sábado, 18 de maio de 2013

P. Ferreira-F.C. Porto: o jogo do título (antevisão)



Dragões querem conquistar o campeonato, mas castores avisam que só pensam em vencer


MOMENTO:

Paços de Ferreira:
Com o terceiro lugar na classificação já garantido e o consequente apuramento para o play-off da Liga dos Campeões, o Paços de Ferreira quer aproveitar este jogo em casa para festejar com os adeptos a conquista histórica desta época.

F.C. Porto:
Para o F.C. Porto este pode ser o jogo do título. Os portistas só dependem de si próprios e uma vitória em Paços de Ferreira permite festejar a conquista do campeonato. Qualquer outro resultado faz a equipa de Vítor Pereira depender do Benfica, e, para o F.C. Porto ser campeão, os encarnados têm de ter resultado idêntico ao dos portistas.

AUSENTES:

Paços de Ferreira:
Abdullah, Duarte e Cícero (lesionados)

F.C. Porto:
Maicon, Quiñones e Atsu

DISCURSO DIRETO:

Paulo Fonseca:
«Entramos em qualquer jogo para ganhar e só a vitória nos deixará felizes. Queremos dar uma alegria aos sócios que estarão no estádio e ter casa cheia, para nós, será ainda mais motivador. Não houve facilitismo rigorosamente nenhum da nossa parte e da parte dos jogadores» 

Vítor Pereira:
«O Paços fez um campeonato histórico, a sua melhor prestação de sempre. Mostrou sempre qualidade, não é uma equipa qualquer. Fez um percurso brilhante, com bons resultados e boas exibições. Nós somos Porto. Sabemos o que queremos e queremos vencer amanhã, para festejarmos o título».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

No duelo particular entre as duas equipas, vantagem para o F.C. Porto. Analisados apenas os 14 jogos para o campeonato, em Paços, o resultado é este: duas vitórias para a equipa da casa, três empates e nove triunfos forasteiros.

Nas últimas seis temporadas o jogo terminou sempre sem superioridade ou com vitória portista. 

As duas vitórias do Paços aconteceram em 2000/01 e 2002/03. No primeiro caso o campeonato caiu para o Boavista. No segundo o F.C. Porto visitou a Capital do Móvel já campeão e José Mourinho decidiu poupar para a final da Taça UEFA, em Sevilha, com o Celtic.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

Paços de Ferreira: Cássio; Tony, Ricardo, Tiago Valente e Nuno Santos; Vítor, André Leão e Luiz Carlos; Manuel José, Josué e Hurtado 

Outros convocados: António Filipe, Javier Cohene, Diogo Figueiras, Luís Sousa, Filipe Anunciação, Caetano, Christian e Jaime Poulsen. 

F.C. Porto: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Lucho, Defour, e João Moutinho; James, Jackson e Varela. 

Outros convocados: Fabiano, Abdoulaye, Castro, Izmailov, Kelvin, James, Liedson, Sebá

in "maisfutebol.iol.pt"

JUNIORES VENCEM GUIMARÃES


A equipa de Sub 19 do FC Porto bateu este sábado o Guimarães por 2-0 na última jornada do campeonato nacional de juniores. O FC Porto terminou a competição em segundo lugar.

Um golo de Rafa, logo aos sete minutos, e outro de André Silva, aos 79, fizeram o resultado, num jogo em que o domínio dos jovens do FC Porto foi absoluto.

Esta vitória não chegou, no entanto, para os juniores se sagrarem campeões, tendo terminado a competição com menos um ponto do que o Benfica, sendo que o FC Porto foi a melhor equipa nos jogos com os grandes, tendo vencido duas vezes o Sporting, terceiro classificado, e uma o Benfica, com quem empatou o outro jogo.


in "fcp.pt"

O CAMPEÃO VOLTOU



O FC Porto é o novo campeão nacional de hóquei em patins, a duas jornadas do fim, após bater o Benfica por 7-3, no Dragão Caixa. Os portistas somam o seu 21.º título de campeão nacional e o 11.º em 12 épocas consecutivas, num encontro em que os lisboetas se tornaram meros figurantes da festa do título, chegando aos 15 minutos a perder por 4-0.


