quinta-feira, 9 de junho de 2011

«James esteve a um passo da Juventus», revela empresário


Representante de James Rodriguez diz que o colombiano «esteve a um passo da Juventus» antes de assinar pelo FC Porto. Jogador «está ansioso por disputar a Liga dos Campeões» e só deixará os azuis-e-brancos «por uma proposta irrecusável».

«Em Março do ano passado esteve a um passo da Juventus. Falei com [Alessio] Secco [director de futebol da Juventus] e disse-lhe que por cinco milhões de euros ele estaria vestido de preto e branco. Mas acabou por não acontecer nada. James é extracomunitário e isso é um problema. Assinou pelo FC Porto em Junho por esse valor», recorda Bruno Carpeggiani, citado pela Imprensa italiana.«O jogador está bem no FC Porto, um clube de top e que conta com ele. Só sairia por uma proposta irrecusável», realça o representante do jovem colombiano, esclarecendo que não recebeu qualquer contacto do Inter de Milão pelo jogador: «Tudo o que sei foi através dos jornais».Bruno Carpeggiani diz que James «está tranquilo e focado no torneio de Toulon». «Depois disputará o Mundial de sub-20 como capitão da Colômbia e está ansioso por jogar a Liga dos Campeões pelo FC Porto», confidencia.

in "abola.pt"

CSKA de Moscovo interessado em Moutinho

João Moutinho é um dos alvos do CSKA de Moscovo, que pretendem reforçar o seu meio-campo. A notícia, reproduzida pelo jornal russo Tden, é acompanhada de declarações de uma "fonte do clube" à reputada agência noticiosa AP, bem como do valor que o emblema moscovita está disposto a pagar: 15 milhões de euros.

A mesma notícia refere que o CSKA tem concorrentes italianos e espanhóis e que o FC Porto dificilmente libertará o médio por menos de 20 milhões. Refira-se, já agora, que a cláusula de rescisão de Moutinho é de 40 milhões de euros.



in "dihitt.com.br"

F.C. Porto: Hulk convence Brasil, Guarín tem o melhor golo

«Incrível» eleito o melhor brasileiro a jogar no estrangeiro. Guarín venceu votação do «Guardian» com o golo apontado ao Marítimo, no Dragão.


A temporada do F.C. Porto continua a fazer eco na imprensa internacional. Numa altura em que os protagonistas já estão de férias ou a preparar competições de selecções, vão chegando notícias de galardões para alguns deles, premiando o esforço individual ou colectivo.


Hulk, por exemplo, foi duplamente distinguido pela ESPN brasileira. O avançado dos dragões foi considerado o melhor jogador brasileiro a actuar no estrangeiro, vencendo o prémio «Futebol no mundo». Para além de ter sido eleito por um júri especializado, o «Incrível» ganhou a votação dos internautas que opinaram no site da ESPN.



No primeiro caso, Hulk recebeu 38 por cento dos votos do júri de 47 elementos, tendo batido Thiago Silva, do Milan, e Daniel Alves, do Barcelona. Já na votação popular, a eleição foi esmagadora. O portista arrecadou 1795 votos, cerca de 700 votos a mais que o segundo classificado, o campeão europeu Daniel Alves.



Hulk esteve, de resto, presente na cerimónia de entrega dos prémios, embora o programa ainda não tenha sido transmitido. 



No entanto, nem só Hulk foi galardoado. Freddy Guarín venceu a votação popular levada a cabo pelo jornal britânico «The Guardian», que pretendia eleger o golo do ano. O pontapé fulminante do colombiano na recepção ao Marítimo, da 15ª jornada, convenceu quase metade dos votantes. Guarín recebeu 47,2 por cento das preferências, ficando na frente do pontapé de bicicleta de Wayne Rooney, no derby de Manchester.

in "maisfutebol.iol.pt"

Mariano González: «Tive propostas de Portugal»

Argentino está a ponderar o futuro depois de deixar o F.C. Porto. Itália ou Espanha estão na linha da frente das preferências, mas regressar à Argentina também é cenário em aberto


O ex-avançado do F.C. Porto, Mariano González, está a definir o seu futuro, agora que terminou a ligação aos dragões, e confessou que recebeu propostas de clubes portugueses, que está a estudar, embora dê preferência a outros campeonatos. 

«Ainda não tenho a certeza onde vou seguir a minha carreira. Tive propostas de outros clubes de Portugal e uma da Turquia. Tenho de estudá-las para ver qual é a que mais me convence. Gostava de voltar a Itália, ou tentar Espanha, porque são campeonatos que me interessam pelo seu nível futebolístico», afirmou, em entrevista ao jornal «El Eco Digital».

O argentino esclareceu que houve conversações com o F.C. Porto para prolongar o contrato, mas não sortiram efeito: «Não houve acordo e decidimos mudar. Mas ficou tudo bem com o Porto. Estive lá quatro anos e foram muito bons em todos os campos.»

Reiterando que a ligação com os dragões «terminou a bem», o extremo deu a sua opinião sobre os motivos que o levaram a ser menos utilizado depois de recuperar da grave lesão sofrida no início de 2010. «Nos últimos meses não joguei muito porque já se sabia que o contrato terminava. Nesses casos a política dos clubes, naturalmente, tem influência nas decisões técnicas. Por isso não tive continuidade. Em seis meses só fiz três jogos completos e depois jogava 15 ou 20 minutos. Mas já sabia que ia ser assim desde que tomei a decisão de sair. Se eu fosse dirigente, a partir do momento que um jogador já não é um possível negócio para o clube, também punha outro», assumiu.

O tempo actual é, portanto, de ponderação. Regressar à Argentina é uma hipótese, sendo que o Racing Avellaneda, clube que o lançou, chegou a tentar fazê-lo regressar em Dezembro, mas Mariano preferiu tentar a renovação com o F.C. Porto. O Botafogo, do Brasil, também sondou o atleta, que não se deixou seduzir pela proposta.

«A não ser que seja uma diferença muito grande, o que é pouco provável, prefiro a Argentina ao Brasil», esclareceu.

in "maisfutebol.iol.pt"

"Já fez as malas, agora só falta saber o dia"

Tal como O JOGO já tinha avançado, Iturbe viajará para Portugal nos próximos dias para oficializar o contrato de cinco temporadas com o FC Porto e começar a conhecer os cantos à casa. O avançado fez 18 anos no início do mês e até podia atravessar o Atlântico sozinho, mas deve ser acompanhado pelo pai, Juan Iturbe, e pelo empresário Gustavo Mascardi neste primeiro capítulo da aventura europeia. Um capítulo que será, inevitavelmente, curto porque em meados de Julho terá de apresentar-se em Buenos Aires para o estágio da selecção de sub-20 da Argentina, tendo em vista a presença no Mundial da categoria.
"Ele já tem as malas praticamente feitas e só está à espera de saber o dia ao certo da viagem para Portugal. E, em princípio, vai saber tudo amanhã [hoje]. Está previsto um contacto dos responsáveis do FC Porto com o empresário do meu filho para tratar desses pormenores", referiu a O JOGO.
O pai já esteve na Invicta em Janeiro - por Iturbe ser menor foi o progenitor quem tratou das questões do contrato com o FC Porto - tendo inclusive assistido ao jogo da Taça da Liga com o Beira-Mar que os dragões venceram por 3-0. Quando regressou ao Paraguai procurou ser o mais minucioso possível nos detalhes sobre a realidade que espera o filho, que agora verá tudo com os próprios olhos. Iturbe vai conhecer o Estádio do Dragão, o Centro de Treinos do Olival e escolher um local para viver, podendo iniciar a pré-temporada a 30 Junho com os novos companheiros. "Ele vai para o Porto e depois volta para a Selecção por causa do Mundial", lembrou Juan Iturbe, pai. Ainda não há uma data exacta estipulada para a concentração dos sub-20 alvi-celeste, mas é certo que será em meados de Julho, o que significa que Iturbe dificilmente estará na apresentação oficial do plantel do FC Porto, versão 2011/12. Ao que tudo indica, os dragões vão reeditar a final da Taça Intercontinental de 1987, com o Peñarol, a 24 de Julho, poucos dias antes do início do Mundial.
Nesta altura, Iturbe está a gozar umas miniférias, aproveitando para descansar depois de um ano intenso. "A época foi muito longa e stressante com jogos do campeonato, da Copa Libertadores e da selecção da Argentina. Agora, ele está a recarregar baterias antes de ir para Portugal", contou o pai do reforço portista.

