sábado, 1 de setembro de 2012

Olhanense-F.C. Porto, 2-3 (crónica)


Não foi um F C Porto de brilho intenso como no jogo com o Vitória Guimarães, que esteve no Estádio Algarve, mas sim uma equipa que soube ser paciente e trabalhou o suficiente para vencer o Olhanense.


A entrada de James Rodriguez foi determinante na reviravolta dos campeões nacionais, depois de Abdi ter adiantado os algarvios no marcador. Além de James, outro colombiano (Jackson Martinez) faturou e Hulk também «molhou a sopa», no 3-2 final, pois Targino ainda amenizou a derrota algarvia.


A entrada de James, aos trinta e seis minutos para o lugar de Atsu, foi um claro sinal de insatisfação por parte de Vítor Pereira para com a sua equipa. Hulk, mesmo longe de uma exibição ao seu melhor nível, era dos poucos que conseguia animar ofensivamente os dragões, diante de uma equipa organizada (como pedira Sérgio Conceição) em frente à sua área, e em transições rápidas para o ataque, com Abdi a infernizar a vida a Danilo.


A grande ovação que o colombiano do F C Porto recebeu quando entrou, foi sinónimo de concordância com a decisão do treinador dos campeões nacionais. Até então o F C Porto mandava no jogo mas era inconsequente nos últimos metros, com passes errados em demasia, falta de pontaria e sem a mobilidade desejada para não se deixarem antecipar pelos jogadores do Olhanense.


E, seis minutos depois de ter entrado, James deu razão ao treinador e fez por merecer a ovação, ao marcar num vistoso chapéu, depois de uma bola aliviada por Ricardo. Empatou o jogo e aliviou as hostes portistas, um pouco abaladas com a vantagem que o Olhanense tinha adquirido aos 13 minutos, por Abdi, depois de um bom trabalho de Rui Duarte e Luís Filipe. E até estava certinho o Olhanense a defender a vantagem, apesar dos dragões terem desperdiçado ocasiões para marcar.


Jackson Martinez, de cabeça, e Hulk, num remate que ainda raspou a tinta da quina do poste direito da baliza de Ricardo, viveram esses momentos.


A magia de James Rodriguez prolongou-se na segunda-parte, num passe (48 minutos) a rasgar a zona central da defesa algarvia e colocou Jackson Rodriguez diante de Ricardo. O avançado ladeou o guarda-redes e rematou para dar vantagem aos dragões. Um golo colombiano no Estádio Algarve, numa reentrada forte do F C Porto, que antes (apenas com 27 segundos) já desperdiçara uma oportunidade, por Jackson.


Sérgio Conceição tentou contrariar o domínio do F C Porto, com a entrada de Targino, e o ataque do Olhanense ganhou mais mobilidade. Uma tentativa de aproximação à baliza de Helton, que até foi, a espaços, conseguida, mas que sofreria duro revés, numa bomba de Hulk, que ampliou o marcador.


Targino, o tal que mexeu com o ataque dos algarvios, ainda deu uma injeção de esperança aos adeptos algarvios, quando a quatros minutos do fim reduziu, concluindo uma boa abertura de Rui Duarte. Depois, foi aguentar o natural empertigamento final dos algarvios.


Vitória inquestionável dos dragões, valorizada pelo Olhanense, que conseguiu ir adiando a imposição da superioridade adversária, obrigando Vítor Pereira a ter que alterar a sua equipa ainda na primeira parte. Sinal de que as coisas não estavam fáceis...

in "maisfutebol.iol.pt"

Olhanense-F.C. Porto, 2-3 (destaques)


A figura: James Rodriguez
James recebeu a camisola 10 e foi nessa posição que encheu o campo no Algarve. Contudo, teve de partir do banco de suplentes. Uma vez mais, o colombiano ganha dimensão quando entra no decorrer do encontro. Atsu nunca entrou no jogo e saiu ainda na primeira parte. James Rodriguez entrou, marcou um golo e fez a assistência para outro, jogando regularmente pelo centro. Que mais pedir? Talvez regularidade.

O momento: arte canarinha
Alex Sandro faz uma finta do outro mundo, ganhando espaço na esquerda. Cruza para a área, Maurício alivia para os pés de Hulk. Este simula o remate, toca para a frente e fuzila Ricardo, numa noite infeliz para o guarda-redes português. 1-3 com arte canarinha e selo olímpico.

Outros destaques:

João Moutinho
Vítor Pereira pedia a continuidade de Hulk e Moutinho com cabeça e coração. João Moutinho demonstrou isso mesmo, assinando uma exibição de grande nível na ressaca das negociações falhadas do Tottenham para garantir o seu concurso. Classe em grande parte dos movimentos, empurrando a equipa para a frente. 

Hulk
Irritou adversários quando decidiu esquecer o fair-play por uns momentos. De qualquer forma, foi dos mais inconformados do F.C. Porto, fez a bola raspar na trave e marcou o melhor golo da noite com uma bomba bem ao seu estilo, já dentro da área. Tal como Moutinho, parece não ter sido abalado pelo assédio no defeso.

