terça-feira, 10 de abril de 2012

Surpresa para Andrade

Carlos Andrade nasceu na ilha de Santiago, em Cabo Verde, mas vive em Portugal desde os dois anos de idade e só se naturalizou português em 2007. Jogou nos Estados Unidos, em Espanha e na Alemanha e por cá foi campeão por Queluz e FC Porto a meio da década anterior, logo bem antes de se assumir como extremo fundamental no atual jogo do campeão nacional. E se é espantoso ter demorado tanto a chegar à seleção portuguesa, já com o novo título de MVP nacional foi ele... a espantar-se!
O extremo portista, que completa 34 anos dia 27, fez todos os 22 jogos da fase regular, com uma média de 11,6 pontos e 7 ressaltos por jogo, números que lhe valeram o oitavo lugar na lista de Jogador Mais Valioso, primeiro entre os portugueses. A fazer a terceira época no seu regresso ao FC Porto - havia sido campeão em 2003/04, na altura em que a equipa andava de "casa às costas" -, Andrade já festejou um total de sete troféus e não tinha a perfeita noção da sua importância na equipa. "Fui eu a ganhar? Não sabia. Não foi algo que planeei, mas é uma boa notícia, é ver o meu trabalho diário a ser reconhecido. Além disso, é o resultado do esforço que fiz para ajudar a equipa", comentou, ao ser informado por O JOGO ter sido o MVP nacional.
Para ele, a prioridade é outra - "Com o primeiro lugar da fase regular fico ainda mais feliz", diz -, mas o êxito individual tem uma explicação: "No ano passado tínhamos o Sean [Ogirri] e o Julian [Terrell], que eram jogadores muito influentes e sobressaiam mais do que se calhar os dois novos americanos, e eu se calhar tinha um papel secundário. Este ano, sinto que que a equipa precisou que eu desse um passo em frente, para fazer mais coisas, ganhar mais ressaltos, fazer mais pontos. Foi o que tentei, por isso os meus números individuais subiram."
Apesar de ser uma distinção individual, Andrade partilhou-a: "Quero dedicar aos meus colegas de equipa. Este é um ano que não posso dizer difícil, porque estamos a ganhar, mas com algumas adversidades. Temos ultrapassado muita coisa. São eles que me dão força para vir trabalhar todos os dias. É por esta família que dou sempre o litro e faço aquele esforço extra. Aliás, é por eles e também pelos adeptos, que mostram cada vez mais carinho."

"Guimarães é equipa dura"


Depois de vencer a fase regular da Liga e garantir a vantagem do factor-casa no playoff, o FC Porto recebe o Vitória de Guimarães já esta sexta-feira [21 horas]. "Esta época estivemos em todas as finais e apenas perdemos uma. Agora falta a revalidação do título e por isso temos que entrar com o pé direito. Aliás, na nossa cabeça o playoff já começou há três jornadas", afirmou Carlos Andrade. Para o portista a formação de Fernando Sá "é uma equipa muito dura, que nos vai exigir imenso, não só fisicamente mas também mentalmente". Segundo o extremo, "o Guimarães joga muito nos nossos erros, por isso temos que cometer o mínimo possível. Já sabemos o que temos de fazer e que o playoff é decidido nos detalhes. Temos de nos concentrar e quem o fizer melhor conseguirá o objetivo".

in "ojogo.pt"

Sem comentários: