terça-feira, 19 de março de 2013

Liedson, o que se passa? «Ainda é matador nato, será útil ao Porto»


O F.C. Porto perde em Málaga, o F.C. Porto empata no Funchal e Liedson não sai do banco. O Levezinho chegou em janeiro ao Dragão, supostamente para reforçar o ataque azul e branco, mas quase dois meses depois os números são sofríveis: três aparições, 37 minutos, zero golos. 

Na fase mais difícil da temporada, Vítor Pereira não recorre ao internacional português. Nem em desespero de causa. Afinal, o que se passa? Qual a utilidade de Liedson no plantel do F.C. Porto? Até em períodos de emergência, com a equipa a não ganhar, o avançado de 35 anos não é lançado. 

Contra o Marítimo, o treinador optou por meter Castro e Izmaylov na segunda parte, abdicando de mais um homem ao lado de Jackson Martinez. Um facto que contraria, de resto, as próprias palavras de Vítor Pereira

O treinador abriu a porta ao 4x4x2, pelo menos em situações pontuais, e nada disso tem ocorrido. Mesmo em Alvalade, Liedson entrou só depois de o Sporting estar reduzido a dez unidades. 

Nas únicas declarações aos jornalistas após a apresentação oficial de dragão ao peito, Liedson mostrou compreensão: «Ficar no banco? Tenho 35 anos, só posso agradecer ao Porto».

Maisfutebol foi atrás de mais respostas. A compreensão pública de Liedson dá lugar à estranheza de Derlei e Elpídio Silva, ex-colegas no Sporting, avançados e perplexos no Brasil com «a falta de utilização» do levezinho no F.C. Porto. 

«Mesmo com 35 anos ele é um matador nato», diz Derlei que, tal como Liedson, vestiu as camisolas de F.C. Porto e Sporting. «A frieza dele é a mesma em treinos ou em jogos. Em dez oportunidades eu garanto que ele faz oito. O Porto não pode desperdiçar isso». 

Silva esteve em Alvalade entre 2003 e 2005. O pistoleiro está convicto da «qualidade eterna» de Liedson. «Ele vai ser útil ao Porto ainda esta época. Não é fácil chegar a meio da época e encaixar logo na equipa. Mesmo assim, esperava que ele jogasse mais vezes».

Liedson, o que se passa? «Fez dupla comigo, pode fazer com Jackson»

Reportagem-Maisfutebol: Derlei e Elpídio Silva falam sobre a situação difícil do ex-colega


Três presenças diminutas em mês e meio de dragão ao peito é um pecúlio «estranhamente discreto» para Liedson. Derlei e Elpídio Silva apreciaram os dois anos do Levezinho no Brasil, após o adeus ao Sporting, e recusam aceitar que os 35 anos limitam decisivamente o ex-colega.

«Ele quando chegou do Sporting estava fortíssimo, a voar. Fez golos atrás de golos e foi decisivo no título do Corinthians», lembra opistoleiro. O pior veio com uma lesão, já no Flamengo. «Ele sofreu muito nessa altura», confessa Derlei. 

«Depois, na fase final de 2012, reapareceu em bom plano. Eu pensava até que este ano ia conseguir ser titular no Flamengo. Apareceu o Porto e ele fez muito bem em aceitar. Dei-lhe a maior força». 

Derlei sentiu, porém, que Liedson iria ter um papel diferente no Dragão. «Eu sei que o Jackson é fantástico, mas o Liedson pode perfeitamente jogar num 4x4x2. Fez uma boa dupla comigo - ele mais fixo e eu a movimentar-me mais - por isso podia fazer agora o mesmo com o Jackson. Só depende do treinador».

Confrontado com a parca utilização do antigo colega, o campeão europeu de 2004 tenta encontrar explicações. 

«Quando estive na Rússia dois anos e voltei também senti grande dificuldade. Ele esteve dois anos no Brasil. Talvez ande com problemas físicos e não consiga treinar no máximo. Só pode ser uma questão física, porque a qualidade está e estará sempre lá», desabafa o ninja.

Elpídio Silva passa o seu tempo em Lagoa Seca, bem perto de Campina Grande. Possui um restaurante chamado Adega da Portuguesa e uma escolinha de futebol. Derlei terminou a carreira de futebolista em 2010, no Madureira. Vive «tranquilo, junto da família» no estado de São Paulo.

Um e outro apostam na reabilitação total de Liedson: «Vai provar que pode ficar mais um ano no F.C. Porto. E se fizer uma boa pré-época fará muitos, muitos golos em 2013/14». 

in "maisfutebol.il.pt"

1 comentário:

betclic disse...

Também ainda estou para perceber! E o Izmailov pouco a pouco também tem desaparecido dos jogos do Porto. Vá se lá perceber o que vai na cabeça de Vitor Pereira...