terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Rodolfo Reis: «Vieira já está a preparar os árbitros»

RESPOSTA AO DIRIGENTE DO BENFICA


Rodolfo Reis respondeu esta terça-feira à "provocação" feita por Luís Filipe Vieira após o jogo com o Sporting. O dirigente do Benfica referiu-se à arbitragem do FC Porto-Moreirense assumindo que no dérbi em Alvalade, e ao contrário desse jogo no Dragão, "não houve segundo guarda-redes como acontece num outro clube".

"Há um ditado português antigo: 'quem tem cu tem medo'. O presidente do Benfica já está com medo do jogo [do FC Porto] na Luz e já está a preparar o ambiente exterior, os árbitros, alguns jornalistas... Ele devia era demonstrar que o Benfica está num momento possante e preocupar-se com o próximo jogo e com outras situações, mas já está preocupado com o FC Porto porque sabe que temos equipa para chegar lá e ganhar", afirmou à Antena 1 o antigo jogador e capitão do FC Porto.

Recorde-se que o Benfica recebe o FC Porto em janeiro, na 14.ª jornada.

in "record.pt"

Souza fala em 'milagre' para ficar, e Grêmio mandará dirigente a Portugal


Com contrato de empréstimo por terminar, volante depende de negociação com Porto para permanecer em Porto Alegre

Não é de hoje que tanto Grêmio quanto Souza admitem a dificuldade em negociar com o Porto. Nesta terça-feira, porém, o jogador fez uma frase que indica o difícil caminho a percorrer para assegurar a sua permanência em Porto Alegre.

- O barco pode estar indo para uma direção, mas eu acredito em milagre para ficar – disse em entrevista à Rádio Gaúcha.

Tudo passa pela recusa da direção do clube europeu em prorrogar o empréstimo que termina e 31 de dezembro. Com a possibilidade de baixar a pedida de 10 milhões de euros pelos direitos do volante, o diretor executivo de futebol tricolor, Rui Costa, deve ir a Portugual para acelerar as tratativas.

- Fiquei sabendo pela imprensa que ele vai. Acho importante. Estou em férias, mas não fico tranquilo com a indefinição. Quero ficar. Me adaptei, a torcida e a cidade me receberam muito bem. Sei que o valor é alto, não tem cabimento, então, vamos ver. Acho que eles querem aproveitar a minha valorização, mas não quero voltar. Não me adaptei bem lá, nemsou fã do futebol português. Tenho contrato, mas não posso ir contra o ‘meu querer’ – completou camisa 5.

Rui Costa não confirma a viagem. Mantém a cautela na negociação:

- Estamos trabalhando e buscando alternativas. A direção e o tácnico (Vanderlei Luxemburgo) desejam que ele fique. Continuamos tentando.
De férias, o Grêmio se reapresenta dia 2 de janeiro. A pré-temporada deve ser em Londrina.

in "globosport.com"

"Regresso de Quaresma sem fundamento"


Presidente do FC Porto ignorou crítica dos dois guarda-redes, desmente a hipótese do regresso de Quaresma e garante que em janeiro não sairá ninguém.
Pinto da Costa considerou esta tarde, na inauguração da nova loja do FC Porto na Baixa do Porto, "idiota" a referência aos dois guarda-redes, desvalorizando a crítica indireta do seu homólogo do Benfica no final do dérbi lisboeta. O presidente do FC Porto afastou a hipótese de Quaresma regressar ao Dragão e garantiu que em janeiro, na abertura do mercado de inverno, o FC Porto não vai vender qualquer jogador.

"Seria bom para nós jogar com dois guarda-redes, porque se é difícil bater o Helton, com ele e o Fabiano era impossível. Deve ser uma ideia idiota", disse, em resposta aos jornalistas, acrescentando:

"Uma crítica do presidente do Benfica? Não faço ideia. Têm que perguntar a quem disse isso".

Quanto a Quaresma, foi peremtório:

"As notícias que vi nalguns jornais não têm qualquer fundamento".

