato. Isso é uma prova cabal de confiança. Espero que esta seja apenas uma de muitas renovações.

"Gazzetta" compara-o a Mourinho e Guardiola

André Villas-Boas continua a dar que falar na Europa. Desta vez, o excelente arranque do FC Porto e o recorde de invencibilidade, bem como as inevitáveis comparações com José Mourinho e até as mais inesperadas com Pep Guardiola, preenchem uma página do diário desportivo italiano "La Gazzetta dello Sport" sob o título "O herdeiro de Mou que se assemelha a Guardiola". O artigo faz um resumo biográfico do percurso do treinador do FC Porto, desde a infância enquanto adepto do FC Porto, passando pelos primeiros contactos com o futebol ao mais alto nível com Robson e pela relação profissional com José Mourinho, até à primeira experiência como treinador principal da Académica, para terminar com o sublinhado dos números alcançados ao serviço do FC Porto: 26 jogos, 23 vitórias, três empates e zero derrotas. O artigo cita o técnico desvalorizando as comparações entre o FC Porto e o Barcelona. "Tenho plena consciência das minhas capacidades, sinto-me forte e o meu futuro sou eu que o construo. O Barça? Nós não imitamos ninguém", terá dito.


Discurso directo

"É uma excelente decisão, porque se trata de segurar um valor do FC Porto. Fez por merecer esta renovação e, ao mesmo tempo, esta será a forma de afastar eventuais clubes interessados. O presidente já tinha dado a entender a O JOGO que esta seria uma forte possibilidade. Para mim, não foi prematuro."
Rui Moreira, sócio do ano

"Foi a formalização da confiança no trabalho de um treinador que deu uma prova de inegável superação. É também a criação de um novo paradigma no FC Porto, o de os treinadores conquistarem três campeonatos consecutivos. Este é o verdadeiro voto de confiança, porque não acontece num mau momento."
Miguel Guedes, músico

"Acho muito bem. Aliás, se a grande crítica que lhe faziam era a de que era demasiado jovem, com três anos de contrato temos a certeza de que esse defeito não lhe vão apontar. Disse que o André era uma aposta de risco, mas também que o presidente Pinto da Costa acerta mais vezes do que erra. Aqui está a prova!"
Manuel Serrão, empresário

in "ojogo.pt"