Jackson Martínez
Três jogos, dois golos. Registo interessante para o novo ponta-de-lança do F.C. Porto. Esteve no lance do 1-1, uma vez que Ricardo embateu contra si e perdeu os segundos que James aproveitou para selar o empate. Não é especialmente veloz mas tem qualidade técnica e inteligência para aparecer a espaços. Aproveitou um grande passe do compatriota para fintar o guarda-redes do Olhanense e colocar os dragões na frente do marcador.

Abdi
O elemento mais perigoso do Olhanense. Tem 23 anos e nasceu na Somália. Estava no Ferencvaros da Hungria e está a ser uma agradável surpresa. Causou muitos problemas aos laterais do F.C. Porto e, na sequência de um contra-ataque rápido, colocou mesmo a sua equipa em vantagem. Os dragões deram a volta mas Abdi nunca parou de lutar.

Maurício
Igual a si mesmo. Os anos passam e Maurício continua a ser a referência defensiva do Olhanense, impondo o seu físico e provando que a experiência é uma mais valia em qualquer lado. Mesmo perante alguns dos melhores jogadores da Liga.

Tiago Targino
Entrou e marcou. Bom passe de Rui Duarte e frieza no momento de finalização. Insuficiente, ainda assim.


in "maisfutebol.iol.pt"

Quiñones passou nos testes médicos

Lateral-esquerdo está em condições de se tornar concorrente direto de Alex Sandro.


Mal chegou a Portugal, Hector Quiñones cumpriu a última etapa que faltava para assinar, por quatro épocas, pelo FC Porto: passou nos exames médicos. Com apenas 20 anos, o jovem colombiano estava referenciado há algum tempo pelos portistas e será conduzido para o plantel da equipa principal para se bater pela posição de lateral-esquerdo, compensando ao mesmo tempo a saída de Álvaro Pereira, vendido ao Inter de Milão. 

Alex Sandro, titular em Olhão, deixa assim de ser a única opção ao dispor de Vítor Pereira para o corredor esquerdo da defesa. 


in "ojogo.pt"

VILLAS-BOAS SOBRE MOUTINHO "Existiram problemas com o contrato"

Treinador esclarece que o acordo com o médio do FC Porto foi alcançado tarde e que tal impediu que o negócio se concretizasse nos prazos estabelecidos.


Um dia depois de ter perdido João Moutinho por uma questão de minutos, André Villas-Boas somou o terceiro jogo sem vencer no Tottenham, frente ao Norwich (1-1). O treinador português lamentou o falhanço no negócio com o médio do FC Porto mas mostra-se feliz com o plantel que tem. "O acordo estava praticamente feito mas existiram problemas com o contrato. É sempre um negócio difícil de completar e estávamos preparados para isso", comentou, em declarações à Sky Sports. 

"Os detalhes com o jogador foram acordados um pouco tarde mas estou muito feliz com o grupo de jogadores que temos", continuou. 

Apesar de tudo, não esconde que existe alguma frustração pelo mau arranque de época. "A pressão é normal. É preciso esperar por melhores resultados e, normalmente, aparecem com o trabalho", começou por dizer, a esse propósito.

"Não estivemos bem na primeira parte mas melhorámos na segunda, fomos mais criativos e lutámos pelo segundo golo que merecíamos marcar. Mas voltámos a sofrer um golo no final, numa jogada combinada. Obviamente, é um começo frustrante para todos mas também é preciso dar créditos ao Norwich", declarou.


in "ojogo.pt"

Olhanense-F.C. Porto (antevisão): dourar a conjuntura


Quem vai dar continuidade ao bom momento?


O momento:

Olhanense: Os algarvios têm surpreendido pela positiva, depois de uma pré-época conturbada. As opções não abundaram até agora, mas Sérgio Conceição tem conseguido dar continuidade ao bom trabalho da passada temporada, e, neste arranque, tem minimizado essa lacuna. Será pois um Olhanense com a moral em alta, que vai tentar manter a invencibilidade na liga.

F C Porto: A crítica, e outras «vozes» do futebol, foram unânimes em considerarem o último jogo dos dragões, como o melhor da «era» Vítor Pereira. Em Olhão, os campeões nacionais não vão ter Fernando, que se lesionou, mas têm opções para dar continuidade à salutar goleada ao Vitória de Guimarães, depois de uma entrada em falso no campeonato.

Discurso direto:

Sérgio Conceição: «O F C Porto é uma equipa com grande mobilidade e muita disponibilidade, que coloca muita gente na frente e faz uma pressão alta. O F C Porto está bem estudado, e temos que contrariá-los de uma forma organizada, compactos, sermos solidários e com as linhas bem juntas, para depois contra-atacar com perigo, que é uma das situações que sabemos fazer. Vão encontrar um Olhanense difícil de defrontar, organizado e com vontade de pontuar».

Vítor Pereira: «Esperamos uma equipa competitiva, agressiva, um jogo tradicionalmente difícil, mas espero ver a minha equipa jogar ao mesmo nível ou superior do que o último jogo e aí estaremos num bom caminho para a vitória. Tenho visto toda a gente a trabalhar bem, com confiança e com motivação, e espero que seja isso que apresentem no sábado frente ao Olhanense».

Principais ausências:

Olhanense: Boka, Vítor Vinha (opção), Evandro Brandão (ainda sem certificado internacional).

F C Porto: Fernando (lesão muscular na coxa direita) e Rolando.

Histórico de confrontos:
O Olhanense-F.C. Porto é sinónimo de embates com golos. A exceção, nos dezoito registos entre as duas equipas, aconteceu na pretérita temporada, no empate a zero. Que foi a única ocasião em que os dragões não marcaram na condição de visitantes, num pecúlio de trinta e seis golos, e oito vitórias. Os algarvios marcaram trinta golos, mas por cinco vezes ficaram em branco, estado que se prolonga há três épocas consecutivas, desde que regressaram ao convívio dos grandes. Nos dezoito confrontos como visitado, o Olhanense venceu cinco. 

Equipas prováveis:

OLHANENSE: Ricardo; Luís Filipe, Vasco Fernandes, Maurício e Babanco; Fernando Alexandre e Jander; Targino, Rui Sampaio e Abdi; Yontcha.
Outros convocados: Bruno Veríssimo, Nuno Reis, André Micael, Nuno Piloto, Rui Duarte, Ivanildo, David Silva, Nuno Silva.

F. C. PORTO: Helton; Miguel Lopes, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Defour, Lucho Gonzalez e João Moutinho; Hulk, Jackson Martinez e Atsu
Outros convocados: Fabiano, Danilo, Mangala, Castro, James, Varela, Kelvin e Kleber.

in "maisfutebol.iol.pt"

Rolando perdeu o comboio

ESTAVA NO MERCADO MAS NÃO ENCONTROU CLUBE


Falava-se de Hulk, de João Moutinho, de Rolando... mas o último dia do mercado apenas tirou do FCPorto o romeno Sapunaru. O lateral-direito rescindiu com os dragões e rumou aos espanhóis do Saragoça. Boas notícias para o treinador Vítor Pereira, que mantém a quase totalidade do grupo que se sagrou campeão nacional em 2011/12.

Se nos casos de Moutinho e Hulk (tentados por Inglaterra e Rússia), o timoneiro portista vê resolvidas duas posições chave na equipa – os dois são titulares indiscutíveis – já o central Rolando afigura-se como um problema no grupo azul e branco. Internacional português, o jogador foi colocado na órbita de vários clubes italianos – Roma, Juventus e Lazio – e ainda os ingleses do Queens Park Rangers, mas acabou por ficar apeado no último comboio do mercado.

in "record,pt"

Defour mascarado de âncora defensiva

LESÃO DE ÚLTIMA HORA DE FERNANDO ABRE AS PORTAS


Steven Defour deverá ser o escolhido de Vítor Pereira para substituir o lesionado Fernando no onze dos dragões que hoje enfrenta o Olhanense. Apesar da posição não ser estranha ao médio belga, e tendo em conta o papel preponderante que o brasileiro desempenha habitualmente no miolo dos bicampeões nacionais, a sua provável escolha para ocupar a posição do médio-defensivo acaba por se consubstanciar num revés, uma vez que o FC Porto iria apresentar-se no Algarve na máxima força.

Fernando vai ficar de fora do desafio de hoje devido à suspeita de uma lesão muscular na coxa direita. Este é o diagnóstico traçado pela equipa médica do FC Porto, embora o mesmo careça de confirmação, que será conseguida em breve através da realização de exames. A inesperada lesão de Fernando chegou a alimentar os rumores do mercado durante o dia de ontem, mas a verdade é que o médio vai continuar ao serviço dos dragões esta temporada. A situação acabou por ser ainda mais empolada pelo facto de Vítor Pereira ter elaborado uma convocatória com 19 jogadores – mais do que os permitidos na ficha de jogo –, no entanto, esta escolha terá servido para prevenir uma outra saída inesperada da sua equipa que não a do médio brasileiro.

in "record.pt"

Colombiano Quiñones é dragão



Tem 20 anos e jogava no Junior Barranquilla. É lateral-esquerdo e já teve uma experiência na Europa, ao serviço dos sub-20 da Udinese.
Chama-se Hector Quiñones e é reforço do FC Porto. O lateral-esquerdo, de 20 anos, chegou hoje a Portugal, oriundo do Junior Barranquilla, do seus país.

Quinõnes é internacional jovem pela Colômbia, tendo marcado presença no Mundial sub-20, no qual Portugal foi finalista vencido, e onde se cotou como uma das principais figuras da seleção.

Esta não é a primeira aventura do jogador na Europa, já que teve uma breve passagem pelos sub-20 da Udinese na última temporada, quando saiu do Deportivo Cali.

Apesar de jovem, Quiñones chega ao FC Porto para integrar o plantel principal e não para mostrar serviço na equipa B. É uma alternativa que Vítor Pereira tem para o lugar de Álvaro Pereira, transferido para o Inter. 
in "ojogo.pt"