Relativamente à abertura de mercado, em janeiro, o presidente do FC Porto assegura que não está nos seus planos vender ninguém:

"Em janeiro, jogadores que jogam na equipa principal, que o treinador considera indispensáveis, só sairá alguém se pagarem a pronto cláusula de rescisão. Mas é necessário que o jogador queira ir, porque há muitos que tiveram a oportunidade de sair nessas condições e não o fizeram. Em janeiro não sairá ninguém dos que normalmente jogam na equipa principal".

in "ojogo.pt"

GOMES E JACKSON ENSINAM A MARCAR

Fernando Gomes e Jackson Martínez estiveram, este domingo, no Vitalis Park para mais um Clinic Dragon Force. Simpáticos e atenciosos, os Dragões disponibilizaram duas horas do seu dia para ensinar a cerca de 200 crianças todos os truques que fazem de um bom avançado um autêntico goleador.

Recebidos em euforia, com cânticos personalizados, inclusive, o antigo e o actual número 9 do FC Porto dificilmente poderiam esperar uma tarefa fácil perante tantas crianças desejosas de os saudar. Nas bancadas, pais e familiares assistiam à enorme demonstração colectiva de alegria e entusiasmo de sorriso no rosto.

A primeira mensagem do dia foi forte e tocante: Jackson confidenciou aos mais novos que a sua carreira “começou na rua”, onde “jogava sem sapatos” e que só a dedicação e uma força de vontade muito grande o trouxeram até onde está hoje. As crianças assimilaram o discurso e não mais desligaram a sua atenção.

Cada história contada por Gomes e cada conselho dado por Jackson foram ouvidos e absorvidos com todos os sentidos. O “Bibota” lembrou a final da Taça Intercontinental em Tóquio, de 1987, para reforçar a ideia de que é indispensável “lutar e sofrer muito para vencer”, enquanto “Cha Cha Cha” deixou um pedido sincero: “Acreditem sempre, sonhem que podem chegar mais longe e lutem pelos vossos sonhos”.

As dicas de como fazer uma desmarcação, como fugir aos defesas, como rematar, como cabecear, como escolher o lado para onde chutar ou como fintar o guarda-redes foram o passo seguinte, com exemplos práticos, e serviram de mote para uma aula muito especial. Se algo sobrou deste encontro, foi a garantia de que não faltarão golos azuis e brancos para celebrar nos próximos tempos.

Antes da despedida, ainda houve tempo para os autógrafos e as fotografias da praxe, o que deixou os mais pequenos completamente deliciados e com um sorriso de orelha a orelha. Sem surpresa, os miúdos adoraram o convívio com os craques, mas, naturalmente, Gomes e Jackson também não esquecerão esta manhã. A prova está nas declarações de ambos à comunicação social.

Jackson Martínez: “É importantíssimo participar nestas acções. Eu também já tive a idade deles, tinha o mesmo desejo de ser jogador de futebol profissional e recordo-me do que passei na altura. Mais importante do que ensinar truques, é passar a mensagem de que para ter sucesso é necessário trabalhar, serem boas pessoas e disciplinados, numa fase em que o apoio dos pais é fundamental. Se têm um sonho, devem persegui-lo.”

Fernando Gomes: “Estas iniciativas são importantes por várias razões, para divertir os miúdos e para lhes alimentar o sonho de jogar futebol e no FC Porto, passando a mensagem do que é Ser Porto, que é ter espírito colectivo, capacidade de sofrimento e querer vencer com fair-play. Tivemos uma interacção muito importante. Senti que apanharam muita coisa do que o Jackson pode ensinar, eu já sou apenas uma ajuda ao Jackson [risos]. Ganhou o FC Porto, o futebol e estes miúdos que passaram uma manhã feliz e divertida.”

in "fcp.pt"

UM RECORDE E 22 MEDALHAS NOS NACIONAIS DE PISCINA CURTA


A natação do FC Porto esteve em grande na última edição dos Campeonatos Nacionais Absolutos de Portugal - Piscina Curta, ao conquistar 22 medalhas. Entre os nove ouros, as sete pratas e os seis bronzes, destaca-se a performance de Ana Rodrigues, Diana Durães, Marta Marinho e Sara Oliveira, que bateram mais um recorde nacional.

O quarteto feminino terminou a estafeta de 4x50 metros estilos em 1.53,38 minutos, superando o máximo nacional, que já pertencia ao FC Porto e perdurava desde 2009.

Entretanto, logo aPós esta conquista, Sara Oliveira viajou para Istambul, onde a partir de dia 12 inicia a sua participação nos Campeonatos do Mundo de Piscina Curta. Na Turquia, a atleta do FC Porto vai nadar os 50, 100 e 200 metros mariposa.


in "fcp.pt"

Alex Sandro pode render Evra no Manchester United


Não é só James que está debaixo de olho do Manchester United. Também Alex Sandro, como era ontem noticiado por alguns media ingleses, tem vindo a merecer particular atenção da parte do sempre muito exigente Alex Ferguson, à procura de substituto à altura para Patrice Evra.

Isto porque o defesa-esquerdo, nascido no Senegal, mas naturalizado francês, tem 31 anos e, principalmente, estará a dar sinais evidentes de desgaste rápido, de precisar de quem o renda de vez ou ao menos que o poupem.

O que terá levado sir Alex Ferguson a rever a sua lista de jogadores prioritários e a dar de caras, novamente, com mais um atleta do FC Porto recomendado para o respetivo lugar. O que não deixa de ser curioso para quem ainda recentemente, e acerca de James, desvalorizou o interesse no avançado com o pretexto de os dragões venderem os seus (bons) produtos muito caros.

«Custa uma fortuna comprar um jogador do FC Porto», disse em finais de outubro o treinador escocês.


in "abola.pt"

Último passe encanta James

O PRAZER DE ASSISTIR


James dá-se por contente se conseguir oferecer golos aos seus companheiros de equipa. Foi isso mesmo que o colombiano, de 21 anos, disse à revista “Bocas”, do seu país, numa edição que abordou a faceta mediática de El Bandido, mas que não deixou o futebol de parte.

“Gosto de marcar golos, mas também de passar, de tocar a bola... Também há felicidade no último passe. Imaginá-lo e fazê-lo para outro companheiro de equipa marcar ”, disse o avançado doFC Porto, cada vez mais sem arreios nas suas movimentações do seio da equipa, principalmente do meio-campo para a frente.

O criativo dos dragões não perdeu a oportunidade de elogiar uma antiga estrela do seu país, que há muito tempo vem-se mostrando publicamente como um grande apreciador do seu futebol: Valderrama. “Era um número 10 que admirava muito. Gostava muito dos seus passes”, esclareceu James.

in "record.pt"

Fernando Gomes: «Deu-se pouca importância à Taça Intercontinental»

"BIBOTA" RECORDA TRIUNFO DE 1987


"Prometi a mim próprio, no dia em que me lesionei [antes da final da Taça dos Campeões Europeus], que iria a Tóquio levantar a Taça Intercontinental", revelou Fernando Gomes, antigo futebolista do FC Porto, em entrevista à Lusa.

O "bibota" de Ouro em 1982/83 e 84/85, marcador de um dos golos na final disputada na capital japonesa (o segundo golo foi de Madjer), recordou a sua mais íntima sensação, no meio de "toda a alegria e felicidade" vivida pela sua equipa, a 13 de dezembro de 1987, quando bateu o Peñarol (Uruguai) por 2-1.

Uns meses antes, Fernando Gomes lesionara-se na tíbia e no perónio num dos treinos, em vésperas da final da Taça dos Campeões Europeus, frente ao Bayern de Munique, ganha pelos portistas, também por 2-1, mas marcada pela sua ausência.

"Em Tóquio, era o capitão e fui eu que levantei a taça. É [uma data] marcante por isso e porque o FC Porto é a única equipa portuguesa com esse título. Aliás, tem dois desses", sublinhou.

Apesar de ter sido um dos mais cotados goleadores da sua época, aquele 1-0, aos 41 minutos, num estádio gelado e coberto de neve, é o seu único "selo" em finais: "Foi um golo que ajudou a vencer, mas, com golos ou sem golos, ontem como hoje, o importante é a vitória. Essa é a identidade do clube".

