segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mangala: "Nas primeiras semanas senti-me aos papéis"

Não eram muitos os que apostavam na titularidade de Mangala por esta altura. À primeira vista, o trio de centrais que veio encontrar no FC Porto deixava pouca margem para que a primeira época do francês com a camisola azul e branca fosse muito além de um punhado de jogos na Taça da Liga e mais umas oportunidades na Taça de Portugal. Mas a verdade é que Mangala tem sido o parceiro de Rolando a tempo inteiro no eixo da defesa desde o jogo com o Nacional e não tem comprometido, bem pelo contrário, até. Curioso é que o próprio jogador deixa transparecer uma certa surpresa por esta titularidade, de certa forma prematura, mas que parece ter pegado bem, ao ponto de Vítor Pereira ter mantido a aposta até na Champions. "Quando se chega a um clube que ganhou tudo e que só deixou sair um titular [Falcao], tenta-se estar pronto para responder quando surge uma oportunidade", reconheceu Mangala em declarações ao jornal "L'Équipe". Até porque o fosso de qualidade que separa o Standard de Liège do FC Porto não parecia evidente de transpor em tão pouco tempo, a julgar pelas palavras do central francês. "Nas primeiras semanas andei aos papéis! Quando me apercebi do nível dos jogadores do FC Porto nos treinos, comecei a questionar-me", confessou, sem disfarçar as dificuldades que antevia para chegar à equipa principal.
Contudo, esta boa fase do central não dispensa algumas recomendações. "Atenção com as precipitações, porque o Eliaquim é um jogador jovem que ainda vai precisar de um certo tempo para evoluir", frisou a O JOGO Érick Mombaerts, seleccionador francês da equipa sub-21, ainda que reconheça ser muito positivo aquilo que se está a passar com um jogador que conhece muito bem: "É muito bom e muito importante que Vítor Pereira continue a passar-lhe esta confiança para que ele se sinta à vontade e possa render cada vez mais." O seu empresário, Fabrizio Ferrari, revela exactamente a mesma opinião quando confrontado com o momento que o central atravessa: "É um jogador muito jovem, que precisa de tempo, mas que está muito empenhado em melhorar a cada jogo que passa."
Na deslocação do FC Porto a Olhão, Mangala terminou o jogo com dores na coxa direita e entrou no autocarro dos campeões nacionais a mancar, razão pela qual não foi utilizado por Érick Mombaerts contra a Roménia, em jogo de apuramento para o Euro'2013. Aliás, ainda não é certo que possa defrontar a Eslováquia hoje.

Forçado a elevar a fasquia

A aposta de Mangala no FC Porto está a revelar-se acertada. A titularidade no eixo da defesa mantém-se há quatro jogos consecutivos, um dos quais a contar para a Liga dos Campeões. Mas a entrada directa para o onze não é suficiente para o afastar da realidade, até porque a concorrência está à espreita. De qualquer forma, o seu trajecto no clube promete mais. "Tenho apenas 20 anos e, quando surgiu o FC Porto, acreditei que seria o melhor para mim. Na altura conversei com Antero Henrique sobre os projectos que tinham para mim, e a política do clube agradou-me bastante", reconheceu o próprio Mangala em declarações ao "L'Équipe".
Hoje, a opinião do central sai reforçada um pouco por todos aqueles que com ele convivem de perto e que o têm aconselhado, do seu empresário ao seleccionador francês sub-21. "Ele precisava de um clube como o FC Porto, precisava de subir uns patamares em termos competitivos. Mas sei que ele está a aprender imenso e que o FC Porto é o clube ideal para ele evoluir e desenvolver as suas potencialidades ao máximo", apontou Mombaerts a O JOGO. É certo que a titularidade não era esperada tão cedo, mas já que a oportunidade surgiu, é bom que o central seja capaz de aproveitar tudo a seu favor. "É muito importante que já tenha alcançado a titularidade no FC Porto logo na primeira época. É uma prova de que tem qualidade, mas não é o único com as mesmas condições, por isso Mangala terá de estar muito atento, porque os jogadores do FC Porto que tiverem perdido o lugar vão querer empenhar-se a fundo para o recuperar", sublinhou ainda o técnico, que apontou outro aspecto positivo: "O bom dessa situação é que vai levá-lo a procurar melhorar a cada jogo e a manter o empenho e a concentração para não perder o lugar. São estes desafios e a competitividade que nos levam a pôr as nossas qualidades em causa todos os dias, e ele vai sentir isso." A opinião do técnico francês coincide com a do representante do defesa, Fabrizio Ferrari : "Ele está muito contente por ter escolhido o FC Porto. É de facto o clube ideal para ele; está no sítio certo. Agora só depende dele e do trabalho que for capaz de mostrar para continuar a progredir e a merecer a confiança do treinador."

Perfil de liderança já se fez notar

As primeiras impressões em relação a Mangala não podiam ser melhores, a julgar pelas palavras de Antero Henrique, director-geral do FC Porto, que não esconde a satisfação por ter conseguido contratar o central francês. "É um jogador que ainda tem tempo para crescer, é sério e um bom profissional, com um perfil de futuro líder", apontou em declarações ao jornal "L'Équipe". Mas o dirigente do FC Porto sublinhou que esta aquisição só foi possível num contexto favorável. "Ele não jogava na liga francesa, daí que o investimento não tenha sido mais elevado", reconheceu, percebendo-se claramente que, noutras circunstâncias, a contratação de Mangala poderia não ter estado ao alcance dos azuis e brancos.

Influência de Vítor Pereira é perceptível

Os progressos de Mangala começam a fazer-se notar e Fabrizio Ferrari, empresário do central, não tem dúvidas quanto ao responsável pelo bom momento do jogador que representa. "Vítor Pereira é um treinador muito bom, tem ajudado imenso Mangala a desenvolver as suas qualidades, e é graças à confiança que lhe tem transmitido que ele tem crescido", apontou, indo mais longe ainda: "Quando Mangala estiver ao nível desejado por todos, será muito difícil tirarem-lhe o lugar."

Está a ter aulas de português

A adaptação de Mangala decorre sem sobressaltos, a cidade é do seu agrado, e ele já se deixou encantar pelos cais do Douro. Mas para facilitar as coisas, o central está a ter aulas de português, de modo a vencer a barreira linguística.

Trabalho sério explica estatuto conquistado pelos portistas

Érick Mombaerts segue de muito perto o trabalho que se desenvolve no FC Porto por intermédio de Mangala e não tem dúvidas: "Procuro saber o que fazem para perceber de que forma posso tirar partido disso em benefício da selecção, mas já se percebeu que, no FC Porto, se desenvolve um trabalho sério, o que nem chega a causar admiração, porque se o clube está onde está, é ao trabalho que o deve."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: