segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Brasil derrota Egipto com assistência de Hulk

Os dois golos foram de Jonas (Valência) e serviram para a selecção brasileira derrotar ontem o Egipto, no segundo jogo particular do "escrete" em quatro dias.
Foi o último jogo do Brasil neste ano e contou com os portista Hulk e Alex Sandro a titulares, tal como o benfiquista Bruno César (Luisão, desta vez, não saiu do banco de suplentes). O sportinguista Elias também perdeu o lugar no "onze" inicial em relação à equipa que tinha defrontado o Gabão (vitória por 2-0), mas entraria mais tarde.

Jonas, titular pela segunda vez consecutiva na equipa escolhida pelo seleccionador Mano Menezes, inaugurou o marcador aos 38', depois de boa jogada de Hulk. "Metade do golo foi para ele", confessou no final da partida Jonas, repartindo os louros com o seu compatriota.

Já no segundo tempo, o avançado do Valência aproveitou da melhor forma uma defesa incompleta do guarda-redes El-Shenawy, que não segurou um cabeceamento de Fernandinho após cruzamento de Bruno César, e marcou o seu segundo golo na partida (58').

O portista Kléber também foi utilizado nos minutos finais do encontro e teve tempo para acertar na barra da baliza egípcia.

Mano Menezes encerra 2011 com nove vitórias, cinco empates e duas derrotas à frente da selecção brasileira. Um aproveitamento de 66,6%, abaixo do seu antecessor, Dunga. O ex-técnico da selecção "canarinha" teve um aproveitamento de 70,3%.

in "publico.pt"

Mangala goleador com os sub-21 franceses

Recuperou de lesão, alinhou 90 minutos e marcou o primeiro golo da vitória francesa sobre a Eslováquia.


Eliaquim Mangala esteve em destaque no jogo da selecção sub-21 francesa. O central do F.C. Porto esteve em muito bom plano na vitória frente à Eslováquia, por 2-0. 

Mangala marcou o primeiro golo do jogo, após canto, ao minuto 33. Fugiu a marcação de Kosut e concluiu com um bom cabeceamento cruzado. Apontou, assim, o seu segundo golo em quinze internacionalizações com os Sub-21. 

O outro central, Raphael Varane, do Real Madrid apontou o segundo golo ao minuto 64, novamente num canto.

Mangala alinhou os 90 minutos e mostrou que está recuperado da lesão na coxa direita sofrida na semana passada. Ajudou a defesa francesa a não sofrer golos pelo quinto jogo consecutivo. A França só tem vitórias e segue em primeiro no grupo 9, com seis pontos de vantagem e um jogo a mais sobre a Eslováquia.

in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk e a selecção: «Agora já estou mais acostumado»

Brasileiro fez assistência para golo de Jonas, no triunfo sobre o Egipto por 2-0. O avançado do Valência agradeceu.


A cada jogo que passa, Hulk ganha mais protagonismo na «canarinha». Frente ao Egipto, fez uma grande exibição, que apenas pecou pela falta do golo, que ainda procura.

Em compensação, fez uma assistência para Jonas que o agradeceu. «Metade do golo foi do Hulk», disse o avançado do Valência. 

O brasileiro admitiu que, com este duplo compromisso ao serviço da selecção, pode ter-se afirmado nos eleitos de Mano Menezes.

«Agora já estou mais acostumado [a jogar] e quando isso acontece você ganha mais confiança e as coisas começam a acontecer com mais frequência», disse no fim do jogo.

in "maisfutebol.iol.pt"

IVO "BISA" NA VITÓRIA EM GONDOMAR

A equipa Sub17 do FC Porto venceu este domingo no terreno do Gondomar, por 4-1. Os golos foram apontados por Rafa (7m), Ivo (24m e 68m) e André Silva (42m). A formação orientada por Nuno Capucho mantém-se na frente da série B do campeonato nacional, a par do Boavista, com 31 pontos.

