sábado, 20 de novembro de 2010

Um plano de emergência à esquerda


Voltar à esquerda. Não há outro remédio para André Villas-Boas, obrigado a refazer a ala mais produtiva da equipa depois de ter confirmado que o azar anda mesmo acompanhado - à lesão de Varela juntou-se a de Álvaro Pereira e, à custa da coincidência de ambos jogarem normalmente do mesmo lado, o treinador ganhou um quebra-cabeças: e agora, entrega o flanco esquerdo a quem?

Este não é um problema que o atrapalhe a curto prazo, porque amanhã, no jogo da Taça, e mesmo que estivessem bem, era improvável que algum dos dois fosse opção. A dúvida arrasta-se e ganha corpo para Alvalade, já que os prazos de recuperação da rotura muscular de Varela continuam nebulosos e os de Álvaro Pereira clarificaram-se apenas pela voz da Federação uruguaia: a paragem, disseram, dificilmente seria inferior a um mês. Mas talvez seja.

O lateral caiu mal na disputa de um lance durante o particular entre Uruguai e Chile, tendo-lhe sido diagnosticada uma fissura no ombro esquerdo. "Felizmente, não houve fractura, senão teria sido bem pior. É uma lesão menor, mas ainda estará um bom tempo inactivo", disse Alberto Pan, médico uruguaio. Ontem, o FC Porto não acrescentou muito mais a esse diagnóstico da lesão, classificando-a genericamente, no boletim clínico oficial, como "contusão".

O jogador, que já está no Porto, onde chegou com o ombro protegido, limitou-se a fazer tratamento e foi sujeito a uma primeira reavaliação. Ainda é cedo para estimativas seguras, mas, apurou O JOGO, os responsáveis portistas acreditam ser possível encurtar o tal prazo avançado pelos uruguaios, contrariando os cenários mais catastrofistas. Pode ser que hoje, na conferência de Imprensa que antecede a deslocação a Moreira de Cónegos, o treinador clarifique mais um pouco a questão.

Não é a primeira vez que o FC Porto vê os planos atrapalhados por lesões resultantes de azares nas selecções, com a curiosidade acrescida de já ter ocorrido antes com os uruguaios em particular, sobretudo com Rodríguez (afastado da equipa durante meses depois de problemas num joelho) e agora Álvaro Pereira. Curiosamente, ainda ontem, a Federação inglesa anunciava a intenção de indemnizar o Liverpool em mais de 500 mil euros pela lesão de Gerrard no particular com a França, a qual deverá afastar o médio dos relvados durante um mês.

À margem desta questão do relacionamento, nem sempre pacífico, entre clubes e selecções, sobra o lado prático para Villas-Boas dar resposta. Em Moreira de Cónegos, o lado esquerdo da defesa deverá ser entregue a Emídio Rafael, jogador que até foi contratado à Académica por indicação do treinador. Mas, em Alvalade o dono do lugar pode muito bem ser outro: Fucile. O uruguaio foi durante as primeiras épocas, com Jesualdo Ferreira, lateral-esquerdo e, por causa do azar do compatriota, pode regressar a esse papel.

Mais difícil é antecipar como Villas-Boas pretende colmatar a ausência de Varela. Rodríguez, James (os dois sujeitos a viagens longas, diga-se) e Ukra são os candidatos óbvios ao lugar, não só em Moreira de Cónegos mas também em Alvalade, onde a presença de Varela, tal como O JOGO já escreveu, parece improvável.

in "ojogo.pt"

Falcao diz-se pronto a jogar na Taça

Falcao lesionou-se no jogo com o Benfica, falhou a partida com o Portimonense, mas agora diz-se pronto para regressar à competição já amanhã em Moreira de Cónegos. "Depois de ter feito fortalecimento [muscular] durante esta semana, já me sinto bem e espero jogar no domingo", adiantou o colombiano na sua página pessoal do Twitter. O avançado deve mesmo regressar à competição frente ao Moreirense, faltando saber, no entanto, se será como titular ou se começará o jogo no banco, saltando para a equipa titular o brasileiro Walter, que marcou um golo na última partida, frente ao Portimonense.