O capitão Reinaldo Ventura e Caio "bisaram", sendo os restantes golos da autoria de Hélder Nunes, Jorge Silva e Ricardo Barreiros, mas há ainda que destacar o papel do guarda-redes Edo Bosch nesta vitória. O espanhol esteve verdadeiramente intransponível.



O FC Porto entrou em campo com uma clara preocupação em não se desequilibrar defensivamente, jogando pelo seguro e tentando aproveitar o contra-ataque. Foi uma estratégia que se revelou mais do que adequada, até porque cabia ao visitante – três pontos atrás dos Dragões na classificação – ir atrás do prejuízo. Os lances de perigo repartiram-se nos primeiros 10 minutos, com o Benfica a atirar ainda uma bola ao poste, na melhor oportunidade até então.



O que se seguiu foi um vendaval ofensivo que durou cinco minutos e que deixou o adversário completamente desorientado. Reinaldo, aos 12 minutos, numa jogada individual finalizada com um remate cruzado, abriu o marcador. No minuto seguinte, o capitão converteu uma grande penalidade a castigar falta de Valter Neves sobre Caio. Em pouco mais de um minuto, Caio “bisou”, primeiro num contra-ataque em que foi assistido por Ricardo Barreiros e depois numa jogada individual pela esquerda. No marcador lia-se 4-0 que a reconquista do título estava perto. 



O ataque portista era autêntica faca quente em manteiga e, do outro lado, Edo Bosch até defendeu um penálti e a respectiva recarga. Esteban Ábalos reduziu, num remate de meia distancia, aos 23 minutos, mas, logo depois, Hélder Nunes, num lance cheio de classe, recolocou a vantagem portista em quatro golos.



O campeão estava encontrado, mas a festa continuou logo no primeiro minuto da segunda parte, graças a um tento de Jorge Silva. O número de golos portista chegou ao mítico sete aos 31 minutos, por intermédio de Ricardo Barreiros. Com naturalidade, os Dragões foram optando por ataques mais longos e por conservar a posse de bola. Ainda assim, só o habitual guarda-redes suplente, Pedro Henriques, evitou uma goleada ainda mais histórica.



FICHA DE JOGO



FC Porto Império Bonança-Benfica, 7-3
Campeonato nacional, 28.º jornada
18 de Maio de 2013
Dragão Caixa, no Porto



Árbitros: Joaquim Pinto (Porto), Luís Peixoto (Lisboa) e Ricardo Leão (Lisboa)



FC PORTO: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Ricardo Barreiros, Reinaldo Ventura (cap.) e Jorge Silva
Jogaram ainda: Caio, Hélder Nunes, Vítor Hugo, Tiago Losna e Nelson Filipe (g.r.)
Treinador: Tó Neves



BENFICA: Ricardo Silva (g.r.), Valter Neves (cap.), Esteban Ábalos, Carlos López e Cacau
Jogaram ainda: Diogo Rafael, João Rodrigues, Luís Viana, Pedro Henriques (g.r.) e Marc Coy
Treinador: Luís Sénica



Ao intervalo: 5-1
Marcadores: Reinaldo Ventura (12m e 13m), Caio (13m e 14), Esteban Ábalos (23m), Hélder Nunes (24m), Jorge Silva (26m), Ricardo Barreiros (31m), Valter Neves (40m) e Luís Viana (47)
Disciplina: cartão azul para Jorge Silva, Valter Neves e Luís Viana



“ESTE ERA O PRINCIPAL OBJECTIVO DA ÉPOCA”


Após a vitória sobre o Benfica, que garantiu a conquista do 21.º título nacional de hóquei em patins, Tó Neves surgiu na sala de imprensa visivelmente emocionado. Foi o primeiro campeonato do treinador, que elogiou o pragmatismo e a concentração dos jogadores azuis e brancos no encontro decisivo.

“É o primeiro título como treinador e isso marca sempre. Não me esqueço do primeiro como jogador e com certeza não me vou esquecer deste como treinador. As primeiras conquistas marcam mais”, admitiu o técnico, que descreveu depois a exibição da equipa. “Não sentimos que estava ganho aos 15 minutos. O jogo tem 50 minutos, o que sei é que os jogadores do FC Porto entraram mais determinados do que os do Benfica e dominámos até ao 7-1. Fomos rigorosos, pragmáticos e prolongámos muito os nossos níveis concentração. A partir do 7-1 sentimos que o título dificilmente nos fugia e apenas jogámos com o cronómetro e deixámos que o jogo chegasse ao fim”, afirmou.

Tó Neves sublinhou que as dificuldades foram praticamente “as mesmas” face à época passada – “se quisermos houve uma diferença, que foi este jogo ter 50 minutos e da época passada, na Luz, não teve” – e recusou falar num “novo ciclo”. “O que há é novas épocas e novos objectivos, quem está no FC Porto luta sempre pela vitória. Este era o principal objectivo estabelecido no início da temporada. Neste momento temos outro objectivo, que é estar na final da Liga Europeia. O jogo em Oliveira de Azeméis deixou de ter prioridade e vamos começar a pensar no Valdagno, a quem ainda não ganhámos no Dragão, a partir de segunda-feira”, declarou.

Para o capitão Reinaldo Ventura, este título foi “uma alegria” com a mesma proporção das conquistas anteriores: “É o culminar de um ano de trabalho. Foi um campeonato difícil, em que tivemos de lutar contra muitas coisas. Foi duro, mas foi justo. Amanhã há que pensar que há mais campeonatos para vencer e uma Liga Europeia que queremos tentar ganhar. Vamos pensar para a frente e tentar ganhar tudo”.

Caio, que “bisou” na partida, esteve também na sala de imprensa: “Qualquer título tem um sabor especial. Este não tanto por ser em casa, mas por ser a reconquista do campeonato, que era o nosso principal objectivo. O facto de ter sido obtido contra o Benfica e em casa foi um ingrediente adicional e trouxe mais motivação para nós e para os sócios, que gostam é destes jogos. Para nós importava chegar aos três pontos e ao campeonato e penso que não houve dúvida nenhuma na entrega do título”.


in "fcp.pt"

Hóquei: F.C. Porto bate Benfica e conquista o título


Dragão Caixa recebeu mais um clássico favorável aos azuis e brancos


O F.C. Porto recebeu o Benfica na 28ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins. A formação azul e branca venceu por 7-3 e sagrou-se campeã nacional da modalidade.

O Dragão Caixa recebeu mais um clássico e os adeptos assistiram a mais um triunfo do F.C. Porto. Assim foi no futebol, no passado fim-de-semana no estádio, assim foi no andebol, na sexta-feira.

Esta tarde, a equipa orientada por Tó Neves superiorizou-se ao Benfica e garantiu a conquista do título nacional a duas jornadas do final da competição. 21º campeonato para os dragões.

in "maisfutebol.iol.pt"

PINTO DA COSTA E O "CASO MEXIA" "O FC Porto é imune a parvoíce"


O presidente do FC Porto assinalou o pentacampeonato do andebol com elogios para o treinador e jogadores e recordou a declaração do presidente da EDP.
A declaração de António Mexia, presidente da EDP, continua na atualidade de Pinto da Costa, aproveitando o líder portista para, na hora de festejar o pentacampeonato de andebol, recordar o que foi dito no dia do FC Porto-Benfica da I Liga.


"O FC Porto não é apenas um clube e isso verificámos ontem na forma como os nossos jogadores festejavam efusivamente os golos e como os nossos adversários festejam os deles, mesmo aqueles que os colocavam em vantagem. Há aqui uma mística e um grito de revolta contra a forma como o Norte e o Porto são tratados. O triste episódio do doutor António Mexia que queria o Benfica campeão nacional para ajudar o PIB nacional motivou as pessoas do Porto, abrindo-lhes os olhos, mostrando-lhes o que alguns pensam do Norte e do Porto. Isso faz-nos unir e lutar para mostrar a esses senhores que o FC Porto é imune a qualquer parvoíce", disse Pinto da Costa ao Porto Canal, antes do início do jogo de hóquei em patins entre FC Porto e Benfica.


PINTO DA COSTA

"Pentacampeonato foi vitória à FC Porto"


Elogios e mais elogios, o presidente portista gostou de festejar o pentacampeonato de andebol e de ver a forma como a equipa jogou.
"Já lhes disse no final do jogo, mas quero aproveitar para publicamente enviar um grande abraço a todo o departamento de andebol e em particular ao treinador e aos jogadores que fizeram ontem uma grande exibição, uma demonstração de garra, de querer e com uma alegria de vencer com a camisola do FC Porto que me sensibilizou", disse o presidente portista, Pinto da Costa.

Em declarações ao Porto Canal, antes do início da partida de hóquei em patins, o líder azul e branco não poupou nos elogios à equipa de andebol que na sexta-feira se sagrou pentacampeã. "Isto é o FC Porto, eles são o FC Porto, foi uma vitoria à FC Porto".

Pinto da Costa explicou ainda a razão para ter estado com a equipa de andebol horas antes da decisiva partida com o Benfica. "Apesar do traquejo deles, sei que o período antes dos jogos é sempre o mais difícil de passar. Sabia que a equipa viria para aqui às 18h30 e tendo a possibilidade de estar com eles vim lanchar com a equipa, falando com eles de tudo exceto de andebol e transmitindo uma ideia de confiança de que iríamos ser campeões".
in "ojogo.pt"

IZMAYLOV REGRESSA AOS CONVOCADOS


A entrada de Izmaylov, para o lugar do lesionado e castigado Fernando, é a única novidade nos convocados do FC Porto para o jogo do título, este domingo, em Paços de Ferreira.

Vítor Pereira não pode contar com o médio Fernando, lesionado no jogo com o Benfica e que este sábado fez tratamento, mas também castigado por ter completado uma série de amarelos, e chamou para o seu lugar o médio russo Izmaylov, que falhou a recepção ao Benfica devido a lesão.

Maicon e Quiñones treinaram este sábado com os companheiros, mas não foram opção para o jogo de amanhã. Sebá, da equipa B e que se mantém na convocatória, trabalhou com a equipa principal.

O FC Porto desloca-se amanhã à Mata Real, em Paços de Ferreira, para disputar a partir das 18h30 o último jogo do campeonato e em caso de vitória sagra-se tricampeão nacional.

Lista de convocados: Helton, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Varela, Liedson, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Izmaylov, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi, Defour e Sebá.


in "fcp.pt"

VITOR PEREIRA: "SABEMOS QUE TEMOS DE GANHAR, MAS ISSO ESTÁ-NOS NO SANGUE"


Vítor Pereira antecipou a decisiva deslocação a Paços de Ferreira mostrando convicção na qualidade da equipa que orienta e promete o FC Porto de sempre, a jogar para vencer, porque o "objectivo é conquistar o título".

Que antevisão faz deste jogo em Paços de Ferreira?
É unânime considerar que o Paços fez com mérito uma época brilhante, com belíssimos executantes do ponto de vista individual. Do ponto de vista colectivo, os seus treinadores fizeram um trabalho brilhante, conseguiram uma coisa nunca conseguida no clube. É fácil avaliar a qualidade do Paços de Ferreira. É fácil avaliar também que as condições daquele campo não são normais. Nós FC Porto, nós jogadores, nós administração, nós adeptos, pensamos que não teremos um jogo fácil. Prefiro ir com a necessidade de ganhar do que ir com a gestão de resultado. Sabemos que temos de ganhar, mas isso está-nos no sangue, jogamos sempre para ganhar e é com essa mentalidade que lá vamos, única e exclusivamente focados na vitória e é assim que abordaremos o jogo em Paços. 

Coloca de parte a teoria que o facto do Paços já estar qualificado para a "Champions" o pode tornar um adversário mais relaxado e acessível?
Uma equipa que fez o trajecto que o Paços fez até aqui, com um treinador e jogadores a quererem provar a sua competência, entrarão em jogo com o objectivo de comprovarem a época que fizeram.

O que fez para travar a euforia dos jogadores a seguir à vitória sobre o Benfica e a ausência do Fernando muda muito a estratégia da equipa para o jogo de amanhã?
Euforia só aconteceu nos minutos posteriores à vitória, o que é natural porque conquistamos uma vitória importante e que pode ser determinante para a conquista do título. A partir daí e com a experiência destes jogadores, sabemos que nada está ganho, que é importante em Paços de Ferreira termos a nossa identidade e nem o próprio campo serve de justificação, porque o nosso trabalho de meses é em espaços reduzidos, isso é o que mais trabalhamos, é um trabalho para produzir qualidade no momento da perda de bola e o comportamento que queremos é agressivo. Essa é a nossa identidade, a maior parte das vezes instalados no meio-campo do adversário. Estamos mais do que preparados para defrontar o Paços. Relativamente ao Fernando, é um jogador muito importante para nós, tem sido ao longo destas épocas todas, mas temos outros jogadores, com outras características, mas com qualidade para nos garantir o tipo de jogo que queremos e estamos habituados a fazer.

