quinta-feira, 23 de maio de 2013

72horas e 92 minutos (Parte 2)

Vítor Pereira não tem continuidade garantida

Treinador que guiou o FC Porto ao tricampeonato está a ponderar todas as possibilidades, revela Pinto da Costa. "Não posso dizer secontinuará porque ainda não está decidido", adiantou o presidente dos dragões.


O tabu continua, alimentado esta quinta-feira pelo presidente do FC Porto. Vítor Pereira não tem a continuidade garantida no comando técnico dos azuis e brancos, apesar de ter guiado a equipa nortenha ao tricampeonato de futebol.

Na próxima semana, porém, haverá novidades sobre o tema. Garantia de Pinto da Costa.

"Não posso dizer se [Vítor Pereira] continuará no FC Porto porque ainda não está decidido. Durante a época combinámos, para não perturbar o seu trabalho que, quando acabasse o campeonato, falaríamos. Ontem almocei com ele e estivemos a analisar tudo. O que analisámos é a vantagem ou desvantagem para ele e para o clube que se mantenha no clube. Ficou de pensar e para a semana vamo-nos reunir novamente", afirmou Pinto da Costa, esta quinta-feira, em entrevista à RTP, mostrando-se apenas confiante de que o treinador "vai continuar a ter uma carreira vitoriosa".

"É um homem extremamente competente", elogiou o líder dos dragões, reforçando a ideia de que é necessário "ter a certeza de que há condições" para que Vítor Pereira se mantenha no FC Porto.

De resto, instado a esclarecer se terá já encetado contactos com outros treinadores para uma eventual sucessão do treinador que conquistou dois campeonatos seguidos ao serviço dos portistas, Pinto da Costa rejeitou.

"Não ando à procura de treinador. Foram-me oferecidos vários e não há nenhum que possa dizer que foi convidado", atirou, rematando, no final da entrevista, com uma última consideração sobre o assunto.

"Não conheço um único treinador, nacional e estrangeiro que não gostasse de treinar o FC Porto", concretizou.



"Deus queira que Vieira se mantenha no Benfica por muitos anos"


Presidente do FC Porto aborda relação tensa com o líder do Benfica. Pinto da Costa projecta futuro à frente dos destinos do FC Porto.

Pinto da Costa faz votos de que Luís Filipe Vieira se possa manter à frente dos destinos do Benfica nos próximos tempos.

Em entrevista à RTP, o presidente do FC Porto foi directo na resposta à questão sobre a relação tensa com o líder encarnados.

"Deus queira que Luís Filipe Vieira se mantenha por muito tempo na presidência do Benfica", atirou.

Pinto da Costa não quer indicar sucessor
Sábado, Pinto da Costa será reeleito para um novo mandato na presidência do FC Porto. Candidato único às eleições deste ano, o actual presidente graceja que o seu voto será suficiente para garantir nova reeleição.

Quanto ao futuro e, nomeadamente, sobre a sucessão, o actual líder azul e branco considera não ter o "direito de deixar uma indicação".

"O FC Porto não é uma monarquia. Não me compete falar sobre a sucessão. Os sócios, na altura própria, devem escolher os candidatos. Não tenho o direito de deixar uma indicação para a sucessão. Mas, se amanhã tiver dois candidatos em que num eu acredito e noutro acho que poderá ser uma desgraça, tomarei posição", salientou.

"Perder nos descontos não é por acaso"


Presidente do FC Porto comenta recente vaga de derrotas determinantes do Benfica em período de descontos. Pinto da Costa fala do tricampeonato.

Pinto da Costa tem uma visão curiosa sobre as mais recentes derrotas do Benfica em período de descontos. Os triunfos de FC Porto e Chelsea, que decidiram a queda encarnada no campeonato e a derrota na final da Liga Europa devem-se, na perspectiva do presidente do FC Porto, a uma mera questão de concentração.

"Perder nos descontos não é por acaso. Os jogadores têm que estar mentalizados que os jogos nunca estão perdidos nem estão ganhos. O mérito do FC Porto sente-se no facto de que  treinadores e jogadores estão cientes de que é preciso concentração máxima porque enquanto o árbitro não apita para o final, não há jogo que esteja perdido, empatado ou ganho", afirmou, em entrevista à RTP.

Ora, sobre o tricampeonato conquistado pelos dragões no passado domingo, Pinto da Costa usou do mesmo argumento para sustentar a confiança e tranquilidade que sentiu antes do decisivo jogo do título, com o Paços de Ferreira.

"Não tinha dúvida nenhuma. Foi um título suado, mas senti a equipa determinada no dia do jogo e estava tranquila. Os jogadores estavam concentrados e nunca os vi assim, nem com tanta vontade. Fui felicitá-los, porque era mais um campeonato ganho. Os nossos jogadores estão mentalizados para vencer", realçou.

Pinto da Costa confirma "negociações" por James e Moutinho


Em entrevista à RTP, o presidente do FC Porto aborda somente o caso do, mas a inclusão de João Moutinho fica subentendida. Pinto da Costa ainda não confirma o negócio com o Mónaco.

Pinto da Costa confirma que há "conversações" e "negociações" entre FC Porto e Mónaco tendo em vista as transferências de James Rodríguez e João Moutinho para o clube francês.

Apesar da pergunta, na entrevista concedida pelo presidente dos dragões à RTP, incidir sobre o avançado colombiano, fica subentendido que também o médio português está incluído na resposta.

"No domingo à noite [data do Paços de Ferreira-FC Porto que deu o título aos azuis e brancos], recebi a notícia de que o Mónaco estaria interessado e neste momento decorrem negociações. Há conversações", confirmou Pinto da Costa, recusando-se, porém, a confirmar qualquer negócio.

"Não posso confirmar, porque não está concretizado. Até ao momento em que entrámos para esta entrevista, nada estava confirmado", completou.

in "rr.pt"



PINTO DA COSTA "Vitor Pereira não está decidido"


Presidente dos dragões deu uma entrevista à RTP na qual abordou a situação do treinador. As dúvidas continuam.
Vítor Pereira

"Há a ideia generalizada de que os treinadores estão dois anos, ganham e os mandamos embora. Não é embora. O Artur Jorge foi campeão europeu e pediu para ir embora, tinha um contrato fantástico para França. O António Oliveira ganhou dois campeonatos e por problemas familiares teve que sair..."

Treinador fica?

"O futuro deste treinador vai ser continuar uma carreira vitoriosa, porque é um homem extremamente competente. Não lhe posso dizer se a vai continuar a ter no FC Porto ou fora porque ainda não está decidido. Durante a época combinamos falar quando acabasse o campeonato. Ontem (quarta-feira) almocei com ele e estivemos a analisar a vantagem e desvantagem para ele e para o clube de continuar o trabalho. Chegámos a conclusão que havia vantagens e desvantagens. Para a semana voltamos a reunir".

O que falta?

"Dá impressão que não há acordo de verbas. Vontade há, mas para continuarmos com o projeto temos que ter a certeza que há condições para resultar".

Procura uma alternativa?

"Não, foram-me oferecidos muitos há há meses, nunca aceitei sequer falar com nenhum. Houve treinadores que nos contactaram e a resposta foi que isso era uma questão para ser analisada no fim do campeonato".

Mais fácil ser campeão no FC Porto?

"Aqui qualquer treinador é mais facilmente campeão porque tenho muito cuidado na escolha do treinador, que vejo que tem condições para triunfar. É mais fácil vencer do que escolher à sorte

Jesus esteve duas vezes perto de treinar o FC Porto?

"Está-me a dar uma novidade".

in "ojogo.pt"

JACKSON MARTÍNEZ "Nunca pensei que isto acontecesse tão rápido"


Avançado já está na Colômbia para os jogos de apuramento do Mundial com a Argentina e o Perú. Ainda em Madrid falou a um canal de televisão do seu país sobre a emoção da conquista do título
Jackson Martínez já está em Bogotá, capital da Colômbia, onde vai juntar-se ao estágio da sua seleção, tendo em vista os jogos de apuramento para o Mundial do Brasil. Ainda em Madrid, onde fez escala, o goleador do FC Porto falou a um canal de televisão sobre as emoções da conquista do título nacional no seu primeiro ano na Europa. "Na verdade, não sonhava, bnem nunca pensei que isto pudesse acontecer tão rápido. No momento em que terminou a partida em que fomos campeões é que dei conta e dei graças a Deus por me permitir cumprir este sonho", referiu.

Agora, Jackson só quer pensar em vencer os jogos pela Colômbia, antes de entrar de férias. "Vamos jogar à Argentina e vai ser uma partida decisiva, de muita importância. Só depois pensaremos no Peru. Penso que tempos argumentos para ir lá e fazer num bom jogo", frisou.

in "ojogo.pt"

Fernando confortável, mas com vontade de "mudar de ares"

Interesse insistente do Inter Milão deixa o "polvo" com vontade de rumar a outras paragens, apesar de se sentir bem no FC Porto.


Fernando sente-se muito bem no FC Porto, mas o empresário do médio brasileiro não esconde que "é normal que queira mudar de ares" e que o Inter Milão poderá ser um bom passo na carreira do atleta.

Em declarações ao site "fcinternews", António Araújo explica o porquê de considerar que o "polvo" poderá pretender abandonar o Dragão.

"O jogador tem contrato [até 2014] e com o FC Porto temos um óptimo relacionamento. Todos o respeitam porque ele é um jogador importante. Inter? Tenho visto muita especulação na Imprensa. Estamos a trabalhar na situação do Fernando, mas apenas a Imprensa fala nessa possibilidade. O Fernando gosta muito do FC Porto e da cidade, ele já o disse em diversas ocasiões. Mas é normal que queira mudar de ares, pois adoraria disputar o Mundial no Brasil", adiantou o representante, admitindo que Fernando gostaria de jogar em Itália e não só.

"O Fernando jogou com Guarín e Alvaro Pereira e costumam falar. Mas, como todos os jogadores, ele também aprecia França, Inglaterra, Alemanha. São destinos de que ele gosta", rematou António Araújo.


in "rr.pt"

Testes médicos realizados. Segue-se a oficialização

Anúncio das transferências de James e Moutinho para o Mónaco deve estar por horas.


João Moutinho e James Rodríguez já realizaram os testes médicos no Mónaco, preparando-se ambos para assinar contrato com o clube francês.

Ao que adianta a rádio francesa "RMC", o médio e o avançado do FC Porto viajaram esta manhã para solo gaulês, tendo já realizado os habituais exames que antecedem qualquer oficialização de vínculo.

A oferta do clube do principado, em bruto, atinge 70 milhões de euros, mas a imprensa francesa adianta que o valor líquido a receber pela SAD azul e branca andará a rondar os 50 milhões de euros, isto porque os tricampeões nacionais de Portugal detêm 80% dos direitos económicos de James e 85% do passe de João Moutinho. As percentagens restantes pertencem a fundos de investimento.
Certo é que, no caso de João Moutinho, o Sporting tem direito a receber 25% da mais-valia resultante da venda numa transferência superior a 11 milhões, o valor pago pelo FC Porto ao Sporting em Julho de 2010. Moutinho tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros, ao passo que a cláusula de James está fixada em 45 milhões.
in "rr.pt"

«Para nós o Benfica está melhor» - Pinto da Costa

Na primeira entrevista depois de ganhar o tricampeonato, Pinto da Costa revelou, ao JN, que o Benfica "está melhor" desde que Luís Filipe Vieira está à frente dos destinos das águias.

O presidente do F. C. Porto explica: "Para nós está melhor. Conseguimos vencer em onze anos, nove campeonatos. Temos conseguido trazer grandes jogadores que eles negoceiam e, em alguns casos, até os descobrem como o Falcao, o James e, agora, o Carlos Eduardo. Para mim, está melhor. E para eles também deve estar, porque se o reelegem é porque acham que está melhor".


in "jn.pt"

Pinto da Costa será reconduzido na presidência até 2016

ÚNICO CANDIDATO ÀS ELEIÇÕES DE SÁBADO


Pinto da Costa vai ser reconduzido no sábado na presidência do FC Porto para o triénio 2013-2016, apresentando-se mais uma vez como candidato único nas eleições, para aquele que será o seu 13.º mandato consecutivo.

A reeleição de Pinto da Costa surge envolvida num ambiente de euforia azul e branca, depois das comemorações dos títulos nacionais de futebol (tricampeão), andebol (penta) e hóquei em patins, conquistados no passado fim-de-semana.