O FC Porto alinhou com João Costa, Marcelo, José Pedro, Tomás Podstawski «cap.», Luís Rafael (Nuno Santos, 55m), Vítor, Raul (Francisco Costa, 59m), Belinha (Graça, 49m), André Silva, Francisco Ramos e Ivo.



in "fcp.pt"

SUB15 MARCAM OITO AO VARZIM

A equipa Sub15 do FC Porto goleou o Varzim, por 8-0, em jogo da 12.ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores C, disputado este domingo, no mini-estádio do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

Os Dragões, que ao intervalo já venciam por 4-0, marcaram por Fernando, Leandro (2), Jorge, João Gonçalo, Varejão (2) e Luís Mata. A equipa orientada por António Folha lidera a Série B da competição, somando 36 pontos, mais 14 do que o Paços de Ferreira, que é segundo classificado, com 22.



in "fcp.pt"

CINCO SUB 19 TREINARAM COM EQUIPA PRINCIPAL

O FC Porto regressou esta segunda-feira aos treinos, com a participação de cinco atletas da equipa de Sub 19, que colmataram as ausências dos internacionais ao serviço das selecções nacionais.

O guarda-redes Caio, o defesa Tiago Ferreira, o médio Ebo e os avançados Gonçalo e Vion tiveram a oportunidade de participar num treino que já contou de forma condicionada com Fucile e Sapunaru, a recuperarem de lesões. Em repouso continua Emídio Rafael.

O FC Porto regressa ao trabalho esta terça-feira, às 10h30, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, com os primeiros 15 minutos abertos para a comunicação social.



in "fcp.pt"

PEDRO SPÍNOLA LIDERA RANKING MVP

Pedro Spínola continua a liderar o ranking MVP do Andebol 1, após a realização da 11.ª jornada, em que o FC Porto Vitalis bateu o Fafe por 43-18. O lateral direito, que marcou seis golos, tem agora a companhia no pódio de Gilberto Duarte, já que o lateral esquerdo subiu à condição de terceiro jogador mais valioso da competição.

Spínola – que é o melhor marcador portista, a par de Ricardo Moreira, com 63 golos – soma 51,4 pontos, à frente de Pedro Cruz, do Águas Santas, com 44,15, e de Gilberto Duarte, com 41,8. De referir ainda que Hugo Laurentino é o guarda-redes mais eficaz do campeonato, tendo conseguido travar 40,26 por cento dos remates.



in "fcp.pt"

MODALIDADES: RESULTADOS DA FORMAÇÃO

Conheça aqui os últimos resultados das equipas de formação de basquetebol e andebol. O hóquei em patins não teve actividade neste fim-de-semana.

BASQUETEBOL

Quarta-Feira
Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Sub20 
Ovarense-FC Porto, 71-63

Sábado
Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Sub14 C
FC Porto–Alfenense, 31-90

Domingo
Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Sub14 A
Maia BC-FC Porto, 58-67

Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Sub14 B
FC Gaia–FC Porto, 13-116

Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Sub14 C
FC Porto–Guifões, 32-40

ANDEBOL

Domingo
Campeonato Nacional de Juniores (1.ª Fase, 6.ª jornada)
Belenenses–FC Porto, 35-35

Campeonato Nacional de Juvenis (1.ª Fase, 6.ª jornada) 
FC Porto–Espinho, 39-21


in "fcp.pt"

Prediger apontado ao Racing Santander

ebástian Prediger, médio argentino que representa o Colón por empréstimo do FC Porto, é apontado como alvo do Racing Santander, clube que milita na primeira liga espanhola. 

A cedência ao Colón termina no próximo dia 31 de Dezembro e, salvo indicações em contrário, o jogador ter-se-á de apresentar no Dragão.

Prediger tem contrato com o FC Porto até Junho de 2013. 


in "abola.pt"

"Cebola" e "Palito" na selecção mas a pensar no FC Porto

Os portistas Álvaro Pereira e Cristian Rodriguez defrontam a Itália ao serviço da selecção do Uruguai, terça-feira, no Olímpico de Roma, em jogo de preparação.



O "Cebola" confessou, esta segunda-feira, que espera jogar mas que respeitará a decisão do treinador se a opção for o banco.
"Espero jogar, claro, mas caso isso não suceda, ficarei no banco", constatou.

Já Álvaro Pereira quer desfrutar de um jogo frente aos "azzurri", mesmo depois de uma viagem desgastante da selecção uruguaia.
"Estou tranquilo e quero desfrutar do jogo diante de uma selecção que toda a gente gosta de defrontar", afirmou o lateral-esquerdo.

