quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sporting-FC Porto já tem data e hora


Clássico agendado para o dia 2 de março e com início marcado para as 19h45.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) confirmou o dia 2 de março para o Sporting-FC Porto, da 21ª jornada da Liga, um dia antes de o Benfica defrontar o Beira-Mar, em Aveiro. No comunicado distribuído pela LPFP, é confirmado o dia 2 de março (sábado) como data de realização do clássico, que se disputará às 19:45 no Estádio José Alvalade e será transmitido pela SportTV.


Um dia depois, o Benfica defronta os aveirenses pelas 19:30, em encontro igualmente transmitido pela SportTV.



Programa e horários da 21ª jornada:



- 2 de março, sábado:



Paços de Ferreira - Vitória de Setúbal, 17:00 (SportTV)

in "ojogo.pt"

Vítor Pereira e três argumentos extra para o Rio Ave


O campeonato entrou numa fase decisiva, diz Vítor Pereira, a reforçar a importância do jogo deste sábado com o Rio Ave, para a 20ª jornada da Liga. O treinador do FC Porto começa por fazer uma lista de razões que reforçam a importância deste encontro. 


«Há três motivos para abordar o jogo com a mentalidade ajustada. O Rio Ave fora é uma equipa perigosíssima e tem seis vitórias em nove jogos. Nos últimos jogos tem apenas uma derrota, é uma equipa de qualidade individual e coletiva», observa. 



«O segundo motivo é o facto de virmos de um jogo europeu, desgastante do ponto de vista emocional», continua: «O terceiro prende-se com o campeonato estar numa fase decisiva. Andamos desde a primeira jornada focados para vencer o título. É fundamental garantir os três pontos.»



Ora, perante este reconhecer da relevância do jogo, quis-se saber se Vítor Pereira teme a repetição do empate frente ao Olhanense. O técnico respondeu da seguinte forma. 



«Esta equipa tem experiência mais do que suficiente para saber que cada jogo tem uma história. Temos consciência de que o Rio Ave é uma equipa exigente. Vamos ter os níveis de concentração muito elevados», assegurou o técnico, antes de relembrar o que falhou na receção aos algarvios.



«Fizemos um jogo, se calhar, a um ritmo mais baixo. Mas a questão não é essa. Se tivéssemos marcado antes do Olhanense, de forma a obrigar o adversário a ir buscar mais alguma coisa, o resultado até seria desnivelado», referiu o treinador. 



«O jogo acabou por ter características confortáveis para o adversário e desconfortáveis para nós. O Olhanense jogou com os seus argumentos, defendeu bem».



V. Pereira para Jesus: «Europa e Liga? É possível mudar o chip»

Treinador do FC Porto discorda do técnico do Benfica


Vítor Pereira discorda de Jorge Jesus, quando o treinador do Benfica diz que, entre os encarnados e o FC Porto, terá mais hipóteses de ser campeão quem cair primeiro das competições europeias. Para o técnico portista, é possível fazer essa gestão e «mudar o chip».


«É a opinião do treinador do Benfica. Respeito», começou por observar Vítor Pereira, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Rio Ave: 



«Eu acredito ser possível ser campeão e manter aspirações na Liga dos Campeões. De outro modo não valia a pena ter tanto trabalho até agora. Acredito ser possível fazer a gestão e mudar o chip da Europa para a Liga. O campeonato está a ser uma luta bonita, mas não invalida as nossas aspirações na Champions.»



Vítor Pereira concluiu o raciocínio: «O nosso principal objetivo é o campeonato nacional. Mas a prova que mais prazer dá jogar é a Liga dos Campeões. Claro que nos entusiasma jogar essa prova». 

F.C. Porto sem Mangala e Alex Sandro: «ADN é o mais importante»

Vítor Pereira fala com orgulho da matriz de jogo dos dragões


Vítor Pereira não tem por norma antecipar as opções individuais para determinado jogo. Para o Rio Ave não foi diferente. Sem Mangala e Alex Sandro, o técnico não confirmou a entrega da titularidade a Quiñones, optando por assegurar que a equipa dará «uma boa resposta». 


«Não vos posso dizer quem joga a lateral esquerdo. Nem a equipa sabe. O coletivo vai dar uma boa resposta. A equipa não vai sentir a falta de ninguém, apesar de estarmos a falar de dois jogadores com o ritmo competitivo excelente», começou por explicar o técnico.



Depois, percebeu-se, o treinador fez questão de vincar que o mais relevante é a manutenção da matriz da equipa. Seja na Liga, como é o caso, ou na Champions, como o F.C. Porto demonstrou diante do Málaga. 



«Nesta altura da época, as pessoas reconhecem que apresentamos uma matriz de jogo muito próprio, um ADN facilmente identificável: ter bola para dominar e tirar iniciativa ao adversário», vincou o treinador dos dragões. 



«Para se conseguir isso, não podemos mudar o trabalho de jogo para jogo, só porque vamos para a Liga dos Campeões. Seria de uma incoerência total. Na Europa ou na Liga queremos ganhar, se possível com base sustentada na nossa ideia de jogo. Até me arrisco a dizer que não sabemos de jogar de outra forma. É este o jogo que nos satisfaz e orgulha. Acredito que os nossos adeptos se identificam com isto». 