Para a história das eleições portistas ficará apenas a percentagem com que Pinto da Costa será reconduzido no cargo e o número de votantes e se será batido o máximo dos 98 pontos percentuais com que foi eleito para o mandato de 2010-2013.

Eleito a 17 de abril de 1982 como 33.º presidente do clube, Pinto da Costa, de 74 anos, prepara-se para o seu 13.º mandato, tendo "dourado" a história do emblema com inúmeros títulos nacionais e internacionais, nas várias modalidades do clube.

Sob a liderança de Pinto da Costa, o FC Porto conquistou, no futebol, duas Ligas dos Campeões (uma ainda como Taça dos Campeões Europeus), uma Taça UEFA, uma Liga Europa, uma Supertaça Europeia, duas taças intercontinentais, 20 campeonatos nacionais, 12 Taças de Portugal e 19 Supertaças Cândido de Oliveira.

A esses títulos, e no que diz respeito a modalidades coletivas, juntam-se 58 no hóquei em patins, 26 no basquetebol e 19 no andebol.

Após alguns meses de tabu, desde que, em declarações à revista "France Football", admitiu que era hora de mudança na direção do clube, a recandidatura de Pinto da Costa foi oficializada a 19 de abril por uma comissão de apoio liderada por Fernando Cerqueira.

A documentação entregue nos serviços do clube por Fernando Cerqueira, que assegura continuar a apoiar Pinto da Costa enquanto este assim o pretender, integrava um total de 23.735 assinaturas e 92 cartas de apoio de delegações e casas do FC Porto.

Pinto da Costa será acompanhado no novo mandato por Sardoeira Pinto (Mesa da Assembleia-Geral) e José Paulo Sá Fernandes Nuno de Almeida (Conselho Fiscal).

As eleições decorrem entre as 10 e as 19 horas de sábado, no Dragão Caixa.

in "record.pt"

Vion chamado para o Mundial de sub-20


Avançado da equipa B do FC Porto faz parte da seleção de sub-20 da França que estará no Mundial da Turquia.
Vion, avançado de 19 anos do FC Porto, que esta época jogou na equipa B, foi convocado pelo selecionador francês de sub-20, Pierre Mankowski, para o Mundial da categoria, que será disputado entre 21 de junho e 13 de julho na Turquia. A lista poderá ser alterada até 7 de junho.

A seleção gaulesa está no Grupo A, que conta ainda com a Espanha, Gana e EUA. Portugal faz parte do Grupo B, estreando-se contra a Nigéria e terá também de enfrentar Cuba e Coreia do Sul.

Guarda-redes: Aréola (PSG), Charruau (Valenciennes) e Maxime Dupe (Nantes)

Defesas: Lucas Digne (Lille), Foulquier (Rennes), Christopher Jullien (Auxerre), Roussillon (Sochaux), Sabaly (PSG), Naby Sarr (Lyon), Samuel Umtiti (Lyon) e Zouma (Saint-Etienne)

Médios: Kondogbia (Sevilha), Mario Lemina (Lorient), Ngando (Rennes), Pogba (Juventus) e Veretout (Nantes)

Avançados: Bahebeck (Troyes), Bosetti (Nice), Sanogo (Auxerre), Thauvin (Bastia) e Vion (FC Porto).

in "ojogo.pt"

Licá muito perto do FC Porto

Depois de ter garantido Carlos Eduardo, o tricampeão prepara-se para fechar mais um reforço no Estoril: Licá é o próximo alvo na Amoreira.


Não se ficará por Carlos Eduardo a investida do FC Porto no Estoril. O médio já está garantido, numa operação desvendada ontem por O JOGO e finalizada à tarde no Dragão, mas a SAD aponta também a Licá, avançado português que, depois de ter sido o melhor jogador da II Liga, se revelou um dos grandes destaques do campeonato na Amoreira. 

Desfalcado no ataque pela saída já confirmada de Liedson, o FC Porto antecipa ainda previsíveis baixas nas alas, como as de James (já a negociar com o Mónaco) e Atsu (abriu a porta ao mercado inglês). 


in "ojogo.pt"

James e Moutinho no Mónaco

Informações recolhidas por O JOGO dão conta do total entendimento dos jogadores com os monegascos. Negócio será oficial ainda hoje.