Porém, Fernando Gomes recordou que, "em Portugal, foi um título a que se deu pouco valor, pouca ênfase". Fernando Gomes reconhece que continua sem saber a razão desse desinteresse, "pois trata-se do título hierárquico mais importante, sendo certo que a Liga dos Campeões é a que todos conhecem".

"É um dos meus mais marcantes e inesquecíveis momentos, pela importância que teve para o prestígio do clube e pela alegria que me deu. E porque, em Portugal, o FC Porto é o único clube que tem essa taça, apesar de outros clubes já a terem disputado", sublinhou.

Ainda sobre a partida disputada no Estádio Nacional de Tóquio, Gomes tem na memória "um jogo em condições adversas", confessando nunca ter jogado com tanta neve e frio.

O "bibota", como ficou conhecido no mundo do futebol, lembra-se ainda da "arrogância dos jogadores do Peñarol", patente até nos momentos em que se cruzavam no hotel: "Tínhamos ganho a Taça dos Campeões Europeus, mas, se calhar, na América do Sul não tinham a perceção disso e olhavam-nos com alguma sobranceria".

Após as primeiras seis épocas na equipa principal dos dragões (estreou-se em 1974/75), Fernando Gomes ingressou nos espanhóis do Sporting de Gijon (80/81) e daí analisou, ao longe, o que era, então, o futebol português: "A diferença era enorme e a todos os níveis, desde as infraestruturas aos treinos e até aos ordenados". "Mas não são os ordenados que fazem ganhar. Até podem ajudar, mas o que faz ganhar são as infraestruturas, pois joga-se melhor quando se treina melhor", referiu.

Duas épocas depois, regressou ao FC Porto, "resgatado" pelo novo presidente: "Senti que muita coisa tinha mudado. Desde logo porque Pinto da Costa ganhou as eleições de 1982 e o clube havia dado um grande passo". "Mudaram-se mentalidades e a forma como as equipas do FC Porto preparavam os jogos. Senti, na altura, que poderia aparecer uma equipa capaz" de regressar aos grandes palcos europeus em representação de Portugal, como aconteceu com a final da Taça das Taças (1984) e em Viena (1987).

Hoje em dia, Fernando Gomes representa o clube, nomeadamente nos sorteios nacionais e internacionais, e no departamento de prospeção: "Em qualquer circunstância, servir o FC Porto é minha a maior felicidade, é o que me realiza e me honra".

O antigo ponta-de-lança passou 13 épocas de dragão ao peito e terminou 1987/88 com mais um título de campeão nacional - o quinto e último - e 21 golos marcados, saindo do FC Porto em 1988/89 para ingressar no Sporting, onde terminou a carreira em 1990/91.

in "record.pt"

Primeiro título mundial há 25 anos


O FC Porto conquistou num relvado repleto de neve, em Tóquio, o seu primeiro título mundial, há 25 anos, graças a um triunfo por 2-1 sobre os uruguaios do Penãrol, após prolongamento. Um golo do argelino Rabah Madjer, aos 110 minutos, selou, a 13 de dezembro de 1987, a vitória portista na Taça Intercontinental, que opunha o vencedor da Taça dos Campeões Europeus ao da Taça Libertadores da América. Num embate que esteve para não se realizar na data prevista, devido à neve, o FC Porto, comandado por Tomislav Ivic, marcou primeiro, pelo "capitão" Fernando Gomes, aos 42 minutos, mas Viera forçou o tempo extra, aos 80, ao bater o polaco Mlynarczyk.


O génio de Madjer, que decidiu o jogo com um "chapéu" que a neve quase evitou que se transformasse em golo, materializou o segundo grande título internacional dos "dragões", pouco mais de seis meses após a vitória continental, em Viena. Então, na final da Taça dos Campeões, face ao Bayern de Munique, Madjer também já tinha sido o grande protagonista, ao marcar o golo do empate, aos 78 minutos, anulando tento inicial de Kögl, aos 24, e assistir o brasileiro Juary para o 2-1 final, aos 80.



