domingo, 29 de setembro de 2013

Rui Costa campeão mundial

Ciclista português bateu ao sprint o espanhol Joaquim Rodríguez no percurso italiano de Florença

Rui Costa sagrou-se campeão mundial de ciclismo, ao bater, ao sprint o espanhol Joaquim Rodríguez, ao cabo de mais de sete horas de prova (270 km). Na terceira posição chegou o também espanhol Alejandro Valverde.

Depois de duas vitórias de etapa na Volta a França, o corredor português terminou o ano de forma brilhante, ao obter a primeira medalha de ouro para Portugal nos Mundiais de ciclismo, na categoria de elites.

A vitória foi bem ao jeito da forma de correr do natural de Aguçadoura (Póvoa de Varzim), plena de oportunismo e inteligência: na derradeira volta do percurso, ficaram quatro homens na frente da corrida - o português, os dois espanhóis que completaram o pódio e o italiano Vincenzo Nibali. A um ataque de Rodríguez, Rui Costa deixou que fosse o ciclista da casa, Nibali, a desgastar-se na perseguição, "saltando" até à roda de "Purito" Rodríguez no último quilómetro, acabando por discutir - e vencer - o sprint com o catalão.

Depois de cortar a meta, Rui Costa desfez-se em lágrimas pela alegria de quem tinha acabado de cumprir um dos grandes objetivos, para o qual se tinha preparado afincadamente após a excelente Volta a França.
 
in "ojogo.pt"

Izmailov continua sem treinar

O FC Porto treinou na manhã deste domingo com vista ao jogo de terça-feira a contar para a segunda jornada do grupo G da Liga dos Campeões. 
 
Izmailov voltou a ser o único ausente do treino do FC Porto, devidamente autorizado pela estrutura portista a tratar de assuntos pessoais. A equipa voltou a treinar este domingo com vista à receção ao Atlético de Madrid, terça-feira, a contar para a Liga dos Campeões.

Fernando e Maicon voltaram a treinar com normalidade, pelo que estão em condições de serem convocados para o jogo europeu. Segunda-feira, a partir das 10 horas, o FC Porto treina no Estádio do Dragão, onde, a partir das 12h30 Paulo Fonseca e um jogador serão protagonistas da conferência de imprensa de antevisão do jogo com os colchoneros.

in "ojogo.pt"

Howard Webb apita FC Porto-Atlético de Madrid

Howard Webb foi nomeado para arbitrar na terça-feira o encontro entre o FC Porto e o Atlético de Madrid, da segunda jornada do Grupo G da Liga dos Campeões. 
 
Esta será a sexta vez que o árbitro inglês vai dirigir um encontro do FC Porto, sendo que já arbitrou, nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol de 2008/09, um encontro entre "dragões" e "colchoneros", que terminou com um empate a dois em Madrid.

O primeiro encontro entre o FC Porto e Webb aconteceu na "Champions" em 2007/08, nos "oitavos", com o Schalke 04.

Webb esteve ainda em duas derrotas "azuis e brancas", com o Sevilha (0-1), na Liga Europa de 2010/11, e Zenit (3-1), na Liga dos Campeões.

Na última temporada, o árbitro inglês dirigiu o triunfo do FC Porto sobre o Paris Saint-Germain (1-0), na fase de grupos da "Champions".

IN "OJOGO.PT"

Villas-Boas aprova Paulo Fonseca "FC Porto está bem entregue"

O treinador do Tottenham defrontou o Chelsea ao início da tarde de sábado e à noite assistiu à Gala dos Dragões de Ouro. "Fazia questão de estar aqui"
"Mais uma vez a liderar o campeonato destacado", é com muita satisfação que André Villas-Boas olha para o novo FC Porto, agora de Paulo Fonseca. "Depois de uma mudança de treinador, as ideias demoram a assentar. Mas acho que a equipa está bem entregue. Aqui, a exigência dos adeptos é sempre altíssima. Isso não é surpresa e o Paulo Fonseca é o primeiro a admitir as coisas a corrigir. Pelo talento e profissionalismo que demonstra, vai seguramente dar a volta", afirmou o treinador do Tottenham, convidado de honra da gala dos 120 anos do FC Porto e presença surpreendente, na medida em que, seis horas antes, ainda estava a jogar contra o Chelsea. "Fazia questão de estar aqui. Esteve quase para não dar, mas felizmente consegui apanhar o voo a tempo. Fazia questão. É sempre um orgulho estar aqui", reconheceu.

