terça-feira, 11 de dezembro de 2012

GOMES E JACKSON ENSINAM A MARCAR

Fernando Gomes e Jackson Martínez estiveram, este domingo, no Vitalis Park para mais um Clinic Dragon Force. Simpáticos e atenciosos, os Dragões disponibilizaram duas horas do seu dia para ensinar a cerca de 200 crianças todos os truques que fazem de um bom avançado um autêntico goleador.

Recebidos em euforia, com cânticos personalizados, inclusive, o antigo e o actual número 9 do FC Porto dificilmente poderiam esperar uma tarefa fácil perante tantas crianças desejosas de os saudar. Nas bancadas, pais e familiares assistiam à enorme demonstração colectiva de alegria e entusiasmo de sorriso no rosto.

A primeira mensagem do dia foi forte e tocante: Jackson confidenciou aos mais novos que a sua carreira “começou na rua”, onde “jogava sem sapatos” e que só a dedicação e uma força de vontade muito grande o trouxeram até onde está hoje. As crianças assimilaram o discurso e não mais desligaram a sua atenção.

Cada história contada por Gomes e cada conselho dado por Jackson foram ouvidos e absorvidos com todos os sentidos. O “Bibota” lembrou a final da Taça Intercontinental em Tóquio, de 1987, para reforçar a ideia de que é indispensável “lutar e sofrer muito para vencer”, enquanto “Cha Cha Cha” deixou um pedido sincero: “Acreditem sempre, sonhem que podem chegar mais longe e lutem pelos vossos sonhos”.

As dicas de como fazer uma desmarcação, como fugir aos defesas, como rematar, como cabecear, como escolher o lado para onde chutar ou como fintar o guarda-redes foram o passo seguinte, com exemplos práticos, e serviram de mote para uma aula muito especial. Se algo sobrou deste encontro, foi a garantia de que não faltarão golos azuis e brancos para celebrar nos próximos tempos.

Antes da despedida, ainda houve tempo para os autógrafos e as fotografias da praxe, o que deixou os mais pequenos completamente deliciados e com um sorriso de orelha a orelha. Sem surpresa, os miúdos adoraram o convívio com os craques, mas, naturalmente, Gomes e Jackson também não esquecerão esta manhã. A prova está nas declarações de ambos à comunicação social.

Jackson Martínez: “É importantíssimo participar nestas acções. Eu também já tive a idade deles, tinha o mesmo desejo de ser jogador de futebol profissional e recordo-me do que passei na altura. Mais importante do que ensinar truques, é passar a mensagem de que para ter sucesso é necessário trabalhar, serem boas pessoas e disciplinados, numa fase em que o apoio dos pais é fundamental. Se têm um sonho, devem persegui-lo.”

Fernando Gomes: “Estas iniciativas são importantes por várias razões, para divertir os miúdos e para lhes alimentar o sonho de jogar futebol e no FC Porto, passando a mensagem do que é Ser Porto, que é ter espírito colectivo, capacidade de sofrimento e querer vencer com fair-play. Tivemos uma interacção muito importante. Senti que apanharam muita coisa do que o Jackson pode ensinar, eu já sou apenas uma ajuda ao Jackson [risos]. Ganhou o FC Porto, o futebol e estes miúdos que passaram uma manhã feliz e divertida.”

in "fcp.pt"

Sem comentários: