sexta-feira, 11 de novembro de 2011

F.C. Porto: Helton de regresso antes das folgas

Guarda-redes está recuperado; Vítor Pereira privado de 12 internacionais e 4 lesionados.


Helton foi presença notada no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, nesta sexta-feira. O guarda-redes voltou ao convívio com os companheiros de equipa depois de ter realizado trabalho de ginásio na véspera.

Vítor Pereira ministrou mais uma sessão de trabalho no Olival, com um grupo bastante reduzido. O F.C. Porto tem 12 jogadores ao serviço das respectivas selecções nacionais. Para além disso, subsistem quatro casos clínicos.

Iturbe está limitado a treino condicionado, enquanto Fucile e Sapunaru permanecem em tratamento. Emídio Rafael continua em repouso.

Face à paragem na competição, o treinador do F.C. Porto decidiu conceder dupla folga ao plantel. Assim, os dragões regressam ao trabalho apenas na segunda-feira. A sessão está agendada para as 15h30.

in "maisfutebol.iol.pt"

Confederação explica prémios em carta a Pinto da Costa

Presidente Carlos Paula Cardoso lembra que prémio Alto Prestígio está relacionado com o tema da gala e que Benfica e Sporting foram os clubes que mais fizeram pela CPLP


A Confederação do Desporto reagiu ao comunicado do F.C. Porto e justificou o critério de atribuição dos prémios «Alto Prestígio» a Benfica e Sporting. Em declarações ao Maisfutebol, o presidente Carlos Paula Cardoso revelou já ter explicado os prémios numa carta enviada a Pinto da Costa.

De acordo com Carlos Cardoso, a Confederação do Desporto de Portugal «ficou surpreendida» com o tom do comunicado portista, até porque garante ter «imenso respeito pelo F.C. Porto e pelos sucessos do F.C. Porto». «Não temos nada contra o clube, bem pelo contrário», adiantou o dirigente.

Ora nesse sentido, a Confederação do Desporto emitiu também um comunicado, no qual diz que a atribuição do prémio «Alto Prestígio» a Benfica e Sporting num ano em que o F.C. Porto venceu o título nacional e a liga Europa teve apenas a ver com a distinção dos dois clubes que mais têm feito pela CPLP.

Lembrando que o tema desta gala era a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, a CDP diz ter decidido atribuir o prémio a Benfica e Sporting «considerando os contributos dos dois clubes, ao longo de muitas décadas, para os particulares laços desportivos com os países que têm o Português como língua.»

Carlos Paula Cardoso lembra de resto exemplos como o Benfica de Luanda, Benfica de Huambo, Sporting de Lourenço Marques «e muitos outros». «O prémio Alto Prestígio é uma distinção desportiva e intemporal, que não tem nada a ver com os feitos de uma entidade ou figura no ano anterior». 

Ora nesse sentido, e para justificar a decisão tomada este ano, a Confederação de Desporto de Portugal lembra que «em 2008, a Gala do Desporto foi subordinada ao tema O Amor à Camisola e o futebolista internacional do F.C. Porto, Vítor Baía, foi distinguido com o Prémio Alto Prestígio.»

«Recordamos também que, em 2010, a Gala do Desporto subordinou-se ao tema das Comemorações do Centenário da República. Na escolha dos desportistas que marcaram o primeiro século da República foram incluídos Artur Jorge, Fernanda Ribeiro, Fernando Gomes, José Maria Pedroto, José Mourinho, Vítor Hugo e Vítor Baía.»

Por isso, o comunicado encerra a polémica com o F.C. Porto garantindo que «a Confederação do Desporto de Portugal é uma casa aberta a todos os desportos, desportistas e clubes e os êxitos conseguidos pelos representantes portugueses são os êxitos da Confederação do Desporto de Portugal».

iin "maisfutebol.iol.pt"

Gabão-Brasil (0-2): a vitória mais «portuguesa» de sempre

Seis «portugueses» em campo e Luisão com a braçadeira; Hernanes e Sandro marcaram os golos

A selecção do Brasil venceu a sua congénere do Gabão (2-0), no amigável realizado nesta quinta-feira em Libreville. O jogo decorreu no novo estádio Nacional, cujo relvado, em condições inacreditáveis, estava transformado num autêntico pantanal. 

Com seis jogadores que actuam na Liga portuguesa, este foi o Brasil mais «português» de sempre, num jogo que permitiu as estreias de Bruno César, Alex Sandro e Kléber.

Luisão envergou a braçadeira de capitão, e foi o único a jogar os 90 minutos. Bruno César, Elias e Hulk foram confirmados no onze titular por Mano Menezes. Já Alex Sandro entrou ao intervalo, para o lugar de Fábio (Manchester United). Kléber foi o último representante da Liga portuguesa a entrar em acção, rendendo o seu colega de equipa Hulk, aos 70 minutos. 

Foi Sandro, médio defensivo do Tottenham, a marcar o primeiro golo da sua equipa (13 m), de recarga a uma defesa de recurso do guarda-redes Ebang, na sequência de um cruzamento de Bruno César, após canto curto na direita. 

Aos 35 minutos, o médio Hernanes fez o 2-0, em nova recarga, de cabeça, a uma defesa incompleta do guarda-redes gabonês, após excelente remate de Jonas, de fora da área.

Entre os dois golos, Hulk teve um bom remate de fora da área, que passou perto do poste (27 m) e no minuto seguinte Elias esteve quase a marcar, mas o seu remate foi bem defendido por Ebang, que está a ser uma das figuras da parte. 

Na segunda parte, Hulk voltou a ter uma excelente ocasião, aos 55 minutos, embalando para o face a face com o guarda-redes. Mas, agarrado na camisola por um defesa do Gabão, acabou por perder a hipótese de concluir a arrancada de forma vitoriosa.

O maior destaque individual para os jogadores que actuam na Liga portuguesa acabou por ser conseguido por Bruno César, que além da participação no lance do primeiro golo teve mais algumas aberturas de bom nível, e uma espectacular tentativa de chapéu, quase do meio-campo, que passou muito perto do alvo (53 m).

Aos 70 minutos, Bruno César voltou a passar perto do golo, num lance criado por Hulk: o avançado do F.C. Porto cruzou na direita, e o médio do Benfica concluiu de primeira, sem deixar cair a bola. Só uma grande defesa do guarda-redes Ebang impediu o terceiro golo do Brasil.

O guarda-redes Diego Alves, do Valência, também teve oportunidade de valorizar a estreia na baliza do escrete com três boas defesas, num jogo em ritmo fatalmente lento, com os jogadores forçados a adaptar-se às condições do terreno.

O onze do Brasil foi o seguinte: Diego Alves, Fábio (Alex Sandro, 46 m), Luisão, David Luiz e Adriano; Sandro (Lucas Leiva, 57), Elias (Thiago Silva, 85), Hernanes e Bruno César (Willian, 71); Jonas (Dudu, 75) e Hulk (Kléber, 70).

in "maisfutebol.iol.pt"

Sub-21 franceses vencem sem Mangala

Defesa do F.C. Porto tem uma lesão na coxa direita


A selecção de sub-21 francesa bateu a Roménia por uns expressivos 3-0, em jogo do Grupo 9 de apuramento para o Europeu de 2013. Eliaquim Mangala, defesa do F.C. Porto, lesionou-se na coxa direita, pelo que não foi opção.

Cabella (36m), Lacazette (71m) e Corchia (78m) marcaram os tentos da selecção francesa, que soma e segue - tem quatro vitórias em quatro jogos. 

A França irá receber a Eslóvaquia na próxima segunda, na primeira «final» do Grupo 9. Os eslovacos contabilizam três vitórias em igual número de jogos. 

in "maisfutebol.iol.pt"

GONÇALO SUIÇAS: "ESTAMOS A ATRAVESSAR UM BOM MOMENTO"

Com três vitórias em três jogos no campeonato, o FC Porto Império Bonança desloca-se agora ao rinque do Riba d’Ave (quarta jornada, sábado, 15h05). Em declarações ao www.fcporto.pt, Gonçalo Suíssas confirma que a equipa está coesa e reconhece que cabe aos Dragões "tornar o jogo mais fácil".

Adversário aguerrido
"Esperamos dificuldades, vindas de uma equipa que ascendeu de divisão e que vai com toda a certeza jogar com a motivação em alta por defrontar o FC Porto. Estamos muito fortes, demonstrámos isso mesmo nos últimos desafios, e acreditamos que dificilmente alguma equipa nos vencerá. Vamos a Riba de Ave para ganhar, mas logicamente que teremos de ser cautelosos, de forma a tornar o jogo mais fácil. Eles têm jogadores experientes, um bom guarda-redes, e a tradição de ser uma equipa aguerrida, que não desiste."

Coesão e ambição
"Os três jogos realizados até ao momento no campeonato mostram que estamos a atravessar um bom momento de forma. Não temos dado qualquer hipótese aos adversários, temos estado muito coesos e demonstrámos grande ambição para atingir os nossos objectivos. Este jogo será mais um na nossa caminhada."

Balão de oxigénio
"Esperamos um campeonato mais competitivo. Chegar aos jogos teoricamente decisivos na frente da classificação é sempre muito importante: a confiança fica em alta e temos um balão de oxigénio, uma ‘folga’ que poderá ser útil caso tenhamos um resultado negativo."

A força do colectivo
"Encontramos a nossa motivação para vencer no dia-a-dia, lutamos diariamente para ganhar sempre mais. Esta equipa é muito homogénea e tem grandes valores individuais, mas vale essencialmente pelo seu colectivo."



in "fcp.pt"

"NÃO PODEMOS ENTRAR RELAXADOS"

Após uma paragem motivada pela participação da selecção portuguesa na Bring Cup, o Andebol 1 está de regresso, com o FC Porto Vitalis a receber o Fafe (11.ª jornada, sábado, 15h00). Tiago Rocha, considerado o melhor pivô na competição disputada na Noruega, põe o foco no trabalho colectivo e defende que os Dragões não podem começar o encontro relaxados.

Intensidade alta
"Não podemos entrar relaxados com o Fafe. Temos de jogar tal como fazemos frente aos candidatos ao título. O Fafe, apesar do lugar que ocupa na tabela classificativa, vai querer mostrar serviço e tentar-nos dificultar a vida. Nós cá estaremos para os contrariar."

Mês importante
"Jogar em casa ajuda, porque os nossos adeptos são sempre um apoio fundamental. Na próxima semana teremos dois jogos complicados, por isso queremos passar esta fase com três vitórias no campeonato. Seguem-se as competições europeias e os jogos com o Estrela Vermelha. Este mês de Novembro é bastante importante."

Ajuda no banco
"É óptimo ter o Ricardo Costa no banco, a transmitir-nos conselhos e toda a sua experiência. Durante a suspensão do treinador Obradovic, tem-nos ajudado bastante."



in "fcp.pt"

O MENINO PRODÍGIO

Estreou-se nos seniores com 14 anos e foi o estrangeiro mais jovem de sempre a jogar, marcar e sagrar-se campeão no futebol argentino. Um ano depois, aos 19, participou activamente na temporada perfeita do FC Porto, culminando-a com um "hat-trick" na final da Taça de Portugal. Aos 20 anos, James Rodríguez pode ainda ter cara de miúdo, mas tem classe que se farta e uma maturidade acima da média.

Numa suite do luxuoso hotel Yeatman, com o Porto a seus pés, o colombiano reconheceu que todos os sacrifícios que fez pela carreira, nomeadamente separar-se dos pais aos 16 anos, valeram a pena.

De onde vem o nome James?
Chamo-me James porque o meu pai também se chama assim [Wilson James Rodríguez Bedoy]. É daí que vem o nome, não há qualquer outro motivo.

Mas é um nome pouco comum na Colômbia, não é?
Pois... Poucas pessoas na Colômbia o têm. Que eu saiba, só eu e o meu pai [risos]. Nos Estados Unidos e em Inglaterra é que é normal...

Começaste muito cedo a jogar futebol...
Jogo futebol desde os três anos. Sempre gostei de tocar a bola e acho que desde os quatro anos que sou bom futebolista. Sempre brinquei com a bola. Para mim, o futebol é algo de especial.

Nasceste em Cúcuta, mas mudaste-te para Ibagué aos três meses. Porquê?
O meu pai também jogava futebol e, quando nasci, ele jogava no Cúcuta Deportivo. Quando tinha três ou quatro meses ele foi para um clube em Ibagué e eu fui atrás.

O teu pai era futebolista profissional? Jogava em que posição?
Sim! Jogava no meio campo, como "oito". Chegou a ser internacional Sub20 [jogou no Mundial 1985, na USSR, sendo conhecido por Wilson Rodríguez]. Nunca o vi no campo, mas dizem-me que jogava bem e tinha muito talento.

Numa entrevista, na Colômbia, dizias que os teus pais te mostraram o "caminho do bem"...
A minha mãe, que me acompanhou mais, sempre me deu muitos conselhos para que me tornasse um homem de bem e cada dia uma melhor pessoa. Aos quatro anos, foram a minha mãe e o meu padrasto que me meteram numa escola para miúdos e foi assim que a minha carreira começou. Desde os quatro anos que sabia que tinha talento e que podia chegar longe. Por isso, sempre quis jogar. Nunca pensei fazer outra coisa: foi sempre futebol, futebol.

E os maiores críticos, também são eles?
Também, mas sempre com muita tranquilidade. Acima de tudo, destacam o que faço de bom.

O primeiro grande momento da tua carreira foi em 2004, no Pony Fútbol, um torneio para menores de 14 anos em Medellín, na Colômbia. A Academia Tolimense venceu o troféu e foste o melhor marcador (nove golos) e jogador. Na final, marcaste um golo de canto directo e foste comemorar junto à câmara da televisão. Foi a primeira que te sentiste uma estrela?
Sim, foi muito especial. Tinha 12 anos, era muito miúdo. Foi aí que o Envigado me viu e me convidou para jogar lá.

A Academia Tolimense era uma escola de futebol, o Envigado já competia e tinha uma equipa sénior...
Foi uma mudança muito importante. Saí de Ibagué e fui para Medellín. Estive lá até aos 16 anos. Fiz o primeiro jogo nos seniores aos 14 anos.

Tornaste-te o profissional mais jovem de sempre na Colômbia.
Não dei muita importância a isso. Sabia que podia dar muito mais, que era jovem e que tinha talento para aproveitar. Foi só mais um passo. Na carreira de futebolista, o mais difícil é manter o nível e não quebrar recordes. Sempre tive isso na minha cabeça.

(Este é um extracto de uma entrevista a James Rodríguez, que poderá ler na íntegra na mais recente edição da revista Dragões, já disponível nas bancas)



in "fcp.pt"

"ESTAMOS PREPARADOS"

O adversário exige concentração máxima e eleva o grau de dificuldade, especialmente depois de duas semanas de paragem, mas Greg Stempin garante capacidade de sobra para superar a Ovarense, numa missão a confirmar a partir das 18h00 de sábado, no Dragão.

Adversário bem preparado
"Esperamos um jogo difícil, frente a uma equipa que está sempre bem preparada, muito colectiva e que joga bem tacticamente. No entanto, nós estamos a treinar muito bem, estamos preparados para este jogo."

Rob vai ajudar
"É sempre difícil quando estamos duas semanas sem competir mas, por outro lado, temos um jogador novo e ganhámos tempo para ele apreender os sistemas tácticos da equipa. O Rob vai ajudar-nos. Tem a experiência de jogar em Espanha, numa boa liga. É um jogador que aprende tudo muito rápido e está a adaptar-se muito bem nestas três semanas que passou cá."

Pressão constante
"Disse ao Rob que neste clube a pressão da vitória é constante, que gostamos muito de vencer e que os adeptos acreditam muito em nós."

Candidata eterna
"É importante ter o pavilhão cheio no jogo de sábado. A Ovarense é uma eterna candidata ao titulo, tem uma equipa que pode surpreender, muito experiente e que vai mostrar o que vale."



in "fcp.pt"

Galatasaray volta à carga por Rodríguez

Os turcos do Galatasaray estão atentos à situação de Cristián Rodríguez e prometem voltar a atacá-lo em Janeiro. O interesse no uruguaio remonta ao Verão, mas reacende-se agora que o esquerdino está quase livre para poder assinar contrato com outro clube.
A notícia circulou ontem na Turquia e falava até de uma proposta recusada pelo jogador no sentido de renovar com o FC Porto, situação altamente improvável, pois há muito que se sabe que a intenção dos dragões é vender o Cebola e recuperar parte do investimento feito na sua contratação.
Com o contrato a terminar em Junho de 2012, Rodríguez pode assinar livremente por qualquer outro clube a partir de Janeiro, mas o Galatasaray tentará convencer o FC Porto a dispensá-lo já na reabertura do mercado a troco de uma verba acessível, uma vez que a saída de Arda Turan para o Atlético de Madrid ainda não foi suplantada.

James Rodríguez interessa à Juventus

O site italiano "Tutto Mercato" deu ontem à estampa ao interesse da Juventus em James Rodríguez. O gigante italiano segue o colombiano desde os tempos do Banfield e volta agora a interessar-se depois da evolução tremenda registada no FC Porto, que lhe vale até a candidatura à reputada Bola de Ouro para o melhor jovem da Europa. Segundo o mesmo site, o ataque vai ser feito já no próximo mercado de Verão e a "Velha Senhora" pode ter a concorrência de Milan e Inter, também eles atentos ao médio. Além dos três colossos, também a Udinese estaria interessada, mas neste caso não teria dinheiro para o ataque.

in "ojogo.pt"

Único campeão que resiste na frente

Vítor Pereira ganhou mais um argumento para se defender dos críticos: o FC Porto é o único campeão em título que consegue estar na liderança do campeonato, entre as principais ligas europeias. Barcelona, Manchester United, Milan, Borússia de Dortmund ou ainda Lille são os actuais campeões dos cinco campeonatos mais cotados na Europa, mas nenhuma destas equipas consegue ocupar, neste momento, a liderança da respectiva liga. Neste particular, o FC Porto apresenta-se como a grande excepção do topo europeu, ao conseguir repartir a liderança do campeonato com o Benfica, ainda que com vantagem na diferença de golos - os portistas têm mais golos marcados e menos sofridos do que o rival da Luz.
Esta curiosidade não elimina, no entanto, a validade de algumas das críticas que têm sido dirigidas à equipa de Vítor Pereira, até porque o tom mais agressivo das últimas análises surgiram, sobretudo, devido às más prestações - e resultados - na Liga dos Campeões. É precisamente na Champions que o FC Porto tem falhado neste início desta temporada, tendo-se colocado numa posição pouco confortável para garantir um dos dois primeiros lugares do grupo e consequente acesso aos oitavos-de-final da competição. Se a nível interno os portistas podem continuar a gabar-se de se conseguirem destacar dos restantes campeões, lá fora o caso muda ligeiramente de figura: o Barcelona já se encontra apurado no mesmo grupo em que o Milan está perto de seguir o mesmo caminho, tal como o Manchester United, que lidera o grupo onde se encontra o Benfica; sendo assim, sobram Lille e Dortmund, as duas equipas capazes de imitar o FC Porto nas dificuldades para garantir um lugar na fase a eliminar da Liga dos Campeões.
No essencial, sobra a liderança do FC Porto no campeonato, um feito actualmente sem paralelo nos seis campeonatos mais bem cotados no ranking europeu. Este facto serve também para reforçar a ideia de que nem sempre é fácil conviver com os sucessos mais recentes - e foram muitos na época passada -, naquele que até parece ser um dos principais problemas dos portistas neste arranque de temporada. Já agora, quem é que já não se recorda do fracasso desportivo que se seguiu à conquista da Liga dos Campeões em 2004?