Certo é que "Palito" já pensa no futuro. Após o compromisso da selecção, o FC Porto defronta da Liga dos Campeões diante do Shakhtar Donetsk, apesar de um jogo pelo meio com a Académica para a Taça de Portugal.
"Eu e o Cristian Rodríguez vamos juntos para o Porto, na manhã seguinte após o jogo. Na próxima semana, temos que viajar para a Ucrânia, para um jogo da Liga dos Campeões", recordou.
in "rr.pt"

Djalma regressa ao trabalho

APÓS DEFRONTAR SPORTING PELA SELEÇÃO ANGOLANA



Depois de dois dias de folga, o plantel do FC Porto regressou esta segunda-feira ao trabalho com Djalma já integrado.
O avançado, de 23 anos, esteve ao serviço da seleção angolana que derrotou o Sporting na quinta-feira em jogo particular (4-0), e hoje já se juntou à equipa.
No entanto, e para colmatar as ausências dos internacionais, Vítor Pereira chamou vários jogadores dos sub-19: o guarda-redes Caio, o defesa Tiago Ferreira, o médio Ebo, e os avançados Gonçalo e Vion.
Para terça-feira prevê-se a chegada de Guarín que contraiu um problema muscular ao serviço da seleção colombiana.
in "record.pt"

Mangala: "Nas primeiras semanas senti-me aos papéis"

Não eram muitos os que apostavam na titularidade de Mangala por esta altura. À primeira vista, o trio de centrais que veio encontrar no FC Porto deixava pouca margem para que a primeira época do francês com a camisola azul e branca fosse muito além de um punhado de jogos na Taça da Liga e mais umas oportunidades na Taça de Portugal. Mas a verdade é que Mangala tem sido o parceiro de Rolando a tempo inteiro no eixo da defesa desde o jogo com o Nacional e não tem comprometido, bem pelo contrário, até. Curioso é que o próprio jogador deixa transparecer uma certa surpresa por esta titularidade, de certa forma prematura, mas que parece ter pegado bem, ao ponto de Vítor Pereira ter mantido a aposta até na Champions. "Quando se chega a um clube que ganhou tudo e que só deixou sair um titular [Falcao], tenta-se estar pronto para responder quando surge uma oportunidade", reconheceu Mangala em declarações ao jornal "L'Équipe". Até porque o fosso de qualidade que separa o Standard de Liège do FC Porto não parecia evidente de transpor em tão pouco tempo, a julgar pelas palavras do central francês. "Nas primeiras semanas andei aos papéis! Quando me apercebi do nível dos jogadores do FC Porto nos treinos, comecei a questionar-me", confessou, sem disfarçar as dificuldades que antevia para chegar à equipa principal.
Contudo, esta boa fase do central não dispensa algumas recomendações. "Atenção com as precipitações, porque o Eliaquim é um jogador jovem que ainda vai precisar de um certo tempo para evoluir", frisou a O JOGO Érick Mombaerts, seleccionador francês da equipa sub-21, ainda que reconheça ser muito positivo aquilo que se está a passar com um jogador que conhece muito bem: "É muito bom e muito importante que Vítor Pereira continue a passar-lhe esta confiança para que ele se sinta à vontade e possa render cada vez mais." O seu empresário, Fabrizio Ferrari, revela exactamente a mesma opinião quando confrontado com o momento que o central atravessa: "É um jogador muito jovem, que precisa de tempo, mas que está muito empenhado em melhorar a cada jogo que passa."
Na deslocação do FC Porto a Olhão, Mangala terminou o jogo com dores na coxa direita e entrou no autocarro dos campeões nacionais a mancar, razão pela qual não foi utilizado por Érick Mombaerts contra a Roménia, em jogo de apuramento para o Euro'2013. Aliás, ainda não é certo que possa defrontar a Eslováquia hoje.

