sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vitor Pereira: «A última época é irrepetível»

Treinador tenta cortar radicalmente com o passado, mas lembra que no campeonato a equipa tem exactamente os mesmos pontos


Vitor Pereira assumiu uma postura muito diferente da habitual, na conferência de imprensa desta sexta-feira. Assertivo, agitado, por vezes até agressivo, o treinador do F.C. Porto entendeu ser a hora de dar um murro na mesa publicamente e afastar, de uma vez por todas, as críticas sobre o seu trabalho. Só o tempo poderá dar razão, ou não, ao técnico. 

Um dos pontos mais fortes da conversa terá sido o corte radical com o passado. Vitor Pereira disse alto e a bom som que a «última época é irrepetível». E recusou-se a fazer promessas. «Isso não.»

«Sabia o que ia passar este ano quando aceitei treinar o F.C. Porto. Temos é de ir em busca de um bom nível exibicional, mas isso só se faz com trabalho e paciência», alvitrou o treinador dos dragões, interessado também em puxar os adeptos para o seu lado. Isto, apesar da forte contestação sofrida à chegada do Chipre.

Vítor Pereira: «Mais cedo ou mais tarde a regularidade virá»

Técnico lembra que na época passada a equipa nem sempre jogou bem


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, admite que acabar com a instabilidade nas exibições da equipa é, neste momento, um dos principais objectivos dos dragões. Na antevisão do jogo deste sábado com o Olhanense, e no rescaldo da derrota em Nicósia, o técnico lembrou que na época passada a qualidade das actuações nem sempre foi a melhor:

«O nível de qualidade só sobe quando há confiança. No ano passado isso aconteceu porque vencemos muitas vezes. Inicialmente o nível exibicional também não foi elevado, gostaria de recordar isso», referiu.

Por isso, o técnico admite que no Algarve, para lá da conquista dos três pontos, há a intenção de reforçar a confiança com um jogo conseguido: «Temos de ir buscar o nosso jogo, a pressão, a constância exibicional. É para isso que trabalhamos. Mais cedo ou mais tarde, o mais depressa possível, essa regularidade chegará.»

Perante tudo isto, a intenção é clara. «Vamos a Olhão como líderes do campeonato, apesar de todo o folclore. O objectivo é claro: trazer de lá os três pontos. Queremos ser Porto no carácter, na entrega e na qualidade. No Chipre fomos Porto na união, não fomos na qualidade.»

in "maisfutebol.iol.pt"
«Trabalhamos para os nossos adeptos. Há que perceber a insatisfação deles, mas ele também têm de entender que o ano passado acabou e que este ano há novas dificuldades. Estamos a começar, estamos à procura do nosso melhor. Quando as coisas correm mal, é normal que as emoções venham à flor da pele. Aceitamos as críticas, mas não as faltas de respeito», sublinhou Vitor Pereira.

Maisfutebol quis saber se não seria legítimo, mais de três meses após o início do trabalho, esperar mais deste F.C. Porto. O treinador respondeu com números. 
«O ano passado, nesta mesma jornada da Liga, também tínhamos dois empates. Este ano, tal como na época anterior, vencemos a supertaça. É exactamente o mesmo registo. A única diferença é no plano europeu. Mas a realidade da Liga Europa e da Liga dos Campeões é completamente diferente.»


Olhanense-FC Porto (antevisão): imagens e purificação


O MOMENTO:
Olhanense: Os algarvios vêm de uma derrota tangencial na Luz obtida através de uma exibição a dois tempos: depois de uma entrada em falso a imagem foi rectificada na etapa complementar. Esta impressão aplica-se ao percurso nos jogos em casa, onde «patinou» nos dois primeiros jogos e equilibrou-se nos dois últimos. Para prolongarem a agonia de terça-feira dos campeões nacionais ¿ o que seria bom prenúncio para as suas cores - o Olhanense terá de mostrar a sua melhor (última) face.

F C Porto: Em ressaca europeia, os campeões nacionais são obrigados a rectificar no quadro interno a cambaleante exibição (e resultado) de Nicósia. A purificação do corpo e da alma tem sido conseguida nesse espaço personificada com o primeiro lugar da tabela classificativa. Nesse processo de reabilitação, a dúvida (que os últimos resultados no campeonato podem desmentir mas as exibições legitimar) será sempre equacionada, até devido a possíveis sequelas que a derrota com o Apoel poderá ter deixado.

AUSÊNCIAS:
Olhanense: Jander (rotura muscular na face posterior da coxa esquerda), Luís Filipe (mialgia de esforço e lombalgia), João Gonçalves (estiramento no adutor direito) e Djalmir (entorse no joelho esquerdo)

F C Porto: Fucile (tendinite no calcanhar de Aquiles direito) e Sapunaru (lombalgia), Djalma (gastroenterite), Juan Iturbe (a recuperar da fractura de um braço) e Emídio Rafael (continua o plano de reabilitação). Souza e Cristián Rodriguez excluídos por opção técnica.


DISCURSO DIRECTO:
O treinador do Olhanense, Daúto Faquirá: «Colocamos sempre intensidade nos jogos e vamos mais uma vez colocá-la. E quero a minha equipa sempre ambiciosa, agressiva e que jogue em antecipação. Estes três A¿s, são pressupostos variáveis fundamentais para conseguimos estar mais perto de ter êxito. Às vezes isso não chega mas é um bom ponto de partida para ganhar, ou pelo menos fazer pontos, mas vamos sempre para o ringue a pensar que vamos derrubar o adversário. Por ko, tudo bem, por ko técnico ou pontos, também. O que interessa é conquistarmos pontos.»

O treinador do FC Porto, Vítor Pereira: «Vamos a Olhão como líderes do campeonato, apesar de todo o folclore. O objectivo é claro: trazer de lá os três pontos. Queremos ser Porto no carácter, na entrega e na qualidade. No Chipre fomos Porto na união, não fomos na qualidade. Temos de ir buscar o nosso jogo, a pressão, a constância na exibição. É para isso que trabalhamos. Mais cedo ou mais tarde, o mais depressa possível, essa regularidade chegará.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
6-1, ganhou o Olhanense. Na actualidade, ninguém acreditava. Mas na realidade é este o resultado mais desnivelado no confronto entre as duas equipas em jogos para o campeonato realizados no Algarve. Remonta à época de 1949/50. O melhor que o F C Porto conseguiu foi 4-0,na campanha seguinte. Mas é só nesse item que o Olhanense está por cima, porque no total dos 17 jogos os dragões obtiveram 8 vitórias, contra cinco dos algarvios, sobrando 4 empates. Na história recente, desde o retorno do Olhanense ao principal campeonato (últimas duas épocas), o F C Porto regista duas vitórias por 3-0. O último triunfo (2-1) da equipa algarvia aconteceu em 1973/74.

EQUIPAS PROVÁVEIS:
Olhanense: Fabiano Freitas; Figueroa, André Pinto, Mexer e Ismaily; Fernando Alexandre e Cauê; Nuno Piloto, Mateus e Wilson Eduardo; Dady
A lista de convocados só será divulgada no dia do jogo.

F C Porto: Helton; Otamendi, Rolando, Mangala e Alvaro Pereira; Belluschi, Fernando e João Moutinho; Hulk, Kléber e James Rodríguez
Outros convocados: Bracali, Alex Sandro, Maicon, Guarín, Steven Defour, Varela e Walter


in "maisfutebol.iol.pt"

PEDRO MOREIRA; "OS BONS RESULTADOS MORALIZAM A EQUIPA"

Já na liderança do campeonato nacional de hóquei em patins, após duas vitórias em outros tantos jogos, o FC Porto Império Bonança está cheio de confiança. Este sábado (17h00), desloca-se ao terreno do “europeu” HC Braga, para um encontro “em que não haverá lugar para facilitismos”, como afirmou Pedro Moreira ao www.fcporto.pt.

O arranque de campeonato correspondeu aos vossos objectivos?
Os bons resultados moralizam a equipa e são sinónimo de que o trabalho que temos realizado tem dado os seus frutos. Entramos em todos os jogos para vencer, que é o nosso principal objectivo, e é isso que tem acontecido.

Ainda assim, nos primeiros minutos, o FC Porto tem sentido algumas dificuldades...
É natural que no início dos jogos se verifique um período de maior ansiedade, mas não considero que haja qualquer tipo de relaxamento inicial. Com o decorrer do próprio jogo, a evolução da equipa tem sido natural.

Este é o primeiro jogo fora de portas no campeonato, pelo que não vão poder contar com o apoio do público...
Jogar no Dragão Caixa, perante a nossa massa associativa, é fantástico. No entanto, estou certo de que em Braga também teremos, como habitualmente, alguns adeptos a apoiar-nos.

Que dificuldades esperam encontrar em Braga?
Podemos considerar o HC Braga uma equipa “mista”, ou seja, tem experiência e muita juventude com qualidade. Esperamos um jogo muito difícil, à imagem de todos os outros, em que não haverá lugar para facilitismos. Um bom resultado seria a vitória, nem que fosse por 1-0.



in "fcp.pt!"

JOÃO SANTOS PRONTO PARA VENCER A DOBRAR NOS AÇORES

A jornada dupla nos Açores, que obriga os Dragões a defrontar o Terceira Basket e o Lusitânia em dois dias consecutivos, é classificada como "complicada" por João Santos. E a escolha de adjectivo não se esgota na imposição de um curto período de recuperação entre jogos, mantendo aplicabilidade na análise a cada um dos adversários. Ambos para vencer.

Primeiro o Terceira Basket, às 18h30 locais de sábado (mais uma hora em Portugal continental), depois o Lusitânia, menos de 24 horas depois, às 16h30 de domingo. No primeiro adversário, o internacional português distingue a influência de três norte-americanos, a propósito do segundo, sublinha o jogo colectivo e, sobre ambos, reconhece dificuldades. A atenuar já com a disponibilidade de Rob Johnson, que caracteriza como "uma mais-valia", em especial na proximidade das tabelas.

Duplamente complicado
"É uma jornada dupla complicada. A equipa do Terceira tem quatro americanos que jogam muitos minutos, com praticamente todos os movimentos ofensivos a passar por eles, enquanto o Lusitânia apresenta um jogo mais colectivo. Em resumo, são duas equipas difíceis."

Valor acrescentado
"O Rob Johnson vem acrescentar valor à equipa e ajudar-nos numa posição em que existia uma lacuna. Vai ser-nos útil, essencialmente no capítulo defensivo, nos ressaltos e na execução ofensiva das nossas jogadas. Será, portanto, uma mais-valia para a equipa."

Reposição de níveis físicos
"Estes quinze dias, em que não competimos oficialmente, ajudaram-nos a repor parte da condição física. Cada jogador tem as suas mazelas, o seu momento de forma e, na minha opinião, este intervalo ajudou a colocar todos num patamar físico muito semelhante."

Adversários com qualidade
"O Benfica reforçou-se bastante, é uma equipa com um forte poder ofensivo, mas há equipas com muita qualidade na nossa liga e que vão certamente bater o pé aos candidatos ao título. Ainda é muito cedo para tirar ilações sobre a competitividade das restantes equipas e o único dado certo para nós é que o FC Porto Ferpinta continua a trabalhar da mesma forma que fez na época passada e com os mesmos objectivos, que passam por vencer todas as competições em que está envolvido."



in "fcp.pt"

Danilo pode chegar a Portugal com mais de 70 jogos nas pernas

A chegada de Danilo prevista para Janeiro está a gerar enorme expectativa, não só pelas reconhecidas qualidades do lateral/médio, mas também porque se transformou na segunda contratação mais cara de sempre do FC Porto, ultrapassada apenas por Hulk. No entanto, falta saber o que poderá acrescentar Danilo à equipa na segunda metade da temporada, até porque há dois aspectos relevantes nesta história: o primeiro, subjectivo, está relacionado com o tempo que o jogador precisará para se adaptar ao futebol europeu - essa velha questão; o segundo, mais concreto, está ligado à excessiva carga de jogos com que o internacional brasileiro vai chegar a Portugal. Até ao momento, em 2011, e sempre sem parar, Danilo já contabilizou 63 jogos, 46 pelo Santos e 17 pelo Brasil, dois deles na selecção principal. Mas há mais. Até ao final do ano, Danilo tem a possibilidade de participar em mais oito partidas, seis no Brasileirão e duas no Mundial de Clubes que se jogará em Dezembro no Japão. Feitas as contas, o internacional brasileiro poderá chegar a Portugal com 71 jogos realizados este ano. Será impeditivo? O professor José Neto diz que não. Ou melhor, diz que pode não ser um problema. E explica. "O número de jogos, por si só, não significa nada. Tudo dependerá do contexto e de um conjunto de características do próprio jogador." Ou seja, e segundo o especialista em psicologia desportiva e metodologia de treino, tudo dependerá de um conjunto de factores bem mais complexos. "Um atleta é físico, é mental, natureza, desejo e sociedade. É importante haver uma consciencialização da tarefa. Um jogador com crença está mais disponível fisicamente. O interior é muito importante neste aspecto." Em resumo, para o professor José Neto tudo dependerá da adaptação de Danilo "à carga de treinos e à forma como recupera e resiste à fadiga", para além da forma como o jogador conseguirá "gerir as expectativas", porque estas tanto podem "motivar" como "criar uma ansiedade prejudicial". Apesar disso, e no essencial, os mais de 70 jogos que Danilo se prepara para realizar este ano não parecem ser um problema para 2012.


in "ojogo.pt"

Hulk não mudou

É errado eleger Hulk bode expiatório do momento atribulado do FC Porto. É certo que as coisas já saíram melhor ao Incrível (dois golos nos últimos quatro jogos, sendo que um foi de penálti), mas não é por falta de esforço que o registo e as exibições não são melhores.
A estatística nem sempre chega para ilustrar o momento de forma de um jogador, mas neste caso permite-nos concluir que se Hulk não faz melhor, não é porque esteja desmotivado.
Nos dois últimos jogos para o campeonato, o brasileiro foi até mais participativo do que nos seis anteriores: tocou mais vezes na bola, participou em mais ataques e combinações com os colegas e só rematou menos do que é habitual. A grande diferença foi o aumento de 50% nas bolas perdidas, o que revela, sim, mais dificuldades em passar pelos adversários. Quando muito, o craque vive uma crise de confiança, que obviamente o impede de fazer melhor.
Na Liga dos Campeões, Hulk também foi o melhor portista nos dois jogos contra o APOEL e melhorou registos por comparação com os dois primeiros jogos do grupo.
Em Chipre, o subcapitão mostrou-se disponível para arcar com as responsabilidades, o que por si só é um atestado de maturidade. Mas, como frisou, é injusto que o culpem de tudo. Afinal, a disponibilidade não mudou - e a forma de jogar também não.

Só Leo Messi remata mais

Se ao lado explicamos que ninguém pode apontar o dedo ao Incrível por não tentar fazer melhor, os números, por comparação com outros craques europeus, também dão razão ao esforço do jogador. Só Messi remata mais do que Hulk na competição: 33 contra 25 remates. Isto significa que até Cristiano Ronaldo (21 remates) procura menos o golo do que o Incrível, embora seja muito mais eficaz. Seguem-se Ibrahimovic e Benzema, ambos com 15, e, por fim, Fernando Torres, com catorze.

Até é mais colectivo

Substituído contra o Paços de Ferreira e acusado de ter sido muito individualista nos 54 minutos que passou em campo, Hulk prova com números que isso é errado. Nos últimos dois jogos, Hulk dobrou o número de passes feitos aos seus colegas. E participou em mais jogadas.

in "ojogo.pt"

Seguranças do Benfica provocaram "mal estar"

RELATÓRIO DA PSP NO CASO DO TÚNEL DA LUZ



A investigação da Polícia da Segurança Pública (PSP) sobre os incidentes no túnel do estádio do Luz, a 20 de dezembro de 2009, concluiu a existência de "mal estar" na equipa do FC Porto provocado pelos seguranças.
O relatório da Divisão de Investigação Criminal da 3.ª Esquadra da PSP, baseado no qual o Ministério Público (MP) proferiu acusação contra Hulk, Sapunaru, Fucile, Helton e Cristian Rodríguez, refere que "a constante identificação e acompanhamento do 'staff' do FC Porto (...), bem como o impedimento a determinados acessos, não era normal".
"ɐ certo que tal situação criou mau estar no 'staff' do FC Porto", concluiu a investigação, realçando que as supostas atitudes dos seguranças foram testemunhadas "por elementos policiais".
A conclusão da investigação, a que a Lusa teve acesso, salienta que Sandro Correia, um dos dois autores da participação judicial, impediu "a passagem de Fernando Oliveira [responsável pela segurança dos dragões]".
Nota-se ainda que o assistente de recinto desportivo insistiu no pedido de identificação do delegado ao jogo do FC Porto, Reinaldo Teles, e negou a sua presença na manga do túnel "por não estar devidamente credenciado para permanecer naquele local", quando aquele elemento dos portistas tinha autorização para o exercício das suas funções.
Salienta a conclusão da investigação que o "mal estar estará relacionado com o incentivo de Fernando Oliveira [elemento da comitiva do FC Porto encarregue da segurança] à desordem", instigando os jogadores portistas "para saírem do balneário", comprovado com fotogramas extraídos de câmaras de videovigilância.
O apuramento dos factos permitiu ainda refutar a tese do "staff" do FC Porto de que a saída dos jogadores do balneário foi motivada pelos elementos da equipa do Benfica "entoarem cânticos e baterem com os pés" com o propósito de afrontarem os portistas, derrotados por 1-0.
"Não corresponde ao verificado nas imagens, pois o visionamento não indica se é percetível qualquer batimento das botas", refere-se. Concluiu-se ainda na investigação que não foi possível constatar a ocorrência de "injúrias entre ambas as partes", porque as quatro câmaras de videovigilância no acesso aos balneários do estádio da Luz "não são possuidoras de sistema de recolha de som".
O MP deduziu acusações contra os cinco jogadores do FC Porto, depois de dar como provadas as agressões, com murros e pontapés, a Sandro Correia, que lhe provocaram traumatismo na face e num membro inferior, e a Ricardo Silva.
Os jogadores do FC Porto alegaram que foram injuriados e difamados pelos seguranças e requereram a abertura da instrução do processo.
Pelos incidentes no jogo da 14.ªa jornada da temporada de 2009/10, a Comissão Disciplinar da Liga suspendeu Hulk por quatro meses e Sapunaru por seis e arquivou o inquérito ao guarda-redes Helton.
No recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, Hulk foi suspenso por três jogos e Sapunaru por quatro.
in "record.pt"

Ansiosos pela revolução

EXCLUÍDOS NO CHIPRE NA EXPECTATIVA



O jogo com o Apoel pertence ao passado e, por isso, no Dragão, as atenções estão centradas no Olhanense. A expectativa de poder corrigir a imagem deixada na última partida será grande no plantel, mas é ainda maior entre aqueles que espreitam uma nova oportunidade.
Na possibilidade de Vítor Pereira operar mais uma pequena revolução no onze, há jogadores que se apresentam na linha da frente para o regresso à titularidade. Os nomes dos portistas ansiosos por voltarem a receber a confiança técnica saltam à vista.
in "record.pt"

Moutinho chega aos 200 jogos na Liga

CAMISOLA 8 ATINGE EM OLHÃO UMA MARCA HISTÓRICA



Seis anos, nove meses e 13 dias depois da estreia,João Moutinho cumpre, amanhã, frente ao Olhanense, o seu jogo número 200 no campeonato nacional. Esta é uma marca que, por si só, já é histórica, mas a verdade é que ganha ainda maior relevância se tivermos em conta que o internacional português vai atingi-la com apenas 25 anos.
A cumprir a sua 8.ª temporada na principal competição do futebol português, João Moutinho somou, neste período, muitas mais vitórias do que derrotas e/ou empates.´
in "record.pt"

Dragões cobiçam 49.º sem perder na Liga

Desde a derrota em Alvalade a 28 de Fevereiro de 2010 (0-3), que o FC Porto não perde qualquer jogo para o campeonato... É um percurso marcado pelo brilhantismo e pela força expressiva de três treinadores: Jesualdo Ferreira - esteve no início da etapa -, André Villas Boas - fechou a temporada 2010/2011 sem qualquer derrota - e por último Vítor Pereira.

Ao longo destes 20 meses, o dragão somou 42 triunfos e seis empates, com a marca a ganhar mais profundidade tendo por princípio que quatro dessas partidas tiveram o Benfica como adversário. 

Com as águias, neste quadro entusiasmante e de fogo, o FC Porto conta três vitórias e um empate, 12 golos marcados e quatro sofridos. Já com o Sporting realizou apenas dois jogos neste ciclo, com uma vitória e um empate.


in "abola.pt"

Guarín e James nos convocados da Colômbia

Os médios Freddy Guarín e James Rodríguez, ambos do FC Porto, integram a lista de convocados da selecção da Colômbia para os jogos com a Venezuela e a Argentina, referentes à fase sul-americana de qualificação para o Mundial-2014. 

Entre os eleitos do seleccionador Leonel Alvarez está ainda o avançado Radamel Falcao, ex-FC Porto actualmente ao serviço do Atlético de Madrid, que também contribui com o defesa Luís Perea.

Os jogos com Venezuela e Argentina estão agendados para 11 e 15 de Novembro, respectivamente, e vão decorrer no Estádio Metropolitano, em Barranquilla, na Colômbia.


in "abola.pt"

Walter a caminho do quarto jogo a titular na Liga

Regresso muito provável à equipa em Olhão. Kléber só lhe ganhou o lugar na Champions... 

Os jogos da Champions é que têm baralhado as contas e complicado a vida de Walter, que quase sem se dar por isso fez os últimos três jogos no campeonato a titular (Académica, Nacional e Paços de Ferreira), com um saldo de dois golos marcados. 

Número já positivo, é verdade, mesmo tendo em atenção os 12 marcados pela equipa portista nesta série de três jogos, mas que em termos meramente contabilísticos até em nada beliscam e diminuem Kléber, que agora na pele de Bigorna - porque nestas três últimas partidas da Liga só fez duas, e como suplente utilizado - apontou outros tantos golos...


in "abola.pt"