quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Para a Historia !!! 5-0 ... 1996

Supertaça: «Marquei ao grande PreudHomme», recorda Arnold Wetl

A Supertaça escreve-se com histórias assim. Tolhidas pela surpresa, cobertas num manto de opereta, perdidas na doença congénita que é a saudade. A que lhe recordamos agora, em jeito de lançamento ao jogo de sábado, trai a altivez dos benfiquistas e eleva o sentimento portista. É um jogo único, de resultado absolutamente improvável: 0-5 para os dragões, em plena Luz.


18 de Setembro de 1996, o dia da maior das desfeitas. Aos três minutos já o F.C. Porto celebrava um golo de Edmilson. Antes do intervalo, mais um, anotado por Artur. Na segunda parte, a tragicomédia adensava-se. Jorge Costa, Arnold Wetl e Drulovic, três facadas cirúrgicas a dilacerar o orgulho encarnado.

Herói acidental, desorientado na frente de uma batalha ancestral, Wetl teve uma exibição perfeita, paradoxal à sua passagem efémera pelo F.C. Porto. 14 anos depois, sem corromper a realidade, recorda tudo ao Maisfutebol através de uma pulsão aforística.

«Que noite! Lembro-me perfeitamente desse golo. Foi um dos mais belos momentos da minha carreira. Recebi a bola fora da área, rematei com toda a força, de pé esquerdo, e estremeci com o barulho. Tinha acabado de marcar ao grande PreudHomme. Na Áustria ele era um deus», conta o antigo internacional austríaco, médio generoso, embora privado de grande talento.

«O António Oliveira deu-me um abraço de dez minutos»

Para Wetl esse Benfica-Porto tinha começado muito antes. Há poucos meses em Portugal, desconhecia a verdadeira amplitude da guerra fria entre os dois emblemas históricos. Mas houve quem o ajudasse a perceber.

«Na viagem de autocarro e no balneário o Jorge Costa e o Paulinho Santos fartaram-se de falar comigo, às vezes aos berros, a dizerem que tínhamos de ir para cima deles», diz, numa gargalhada saudosista.

«Sinceramente, tínhamos uma equipa muito superior. O treinador António Oliveira era um homem inteligente. Acho que não apreciava a minha maneira de jogar. Tinha esse direito. Mas na Luz deu-me um abraço que durou dez minutos! Estava louco!»

Arnold Wetl leva uma vida pacata na Áustria. É o treinador da equipa de sub-17 do Sturm Graz, continua a repelir os tiques snobistas da capital Viena e segue com pouca atenção a liga portuguesa.

«Joguei poucas vezes e tenho pena. Foi a melhor experiência desportiva da minha vida. Quando saí de Portugal fui para o Rapid Viena e, essa sim, foi uma má decisão. As pessoas de Graz não se dão bem com as de Viena e paguei por isso.»

«O melhor? Conceição, Zahovic, Drulo e¿ Jardel»

A conversa telefónica escorre ritmada, incomodada somente com o choro dos filhos de Wetl. Há prioridades e o ex-jogador do F.C. Porto pede-nos desculpa pela despedida abrupta. «Tenho mesmo de ir deitá-los.»

Antes do adeus, uma última pergunta: quem era o melhor jogador daquele Porto da época 1996/97? «Não sei, é difícil responder. O Sérgio Conceição tinha uma velocidade e uma força incríveis, o Zahovic jogava muito e também gostava muito do Drulovic¿ ah, e o Jardel, claro. Era um rapaz especial. Ainda joga? Na Bulgária? Não fazia ideia.»

FICHA DE JOGO:

Estádio da Luz, 18 de Setembro de 1996

Árbitro: António Rola

BENFICA: PreudHomme; Calado (Tahar, 73), Hélder, Bermudez e Dimas (Illiev, 50); Jamir, Bruno Caires, Gustavo e Valdo; João Pinto e Donizete.