O seu grande desafio e dos jogadores é partir da ideia de que não há campeões antecipados? Entra para a galeria dos treinadores históricos se for campeão sem derrotas, que só há dois, Villas-Boas e Jimmy Hagan...
Vinha a dizer há muito tempo que este campeonato seria disputado até à última jornada, que seria um campeonato a exigir a máxima concentração de todos nós e chegar depois de tanto trabalho ao último jogo dependendo de nós próprios, foi aquilo porque sempre lutamos e andamos estes meses todos de trabalho a lutar. Acredito na grande capacidade competitiva dos nossos jogadores, na nossa massa associativa e acredito que amanhã podemos dar mais uma alegria aos nossos adeptos e é isso que nos move.
Não sinto necessidade de falar de mim próprio, não estou aqui para falar de mim, estou aqui para falar dos meus jogadores, do que amanhã temos para conquistar.

Vai ser treinador do FC Porto na próxima temporada e quer ser treinador do FC Porto na próxima temporada?
Eu repito, não estou aqui para falar de mim, não sinto essa necessidade, estou aqui para falar de um jogo fundamental para nós, para a conquista do principal objectivo da época, que é a revalidação do título.

Foi preciso controlar os níveis de euforia depois do último jogo?
Foi uma semana de trabalho normal, uma semana de trabalho focada, igual às outras sabendo que depois de meses de trabalho que um jogo decide o campeonato, mas este é um plantel que tem uma mistura de jogadores experientes com jogadores jovens e isto para nós não é nada de especial, porque este clube está habituado a ganhar títulos, não só no futebol - e queria aproveitar para felicitar mais um título no andebol de forma espectacular, da forma que eu vi ontem -, é um clube habituado a ganhar títulos e a possibilidade de ganhar mais um amanhã não nos traz ansiedade. Nós gostamos de viver na pressão e com a pressão positiva de uma vitória amanhã garantir mais um título. Não é um de meia dúzia de anos em meia dúzia de anos, é mais um.

Acredita que há incentivos monetários para vencer, que isso está a acontecer e que importância lhe atribui?
Aquilo que passa por mim é motivar a equipa é fazer perceber e tomar consciência que não precisamos de nada de especial, precisamos é de estar ao nosso nível, de fazer o nosso jogo, precisamos de garantir a nossa identidade durante os 90 minutos, o jogo não se jogará em dez ou 15 minutos, jogar-se-á em 90 minutos mais os descontos. A nossa identidade é clara para toda a gente, uma identidade de posse, da qual eu me orgulho. Eu orgulho-me que a minha equipa jogue sempre da mesma forma, porque tanto faz jogar aqui com o Benfica, como jogar na Luz, ou ir jogar com o Paris SG ou a qualquer outra parte do mundo, porque isso é claramente um sinal de qualidade e é isso que eu quero amanhã. Todos os assuntos que andem à volta passam-me ao lado e nem sequer vou comentá-los.

Se vencer em Paços de Ferreira passa a ser o segundo melhor treinador da era Pinto da Costa...
Quero acabar a época sem falar de mim próprio, não sinto essa necessidade.

Os árbitros deixam-no tranquilo e se a diferença pontual ainda dita, em teoria, uma vitória do FC Porto?
Relativamente à arbitragem, falei e falarei sempre que me sentir prejudicado, sempre que sentir que houve um jogo em que os erros foram acumulados. Acredito na arbitragem portuguesa, acredito nos árbitros portugueses, acredito na seriedade das pessoas e acredito na competência dos árbitros para estes jogos. Nunca procurei condicionar a arbitragem de qualquer jogo, se entenderam em algum momento como uma tentativa de condicionamento de alguma arbitragem estão completamente enganados, porque não faz parte da minha essência como ser humano ter esse tipo de estratégia.
A qualidade tem de se provar todos os dias, as estatísticas dizem-me muito pouco, temos é de provar amanhã, em jogo, que somos dignos vencedores deste campeonato.

Acha que acabou por levar a melhor nos "mind games" com Jorge Jesus?
Reconheço sem qualquer hipocrisia que o Jorge Jesus é um grande treinador, não tenho dúvidas absolutamente nenhumas, e esta competição salutar também faz de mim melhor treinador, porque quanto maior for a competitividade ajuda a nos tornarmos melhores. Isto não se trata da discussão de um título entre o Vítor Pereira e o Jorge Jesus, isto trata-se da discussão de um título entre dois clubes que fizeram deste campeonato, ao contrário do que vi muito gente dizer, um campeonato muito difícil. Quem me disser que este campeonato não foi competitivo, de qualidade, está completamente enganado. Tivemos um Paços de Ferreira, um Estoril, um Rio Ave, equipas que apareceram com um grande nível, foi diferente dos outros porque em Portugal damos as coisas por adquiridas. Este para mim foi o campeonato mais espectacular dos últimos anos, porque continua em aberto na última jornada o título, as competições europeias, as equipas para a manutenção, um campeonato que temos de valorizar, em vez de irmos sempre na triste ladaínha que tudo é mau no campeonato e não se atribui mérito a quem ganha.


in "fcp.pt

Entrada de Antero Henrique não é sinal de sucessão, diz Fernando Cerqueira


Fernando Cerqueira, da Comissão de recandidatura de Pinto da Costa, considera que esta mudança não é um sinal de sucessão na liderança portista.
Antero Henrique está indicado para vice-Presidente do FC Porto. As eleições no clube azul e branco são no próximo dia 25, e o diretor geral da SAD é uma das novidades na lista de "vices", que conta também com o ex-hoquista Vítor Hugo e o empresário Américo Amorim.
Para Fernando Cerqueira, da Comissão de recandidatura de Pinto da Costa, este não é um sinal de sucessão na liderança portista.
«É da responsabilidade dele [Pinto da Costa] e não compete a qualquer sócio qual foi o efeito dessa escolha. Não vejo nesta escolha uma sucessão. Esperamos que Pinto da Costa fique como presidente ainda muitos anos, mas quando sair, nós temos um candidato», disse.
Fernando Cerqueira revela, nesta entrevista à TSF, que a Comissão já tem ideias definidas em relação ao sucessor de Pinto da Costa na liderança do Porto.
O porta-voz da Comissão de Recandidatura de Pinto da Costa não tem dúvidas em relação ao desfecho do campeonato: a festa vai ser nos Aliados.
Fernando Cerqueira, da Comissão de recandidtura de Pinto da Costa, revela também estar optimista em relação ao título.

in "tsf.pt"

Premier League de olho em Atsu

GARANTEM QUE CLUBE DE TOPO ENVIOU PROPOSTA


Com o processo que podia conduzir à renovação completamente parado, Atsu torna-se num fruto ainda mais apetecido pelo mercado inglês e é mesmo por lá que deve passar o seu futuro.

Everton e Tottenham são os clubes que mais interesse têm manifestado no internacional ganês de 21 anos, mas esses dois clubes podem ter outros concorrentes nesta corrida destinada a animar o mercado de verão. De acordo com uma notícia divulgada, ontem, pela Sky Sports, são vários os clubes da Premier League que chamam por Atsu e um deles, que está entre o top 6 do campeonato inglês, mas cujo nome não foi revelado, já terá enviado uma proposta ao FC Porto pelo extremo africano.
Ao festejar o triunfo do Chelsea na Liga Europa, fechou a porta ao rival.

Recorde-se que como o FC Porto ainda não convenceu Atsu a renovar o seu contrato, pois surgem sempre divergências na hora de estipular o valor da nova cláusula de rescisão, esta será a última oportunidade que o clube terá para garantir um encaixe financeiro com o extremo, uma vez que a sua ligação aos dragões termina no final da próxima temporada. Ainda assim, Atsu continua blindado por uma cláusula de 10 milhões de euros, valor esse que serve como referência para possíveis negociações na janela de transferências que está prestes a reabrir-se.

