segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SEGUNDO TÍTULO EM QUATRO DIAS ESCAPA POR DOIS PONTOS

Dois pontos (63-65) foram margem suficiente para negar o segundo título portista em apenas quatro dias. Depois da vitória na Supertaça, os campeões nacionais, que concluíram em Vagos uma sequência alucinante de cinco jogos em nove dias, perderam, com surpresa, a final do Troféu António Pratas frente ao Benfica, depois de terem entrado no último período com uma vantagem de 11 pontos.

Uma abordagem desconcertante do último quarto e, em particular, dos seus primeiros minutos, em que o FC Porto Ferpinta permitiu um parcial desfavorável de 0-10, revelar-se-ia decisiva e irreparável para o desfecho de um jogo que os azuis e brancos dominaram até então.

Erros próprios e umas quantas decisões duvidosas do trio de arbitragem liderado por Luís Lopes, que resultaram ainda numa falta técnica averbada a Moncho López, culminaram numa derrota que Miguel Miranda quase evitou nos segundos finais, na tentativa de conversão de um triplo que daria a vitória aos Dragões.

Greg Stempin foi o melhor marcador dos portistas, com 13 pontos, seguido por Miguel Miranda e Reggie Jackson, ambos com 10.

FICHA DE JOGO

Troféu António Pratas, final
9 de Outubro de 2011
Pavilhão Municipal de Vagos

FC PORTO FERPINTA (63): Reggie Jackson (10), Carlos Andrade (7), João Santos (7), Miguel Miranda (10) e Greg Stempin (13); José Costa (2), David Gomes (2), Anthony Hill (4), Miguel Maria (8), Nuno Marçal (0), Diogo Correia (0)
Treinador: Moncho López

BENFICA (65): Miguel Minhava (11), Ted Scott (17), Sérgio Ramos (6), Seth Doliboa (8) e Elvis Évora (9); Heshimu Evans (11), Fred Gentry (3) e Diogo Carreira (0)
Treinador: Carlos Lisboa

Ao intervalo: 37-31
Por períodos: 21-16, 16-15, 17-12 e 9-22



in "fcp.pt"

James bate Falcao em popularidade


"Está cada vez mais perto!", escreveu James no Twitter, antes de realizar um novo treino na selecção. O portista está a dois dias de cumprir um sonho de vida: estrear-se pela equipa principal da Colômbia. E o país acompanha-o na contagem decrescente, gerando uma enorme expectativa à volta do jovem prodígio, por estes dias bem mais popular do que o próprio Falcao. Por lá, e mesmo antes de assinalar a primeira internacionalização, já só se fala da superestrela em ascensão, rivalizando no mediatismo com o antigo companheiro de equipa, Falcao, como relatava ontem uma reportagem da Rádio Caracol, a mais ouvida no país. É verdade que ambos têm dividido as atenções de todos os colombianos antes do arranque da fase de qualificação para o Mundial do Brasil, embora por motivos bem diferentes...
Todos os meios de comunicação social querem falar com James, e ele fala praticamente todos os dias. O avançado tem comentado as expectativas com que parte para o jogo com a Bolívia, a ansiedade escondida, a vontade de mostrar as suas qualidades, e a confiança de estar prestes a encarar mais um desafio na carreira. E James até é o mais jovem da actual selecção colombiana. "Estou aqui cheio de ilusão e com uma vontade imensa de mostrar o meu valor", afirmou, numa das muitas solicitações para o fazer.
James rivaliza com Falcao nas solicitações da Imprensa, mas o interesse no apelidado "senhor do golo" tem outros motivos. O agora avançado do Atlético de Madrid não vai ser titular frente à Bolívia, por opção, uma vez que Leonel Álvarez, o seleccionador, diz que prefere a mobilidade de Teófilo Gutiérrez - o mesmo que já foi apontado ao FC Porto para a próxima reabertura de mercado... - ao instinto matador de Falcao, como forma de tentar combater a garra dos bolivianos. Falcao, que tem sido convidado a comentar esta opção, evita a polémica e afirma que a aceita.
Também neste particular, o jovem portista leva a melhor, uma vez que já ninguém duvida de que será titular na partida de amanhã, muito por culpa dos golos e assistências que tem feito no FC Porto, mas também por aquilo que fez no Mundial de sub-20. Guarín também será titular, mas, nesta fase, os olhos dos colombianos - e não só - estão centrados em James, a nova coqueluche do futebol sul-americano.

in "ojogo.+t"

Cristian Rodríguez marca em jogo-treino

Rodríguez esteve em destaque na selecção uruguaia, ao marcar um dos dois golos na vitória sobre a Mutual - equipa composta por profissionais locais - numa partida de preparação para o embate que se segue frente ao Paraguai. Fucile também participou neste encontro, destinado aos jogadores que não foram titulares na vitória (4-2) frente à Bolívia e que durou apenas 60 minutos. Álvaro Pereira, que tinha sido titular no último jogo, foi poupado, tendo-se limitado a realizar os habituais exercícios de recuperação física. Fucile foi utilizado a defesa-esquerdo, enquanto Rodríguez ocupou o lado esquerdo do ataque da selecção uruguaia. Mesmo assim, não deve ter conquistado um lugar no jogo de amanhã.



Otamendi com lugar em risco

Apesar de ter realizado uma boa exibição na vitória frente ao Chile, Otamendi tem o lugar em risco no centro da defesa para o embate de amanhã com a Venezuela. Segundo os mais recentes relatos da Imprensa argentina, Demichelis, que faltou o primeiro jogo devido a um problema físico, deve regressar à titularidade e Otamendi deverá começar no banco.

in "ojogo.pt"

Vítor Pereira faz deles todos primeira opção


As primeiras eliminatórias da Taça de Portugal, especialmente quando disputadas contra clubes de menor expressão, são a oportunidade desejada pelos jogadores menos utilizados nas outras provas. Para o FC Porto, o Pêro Pinheiro será apenas mais um jogo, ainda que para Alex Sandro, Bracali, Iturbe e, eventualmente, Djalma, deva significar a primeira titularidade. Os restantes sete que vão entrar em campo, sejam eles quais forem, repetirão uma condição que, com maior ou menor recorrência, já experimentaram.
O FC Porto ainda só disputou 11 jogos, mas Vítor Pereira não tem negado oportunidades a quem as clama. Ao todo, 20 jogadores do plantel actual tiveram a possibilidade de experimentar a titularidade. As excepções são os quatro anteriormente apontados ao onze para a Taça (Kadú está no plantel só para aprender e Rafa nem sequer foi inscrito), sendo que Djalma também não tem muito do que se queixar, pois já foi chamado cinco vezes a partir do banco de suplentes.
A rotatividade do plantel é, claramente, o grande cunho pessoal do treinador por comparação com André Villas-Boas. Especialmente no meio-campo, onde há cinco jogadores em permanente rotação ao lado do único indiscutível: João Moutinho. No mesmo período com o anterior técnico, foram 18 os jogadores chamados ao onze, embora quatro deles tenham aproveitado uma pré-eliminatória muito fácil da Liga Europa para se estrearem.
Dos 20 que já foram titulares, só Walter e Mangala têm algumas razões de queixa em relação aos números totais, mas em Pêro Pinheiro poderão aproximar-se do pelotão. E com as estreias previstas, ficará a faltar Kadú para outras núpcias.
Se for mesmo assim, os dragões passarão a contar com 24 titulares, 20 deles com pelo menos dois jogos nessa condição. É um feito digno de registo, mesmo que o proveito de tamanha rotatividade ainda esteja por provar.
Helton e Fucile são os únicos totalistas nesta matéria, recolhendo o uruguaio os maiores louros, muito pelo facto de poder jogar à esquerda e à direita. Rolando, João Moutinho, Kléber e Hulk são os outros que raramente ficam de fora de um onze. No fundo, são eles a base da estabilidade portista.

Utilização

Fucile 11 945
Helton 11 990
João Moutinho 10 901
Rolando 10 900
Kléber 10 701
Hulk 9 785
Otamendi 7 630
Álvaro Pereira 6 540
Guarín 6 504
James Rodriguez 6 478
Souza 5 446
Sapunaru 5 442
Fernando 5 425
Belluschi 4 454
Varela 4 379
Maicon 4 360
Cristian Rodríguez 3 229
Defour 2 255
Walter 1 100
Mangala 1 90
Djalma 0 72

in "ojogo.pt"

Bruno Misorelli: «Danilo quer chegar em 1.º lugar»

DEFESA TORCE BASTANTE PELOS DRAGÕES



Faz a sua vida pela Vila Belmiro, casa do Santos; nos dias de folga viaja até Bicas, localidade onde nasceu, situada nos arredores de São Paulo, para estar com a sua família; e gosta de passar de vez em quando pela praia. Este é, em traços gerais, o quotidiano de Danilo, que, nos últimos meses, viu ser-lhe acrescentada uma nova nuance. Como sempre, o apaixonado por futebol e futuro reforço dos dragões acompanha os principais campeonatos europeus pela televisão e internet, mas, agora, fá-lo com outro foco de interesse: o FC Porto, pois claro... O seu empresário, Bruno Misorelli, vincou a Record que “a sua cabeça e o seu coração continuam centrados no Santos”, mas “a curiosidade sobre o que vai encontrar em Portugal é enorme”. Habituado a ganhar, o internacional Sub-20 brasileiro quer entrar pela porta grande.
“O Danilo é um vencedor nato. Só descansa quando alcança algum objetivo, quer seja na sua vida pessoal como profissional. Temos falado sobre o tempo que ainda lhe falta jogar noSantos e, claro, sobre a sua ida para o FC Porto. Ele acompanha os jogos da equipa pela televisão sempre que lhe é possível e já está a torcer pelo FC Porto! Quer chegar a Portugal no 1.º lugar do campeonato”, afirmou o agente, notando a ideia de triunfo que passa “constantemente” pela cabeça do jogador.
in "record.pt"

Vítor Pereira prepara dragão a dois tempos

PLANIFICAÇÃO DIFERENCIADA NA TAÇA DE PORTUGAL E NA CHAMPIONS



A máquina portista que Vítor Pereira recomeça hoje a olear no Olival, agora completamente concentrada no jogo com o Pêro Pinheiro, após a dupla folga do fim-de-semana, ganha contornos de uma espécie de dragão a dois tempos. Primeiro, terá de ser suficientemente fiável para garantir a passagem à próxima eliminatória da Taça de Portugal; e, em segundo lugar, terá de abrir caminho para a chegada na máxima força ao importante compromisso da Champions marcado para o próximo dia 19, diante do Apoel, do Chipre.
Neste sobe e desce em que promete tornar-se o lote de eleitos do técnico portista, há dois fatores de influência de peso: a provável recuperação de Kléber e o regresso dos internacionais que, neste momento, estão integrados nas respetivas seleções.
in "record.pt"

Filial de Caracas vai ser galardoada com "Dragão de Ouro"

MENSAGEM DIVULGADA NO 12.º ANIVERSÁRIO



Com sede em Caracas, Venezuela, a filial número 43 do FC Porto vai ser galardoada este mês com o "Dragão de Ouro" de 2011, anunciou este domingo o presidente do clube português, Pinto da Costa.
"Queria dar-vos uma prenda em reconhecimento do vosso trabalho e dizer-vos em primeiríssima mão que no dia 25 de outubro irão ser galardoados na festa do FC Porto com o Dragão de Ouro que é atribuído às filiais", disse Pinto da Costa numa mensagem gravada em vídeo.
A mensagem foi transmitida em Caracas, durante uma festa em que participaram aproximadamente 600 pessoas, organizada para assinalar o 12.º aniversário daquela filial portista.
"Este ano, com todo o mérito, será a vossa filial, a filial 43 do FC Porto que será condecorada", frisou o presidente dos campeões nacionais.
Pinto da Costa começou a sua mensagem desejando "um ótimo dia de festa, de glória e grande confraternização", sublinhando estar orgulhoso da comunidade luso-venezuelana.
"Como presidente do FC Porto, sinto-me muito orgulhoso. Sei que mesmo longe nunca esquecem o nosso clube, nunca esquecem a nossa pátria e são um contributo muito importante para a grandeza do FC Porto", sublinhou.
in "record.pt"

Hulk testado no «onze» do Brasil

O avançado Hulk, do FC Porto, poderá ser titular ao lado de Neymar na partida entre o Brasil e o México.

O seleccionador Mano Menezes promoveu cinco alterações durante o treino e o Brasil apresentou a seguinte equipa: Jefferson; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo, Lucas Leiva, Fernandinho, Lucas e Ronaldinho, Hulk e Neymar.

A selecção brasileira realiza, esta segunda-feira, o derradeiro treino antes da partida frente ao México.



in "abola.pt"

James e Guarín a 3637 metros acima do nível do mar

Colombianos jogam no estádio que a FIFA em tempos quis vetar. No Hernando Siles o futebol encontra-se com o topo do mundo.

A Colômbia estreia-se esta terça-feira nas eliminatórias para o Mundial 2014 e depara-se com jogo histórico na abertura da caminhada. James Rodríguez e Guarín encontram-se em La Paz para defrontar a Bolívia e enfrentam umas das experiências mais duras e incríveis que um atleta pode encontrar: jogam a 3 637 metros acima do nível do mar.

É um encontro épico com o topo do mundo do futebol no Hernando Siles. O estádio é considerado um dos templos do futebol mundial e em 2007 ficou envolvido em larga controvérsia, quando a FIFA anunciou que não autorizava mais a realização de jogos acima dos 2 500 metros. A decisão foi tomada após queixas de diversas selecções (entre as quais o Brasil) que visitavam La Paz e que apontavam para o claro favorecimento da equipa local devido à superior facilidade em lidar com a altitude. 



in "abola.pt"

Alex Sandro pode estrear-se na Taça

Os portistas podem estar muito perto de verem finalmente em acção um dos reforços desta temporada, o lateral-esquerdo Alex Sandro, que ainda não vestiu a camisola 26 que lhe foi atribuída por estar a recuperar de uma difícil lesão na coxa direita, contraída durante a concentração do Mundial sub-20, em que era indiscutível titular na selecção orientada por Ney Franco.

Alex Sandro Lobo Silva tem outro 26 como referência, o do dia do seu nascimento, em Janeiro de há 20 anos, no seio de uma família pobre, mas que nunca o deixou descalço e o apoiou na carreira que ainda agora começou.

O jogo da Taça de Portugal com o Pêro Pinheiro, no próximo sábado, não será uma prenda para todos os futebolistas menos utilizados, mas é natural que Vítor Pereira aproveite a competição e, sem desrespeitar o modesto adversário, faça avançar uma segunda linha, atendendo até que metade do plantel anda ao serviço das selecções nacionais. E aqui encaixa bem a provável estreia de Alex Sandro, que pode aproveitar o cansaço natural de Álvaro Pereira e Fucile, os jogadores que fazem aquele lugar, e começar a mostrar o que vale.



in "abola.pt"