in "record.pt"

Rui Quinta passa as mensagens

OBSERVAÇÕES NO BLOCO DE NOTAS



É bastante comum ver Vítor Pereira e Rui Quinta trocarem algumas ideias durante os jogos. O técnico principal debate as suas opções com o adjunto e, em última análise, a decisão é tomada pela totalidade da equipa técnica.
De resto, muitas vezes é possível observar Vítor Pereira a escrever num bloco de notas as indicações que posteriormente Rui Quinta passará aos jogadores que entram em campo.
Aliás, Vítor Pereira é aparentemente um treinador bastante diferente de Villas-Boas neste parâmetro, já que o agora técnico do Chelsea fazia questão de falar também ele com o eleito para entrar, já depois de... Vítor Pereira passar as primeiras indicações.
in "record.pt"

Intervalo não é só para descansar

MUDANÇA MADRUGADORA DEVIDO A LESÃO



Qualquer altura é boa para mexer, desde que das substituições em causa resulte o benefício da equipa. Sem surpresas, o FC Porto de Vítor Pereira apresenta uma maior mutação na fase final de cada encontro, à semelhança do que acontece com todas as equipas.
O quarto de hora compreendido entre os 60 e os 75 minutos é, sem dúvida, o de maior atividade, com 22 alterações operadas neste período. Logo atrás estão os 15 minutos finais de cada partida – até ao momento contabilizam-se 17 substituições.
in "record.pt"

Pólvora seca

ALTERAÇÕES DE VÍTOR PEREIRA A PARTIR DO BANCO ACRESCENTAM POUCO



O tipo de decisões que Vítor Pereira toma a partir do banco de suplentes é um dos parâmetros que tem estado no epicentro da discussão sobre o treinador do FC Porto.
Em 17 encontros oficiais já disputados pelos dragões, Vítor Pereira nunca deixou uma substituição em branco na ficha de jogo, mas, afinal, que resultados obteve das opções tomadas? A análise às substituições azuis e brancas desta época mostra que boa parte dos trunfos lançados a partir do banco acabam por não ter uma efetiva importância no decorrer das partidas.
in "record.pt"

Teófilo Gutiérrez volta a ser falado

Avançado colombiano será apenas uma hipótese académica para Janeiro. Mas o seu nome sugere uma incursão séria ao mercado dos 9. 

O avançado colombiano Teófilo Gutiérrez é outra vez citado na Argentina para reforçar o FC Porto no mercado de Janeiro. Já se falara nele durante o Verão, quando os dragões negociaram Falcao com o Atl. Madrid, pelo que a reentrada do jogador que representa o Racing Avellaneda nos planos do dragão já não é novidade absoluta. 

Da Argentina noticiam ainda que Teófilo Gutiérrez tem propostas de outros clubes europeus, como Nápoles, Fiorentina e Paris Saint-Germain, o que significa que tem cotação muito aceitável no mercado continental e não será valor a desprezar de todo. 

Para além disso, Gutiérrez será jogador acessível em termos financeiros e o dragão movimenta-se com particular à-vontade no mercado de onde o colombiano se tem evidenciado. Convém ainda não esquecer que os dragões têm acertado na contratação de jogadores colombianos, como são flagrantíssimos exemplos dessa política Falcao, James e Guarín. 

Se três resultaram, porque não o investimento num quarto elemento?


in "abola.pt"