Craque foi de férias para a Foz do Iguaçu

O campeonato paraguaio terminou no último fim-de-semana e como o Cerro Porteño também foi afastado da final da Copa Libertadores uns dias antes, a época já terminou para Iturbe. E como foi longa e cansativa - com jogos da selecção sub-20 da Argentina pelo meio - o jovem que o FC Porto contratou aproveitou para tirar uns dias de férias e fazer algumas compras, enquanto não sabe ao certo o dia da viagem para Portugal. Agora que já é maior de idade, Iturbe fez cerca de 350 quilómetros até à zona da fronteira com o Brasil e instalou-se em Ciudad del Este, na Foz do Iguaçu, onde ficam as famosas cataratas. Hoje, já deve estar de volta a casa, em Assunção, capital do Paraguai, à espera que toque o telefone.

in "ojogo.pt"


Belluschi em repouso absoluto

Belluschi seguiu ontem directamente do Aeroporto Ezeiza, em Buenos Aires, para a Clínica Rossi, onde foi submetido a uma ressonância magnética que confirmou uma fissura no perónio direito sofrida no jogo com a Polónia.
Os médicos recomendaram a Belluschi repouso absoluto nas próximas semanas, que coincidem com o período de férias do FC Porto. Nesse sentido, segundo apurou O JOGO, no seguimento desta primeira avaliação, é muito provável que o médio esteja recuperado no início da época, a tempo de integrar sem grandes limitações o trabalho de pré-temporada. Os portistas regressam ao trabalho no próximo dia 30, com a primeira semana de trabalhos agendada para o Olival. O estágio, que está previsto ser em Marienfeld, na Alemanha - a menos que as notícias recentes sobre o surto da bactéria e.coli mudem os planos, o que para já ainda não aconteceu -, já deverá ter Belluschi a treinar normalmente, dependendo da resposta dada. O médio continuará a ser observado na Argentina, colocando o departamento médico portista, que receberá o exame feito ontem, a par da evolução.
O regresso de Belluschi à selecção acabou por ser triplamente negativo: além dos maus resultados e da exclusão da lista da Copa América, ainda lhe sobrou uma lesão.

in "ojogo.pt"

James assiste e conduz Colômbia até à final

James continua a brilhar no Torneio Internacional de Toulon. Ontem, voltou a capitanear a Colômbia e foi decisivo no triunfo sobre o México, por 2-1, que coloca a sua selecção na final da prova. Na sexta-feira a equipa orientada por Eduardo Lara discute o troféu com a selecção da casa, a França, que bateu a Itália (1-0) na outra meia-final.
Com olheiros atentos de vários pontos da Europa nas bancadas do Estádio Mayol, James rubricou mais uma boa exibição. Desta vez não marcou, mas fez o passe para o primeiro golo da partida. Já perto do intervalo, o esquerdido surgiu na direita do ataque, segurou a bola e levantou a cabeça antes de entregar a bola a Edwin Cardona que, à entrada da área, rematou em moinho e fez um grande golo.
A Colômbia adiantou-se logo após o descanso, numa jogada individual de Valencia, mas o México ainda conseguiu reduzir, já nos descontos e numa altura em que James já não estava em campo. A pensar na final da competição, Eduardo Lara substituiu o jovem portista (63') por Jonny Mosquera.
Com a presença na final deste prestigiado torneio, a Colômbia reafirma a sua condição de forte candidata à vitória no Mundial que vai organizar entre 29 de Julho e 20 de Agosto.

El Bandido é a última tentação do Inter

"Chama-se James Rubio Rodriguez e é a última tentação do Inter". É desta forma que o conceituado jornal "Gazzetta dello Sport" faz eco da notícia de ontem de O JOGO sobre a presença de emissário do Inter de Milão no Torneio de Toulon, onde James tem brilhado e agradado aos olheiros, não só do emblema de Milão, mas também de outros "tubarões" europeus. Os interessados já sabem que o extremo, contratado ao Banfield, tem uma cláusula de 30 milhões de euros.

in "ojogo.pt"

FC Porto é favorito a ser bicampeão

Os dragões mostram maior estabilidade no mercado de transferências, enquanto Benfica e Sporting preparam autênticas revoluções nos seus plantéis.


O FC Porto conquistou há poucas semanas o campeonato, mas parte já na frente para a revalidação do título de campeão na próxima temporada.
A equipa comandada por André Villas-Boas assinou em 2010/11 uma época de sonho, com a conquista da Supertaça, Liga, Taça de Portugal e Liga Europa, tendo já no horizonte a possibilidade de somar a Supertaça Europeia, caso vença o todo-poderoso Barcelona.
Os dragões revelam-se até ao momento como o 'grande' mais calmo no mercado de transferências, apostando na continuidade das suas principais estrelas, nomeadamente Falcao e Hulk. Por outro lado, em Lisboa sucedem-se os nomes de possíveis reforços para Benfica e Sporting, adivinhando-se verdadeiras' revoluções' nos plantéis benfiquista e sportinguista.
Assim, a Betclic lança já o seu olhar para a próxima edição do campeonato e aponta um claro favoritismo do FC Porto à conquista do bicampeonato. Os dragões merecem uma 'odd' de 1,40, enquanto o Benfica surge no segundo lugar da corrida, com uma cotação de 3,25. Já o Sporting está bem mais longe, ao ver a sua eventual vitória na Liga merecer uma aliciante valorização de 8,00. Por fim, o Braga terá sérias dificuldades para se intrometer com tanto sucesso entre os 'grandes', ao ter uma 'odd' de 25,00. 
in "sapodesporto.pt"