Forçado a elevar a fasquia

A aposta de Mangala no FC Porto está a revelar-se acertada. A titularidade no eixo da defesa mantém-se há quatro jogos consecutivos, um dos quais a contar para a Liga dos Campeões. Mas a entrada directa para o onze não é suficiente para o afastar da realidade, até porque a concorrência está à espreita. De qualquer forma, o seu trajecto no clube promete mais. "Tenho apenas 20 anos e, quando surgiu o FC Porto, acreditei que seria o melhor para mim. Na altura conversei com Antero Henrique sobre os projectos que tinham para mim, e a política do clube agradou-me bastante", reconheceu o próprio Mangala em declarações ao "L'Équipe".
Hoje, a opinião do central sai reforçada um pouco por todos aqueles que com ele convivem de perto e que o têm aconselhado, do seu empresário ao seleccionador francês sub-21. "Ele precisava de um clube como o FC Porto, precisava de subir uns patamares em termos competitivos. Mas sei que ele está a aprender imenso e que o FC Porto é o clube ideal para ele evoluir e desenvolver as suas potencialidades ao máximo", apontou Mombaerts a O JOGO. É certo que a titularidade não era esperada tão cedo, mas já que a oportunidade surgiu, é bom que o central seja capaz de aproveitar tudo a seu favor. "É muito importante que já tenha alcançado a titularidade no FC Porto logo na primeira época. É uma prova de que tem qualidade, mas não é o único com as mesmas condições, por isso Mangala terá de estar muito atento, porque os jogadores do FC Porto que tiverem perdido o lugar vão querer empenhar-se a fundo para o recuperar", sublinhou ainda o técnico, que apontou outro aspecto positivo: "O bom dessa situação é que vai levá-lo a procurar melhorar a cada jogo e a manter o empenho e a concentração para não perder o lugar. São estes desafios e a competitividade que nos levam a pôr as nossas qualidades em causa todos os dias, e ele vai sentir isso." A opinião do técnico francês coincide com a do representante do defesa, Fabrizio Ferrari : "Ele está muito contente por ter escolhido o FC Porto. É de facto o clube ideal para ele; está no sítio certo. Agora só depende dele e do trabalho que for capaz de mostrar para continuar a progredir e a merecer a confiança do treinador."

Perfil de liderança já se fez notar

As primeiras impressões em relação a Mangala não podiam ser melhores, a julgar pelas palavras de Antero Henrique, director-geral do FC Porto, que não esconde a satisfação por ter conseguido contratar o central francês. "É um jogador que ainda tem tempo para crescer, é sério e um bom profissional, com um perfil de futuro líder", apontou em declarações ao jornal "L'Équipe". Mas o dirigente do FC Porto sublinhou que esta aquisição só foi possível num contexto favorável. "Ele não jogava na liga francesa, daí que o investimento não tenha sido mais elevado", reconheceu, percebendo-se claramente que, noutras circunstâncias, a contratação de Mangala poderia não ter estado ao alcance dos azuis e brancos.

Influência de Vítor Pereira é perceptível

Os progressos de Mangala começam a fazer-se notar e Fabrizio Ferrari, empresário do central, não tem dúvidas quanto ao responsável pelo bom momento do jogador que representa. "Vítor Pereira é um treinador muito bom, tem ajudado imenso Mangala a desenvolver as suas qualidades, e é graças à confiança que lhe tem transmitido que ele tem crescido", apontou, indo mais longe ainda: "Quando Mangala estiver ao nível desejado por todos, será muito difícil tirarem-lhe o lugar."

Está a ter aulas de português

A adaptação de Mangala decorre sem sobressaltos, a cidade é do seu agrado, e ele já se deixou encantar pelos cais do Douro. Mas para facilitar as coisas, o central está a ter aulas de português, de modo a vencer a barreira linguística.

Trabalho sério explica estatuto conquistado pelos portistas

Érick Mombaerts segue de muito perto o trabalho que se desenvolve no FC Porto por intermédio de Mangala e não tem dúvidas: "Procuro saber o que fazem para perceber de que forma posso tirar partido disso em benefício da selecção, mas já se percebeu que, no FC Porto, se desenvolve um trabalho sério, o que nem chega a causar admiração, porque se o clube está onde está, é ao trabalho que o deve."

in "ojogo.pt"

Kleber: "Estou num clube vencedor"