V. Pereira: «Champions tem altíssima exigência emocional»

Técnico do F.C. Porto fala sobre o plano emocional do jogo


O futebol não é apenas estratégia, abordagem tática ou inspiração individual. Para Vítor Pereira é, acima de tudo, um jogo claramente influenciado pelas emoções. O plano emocional do jogo terá, no entender do técnico, uma palavra fulcral no que falta da época. 


«Os jogadores querem ganhar o campeonato. É um momento importante e eles entendem isto. Temos é de perceber que os jogos da Champions são de altíssima exigência emocional. É natural que isso nos retire energia e haja necessidade de recuperar essa energia emocional. No meu caso, hoje já me sinto melhor do que ontem, muito mais pronto. Com a equipa é a mesma coisa», atestou o treinador.



Por tudo isso, a palavra paciência é também presença obrigatória nesta reflexão. 



«Muitas vezes os jogos colocam-nos dificuldades que nos fazem perder alguma paciência. Queremos fazer golos cedo, desbloquear o jogo, e nestas alturas é fundamental manter a paciência. Estamos habituados a lutar por títulos e a bom futebol, mas neste momento o entusiasmo das bancadas podem fazer a diferença», concluiu o treinador.

Bom momento de V. Pereira: a falta de som, a sabotagem e a equipa

Treinador reage bem a um instante inesperado


a a conferência de imprensa a caminho da segunda pergunta quando o sistema de som falhou no Olival. Minutos de espera, gargalhadas e Vítor Pereira a reagir com muito savoir faire. O técnico não se atrapalhou, bem pelo contrário.


«Já me parece sabotagem», atirou com um grande sorriso nos lábios. «É para me deixar ficar mal. Estou convencido que isto é de propósito», foi dizendo, enquanto os repórteres de imagem e jornalistas tentavam remediar o inconveniente.



Antes de reposta a normalidade, mais uma frase bem disposta: «A minha equipa tem de funcionar melhor do que o sistema de som». 

in "maisfutebol.iol.pt"

DRAGÕES GOLEIAM EM ESPINHO


O FC Porto Império Bonança venceu esta quarta-feira no pavilhão da Académica de Espinho, por 12-2, em encontro da jornada 19 do Campeonato nacional, completamente dominado pelos Dragões. 

Vítor Hugo assinou um "hat-trick", Jorge Silva, Tiago Losna e Reinaldo Ventura bisaram e Pedro Moreira, Hélder Nunes e Ricardo Barreiros assinaram os restantes golos.

Com este resultado, os portistas mantêm-se no segundo lugar do campeonato, com 49 pontos, menos um do que o Benfica, que lidera.


in "fcp.pt"

Dragões com opção de compra por Mbola


Andre Mtine, dirigente do Mazembe, negou que o defesa Emmanuel Mbola tenha assinado um contrato válido por dois anos com o FC Porto.

«Não é verdade que o MBola tenha assinado um contrato definitivo com o FC Porto. O que aconteceu foi que o FC Porto prolongou o período de empréstimo até 30 de junho (de 2013). Também ficou com uma opção de compra mas só confirmar essa opção quando terminar o empréstimo», disse o dirigente do clube da República Democrática do Congo em declarações aoDaily Mail, da Zâmbia.

O internacional zambiano, atualmente com 19 anos, chegou cedido ao FC Porto na temporada passada. Fez três jogos pela equipa B na 2.ª Liga.


in "abola.pt"

Dragões marcam há 60 jogos consecutivos em casa


O FC Porto está a marcar golos ininterruptamente no Dragão, para o campeonato, desde 15 de março de 2009. 

Os jogadores portistas tiraram definitivamente a patilha de segurança e desataram a disparar continuamente ainda sob o comando de Jesualdo Ferreira, à 22.ª jornada da Liga de 2008/2009, no jogo com a Naval (2-0). 

Passaram entretanto 60 jogos, André Vilas Boas passou pelo emblema azul e branco, sucedeu-lhe Vítor Pereira e ainda ninguém silenciou os dragões, que vão em 159 golos, o último marcado ao Olhanense, que não chegou para somar os três pontos. 

Feitas as contas, o FC Porto tem uma percentagem de 2,65 golos por partida nas 60 que contabiliza a marcar. Mais a metralhar — 43 desafios a apontar dois ou mais golos até um máximo de cinco — do que na modalidade de tiro, isto é, um golo por jogo. O que aconteceu apenas em 11 ocasiões.

O goleador-mor nestes 60 encontros da Liga em casa, com 29 golos, é... Hulk. Radamel Falcao vem a seguir (25) e depois já se seguem três jogadores do atual plantel, com James a entrar no pódio: 14. Segue-se Varela (13), o que tem a ver com a antiguidade..., e Jackson Martínez, ainda com nove golos. Cinco artilheiros que só por si valem mais de metade do apuro total verificado até agora: 90 golos!


in "abola.pt"

James sempre associado ao Man. United


A imprensa inglesa insiste no interesse do Manchester United em James Rodríguez, com os ingleses a incluírem Nani na oferta pelo internacional colombiano do FC Porto.