Posta de parte está seguramente a possibilidade deixada em aberto por Tony Appiah. De acordo com o que o empresário de Christian Atsu disse a Record, o Benfica já teria manifestado vontade em assegurar os serviços do extremo. No entanto, o próprio jogador fez questão de fechar a porta aos encarnados, ao ter usado as redes sociais para mostrar o quanto festejou o triunfo do Chelsea, na final da Liga Europa, na passada 4.ª feira.

in "record.pt"

Vitória em Dublin aconteceu há 2 anos

GOLO DE FALCÃO DEU VITÓRIA


O pensamento dos dragões está totalmente concentrado na conquista de mais um título nacional, mas a história também não é esquecida.

Faz hoje dois anos que os azuis e brancos venceram a Liga Europa, em Dublin. Um golo de Falcão chegou para bater o Sp. Braga.

in "record.pt"

Moutinho já terá acordo com o Monaco

"LE 10 SPORT" DIZ QUE SÓ FALTA CLUBES FALAREM


O médio João Moutinho deverá estar de saída do FC Porto. Segundo avança a revista francesa "Le 10 Sport", Moutinho já tem acordo para se juntar ao Monaco na próxima temporada, faltando apenas a reunião entre FC Porto e monegáscos para selar o negócio.

A mesma fonte avança que esse último passo não impedirá a conclusão da transferência, pois o Monaco não tem qualquer problema em colocar em cima da mesa os 40 milhões de euros referentes à cláusula de rescisão do médio de 26 anos.

A confirmar-se esta transferência, Moutinho tornar-se-á no jogador português mais caro a sair do futebol nacional, superando as transferências de Ricardo Carvalho, Pepe e Fábio Coentrão, vendidos por 30 milhões.

in "ojogo.pt"

QUATRO NOVIDADES NA EQUIPA B


Diogo Mateus, Frederic, M’Bola, Pedro Moreira são as novidades nos convocados do FC Porto B para a deslocação à Figueira da Foz, para defrontar a Naval, jogo da última jornada da Segunda Liga.

Destaque para o regresso do médio Pedro Moreira, após uma longa ausência devido a lesão.

O FC Porto B defronta a Naval este sábado, às 17h00, na Figueira da Foz, jogo da última jornada do campeonato da Segunda Liga.

Lista de convocados: Caballero, David Bruno, Dellatorre, Diogo Mateus, Edu, Elói, Fábio Martins, Frederic, M’Bola, Michael Seri, Mikel, Pedro Moreira, Sérgio Oliveira, Stefanovic, Tiago Ferreira, Tozé, Vion e Zé António.


in "fcp.pt"

"TEMOS UM GRUPO, E NÃO 14 JOGADORES"


Na conferência de imprensa após a vitória sobre o Benfica, que permitiu ao FC Porto celebrar o pentacampeonato, o treinador Ljubomir Obradovic repartiu os méritos pelo grupo de trabalho, sublinhando a sua união. "O FC Porto ganha porque tem um grupo e não 14 jogadores. Os que não jogam ajudam os que jogam, os que jogam mal apoiam os que jogam bem e vice-versa", afirmou.

"O FC Porto ganhou porque quis ganhar, quis entrar na história e teve um grande apoio dos adeptos. O FC Porto ganhou justamente. Na segunda parte melhorámos na defesa, fizemos mais remates e com este apoio foi normal. Difícil era perder…”, justificou o treinador portista, que descreveu depois a preparação da partida frente aos lisboetas. “Estivemos a prepará-lo nas últimas três semanas. Com o Sporting, na última jornada, o primeiro objectivo era não ver cartões vermelhos e não ter lesões, porque sabíamos que tínhamos de trabalhar tacticamente este jogo", sublinhou.

O técnico descreveu ainda o FC Porto como "um clube de família": "Desde os dirigentes, aos jogadores e adeptos, é fantástico para um treinador estrangeiro ter todo este apoio".

O capitão Ricardo Moreira, que apontou 10 golos na partida, mesmo regressado de uma lesão, atribuiu a sua exibição ao "apoio" dos colegas, treinador, dirigentes e equipa médica. "Obradovic sabe como ninguém pôr o grupo em forma para o jogo correcto. Falámos e chegámos à conclusão de que não ia jogar algumas partidas para estar em forma frente ao Benfica", admitiu.

"Estas vitórias devem-se à liderança do presidente, porque as finais não de desperdiçam, são para ganhar. Ele veio ter connosco esta semana e estava tranquilo, porque sabia que íamos ganhar e nós também o sabíamos. Este foi o campeonato mais difícil destes cinco, porque o Benfica é uma equipa forte, que se reforçou muito bem e nos dificultou ao máximo a tarefa", declarou o ponta-direita.


in "fcp.pt"

MÁGICO “PENTA”


O FC Porto Vitalis sagrou-se esta sexta-feira pentacampeão, a uma jornada do fim do Andebol 1, após bater o Benfica por 26-23. Este é apenas o segundo pentacampeonato da história da modalidade em Portugal, após os cinco campeonatos consecutivos conquistados pelo Sporting nos anos 1960 e 70. Com 18 títulos, os Dragões são agora a equipa com mais títulos nacionais.

Esta decisiva vitória – a margem de três golos era necessária para confirmar desde já o título – foi obtida graças a um ambiente fantástico, num pavilhão repleto, e a uma segunda parte fortíssima, já que ao intervalo o Benfica vencia por um tento. Destaquem-se as prestações ofensivas do capitão Ricardo Moreira (10 golos em 13 remates) e de Wilson Davyes (sete golos).

A primeira parte decorreu sob o signo (esperado) do equilíbrio, com a única vantagem de dois golos (2-4) a ser obtida no raiar da partida, pelos forasteiros. De resto, também o FC Porto esteve na frente e registaram-se ainda nove empates. Hugo Laurentino efectuou algumas defesas de grande nível, mas, do outro lado, os guarda-redes do Benfica efectuaram detiveram ainda mais remates (oito contra seis).

Ao intervalo, a vantagem tangencial dos lisboetas explicava-se não tanto pela falha de Tiago Rocha num livre de sete metros (à entrada do minuto 20), mas sobretudo pela menor eficácia portista na primeira linha (42 por cento contra 62 do adversário).

No segundo tempo, os Dragões entraram em campo com Quintana na baliza e menos um jogador, por exclusão. Porém, Ricardo Moreira fez o 13-13 e, pouco depois, colocou o FC Porto na frente, num contra-ataque, após grande defesa do guarda-redes cubano. Com uma defesa mais agressiva e João Ferraz a revelar-se como atirador certeiro, os portistas construíram uma liderança de dois golos (18-16, 19-17 e 20-18), anulada aos 20-20, mas retomada com duas “bombas” de Wilson Davyes (22-20), aos 49 minutos.

A superioridade parecia definitivamente azul e branca e os Dragões aproveitaram duas exclusões adversárias para cimentar e deixar aproximar o fim da partida. A eficácia benfiquista desceu a pique e quando Elias Nogueira marcou o 26-22, a dois minutos e meio do fim, percebeu-se que o “penta” era uma certeza.

Já lá vão 78 jogos sem perder em casa e relembre-se ainda que o Benfica não vence na casa do Dragão desde 1990. É tempo de celebrar uma das gerações mais vitoriosas de sempre do andebol português.

FICHA DE JOGO

FC Porto Vitalis-Benfica, 26-23
Andebol 1, fase final, grupo A, nona jornada
17 de Maio de 2013
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: espectadores

Árbitros: Eurico Nicolau e Ivan Caçador

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino e Alfredo Quintana (g.r.); Gilberto Duarte (3), Tiago Rocha (1), Ricardo Moreira (cap., 10), Elias Nogueira (1), Daymaro Salina, Wilson Davyes (7),Pedro Spínola (2), Filipe Mota, João Ferraz (2) e Hugo Rosário
Treinador: Ljubomir Obradovic

BENFICA: Vicente Álamo e Ricardo Candeias (g.r.); David Tavares (6), Carlos Carneiro (4), Dario Andrade (3), Davor Cutura (6), José Costa (3), Inácio Carmo (1), Álvaro Rodrigues, Cláudio Pedroso, Tiago Pereira, João Pais e João Lopes
Treinador: Jorge Rito

Ao intervalo: 12-13


jn "fcp.pt"