Hulk como o melhor brasileiro no exterior

EM VOTAÇÃO ONLINE NO SITE DA ESPN


Mesmo de férias, Hulk continua a colher os frutos pela ótima campanha que assinou em 2010/11. Ontem, o Incrível deslocou-se a São Paulo, mais concretamente aos estúdios da ESPN, para receber o prémio de melhor jogador brasileiro no exterior. O camisola 12 do FC Porto destacou-se da concorrência, tendo deixado para trás compatriotas como Daniel Alves, do Barcelona, ou Marcelo, do Real Madrid.
Na verdade, o avançado do FC Porto recebeu dois prémios, pois nesta eleição reuniu a preferência de 250 jornalistas brasileiros e também do público em geral, que votou através do site da ESPN Brasil. Acompanhado pelo pai, Gilvan de Souza, Hulk precisou mesmo da ajuda do seu progenitor para transportar os dois troféus.
O Incrível, de resto, aproveitou o momento para matar saudades do amigo e ex-adversário no campeonato português, David Luiz. O central que se transferiu, em janeiro, do Benfica para o Chelsea, foi escolhido pelo público para receber o prémio de revelação brasileira no estrangeiro.
in "record.pt"

Yepes: «Gostava de jogar com Falcão e Guarín no Milan»

DEFESA COLOMBIANO REVELA DESEJO



Mario Yepes, internacional colombiano do Milan, revelou esta quarta-feira que gostava de contar com os seus compatriotas Falcão e Guarín, ambos do FC Porto, na equipa milanesa.
"Falcão e Guarín são dois óptimos jogadores, jovens e de grande qualidade. Fizeram uma época esplêndida no FC Porto, ganharam muitos títulos, entre eles a Liga Europa. Gostava muito de jogar com eles, não só na seleção, mas no Milan. Seria bom ver pelo menos um outro colombiano com a camisola do Milan", afirmou Mario Yepes, de 35 anos, ao "Studio Sport".
in "record.pt"

Álvaro Pereira «vinga» Uruguai frente à Holanda

Depois da meia-final perdida no Mundial-2010, sul-americanos batem «laranja mecânica» nas grandes penalidades. Laterais do FC Porto e do Benfica estiveram em destaque


Álvaro Pereira decidiu a vitória do Uruguai sobre a Holanda, em Montevideo, nesta quarta-feira, ao marcar a última e decisiva grande penalidade (4-3) num jogo particular que reeditou a meia-final do Mundial-2010.

Depois do 1-1 registado no tempo regulamentar, com os dois golos a terem a assinatura do... Liverpool - Luis Suárez inaugurou o marcador aos 81 minutos e Dirk Kuyt empatou sobre os 90 -, a vitória decidiu-se nas grandes penalidades. Do lado do Uruguai, apenas Lodeiro falhou, pela Holanda falharam Van Persie e Elia, e Álvaro Pereira não vacilou no momento de vingar a «celeste».

O lateral do FC Porto até assistiu à maior parte do encontro no banco de suplentes de um Centenario lotado, entrando apenas a um minuto do fim para a ovação de Luis Suárez e a tempo de assistir ao empate da «laranja mecânica», mas sem culpas no golo.

Melhor nos 90 minutos esteve Maxi Pereira, do Benfica, que foi titular. O lateral encarnado participou em alguns dos melhores lances da sua equipa, ainda que tenha sido Cavani, com uma jogada fantástica, a assistir Suárez.

Os também portistas Fucile e Cristian Rodríguez não foram opção, apesar de estarem convocados para este particular, de preparação para a Copa América.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Falcao entrega camisola ao presidente colombiano

Avançado dos dragões recebido na Casa de Nariño, residência oficial do Chefe de Estado do seu país.


Radamel Falcao voltou a levar bem longe o nome do F.C. Porto. Esta quarta-feira o avançado deslocou-se à Casa de Nariño (residência oficial do Presidente da República da Colômbia) para entregar uma camisola dos dragões ao Chefe de Estado do seu país, Juan Manuel Santos. 

