terça-feira, 19 de março de 2013

Hulk: «Preferi o FC Porto ao Atlético Madrid»

CRAQUE DO ZENIT ELOGIA VILLAS-BOAS


Hulk revelou que antes de rumar ao FC Porto teve a oportunidade de se transferir para o Atlético Madrid, mas preferiu a proposta dos dragões.

“O Atlético Madrid já me tinha contactado, mas eu preferi Portugal e o FC Porto por causa da língua. Tinha a certeza de que a adaptação seria mais fácil. Com Villas-Boas tivemos um ano fantástico, com títulos, um deles a Liga Europa, e fui o melhor marcador do campeonato. Ele é um vencedor, um grande treinador e uma excelente pessoa. É jovem, mas já é experiente e competente. Vai ser bem-sucedido”, afirmou o craque brasileiro do Zenit, em entrevista ao jornal italiano “Gazzetta dello Sport”.

O avançado brasileiro garantiu que tem como objetivo participar no Mundial’2014 ao serviço da canarinha: “Não fui opção no Mundial’2010 porque estive três meses suspenso devido à confusão nos balneários após o jogo com o Benfica. Quero estar no próximo Mundial, mas antes quero estar na Taça das Confederações no próximo verão”.

in "record.pt"

Liedson, o que se passa? «Ainda é matador nato, será útil ao Porto»


O F.C. Porto perde em Málaga, o F.C. Porto empata no Funchal e Liedson não sai do banco. O Levezinho chegou em janeiro ao Dragão, supostamente para reforçar o ataque azul e branco, mas quase dois meses depois os números são sofríveis: três aparições, 37 minutos, zero golos. 

Na fase mais difícil da temporada, Vítor Pereira não recorre ao internacional português. Nem em desespero de causa. Afinal, o que se passa? Qual a utilidade de Liedson no plantel do F.C. Porto? Até em períodos de emergência, com a equipa a não ganhar, o avançado de 35 anos não é lançado. 

Contra o Marítimo, o treinador optou por meter Castro e Izmaylov na segunda parte, abdicando de mais um homem ao lado de Jackson Martinez. Um facto que contraria, de resto, as próprias palavras de Vítor Pereira

O treinador abriu a porta ao 4x4x2, pelo menos em situações pontuais, e nada disso tem ocorrido. Mesmo em Alvalade, Liedson entrou só depois de o Sporting estar reduzido a dez unidades. 

Nas únicas declarações aos jornalistas após a apresentação oficial de dragão ao peito, Liedson mostrou compreensão: «Ficar no banco? Tenho 35 anos, só posso agradecer ao Porto».

Maisfutebol foi atrás de mais respostas. A compreensão pública de Liedson dá lugar à estranheza de Derlei e Elpídio Silva, ex-colegas no Sporting, avançados e perplexos no Brasil com «a falta de utilização» do levezinho no F.C. Porto. 

«Mesmo com 35 anos ele é um matador nato», diz Derlei que, tal como Liedson, vestiu as camisolas de F.C. Porto e Sporting. «A frieza dele é a mesma em treinos ou em jogos. Em dez oportunidades eu garanto que ele faz oito. O Porto não pode desperdiçar isso». 

Silva esteve em Alvalade entre 2003 e 2005. O pistoleiro está convicto da «qualidade eterna» de Liedson. «Ele vai ser útil ao Porto ainda esta época. Não é fácil chegar a meio da época e encaixar logo na equipa. Mesmo assim, esperava que ele jogasse mais vezes».

Liedson, o que se passa? «Fez dupla comigo, pode fazer com Jackson»

Reportagem-Maisfutebol: Derlei e Elpídio Silva falam sobre a situação difícil do ex-colega


Três presenças diminutas em mês e meio de dragão ao peito é um pecúlio «estranhamente discreto» para Liedson. Derlei e Elpídio Silva apreciaram os dois anos do Levezinho no Brasil, após o adeus ao Sporting, e recusam aceitar que os 35 anos limitam decisivamente o ex-colega.

«Ele quando chegou do Sporting estava fortíssimo, a voar. Fez golos atrás de golos e foi decisivo no título do Corinthians», lembra opistoleiro. O pior veio com uma lesão, já no Flamengo. «Ele sofreu muito nessa altura», confessa Derlei. 

«Depois, na fase final de 2012, reapareceu em bom plano. Eu pensava até que este ano ia conseguir ser titular no Flamengo. Apareceu o Porto e ele fez muito bem em aceitar. Dei-lhe a maior força». 

Derlei sentiu, porém, que Liedson iria ter um papel diferente no Dragão. «Eu sei que o Jackson é fantástico, mas o Liedson pode perfeitamente jogar num 4x4x2. Fez uma boa dupla comigo - ele mais fixo e eu a movimentar-me mais - por isso podia fazer agora o mesmo com o Jackson. Só depende do treinador».

Confrontado com a parca utilização do antigo colega, o campeão europeu de 2004 tenta encontrar explicações. 

«Quando estive na Rússia dois anos e voltei também senti grande dificuldade. Ele esteve dois anos no Brasil. Talvez ande com problemas físicos e não consiga treinar no máximo. Só pode ser uma questão física, porque a qualidade está e estará sempre lá», desabafa o ninja.

Elpídio Silva passa o seu tempo em Lagoa Seca, bem perto de Campina Grande. Possui um restaurante chamado Adega da Portuguesa e uma escolinha de futebol. Derlei terminou a carreira de futebolista em 2010, no Madureira. Vive «tranquilo, junto da família» no estado de São Paulo.

Um e outro apostam na reabilitação total de Liedson: «Vai provar que pode ficar mais um ano no F.C. Porto. E se fizer uma boa pré-época fará muitos, muitos golos em 2013/14». 

in "maisfutebol.il.pt"

Varela pisou linha de risco


Desde que se assumiu no FC Porto, Vítor Pereira optou sempre por realizar as três substituições que a lei admite. Mas pela primeira vez em 84 jogos o treinador portista subtraiu do relvado um jogador que lançara durante o jogo meramente por razões técnicas. Aconteceu com Varela no Marítimo-FC Porto, com o extremo a render o lesionado Atsu aos 10 minutos para depois ser rendido por Izmailov aos 73... 

Episódio semelhante, mas com repercussões diferentes, aconteceu apenas uma vez, quando os dragões defrontaram o Manchester City para a Liga Europa. Naquela ocasião, porém, Mangala rendera Danilo mas foi lesão a motivar a substituição por Defour.

O artifício da substituição na Madeira apanhou desprevenido Varela, que apesar de ter sido confortado pelo treinador quando se deslocava para o banco de suplentes acabou por reagir de forma intempestiva e golpear a parte lateral do banco de suplentes com a mão.

ROLANDO, GUARÍN e ÁLVARO PEREIRA

Não é a primeira vez que um jogador portista se declara com rebeldia a seguir a uma opção que considera mal tomada, mas esses episódios aconteceram já na temporada passada com jogadores que entretanto, e por alguma razão, já não representam o FC Porto: Álvaro Pereira, Rolando e Guarín. 


in "abola.pt"

Regresso de novo ao sprint

JACKSON E JAMES VOLTAM APENAS DIA 28


Passavam poucos minutos das 7 horas quando Jackson Martínez e James Rodríguez chegaram ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro para darem início à viagem que os levaria ao seu país. Os colombianos são dois dos 26 convocados pelo selecionador José Pekerman para os confrontos com Bolívia e Venezuela, referentes ao apuramento sul-americano para o Mundial’2014.

A sua chamada volta a levantar um problema temporal no Dragão. É que os colombianos vão jogar frente à Venezuela no dia 26, quando em Portugal já for madrugada de dia 27. Perante a inevitável necessidade de atravessar o Atlântico no seu regresso, Jackson e James só devem estar disponíveis para o treino portista de quinta-feira, dia 28. Ora, o jogo do FC Porto em Coimbra, referente à próxima jornada da Liga, deverá ter lugar dia 29 ou, na melhor das hipóteses, no dia 30. Uma vez mais, os internacionais sul-americanos terão de cumprir uma maratona intercontinental no menor período de tempo possível.

Para além da dupla cafetera, também StevenDefour, João Moutinho e Varela se juntaram às respetivas seleções. Pelo seu lado, Atsu e Quiño não puderam corresponder às convocatórias das suas seleções por via das lesões que contraíram recentemente.

in "record.pt"

Jackson assume culpa na marcação dos penáltis

APÓS FALHANÇO FRENTE AO MARÍTIMO

Jackson encarou todas as questões de frente e nem ao tema dos penáltis fugiu.

“Assumo a responsabilidade das grandes penalidades falhadas, por mais que os meus companheiros me queiram proteger. São momentos de uma responsabilidade tremenda, principalmente quando podem ser decisivos, mas faço-o porque sei que tenho a confiança do plantel e da equipa técnica.Sei também que posso ultrapassar isto”, respondeu, admitindo sentir-se “mal por ter dececionado os adeptos”.

in "record.pt"

Fucile está de regresso


Na ausência de vários jogadores lesionados e nas seleções, Vítor Pereira optou por chamar 13 elementos da equipa B. Fucile também lá esteve.
O FC Porto regressou esta manhã ao trabalho, à porta fechada, no Olival, com a equipa técnica liderada por Vítor Pereira privada de sete jogadores, pois aos lesionados Quiñones e Atsu há a juntar as ausências de Varela, João Moutinho, James, Jackson Martinez e Defour, todos ao serviço das respetivas seleções. Deste modo, treinaram 15 elementos do plantel principal, a que se juntaram 13 da equipa B, dos quais o principal destaque foi para a chamada de Fucile. O internacional uruguaio, que tem estado a trabalhar com a equipa secundária desde que regressou do Brasil, treinou este ano pela primeira vez sob as ordens de Vítor Pereira.

in "ojogo.pt"