sábado, 9 de fevereiro de 2013

F.C. Porto-Olhanense (antevisão): na crista da onda


O momento

F.C. Porto E de repente...o consenso. A exibição em Guimarães, mais até do que a gorda vitória, trouxe uma concordância nunca vista em torno da equipa de Vítor Pereira. O técnico alimentou o monstro, a equipa cresceu, ganhou confiança e parece imparável. Uma equipa na crista da onda que espera aguentar firme enquanto houver maré. 

Olhanense Manuel Cajuda ainda não venceu desde que assumiu o comando da equipa. A última vitória foi a 5 de janeiro, em Vila do Conde, no último jogo de Sérgio Conceição. No papel, o Dragão parece ser local pouco aconselhado para o regresso aos triunfos. Cajuda até fala num rival que "tritura". Timidez ou bluff?

As ausências

F.C. Porto James e Defour estão lesionados.

Olhanense Fernando Alexandre, Ivanildo, Thalles, Yontcha e Abdi recuperam de lesões. 

Discurso direto

Vítor Pereira (F.C. Porto) «A Olhanense criou-nos bastantes dificuldades na primeira volta e no ano passado no Dragão. Estive a observar no passado fim-de-semana e tem jogadores rápidos na frente, vai querer aproveitar essa velocidade nas transições rápidas, com um bloco fechado. Nós vamos tentar seguir o nosso caminho, continuar o nosso estilo de jogo e fazer um jogo ainda mais conseguido, se possível, do que o último, com comportamentos de qualidade.»

Manuel Cajuda (Olhanense) «Estamos conscientes das muitas dificuldades, das quais estamos a sair de sorriso nos lábios. E esperamos discutir o jogo, fazendo os possíveis para tornar a nossa tarefa mais fácil, e a tarefa do FC Porto mais difícil. Se conseguirmos tornar a tarefa do FC Porto difícil, é mais um degrau ultrapassado. É um jogo de motivação elevada, contra uma equipa que está muito bem, que nos últimos jogos tem triturado os seus adversários. Espero que agora não sejamos nós.»

Outros encontros

Só por uma vez a Olhanense venceu na visita ao F.C. Porto. Foi na longínqua temporada de 1945/46, num jogo frenético que terminou 4-3 para os algarvios. No ano seguinte o F.C. Porto vingou-se com uma goleada de 10-2! No total, os dragões ganharam18 dos 21 jogos em casa com o rival de Olhão. A última vitória foi na época passada por 2-0 com golos de Lucho e James. 

Equipas prováveis

F.C. PORTO: Helton, Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho; Varela, Jackson Martínez e Izmaylov. 

Outros convocados: Fabiano, Maicon, Abdoulaye, Castro, Tozé, Liedson e Sebá. 

OLHANENSE: Bracali, Luís Filipe, Nuno Reis, Maurício, Vasco Fernandes; Jander, Rui Duarte, Tiago Terroso; Babanco, Evandro Brandão e Tiago Targino.

Outros convocados: Ricardo, Pedro Paz, André Micael, Donofrio, Lucas Sousa, Nuno Piloto, Djalmir, David Silva e Leandro.


in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Defensor quer Fucile por empréstimo


Jorge Fucile continua a trabalhar à parte no F.C. Porto enquanto o clube analisa opções para o seu futuro. Por estes dias, o Defensor Sporting (Uruguai) apresentou uma proposta formal para o empréstimo do lateral.

A garantia foi dada ao Maisfutebol pelo representante de Fucile, Pablo Tomaduz. «O Defensor apresentou uma proposta por escrito para um empréstimo de seis meses e estamos nesta altura à espera da resposta do F.C. Porto.»

«Seria uma excelente solução para o futuro do Jorge, porque permitiria valorizar um jogador que nesta altura está numa situação que não beneficia ninguém», frisa o representante.

Pablo Tomaduz considera que o F.C. Porto sairia a ganhar. «Jorge jogaria no Uruguai, voltaria a valorizar-se e estaria perto do seleccionador, sempre com esse objetivo de regressar à seleção uruguaia.»

«Estando como está, a treinar sozinho, sem poder jogar no F.C. Porto ou mesmo na equipa B, é uma situação extremamente complicada. Como conseguirá o clube vender o jogador em junho?»

O mercado uruguaio continua aberto, assim como o brasileiro e o de alguns países do Leste Europeu.

«No Brasil, fecharam hoje as inscrições para a Taça Libertadores. Portanto, se fosse para lá, o Jorge iria disputar apenas o campeonato local», salienta Tomaduz.

O representante do jogador espera uma resposta do F.C. Porto até segunda-feira. «Ele não joga desde abril de 2012 mas está apto. Precisa é de ritmo e, treinando à parte, não o tem. No Uruguai tem tudo, estaria perto da família e da seleção. Penso que é o ideal. Esperamos uma resposta até segunda-feira.» 

Jorge Fucile tem contrato com o F.C. Porto até 2014.


in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto B perde nos descontos


Dragões marcaram primeiro, mas o Belenenses deu a volta ao resultado nos últimos 10 minutos de um jogo em que brilhou o guarda-redes Matt Jones e o avançado Tiago Caeiro.
O Belelenses recebeu e venceu este sábado o FC Porto B por 2-1, na 27ª jornada da II Liga. Os dragões estiveram na frente do marcador grande parte do jogo mas acabaram derrotados nos minutos finais. Tiago Caeiro, com dois golos, foi o herói da partida.


Michael abriu o ativo a favor dos dragões logo ao minuto seis, mas Tiago Caeiro, aposta de Van der Gaag para os últimos dez minutos de jogo, bisou aos 81' e aos 90', fixando o resultado em 2-1 a favor dos da casa. 



Com este resultado, a 19ª vitória em 27 jogos, o Belenenses continua isolado na primeira posição, com 60 pontos, enquanto que o FC Porto B, que não perdia desde 15 de dezembro, é oitavo, com 38.

in "ojogo.pt"

DRAGÕES “ESMAGAM” E MANTÊM LIDERANÇA


O FC Porto Vitalis mantém-se na liderança do Andebol 1, após vencer este sábado no pavilhão do Belenenses, por 32-17. Os Dragões dominaram a partida desde os primeiros minutos, chegando ao intervalo a vencer por 16-12. Na segunda parte, disparam no marcador, conseguindo assim um triunfo esmagador no encontro em atraso da 18.ª jornada.

A vitória azul e branca foi alicerçada num grande aproveitamento do contra-ataque (18 remates e 15 golos) e em excelentes exibições dos guarda-redes, especialmente Alfredo Quintana, que travou 71 por cento das finalizações dos lisboetas. Globalmente, Hugo Laurentino e Alfredo Quintana conseguiram uma eficácia de 63 por cento. Pedro Spínola e Tiago Rocha, ambos com seis golos, foram os melhores marcadores portistas.

Faltam duas jornadas para o final da primeira fase, sendo que, no próximo sábado (18h30), o FC Porto recebe o Sporting da Horta.

A equipa orientada por Ljubomir Obradovic alinhou e marcou da seguinte forma: Alfredo Quintana e Hugo Laurentino (guarda-redes); Nuno Carvalhais, Gilberto Duarte (2), João Ferraz (2), Filipe Mota, Belmiro Alves, Pedro Spínola (6), Daymaro Salina (2), Tiago Rocha (6), Ricardo Moreira (4), Elias Nogueira (5), Sérgio Rola (2) e Wilson Davyes (3).


in "fcp.pt"

“HAT-TRICK” DE REINALDO NA GOLEADA AO CAMBRA


O FC Porto Império Bonança goleou este sábado o Cambra, no Dragão Caixa, por 11-3, em encontro da 18.ª jornada do Campeonato nacional. O capitão Reinaldo Ventura destacou-se, com um “hat-trick”, sendo os restantes golos da autoria de Ricardo Barreiros, Pedro Moreira, Vítor Hugo (2), Jorge Silva, Tiago Losna (2) e Hélder Nunes.

O FC Porto controlou completamente o desafio, sendo que, aos seis minutos, já vencia por 3-0. Ricardo Barreiros abriu o marcador aos quatro minutos, com um remate de meia distância, Reinaldo Ventura ampliou na recarga a um livre directo e Pedro Moreira, após assistência do capitão portista, apontou o 3-0.

Ao intervalo, o marcador assinalava 6-1 a favor da equipa da casa, mas a segunda parte trouxe mais cinco tentos azuis e brancos. Tiago Losna ainda falhou uma grande penalidade e Jorge Silva não conseguiu converter um livre directo. Excepção feita aos guarda-redes, todos os jogadores portistas marcaram.

A equipa orientada por Tó Neves alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira (1), Reinaldo Ventura (3), Ricardo Barreiros (1) e Jorge Silva (1). Jogaram ainda Nélson Filipe (g.r.), Tiago Losna (2), Vítor Hugo (2) e Hélder Nunes (1).


in "fcp.pt"