O reencontro com José Mourinho foi curto para tomar o copo de vinho que lhe propôs, mas suficiente para terminar com a guerra de palavras da semana que antecedeu o jogo. "Somos apenas dois profissionais que trabalharam juntos e se reencontraram", desvalorizou. O dia "foi cheio de emoções" e a "noite mágica" era para "desfrutar." Hoje talvez visite o museu. "Pelo que sei, está fora de série. Era o que o presidente sonhava há muitos anos. Estou muito feliz que o FC Porto tenha proporcionado isso aos adeptos, e ao presidente. Antero Henrique é um dos grandes responsáveis por isto acontecer, e o BMG foi fundamental", concluiu.

Pinto da Costa

"Jackson é o homem do ano"

O longo discurso do presidente do FC Porto incluiu elogios também ao guarda-redes Helton e a João Moutinho, agora jogador do Mónaco.
"O Helton é um nome que ficará na história do FC Porto e, espero bem, quando festejar os 92 anos ainda recordará este dia"

"O João Moutinho é alguém que, posso garantir, é neste momento tão portista como todos nós, tal a vontade com que sempre fez para estar junto dos amigos que tanta admira"

"O Jackson Martinez foi o Atleta do ano, mas, mais do que do que Atleta do Ano deve ser considerado o homem do ano. Pela maneira de ser, pela sua seriedade, pelo profisisonalismo, pelo espírito de coletivo que sempre demonstrou".

Villas-Boas

"Disseram-me que o museu está fora de série"

 Treinador do Tottenham deslocou-se ao Porto logo após o empate com o Chelsea 

André Villas-Boas deslocou-se ao Porto logo após o fim do jogo entre o Tottenham e o Chelsea, de modo a marcar presença na cerimónia dos Dragões de Ouro.

"Ainda não tive a oportunidade de ver o museu, dado que cheguei agora mesmo de Londres, e quase que não conseguia, mas tenho informações de que está fora de série. Estou muito feliz por o FC Porto ter proporcionado essa grande alegria aos adeptos. O jogo de hoje, com o Chelsea, foi extremamente competitivo e o resultado é justo pelo que as duas equipas fizeram. A nossa primeira parte foi excelente e a segunda deles foi também boa, pelo que o empate é justo. É um dia cheio de emoção e agora vou desfrutar um pouco desta noite mágica", declarou o treinador à margem do evento.
 
 in "ojogo.pt"

Hastear da bandeira iniciou comemorações do 120.º aniversário



Galeria de Fotos



O hastear da bandeira do FC Porto deu início às comemorações do 120.º aniversário do FC Porto. Numa cerimónia simples, os presidentes dos três órgãos dirigentes do clube içaram a bandeira do FC Porto, enquanto se ouvia o hino do clube.

Fernando Ribeiro, dos Moonspell, e Inês Santos cantaram uma soberba interpretação do hino do FC Porto, um original de Maria Amélia Canossa, acompanhados pelo quinteto de Artur Guimarães, que também tocou um original composto propositadamente para a cerimónia.

As comemorações do 120.º aniversário do FC Porto prosseguem às 12h00, na Sé do Porto, com a celebração da missa de acção de graças.
Para as 15h00 está marcado o grande momento do dia, com a inauguração do museu do FC Porto, ficando para a noite, às 21h30, a gala dos Dragões de Ouro.

120 anos de história revividos numa noite

A gala dos Dragões de Ouro 2013, que decorreu na noite de sábado, assumiu uma simbologia diferente da habitual. No dia em que o FC Porto celebrou o 120.º aniversário e inaugurou oficialmente o seu museu, a família portista reuniu-se no Dragão Caixa não só para homenagear os seus "heróis" mais recentes, mas sim todos os que fizeram grande este clube, desde 1893.

De forma naturalmente resumida, desfilou toda a história dos Dragões. Num evento de emoções fortes e portismo exacerbado, subiram inicialmente ao palco todos os campeões de 2012/13, arrancando da plateia a primeira grande ovação de uma noite repleta de cor, música (Inês Santos e Fernando Ribeiro, dos Moonspell, foram dois dos intérpretes), momentos hilariantes (como os protagonizados por Herman José e Luís Ismael, celebrizado pela trilogia "Balas e bolinhos") e a certeza de que o futuro está salvaguardado para continuar a ser ouro sobre azul.

No caminho para o momento alto da cerimónia, 16 Dragões de Ouro foram entregues a quem se destaca ou destacou de Dragão ao peito. João Moutinho, por exemplo, foi eleito Futebolista do Ano e não pôde estar presente, mas nem por isso deixou de enviar uma mensagem em vídeo deixando bem vincado o sangue azul que lhe corre nas veias.

Da mesma forma, André Villas-Boas, o último treinador do FC Porto a conquistar uma competição europeia, voltou a deixar a sua marca em mais uma gala, recordando os feitos de uma época ímpar e enaltecendo a excelência do trabalho de Jorge Nuno Pinto da Costa em mais de três décadas de presidência. Também Artur Jorge, campeão europeu em 1987, e Fernando Santos, o "engenheiro do penta", foram homenageados pelos seus êxitos no comando técnico do FC Porto.

Estava dado o mote para o Dragão maior da noite, o de Honra. Pinto da Costa explicou a razão para um sucesso sem igual: “Tenho os melhores dirigentes, os melhores treinadores, os melhores jogadores, os melhores funcionários e os melhores adeptos. Sou um presidente orgulhoso, não por aquilo que fiz, mas por tudo aquilo que todas estas pessoas me permitiram ser capaz de fazer”.

Com a voz embargada pela emoção, num dia em que concretizou mais um grande sonho como presidente do FC Porto, a inauguração do museu, Pinto da Costa deixou uma confissão e uma promessa: “Quero que este Dragão de Honra seja a primeira peça do museu após a sua inauguração. Será o Dragão de Honra de todos os portistas. Enquanto eu tiver forças e me quiserem aqui, continuarei a dar tudo pelo FC Porto”.

Importa ainda sublinhar que o Dragão de Ouro Recordação foi para uma figura incontornável da história do clube: António Nicolau de Almeida, o fundador e primeiro presidente do FC Porto. A gala terminou com o hino do FC Porto e com os "Parabéns" cantados em uníssono a 120 anos de uma história que se faz todos os dias.

Dragões de Ouro relativos à temporada 2012/2013
Atleta do Ano: Jackson Martínez
Futebolista do Ano: João Moutinho
Jovem Atleta do Ano: Kelvin
Treinador do Ano: Ljubomir Obradovic (Andebol)
Atleta de Alta Competição do Ano: Pedro Moreira (Hóquei em patins)
Atleta Amador do Ano: Paula Oliveira (Natação)
Atleta Revelação do Ano: João Ferreira (Bilhar)
Dirigente do Ano: Fernando Gomes
Funcionário do Ano: Hélder Gomes
Sócio/Adepto do Ano: Lourenço Pinto
Projecto do Ano: Porto Canal
Parceiro: Banco de Minas Gerais (BMG)
Casa do FC Porto Nacional: Setúbal
Casa do FC Porto Internacional: Paris (França)
Carreira: José Magalhães
Recordação: António Nicolau de Almeida
Dragão de Honra: Jorge Nuno Pinto da Costa


O Museu é a nova estrela do FC Porto


Galeria de Fotos


No dia do 120.º aniversário, está inaugurado o Museu do Futebol Clube do Porto. A obra ambicionada há décadas pelos portistas foi visitada, pela primeira vez, já este sábado, com os convidados a seguirem as pisadas do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, do antigo presidente da República Ramalho Eanes e de Ricardo Guimarães, presidente do Banco BMG, que é parceiro do Museu.

Com a dimensão de 7.000 m², o Museu inclui o serviço educativo, a FC Porto Store e Loja do associado, o Museu Caffé, um auditório, uma sala de exposições temporárias e dois espaços lúdicos. Há 27 áreas temáticas para visitar, sendo algumas delas "Origens", "Azul ao fundo", "Do campo ao estádio", "Grandes notícias" e áreas dedicadas a presidentes, treinadores, jogadores e às restantes modalidades para além do futebol.

"Acho que o Museu está excelente. Já o tinha visto ontem, mas tanto eu como toda a gente que aqui esteve reconhece que é uma obra fantástica, que excedeu todas as expectativas dos mais optimistas. Quero felicitar todos os que aqui trabalharam, devotadamente, com muitas noites perdidas, sem estar a especificar alguém em especial. Quero deixar a todos um grande abraço de agradecimento", declarou Pinto da Costa ao www.fcporto.pt.

Através da visita, é possível perceber a ligação do clube à cidade e a sua fundação, rever as primeiras conquistas e a viragem pós-1974, depois da revolução democrática portuguesa. A partir daí, o discurso do Museu é mais expansivo, e há espaços dedicados a cada uma das sete conquistas europeias do futebol azul e branco, uma "constelação" cheia de taças, inúmeras áreas interactivas e até uma réplica de um balneário e dos antigos "cativos" do Estádio das Antas.

"O Museu tem um discurso emocional. É a história do FC Porto e quem viveu estes momentos, quase todos de grande glória, fica mais do que tocado, porque sabe melhor do que ninguém o que isto representa. Está uma obra fantástica e acho que isto não é só orgulho do FC Porto, vai ser também o orgulho da cidade do Porto", afirmou o presidente dos Dragões.

Num Museu em que estão representadas todas as conquistas nacionais do futebol e as principais vitórias das modalidades, destaque-se ainda o melhor "onze" eleito pelos adeptos através do Facebook do FC Porto: Vitor Baía, João Pinto, Ricardo Carvalho, Aloísio, Branco, André, Deco, Madjer, Hulk, Gomes e Futre.

Helton e Lucho, como capitães da equipa de futebol, e Paulo Fonseca, treinador, marcaram presença na cerimónia, em que também se registou a bênção do edifício por D. Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança. No "hall" de entrada, é possível admirar uma obra de Joana Vasconcelos: "Valquíria Dragão", que está rodeada de troféus ganhos pelo clube.

in "fcp.pt"  

Sub 19 vencem Vizela nos descontos


A equipa sub 19 do FC Porto bateu este sábado o Vizela, por 3-2, em encontro da 9.ª jornada da 1.ª fase do campeonato nacional de juniores A. Andre Silva (2) e Graça foram os marcadores de serviço, com o golo da vitória a surgir no terceiro minuto de descontos, depois do Vizela ter empatado na jogada anterior.

Com esta vitória, o FC Porto mantém a liderança, com mais seis pontos do que o Braga. Na próxima jornada, marcada para 5 de Outubro, o FC Porto desloca-se a Aveiro, para defrontar o Beira-Mar.

O FC Porto alinhou com Filipe Ferrera, Rui Silva (Vítor 25m), André Ribeiro (cap) (Raul 25m), Ricardo Tavares, Rafa, Tomás Podstawski (Graça 46m), Ruben Alves, Belinha, André Silva, Rui Moreira e Ruben Macedo.

Sub 15 batem Rio Ave

A equipa de Sub 15 do FC Porto goleou este domingo o Rio Ave por 4-1, em jogo a contar para a quinta jornada da 1.ª fase do campeonato nacional de juniores C.

Num jogo de sentido único, os golos dos jovens Dragõezinhos foram apontados por Diogo Fernandes (12m e 35m) e Jorge Teixeira (21m e 39m).

Com esta vitória, o FC Porto manteve a primeira posição, com 15 pontos, mais cinco do que o Boavista. Na próxima jornada, marcada para 6 de Outubro, o FC Porto desloca-se ao terreno do Cachão.


in "fcp.pt" 

FC Porto B bate Santa Clara e é líder


O FC Porto B venceu o Santa Clara por 2-1, em jogo da oitava jornada da Segunda Liga e voltou a isolar-se no comando da classificação, podendo ainda ser igualado pelo Moreirense.

O FC Porto B adiantou-se logo aos sete minutos, com Tozé a converter um penalti a punir um corte com a mão de Paulo Arantes.

Logo a seguir, o Santa Clara podia ter empatado, através de um bom remate de Accioly, mas a bola bateu na barra da baliza de Fabiano.

Este lance foi uma excepção na primeira parte, com o FC Porto B a dominar, atacar, a conquistar cantos, a rematar, mas sem conseguir marcar.

Na segunda parte, o Santa Clara havia de chegar à igualdade, com Tiago Leonço a aproveitar um alívio apertado de Fabiano para restabelecer a igualdade.

Estavam jogados 55 minutos, o FC Porto B pressionou, impôs um ritmo mais alto e acabou por ser premiado, com Ivo a marcar aos 77 minutos o golo que valeu uma justa vitória.

FICHA DE JOGO

FC Porto B-Santa Clara, 2-1
Segunda Liga, oitava jornada
28 de Setembro de 2013
Estádio do Pedroso, em Vila Nova de Gaia
Assistência: 307 espectadores

Árbitro: Manuel Mota (Braga)


FC PORTO: Fabiano, Victor Garcia, Reyes, Tiago Ferreira, Quiño, Pedro Moreira, Herrera, Ricardo, Tozé, Kelvin e Kléber
Substituições: Vítor Garcia por Ivo (66m), Kléber por Caballero (79m) e Pedro Moreira por Leandro (87m)
Não utilizados: Kadu, David, Tiago Ferreira e Bruno Silva
Treinador: Luís Castro

SANTA CLARA: Serginho, Paulo Arantes, Miguel Lourenço, Accioly, Igor, Seddiki, Cervantes (Ruizinho, 52), Pacheco, Hugo Santos (João Pedro, 79), Tiago Leonço (João Ventura, 64) e Minhoca
Substituições: Cervantes por Ruizinho (52m), Tiago Leonço por João Ventura (64m) e Hugo Santos por João Pedro (79m)
Não utilizados: João Botelho e Mike
Treinador: Carlos Condeço

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Tozé (7m, pen.); Tiago Leonço (63m) e Ivo (77m)

Cartões amarelos: Paulo Arantes (06), Seddiki (28), Quiño (55), Reyes (62), Igor (72), Herrera (80), Ruizinho (89) e Tozé (90+2) e Miguel Lourenço (90+4)
Cartão vermelho: Seddiki (45+1).

in "fcp.pt"