Depois de ontem terem viajado para o principado, James Rodríguez e João Moutinho já concluiram as negociações com o Mónaco e vão assinar com o clube recém promovido à Ligue 1 francesa.

Como O JOGO adiantou, o acordo deve render ao FC Porto qualquer coisa como 70 milhões de euros, mas os dados devem ser tornados públicos ainda esta tarde.


in "ojogo.pt"

72horas e 92 minutos (Parte 1)

O mágico da Amoreira em perfil

Não é bem o substituto ideal para prevenir uma eventual saída de João Moutinho, mas dota o meio-campo dos tricampeões nacionais de maior capacidade técnica e encanta com a bola nos pés. Conheça um pouco mais de Carlos Eduardo, reforço do FC Porto para as próximas quatro temporadas.


Logo à partida, um médio criativo com 1m84 pode fazer qualquer um torcer o nariz. Nada disso. É craque, tem um pé direito que é um primor no capítulo do passe e da bola parada e vai reforçar o meio-campo do FC Porto e dotar o tricampeão nacional com mais capacidade de desequilíbrio na linha média.

Carlos Eduardo tem 23 anos é o "mágico" da Amoreira. Proveniente do Estoril, é um produto de um dos clubes que, no Brasil, produz jogadores para as grandes empresas de jogadores, o Desportivo Brasil. 

Natural de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, o centro-campista foi uma das revelações do campeonato desta temporada, assumindo-se como um dos pêndulos do Estoril que garantiu a qualificação para a Liga Europa.

Se é adepto do FC Porto e se está a questionar-se, nesta altura, sobre se Carlos Eduardo será o substituto idealizado pela SAD azul e branca para ocupar a vaga deixada em aberto pela eventual saída de João Moutinho para o Mónaco, desengane-se. São jogadores diferentes e Carlos Eduardo pode até actuar como extremo, pela ala direita.

Números e passado
Em 2012/13, realizou 28 jogos pelos canarinhos, para o campeonato, apontando quatro golos. Mas o forte de Carlos Eduardo são mesmo as assistências.

Na sua carreira, Carlos Eduardo representou ainda Fluminense, Ituano e Grémio Barueri, no Brasil. A transferência para o FC Porto permite um salto considerável na carreira do médio.

Carlos Eduardo junta-se aos nomes de Diego Reyes, Tiago Rodrigues e Ricardo, reforços já contratados pela SAD portista para a nova temporada.


in "rr.pt"

Tiago Rodrigues tem potencial para suceder a Moutinho, diz Rui Vitória

O treinador do Vitória de Guimarães alerta para o facto de Tiago Rodrigues ainda estar em processo de formação, mas sublinha o enorme potencial do médio que vai reforçar o FC Porto, na próxima temporada.


Rui Vitória não gosta de fazer comparações entre jogadores, mas o treinador do Vitória de Guimarães reconhece que Tiago Rodrigues tem potencial para suceder a Moutinho, no FC Porto. O médio, contratado pelos dragões aos minhotos, "tem dimensão para ser um grande jogador", mas Rui Vitória alerta que "o seu processo de formação ainda não está concluído".

Apesar das diferenças, Tiago Rodrigues, sublinha o treinador, "é um jogador que se pode assemelhar a João Moutinho". O internacional português está de saída para o Mónaco e o médio vitoriano poderá ter uma oportunidade logo nos primeiros tempos no Dragão.

O extremo Ricardo também segue para o Porto. São dois exemplos de jogadores que evoluiram "significativamente", esta época, em Guimarães. Rui Vitória salvaguarda, contudo, que há mais qualidade na formação vimaranence: "Se não fossem eles a aparecer seriam outros e saída destes abre a porta a outros".


in "rr.pt"

«A minha etapa na seleção chegou ao fim» - Lucho


O médio Lucho González, do FC Porto, reconhece que muito dificilmente entrará nas escolhas do selecionador da Argentina, Alejandro Sabella, para o Campeonato do Mundo do Brasil, em 2014.