Curiosamente, dois dias depois de ter concedido uma entrevista onde revelou, em declarações à Rádio Corrente Nacional, da Colômbia, que gostaria de jogar na liga inglesa ou espanhola, o avançado anunciou ontem, também na sua página no Twitter, que se encontra a ter aulas de inglês. A afirmação mereceu uma pergunta de um dos muitos seguidores do colombiano - "Vais jogar para Inglaterra?" Falcao respondeu: "Oh não. Estou a aprender inglês há 10 anos, mas como não pratico muito, não tenho melhorado. Quando conseguir, aprendo outro idioma."

in "ojogo.pt"

Internacionais voltam a pensar no Moreirense


Os seis internacionais que estiveram ao serviço das respectivas selecções nacionais juntaram-se finalmente ao grupo de trabalho para intensificarem a preparação do jogo com o Moreirense. Retirando da equação Álvaro Pereira, que chegou lesionado, os restantes cinco jogadores trabalharam sem qualquer tipo de limitação na sessão de trabalho de ontem, que foi propositadamente adiada para a parte da tarde com o objectivo de contar com a totalidade dos internacionais. João Moutinho, Álvaro Pereira, Fucile e Cristian Rodríguez foram utilizados nos particulares de quarta-feira, ao contrário de Otamendi, que não chegou a sair do banco de suplentes na partida entre a Argentina e o Brasil. James, por sua vez, integrou-se na selecção colombiana de sub-20, que disputou a Copa Aerosur Internacional.

De referir ainda que Fernando e Varela voltaram a ficar entregues aos cuidados do departamento médico do FC Porto. E se o extremo deverá estar mais algum tempo devido à rotura muscular sofrida na partida com o Portimonense, Fernando já se encontra na fase final da recuperação de um problema igualmente muscular.

Neste momento, o objectivo dos responsáveis do clube está traçado e passa por poder contar com o médio brasileiro na deslocação da próxima semana a Alvalade. Actualmente, as expectativas são positivas para o FC Porto, até porque Fernando tem reagido bem à crescente carga de trabalho a que tem sido submetido nos últimos dias. No entanto, a sua utilização em Alvalade estará sempre dependente da forma como decorrer a próxima semana de trabalho, uma vez que o médio ainda não se integrou nos treinos de conjunto sem limitações. Certa para já é a sua ausência do confronto de amanhã frente ao Moreirense, devendo o lugar de trinco ser ocupado uma vez mais pelo colombiano Guarín.


Rodar para gerir esforço

O último ensaio é hoje, e há detalhes por acertar, mas é certo que Villas-Boas vai cumprir a tradição de dar minutos a jogadores menos utilizados. Beto pode voltar à baliza, mas a defesa estará ainda sujeita a outros retoques, além da entrada de Emídio Rafael. No meio-campo, é muito provável a poupança de Moutinho, viabilizando a aposta em Rúben Micael, com Souza a tentar espreitar uma oportunidade. No ataque, Falcao pode ganhar alguma rodagem, e falta saber quem substitui Varela: os Rodríguez, algo desgastados, ou Ukra, também candidato.

Dia para desfazer dúvidas

Hoje é dia de André Villas-Boas falar, mas, mais do que isso, é também dia de conhecer os convocados para o jogo de amanhã em Moreira de Cónegos. No final da sessão de trabalho, agendada para hoje de manhã, será divulgada a lista de eleitos, existindo a curiosidade de se perceber qual é a dimensão da gestão que Villas-Boas estará disposto a fazer no jogo com o Moreirense, sobretudo no que diz respeito os internacionais que estiveram ao serviço das respectivas selecções.

in "ojogo.pt"

Hulk vai a todas

VILLAS-BOAS NÃO PRESCINDE DO BRASILEIRO


Há casos e casos e Hulk é um dos jogadores que não pedem grandes repousos na carga competitiva. Por isso mesmo, o Incrível tem sido sempre opção inicial para André Villas-Boas e em Moreira de Cónegos não deve ser diferente. É que o brasileiro só não esteve em 2 jogos esta época (Genk e Beira-Mar), mas a sua ausência ficou a dever-se a um drama familiar que o obrigou a viajar para a terra natal.
Titular em todos os restantes 17 encontros, só foi substituído em 5 deles, o que espelha uma grande disponibilidade física de que o técnico não prescinde. Com Varela lesionado e James e Cristian Rodríguez a meio gás depois de terem somado internacionalizações e muitas milhas, resta ao técnico os nomes de Hulk e de Ukra para as alas.
Apesar da proximidade do jogo com o Sporting, é bom lembrar que o duelo frente ao Moreirense não é a feijões. Há uma eliminatória em disputa e, portanto, não é de esperar uma revolução total no onze portista. Beto vai assumir a baliza e os defesas Sereno e Emídio Rafael devem participar no segundo encontro de azul e branco. Também a meio-campo podem surgir novidades, sendo certos os nomes de Guarín e Ruben Micael, mas com Souza e Castro à espreita de oportunidades.
No ataque, Walter parece talhado para estes encontros, mas resta saber como vai Villas-Boas gerir o caso de Falcão. É que o colombiano já não defrontou o Portimonense e é improvável que esteja três semanas sem competir. A sua presença nos convocados, pelo menos, é aguardada com naturalidade.
in "record.pt"

Mariano está no fim da linha

ACABA CONTRATO E NÃO RENOVA


A abertura da SAD para a cedência de James, conforme revelou o seu empresário, é mais um indício do regresso de Mariano González, que já está recuperado da lesão sofrida em março, mas que não compete por não ter sido inscrito na Liga, nem na UEFA.
Villas-Boas reservou para janeiro a reintegração competitiva do extremo, que será reforço para o que resta da temporada, mas que encerrará em junho o seu compromisso com os dragões. O internacional argentino é opção para a fase das decisões, mas não está no esboço do futuro.
Sem avanços no sentido da renovação do contrato que está em vias de expirar, Mariano González vê o fim da linha no FC Porto. A caminho dos 30 anos, e depois de uma lesão gravíssima e que deixa inevitáveis marcas, o extremo prepara-se para pôr termo a um ciclo de quatro temporadas de azul e branco.
Entre altos e baixos, nunca foi um titular indiscutível, ainda que a sua atitude profissional e o seu exemplo lhe tenham permitido entrar na hierarquia dos capitães.
in "record.pt"

Rodríguez com saída

ATLÉTICO MADRID DE QUIQUE FLORES INTERESSADO



Rodríguez não é um dos jogadores portistas com rendimento mais destacado na era Villas-Boas, mas notícias vindas de Espanha através da “Marca” dão-lhe créditos no mercado e referem que Quique Flores pensa no uruguaio para o reforço do At. Madrid na próxima temporada.
O Cebola tem saída e o FC Porto não coloca grandes entraves a possíveis negociações do extremo contratado há dois anos. É que Rodríguez foi um investimento avultado (7 milhões de euros por 70 por cento do passe) e é também um dos atletas mais bem pagos do plantel.
Aos 25 anos, e sem conseguir superiorizar-se à forte concorrência de Hulk e Varela, não tem o rótulo de inegociável e pode ver o ciclo na Invicta chegar ao fim em junho. É que o esquerdino tem contrato até 2012 e não há notícias de negociações com vista à revisão do vínculo, o que pode resultar numa abertura ainda maior da SAD a eventuais propostas.
Quique Flores não chegou a cruzar-se com ele no Benfica (seguiram em sentido contrário), mas o jornal de Madrid garante que o espanhol é admirador do 10 portista, acrescentando porém que Vicente (Valencia) é o grande alvo e que o também uruguaio Gonzalo Castro (Maiorca) é uma alternativa destacada.
A “Marca” diz ainda que Rodríguez pode deixar o Dragão por 9 milhões de euros (acima do que a SAD pagou por ele) e salienta as boas relações da direção de Enrique Cerezo com Pinto da Costa.
Apesar de as direções desportivas já fazerem contas à próxima época, definindo prioridades, a fase das conversações ainda está bem distante, pelo que para Rodríguez fica apenas a noção de que o seu trabalho na Invicta está a ser seguido.
Utilizado preferencialmente na Liga Europa, grande montra para o exterior, o uruguaio ainda não marcou qualquer golo pelo clube esta época, tendo festejado apenas no particular da sua seleção contra a China. Na Liga, ainda não conseguiu sequer ser titular, algo que pode acontecer diante do Sporting, já que Varela ainda está em dúvida.
in "record.pt"

Avançados são o grande alvo da SAD no mercado

GRANDE RELEVO A ALVOS PARA AS ALAS OFENSIVAS


A prospeção portista tem dado grande relevo a potenciais alvos para as alas ofensivas. É que a SAD antecipa o assalto a Hulk e quer estar precavida, até porque está visto que também Cristian Rodríguez é um jogador com mercado.
Com Varela firme e James e Ukra em crescimento, há indicadores que os responsáveis analisam e que levam a que os avançados sejam o grande alvo do mercado. É que, ao centro, o destaque de Falcão e a ausência de uma terceira opção reclamada por Villas-Boas também ajudam à escala de prioridades.
in "record.pt"

José Mourinho pensa em Hulk para o final da época


Portista 'concorre' com Llorente e os 'merengues' só admitem pagar 30 milhões.