Kléber revelou que teve propostas de "vários clubes europeus" durante o último Verão, mas que acabou por escolher o FC Porto pelos hábitos de vitória que reconhece ao Dragão. Em declarações reproduzidas no site da CBF (Federação Brasileira), e que serviram, sobretudo, para o avançado se "apresentar" aos compatriotas, Kléber historiou o percurso de carreira que o levou até ao FC Porto. "Cheguei ao Atlético Mineiro em 2007, para jogar nas categorias de base, e fui promovido à equipa principal por Emerson Leão, em 2009, altura em que participei em alguns jogos. Depois, com a chegado do Celso Roth, perdi espaço na equipa... Foi nessa altura que surgiu a oportunidade de ser emprestado ao Marítimo. Aceitei, passei lá duas épocas, e destaquei-me. No final da última temporada, tive várias propostas de clubes europeus, mas acabei por escolher o FC Porto, porque é um clube vencedor e o actual campeão português. Agora, quero destacar-me e escrever a minha história no FC Porto", contou o avançado no final do treino que a selecção brasileira realizou em Doha, capital do Catar, local do jogo de hoje (17h00) frente ao Egipto.
Curiosamente, Kléber será o único dos três portistas da selecção brasileira que vai começar a partida no banco - Hulk e Alex Sandro vão ser titulares -, voltando o centro do ataque a ser entregue a Jonas, do Valência. Isso não é, no entanto, motivo capaz de desmotivar o avançado do FC Porto. "Todos os jogadores sonham com o dia em que podem representar a selecção do seu país. E eu estou aqui, muito feliz por tudo o que me está a acontecer. Agora, tenho de continuar a trabalhar para também escrever a minha história na selecção", contou. Kléber confidenciou ainda que foi "muito bem recebido" pelo grupo, e que até já fez "alguns amigos novos", destacando, para isso, as diferenças entre os europeus e os brasileiros. "São povos diferentes. O grupo é muito bom e tem sempre gente a brincar. Sinto-me muito bem aqui."
Apesar de ser ainda um novato no escrete, Kléber não coloca limites na sua ambição, mesmo tratando-se de uma das selecção mais competitivas do mundo. "Tenho de continuar firme, porque quero ser reconhecido. Sei que a minha hora vai chegar e que vou poder jogar com regularidade. Quero aparecer para ajudar a selecção brasileira", concluiu o avançado, que deve somar hoje a sua segunda internacionalização pelo Brasil.

in "ojogo.pt"

Hulk: «Tenho o que Mano Menezes pede»

Avançado do FC Porto está de regresso a Doha, no Qatar, onde se estreou com a camisola do Brasil há dois anos


Não poderia ser mais simbólico para Hulk o regresso a Doha, no Qatar, onde o Brasil disputa, nesta segunda-feira, o último jogo particular de 2011, frente ao Egipto. Foi, precisamente, aqui, há cerca de dois anos, que o avançado do FC Portovestiu, pela primeira vez, a camisola «canarinha».

«Estava a conversar com o pessoal e lembrámos que a minha primeira convocação foi para uma partida aqui, em Doha. Foi no estádio ao lado. Lembro-me que foi contra a Inglaterra [vitória por 1-0, com golo de Nilmar] e o estádio estava cheio. Estou muito empolgado com este regresso», contou o goleador brasileiro, neste domingo, em declarações à imprensa brasileira. 

Então, ainda com Dunga no comando, foi suplente de Luís Fabiano e não teve grandes oportunidades para marcar, mas frente ao Egipto espera ser bem sucedido, ele que já esteve perto do golo frente ao Gabão.

«Tivemos boas oportunidades na partida diante do Gabão. Agora, se tiver a chance de começar jogando será bom para mim. Tenho o que o Mano Menezes está pedindo e espero dar o meu melhor para continuar a ter oportunidades na seleção. Se o golo sair agora então será excelente», desejou Hulk.

in "maisfutebol.iol.pt"

Alex Sandro: «Lembro-me sempre das origens»

Em menos de um ano, lateral-esquerdo brasileiro saltou da selecção de sub-20 para a principal e trocou o Santos pelo FC Porto, mas recusa o deslumbre


Em menos de um ano, Alex Sandro saltou da selecção brasileira de sub-20 para a principal e trocou o Santos pelo FC Porto. O jovem lateral-esquerdo recusa, porém, deslumbrar-se com o sucesso do presente.

«Lembro-me sempre de onde joguei na vida, se tive dificuldades ou não. Não cheguei sozinho, devo muito ao Ney Franco [treinador dos sub-20], aos sub-20 e aos jogadores do Santos. Aproveitei todas as oportunidades desde que cheguei até aqui e deve ser assim daqui para frente», defendeu Alex Sandro, neste domingo, citado pela imprensa brasileira. 

Chamado pelo seleccionador Mano Menezes para os dois últimos jogos particulares do ano, Alex Sandro vai ser titular frente ao Egipto, nesta segunda-feira, em Doha, Qatar e não podia estar mais feliz.