F.C. PORTO: Wozniak; Jorge Costa, João Manuel Pinto e Lula; Sérgio Conceição, Paulinho Santos, Wetl (Rui Barros, 70) e Fernando Mendes; Zahovic; Artur (Drulovic, 52) e Edmilson (Jardel, 60).

Golos: Artur (3), Edmilson (43), Jorge Costa (46), Wetl (56) e Drulovic (85).

in "maisfutebol.iol.pt"
 

Na Supertaça "não há favoritos", afirma Helton


Os "dragões" cumpriram, esta manhã, mais um treino, no centro de estágio do Olival, Gaia. O médio Rúben Micael lesionado é a maior dúvida para o desafio. O jogador tem três dias para recuperar.


Antes da sessão de trabalho o guarda-redes Helton, no habitual superflash, falou com os jornalistas e sobre o jogo da supertaça afirmou: "Não há favorito nestes jogos, é jogar futebol. A equipa está a melhorar, porque preparada já está. Tivemos uma infelicidade, perdemos os últimos dois jogos, mas tínhamos vindo a fazer um bom trabalho e uma boa campanha. O FC Porto está bem e a melhorar cada vez mais".

A três dias do primeiro clássico da época o guarda-redes quer esquecer as duas últimas derrotas da pré-época e a propósito de alguns falhanços em jogadas de bola parada considerou: "São detalhes que procuramos corrigir. Temo-nos empenhado, o grupo está a querer melhorar e se Deus quiser a coisa vai mudar".

in "rtp.pt"

Jogo com Benfica «não vai ser de vida ou morte», diz Helton


Há 29 minsO guarda-redes Helton está confiante na determinação do FC Porto de conquistar a Supertaça frente ao Benfica, mas desdramatiza o desafio de sábado, frisando que «não vai ser de vida ou morte».

No 'superflash' de antevisão à partida de Aveiro, o brasileiro defendeu que «não existem favoritos nestes jogos» entre os grandes do futebol português, garantindo que «a equipa já está preparada e agora está a melhorar para o próximo jogo».

«Todos os desafios são importantes durante a época. Não adianta imaginar que vai ser um jogo de vida ou morte. Queremos é a vitória, como sempre, e vamos fazer de tudo para que isso aconteça», acrescentou.

Helton – que evitou falar do Benfica quando questionado sobre o grande potencial atacante da equipa de Jorge Jesus -, julgou mera «infelicidade» as duas derrotas consecutivas dos 'dragões' no Torneio de Paris, considerando que a equipa «vinha fazendo uma boa campanha e trabalho».

«O FC Porto está bem e cada vez melhor. [Sofrer golos de bola parada] são detalhes que procuramos corrigir. Temo-nos empenhado. O grupo todo procura melhorar e isso vai ser invertido», realçou.

Em relação ao árbitro da partida, o setubalense João Ferreira, Helton desejou «que consiga fazer um bom trabalho e não prejudique ninguém».

O guardião mostrou-se ainda «disponível» para herdar a braçadeira de capitão de equipa, na sequência da confirmação da saída do central Bruno Alves para o Zenit de São Petersburgo.

«Todos os jogadores querem assumir essa responsabilidade e estou à disposição se for para o bem do grupo. Na apresentação, o treinador foi bem claro ao dizer que temos essa responsabilidade», recordou o jogador de 32 anos.

Apesar de considerar que vai ter mais trabalho para defesa a baliza portista, com a saída do capitão do FC Porto, Helton disse que a questão será «superada» e que todos querem o «melhor para o nosso companheiro e clube».

«Desejo-lhe muitas felicidades. Sabemos do potencial do Bruno, tenhjo-lhe um respeito muito grande, ajudou-me muito durante o tempo em que trabalhamos juntos. Acredito que tenha sido óptimo para ambas as partes, então isso vai ser superado», concluiu.

in "tsf.pt"

A proposito das finais da taça !!!

Noites europeias agora às quintas...