O gesto evidencia o prestígio de que goza actualmente Falcao e, por inerência, O F.C. Porto. O encontro havia sido acordado há algumas semanas numa conversa telefónica, depois de Falcao se ter sagrado o melhor marcador da Liga Europa.

Pouco depois da recepção na Casa de Nariño, Falcao partilhou com os seus fãs o momento, via twitter. Além de algumas palavras, o artilheiro postou uma foto onde se pode ver a autografar a camisola do F.C. Porto, perante a cumplicidade de Juan Manuel Santos. 

«Visitar um lugar com tanta história como este anima-me para trabalhar mais no dia-a-dia e levar bem alto o nome da Colômbia», referiu Radamel Falcao.

in "maisfutebol.iol.pt"

Juventus insiste em contar com Fernando

Fernando regressou ontem às notícias do mercado, e outra vez em Itália, onde se escreveu que a Juventus estará mesmo muito empenhada na aquisição do médio do FC Porto.

O Corriere dello Sport avançou com esta informação que, naturalmente, foi dando a volta ao mundo durante o dia na rede global, resgatando também atenções em França, porque neste defeso o médio já foi associado a um interesse do Lyon.

O brasileiro terminou a época no dragão a celebrar as conquistas azuis e brancas, mas a assumir, paralelamente, receptividade a nova experiência na carreira, e esse detalhe não tem escapado à imprensa italiana quando faz notícias sobre as possibilidades de o Polvo rumar ao calcio. Foi assim, recentemente, com o Inter de Milão, e a situação repete-se agora relativamente à Juventus, determinada a recuperar a força desportiva de outras épocas. Fernando, sublinhava a informação que circulou ontem, confirmou este ano as qualidades de médio muito apetecível e o clube de Turim terá no brasileiro um alvo prioritário para o reforço do plantel.



in "abola.pt"

Kieszek está tranquilo

O nome de Pawel Kieszek começou a estar na ordem do dia, desde que A BOLA avançou em primeira mão o reforço Bracali, ex-guarda-redes do Nacional da Madeira, que terminou o contrato no final do mês passado. 

Entra o brasileiro no Dragão, sai seguramente o polaco que, por temperamento, não se sente confortável para passar mais um ano quase sem competir, como lhe aconteceu nesta vitoriosa época portista. Vários clubes já perguntaram ao FC Porto pelo polaco; um deles foi o Cluj, onde Jorge Costa inicia funções como treinador principal no próximo domingo.

Aliás, a imprensa romena aborda essa possibilidade com destaque, mas inclui outros guarda-redes na lista de hipóteses, entre os quais Mário Felgueiras, que ainda tem contrato com o SC Braga por mais dois anos e esteve cedido ao Rio Ave.

Mas sobre o polaco, e como também noticiámos, recai o interesse de outros clubes, portugueses e estrangeiros.
Kieszek está «a par de todas as notícias», que têm saído em Portugal. «Neste período é normal, mas estou muito tranquilo em relação a isso. Vamos com calma», disse o polaco numa breve conversa com A BOLA.

Pawel vai gozando «calmamente» o período de férias. «Vão ser feitas totalmente aqui, no meu país», desabafo próprio de quem está a matar saudades de mais um ano de trabalho fora do país que ama.



in "abola.pt"

Nuno Capucho e Paulinho Santos em lista de espera

Pedro Emanuel está em trânsito para a Académica. Vaga na equipa técnica de Villas Boas é para ser ocupada por treinador da casa.

A forte possibilidade de Pedro Emanuel poder vir a ser o novo treinador da Académica (por onde passaram recentemente Domingos Paciência e Jorge Costa) abre uma vaga na equipa técnica portista. Mas como se trata de um quadro da casa, contrariamente ao que acontece com os demais colaboradores de André Villas Boas, excepção feita ao caso do preparador holandês dos guarda-redes, Wil Coort, cujo vínculo é diferente , o lugar em questão terá de ser obrigatoriamente preenchido por um elemento que faz parte do emblema azul e branco.

Uma imposição, como é norma no FC Porto, que tem a ver com a figura muito própria do treinador-adjunto da casa. Elemento cuja escolha não deve estar apenas associado à competência profissional, mas também, ou sobretudo, ao seu passado no clube e no que pode representar no grupo, como uma mais-valia em termos de reserva moral, da mística e história dos portistas. Rui Barros, João Pinto, André ou Aloísio estiveram nesse papel nos últimos anos.


in "abola.pt"