«Para mim, a etapa na seleção é um capítulo encerrado. Vivi momentos emocionantes, como a conquista de uma medalha olímpica, algo que a Argentina nunca tinha conseguido. Hoje, a seleção tem jogadores de grande nível. É difícil para alguém com 32 anos voltar a ser convocado. Não perco a esperança mas entendo que o selecionador tenha outras preferências», disse el comandante ao jornal “Infobae”, admitindo, sim, a possibilidade de voltar a jogar no campeonato do país das Pampas.

«Gostava de voltar. No entanto, ainda tenho um ano de contrato com o FC Porto e quero cumpri-lo. Depois veremos como estou fisicamente. Vou analisar e pensar muito porque sei como se vive o futebol na Argentina. Seria muito lindo voltar a vestir a camisola de uma equipa do nosso campeonato.»


«Ninguém imaginava que o Benfica iria perder dois títulos nos descontos» - Lucho


Em entrevista ao jornal “Infobae”, Lucho González falou da época do FC Porto mas também do rival Benfica, que perdeu o campeonato e a Liga Europa com dois golos sofridos nas compensações.

«O futebol tem destas coisas. Ninguém imaginava que iam perder dois jogos seguidos nos descontos. Mas são coisas que acontecem e é isso que o futebol tem de bonito. Enquanto o árbitro não apitar para o fim, tudo pode acontecer e isso ficou demonstrado», analisou, considerando a vitória do FC Porto – com golo de Kelvin nos descontos - «o momento chave» para a conquista do tri.

«Dependíamos de nós, o Benfica tinha perdido vários pontos e, ganhar nos descontos, foi o momento chave do campeonato», prosseguiu el comandante, lembrando que nem tudo correu de feição aos dragões nesta temporada:

«A Liga dos Campeões foi uma espinha encravada porque merecíamos ter eliminado o Málaga. Ficou um sabor amargo porque acreditávamos que podíamos chegar um pouco mais longe.»

O capitão dos azuis e brancos falou ainda sobre a cobiça constante dos “tubarões” europeus aos jogadores do FC Porto: «Depois de conquistarmos o título e da nossa prestação na Champions, é normal que se fale da saída de alguns jogadores. A administração do clube saberá que jogadores vender e contratar para montar uma equipa forte para continuar a ganhar títulos, que é o mais importante.»


in "abola.pt"

«Seremos sempre mais fortes que os adversários» - Maicon


Consciente da importância de João Moutinho e James Rodríguez na equipa do FC Porto, Maicon recua ao passado recente para lembrar que, ao contrário do que muitos vaticinaram, os azuis e brancos souberam reagir às saídas de Falcao e Hulk e mantiveram intacto o ADN ganhador.

«Hulk e Falcão saíram e continuámos a ser campeões. Seremos sempre mais fortes que os nosso adversários», afiançou esta quarta-feira o central brasileiro, antes de seguir viagem para férias.

No plano pessoal, Maicon lamentou os problemas físicos com que se debateu ao longo da temporada mas prometeu apresentar-se de ânimo revigorado e decidido a lutar por um lugar no onze:

«Tive lesões que me prejudicaram mas sei o meu valor e a próxima época vai ser diferente. Tenho todas as condições para lutar pela titularidade, sem lesões ou problemas físicos».

A contratação do mexicano Diego Reyes não é motivo de preocupação.

«Não o conheço. Independentemente de quem chega, o FC Porto tem uma defesa muito forte. Desde o início da época que se diz que o FC Porto tem dos melhores centrais em Portugal, e até na Europa. Se vier, vem para ajudar. Esperamos que seja bom como dizem para ajudar a nossa equipa», desejou Maicon.

Tricampeão de dragão ao peito e com Liga Europa, Taça de Portugal e Supertaça no currículo, o jogador eleva a fasquia na próxima época: «Falta a Champions. Seria um feito maravilhoso e não estamos longe. Temos uma equipa muito forte e com capacidade para vencer. Este ano não deu, se Deus quiser para o ano vai dar».


«Vítor Pereira deve continuar» - Maicon


Maicon juntou-se ao rol de jogadores do FC Porto que se manifestaram favoráveis à continuidade de Vítor Pereira no comando técnico dos azuis e brancos, na próxima época.