«Fará muita diferença, é mais tempo para mostrar o meu futebol. Fico triste pelo Adriano, que sentiu uma dor, é como um irmão. Mas vai ser bom para mim, devo jogar a partida toda, vou ter mais ritmo de jogo, vou ganhar confiança e poderei mostrar porque estou aqui. Quero jogar bem para poder ser chamado mais vezes», desejou Alex Sandro, que há muito sonhava representar um Brasil maior: «Sempre é diferente. Temos jogadores que estão na lista dos melhores do mundo, os mais conhecidos. Ganhamos mais experiência.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Lucho: «Adorava reencontrar o FC Porto nos oitavos»

Ex-capitão dos dragões perdeu o estatuto de indiscutível no Marselha mas não está preocupado. Na cabeça tem o desejo de regressar ao Dragão... mas só por causa da Champions


Lucho González perdeu o estatuto de indiscutível no Marselha mas não está preocupado. Na cabeça tem o desejo de regressar ao FC Porto... mas só por causa da Champions.

«Há grandes clubes em prova, os jogos são difíceis, mas com um pouco de sorte no sorteio podemos fazer melhor que na época passada e por que não chegar aos quartos? Adorava reencontrar o FC Porto nos oitavos para voltar ao Dragão com a camisola do Marselha. E teríamos a possibilidade de passar, acredito», defendeu o médio argentino, cuja equipa é actualmente segunda no Grupo F da Liga dos Campeões, com menos um ponto que o Arsenal, enquanto o FC Porto é terceiro no G, a quatro pontos do líder APOEL.

Suplente nos últimos três jogos do Marselha na Ligue 1 e que coincidiram com outras tantas vitórias seguidas e um total inédito de cinco jogos sem perder, Lucho não foi mais titular no campeonato ou na Champions depois da derrota caseira com o Arsenal, a 19 de Outubro passado (alinhou de início uma única vez, na Taça da Liga francesa). Apesar de perda de estatuto, Lucho Gonzalez disse respeitar as decisões de Didier Deschamps.

«A minha relação com Deschamps é normal, como entre um jogador e treinador. Decidiu tirar-me da equipa e é ele quem decide. Sou profissional e respeito a sua decisão. Se ele decidir que não jogo mais devo provar-lhe nos treinos que está enganado. Há muitos jogos e o treinador deve fazer alterações na equipa pois os mesmos não podem jogar sempre. Também a posição em que jogo é o treinador que decide e eu só tenho de jogar. Ele diz que posso jogar à direita em 4x4x2, como aconteceu frente ao Nice. Também posso jogar a número 6. Pouco importa o lugar, o que gosto é de jogar», argumentou.

No Verão, Lucho acabou por ficar em Marselha, depois de muito se ter especulado sobre a sua saída, inclusive o próprio, pelo que com a proximidade da reabertura do mercado, em Janeiro, intensificam-se os rumores de que pode estar uma vez mais de saída. Lucho, desta feita, não acredita.

«Penso que ainda aqui estarei depois da reabertura do mercado. Tenho contrato com o Marselha e gosto de respeitar os meus contratos. Depois, tudo depende da oferta e do interesse do Marselha. Se for um bom clube para mim, logo se verá, mas sinto-me bem aqui», assumiu.

Criticado pelos adeptos e pela imprensa por as suas exibições discretas terem passado a ausentes, o camisola 8 não se sente afectado: «As críticas são normais no futebol. há quem adore a minha forma de jogar e quem não goste. Não posso mudar aqueles que não gostam do meu estilo. O mais importante para mim é dar o melhor de mim aos meus companheiros e à equipa. Não jogo para as boas notas da imprensa. Se ganharmos e eu receber um 1 ou 2, isso não é importante.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Sapunaru e Fucile são a grande preocupação

PRIORIDADE À RECUPERAÇÃO DOS DOIS LATERAIS



Ver aptos os dois laterais-direitos, ou pelo menos um deles, é a grande prioridade de Vítor Pereira para o jogo diante da Académica, em termos de equipa inicial. Sapunaru e Fucile encontram-se a recuperar de problemas físicos e no final da semana passada ainda nem sequer tinham surgido no relvado. O romeno, de 27 anos, debate-se com uma lombalgia, enquanto o uruguaio, de 26 anos, está parado devido a uma tendinite no Aquiles direito.
Em consequência destes dois azares, o treinador viu-se na necessidade de improvisar frente ao Olhanense, desviando um dos centrais para o lado direito. Só que quando se esperava que a escolha recaísse sobre Nico Otamendi, Vítor Pereira optou por Maicon. O brasileiro não traiu a confiança do técnico, assinando uma exibição regular.
in "record.pt"

Danilo já prepara terreno

PRONTO PARA AS PROVAÇÕES



Nascido a 15 de julho de 1991 em Bicas, Brasil, Danilo Luiz da Silva vai reforçar a equipa campeã nacional já em janeiro, depois de, no último defeso, ter assinado contrato de 5 anos com os dragões, por um valor recorde no nosso país. Em Portugal só Hulk (19 milhões de euros) foi mais caro do que este jogador contratado ao Santos num investimento total de 16,1 milhões de euros – 13 milhões pela compra do passe mais 3,1 milhões em comissões. Estes são números que muito dizem sobre as expectativas que os dragões nele depositam e às quais o brasileiro espera corresponder.
A pressão adjacente ao valor investido no lateral é, contudo, apenas uma das várias provações com as quais se vai deparar nesta sua primeira incursão na Europa. Outra que salta logo à vista diz diretamente respeito ao FC Porto. No novo milénio, o clube já investiu em vários jogadores brasileiros para as posições que Danilo ocupa – defesa-lateral e médio – e raras vezes elas surtiram os efeitos desejados. Conseguirá o ainda jogador do Santos contrariar essa tendência?
in "record.pt"

O calvário de Rodríguez

QUEBRA APÓS LESÃO NA SELEÇÃO



O historial de jogadores do FC Porto que se lesionaram ao serviço das seleções vem de longe, mas nos tempos modernos o exemplo que salta mais à vista é o de Cristian Rodríguez. Depois de uma temporada de estreia em cheio no Dragão, o extremo entrou na curva descendente após um problema físico que contraiu pelo Uruguai, em junho de 2009. A lesão no joelho direito acabou por impedir Cebola de fazer a pré-época no FCPorto e condicionou toda a temporada. Pouco tempo depois, Rodríguez voltou a lesionar-se, desta vez no joelho esquerdo, prosseguindo assim ao longo da época.
De então para cá, o extremo, de 26 anos, nunca mais se reencontrou com o seu melhor nível. Em 2010, voltou a ter outra desilusão, em termos internacionais, já que a FIFA não lhe reduziu o castigo e assim viu-se impedido de alinhar no Mundial da África do Sul, onde o Uruguai conquistou o 4.º lugar. A temporada transata ficou também marcada por uma lesão que o afastou da final da Liga Europa, mas que não lhe comprometeu a presença na Copa América, onde se sagrou vencedor.
Agora, já se sabe, Cristian Rodríguez nem sequer tem feito parte das escolhas de Vítor Pereira. O jogador já explicou que tal circunstância tem a ver com o facto de estar em final de contrato com os dragões.

in "record.pt"

Hulk anseia por um golo

Avançado vai ser titular esta tarde, no Catar, no estádio onde se estreou pela canarinha.

Hulk vai ter hoje nova oportunidade de se exibir como titular com a camisola da selecção do Brasil. Um incentivo mais para um jogador que não têm vivido ultimamente dias muito felizes no Dragão, não só pelos resultados negativos que os campeões nacionais têm registado mas, principalmente, pela reacção negativa e a quente no momento da substituição no jogo com o Paços de Ferreira, que ainda não está esquecida.

Com os seus compatriotas e num ambiente diferente, Hulk mostra-se tranquilo, feliz e pronto a corresponder a nova chamada do técnico no particular de hoje, frente ao Egipto, depois de ter alinhado de início no Gabão. 

«Estou empolgado e tenho feito o que o Mano pede. Se jogar de início vai ser bom. E se o golo aparecer será excelente», frisou Hulk na projecção a esta partida.


in "abola.pt"

Vítor Pereira joga a época em três jogos

Treinador quer mais atitude e compromisso de honra. Diabólicos nove dias de competição Tem carta branca do núcleo duro da Administração.

Hoje é o primeiro dia do que resta da temporada para os dragões darem finalmente sinais de que têm muito mais para dar do que aquilo que têm mostrado. Muito particularmente Vítor Pereira, aquele que terá mais a perder... depois do clube, porque estão em jogo perdas desportivas e económicas com efeitos inimagináveis se a equipa derrapar nas próximas três partidas: Académica (Taça de Portugal), Shakhtar Donetsk (Champions) e SC Braga (campeonato). São estes os grandes desafios do mês, logo da época, para o FC Porto.

Uma combinação explosiva que não estava no horizonte dos dragões até à derrota com o APOEL, no Chipre, e o empate em Olhão, resultados (e não só) que fizeram disparar mais alto os alarmes nos gabinetes de Pinto da Costa e de Antero Henrique.

Figuras máximas do futebol azul e branco que, apesar de também eles estarem bastante preocupados com a actual situação e principalmente do que daí poderá advir, sempre fizeram orelhas moucas a todas as críticas e reservas relativamente à liderança técnica da equipa e têm apoiado incondicionalmente Vítor Pereira, como o demonstra, para além de outras acções e medidas, a sua presença física nos próprios treinos. Presença que poderá intensificar-se nos próximos sem que isso signifique exposição mediática... 
A ÚLTIMA CARTADA?...

Vítor Pereira tem dado sinais evidentes desse apoio, reflectido, fundamentalmente, nas conferências de Imprensa, mas tem igualmente assumido posições e discurso mais firme com os jogadores, o que ainda não se traduziu em resultados práticos. 

Mas a partir de hoje, às 15 horas, que é para quando está marcado o primeiro treino da semana, já com vista ao jogo em Coimbra, frente à Académica (a realizar-se no sábado), e ainda com o seu quadro de operacionais reduzido a menos de metade, o treinador portista vai começar a passar uma mensagem ainda mais determinada ao plantel.


in "abola.pt"

Hulk sente-se «óptimo» em Portugal

Contratado pelo FC Porto em 2008, Hulk faz um balanço positivo dos anos que leva em Portugal. 

«Fui para Portugal aos 15 anos [Vilanovense]. Passei um ano lá e voltei. Depois, fui para São Paulo e tornei-me profissional no Vitória. Aos 17 anos, fui negociado para o Japão. Fiquei por três anos e me passaram para o Porto», recorda o avançado brasileiro, em entrevista ao Folha de São Paulo, confidenciando: «Estou na quarta temporada em Portugal. Está óptimo!».

Há sete anos fora do Brasil - «garanto que é uma experiência muito boa», partilha –, é em terras de Vera Cruz que o Incrível pretende viver quando terminar a etapa europeia da sua carreira de futebolista.

«Quando encerrar minha a carreira na Europa, vai ser no Brasil que vou morar com a minha família. Vou querer viver entre João Pessoa e Campina Grande», conta, tendo ainda bem presente a violência com que conviveu durante a infância: «Vim de José Pinheiro, um bairro muito falado pela violência. Sempre procurei as amizades que me ajudavam. Encontrei as pessoas certas na vida. Mesmo com dificuldade, consegui uma boa educação naquela época difícil». 

«Filho da periferia», como se define, Hulk diz ter visto à morte à frente: «Quando se vive na periferia, você sempre acaba vendo a morte na sua frente. Vi algumas vezes isso acontecer. Sou filho da periferia e torço para que a violência acabe. Tive vários colegas que as drogas levaram».


in "abola.pt"

Alex Sandro titular diante do Egipto, Elias e Luisão no banco

O lateral-esquerdo Alex Sandro vai jogar de início no particular que a selecção do Brasil vai realizar esta segunda-feira com o Egipto, no Catar. O jogador do FC Porto vai ocupar a vaga deixada em aberto por Adriano, que abandonou o treino com queixas na coxa esquerda. 

Ao invés, o central Luisão, do Benfica, e o médio Elias, do Sporting, titulares na partida com o Gabão, vão dar o lugar a Thaigo Silva e Fernandinho, respectivamente. Estas alterações foram confirmadas em conferência de imprensa por Mano Menezes, que deverá manter o portista Hulk e o benfiquista Bruno César como titulares. O avançado Kléber, do FC Porto, será suplente.


in "abola.pt"

«Pela selecção faço tudo» - Hulk

Habituado a jogar nas alas no FC Porto, Hulk coloca-se à disposição de Mano Menezes para actuar como ponta-de-lança na selecção do Brasil. 

«Estou sempre disposto a ajudar. Mano sabe que não sou aquele jogador de área, gosto de jogar aberto pelas pontas. No entanto, estarei à disposição se for preciso um atacante na área. Pela selecção faço tudo, na selecção não se discute posição», realça o Incrível, em entrevista ao Folha de São Paulo, indicando já ter actuado «em muitas oportunidades como referência na área no Porto». 

Concorrente de Neymar, Pato, Ronaldinho e Robinho por um lugar na convocatória para o Mundial de 2014, admite Hulk que participar naquele tipo de certames «é o sonho de qualquer jogador». 

«Jogar um Mundial pela selecção, no Brasil, é um sonho que quero realizar. Sei que vou ter que estar muito bem fisicamente, com uma cabeça boa e me destacando no clube. Se tudo der certo, vou estar neste Mundial», acredita.


in "abola.pt"