Quando, em Tóquio, arrebatou a Taça Intercontinental, entretanto transformada em Mundial de clubes e alargada aos clubes campeões dos outros continentes, o FC Porto estava igualmente a "meio" de arrebatar a Supertaça Europeia, face a um triunfo por 1-0 em Amesterdão, face ao Ajax. A 24 de novembro de 1987, um golo de Rui Barros valeu aos portistas o triunfo na Holanda, que viria a ser repetido a 13 de janeiro de 1988, nas Antas, então com um tento de António Sousa.



De todas as conquistas portistas, antes ou depois, a mais memorável acaba, porém, por ser a de Tóquio, sobretudo face às condições atmosféricas, que transformaram o encontro numa verdadeira batalha, debaixo de neve e muito frio. O jogo, na madrugada portuguesa, esteve mesmo para não se realizar, mas o árbitro austríaco Franz Wöhrer acabou por se decidir pela realização do mesmo. Como a bola dificilmente rolava, acabou por ser um embate de pontapé para a frente, de luta e de espírito de sacrifício, também para aguentar o frio.



A três minutos do intervalo, Fernando Gomes, que devido a lesão falhara a final da Taça dos Campeões, inaugurou o marcador, ao empurrar a bola junto ao poste direito da baliza uruguaia, depois de um remate de Madjer que ficou preso na neve. Os portistas, a partir dos 61 minutos com um meio-campo reforçado (Quim entrou para o lugar de Rui Barros), foram segurando a preciosa vantagem, mas, aos 80, Viera restabeleceu a igualdade, na sequência de um canto.



Até final do tempo regulamentar, o 1-1 manteve-se, para, no prolongamento, aparecer Madjer a decidir, com um longo "chapéu", depois de roubar a bola amarela ao último defesa uruguaio (Trasante), isto após um pontapé para a frente de Sousa. Com muita determinação, o FC Porto segurou a vantagem e Fernando Gomes levantou a primeira Taça Intercontinental do futebol português, com Rabah Madjer a receber as chaves de um Toyota, o prémio para o melhor jogador em campo.



O JOGO, de hoje até dia 13, irá contar os episódios marcantes da conquista dos dragões no Japão. Não perca nas edições e-paper e impressa.



Jogo no Estádio Nacional de Tóquio.



FC Porto -- Peñarol, 2-1.



Ao intervalo: 1-0.



No final do tempo regulamentar: 1-1.



No final da primeira parte do prolongamento: 2-1.



Marcadores:



1-0, Fernando Gomes, 42 minutos.



1-1, Milton Viera, 80.



2-1, Rabah Madjer, 110.



Equipas:



- FC Porto: Mlynarczyk, João Pinto, Lima Pereira, Geraldão, Inácio, André, Jaime Magalhães, Sousa, Rui Barros (Quim, 61), Gomes e Madjer.



Treinador: Tomislav Ivic.



- Peñarol: Eduardo Pereira, Marcelo Rotti, Obdulio Trasante, José Herrera (Jorge Gonsalves, 95), Alfonso Domínguez, José Perdomo, Eduardo Da Silva, Diego Aguirre, Daniel Vidal, Jorge Cabrera (Gustavo Matosas, 46) e Milton Viera.



Treinador: Óscar Tabárez.



Árbitro: Franz Wöhrer (Áustria).



Assistência: Cerca de 45.000 espetadores.


in "ojogo.pt"

Besiktas nega contactos com FC Porto por Quaresma

Presidente do Besiktas adianta que não houve qualquer conversa com o FC Porto sobre uma hipotética transferência de Quaresma para o Dragão.


O presidente do Besiktas, Fikret Orman, afirmou hoje, a propósito de uma eventual transferência de Quaresma para o FC Porto, noticiado na imprensa turca, desconhecer em absoluto essa possibilidade, não deixando de se confessar surpreendido:

"Não houve qualquer conversa com o FC Porto. Qualquer venda de um jogador obedece a requisitos específicos e se surgir interesse de um clube, claro que poderemos falar para estabelecer as condições".


in "ojogo.pt"