terça-feira, 10 de abril de 2012

SUB8 EM TERCEIRO LUGAR NO MUNDIALITO

A equipa Sub8 do FC Porto arrecadou o terceiro lugar no Mundialito 2012, considerado o maior torneio de futebol infantil do mundo, atrás de Sevilha, primeiro classificado, e FC Barcelona. Os Dragões terminaram o torneio com 62 golos marcados e apenas quatro sofridos (a melhor defesa da competição). O torneio realizou-se de 31 de Março a 8 de Abril, em Vila Real de Santo António, no Algarve.

Os Dragões asseguraram o primeiro lugar da fase de grupos (que disputaram com Lusitano FC, Fundación Caucheros e Atlético Tartessos), com 51 golos marcados e nenhum sofrido. A equipa permaneceu invicta nos oitavos-de-final, em que derrotou por 7-0 o Internacional Club Almancil. Nos quartos-de-final, os azuis e brancos defrontaram os espanhóis do Valência e venceram por 3-2, passando às meias-finais.

Na antecâmara da final, o FC Porto defrontou o Sevilha e ainda foi para o intervalo a vencer por 1-0, mas o adversário alcançou o triunfo, apontando dois golos na segunda parte. Na final, o Sevilha voltou a superiorizar-se, batendo o FC Barcelona por 3-2.



in "fcp.pt"

Treino dos dragões marcado por seis ausências

Defour, Varela e Janko não treinaram com o restante plantel. Danilo e Fernando continuam a recuperar das respectivas lesões. Cristián Rodríguez ausente.


O plantel do FC Porto regressou ao trabalho esta terça-feira. Depois da vitória no Minho frente ao Sp. Braga, os dragões treinaram sem Danilo e Fernando, lesionados, e Cristián Rodríguez, ausente para tratar de assuntos pessoais. Defour, Varela e Janko também não estiveram às ordens de Vítor Pereira. 

Os azuis e brancos preparam a 27.ª jornada da Liga, numa recepção ao Beira-Mar, no dia 21 de Abril, já que no próximo fim-de-semana, há uma paragem no campeonato para a realização da final da Taça da Liga, entre Benfica e Gil Vicente.



in "rr.pt"

Alex Sandro mais cómodo se 'Palito' sair do FC Porto

Constatação feita pelo empresário do jovem lateral-esquerdo brasileiro a Bola Branca. Alex Sandro está determinado a ter sucesso no Dragão. Com ou sem Álvaro Pereira para concorrência directa.



O empresário de Alex Sandro confessa que uma possível saída de Álvaro Pereira, no final da época, poderá facilitar a carreira do brasileiro no FC Porto.

Alex Sandro entrou para o lugar do internacional uruguaio na 2ª parte do jogo com o Sp. Braga, o que aliás motivou gestos de irritação do lateral-esquerdo.

Certo é que Pablo Miranda, representante do jovem defesa, sublinha que o brasileiro está sempre na luta pelo lugar na equipa. Com ou sem a concorrência de Álvaro Pereira.

"É óbvio que é um caminho mais fácil se o Álvaro sair. Pelos títulos que conquistou, o Álvaro Pereira é o dono da posição e o Alex Sandro tem que trabalhar muito para mostrar o seu futebol. Acredito que ele fez o trabalho de casa bem feito. Ele tem estado focado e consciente do potencial e da responsabilidade que tem como jogador do FC Porto. Este ano tem sido muito bom para ele. Se o Álvaro Pereira ficar, ele vai disputar o lugar com ele com todo o profissionalismo", começa por dizer, em entrevista a Bola Branca.
O empresário de Alex Sandro não está, por outro lado, surpreendido com as críticas positivas à forma como brasileiro assumiu o lugar de Álvaro Pereira, no jogo do passado sábado, em Braga. Só quem não conhece o jogador pode estranhar.
"Os adeptos do FC Porto ainda não sabem onde o Alex Sandro pode chegar, mas estamos confiantes que ele poderá chegar a um nível muito alto no FC Porto. Sempre soubemos que o Alex Sandro não iria jogar muito este ano mas era fundamental para a sua adaptação ao futebol europeu", salienta Pablo Miranda.

Título de campeão e medalha de ouro em Londres para uma época perfeitaPablo Miranda considera, igualmente, que Alex Sandro está dentro dos objectivos delineados no início da temporada. O jogador ambiciona a medalha de ouro em Londres e pode estar prestes a sagrar-se  campeão no primeiro ano no FC Porto.
"O Alex Sandro foi campeão no Santos e está acostumado a ganhar, assim como o FC Porto.  Ele tem a mentalidade de ganhar e sendo campeão terminará uma temporada com chave de ouro. Ser campeão seria fantástico para ele, assim como conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos", remata.
in "rr.pt"

Génova quer Belluschi a título definitivo

MÉDIO ESTÁ A CONVENCER EM ITÁLIA



O Génova está extramente agradado com as exibições de Fernando Belluschi, estando mesmo a ponderar avançar para a compra a título definitivo do passe do médio argentino que está em Itália desde janeiro por empréstimo do FC Porto.
Segundo o portal italiano “Tuttomercato”, o presidente do Génova, Enrico Preziosi, irá pagar os 4 milhões de euros estipulados na cláusula de opção até final do mês.
in "record.pt"

Danilo para as decisões

REGRESSO REPRESENTA UM REFORÇO



Quatro jornadas separam o FC Porto do objetivo supremo da época, que é a conquista de mais um título nacional, o 26.º do seu historial, e para isso Vítor Pereira espera contar com todo o seu arsenal para fazer face aos obstáculos complicados que terá pela frente.
O primeiro é o Beira-Mar, dentro de uma semana e meia, e nesse embate o treinador dos dragões equaciona ter já à sua disposição praticamente todo o plantel. Sabe-se que Alvaro Pereira ficará na bancada a cumprir castigo, mas em contrapartida é quase certo que Danilo passa a ser um elemento a ter em conta para as grandes decisões do campeonato.
in "ojogo.pt"

Artilharia total

PLACA GIRATÓRIA NO EIXO DO ATAQUE



Uma solução tipo para cada... tipo de problema. O FC Porto tem hoje no seu plantel três avançados capazes de jogar no centro do ataque e todos eles com características distintas. O que resulta daqui? Uma otimização de recurso que permite a Vítor Pereira lançar mão de cada um deles de acordo com as especificidades dos obstáculos que encontra.
Já o fez ao longo dos últimos meses e promete voltar a fazê-lo nas quatro partidas que restam até ao final do campeonato, cada uma delas com perspetivas de jogo bastante distintas.
in "record.pt"

Surpresa para Andrade

Carlos Andrade nasceu na ilha de Santiago, em Cabo Verde, mas vive em Portugal desde os dois anos de idade e só se naturalizou português em 2007. Jogou nos Estados Unidos, em Espanha e na Alemanha e por cá foi campeão por Queluz e FC Porto a meio da década anterior, logo bem antes de se assumir como extremo fundamental no atual jogo do campeão nacional. E se é espantoso ter demorado tanto a chegar à seleção portuguesa, já com o novo título de MVP nacional foi ele... a espantar-se!
O extremo portista, que completa 34 anos dia 27, fez todos os 22 jogos da fase regular, com uma média de 11,6 pontos e 7 ressaltos por jogo, números que lhe valeram o oitavo lugar na lista de Jogador Mais Valioso, primeiro entre os portugueses. A fazer a terceira época no seu regresso ao FC Porto - havia sido campeão em 2003/04, na altura em que a equipa andava de "casa às costas" -, Andrade já festejou um total de sete troféus e não tinha a perfeita noção da sua importância na equipa. "Fui eu a ganhar? Não sabia. Não foi algo que planeei, mas é uma boa notícia, é ver o meu trabalho diário a ser reconhecido. Além disso, é o resultado do esforço que fiz para ajudar a equipa", comentou, ao ser informado por O JOGO ter sido o MVP nacional.
Para ele, a prioridade é outra - "Com o primeiro lugar da fase regular fico ainda mais feliz", diz -, mas o êxito individual tem uma explicação: "No ano passado tínhamos o Sean [Ogirri] e o Julian [Terrell], que eram jogadores muito influentes e sobressaiam mais do que se calhar os dois novos americanos, e eu se calhar tinha um papel secundário. Este ano, sinto que que a equipa precisou que eu desse um passo em frente, para fazer mais coisas, ganhar mais ressaltos, fazer mais pontos. Foi o que tentei, por isso os meus números individuais subiram."
Apesar de ser uma distinção individual, Andrade partilhou-a: "Quero dedicar aos meus colegas de equipa. Este é um ano que não posso dizer difícil, porque estamos a ganhar, mas com algumas adversidades. Temos ultrapassado muita coisa. São eles que me dão força para vir trabalhar todos os dias. É por esta família que dou sempre o litro e faço aquele esforço extra. Aliás, é por eles e também pelos adeptos, que mostram cada vez mais carinho."