É certo que, nesta mudança de hábitos da Champions para a Liga Europa, os dragões poderão manter o de jogar à quarta-feira nas semanas em que a segunda competição da UEFA não coincidir com a Champions, mas a ideia expressa no título serve como ilustração da novidade que será a ausência, pela primeira vez após sete participações consecutivas, da prova-rainha. E as coisas não ficam por aí, pois esta é uma competição bem diferente daquela que o FC Porto venceu na última vez que lá esteve, em 2002/03, quando ainda era integralmente constituída por eliminatórias. O primeiro contacto será já depois de amanhã, no sorteio na sede da UEFA, em Nyon, que começará às nossas 12h30, e no qual há uma meia dúzia de adversários preferencialmente a evitar - do PAOK de Vieirinha ao Aris de Héctor Cúper (3º e 5º da Grécia, respectivamente), passando por Montpellier (5º em França) ou Brondby (3º da Dinamarca). Outra grande diferença são as verbas que há para conquistar...


Principais diferenças para a Champions

- Jogos à 5ª-feira nas semanas em que também se jogue a prova principal. Naquelas em que não há Liga dos Campeões, os jogos distribuem-se entre 4ª e 5ª.

- Dois horários para os jogos: 18h00 e 20h05, em vez das já familiares 19h45.

- Mais uma ronda a eliminar: os 16-avos-de-final. Na Champions, à fase de grupos seguem-se os oitavos.

- Prémios substancialmente mais reduzidos. Assim, enquanto o prémio de presença na Champions é de 7,1 milhões de euros, na Liga Europa é de 900 mil; as vitórias valem 120 mil, contra 800 mil; o título três milhões, contra nove, enquanto o máximo possível a que um clube pode aspirar na Liga Europa são seis milhões de euros, contra os 31 milhões da Champions.


FC Porto estará no pote 1 na fase de grupos
Caso vença o play-off e siga para a fase de grupos da Liga Europa, o FC Porto será um dos ocupantes do primeiro pote do sorteio. E só não será o clube com melhor ranking nessa altura caso o Liverpool também se tenha qualificado no play-off. Se assim for, os azuis e brancos só ficarão atrás dos detentores do troféu, o Atlético de Madrid, e dos reds.


Vários campeões europeus junto aos dragões

O FC Porto, que por duas vezes levantou a taça dos Campeões (1987 e 2004), estará bem acompanhado neste sorteio. É que há outras cinco equipas que também já saborearam a máxima glória europeia com presença garantida (PSV, Feyenoord, Aston Villa, Borússia de Dortmund e Steaua), às quais se podem ainda juntar Liverpool, Juventus e Celtic, se passarem a 3ª pré-eliminatória.

Primeiro sorteado começa em casa

No sorteio de sexta-feira, o FC Porto será um dos cabeças-de-série - aliás, o mais cotado dos já apurados. Depois de divididas e de novo misturadas as bolinhas, o primeiro clube a sair jogará a primeira mão em casa.

in "ojogo.pt"

Rúben vai falhar o clássico


O cenário ontem era este: Rúben Micael não deverá estar em condições de alinhar no clássico de sábado com o Benfica, em Aveiro, que vale a Supertaça Cândido de Oliveira. O médio madeirense voltou aos treinos depois de um dia de tratamentos, mas trabalhou à parte, de forma limitada. Fê-lo na companhia do recuperador-físico, António Dias, enquanto os restantes companheiros treinavam normalmente.


A condição física do jogador suscitou algumas interrogações, desfeitas por exames, e tudo aponta para que só esteja apto para o jogo com a Naval, do campeonato. Tratando-se de um problema muscular, a ideia é precaver qualquer recaída na Supertaça. Depois de uma disputa de um lance nos primeiros minutos do jogo com o Bordéus, no domingo, a contar para o Torneio de Paris, o médio queixou-se de dores na coxa direita, resultando numa saída precoce. A informação inicial apontava para uma recuperação mais rápida, mas os exames complementares aconselharam cautelas.

A confirmarem-se estas indicações recolhidas por O JOGO, André Villas-Boas terá de reformular o meio-campo. O madeirense era o mais forte candidato para jogar ao lado de João Moutinho, com Fernando nas costas de ambos. Agora, Belluschi surge como grande candidato à vaga, embora, como se pode ver ao lado, haja muitas opções e combinações possíveis. No entanto, a boa pré-época do argentino parece colocá-lo à frente da concorrência.

