quarta-feira, 4 de abril de 2012

Areias: "FC Porto não está tão mal como querem fazer parecer"

O ex-lateral do FC Porto valoriza o facto de a equipa estar na frente do campeonato da Liga. Areias destaca a qualidade de Danilo.


Areias, antigo lateral dos dragões, garante que a equipa azul "não está tão mal como querem fazer parecer" e destaca o primeiro lugar na tabela. 

As bolas paradas é tema recorrente no dragão. A equipa sofreu de lances de bola parada 12 dos 17 golos encaixados esta época na 1ª Liga. "As pessoas não estão habituadas a ver o FC Porto a sofrer golos de bola parada e ao mínimo erro criticam. Mas não me parece que o Porto esteja tão mal como querem fazer parecer, até porque está em primeiro", desvaloriza Areias. 

"Os jogadores sabem que erraram, mas há que levantar a cabeça para não voltar a acontecer", acrescentou. 

"Vítor Pereira não vai hesitar em colocar de novo Danilo no onze"Ainda sem Danilo, o FC Porto prepara a deslocação ao Minho para defrontar o Sp. Braga, na 26.ª jornada da Liga. 

Areias defende que, quando o jogador estiver apto, entrará de forma indiscutível na defesa portista: "Teve a infelicidade de se lesionar e, agora, com um mês e meio de paragem, vai demorar algum tempo a adquirir o ritmo competitivo, mas quando estiver a 100%, o Vítor Pereira não vai hesitar em colocá-lo de novo no onze".

Sobre Rolando, que perdeu o lugar no jogo com o Olhanense, Areias acredita que o central vai recuperar o estatuto de titular na equipa portista: "É um jogador experiente, já demonstrou o seu valor. Não deve ter ficado contente por ter ficado no banco, mas é profissional o suficiente para agarrar a titularidade novamente".



in "rr.pt"

João Gobern dispensado pela RTP depois de ter festejado golo do Benfica

O comentador televisivo João Gobern foi nesta terça-feira dispensado pela direcção de informação da RTP, depois de ter sido filmado a festejar um golo do Benfica na última edição do programa "Zona Mista", da RTP Informação.
João Gobern, que formava com Bruno Prata a dupla de comentadores residentes do programa, aproveitou um momento em que a palavra tinha sido dada a outro interveniente para espreitar os últimos minutos do Benfica-Sp. Braga num dos ecrãs do estúdio.

E na altura em que a realização o enquadrou, ergueu o braço em sinal de contentamento para festejar o golo de Bruno César, que daria a vitória aos "encarnados".

Na sequência deste episódio, o comentador foi informado da dispensa dos seus serviços, não tendo ainda sido encontrada uma alternativa para o programa.

“Penitencio-me pelo gesto, mas é uma hipocrisia”

Ao PÚBLICO, o comentador de televisão diz que houve protestos e contestações “tanto de espectadores legitimamente ofendidos” como daqueles que iam “aproveitar a oportunidade para se vingar”.

Gobern diz que quando se apercebeu que tinha aparecido em grande plano, não havia volta a dar. E mandou um SMS a Nuno Santos, director de informação da estação, colocando o lugar à disposição.

“Na altura não estava no país e falou-me hoje [terça-feira], dizendo que a direcção de informação da RTP achava que não havia condições para eu continuar no Zona Mista”, conta Gobern, que diz não se ter demitido: apenas achou que tinha de colocar o lugar à disposição para não haver constrangimentos.

Para João Gobern, a situação não insustentável. “Quando fui convidado para fazer o Zona Mista, as pessoas que me contactaram sabiam qual a minha tendência clubística. E do que tenho visto ao nível de outros comentadores, inclusive aqueles que não divulgam os seus clubes, decisão essa que respeito, não vi nunca que fossem mais isentos e objectivos que eu”, analisa. “A única camisola que devia vestir era a da RTP e foi o que fiz”.

Gobern diz que o seu gesto foi fruto do momento.

“Aquilo que aconteceu foi que vimos quase toda a segunda parte do jogo no programa – e passou pelas circunstâncias do próprio jogo, de raiva e coração. Evidentemente que me penitencio de ter tido aquele gesto, mas não conheço adepto de clube nenhum que não tivesse feito aquilo…”.

Este foi o quarto ano em estúdio de Gobern no Zona Mista e, segundo o próprio, ao longo desse tempo a RTP teve sempre a oportunidade de o substituir, mas nunca o fez.

“Pelo contrário, havia um depósito muito grande no Bruno [Prata] e em mim. Foi-me dito que a coisa funcionava”, desabafou. 

in "publico.pt"

PS - Se já não soubéssemos o fundamentalismo clubistico da personagem, o proprio veio afirmar categoricamente que quando foi contratado ja sabiam para que lado ele iria puxar ... é vergonhoso !!!

Otamendi sempre na mira da Roma

A Roma continua a prepara a próxima temporada e os centrais Ezqueiel Garay, do Benfica, e Nicolas Otamendi, do FC Porto, voltam a ser apontados como alvos do clube italiano.

Numa notícia em que define alguns dos alvos da Roma, o Corriere dello Sport volta a incluir os centrais argentinos entre os preferidos de Walter Sabatini, diretor desportivo da equipagiallorossi.

Cesar Azpilicueta, do Marselha, e Jan Vertonghen, do Ajax, estão igualmente referenciados, sendo que este último está também a ser fortemente cobiçado pelo Arsenal.


in "record.pt"

GILBERTO DUARTE REPETE DISTINÇÃO DE MVP DA JORNADA

À terceira jornada da fase final do Andebol 1, Gilberto Duarte foi pela quarta vez o melhor jogador da semana. Em Braga (vitória sobre o ABC por 27-26), o lateral esquerdo juntou mais 6,1 pontos à sua conta pessoal e mantém a liderança isolada no ranking MVP, agora com 109,1 pontos. Pedro Spínola e Ricardo Moreira continuam no “top 10” da classificação (quarto e décimo lugares, respectivamente).

Gilberto Duarte e Spínola integram ainda o quadro dos melhores marcadores da prova, com 138 e 124 golos apontados, respectivamente, o que lhes dá os sétimo e décimo lugares. No que diz respeito à eficácia da primeira linha, Spínola está no topo, com 59,81%, seguindo-se Gilberto Duarte com uma taxa de sucesso de 47,72%.

Na baliza, Hugo Laurentino mantém-se como o guarda-redes mais eficaz da prova (40,57%), fruto dos 271 remates defendidos.



in "fcp.pt"

EM BUSCA DA QUARTA VITÓRIA CONSECUTIVA

Embalada por um ciclo de três vitórias consecutivas, a equipa Sub19 recebe o Nacional, esta sexta-feira (16h00), em jogo da 9.ª jornada do campeonato nacional de juniores. Em antevisão, o técnico Rui Gomes e o guarda-redes Kadú reconhecem a qualidade do adversário mas asseguram que jogar em casa é uma grande vantagem.

A vencer consecutivamente desde a 6.ª jornada, os juniores do FC Porto encontram-se no melhor momento da época e têm a seu favor o “factor casa” para prosseguir na luta pelo bicampeonato. “Preferimos sempre jogar em casa. Sentimo-nos muito bem aqui”, afirmou o treinador.

Depois de dois jogos fora, frente a União de Leiria e SC Braga (triunfos por 4-0 e 2-1), Kadú sublinha que este encontro é determinante para a equipa: “É dos jogos mais complicados e mais decisivos que vamos ter. Sabemos que o adversário é organizado mas vamos lutar para conseguir a vitória”.

Rui Gomes acrescenta que o CD Nacional é a “besta negra” dos azuis e brancos. “Já jogamos três vezes com eles esta época e nunca os conseguimos vencer. É uma equipa que nos tem criado problemas mas espero que essas dificuldades sejam ultrapassadas”, afirmou.

Kadú reforça a opinião do treinador e admite que o Nacional foi “uma surpresa ”. O guarda-redes, que treina habitualmente com a equipa sénior e até já foi utilizado na Taça de Portugal, defende que na fase final é fundamental estar mais presente nos Sub19. “Temos de estar unidos para entender o que o treinador pretende durante os jogos”, explicou.

A luta pelo título continua acesa e os Dragões já conhecem as regras do jogo. “Nesta fase, podemos sempre contar com surpresas, mas o nosso jogo é sempre mais importante que o dos adversários”, garantiu Rui Gomes.

Os bilhetes para o encontro são gratuitos para os sócios do FC Porto e colectividades de Vila Nova de Gaia. Para os restantes adeptos, os ingressos têm o valor de 5 euros e estão disponíveis, uma hora antes do jogo, na bilheteira do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.



in "fcp.pt"

Belluschi quer ficar no Génova

O médio argentino, emprestado ao clube italiano, manifestou desejo de ficar, em definitivo, no Génova.


Fernando Belluschi espera continuar no Génova. 

Em declarações citadas pelo site do clube, o médio argentino, emprestado pelo FC Porto ao clube italiano, define, como objectivo continuar na equipa: "Espero continuar a experiência. Estou a dar-me bem aqui, não é muito fácil entrar num campeonato em curso. O meu objectivo é continuar aqui".

Belluschi saiu dos dragões em Janeiro. Os genoveses têm opção de compra por três milhões e meio de euros no final da época, valor que pode atingir os cinco milhões dependendo da performance do jogador ao serviço dos italianos.


in "rr.pt"

Djalma está apto

ALARGA OPÇÕES PARA O JOGO EM BRAGA



O treino do FC Porto da manhã desta quarta-feira trouxe duas boas notícias para Vítor Pereira: Fernando já se treinou integrado com os colegas, embora com algumas limitações, e Djalma já evoluiu a todo o gás, o que acontece pela primeira vez desde que se lesionou, na partida com a Académica de Coimbra, a 10 de março.
Assim sendo, o angolano vai mesmo ser opção no compromisso com o Sp. Braga, aumentando o leque de escolhas de Vítor Pereira para esse jogo. Mais atrasado na recuperação e sem hipóteses de defrontar os arsenalistas está Danilo, já que permanece em trabalho condicionado.
in "record.pt"

Hulk de regresso à órbita do Anzhi

RUSSOS VÃO INVESTIR



À semelhança do que aconteceu no último defeso, Hulk voltou agora a ser apontado ao Anzhi.
O clube russo vai investir 300 milhões de euros no reforço do seu plantel, por forma a colocar a sua equipa na Liga dos Campeões, e Hulk encontra-se na lista de possíveis entradas.
in "record.pt"

"Se alguém procura treinador não somos nós"

Pinto da Costa deu a cara na defesa de Vítor Pereira, mostrando-se junto do plantel no treino matinal e desmentindo a notícia de A Bola, que garantia a saída do treinador do FC Porto, independentemente do desfecho do campeonato. Em declarações ao Porto Canal, o presidente portista considerou parte de uma estratégia a publicação daquela notícia e não estranhou o 'timing'. "É o momento apropriado para isto sair, não há dúvida nenhuma. O FC Porto há dois dias reassumiu o primeiro lugar e isso não foi notícia de primeira página. Sabemos o que pretendem com esta tentativa desesperada para nos desestabilizar", frisou, assegurando o efeito contrário. "Não nos afeta nada, aliás estas notícias até nos fortalecem. Os jogadores riram. Serve para brincarmos e consolidar a união que existe entre todos", continuou.
Pinto da Costa manteve o tom duro para criticar a notícia em questão e ainda que não tenha garantido a continuidade de Vítor Pereira na próxima época, deu a entender que há outro clube que já está à procura de treinador. "Chamei a atenção dos jogadores para as mais diversas tentativas de desestabilização como a de um jogador do Rayo Vallecano - de que nunca tinha ouvido falar - que é colocado no FC Porto, ou dos clubes interessados em jogadores nossos e que depois contactamos e não sabem de nada. São constantes os esforços para nos desestabilizar, mas batem na porta errada porque se fossem aprofundar iam descobrir que se há um treinador que está a ser contactado para a próxima época não é por nós", atirou, sem concretizar a quem se refere.
Pouco depois destas palavras de Pinto da Costa, o site do clube publicou um comunicado em defesa de Vítor Pereira, usando palavras ainda mais duras para criticar a notícia. "É uma manchete falsa e mentirosa a de que o treinador Vítor Pereira deixará as suas funções no final da época, qualquer que seja o desfecho do campeonato [...] Se fosse com outro clube, alguém acredita que a notícia fosse escrita sem o contraditório? ", questionava-se.
O FC Porto considera a notícia uma estratégia para tentar beneficiar o grande rival de Lisboa e prometeu dar a resposta adequada, mas dentro das quatro linhas. "A quem interessa esta notícia e quem pretende beneficiar dela? Muito simples, ao Benfica [...] Infelizes mentes que assim pensam, porque o FC Porto mais uma vez responderá onde mais gosta de não deixar dúvidas, no campo", assegura o clube.

in "ojogo.pt"

Sub-20 defendem título mundial

A equipa sub-20 do FC Porto defende o título conquistado na época passada, em Zurique, no Torneio "Youth Cup FIFA Blue Stars", que decorre de 16 a 17 de maio e junta mais nove equipas. O TP Mazembe, da República Democrática do Congo, clube onde surgiu Mbola, lateral-esquerdo dos juniores do FC Porto, é o convidado especial desta edição.


in "ojogo.pt"

Maicon fixa-se como central

Pela primeira vez esta época, sem que haja impedimento de nenhum outro central, Maicon prepara-se para fazer dois jogos consecutivos na posição pela qual sempre clamou, mesmo quando sistematicamente elogiado pelo desempenho a lateral-direito.
A boa exibição defensiva na receção ao Olhanense parece ter convencido Vítor Pereira e derrubado o estatuto de Rolando, que durante os oito meses que a época já leva foi sempre intocável. Maicon, indiscutível também desde que, em novembro, entrou para lateral-direito, deve então ter uma oportunidade para se fixar no centro, afinal aquilo que sempre desejou, até para aspirar à seleção brasileira.
Se o jogo fosse em casa, não restariam dúvidas, até porque os últimos encontros nessa condição confirmam que nesta fase Vítor Pereira prefere Sapunaru à direita, para que a equipa tenha alguma acutilância pelas duas laterais e não apenas pela esquerda. Jogando fora, a opção costuma ser Maicon à direita, com Rolando ao lado de Otamendi no centro. Desta feita, porém, não deve ser assim. O brasileiro é, para Vítor Pereira, o melhor central do FC Porto na atualidade. E, por isso, é no eixo que o treinador o prefere. Os números dão-lhe razão. Consigo a titular como central, o FC Porto sofreu cinco golos em dez jogos, à média de 0,5 por partida. Bem menos do que os 1,13 golos sofridos nos jogos em que qualquer outra dupla foi utilizada.
A cinco jornadas do final da época, e com Danilo próximo do regresso, podem finalmente ter chegado ao fim as constante alterações defensivas, especialmente as que dizem respeito à posição de Maicon. Rolando será o grande prejudicado. Nunca, em quatro anos de FC Porto, foi excluído por opção em duas semanas consecutivas. Agora parece ter caído para o terceiro lugar na hierarquia dos centrais.

"Airstrike" faz furor na internet


Há um vídeo no Youtube a fazer furor nas redes sociais. Trata-se de uma compilação de momentos de Maicon a jogar de cabeça, designada como "Airstrike", que em português significa "ataque aéreo." No seu Facebook, o jogador tem sido inundado de comentários e mensagens a esse propósito. As suas fortes cabeçadas, que para a Liga já valeram três golos, estão a ficar famosas e o nome "Airstrike" parece ter vindo para ficar e assentar definitivamente sobre as próximas ações similares.


3 questões: Rodolfo Reis, Ex-Jogador do FC Porto

"É o melhor neste momento"


1 Vítor Pereira deve manter Rolando de fora depois de ter vencido o Olhanense?

Ninguém assina contrato para ser titular, nem mesmo Messi ou Ronaldo. O treinador é que tem de avaliar, jogo a jogo, treino a treino, a regularidade dos seus jogadores. Mas é inequívoco que o Rolando não tem sido feliz nos últimos tempos. E o FC Porto fez um dos seus melhores jogos contra o Olhanense. Por isso, neste momento, tem de ir a Braga com a mesma equipa que disputou o último jogo. Não é só com a mesma defesa.


2 Quem é, para si, a dupla de centrais ideal neste momento?

Enquanto dupla não tenho a certeza qual funcionará melhor. Mas o melhor central, aquele que dá mais confiança e que, jogando num ou noutro lado, tem estado sempre bem é o Maicon. Otamendi e Rolando têm oscilado boas com más prestações. Mangala também. Por isso compreendo que se continue a procurar a dupla ideal.


3 Há 15 jogos consecutivos que o treinador muda a defesa. Isso explica alguma inconsistência?

Não vou culpar Vítor Pereira. Ele ainda anda à procura da equipa ideal, que seja boa a atacar ou a defender. Isto porque há sempre incerteza em relação ao desempenho de alguns jogadores que o ano passado eram indiscutíveis. O FC Porto foi brilhante contra o Olhanense e, por isso, eu não mudaria ninguém em Braga. Mas infelizmente isso não garante que volte a ser brilhante. Infelizmente, esta época tem provado que nem sempre vale a pena manter as equipas.

in "ojogo.pt"