"Guimarães é equipa dura"


Depois de vencer a fase regular da Liga e garantir a vantagem do factor-casa no playoff, o FC Porto recebe o Vitória de Guimarães já esta sexta-feira [21 horas]. "Esta época estivemos em todas as finais e apenas perdemos uma. Agora falta a revalidação do título e por isso temos que entrar com o pé direito. Aliás, na nossa cabeça o playoff já começou há três jornadas", afirmou Carlos Andrade. Para o portista a formação de Fernando Sá "é uma equipa muito dura, que nos vai exigir imenso, não só fisicamente mas também mentalmente". Segundo o extremo, "o Guimarães joga muito nos nossos erros, por isso temos que cometer o mínimo possível. Já sabemos o que temos de fazer e que o playoff é decidido nos detalhes. Temos de nos concentrar e quem o fizer melhor conseguirá o objetivo".

in "ojogo.pt"

Teodoro Fonseca "PSG? Hulk nem pensa nisso"

As possibilidades de Hulk poder vestir a camisola do Paris Saint-Germain são remotas. Apesar de a Imprensa francesa ter apontado no sentido inverso, Teodoro Fonseca, empresário do brasileiro, garantiu nunca ter conversado com Leonardo, diretor-desportivo dos parisienses, sobre o assunto. "Nunca falámos sobre isso, nem recentemente nem nunca", comentou a O JOGO, ele que até tem um relacionamento privilegiado com o dirigente do PSG. Enquanto jogador, Leonardo foi representado pelo agente de Hulk, pelo que a haver um contacto, ele seria o mais aberto possível: "Fiquei sabendo do interesse do PSG pela Imprensa. Mas não houve conversa, nem sequer fomos sondados. Hulk nem pensa nisso."
Apesar da nega de Teodoro Fonseca, o PSG teve um olheiro em Braga no sábado, a atualizar as observações previamente feitas a Hulk. O JOGO sabe que o avançado do FC Porto faz parte de uma lista de jogadores que interessam a Carlo Ancelotti, mas daí até que se negoceie uma transferência são vários os assuntos a ter em conta.
Nasser al-Khelaifi, presidente delegado dos parisienses, declarou recentemente ao jornal italiano "Gazzetta dello Sport" que o grupo de investidores do Catar, de que é o rosto mais conhecido, aponta no sentido de gastar cem milhões de euros por época para reforçar a equipa durante os próximos cinco anos, com o objetivo de fazer do Paris Saint-Germain um dos maiores clubes europeus. Mas o caminho não parece passar pela contratação de Hulk. Antes de se chegar ao Incrível, nomes como os de Van Persie (Arsenal), Giroud (Montpellier) e até o do argentino Higuaín (Real Madrid), que os dirigentes parisienses já admitiram tentar, estão na frente das preferências. Além disso, qualquer um dos avançados apontados surge como uma opção mais acessível do ponto de vista financeiro, do que Hulk, cuja cláusula de rescisão de cem milhões de euros desencoraja os mais otimistas, ainda que se admita que o FC Porto o negoceie por bem menos do que isso se decidir abrir mão dele.
Além disso, haverá sempre que contar com os planos do próprio jogador, que passam pela Premier League ou pela liga espanhola, onde teria mais garantias de continuar a brilhar na cena europeia sem sair da mira da seleção brasileira.