Segundo jornal inglês Metro, o manager do Manchester United, Alex Ferguson, já falou com os altos responsáveis do FC Porto e deixou à consideração uma proposta para a contratação de James Rodríguez, que contempla a possibilidade de Nani fazer o caminho inverso, rumando ao Dragão como moeda de troca.

A ideia do treinador dos red devils é chegar a um acordo nos próximos meses com vista a uma transferência no verão.

Nani faz, segundo a mesma fonte, parte de um plano de restruturação do plantel do United, que contempla ainda as saídas definitivas de Bebé, Patrice Evra e Macheda.


in "abola.pt"

Quiñones ou Atsu para render Alex Sandro


Dilema para Vítor Pereira: o treinador portista está privado de Alex Sandro para o jogo com o Rio Ave - cumpre castigo - e não dispõe do único jogador que esta época substituiu no lugar o brasileiro, Mangala, também fora da partida de depois de amanhã por ter sido expulso na última jornada, em Aveiro.

A solução natural e legítima seria o técnico chamar à titularidade Héctor Quiñones, lateral-esquerdo de raiz, do quadro principal e na equipa B para ganhar tempo e enquadramento com a matriz única de jogo dos dragões, mas poderá entretanto surgir uma surpresa: Christian Atsu.

O extremo ganês parece surgir aqui a despropósito, longe que anda da defesa, ainda que faça todo o seu jogo nos flancos, não seria assim tão surpreendente a sua chamada se levarmos em consideração as não menos estranhas ou curiosas adaptações recentes de dois centrais a laterais, como aconteceu com Maicon (defesa-direito) e Mangala (esquerdo).


in "abola.pt"

Defour treina sem limitações


Ausente desde 28 de janeiro, médio belga é opção para a receção, sábado, ao Rio Ave.
Privado de utilizar Mangala e Alex Sandro, por castigo, na receção, sábado, ao Rio Ave, Vítor Pereira encontrou ontem de manhã uma boa razão para sorrir.

O treinador do FC Porto conta, desde ontem, com Defour, que assim passa a ser opção para o jogo contra a equipa orientada por Nuno Espírito Santo.

O médio belga estava ausente desde 28 de janeiro. Na receção ao Gil Vicente, Defour foi um dos autores dos cinco golos contra a equipa de Paulo Alves, ao marcar aos 54' (o primeiro nesta edição da I Liga), mas nove minutos depois foi substituído por Izmailov.

Recuperado do problema físico, Defour pode, diante do Rio Ave, fazer o 16º jogo no campeonato depois de na época passada ter participado em 24 da I Liga.

in "ojogo.pt"

LIEDSON QUER AJUDAR O FC PORTO "Aos 35 anos sinto-me com força"


Internacional português elogiou o golo de João Moutinho contra o Málaga e o momento de forma do médio com quem trabalhou no Sporting.
Liedson está grato ao FC Porto. "Eu tenho 35 anos e só posso agradecer ao Porto a oportunidade que me deu. Sinto-me com força e vontade de ajudar, mas a equipa estava feita e está a dar uma resposta excelente", confidenciou o avançado internacional português vindo do Flamengo que não saiu do banco de suplentes no jogo com o Málaga, esta terça-feira, a contar para a 1ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e que o FC Porto venceu por 1-0, com um golo de João Moutinho na segunda parte. 

"O João Moutinho fez um excelente golo, está a atravessar uma fase excelente", considerou sobre o médio que conheceu em Alvalade o avançado que particiou em dois jogos do campeonato (no Estádio D. Afonso Henriques, com o Vitória de Guimarães e no Dragão com o Olhanense) e totaliza 28 minutos. 

Ainda sobre o jogo com a equipa espanhola, Liedson defendeu que "o volume do jogo" portista justificava outra diferença na eliminatória, mas acredita que "a qualidade e a força de vontade" da equipa de Vítor Pereira será suficiente para chegar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

in "ojogo.pt"

Iturbe já fala em ficar no River Plate


O jovem extremo fez o primeiro jogo pelo River Plate no domingo e lança ao FC Porto a discussão a possibilidade de permanecer mais tempo no clube argentino.
Iturbe estreou-se no domingo com a camisola do River Plate e já fala na possibilidade de prolongar a presença nos Milionários de Buenos Aires, entregando o assunto à discussão entre os argentinos e o FC Porto.

O extremo, cedido pelo FC Porto, até dezembro, aponta as diferenças entre o campeonato argentino e o europeu. "O futebol argentino é mais forte e o europeu mais tático. Venho para ajudar o River. Estou tranquilo e em todos os jogos vou dar o máximo. Seis meses é pouco [tempo] mas depois os dirigentes do River vão negociar [com o FC Porto] por mais tempo... ou não", revelou Iturbe ao diário Olé.

Ainda há dias, o treinador do River Plate comparava o jovem Iturbe a Lavezzi, caraterizando-o como "um jogador muito rápido, com bom drible e forte fisicamente".

in "ojogo.pt"