Durante a pré-época, o treinador portista preocupou-se em dar minutos a todos os jogadores, testando algumas combinações alternativas. No jogo com o Trabzonspor, que o FC Porto venceu por 1-0, o tridente formado por Fernando, Belluschi e João Moutinho jogou 31 minutos. No jogo com o Ajax, o argentino e o português voltaram a jogar lado a lado durante cerca de meia hora, mas com Tomás Costa na retaguarda. Partindo da indisponibilidade de Rúben Micael, Villas-Boas vai ter a última palavra.


Tubo de ensaio

Trio mais usado

Nos seis jogos que o FC Porto realizou até agora (e não vai fazer mais nenhum, diga-se), André Villas-Boas combinou 11 fórmulas no meio-campo. Fez experiências, mas utilizou mais vezes o trio formado por Fernando, João Moutinho e Rúben Micael. Foi assim durante cerca de 30 minutos com o Ajax, depois com a Sampdória e, mais recentemente, durante a segunda parte do jogo com o PSG. Três vezes, portanto, mais do que qualquer outra configuração.

A experiência turca

Sem Micael, Fernando Belluschi e João Moutinho são fortes candidatos ao onze. O trio foi experimentado uma vez, durante 31 minutos do jogo com o Trabzonspor, realizado na Alemanha.

Outros cenários

Com nove jogadores disponíveis, André Villas-Boas experimentou combinações diferentes no meio-campo ao longo dos seis jogos da pré-época, e sempre com três unidades. Para lá das citadas atrás, houve, por exemplo, um meio-campo composto por Fernando, Souza e Rúben Micael ou Souza, Tomás Costa e Castro. Guarín jogou uma vez, com Fernando e João Moutinho. De fora só ficou mesmo... Raul Meireles.

Castro a baralhar

O segundo trio do meio-campo mais utilizado por Villas-Boas foi composto por Souza, Belluschi e Castro e também por Souza, Belluschi e Rúben Micael. Duas vezes cada um. Pode ser um pouco surpreendente a inclusão de Castro, mas há uma explicação. Depois de ter jogado com Souza e Belluschi durante alguns minutos com a Sampdória, a saída precoce de Rúben Micael com o Bordéus fez com que Castro fosse lançado pelo treinador a partir dos 17 minutos.

in "ojogo.pt"

E que venha o próximo...

Por ser um negócio esperado, os adeptos do FC Porto não ficaram muito surpreendidos, pelo menos os adeptos ilustres ouvidos por O JOGO. Ainda que Álvaro Magalhães preferisse conservar Bruno Alves, a verba conseguida por um jogador de quase 29 anos não deixou ninguém indiferente. Essa é a primeira parte da questão, porque ela traz atrelada uma preocupação que é comum aos três: falta garantir no mercado um defesa convincente para juntar a Rolando, Maicon e Sereno. A mítica camisola número 2 por enquanto fica sem dono à altura...


Manuel Serrão

"Não foi vendido por tuta-e-meia"

"Acho bem a saída do Bruno Alves para o Zenit. Ele já tinha manifestado há muito tempo a vontade de sair, creio que já o fazia há cerca de dois anos, e um negócio de 22 milhões de euros, atendendo à conjuntura actual do mercado, é muito bom para o FC Porto. Para ele. não sei, mas para o FC Porto é bom. O importante é que não foi vendido por tuta-e-meia. Quanto ao perfil do substituto, é ser tão bom como ele e que ganhe tantos títulos como ele."

Rui Moreira

"Equipa precisa de uma voz de comando"

"Vejo com tristeza a saída do Bruno Alves, mas era a vontade dele e, quase aos 29 anos, a oportunidade de fazer o contrato da vida. Vai fazer falta ao FC Porto, porque se trata de um grande jogador. A equipa precisa agora de um jogador alto, combativo e experiente. A defender à zona, o sector precisa de uma voz de comando. Mesmo sem conclusões definitivas, parece-me que o Sereno não é alternativa. O momento para ir ao mercado é tardio."


Álvaro Magalhães

"Bom negócio era evitar a saída..."

"A saída do Bruno Alves é má para a equipa. Notámos nestes jogos de Paris que a defesa tem um buraco e que o Maicon e o Sereno não estão à altura do desafio. E o Rolando fica a perder sem um jogador autoritário ao lado. Vejo a saída com preocupação, tanto mais que se atrasa o processo de construção da equipa. É urgente contratar outro central e que seja sem dúvida para entrar directamente no onze. Um bom negócio era evitar que saísse."

in "ojogo.pt"

Já está e é mesmo por 22 milhões


Só faltava mesmo a confirmação formal e ela chegou ao final da tarde com o comunicado enviado à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM): FC Porto e Zenit concluíram os termos do acordo para a transferência de Bruno Alves, numa operação que, tal como O JOGO antecipara, envolve 22 milhões de euros (o Varzim diz ter direito a 440 mil euros pela formação) . O jogador, que ontem ainda treinou no Olival, segue já hoje rumo a São Petersburgo para efectuar os exames médicos habituais, formalidade indispensável antes de se juntar à equipa treinada pelo italiano Luciano Spalletti, onde jogam os também portugueses Danny e Fernando Meira.


Em princípio, Bruno Alves, que completa 29 anos em Novembro, deverá assinar um contrato de quatro temporadas com o clube russo, naquela que será a segunda aventura fora de Portugal depois da passagem de um ano pelo futebol grego.

Ainda que não seja um campeonato de sonho, e até com experiências fracassadas de outros portugueses que já o tentaram, a verdade é que proposta do Zenit cobre, e de que maneira, a prioridade estabelecida pelo jogador em declarações recentes: melhorar o salário. O patrocínio da Gazprom, uma das maiores empresas russas, focada no sector energético, garante desafogo financeiro ao Zenit para oferecer contratos milionários. As garantias de Meira e de Danny, com quem partilhou recentemente os trabalhos da Selecção, terão sido importantes para Bruno Alves aceitar mudar-se para a Rússia, apesar da preferência inequívoca por Inglaterra, Espanha ou Itália, de onde nunca surgiram propostas convincentes.

Consumada a saída, que se anunciava há meses, a pergunta a que os adeptos portistas procuram dar resposta é muito simples: e agora, quem vem? André Villas-Boas tem apenas três centrais no plantel - Rolando, Maicon e Sereno - e é com eles que montará o puzzle defensivo para a Supertaça. Mas, precisamente porque a saída de Bruno Alves era esperada, os portistas já têm mais do que pesquisado e aprovado o nome do substituto. Ontem mesmo, assim que se oficializou a saída, não faltaram especulações para todos os gostos e preços. Enquanto não surgem outras pistas mais concretas, fica apenas a recolha dos nomes de centrais tidos como alvo do FC Porto nos últimos meses: Rafael Tolói (Goiás); Gustavo Lazzaretti (esteve no Guimarães); Mário Fernandes (Grémio, mas recentemente operado a um ombro); Gabriel Mercado (ex-Racing, mudou-se para o Estudiantes) ou Rodriguez (Braga).

Só a vender centrais dava para comprar um Ronaldo

Ricardo Carvalho (30 milhões) mais Pepe (30 milhões) mais Bruno Alves (22 milhões). Somadas as parcelas, dava quase os mais de 90 milhões que o Real Madrid pagou por Cristiano Ronaldo. Se juntarmos outros centrais recentes (Fernando Couto, Jorge Andrade e até, imagine-se, Ricardo Costa...), então chegava e sobrava para um Ronaldo. E a pronto pagamento...

in "ojogo.pt"

Varzim pretende 440 mil do negócio Bruno Alves

O presidente do Varzim, Lopes de Castro, afirmou esta terça-feira à agência Lusa que o clube espera receber uma verba a rondar os 440 mil euros, pela transferência de Bruno Alves para o Zenit São Petesburgo, devido aos direitos de formação do jogador.


O central Bruno Alves, natural da Póvoa do Varzim, atuou nas camadas jovens do Varzim entre os 12 e os 18 anos, antes de sair para o FC Porto, e segundo os regulamentos da FIFA, o Varzim terá direito a 2% da transferência do jogador, vendido ao clue por 22 milhões de euros. Lopes da Costa mostrou-se confiante em receber a parcela, pois, afirma, "existem regras bem definidas sobre o assunto".

"Fico muito feliz pelo sucesso pessoal do Bruno, a quem desejo as maiores felicidades, e também por mostrarmos, mais uma vez, o trabalho de qualidade que há muitos anos desenvolvemos na nossa formação", acrescentou Lopes de Castro, congratulando-se com o sucesso do jogador da formação varzinista.

in "record.pt"

FUCILE E PEREIRA REALIZAM TREINO ESPECÍFICO


O onze que André Villas-Boas vai apresentar, sábado, frente ao Benfica, na Supertaça Cândido de Oliveira, pode ter novidades surpreendentes. Isto porque tanto Fucile como Alvaro Pereira têm desenvolvido trabalho específico, no sentido de poderem ser utilizados nesse compromisso, que será o primeiro oficial da época 2010/2011.


Os dois uruguaios começaram a trabalhar mais tarde do que os restantes companheiros, uma vez que tiveram uma participação prolongada no Mundial’2010. O Uruguai, recorde-se, só deixou essa competição na véspera da final, uma vez que disputou o jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugares. Depois disso, tanto Fucile como Alvaro Pereira gozaram duas semanas de férias e só começaram a trabalhar com André Villas-Boas na terça-feira da semana passada.

De qualquer forma, no lançamento do Torneio de Paris, o treinador deixou claro que esse período de inatividade foi tão curto, que esses jogadores integraram-se facilmente no normal desenrolar dos trabalhos. Ainda assim, tendo em conta o grau de dificuldade que representa uma final com o Benfica, todos os cuidados são poucos e, por isso mesmo, ambos têm vindo a desenvolver treino específico. Villas-Boas quer tê-los a 100 por cento no compromisso em Aveiro, apesar dos poucos minutos de competição que cumpriram nesta pré-temporada.

Esta é uma situação que deixa claro que tanto Miguel Lopes, como Sapunaru ou mesmo Emídio Rafael ainda não dão as garantias suficientes. As outras opções do plantel para as alas defensivas fizeram grande parte dos jogos da pré-temporada, mas ainda não evoluíram para os patamares de qualidade em que se encontram Fucile e Palito.

in "record.pt"

Rodriguez na linha da frente


O FC Porto vai contratar até ao final desta semana um novo central para colmatar a saída de Bruno Alves, que se mudou para o Zenit. O defesa peruano Rodriguez, que actua no Sporting de Braga, é o nome mais bem colocado para ocupar a vaga do capitão.


Os dragões podem avançar para Rodriguez, um nome já adiantado por A BOLA há algum tempo, e a SAD bracarense terá já conhecimento deste interesse. A prioridade é contratar, no imediato, um central que conheça muito bem o futebol português e que se encaixe no imediato no plantel dirigido por André Villas Boas.

Este é o nome eleito, mas o dossier não está ainda fechado. É seguro, no entanto, que os dragões estão em condições de avançar, imediatamente, para uma nova contratação. E se tudo correr bem será mesmo o central do Sp. Braga.
 
in "abola.pt"

Bruno Alves: transferência vale quase meio milhão de euros ao Varzim

A notícia da transferência de Bruno Alves para o Zenit foi recebida com natural satisfação pela direcção do Varzim Sport Club. O defesa central representou durante sete épocas os lobos do mar - entre o segundo ano de infantil e o segundo de júnior - e os poveiros terão de ser indemnizados pelos seis últimos na qualidade de clube formador.


Contas feitas, o Varzim tem direito a dois por cento dos 22 milhões de euros pagos pelo emblema russo, o que totaliza cerca de 440 mil euros. Uma ajuda extra para enfrentar uma temporada longa e de receitas magras na Liga de Honra.

«Fico muito feliz, por vários motivos. O Bruno Alves é um excelente exemplo da qualidade que o Varzim tem nas suas escolas de formação. Mas como ele há outros. O Geraldo e o Júlio, por exemplo, que são irmãos do Bruno», disse Lopes de Castro, presidente do Varzim, ao Maisfutebol.

OFICIAL: Bruno Alves no Zenit por 22 milhões de euros

Zenit anuncia: Bruno Alves chega quarta-feira a São Petersburgo

A confirmar-se esta verba que quase atinge o meio milhão de euros, o Varzim paga automaticamente mais de metade da época que se avizinha. Lopes de Castro ainda não sabe quando chegará a quantia ansiada aos cofres do clube, mas confia nos regulamentos da FIFA.

«Está tudo perfeitamente estipulado e, por isso, só podemos aguardar com serenidade.» Os regulamentos da FIFA falam, recorde-se, em um mês após a recepção de cada tranche do valor total para ser dado o percentual respectivo ao clube formador.

Ao que o Maisfutebol sabe, o Sp. Farense, o V. Guimarães e o AEK Atenas - onde Bruno Alves actuou por empréstimo do F.C. Porto - também poderiam ser ressarcidos em 165, 110 mil e 110 mil euros euros, respectivamente, mediante a condição de formadores. No entanto, o F.C. Porto costuma precaver-se e nestas situações de empréstimo opta por colocar cláusulas adicionais.

Estes items visam impedir que o clube receptor receba uma verba proveniente de uma transacção, como esta de Bruno Alves. Resta saber se no acordo de cedência do defesa aos clubes de Faro (uma época e meia), de Guimarães (um ano) e de Atenas (um ano) estava incluído alguma alínea deste tipo.

in "maisfutebol.iol.pt"

Bruno Alves a caminho da Rússia: «Levo o F.C. Porto no coração»

Bruno Alves já está a caminho da Rússia, onde, nos próximos tempos, vai iniciar um novo desafio na sua carreira, com a camisola do Zenit. Passavam poucos minutos das 5h30 quando o central chegou ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, juntamente com o pai Washington Alves e o empresário Jorge Mendes, que com ele seguiram no voo.


O ex-capitão do F.C. Porto foi ontem anunciado como reforço do Zenit e vai, agora, fazer os habituais testes médicos e ultimar pormenores da assinatura do contrato. O campeonato da Rússia está a meio e Bruno Alves já não volta a Portugal, para se concentrar nos trabalhos da nova equipa. Para trás fica um percurso recheado de títulos de dragão ao peito, facto que não foi esquecido pelo jogador na hora da despedida.

«Quero agradecer ao F.C. Porto, aos adeptos que sempre me apoiaram em todos os momentos e também aos meus colegas. Eu não vou estar cá, mas o meu pensamento vai estar com eles, para os ajudar. Que continuem a ganhar, porque eu levo o F.C. Porto no coração», afirmou o jogador, minutos antes de embarcar.

Bruno Alves apanhou o voo para Frankfurt, Alemanha, que partia às 6h20, do Porto. Da cidade germânica segue directamente para São Petersburgo, a sua nova casa. A despedida, confessou, não foi fácil. «Claro que é difícil sair de uma casa que me proporcionou muitas alegrias. Mas com os jogadores é assim, vivemos de momentos e chegou a altura de ter uma nova experiência na minha vida. Continuo a torcer por aquele clube que sempre me proporcionou grandes momentos», assegurou.

Várias vezes associado a grandes colossos europeus, Bruno Alves acaba por partir para um campeonato menos mediático, mas o facto não afecta a moral do defesa: «Estou satisfeito com o que aconteceu. Foi bom para mim e foi bom para o clube. Saímos todos beneficiados.»

in "maisfutebol.iol.pt"