Kaká mais barato do que James

O nome de James Rodríguez é outro dos que surgem ligado ao interesse do Paris Saint-Germain, mas tal como para Hulk, as ambições da equipa liderada por Carlo Ancelotti são outras e passam por tentar chegar a Kaká. O brasileiro tem contrato com o Real Madrid até 2015, mas dadas as alternativas à disposição de José Mourinho nos merengues, o negócio parece viável, o que permitiria materializar uma dupla de sonho no meio-campo parisiense, que já conta com o argentino Pastore.

Incrível quer continuar a somar títulos


O Paris Saint-Germain dificilmente entrará na rota de Hulk por não ter a dimensão ambicionada pelo Incrível. Apesar de a questão financeira não ser um problema para os parisienses, cujo emblema foi adquirido na época passada por um grupo de investidores liderados pelo príncipe herdeiro do Catar, Pinto da Costa ainda recentemente explicou porquê: "Disse a Falcao que daria um passo atrás na carreira, que ia para uma equipa que não ganha nada. Mas como ele achou que o dinheiro era mais importante, fez bem. Hulk pensa de forma diferente. Não iria por dinheiro nenhum para o Atlético Madrid. Tem brio e é um campeão", sublinhou em entrevista à SIC.

in "ojogo.pt"

Com a liderança estável é o mercado que se agita

Depois de um período de aparente acalmia - após o encerramento das inscrições no final de janeiro -, o mercado voltou a agitar-se nas últimas semanas para os lados do dragão. A liderança no campeonato ajuda a justificar as constantes missões de espionagem dos tubarões europeus, que estiveram bem representados em Braga. Hulk foi a exceção; o Incrível foi sempre sendo notícia com maior ou menor frequência, com o Anzhi e PSG a repartirem o estatuto de principais pretendentes do brasileiro.
Rolando, Fernando, Otamendi, James Rodríguez e Sapunaru são os nomes que agitam o mercado no Dragão por estes dias. Para já, tudo não passa de rumores, até porque a SAD portista não está interessada em ouvir pretendentes numa altura tão importante da temporada. A hora é de união e concentração no grande objetivo, o título nacional. Mas terá sido provavelmente a liderança isolada a multiplicar as notícias na Imprensa estrangeira.
É de Itália que surge a maioria das notícias. O Inter tem James e Fernando na agenda; o Nápoles, a Juventus e a Roma seguem Rolando; o outro emblema da capital, a Lázio, tem observado Sapunaru, que também é pretendido pelo Ajax.
Porém, é James que tem criado maior turbulência, até mais do que Hulk, sobretudo desde que o Manchester United surgiu entre os interessados. Inglaterra é um destino que agrada ao colombiano, isto a fazer fé nas declarações do próprio, que terá dito que não poderia recusar um convite dos red devils.
Até final da época são esperados muitos mais rumores.

Nas bocas da Europa

James 

O Manchester United é apenas mais um dos ilustres da Europa que têm o craque portista debaixo de olho. O Inter de Milão foi o primeiro a aparecer em cena, ainda James não se tinha apresentado no Dragão. Mais recentemente surgiram os nomes de dois pesos pesados: PSG e Bayern de Munique. A cláusula é alta - 45 milhões de euros -, mas a qualidade de jogo mostrada pelo colombiano poderá justificar o investimento...

Rolando 

Itália persegue o central portista há muito tempo, e o rol de potenciais interessados tem aumentado nos últimos tempos. O mais recente a ser falado foi o Nápoles, que estaria disposto a pagar cerca de dez milhões de euros pelo internacional português, um terço do valor da cláusula de rescisão. Roma e Juventus também têm sido constantemente associados ao central, que perdeu o estatuto de titular no FC Porto nos últimos jogos.

Sapunaru 

Meios de comunicação romenos, italianos e holandeses fizeram eco do alegado interesse em Sapunaru por parte do Ajax, que teria a
concorrência da Lázio, antigo pretendente ao lateral. Uns falam em cinco milhões de euros como mínimo para iniciar conversações, outros dizem que por menos de dez milhões, os dragões não conversam. O Ajax estará a pensar no romeno para colmatar a provável saída de Gregory van der Wiel para a liga inglesa.