«Acho que [Vítor Pereira] deve continuar. No ano passado já fez um bom trabalho, terminando o Campeonato apenas com uma derrota. Esta época foi campeão invicto. O trabalho dele está a ser bem feito, o reconhecimento é unânime», salienta o defesa-central.


in "record.pt"

Alas aguardam por mais opções

PARTIDA DE JAMES ABRE ESPAÇO À ENTRADA DE IZMAILOV


Não sendo um extremo puro, James Rodríguez era enquadrado nessa posição no desenho tático do FC Porto. Com a sua partida para França, o colombiano deixa um espaço em aberto no onze. Em condições normais, o candidato número um seria Christian Atsu, mas o ganês também não tem como garantida a sua continuidade no plantel, dado que está em final de contrato e a SADnão está disposta a correr o risco de o ver partir a custo zero. Dessa forma, Marat Izmailov poderá ganhar algum protagonismo.

O internacional russo foi contratado a meio desta época para dar mais opções às alas e chegou mesmo a ser importante no equilíbrio do sector, no período em que James esteve parado, devido a lesão. O regresso do colombiano relegou-o para o banco de suplentes, mas agora poderão abrir-se novas perspetivas.

Kelvin foi o herói do título, só que a sua idade (19 anos) e inexperiência ainda não lhe permitem desfrutar da sensação de ser um elemento a ter em conta para a titularidade. O mesmo deverá acontecer com Ricardo. O jovem extremo que os dragões contrataram ao V. Guimarães necessita de ultrapassar várias etapas antes de se afirmar como uma opção para a equipa principal do FC Porto. Na frente há apenas Jackson.

in "record.pt"

Vítor Pereira já tem proposta para ficar

SAD FORMALIZOU ONTEM CONVITE AO TÉCNICO

A bola está do lado de Vítor Pereira. O FC Porto formalizou ontem à tarde o desejo de que o treinador continue ao leme da equipa nas próximas épocas. Segundo Record apurou, a renovação poderá acontecer até por um período de três temporadas.

in "record.pt"

Licá muito perto do FC Porto

Depois de ter garantido Carlos Eduardo, o tricampeão prepara-se para fechar mais um reforço no Estoril: Licá é o próximo alvo na Amoreira.


Não se ficará por Carlos Eduardo a investida do FC Porto no Estoril. O médio já está garantido, numa operação desvendada ontem por O JOGO e finalizada à tarde no Dragão, mas a SAD aponta também a Licá, avançado português que, depois de ter sido o melhor jogador da II Liga, se revelou um dos grandes destaques do campeonato na Amoreira. 

Desfalcado no ataque pela saída já confirmada de Liedson, o FC Porto antecipa ainda previsíveis baixas nas alas, como as de James (já a negociar com o Mónaco) e Atsu (abriu a porta ao mercado inglês). 


in "ojogo.pt"

Kelvin sobre a taça: «Espero que o V. Guimarães ganhe»


«Não tenho nada contra o Benfica, mas gosto do Guimarães porque tenho amigos lá», disse o jogador do F.C. Porto


O futebolista brasileiro do FC Porto Kelvin reconheceu, em declarações à agência Lusa, que quer que o Vitória de Guimarães vença o Benfica na final da Taça de Portugal, no domingo. 

«Não vou assistir ao jogo, mas espero que o Vitória de Guimarães ganhe, porque gosto do Vitória», disse Kelvin à agência Lusa, acrescentando: «Não tenho nada contra o Benfica, mas gosto do Guimarães porque tenho amigos lá».

Autor do golo da vitória do FC Porto sobre o Benfica, que deu aos dragões o primeiro lugar do campeonato português a uma jornada do fim, o avançado brasileiro confessou querer fazer «mais golos decisivos» para ajudar a sua equipa. 

Sobre os festejos posteriores ao triunfo por 2-1 frente aos encarnados, o jovem de 19 anos contou que os jogadores comemoraram «normalmente», porque ainda tinham outro jogo a disputar. «Estou a trabalhar para que as coisas boas aconteçam», mas «agora cabe a eles [à direção] decidir o meu futuro», continuou Kelvin, à chegada a São Paulo, onde vai passar as férias de verão.

in "maisfutebol.iol.pt"