As exibições de Hulk já chegaram ao gabinete de José Mourinho. O treinador do Real Madrid gosta do brasileiro e tem enviado vários olheiros aos jogos do FC Porto com o propósito de elaborarem relatórios minuciosos sobre o internacional brasileiro. De momento não está ser equacionada qualquer proposta, mas no final da temporada tudo poderá ser diferente, até porque Hulk já foi tema de conversa entre Mourinho e a cúpula dirigente do Real Madrid.
Segundo informações recolhidas, os merengues já discutiram mesmo como seria possível, e em que condições, avançar para a contratação do brasileiro, ainda que saibam da capacidade negocial de Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto.
Hulk tem uma cláusula no valor de 100 milhões de euros, mas, sabe o DN, os merengues não admitem pagar mais de 30 milhões pelo brasileiro, disse ao nosso jornal fonte do clube líder da Liga espanhola. A razão é simples, ainda esta temporada o clube de Madrid pagou 25 milhões ao Benfica por Di María, um internacional argentino que participou no último Campeonato do Mundo. Hulk, apesar das suas qualidades, no entanto, não faz parte das escolhas habituais do seleccionador brasileiro. "Seria complicado justificar tal verba num jogador que não é internacional pelo seu país com regularidade", disse a mesma fonte.
As observações, essas, no entanto, vão continuar. As análises estão a ser feitas e o Real Madrid sabe que terá concorrência, até de clubes com capacidade financeira para investir mais que os tais 30 milhões. E estes 30 milhões de euros são, claramente, curtos para o FC Porto que só detém 45%. Supondo que o Real Madrid oferecia 30 milhões de euros, os portistas encaixariam uma verba escassa, na ordem dos 13,5 milhões de euros. Um valor visto no Dragão como muito reduzido para o efeito que o futebolista canarinho tem no actual sistema de jogo dos azuis e brancos.
Uma coisa é certa, os merengues não vão entrar em loucuras por Hulk, até porque têm outras prioridades, nomeadamente o espanhol Fernando Llorente, do Athletic Bilbao.Este internacional espanhol é do agrado de Valdano, Florentino Pérez e até dos adeptos merengues, que numa sondagem recente elegeram o ponta-de-lança basco como o jogador que o Real Madrid devia contratar na próxima janela de mercado, ou seja, em Janeiro.
Aqui o problema do Real Madrid é praticamente o mesmo: o elevado custo de Llorente que tem uma cláusula de rescisão de 63 milhões de euros.
Depois de Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Ricardo Quaresma e de quase 70 milhões de euros depois, o técnico que se sagrou campeão europeu no Dragão pode continuar a dar dinheiro ao clube que o projectou.

in "dn.pt"

Emídio Rafael e a lesão de Álvaro Pereira: «Vem abrir uma porta...»

O regresso da Taça de Portugal abre a porta ao regresso de Emídio Rafael ao onze do F.C. Porto, ele que só foi aliás titular no embate com o Limianos. Por isso advinha-se mais uma oportunidade para mostrar trabalho antes do regresso à discrição habitual. Adivinhava-se, sim, mas as coisas mudaram entretanto.

Álvaro Pereira lesionou-se, vai estar ausente um mês e atribui um novo significado à deslocação a Moreira de Cónegos. Afinal de contas este pode ser um teste sério à titularidade de Emídio Rafael nos jogos mais a sério. «A lesão do Álvaro, parecendo que não, vem abrir uma porta. Infelizmente para ele».
«Agora o mister decide quem joga, eu só tenho de estar preparado. O objectivo do clube é ganhar sempre e o meu é jogar sempre», diz, negando ser «um jogador do treinador». «Sou um jogador de trabalho. O Villas-Boas era o meu treinador na Académica, mas cheguei aqui pela minha dedicação e pelo meu esforço.»

«Relaxamento com Moreirense? Não, nunca jamais»

Virando a agulha para o jogo de domingo com o Moreirense, o lateral-esquerdo começa por garantir que no Dragão «não se pensa no Sporting». Afinal de contas ainda falta mais de uma semana para o clássico. «Nesta casa, como se vê, queremos ganhar jogo a jogo e encaramos todos os jogos de igual maneira.»
«Se pode haver relaxamento por se tratar de um adversário teoricamente mais fácil? Não, nunca e jamais. Temos objectivos a cumprir e não é por ser o Moreirense que vamos facilitar ou entrar com outro tipo de atitude. Queremos ganhar, queremos vencer a Taça de Portugal, seja qual for o adversário queremos vencer.»

«Ninguém fala mas toda agente pensa na invencibilidade»

Até porque toda a gente no grupo azul e branco está bem ciente do desafio suplementar que é por estes dias defrontar o F.C. Porto. «Todas as equipas querem ganhar-nos, o Moreirense não é excepção e isso vê-se nas palavras do treinador. Compete-nos contrariar a ideia dele, porque queremos ganhar a Taça.»
Pelo caminho querem continuar sem sofrer derrotas. «A invencibilidade não é um tema que a gente converse. Mas cada um pensa isso para dentro e deseja continuar invencível. É verdade que há poucas equipas que ganham sempre, mas nós pensamos jogo a jogo em vencer sempre. A invencibilidade trabalha-se.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Regresso ao activo de Álvaro Pereira é uma incógnita

Defesa começou ontem a fazer exames complementares aos realizados no Chile. Corpo médico uruguaio estima paragem longa. Dragões aguardam resultados e... fazem figas. 

Até parece mentira, mas é verdade: Álvaro Pereira lesionou-se! Coisa estranha no uruguaio, que muito raramente tem qualquer problema físico. E mais incrível ainda é que poderá não jogar nos próximos desafios. Moreira de Cónegos, Alvalade... e outros mais. 

Segundo o responsável médico pela selecção uruguaia, Alberto Pan, o defesa não deverá regressar à competição antes de Janeiro, como deixou a entender, em declarações aos media do seu país, ao dizer que o internacional estaria «inactivo por um bom tempo». 

E numa primeira observação, Alberto Pan, temeu ainda pior, que Palito, como é conhecido no meio, sofrera mesmo uma fractura, o que não veio a confirmar-se, depois do raio-X realizado em Santiago do Chile, onde os uruguaios jogaram e perderam (2-0) com a selecção chilena. Exame radiológico de que Álvaro Pereira se fez acompanhar para ontem apresentar ao corpo clínico portista, no dia do regresso ao serviço, que ocorreu no Olival, onde os dragões realizaram um treino vespertino para permitir a integração de todos os internacionais que se encontravam em trânsito.

A equipa médica portista, que estava já estava de sobreaviso, avançou entretanto - não por desconfiança, mas por ser norma da casa - para exames complementares, que começaram no mesmo dia e se prolongam até hoje. Motivo pelo qual a referência à lesão do jogador no boletim clínico, publicado no site oficial do clube, foi tão... vaga, ao ser somente adiantado que Álvaro Pereira acusava uma contusão no ombro esquerdo e não também uma fissura no úmero, como fora revelado no site da federação uruguaia. 

Daí que o tempo de paragem do jogador, estimada em 30 dias, seja, por enquanto, uma incógnita, até a equipa médica dos dragões estar na posse de todos os elementos necessários para um diagnóstico preciso e serem analisados todos os recursos possíveis para um tratamento tão eficaz como rápido do problema físico que o defesa apresenta.


in "abola.pt"

Três anos sem sair da Taça

ogo com o Moreirense será o 22.º dos dragões na prova desde a entrada na edição de 2007/08. Neste percurso, dois troféus levantados e só duas derrotas. Final perdida para o Sporting e ainda um desaire inconsequente na Amadora. 

O FC Porto vai completar, frente ao Moreirense, 22 jogos da Taça de Portugal em três anos consecutivos, um longo percurso com passagens por três finais e pela conquista do troféu nas duas últimas temporadas. Ao longo deste trajecto, os azuis e brancos só foram derrotados pelo Sporting, no Jamor, em 2007/08, e pelo Estrela da Amadora, na segunda mão da meia-final de 2008/09.

É preciso recuar à época de 2006/07 para descobrir a última vez que um desaire equivaleu à eliminação dos portistas na competição: aconteceu no Dragão, perante o Atlético e o brasileiro David, actualmente a mostrar o que vale no Chipre, foi o autor do golo que, nessa temporada, matou à primeira as ambições do FC Porto na prova. 

Mas de 2007/08 em diante, a Taça de Portugal tem sido um acumulado de alegrias para os azuis e brancos, com excepção da tal final perdida para os leões, há três anos, jogo decidido apenas no prolongamento, com dois golos de Tiuí.


in "abola.pt"