Fernando 

Em janeiro, o Inter de Milão foi ao Dragão buscar Guarín, a título de empréstimo, e parece disposto a pagar 13,5 milhões de euros para ficar com ele de vez. Porém, há outro médio portista na agenda deste gigante de Milão, que pretende fazer uma revolução no plantel: Fernando é o nome de que se fala para estabilizar o setor intermediário. O brasileiro, recorde-se, admitiu no último verão que queria sair. Depois deu o dito por não dito.

in "ojogo.pt"

Sapunaru entrega troféu da Liga Europa

O FC Porto vai entregar amanhã o troféu da Liga Europa, conquistado há um ano em Dublin. O romeno Sapunaru foi o escolhido para levar a taça até Bucareste, palco da final da edição deste ano. O lateral viajará num avião privado, e é provável que tenha de falhar o treino desse dia. A UEFA informou ontem que a entrega oficial será às 17h00 locais (menos duas em Portugal); o presidente da UEFA, Michel Platini, também marcará presença. Sporting, Atlético de Bilbau, Valência e Atlético Madrid são os candidatos a suceder aos dragões.


in "ojogo.pt"

Só os dragões marcaram sempre na segunda volta

O triunfo em Braga não só afastou o adversário do topo da tabela - os minhotos ficaram a cinco pontos de distância - como torna o FC Porto na única equipa que marcou em todos os 11 jogos da segunda volta do campeonato. Um dado estatístico que ajuda a justificar o primeiro lugar dos dragões que, na viragem da Liga, estavam a dois pontos do Benfica. Diferença que chegou aos cinco, recorde-se.
A chegada de Janko no mercado de inverno ajudou a estabilizar o centro do ataque dos portistas, com Kléber a ser relegado de vez para o banco de suplentes e Hulk a voltar ao lado direito, onde mais gosta de atuar. Os golos passaram a aparecer em todas as partidas, mas nem sempre foram suficientes para ganhar: os empates com o Paços de Ferreira, a Académica e a derrota em Barcelos são as exceções. Em Braga, Vítor Pereira surpreendeu ao oferecer a titularidade a Kléber, tendo na segunda parte colocado Hulk no eixo. Janko só aqueceu, falhando o primeiro jogo desde que assinou pelos campeões nacionais. Mesmo assim, o FC Porto marcou na Pedreira - através do pé direito do Incrível - e não sofreu. E este dado interrompeu a série do Braga, que também tinha marcado nos outros jogos todos da segunda volta. O Benfica, por exemplo, já ficou em branco com a Académica, o V. Guimarães e o Olhanense, jogos em que, naturalmente, perdeu pontos que o FC Porto aproveitou para tomar de assalto a liderança. O Marítimo também está em destaque visto que só não marcou ao V. Guimarães, o que explica o excelente campeonato que está a realizar.

in "ojogo.pt"

Alexandre Kalil "Walter é um gordinho e uma aberração"

A polémica está instalada em Belo Horizonte. Walter, o avançado que o FC Porto emprestou ao Cruzeiro, envolveu-se numa acesa troca de palavras com o presidente do Atlético Mineiro, o grande rival do seu atual clube. "Quem é o Walter? É aquele gordinho? Ele desmoraliza o preparador físico e o nutricionista do Cruzeiro. É um gordinho. Ele é uma aberração. Só levo em consideração o que o Wellington Paulista e Anselmo Ramon falarem. Esse rapaz eu não levo em conta", atirou Alexandre Kalil em resposta às declarações do avançado no final do dérbi entre as duas equipas. Walter considerou que o Atlético Mineiro "teve medo" do Cruzeiro e que o "resultado foi uma vitória para o adversário, mas uma derrota" para a sua equipa.


in "ojogo.pt"

"Hulk ao meio é contranatura"

3 questões: João Tomás, avançado do Rio Ave


1 - Concorda que a ausência de um ponta de lança goleador penaliza o FC Porto?

É evidente que Falcao, como Lisandro antes dele, foi uma referência. Hulk, jogando com Falcao, fez imensos golos na época passada, mas este ano quebrou, pelo menos nesse capítulo. De qualquer forma, a equipa tem encontrado, coletivamente, formas de contornar essa aparente lacuna.

2 - Kléber e Janko são vítimas das comparações?

Todos são diferentes, não é justo estabelecer essas comparações. A verdade é que as coisas não têm saído bem ao Kléber e ao Janko.

3 - Como ponta de lança, gosta de ver Hulk como avançado-centro?

É contranatura face às características dele, mas esta é só a minha opinião e vale o que vale. O importante para o FC Porto é que os golos apareçam e que os jogadores rendam. Hulk tem aparecido quando é preciso e isso é o que mais interessa ao Vítor Pereira.

in "ojogo.pt"

Estatuto de cabeça de série na Champions quase garantido

O FC Porto tem praticamente garantido o estatuto de cabeça de série na próxima edição da Liga dos Campeões, e só mesmo uma conjugação muito improvável de fatores poderá retirar essa vantagem teórica aos dragões. A história mete ao barulho clubes como Arsenal, Inter de Milão, Chelsea e até Atlético de Madrid, de Falcao, mas tem de começar a ser contada por algo bem mais próximo fisicamente. Em primeiro lugar, os portistas terão de garantir um dos dois primeiros lugares do campeonato ou então, na pior das hipóteses, jogar a pré-eliminatória e o play-off de apuramento para a fase de grupos se acabarem a época no terceiro lugar, que ficou matematicamente garantido com a vitória em Braga. Apesar disso, e depois do que aconteceu durante esta jornada, não terminar o campeonato num dos dois primeiros lugares seria algo de verdadeiramente improvável.
Sendo assim, e dando como certa a presença na próxima fase de grupos da Champions, seguem-se outras contas que, mais uma vez, só num imenso conjunto de circunstâncias poderão retirar o estatuto de cabeça de série na Champions. Neste momento, os portistas encontram-se no oitavo lugar do ranking de clubes - precisamente o número de grupos e, consequentemente, de cabeças de série -, ou seja, seria necessário que as sete equipas que estão à frente do FC Porto se conseguissem qualificar para a Liga dos Campeões, mas também que alguma que está atrás no ranking ultrapassasse o FC Porto.
Para começar, dos clubes que estão à frente há três que têm a presença na Champions ainda em dúvida - Chelsea, Arsenal e Inter de Milão -, sendo que no caso da equipa italiana, até existem nove pontos a separá-la da Lázio, atual terceira classificada da Serie A, o último dos lugares de aceso à Liga dos Campeões. Mas mesmo que Chelsea, Arsenal e Inter de Milão conseguissem chegar a esse objetivo, seria ainda necessário que o Atlético de Madrid, o único clube que tem o FC Porto ao alcance, somasse pontos suficientes na Europa para ultrapassar os dragões. Para isso acontecer, seria necessário que Falcao e companhia vencessem a Liga Europa ou, então, chegassem à final com duas vitórias nos jogos das meias-finais, que vão disputar frente ao Valência. Mas não é tudo; é também preciso que o Atlético de Madrid garanta o quarto lugar do campeonato, o que não será fácil. Tudo somado, é caso para dizer que os portistas têm tudo para voltar a ser cabeças de série na próxima época.

A pior época em cinco anos...


A eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões e, depois, nos 16 avos de final da Liga Europa transformou esta temporada na pior do FC Porto a nível europeu nos últimos cinco anos. Tratou-se da época em que os portistas menos pontuaram para o ranking de equipas, tendo havido apenas três clubes do top 20 que fizeram ainda menos pontos: Liverpool, Shakhtar Donetsk e Villarreal. Mesmo assim, o FC Porto está muito perto de repetir o estatuto de cabeça de série da última temporada, que só teve paralelo, com este "novo" formato da Liga dos Campeões, em 2004/05, após a conquista da competição. Desde então, só duas vezes os portistas não se apuraram para os oitavos de final, curiosamente quando não tiveram equipas inglesas no grupo.

in "ojogo.pt"